domingo, junho 25, 2006

Esclarecimento do Conselho de Arbitragem da ANL

A Direcção da ANL cancelou uma prova de natação pura denominada FESTIVAL DE VERÃO DE INFANTIS PL que teria tido lugar no fim de semana de 17 e 18 deste mês de Junho.
A propósito deste cancelamento, a Direcção da ANL emitiu a circular nº 71-05/06, datada de 07 de Junho, com o seguinte texto:
"Serve a presente para informar todos os Associados que, devido a motivos de ordem logística, nomeadamente a impossibilidade de encontrar plano de água, bem como disponibilidade da equipa de cronometragem electrónica, vê-se a Direcção desta Associação forçada a cancelar o Festival de verão PL previsto para 17 e 18/06/06."

Entretanto no Domingo dia 11 realizou-se uma prova de natação na piscina do Pinhal Novo e aí o Conselho de Arbitragem da ANL foi solicitado por inúmeras pessoas afim de esclarecer qual a razão da indisponibilidade da equipa de arbitragem da ANL para a cancelada prova.
O que é que aconteceu. Inúmeras pessoas, pais, nadadores e por incrível que pareça, alguns técnicos de natação, "acharam" que a equipa de arbitragem da ANL e a equipa que coordena a captação electrónica de tempos, eram pura e simplesmente a mesma coisa.

Perante esta confusão o Conselho de Arbitragem decidiu emitir um "esclarecimento" para divulgar através da página da WEB da ANL. O texto desse comunicado é o seguinte:
"Conselho de Arbitragem da ANL
esclarecimento
Face ao teor da Circular nº 71-05/06 com data do dia 7 do corrente mês de Junho, relativa à anulação do Festival de Verão de Infantis de Piscina Longa, e tendo em conta a interpretação que lhe deram muitos dos visitantes desta página, O Conselho de Arbitragem da ANL esclarece que nada tem a ver com a equipa de cronometragem electrónica referida na circular supra citada.
De forma a que de futuro não subsistam quaisquer dúvidas, em condições de absoluta normalidade, nunca a equipa de arbitragem da ANL estará na origem de cancelamento de qualquer tipo de prova, seja ela organizada pela ANL ou por qualquer dos seus filiados.
Mário Nunes, Presidente Conselho Distrital de Arbitragem da ANL"
Para nossa perplexidade a Direcção da ANL não só não autorizou a emissão do "esclarecimento" como se decidiu pelo seguinte email para o CDA.:
"A Direcção da ANL, informa que devido à clareza do texto da Circular 71-05/06 de 07/06/06, não vê necessidade de ser publicado qualquer esclarecimento adicional por parte do C.R.A. .
Melhores cumprimentos.
A Direcção da ANL".

O Conselho de Arbitragem da ANL, podendo ou não estar de acordo com as razões apontadas pela Direcção para anular a prova (por exemplo, a equipa do electrónico -Sotécnica- não confirma o teor da circular), não tem a intenção de as discutir, mas o que não pode deixar passar em claro é a atitude de censura e controle de opinião de que está a ser alvo e, francamente, não conseguimos descortinar quais as intenções da Direcção da ANL com esta atitude.

sexta-feira, junho 16, 2006

Meeting Internacional Cidade do Porto

Vai decorrer este fim-de-semana (dias 17 e 18 de Junho) o XXVI Meeting Internacional Cidade do Porto que se realiza na Piscina Municipal de Campanhã (piscina de 50 metros).
Esta competiçäo tem transmissäo televisiva em directo na A DOIS, no sábado (17 de Junho), a partir das 16h30.

Quando voltar (ver post acima), retomarei a estratégia anterior de comparaçäo entre os 3 maiores Meetings em Portugal (CTAP, Loulé e Porto), com recordes, balanços e conclusöes.

Etiquetas:

quinta-feira, junho 15, 2006

Farsas em Loulé

Mesmo com os excelentes resultados e recordes do Meeting de näo podemos deixar em claro algumas performances no mínimo ridiculas...

1. Jason Lezak 31* e penultimo nas eliminatórias dos 50B com FTL (37.45)
2. Mark Foster 22* nas eliminatórias dos 50C com FTL (32.40)
3. James Johnson falou à final dos 200L e näo avisou. Conclusäo, näo foi substituido e a final decorreu só com 7 nadadores.
4. Jason Lezak desclassificado nas eliminatórias dos 100L.
5. Mark Foster 23* nas eliminatórias dos 50B (33.43)
6. James Johnson fez 1:13.56 na final dos 100B o que lhe daria o 26* lugar nas eliminatórias.
7. José Bica fez 2:04.98 na final dos 200L o que lhe dari o 26* lugar nas eliminatórias.
8. Jason Lezak 9* lugar nas eliminatórias dos 50M com 26.22 a falhar o acesso à final muito provavelmente por ter gerido mal a prova...
9. Carlos Almeida 7* na final dos 200B com 2:30.04 a cerca de 12 segundos do seu melhor.
10. James Gibson 8* na final dos 50L. Foi-se a poupar para a final dos 50B que era logo de seguida. Bem que podia ter abdicado da final dos 50L, tal como fez Janne Schaefer.

Jason Lezak é claramente o nome em destaque neste "ranking" com as suas 3 citaçöes. Tirando estas 3 prestaçöes miseráveis "escapou-se" o tempo dos 50L de 23.03 que lhe valeu o 2* lugar só atras do novo recordista do Meeting - Mark Foster com 22.93.

De referir ainda os comentários/relato televisivo: provavelmente o melhor filme português de terror dos últimos tempos! E atençäo que este ano tivemos um com o nome de Coisa Ruim de muito bom nível...

Etiquetas:

quarta-feira, junho 14, 2006

Arrobas e Vicente em Sevilha

No próximo dia 17 de Junho, os nadadores de águas abertas Miguel Arrobas da ANE e Nuno Vicente do CNTN vão estrear-se com as cores nacionais numa etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas, a qual terá como cenário as águas do rio Guadalquivir em Sevilha, Espanha, mais concretamente no Rowing-Canoeing High Performance Centre.

A prova será de 10km, distância essa que será percorrida em 2 voltas num circuito de 5km. A organização da etapa, da responsabilidade da FINA (Federação Internacional de Natação), prevê que a temperatura da água seja aproximadamente 24-25º C.

De referir que esta será não só a estreia destes 2 atletas numa prova de top do panorama mundial de águas abertas, como também a estreia absoluta de Portugal numa etapa da Taça do Mundo.

A etapa de Sevilha será a 8ª de uma série de 19 etapas que constituem a Taça do Mundo de Águas Abertas, as quais dividem-se pelos 4 cantos do Mundo, da Argentina e Brasil na América do Sul, ao México e Canadá na América Central e do Norte, dos Emiratos Árabes Unidos, China, Hong Kong e Singapura na Ásia, ao Egipto, Espanha, Grã-Bretanha, Sérvia e Montenegro, Macedónia, Itália e Portugal na Europa e África.

A FINA atribuiu pela primeira vez a Portugal a organização de uma etapa, a qual irá ter lugar em Setúbal, no dia 15 de Outubro, etapa essa que encerrará o Circuito Mundial de Águas Abertas de 2006. (Info ANE On-Line)

- Entrevista com Miguel Arrobas
- Percurso
- Start-List

Etiquetas:

4º Challenge 10km Open Water

Já está disponível no novo site da Associação de Nadadores dos Estoris a apresentação da prova do 4º Challenge 10km Open Water a realizar no dia 9 de Setembro de 2006 no Parque Náutico de Recreio e Lazer da Aldeia do Mato que se situa na Albufeira da Barragem de Castelo de Bode.

No novo site é de destacar as seguintes secções:
- Media Centre: com fotos e clipping relacionado com a ANE e o Challenge;
- Notícias;
- Regulamento do 4º Challenge;
- Inscrições on-line para o 4º Challenge;
- Informações de como chegar ao local da prova;
- E muitas mais novidades.

O 4º Challenge é constituído pelo conjunto de três provas distintas: 1500m, 5000m e 10.000m. A título de divulgação, irá paralelamente decorrer uma prova de 400m para alunos das escolas de natação dos Clubes, com idades compreendidas dos 10 aos 14 anos. As provas dos 10.000m e 5.000m integrarão o VI Circuito Nacional de águas Abertas da FPN. As provas dos 1500m, 5000m e 10.000m integrarão o Circuito do Vale do Tejo, promovido pela ANDS. Os percursos das provas serão montados em circuitos independentes de modo a que cada distância possa ser nadada numa só volta, com chegada no mesmo local da partida.

Etiquetas:

segunda-feira, junho 12, 2006

Chuva de recordes em Loulé

Foram 25 recordes em 38 provas! A tabela de recordes foi praticamente reescrita com nomes estrangeiros, só Filipa Silva (1), Tiago Venâncio (2) e a estafeta masculina do SAD (3) conseguiram bater recordes.

Martina Moravcova foi a figura ao realizar 4 novos recordes nos 50L (25.78), 100L (56.60), 50M (27.49) e 100M (59.60), logo seguida dos britânicos James Gibson e Rebecca Cooke. Gibson ficou com todos os recordes de bruços com 28,25, 1:01,67 e 2:18,01. Cooke limpou os recordes das provas mais duras: 400L (4:20.84), 800L (8:43.61) e 400E (4:58.09). Agnes Kovacs e Mark Foster também sentiram o gosto dos recordes por duas vezes enquanto que Jani Sievinen, Janne Schaefer e Lars Conrad só deixaram “marca” por uma vez.

Na tabela de pontos IPS destaca-se as performances das provas masculinas de bruços com o James Gibson e Darren Mew. As melhores mulheres foram Martina Moravcova e Agnes Kovacs. Para cimentar a verdadeira força deste Meeting pode-se ainda observar que foram realizadas 29 marcas com pontuação superior aos 900 pontos IPS algo nunca visto por estes lados… Do lado dos portugueses só Tiago Venâncio e Diana Gomes se conseguiram intrometer nesta lista restrita!

Foi um Meeting muito superior ao realizado há 15 dias em Lisboa e organizado pelo Clube TAP. Como será comparativamente com o do Porto? A verdade é que antes de Loulé, este Meeting não tinha qualquer recorde na tabela dos 3 maiores do país, e agora já conta com 8! Para o ano há mais

- IPS: CTAP / Loulé
- Recordes dos Meetings: CTAP / Loulé
- Comparação: IPS / Recordes dos Meetings

Etiquetas:

Diana Gomes e André Silva em destaque

1º DIA
Três recordes nacionais foram batidos no primeiro dia do Meeting Internacional de Loulé, em piscina de 50 metros, um sénior e absoluto, um júnior e um juvenil B.
Diana Gomes bateu o próprio recorde nacional e absoluto dos 50B, ao fazer o tempo de 32.80, retirando dez centésimos ao anterior máximo, fixado durante o Europeu de juniores realizado no ano passado em Budapeste.
André Silva estabeleceu um novo recorde juvenil B dos 200B, ao terminar em 2:24.15, batendo o recorde que ainda pertencia a Alexandre Yokochi (2:28.28). O atleta do Palmela Desporto ficou em quinto, à frente do recordista nacional júnior, Carlos Almeida e o tempo realizado foi melhor que o recorde nacional juvenil A (2:24.49), que também pertence a Carlos Almeida.
Susana Miguel, da SFUAP, bateu o próprio recorde nacional júnior dos 400E, ao fazer a marca de 5:00.00, baixando dos 5:00.25 alcançados em Março, nos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores/Open de Portugal, que decorreram no Estádio Universitário de Lisboa. (Info FPN On-Line)

2º DIA
Na segunda jornada do Meeting Internacional de Loulé, que terminou hoje foram registados um recorde nacional sénior e um recorde nacional Juvenil B. No total, foram estabelecidos cinco novos recordes durante os dois dias de competição.
Diana Gomes bateu o próximo recorde nacional sénior dos 100B, baixando dos 1:11.45 fixados em Maio no Estádio Universitário de Lisboa para 1:11.15. Diana Gomes é a detentora do recorde nacional absoluto (1:10.09).
André Silva estabeleceu um novo recorde nacional da categoria Juvenil B, nos 100B, ao terminar em 1:07.83. O anterior máximo pertencia a Miguel Santos, do Vilacondense, desde Maio deste ano e situava-se em 1:08.43. (Info FPN On-Line)

Etiquetas:

Mare Nostrum - Barcelona

Decorreu a 10 e 11 de Junho a 3ª e ultima etapa do Circuito Mare Nostrum 2006 em Barcelona. E nada melhor para terminar este circuito do que 8 recordes da etapa de Barcelona e 3 do Circuito Mare Nostrum.

100L Fem.- Lisbeth Lenton AUS 54.17 recorde Barcelona / Mare Nostrum
800L Fem. - Rebeca Adlington GBR 8:34.76 recorde Barcelona
50B Fem. - Leisel Jones AUS 30.77 recorde Barcelona
100B Fem. - Leisel Jones AUS 1:06.90 recorde Barcelona
200B Fem. - Leisel Jones AUS 2:23.38 recorde Barcelona / Mare Nostrum
100M Fem. - Lisbeth Lenton AUS 58.11 recorde Barcelona
400L Mas. - David Carry GBR 3:49.18 recorde Barcelona
50C Mas. - Koga Junya JPN 25.39 recorde Barcelona / Mare Nostrum

O Circuito Mare Nostrum foi um sucesso, as 3 cidades (Monaco, Canet e Barcelona) acolheram competições de alto nível técnico. Se contabilizarmos o número de melhores resultados individuais, Barcelona lidera com 12, enquanto Canet e Barcelona empatam com 10 melhores tempos entre as 32 provas individuais disputadas no circuito.

Os grandes dominadores foram sem qualquer dúvida os australianos. Foram 8 vitórias dos “Aussies” em Monte Carlo, 11 vitórias em Canet e agora mais 13 vitórias em Barcelona. Lisbeth Lenton disputou 12 provas, e perdeu apenas uma, os 50M para a sueca Therese Alshamar.
Invicta terminou a grande vencedora do Troféu Mare Nostrum Leisel Jones que venceu todas as 9 provas de bruços que nadou, por sinal, com boa vantagem sobre as adversárias. Os australianos também dominaram os 3 primeiros postos deste prémio para os atletas com maior número de pontos acumulados.
Mas não foram só as mulheres australianas que brilharam. Craig Stevens recuperou dos últimos resultados e venceu os 1500L na sua melhor marca dos últimos dois anos.

- Resultados da etapa de Barcelona
- Pontuação Final do Circuito Mare Nostrum 2006

sábado, junho 10, 2006

Curiosidade 11

Sabia que Kieren Perkins foi o primeiro atleta a vencer 3 medalhas olímpicas na prova dos 1500L?

O australiano foi campeão em 1992 e 1996 e venceu o bronze em 2000 atrás do compatriota Grant Hackett. Antes dele os maiores vencedores nesta prova tinham sido Murray Rose (Austrália) 1956 e 1960, Michael Burton (USA) 1968 e 1972, e Vladimir Salnikov (Rússia) 1980 e 1988, mas nenhum venceu a terceira medalha.

Kieren Perkins bateu um total de 11 recordes mundiais e o recorde mundial dos 1500L foi seu por 9 anos, o dos 800L por 10 anos e o dos 400L por 5 anos. No Pan Pacífico de 1991, na prova dos 1500L, parou aos 800 metros para ver se tinha batido o recorde mundial da distância (e tinha!) antes de voltar a nadar e ainda vencer a prova. Em 1996, deixou todo mundo de coração nas mãos ao quase não se apurar para a final dos 1500L – classificou-se em 8º nas eliminatórias.

Grant Hackett esta na sua peugada, já ganhou os 1500L por duas vezes (2000 e 2004). Será que vence em 2008?

Etiquetas:

Selecção para a Taça COMEN

Dando seguimento ao apresentado no PAC-06, decidiu a FPN seleccionar os seguintes elementos para a Taça Comen a realizar em Rio Maior nos dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho. A concentração em Rio Maior será logo dia 27 de Junho ás 12horas e o regresso está marcado para dia 2 de Julho logo a seguir à competição. A Coordenação Técnica ficará à responsabilidade do Prof. Ricardo Fernandes (FPN). (Ver comunicado FPN n.º 15/06)

Nadadores: Pedro Oliveira CFB, Rui Costa VTSC, Miguel Santos CFV, André Silva PDEM, Mário Costa GDNVNF, João Pedro CNA, João Santiago SFUAP, Pedro Lopes SCC, César Faria ASAL, Tomás Freitas CDN, Jorge Carmo CNCVG, Francisco Silvério CFB, Ana Ferreira GDNVNF, Soraia Ribeiro CFV, Ana Ismael CNCVG, Ana Mateus ABVE, Marta Abreu LDC, Ana Gonçalves EDV, Joana Vilhena PORTINADO, Filipa Pinheiro EDV, Cláudia Monteiro CFV, Maria Lucas SCP, Berta Ramos VNC e Elsa Dias CNVV. (Ver provas)

Treinadores: Daniel Marinho CFV, Viatcheslav Poliakov CFB, Bruno Pereira GDNVNF e Sandro Barão CNCVG.

sexta-feira, junho 09, 2006

Selecção para o Europeu Absoluto

A Selecção Nacional que vai participar no Campeonato da Europa de piscina longa, que se realiza em Budapeste de 31 de Julho a 6 Agosto, é composta por nove nadadores, sete masculinos e dois femininos. Antes do Europeu, a Selecção realiza um Estágio de Preparação, em Calella, na Catalunha, de 1 a 12 de Julho. Os treinadores que acompanham a Selecção são José Baltar Leite (Leixões), Filipe Coelho (Amadora), António Paulo Vasconcelos (Vilacondense) e Miguel Frischknecht (Algés).
João Araújo, do Famalicão, está pré-seleccionado para o Europeu e vai participar no Estágio em Espanha. A eventual convocatória dependerá da avaliação do director técnico nacional, Paulo Cunha, em situação de estágio e de competição. (Info FPN On-Line)

Atletas Convocados
Algés: Duarte Mourão e Miguel Pires / Amadora: Simão Morgado
Colégio Vasco da Gama: Sara Madeira / Individual: Diana Gomes
Leixões: Fernando Costa / Palmela Desporto: Tiago Venâncio
Vilacondense: Adriano Niz e Fábio Pereira

Selecção para o Europeu Júnior

Nove nadadores vão participar no Campeonato da Europa de juniores, agendado para Palma de Maiorca, de 6 a 9 de Julho. Filipe Coelho (Amadora), Élio Terrível (Galitos) e Vladimir Smirnof (Rio Maior), são os treinadores convocados, com a chefia da delegação e coordenação técnica a cargo do director técnico nacional adjunto, Luís Cardoso. Pedro Oliveira (medalha de prata nos 200 costas), Carlos Almeida (medalha de bronze nos 200 estilos), Diogo Carvalho, Susana Miguel e Vânia Neves participaram no Europeu de 2005, realizado em Budapeste, no qual Portugal obteve a melhor classificação de sempre, com oito medalhas (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze). (Info FPN On-Line)

Atletas Convocados
Amadora: Carlos Almeida / Galitos: Diogo Carvalho
GesLoures: Nádia Vieira / Famalicão: Jorge Maia e Paulo Araújo
FC Porto: Paulo Santos / Rio Maior: Pedro Oliveira
SFUAP: Susana Miguel / Viana: Vânia Neves

Maré Nostrum – Canet

Depois da etapa do Mónaco (3/4 Junho) onde tivemos participação portuguesa e onde os destaques foram Liesel Jones (3 recordes da Mónaco e do Mare Nostrum) e Laszlo Cseh (3 recordes do Mónaco e 2 do Mare Nostrum), o circuito do Mare Nostrum rumou a França – Canet (7/8 Junho).

Das 29 provas da competição 10 foram ganhas pela selecção australiana (5 pela dupla Libby Lenton e Liesel Jones). Também havia um BMW Z4 para o 1º recorde mundial a cair, mas ninguém chegou lá apesar de algumas boas marcas realizadas. Lazslo Cseh da Hungria fez o melhor tempo do ano nos 200E (1:58.67), assim como os 4:06.40 de Laure Manaudou nos 400L. Os novos recordistas em Canet foram em muito maior numero que na etapa do Mónaco: Laszlo Cseh (2 recordes de Canet e 1 do Mare Nostrum), Liesel Jones (2 recordes de Canet e 1 do Mare Nostrum), Laure Manaudou
(1 recorde de Canet e 1 do Mare Nostrum) e Nicolas Roustoucher (1 recorde de Canet e 1 do Mare Nostrum).

Destaque ainda para a “meia surpresa” Therese Alshamar que venceu Libby Lenton na prova dos 50M: 26.27 Vs 26.45. Recuperação de Yana Klochkova que fez 2:15.99 na vitoria dos 200E na sua melhor marca desde que voltou a treinar e competir. No masculino, o francês Nicolas Roustoucher quase bateu o recorde nacional francês dos 800L vencendo com 7:52.82, ficando a 78 centésimos do recorde.
O circuito de natação do Mare Nostrum continua nos dias 10 e 11 de Junho em Barcelona, para a 3a e última etapa deste ano.

- Ver Resultados

quinta-feira, junho 08, 2006

ANL e FPN em Paz

Depois de noticiado o conflito entre FPN e ANL e mesmo antes de ser publicado na ANL On-Line, o Beba Água apresenta o comunicado que celebra a paz entra ambas instituições.

A partir de ontem a ANL voltou a receber o subsídio para actividade desportiva mensal que permite a partir de agora ultrapassar todas dificuldades que passou nestes últimos meses.

A questão que coloco agora é: E isto a troco de quê? Como ficou a acção judicial para suspensão da Assembleia-Geral da FPN?

E o novo DTN é…

Queriam saber? Sempre podem ler os últimos comment´s do seguinte post

Uma coisa vos conto, os visitantes do blog preferiram Fernando Teixeira com 107 votos (24%) logo seguido de Carlos Cruchinho com 82 votos (18%). Mas para trabalharem em conjunto? Seria uma boa solução, mas…
Logo de seguida, e muito perto, surge a hipótese “Outro Português” com 62 votos (14%). Mas destes 62 votos quantos estariam a pensar no verdadeiro futuro DTN?

- Ver votação

Estrelas voltam à Campanhã

Depois de alguns anos em que, por restrições orçamentais, as estrelas da natação mundial andaram arredadas do Meeting do Porto, a edição deste ano, que decorre nos próximos dias 17 e 18 deste mês, ontem apresentada na Piscina de Campanhã, palco da competição, promete voltar a ser de luxo.

O destaque vai para a presença da campeã do mundo, a sueca Therese Alshammar, o argentino e ex-campeão José Meolans, cabeças de cartaz de um elenco de grande qualidade, no qual se destacam, ainda, o ucraniano Sergey Fesenko, a cubana Imaday Nunez, o trio grego Nikolauos Xylouri, Ioannis Kokkodis e Sotirios Pastras, além, claro está, dos nadadores portugueses, entre os quais sobressaem Adriano Niz, Fernando Costa, Fábio Pereira e João Araújo.

Aníbal Pires, presidente da Associação do Norte (ANNP), organizadora do evento, salientou “o esforço feito pela associação para tornar o Meeting cada vez melhor”, embora sublinhasse que a prova “se encontra numa crise de crescimento, sendo imprescindível que consigamos trazer para o nosso grupo as forças da cidade, para podermos fazer melhor. Temos um orçamento curto e temos de se realistas”.

Notada é a ausência de atletas oriundos de clubes de Lisboa: “Os convites foram feitos e, este ano, a equipa vencedora até tem um prémio de 4000 euros, o que pensamos ser aliciante, mas esses clubes preferiram não vir” salientou, realçando, no entanto, “que os principais nadadores do Norte estarão em força no meeting”.

Fernando Costa (Leixões) e Fábio Pereira (Vilacondense), dois dos atletas que competirão na prova portuense, foram unânimes em considerar “que é muito importante podermos competir em casa com grandes nadadores internacionais, sobretudo por estarmos na presença do nosso público que nos ajuda a vencer obstáculos e a superar-nos”. (Texto de Nuno Filipe para o Jornal O Jogo de 08-06-2006)

- Press Release / Apresentação das Estrelas presentes

Etiquetas:

quarta-feira, junho 07, 2006

Caderno de Provas para Loulé

Já está disponível o caderno de provas (o definitivo!!!) do 4º Meeting Internacional LDC/Cidade de Loulé. Este caderno de provas trás algumas alterações em relação à start list publicada a 29 de Maio, mas sem nada de assinalável.

- Artigos Beba Água: Meeting do Orgulho / Apresentação do Meeting
- Noticia sobre a presença da TV e Rádio em directo de Loulé
- Regulamento e Programa
- Caderno de Provas do 4º Meeting Internacional de Loulé

Etiquetas:

Diana é a 4ª do mundo

Dia 24 de Julho é a data limite para a FPN entregar na FINA as inscrições para o Campeonato do Mundo Júnior que se realiza de 22 a 27 de Agosto no Rio de Janeiro, Brasil.
Muito se tem especulado, quem vai, quem não vai, mas na inscrição prévia da FPN reservou 4 lugares para atletas.

No ranking dos melhores do ano, destaca-se Diana Gomes em 4ª na prova dos 200B com 2:29.51, 6ª nos 100B com 1:10.09 e 9ª nos 50B com 32.90. Refira-se que neste ranking ainda aparece Ana Cláudia Santos nos 800L com 9:03.83 no 128º lugar.
E para quem tiver tempo e paciência, há 33 páginas de rankings com tempos de muita qualidade de deixar qualquer um de olhos em bico…

- Programação
- Nações & número de atletas
- Ranking internacional dos atletas

Campeonato Americano de Águas Abertas

Decorreu entre sexta-feira passada e terça-feira desta semana em Fort Myers, na Florida, a disputa do Campeonato Americano de Águas Abertas com os eventos dos 5km, 10km e 25km. O evento foi disputado no Golfo do México no lado oeste da Costa da Florida, onde as águas são mais calmas e quentes. No ano passado, a região foi noticiada pela grande presença de tubarões e por muitos furacões.

No domingo, disputou-se a prova olímpica dos 10 quilómetros com presenças de vários nadadores famosos das piscinas que agora também adicionaram as provas de águas abertas ás suas competições. Casos de Larsen Jensen (largou na frente mas acabou num sofrido 12º lugar), Justin Mortimer (8º nos 10km e 12º nos 5km) e outros grandes fundistas americanos.

O grande vencedor destes campeonatos foi Chip Peterson que cada vez mais se afirma como um fenómeno. È que aos 18 anos é já uma certeza desta especialidade. Depois de no ano passado se ter sagrado vice-campeão dos 5km (atrás de Lurz) no mundial de Montreal e logo de seguida vencido os 10km conta todas as expectativas (à frente de Lurz e Stoychev), virou estrela. Este ano já venceu os 5km e 10km dos Pan-Americanos de Águas Abertas no Equador no início do mês passado. Agora no campeonato do seu país venceu de novo ambas as provas. É a aposta do Beba Água para o ouro Olímpico na estreia dos 10km!

Sexta-feira – Prova dos 5km
Resultados: FEM / MAS / EQUIPAS
Domingo – Prova dos 10km
Resultados: FEM / MAS / EQUIPAS
Terça-feira – Prova dos 25km
Resultados: FEM / MAS

Etiquetas:

terça-feira, junho 06, 2006

Neethling sem medalhas

Ryk Neethling, um dos melhores nadadores sul-africanos, campeão olímpico e recordista mundial dos 4x100L, foi assaltado na sua casa de Joanesburgo. Os ladrões levaram todas as suas medalhas e prémios ganhos nos Campeonatos Mundiais de Montreal em 2005 e nos Jogos da Comunidade Britânica de Melbourne já este ano.

Entre as medalhas roubadas não estava nenhuma das obtidas nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. “Ouro, se era o que procuravam, não levaram!”, declarou Neethling a uma rádio sul-africana.

Etiquetas:

Regional de Clubes de Coimbra

Decorreu este fim-de-semana, o Campeonato Regional de Clubes absoluto e infantil da Associação de Natação de Coimbra, que teve lugar na Piscina Olímpica de Coimbra. Sagrou-se Campeão Distrital nas duas categorias a equipa do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC).

- Ver Classificações
- Resultados das provas

segunda-feira, junho 05, 2006

40º à sombra

O clube de natação Portinado conquistou o 3º lugar colectivo no Meeting Internacional Villa Mairena de Aljarafe, que teve lugar nos dias 3 e 4 de Junho numa localidade próxima de Sevilha e que reuniu 31 clubes, dos quais 3 portugueses, num total de 237 nadadores. O calor foi uma nota dominante, não permitindo por isso resultados de excelência.

A organização da competição esteve a cargo do clube local, um dos mais representativos da Andaluzia. A competição realizou-se num belíssimo complexo desportivo ao ar livre, que em 1989 foi palco do campeonato da Europa de absolutos.

Com uma organização exemplar, as competições desenrolaram-se pela manhã dos dois dias, e à tarde realizaram-se as finais absolutas. Alexandre Agostinho com 3 medalhas de prata e Hugo Amaral com 3 de bronze foram os nadadores algarvios em maior destaque. Relembre-se que também o Louletano e Tavira estiveram presentes nesta competição.

Classificação Geral por Clubes
1º Clube de Natação Mairena de Aljarafe 695 pontos
2º Federação das Canárias de Natação 445 pontos
3º Portinado – Clube de Natação de Portimão 360 pontos
4º Clube Natação Jaen 239 pontos
5º Clube de Natação Alcala – Tecysu 203 pontos
10º Louletano Desportos Clube 127 pontos
25º Tavira Natação Clube 15 pontos

- Resultados

Etiquetas:

André Silva em destaque

André Silva (Palmela) que ainda há apenas uma semana tinha ficado em 5º no Meeting CTAP nos 100B (2º JUV B com 1:11.25) numa prova onde Miguel Santos (CFV) tinha batido o recorde nacional da categoria com 1:08.43 (piscina olímpica) apagando um recorde de Carlos Almeida de 2003, no Festival de Velocidade de Piscina Curta da ANL em Pinhal Novo este fim-de-semana bateu o recorde da mesma prova (mas de piscina curta) com 1:06.93 – anterior recorde de Carlos Almeida de 2003 com 1:07.03.

Nesta mesma competição, Susana Miguel (SFUAP) que tentou bater o recorde nacional júnior dos 200E de Petra Chaves de 1994 2:18.94 realizou a boa marca de 2:20.40 beneficiando da lebre Diana Gomes com 2:18.82.

Nos 4x100E femininos a equipa da SFUAP melhorou o recorde nacional júnior que pertencia a “outra equipa” da SFUAP desde 2001 com 4:30.91 com a realização do tempo de 4:29.19.

- Resultados

Etiquetas:

Sara em 7º no Mónaco

No primeiro dia do Meeting de Monte Carlo, Sara Madeira e Filipa Silva a obterem as melhores classificações, respectivamente o 10º e 11º lugares nos 100M. Nos 100M Sara Madeira qualificou-se para a Final B, onde ficou em 2º lugar (10º da geral), com 1:02.13. Na mesma prova, Filipa Silva fez o tempo de 1:02.55, que correspondeu à 11ª posição geral.
Simão Morgado ficou apurado para os quartos-de-final nos 50M, onde ficou classificado em 5º lugar, com o tempo de 24.99. apuravam-se para as meias-finais apenas os quatro primeiros. Filipa Silva também se apurou para a Final B dos 50M, alcançando o 13º lugar na classificação geral, com 28.52. De manhã, João Carvalho classificou-se em 10º nos 400L (nas séries mais lentas), com 4:06.20. Nuno Quintanilha registou o tempo de 2:07.15 nas eliminatórias dos 200M.

Sara Madeira obteve a melhor classificação portuguesa no Meeting de Monte Carlo, ao ficar classificada em 7º lugar na Final A dos 200M, com a marca de 2:18.20.
João Carvalho terminou a Final B dos 200L em 6º lugar, com o tempo de 1:55.60. Na Final B dos 100M Simão Morgado ficou na 4ª posição (12º geral), com 55.90, e Nuno Quintanilha em 7º, com 57.80. Filipa Silva terminou em 12º nos 200E, com 2:28.02, e optou por não participar na prova de 100L.

- Resultados
- As melhores performances

Etiquetas:

sábado, junho 03, 2006

Curiosidade 10

Sabia que Tom Dolan era asmático, tinha muitas e graves crises mesmo quando estava no auge da carreira e mesmo assim, foi provavelmente o maior nadador de 400E de todos os tempos?

Foi campeão olímpico dos 400E em 1996 e 2000 além de ter batido por duas vezes o recorde mundial da prova. Foi também campeão mundial nos 400E em 1994 e 1998. Foi ainda campeão por 9 vezes do NCAA e 14 vezes campeão nacional absoluto americano. Entre colegas de selecção e universidade ficou conhecido pela sua dedicação e principalmente abnegação em treinos duros e difíceis.

Tom Dolan defendeu Curl Burke Swim Club e a Universidade de Michigan e teve como técnicos Rick Curl e Jon Urbancheck que fez questão de os reconhecer na hora do adeus à modalidade como os seus dois melhores amigos e que faziam parte da sua família.

Etiquetas:

sexta-feira, junho 02, 2006

Leixões nada 24 horas

O Leixões Sport Club, em organização conjunta com a Câmara Municipal de Matosinhos, com a MS-Matosinhos Sport, EM e com a Junta de Freguesia de Perafita, vai realizar, com início às 16 horas do dia 3 de Junho de 2006, na Piscina Municipal de Perafita, a 3ª Edição do “24 HORAS A NADAR”. Dado o êxito alcançado pelo evento nas duas edições anteriores, revelou-se fundamental dar continuidade ao trabalho iniciado, procurando responder a todos aqueles que mostraram não só satisfação em participar, mas também um grande desejo de o voltar a fazer.

Esta iniciativa do clube Leixonense vai ser televisionada na RTP1 esta tarde no programa Portugal no Coração.

- Ver artigos: LSC Site Oficial / O Primeiro de Janeiro / O Jogo / Matosinhos Hoje / ANNP

Recorde Mundial Igualado

A bielorussa Aleksandra Gerasimenia igualou o recorde do mundo dos 50C na 1ª sessão do Campeonato Nacional da Bielo-Rússia em Minsk (piscina de 50 metros). O tempo de 28.19 iguala a marca da alemã Janine Pietsch obtida no ano passado.

Aleksandra esteve ainda há poucas semanas no Campeonato Francês onde bateu a super nadadora Laure Manaudou nesta mesma prova com 28.77. Ela também venceu as outras provas na competição com os seguintes tempos: 50M (26.93), 50L (25.27), 100L (56.04) e 200L (2:01.99).

A nadadora da Bielo-Rússia ficou famosa ao se tornar em 2002 a primeira nadadora da categoria júnior do mundo a ser apanhada com doping no Campeonato Europeu da categoria. Depois de 2 anos fora das competições, Aleksandra voltou a competir em 2005.

quinta-feira, junho 01, 2006

Algarvios em Sevilha

As equipas do Louletano, Portinado e Tavira, vão deslocar-se a Sevilha este fim-de-semana para o Meeting de Aljarafe que decorre em Sevilha.

A equipa do Louletano é representada pelos atletas: Olek Veretko (89), Luís Silva (89), Emanuel Cruz (90), Luís Estanislau (91), Pedro Raimundo (85), Joana Ferreira (88), Tania Cerqueira (92), Rita Abreu (93), Cátia Gonçalves (92) e Tiffany Pinto (92).
A equipa do Portinado é representada pelos atletas: Alexandre Agostinho (86), Robert Cardoso (88), Hugo Amaral (87), Alexandre Gaitas (91), Gonçalo Cascão (89), Beatriz Figueiredo (92), Ana Ramos (89), Inês Bringel (92), Adriana Valentim (92), Joana Vilhena (92) e Sara Silva (92).
A equipa de Tavira é representada pelos atletas: Diogo Neto (90), André Correia (89), Duarte Custódio (88), Tiago Gonçalves (89) e Joana Rodrigues (85).

Etiquetas:

Selecção para o Dia Olímpico

O Dia Olímpico realiza-se nos dias 24 e 25 de Junho na Piscina Municipal de Rio Maior e destina-se a 64 nadadores do escalão infantl, de 1º e 2º ano. Trata-se de uma competição organizada pelo Comité Olímpico de Portugal, em parceria com a Federação Portuguesa de Natação.

- Ver atletas e técnicos seleccionados

Nadador FPN do Mês de Maio

Rui Nuno, capitão da equipa de pólo aquático do Sport Comércio e Salgueiros, é o atleta de Maio, mês em que conquistou o 12.º título consecutivo de campeão nacional. O guarda-redes do Salgueiros vai abandonar a modalidade esta época, ao fim de 20 anos de carreira.

Com 34 anos, Rui Nuno soma 12 campeonatos nacionais (de 1994/95 a 2005/06), oito Taças de Portugal (1995/96, 1996/97, 1997/98, 1998/99, 1999/2000, 2000/2001, 2001/02, 2003/04), duas Supertaças Carlos Meinedo (2003/04 e 2004/05) e onze presenças na Liga dos Campeões Europeus (de 1995/06 a 2005/06).

Guarda-redes internacional desde os juvenis, Rui Nuno começou a jogar pólo aquático no Fluvial, onde esteve quatro anos, e há 16 épocas que defende a baliza da equipa de Paranhos. (Info FPN On-Line)

- Ver notícia sobre o 12º título nacional consecutivo

Etiquetas: ,