quinta-feira, agosto 31, 2006

Grandes figuras da natação nacional em Sines

A Baía de Sines vai ser o palco da 4ª edição da Prova de Mar “Porto de Sines”, que conta este ano com um número recorde de inscrições. Estão garantidas as presenças de grandes figuras da natação nacional, que prometem um grande espectáculo na manhã do dia 3 de Setembro na Praia Vasco da Gama.

A Prova de Mar “Porto de Sines 2006” realiza-se este ano no dia 3 de Setembro (Domingo), a partir das 11:00h e tem uma extensão de 1200m. Estão já garantidas as presenças de grandes figuras da natação nacional, como Duarte Mendonça (Individual da Associação de Natação da Madeira), Nuno Vicente (Clube de Natação de Torres Novas) e Miguel Arrobas (Associação de Nadadores dos Estoris), nadadores que se têm destacado no panorama das competições de Águas Abertas nos últimos tempos. Destaque ainda para a presença de Rui Costa (Vitória de Guimarães), campeão e recordista nacional do escalão de Juvenis e um dos grandes favoritos à vitória final,

Do lado feminino é esperada uma competição acesa entre Ana Godinho Félix e Amélia Fernandes (ambas do Vitória de Guimarães) e Ana Paula Grilo (recentemente Campeã Mundial de Masters de Águas Abertas).

Atenções viradas também para os atletas “da casa”, capazes de se intrometer nos primeiros lugares. Assim, no sector masculino, olhos postos em Gonçalo Pereira e no sector feminino atenções viradas para Ana Catarina Boavista e Joana Santa (esta ainda a competir como Individual). Colectivamente, a luta vai ser acesa entre o CNLA e o Vitória de Guimarães, que vem este ano desafiar a hegemonia do clube de Sines nas três primeiras edições da prova.

São aceites inscrições até ao dia 2 de Setembro às 12:00h, através dos endereços provamar2006@cnla.net e secretaria@cnla.net, ou através do fax 269 862 279. Depois desta data, só serão aceites inscrições no secretariado, no dia e local da prova. Consulte o regulamento e todas as informações sobre a Prova de Mar “Porto de Sines 2006” em http://www.cnla.net/.

- Apresentação da Prova / Foto da Partida 2005 / Start-List provisória

Etiquetas:

Prova Rainha em Nápoles com dobradinhas

Nos 10km, futura prova olímpica em Pequim 2008, nos Campeonatos do Mundo FINA 2006 que decorrem em Nápoles, Thomas Lurz (GER) e Larisa Ilchenko (RUS) voltaram a vencer depois de na 3ª feira também terem ganho os 5km. Destaque ainda para a Rússia que obteve só nesta prova (masculinos e femininos) 3 medalhas.

Esperava-se um duelo até final de Thomas Lurz e Chip Peterson, mas o americano não segurou o forte ritmo final e caiu para o 6º lugar. Valerio Cleri (ITA) e Evgeny Drattsev (RUS) destacaram-se no sprint final e garantiram os lugares mais baixos do pódio. Desilusão francesa só com 10º e 16º lugares, mas que deverá ser alterada na prova dos 25km.

Na prova feminina os dois lugares mais altos do pódio foram a repetição dos da prova dos 5km, com Larisa Ilchenko (RUS) e Poliana Okimoto (BRA). No terceiro lugar mais uma atleta russa, Ksenia Popova que ainda tentou “roubar” a prata à brasileira. No 4º lugar uma das favoritas, a veterana alemã Ângela Maurer. Desilusão americana só com 10º e 16º lugares, sendo que Erica Rose, pelo menos sonhava com uma medalha.

MAS: 1. Thomas Lurz GER 2h10:39.4, 2. Valerio Cleri ITA 2h10:40.5, 3. Evgeny Drattsev RUS 2h10:40.7.
FEM: 1. Larisa Ilchenko RUS 2h19:49.9, 2. Poliana Okimoto BRA 2h19:59.3, 3. Ksenia Popova RUS 2h19:59.8. (resultados completos)

quarta-feira, agosto 30, 2006

Heróis do Oceano

Nuno Vicente (Clube de Natação de Torres Novas), Duarte Mendonça (individual) e Miguel Arrobas (Associação de Nadadores dos Estoris) concluíram ontem o trajecto a nado entre a Madeira e as ilhas Desertas, numa distância de 25 Km, disputada em pleno Oceano Atlântico, com o tempo final de 6h47m28s. (Ver mapa)

Apesar das condições de mar não serem as ideais (ondulação superior a 2 metros e vento acima dos 15 nós em grande parte do percurso), apresentaram-se bastante mais favoráveis que no último sábado, o que permitiu a saída dos atletas para o mar. Seguindo a rota traçada pelos responsáveis de segurança da prova, e mantendo-se sempre juntos ao longo de todo o percurso, os atletas imprimiram um bom ritmo, corrigindo no final do trajecto as derivações provocadas pela corrente. Com abastecimentos líquidos e sólidos em cada 30 minutos, e utilizando fatos de triatlo, os nadadores chegaram a ter a companhia de golfinhos ao longo do percurso.

A rota percorrida, de acordo com o GPS das embarcações de apoio à prova, totalizou 13,3 milhas náuticas, o que perfaz aproximadamente 24.630 metros. Os nadadores saíram do Caniçal na baixa-mar, tendo chegado ao Ilhéu-Chão pouco depois do estofo da maré.

Nuno Vicente e Miguel Arrobas preparam, para o verão de 2007, a Travessia do Canal da Mancha, que já não é concluída por um português há 50 anos, desde o tempo em que Batista Pereira venceu a prova nas águas frias do Canal.

A realização deste evento contou com o apoio da Galp-Madeira e com a inexcedível colaboração do SANAS – Associação Madeirense de Socorros no Mar. Para além destes, merecem referência a Capitania do Porto do Funchal e a Marinha, Parque Natural da Madeira, Quinta do Lorde, Champanhe Mumm, bem como um conjunto de voluntários, entre equipa médica de apoio ao evento, Conselho Regional de Arbitragem, canoístas e outros elementos do staff organizativo, a quem os atletas muito agradecem.
- Report ANE On-Line: 1 / 2 / 3 / 4 / 5

Etiquetas: ,

Mundial de Águas Abertas em Nápoles

Começaram ontem em Nápoles, Itália os quartos Campeonatos do Mundo FINA de Águas Abertas, os primeiros depois de se saber que a prova dos 10km será olímpica em Pequim 2008, com as provas masculinas e femininas de 5km.

A prova masculina ficou marcada pela disputa a dois entre aqueles dois atletas que têm vindo a dominar estes últimos 2 anos desta especialidade, Thomas Lurz da Alemanha e Chip Peterson dos Estados Unidos da América. O alemão acabou por ganhar ao sprint (4 décimos de segundo) deixando o americano com sede de desforra, marcada já para os 10km.

Do lado feminino, mais uma medalha para os alemães com o bronze de Britta Kamrau-Corestein. Nos lugares mais altos do pódio ficaram Larisa Ilchenko da Rússia e Poliana Okimoto do Brasil.

MAS: 1. Thomas Lurz GER 1h04:32.3, 2. Chip Peterson USA 1h04:32.7, 3. Simone Ercoli ITA 1h04:35.9.
FEM: 1. Larisa Ilchenko RUS 1h08:19.7, 2. Poliana Okimoto BRA 1h08:27.6, 3. Britta Kamrau-Corestein GER 1h08:46.3. (resultados completos)

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 28, 2006

Queimadela apresentada amanhã

A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e a Câmara Municipal de Fafe promovem, na próxima terça-feira, pelas 11h30, no Auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Queimadela, uma conferência de Imprensa de apresentação da terceira edição da prova de águas abertas da Barragem da Queimadela, em Fafe, e da segunda edição do Torneio Beach Polo ANNP.Nesta apresentação – a que se segue um almoço oferecido pela organização - será entregue aos jornalistas o Dossier de Imprensa de ambos os eventos, que se realizam no dia 2 de Setembro.

A III Barragem da Queimadela, que marca o arranque do VI Circuito Nacional de Águas Abertas da Federação Portuguesa de Natação, vai poder contar com os especialistas Nuno Vicente (Clube de Natação de Torres Novas, campeão europeu de Masters (25-29 anos) de águas abertas, Duarte Mendonça (Individual da Associação de Natação da Madeira), recordista e campeão regional e nacional, e Miguel Arrobas (Associação de Nadadores dos Estoris), recordista nacional absoluto e nadador olímpico em Barcelona/92, que preparam a participação na Travessia do Canal da Mancha, em 2007.

O percurso da prova, para federados, é na distância de aproximadamente 5.000 metros, enquanto para populares é de aproximadamente 2.000 metros.O II Torneio Beach Polo ANNP serve de preparação para a temporada de pólo aquático que se avizinha. Estarão presentes cerca 120 jogadores que formam 20 equipas. Os jogos desta edição serão realizados num novo campo de mini-pólo. O campo de jogo tem 12 metros de comprimento e 8 metros de largura.O protocolo, estabelecido entre o município fafense e a ANNP, para a organização da prova de águas abertas e torneio de beach polo está fixado até 2009. (Texto ANNP On-Line)

Etiquetas:

Australianas em alta

Foram batidos hoje dois recordes mundiais femininos em piscina curta. Tudo aconteceu nos Campeonatos Australianos de piscina curta por parte de Leisel Jones nos 100B e por Libby Lenton nos 100M.

Leisel Jones melhorou a sua própria marca mundial de 1:04.12 estabelecida ontem nas meias-finais para um novo patamar abaixo de 1:04 - 1:03.86. Já Libby Lenton “roubou” a melhor marca mundial da americana Natalie Coughlin de 56.34 também a nadar abaixo do patamar de 56 segundos– 55.95.

Etiquetas:

domingo, agosto 27, 2006

Recorde soube a pouco

Diana Gomes bateu o recorde nacional sénior nas eliminatórias dos 200 metros bruços do Campeonato do Mundo de juniores que decorre no Rio de Janeiro, com o tempo de 2:33.36, que lhe deu o 10.º posto, falhando o acesso à final por dois lugares. A nadadora portuguesa bateu o máximo que pertencia a Bárbara Ferreira desde Junho de 2004, fixado no Meeting de Loulé, e que se situava em 2:34,64. A marca ficou, contudo, acima do seu recorde nacional absoluto, de 2:29,51, alcançado no Europeu de juniores de Budapeste2005.

O acesso à final foi de 2:32.07, conseguido pela sul-africana Jean−Marie Neethling. Diana Gomes bateu três recordes nacionais seniores durante os Mundiais (duas vezes na prova de 100 bruços e 200 bruços) e alcançou um quarto lugar nos 100 bruços, sexto nos 50 e 10.º nos 200 metros da mesma especialidade. (Texto FPN On-Line)

Etiquetas: ,

sábado, agosto 26, 2006

6ª, agora 4ª! Ainda virá uma medalha?

Diana Gomes classificou-se em quarto lugar na prova de 100 metros bruços do Campeonato do Mundo de juniores que amanhã termina no Rio de Janeiro, com novo recorde nacional sénior. A nadadora terminou em 1:10.43 e baixou o máximo sénior estabelecido ontem nas meias-finais (1:10.95), ficando a 34 centésimos do seu recorde nacional absoluto (1:10,09), fixado nos Europeus de juniores de 2005.

Diana Gomes foi a segunda melhor nadadora europeia da distância, dado que a prova foi ganha pela chinesa Qun Wang (1:09.21), que já tinha vencido nos 50 bruços, em segundo lugar ficou a russa Vitalina Simonova (1:09.35) e em terceiro a norte-americana Caitlin Leverenz (1:09.94). A olímpica portuguesa, de 17 anos, ficou em sexto lugar nos 50 metros bruços e vai nadar as eliminatórias dos 200 metros hoje à tarde. Diana Gomes apresenta-se com o 11.º tempo (2:34.97) das 30 atletas que vão participar. (Texto FPN On-Line)

- Declarações de Diana Gomes

Etiquetas:

Aventura adiada

Estava marcada para as 10 horas da manhã de hoje a partida de três nadadores da Marina da Quinta do Lorde (Caniçal- Madeira) em direcção ao Ilhéu Chão (Ilhas Desertas) numa extensão estimada de 25 km, mas desde cedo se percebeu que só sob uma decisão inconsciente eles partiriam. (Ver mapa)

As condições meteorológicas no local de partida não estavam nada favoráveis – muito vento – e ao largo da Ilha da Madeira, após a passagem do estreito entre a Ponta de São Lourenço e as Desertas encontravam-se ondas até 3 metros e com vento a soprar em direcção contrária à corrente provocada pela maré.

Os atletas e a equipa de segurança do evento ainda puseram em questão a hipótese de abdicar da equipa de canoagem (6 canonistas em 3 K2 e 2 mais dois suplentes), da redução da equipa de arbitragem de 6 para 1, e da redução do pessoal de apoio de cada embarcação semi-rígida de 3 para 1 (os 2 tripulantes da equipe de segurança viajariam apenas com mais uma pessoa), mas mesmo assim a decisão de partir não foi tomada.

Esta decisão de transportar menos pessoas deriva do facto de a equipa de segurança estar dimensionada para o pior dos cenários de mar e ocorrências, mas apenas relacionado com os atletas. As condições de mar iriam criar demasiados problemas (vómitos e muito mau estar) ao pessoal que iria acompanhar a prova e retiraria a capacidade de atendimento da segurança aos atletas. Como o pior dos cenários era o existente essa margem era zero e teve-se que adiar o evento.

Cerca das 11 horas foi decidido adiar esta tentativa para a próxima 3ª feira (dia 29 de Agosto), em função de uma previsão da meteorologia para esse dia. Os continentais Nuno Vicente e Miguel Arrobas irão permanecer na Ilha da Madeira até essa data na esperança de poder acompanhar o “local” Duarte Mendonça, naquela que será sem duvida a maior aventura das suas vidas.

- Post's anteriores: 1 / 2

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 25, 2006

Diana na final com recorde

Diana Gomes está apurada para a final dos 100 metros bruços do Mundial de juniores do Rio de Janeiro, ao bater o próprio recorde nacional sénior (1:10.95), que correspondeu à quinta posição nas meias-finais.O anterior máximo (1:11.15) tinha sido registado no Meeting de Loulé, a 11 de Junho deste ano. A olímpica portuguesa ficou a 86 centésimos do seu recorde nacional absoluto (1:10,09), que data dos Europeus de juniores de 2005.A russa Vitalina Simonova foi a mais rápida das meias-finais, com o tempo de 1:09.61. A final disputa-se amanhã, a partir das 09h30 locais (13h30 em Lisboa). (Texto FPN On-Line)

Jorge Maia encerrou a participação no Campeonato do Mundo de juniores que decorre no Rio de Janeiro com a obtenção do 18.º lugar nas eliminatórias dos 100 metros livres, com 53.84, tempo que o afasta das meias-finais.O nadador do Famalicão tem como recorde pessoal a marca de 52.44, estabelecida no Europeu de juniores realizado em Palma de Maiorca, no mês de Julho. O registo de acesso às meias-finais foi de 53.39. (Texto FPN On-Line)

- Declarações de Diana Gomes

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 24, 2006

Diana 6ª do mundo

Decorreu esta tarde (manhã no Brasil) a final da prova dos 50B femininos onde esteve presente a nadadora portuguesa Diana Gomes. O seu tempo foi de 32.97, muito perto do seu recente recorde nacional de 32.80 no Meeting de Loulé que lhe valeu o 6º lugar final. O 3º lugar do pódio ficou na marca de 32.65. Nas eliminatórias a Diana nadou em 33.08 (6ª) e nas meias-finais em 33.11 (7ª).

Jorge Maia já nadou as provas de 200L e 400L. Na 1ª prova nadou em 1:54.63 (14º) ficando a mais de 1 segundo do apuramento para a final (8º tempo em 1:53.42). Na 2ª prova voltou a ficar em 14º com o tempo de 4:04.48, onde foi pena porque o apuramento para a final ficou em 4:01.20.

Fica ainda a faltar a participação da Diana nos 100B e 200B e Jorge Maia nos 100L.
- Resultados (também em tempo real)

Vasco Sousa no Leixões

Desde 18 de Julho que o treinador Zé Nando Baltar Leite, após um ciclo de 4 anos, deixou de ser treinador do Leixões.

Vasco Sousa, que até ao momento era o responsável pelos infantis do Clube Fluvial Vilacondense, irá ser, a partir de 1 de Setembro o novo director técnico do Leixões.

Morador no limite do concelho de Matosinhos, professor de educação física, Vasco Sousa tem um curriculum como nadador invejável.

Foi atleta de polo aquático e na natação pura, além de inúmeros títulos de campeão nacional e de 45 recordes nacionais, participou em Campeonatos da Europa, Universíadas, Campeonato do Mundo e Jogos olímpicos. (Texto de LSC On-Line)

Como treinador representou o Clube Fluvial Portuense, o Grupo Desportivo de Vila Nova de Famalicão e o Clube Fluvial Portuense.

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 23, 2006

Klim tenta lugar na história

Michael Klim, australiano de 29 anos, antigo campeão do mundo, campeão olímpico e recordista mundial, está actualmente a treinar em Inglaterra na Universidade de Bath. Nestas últimas 4 semanas mudou de ares para fugir ao Inverno rigoroso da Austrália e retomar os treinos depois dos 3 meses de férias que tirou a seguir aos Jogos da Comunidade Britânica.
“Estou em princípio de época e os treinos mais duros ainda estão para vir quando voltar a casa. A minha prioridade é a classificação para os Mundiais de Melbourne em Março de 2007.”

Actualmente os horizontes de Klim não são bater recordes do mundo, conquistar títulos mundiais ou olímpicos, nesta fase da sua carreira confessa que o objectivo principal é ser o primeiro nadador australiano a competir em 4 Jogos Olímpicos.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 22, 2006

Conferência de Imprensa Amanhã

Os nadadores Nuno Vicente (Clube de Natação de Torres Novas), Duarte Mendonça (atleta individual da Associação de Natação da Madeira) e Miguel Arrobas (Associação de Nadadores dos Estoris), encontram-se a preparar a primeira ligação a nado entre a Madeira e as Ilhas Desertas, a realizar no próximo dia 26 de Agosto, numa extensão de 25 Km.

Os atletas têm vindo a treinar nos últimos dias nas águas madeirenses, preparando aquela que será a maior distância a nado disputada até hoje no nosso país, tendo marcado presença na 13ª edição da prova de mar José da Silva Saca, disputada no último domingo, entre o cais do Funchal e o Complexo Balnear da Barrerinha, numa extensão de 1200 metros.

Nuno Vicente e Miguel Arrobas encaram este evento como etapa de preparação para a difícil Travessia do Canal da Mancha, que tencionam realizar em 2007. Disputada entre França e Inglaterra, numa extensão de 34 Km, esta prova foi apenas concluída (e vencida) por um português, Baptista Pereira, contemporâneo do madeirense José da Silva Saca, que a tentou por duas vezes, tendo abandonado devido às baixas temperaturas do canal.

A conferência de imprensa de apresentação do Desafio no Atlânico - Travessia entre Reservas terá lugar no próximo dia 23 (4ª feira), pelas 18h00, na Quinta Magnólia.

O evento contará com o patrocínio da Galp-Madeira e do Champagne Mumm, bem como com os apoios do Parque Natural da Madeira, Quinta do Lorde, SANAS, Associação de Natação da Madeira e Associação de Remo e Canoagem da Madeira.

Mais informações sobre este evento poderão ser obtidas através do e-mail desafionoatlantico@netmadeira.com

Etiquetas:

PanPac Dia 5 – Chip Peterson é o Rei

Na prova de águas abertas de 10km o domínio foi avassalador por parte dos Americanos ao amealharem 4 medalhas e a fazer a dobradinha tanto em masculinos como em femininos.

Em femininos a vitória foi surpreendente para uma adolescente de 14 anos, Chloe Sutton da Virginia que percorreu o percurso do Lago Victoria’s Elk em 2:04.25. Logo a seguir e muito próximo ficou a sua compatriota Kalyn Keller com 2:04.29. O bronze ficou em “casa” e para Tanya Hunks com o tempo de 2:05.01.

Do lado masculino, o desenrolar da prova foi um tanto semelhante à feminina. O mega favorito Chip Peterson de 18 anos saiu forte e manteve a distância até final, venceu em 1:54.16. De seguida ficou Fran Crippen com 1:54.50 e Travis Nederpelt (Austrália) com 1:55.16. Destaque ainda para o 10º classificado Klete Keller que esteve em destaque nas provas longas de piscina mas que não foi capaz de sobre sair nesta prova ao realizar o tempo de 2:04.16.

Declarações de Chloe Sutton: “ Sentia-me a perder forças no final, mas aguentei-me até à meta.”; “ Estava a planear nadar maior parte da prova pelos 2º e 3º lugares à espera do sprint final, mas sentia-me desconfortável por ir atrás e optei por fazer a maior parte da prova sempre na frente.”

Etiquetas:

Start-List do Rio

Já foi publicada a start-list do 1º Campeonato do Mundo da Juventude que se realiza no Rio de Janeiro, Brasil entre os dias 22 e 27 deste mês e onde estão presentes Diana Gomes e Jorge Maia. Os seus lugares de entrada nas provas que estão inscritos são:
Diana Gomes: 50B 5ª, 100B 5ª, 200B 7ª
Jorge Maia: 100L 11º, 200L 11º, 400L 8º

- Start-List / Declarações dos atletas

Circuito do Algarve – Altura

Decorreu no domingo dia 20 de Agosto a 7ª etapa do 16º Circuito de Mar do Algarve, na praia de Altura numa prova de 1200 metros com 118 participantes.

O grande vencedor a nível absoluto foi Ricardo Filipe (Louletano) que assim repetiu a vitória da 4ªetápa na Praia Verde. Em 2º lugar ficou Robert Cardoso da Portinado e em 3º Gonçalo Pereira do Litoral Alentejano.
Em femininos, a vitória sorriu novamente a Joana Leitão (C.C. Luz e Vida). Os restantes lugares do pódio ficaram para Inês Bringel (Portinado) e Ana Grilo (UDCA).

Por equipas o grande vencedor foi o clube C. C. Luz e Vida com 96 pontos. Em 2º lugar ficou a equipa de Évora, Aminata com 81 pontos relegando a equipa do Portinado para a 3ª posição com 40 pontos.

Com a realização desta prova, fica assim a faltar apenas a etapa de Albufeira (dia 27 de Agosto) que já não conta para a classificação do Circuito, mas que serve de festa final para entrega de prémios. Não oficiosamente a classificação masculina final absoluta do circuito é: 1º Duarte Mendonça 32 pontos (Individual – 3 vitórias), 2º Ricardo Filipe 32 pontos (LDC – 2 vitórias), 3º Hugo Rodrigues 28 pontos (LDC), 4º Nuno Vicente 23 pontos (CNTN) e 5º Gonçalo Pereira 21 pontos (CNLA). Fica a faltar as classificações femininas e as de escalões.

- Resultados: Geral / Equipas

Circuito do Algarve – Vila da Luz

Decorreu no feriado, terça-feira dia 15 de Agosto a 6ª etapa do 16º Circuito de Mar do Algarve, na praia da Vila da Luz numa prova de 1300 metros com 154 participantes.
A prova foi ganha a nível absoluto por Duarte Mendonça (Individual) logo seguido de Daniel Viegas (CNA) e Ricardo Filipe (Louletano).

Em femininos, a vitória sorriu novamente à maiata Carolina Silva. Os restantes lugares do pódio ficaram para Inês Bringel (Portinado) e Ana Grilo (UDCA).

Por equipas o grande vencedor foi o clube Portinado com 117 pontos. Em 2º lugar ficou a equipa de Évora, Aminata com 55 pontos relegando a equipa do Louletano para a 3ª posição com 52 pontos.

- Resultados: Geral / Equipas

Circuito do Algarve – Quarteira

Decorreu no domingo dia 13 de Agosto a 5ª etapa do 16º Circuito de Mar do Algarve, na praia de Quarteira numa prova de 1200 metros com 121 participantes.
A prova foi ganha a nível absoluto por Duarte Mendonça (Individual) logo seguido de Ricardo Filipe e Hugo Rodrigues (ambos do Louletano).

Em femininos, o lugar mais alto do pódio absoluto ficou para a atleta do Clube de Natação da Maia, Carolina Silva. Os restantes lugares do pódio ficaram para Marta Abreu (LDC) e Inês Bringel (Portinado).

Por equipas o grande vencedor foi o clube da casa – Louletano Desportos Clube, com 83 pontos. Logo de seguida ficaram os “lisboetas” da Associação de Nadadores dos Estoris com 79 pontos. Em 3º lugar ficou mais uma equipa algarvia, a Portinado com 63 pontos

- Resultados: Geral / Equipas

segunda-feira, agosto 21, 2006

PanPac Dia 4 – Mais dois por Phelps e Hansen!

Mais um recorde mundial de Michael Phelps! Depois de no primeiro dia ter batido o dos 200M, no 3º dia ajudado e bem no dos 4x100L esta madrugada bateu o recorde mundial da prova mais curta de estilos em piscina longa. O seu tempo foi de 1:55.84 retirando 10 centésimos ao seu anterior máximo. Mas longe de se pensar que a prova foi fácil, Ryan Lochte nadou em 1:56.11 que é tão só o 3º temo de sempre. Grande evolução deste atleta que tinha feito uma época em piscina curta espectacular mas que ainda não se tinha afirmado ao mesmo nível em longa. Phelps que se cuide!

O segundo recorde do dia ficou ao cargo do melhor brucista do mundo de todos os tempos – Brendan Hansen. Nos 200B voltou a bater o recorde do mundo estabelecido há apenas 15 dias (2:08.74) com a marca de 2:08.50.

De destacar ainda, Whitney Myers que venceu Katie Hoff nos 200E com o magnifico tempo de 2:10.11 (novo recorde dos campeonatos) e Cullen Jones que venceu os 50L num grande tempo – 21.84, novo recorde dos campeonatos, à frente de Shoeman (recém recordista mundial desta prova em curta) e Heyden (vencedor neste Campeonatos dos 100L com novo recorde Canadiano de grande nível – 48.59).
- Resultados Completos

domingo, agosto 20, 2006

PanPac Dia 3 – Mais dois!!!

Mais dois recordes do mundo e desta feita dois recordes americanos! Primeiro por Aaron Peirsol nos 200C com 1:54.44, retirando 22 centésimos ao seu anterior recorde de Montreal e batendo de novo Michael Phelps que nadou em 1:56.81. Peirsol declarou no final que pensa continuar a nadar pelo menos até aos 50 anos.

Logo de seguida aconteceu o impensável! A estafeta americana abre a prova de 4x100L com Michael Phelps em 48.83 (recorde pessoal), seguindo-se o trintão Neil Walker com uns espectaculares 47.89. Logo depois nadou o mais recente destaque da velocidade americana, o negro Cullen Jones em 47.96 que entregou o ultimo parcial a Jason Lezak abaixo do recorde do mundo. Lezak fechou para 47.78 perfazendo o tempo total de 3:12.46 batendo o memorável recorde sul-africano dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 (3:13.17).

Destaque ainda e de novo para Tae Hwan Park – o melhor júnior mundial de 2006 – que venceu a prova dos 400L com 3:45.72 (novo recorde asiatico). Bom tempo da australiana Jessicah Schipper recente recordista dos 200M na prova dos 100M com novo recorde dos Campeonatos em 57.30. Destaque ainda para os 200C femininos onde a Japonesa Reiko Nakamura nadou bem abaixo dos 2:10 em 2:08.86. Também excelente foi a participação feminina nos 4x100L onde marcou a segunda melhor marca de sempre só atrás do recente recorde mundial das alemãs.

- Resultados Completos

Etiquetas:

Circuito de Águas Abertas da Madeira

Começou hoje o 5º Circuito de Mar da Madeira. A competição conta com 5 provas ao longo dos meses de Agosto e Setembro. A primeira prova decorreu hoje no Funchal e seguem-se as provas no dia 3 de Setembro na Ponta do Sol, 10 de Setembro em Câmara de Lobos, a 17 de Setembro em Machico e termina a 24 de Setembro em Santa Cruz.

A primeira prova do circuito, realizada no dia de hoje, tem o nome de “Prova de Mar José da Silva Saca”, e conta já com 13 edições que servem de homenagem ao maior nadador de águas abertas madeirense, que na década de 50 foi o detentor do recorde da Travessia Berlengas - Peniche e que ainda tentou por duas vezes, mas sem sucesso, a Travessia do Canal da Mancha. Saca esteve sempre presente nesta “sua” prova até à edição de 2004, antes de falecer em Abril de 2005.

A edição deste ano ficou marcada pela trágica morte de um dos seus participantes – José Luís Caetano, atleta popular de 43 anos, habitual participante desta prova, que 10 minutos depois de terminar a prova e quando já em terra falava com os seus familiares veio a cair inanimado vitima de paragem cardíaca, sem que depois os muitos meios de socorro presentes no local o conseguissem reanimar.

O plano competitivo ficou obviamente para 2º lugar e nem a cerimónia de entrega de prémios foi realizada. Mesmo assim deixo como nota os nomes dos melhores classificados: 1º Duarte Mendonça (Individual), 2º Paulo Franco (CDN), 3º Miguel Arrobas (ANE), 1ª Fabiana Quintal (CDN), 2ª Mariana Marques (CNF), 3ª Sara Cerdas (CNF) e Clube Desportivo Nacional (por equipas), numa prova que contou com 170 participantes.

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 18, 2006

Seis meses depois

Jodie Henry, a campeã olímpica em titulo dos 100L, anunciou que vai voltar ao seu treinador de sempre, Shannon Rollason.

Depois da separação há seis meses atrás que a australiana treinava com John Fowlie e os resultados nunca apareceram. Ainda por cima Libby Lenton, sua grande rival, tem estado permanentemente em destaque principalmente pelos seus recordes mundiais e pelos títulos dos Jogos da Comunidade Britânica.

Declarações
Shannon Rollason: “Nunca lhe fechei a porta, e a volta foi mais rápida do que pensei”
Jodie Henry: “Estava com problemas com a minha técnica e faltava-me confiança, Shannon apercebeu-se disso e ofereceu-se para ajudar.”, “Espero voltar aquilo que era antes, mas vai demorar. De qualquer das formas acho que estou no bom caminho”

Quem sabe, Ian Thorpe aprende com isto e volta para Doug Frost. É que desde que há 5 anos o trocou por Tracie Menzies nunca mais bateu qualquer recorde do mundo...

Etiquetas:

PanPac Dia 1 – Dois Recordes Mundiais

Dois espectaculares recordes do mundo nas provas de 200M! E os recordes continuam a cair em ano não olímpico… este ano já são 14!
O primeiro recorde foi batido por Jessicah Schipper com 2:05.40 superando o recorde do mundo “roubado” de Otylia Jedrejzack em Montreal com 2:05.61. As duas japonesas ficaram com os outros lugares do pódio: Yuko Nakanishi 2:06.52 (recorde asiático) e Yurie Yano com 2:07:86.

Logo a seguir tivemos Michael Phelps de volta às grandes performances! Depois de segurar a prova até aos 150 metros, onde passou em 2º, voou com um parcial final de 29.15! Os primeiros parciais foram de 25.79, 29.48 e 29.38. Tal como em femininos os restantes lugares do pódio ficaram para os japoneses: Ryuischi Shibata com 1:55.82 e Takeshi Matsuda com 1:56.20.

As outras grandes prestações do dia ficaram ao cargo de americanos: Kate Ziegler e Aaron Peirsol. Ziegler nos 1500L ficou perto como nunca do recorde mundial de 18 anos de Janet Evans. Ela nadou em 15:55.01, muito perto dos 15:52.10 de Evans. Ainda nesta prova, Hayley Peirsol que nadou sempre “em cima” Ziegler também nadou abaixo dos 16 minutos em 15:57.36. Nos 100C deu mais uma vez Aaron Peirsol que bateu o recorde dos campeonatos em 53.32 e aproximou-se e bem do seu recorde do mundo (53.17). Ryan Lochte completou a dobradinha americana com 54.02.

Os restantes vencedores do dia foram: o canadiano Andrew Hurd nos 800L com 7:55.86; a americana Katie Hoff nos 200L com 1:58.02; o americano Klete Keller nos 200L com 1:46.20; a japonesa Hanae Ito nos 100C com 1:00.63.
Destaque ainda para Natalie Coughlin que ficou em 2º na final dos 100C quando pela manhã tinha nadado em 1:00.06 e para Tae Hwan Park – o melhor júnior mundial de 2006 – que ficou em 2º na prova dos 200L com um novo recorde asiático de 1:47.51.

- Resultados Completos

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 17, 2006

Comentadores ou Comediantes?

No futebol, Gabriel Alves é o grande nome dos comentários na TV, tem passado momentos menos bons, mas sem se perceber bem como, volta, volta e volta vezes demais. Quase que os Gatos Fedorentos o podiam convidar para umas piadas a 5…
Na natação a “coisa” não é muito diferente… No último Europeu em Budapeste, transmitido em directo pelo canal de cabo Eurosport as criticas dos fãs da natação foram mais que muitas ao comentador Tiago Girão (1/2/3). Já no Meeting de Loulé (transmissão na 2:) ouve muito boa gente a arrancar cabelos com as falhas de Artur Azevedo… E repercussões disto? Como serão os próximos Campeonatos a passar em directo?

A continuar assim, mais vale acompanhar com música! Já há uns 10 anos, Artur Jorge enquanto seleccionador nacional de futebol, dizia que acompanhava os jogos com o som da TV desligado enquanto ouvia música clássica.

- Comédias do Gabriel Alves: Som1 / Som2 / Som3
- Enviar mail de protesto para a Eurosport

Etiquetas: ,

25 Anos da prova de Mar na Nazaré

Realizou-se na passada Terça-feira, dia 15 de Agosto, a já tradicional Prova de Natação Joaquim Bernardo de Sousa Lobo.

Na edição em que se comemoraram os 25 anos desta prova, os nadadores não deixaram de participar em massa, tendo criado alguns pequenos contratempos à organização que não esperava tantas inscrições.

“Esta não é uma prova para bater recordes de qualquer espécie”, referiu um dos responsáveis pela organização, “mas sim uma prova onde os participantes devem vir pelo prazer de nadar no mar”, confidenciou ainda.

Segundo a organização, esta prova vai ser totalmente reformulada, começando pelo regulamento que nalguns pontos vai ser afinado para moldes mais actuais, não descurando mesmo a hipótese de a mesma vir a ser realizada noutros moldes e talvez noutra altura do Verão.

O grande vencedor deste ano foi o atleta Hugo Alberto Ribeiro do Clube Fluvial Vilacondense, com o tempo de 10m:24s, no sector feminino a vencedora foi a atleta Soraia Vanessa Ribeiro, também do Clube Fluvial Vilacondense, com o tempo de 11m:41s.

De referir que na prova infantil compareceram à partida 21 nadadores, tendo-se sagrado vencedor o jovem Nuno Feliciano com o tempo de 4m:20s.
(Texto de 16-08-2006 in Rádio Nazaré On-Line)
- Resultados: Geral / Escalões / Infantis

Pan-Pacificos 2006 no Canadá

Decorre a partir de hoje em Victoria, Canadá os Campeonatos Pan-Pacificos 2006, a grande competição do ano em piscina longa dos “não europeus” onde estará presente uma selecção americana na máxima força e uma selecção australiana super desfalcada (sem Ian Thorpe, Grant Hackett, Michael Klim, Leisel Jones, Brooke Hanson, Libby Lenton).
Estarão presentes 19 países, 142 mulheres, 175 homens, 317 atletas nas 36 provas que decorrem nos 5 dias de competição. Os destaques serão obviamente Michael Phelps, Roland Schoeman, Katie Hoff e Kirsty Coventry.

- Start-List dos Campeonatos Pan-Pacificos 2006

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 16, 2006

Diana e Venâncio no SLB?

Será verdade que Diana Gomes (Individual e Ex-ABVE) e Tiago Venâncio (Palmela e Ex-CNS) vão representar o Benfica na próxima época?
Pelo menos foi o que um passarinho me contou…

A grande verdade é que há uns tempos coloquei aqui no blog uma entrevista que dava conta do objectivo de o Benfica ser campeão nacional de clubes e de ter nadadores nos Jogos Olímpicos… (ver post de 15 de Março de 2006)
Teremos mais mudanças?

Etiquetas:

Schoeman em 20 segundos!

Este sábado numa competição em Hamburgo na Alemanha em piscina curta, Roland Schoeman entrou para a história da natação ao baixar da barreira dos 21 segundos numa prova de 50 metros. Nadou em 20.98 nas meias-finais dos 50L batendo o recorde mundial de Frederick Bousquet (21.10).
Na final nadou para 21.28 e saiu como vencedor. Foi ainda o mais pontuado da competição com o seu desempenho de domingo nos 100E com a marca de 52.20, prova que trocou com os 50M onde se esperava novo recorde do mundo… mas como os 100E estão a “dar” mais pontos, optou pelo dinheiro em vez da tentativa de novo recorde. Relembre-se que o recorde do mundo “imbatível” dos 100E é de Ryk Neethling com 51.52 e que o dos 50M é de Kaio Márcio com 22.60.

Schoeman vai agora para o Canadá para os Pan-Pacificos 2006 que decorrem em Victoria, Canadá a partir de amanhã.

Resultados Completos: 1º Dia / 2º Dia

Grila Campeã Mundial

Ana Paula Grilo sagrou-se campeã do Mundo de águas abertas, no escalão feminino entre os 35 e os 39 anos, durante o 11º Campeonato do Mundo de Natação Master (veteranos) que teve lugar na cidade norte-americana de Stanford, São Francisco, Califórnia.

A atleta da União Desportiva e Columbófila Adoslouquense (UDCA) ficou em 1º lugar no seu escalão e 25º da classificação geral que abrange 671 nadadores, tendo percorrido os três quilómetros da prova disputada na baía de São Franscisco, em Alameda, em 43:09.0.

Patrick Santos, também da UDCA, ficou na 5ª posição no grupo de nadadores entre os 25 e 29 anos, e 91º da geral, tendo gasto 46:25.0. Diogo Almeida, do mesmo clube, ficou na posição seguinte no grupo etário e 95º da geral, ao fazer o tempo de 46:33.0.

Ricardo João Pereira, individual da Associação de Natação de Lisboa, acabou a prova em 17º no escalão entre os 30 e 34 anos (234º da geral, com 51:50.0), Joana Gameiro (UDCA) em 25º na categoria 25-29 (614º da geral, com 1:16:26.0), Vítor Cunha (UDCA) em 35º no grupo de 35 a 39 anos (203º da geral, com 50:47.0) e João Silva (CMBC) em 35º no escalão de 40 a 44 anos (224º da geral, com 51:28.0). (Info FPN On-Line)
- Resultados: Escalão / Geral

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 11, 2006

Diana Gomes e Jorge Maia no Rio

Diana Gomes (50B, 100B e 200B) e Jorge Maia (100L, 200L e 400L) são os dois representantes portugueses no Campeonato do Mundo da Juventude, que vai decorrer no Rio de Janeiro de 22 a 27 de Agosto, no Parque Aquático Júlio de Lamare. A delegação é chefiada por Pedro Faia, treinador do Famalicão. (Info FPN On-Line)

- Site Oficial da Competição
- Os melhores atletas de 2006 em cada prova (BestSwimming)
- Ver resultados da votação: A FPN faz bem em ir ao Mundial da Juventude?

Campeonato do Mundo de Masters

Ana Paula Grilo sagrou-se vice-campeã do Mundo em quatro provas (200 e 400 livres, 200 mariposa e 400 estilos) e conquistou a medalha de bronze nos 800 metros livres no Mundial de Masters que terminou esta quinta-feira na cidade norte-americana de Stanford.A atleta da União Desportiva e Columbófila Adoslouquense (UDCA), do escalão entre os 35 e 39 anos, bateu os recordes nacionais nas cinco provas em que participou, na competição destinada a nadadores que abandonaram a alta competição.

Além de Ana Paula Grilo, Ana Maria Ferreira (escalão 55-59 anos), do Sindicato da Função Pública, também estabeleceu cinco novos máximos nacionais nas cinco provas em que competiu.
Os destaques vão também para Patrick Santos (UDCA, escalão entre os 25 e 29 anos), que terminou em sexto lugar nos 200 bruços, com novo recorde nacional, e 11.º nos 200 metros mariposa, e Paulo Carvalho, do mesmo clube, que ficou em sétimo lugar na prova de 200 metros mariposa destinada a atletas entre os 45 e 49 anos.

Os 15 atletas portugueses que participaram no 11º Campeonato do Mundo de Natação Master que se realizou em Stanford, São Francisco, Califórnia (Estados Unidos) entre os dias 4 e 11 de Agosto bateram 22 recordes nacionais (14 femininos, sete masculinos e um misto).

Os nadadores portugueses representaram quatro clubes – Associação de Nadadores dos Estoris (ANE), Clube Millenium BCP (CMBC), Sindicato da Função Pública (SFP) e União Desportiva e Columbófila Adoslouquense (UDCA) – e Ricardo João Pereira participou como individual da Associação de Natação de Lisboa. (Info FPN On-Line)

- Ver os tempos e classificações de todos os atletas
- Site oficial da Competição / Resultados Completos

E atenção que ainda falta a prova de águas abertas que se realiza hoje (fim de tarde/noite em Portugal), onde estão inscritos vários portugueses.

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 10, 2006

Pedro Oliveira em Melbourne

Não se assustem com o título, foi só mesmo para vós despertar a atenção, porque o Pedro não vai para lá treinar nem coisa parecida… Apenas merecia, por tudo o que tem vindo a conquistar, para o ano estar no Mundial que se realiza por lá!

A verdade é que os 2:02.21 nos 200C (novo recorde nacional absoluto) obtidos em Coimbra durante os Campeonatos Absolutos de Verão davam direito a muito mais do que o apuramento para a meia-final da prova nos recentes Campeonatos da Europa em Budapeste! Com este tempo ele obteria o 11º lugar final e o consequente apuramento para o Mundial de Melbourne do próximo ano, feito só obtido por Simão Morgado graças aos 8º e 12º lugares obtidos.

Só como nota final, o tempo de apuramento para estes Campeonatos da Europa estava fixado em 2:01.60…

Europa Vs Estados Unidos da América

Na última semana decorrem em Budapeste os Campeonatos da Europa praticamente em paralelo com os Campeonatos Americanos em Irvine.

No total caíram 6 recordes do mundo por Britta Steffen nos 100L, Laure Manaudou nos 400L e as estafetas alemãs femininas dos 4x100L e 4x200L (no Europeu) e Brendan Hansen nos 100B e 200B (no Americano).

Esta amostra de recordes está em sintonia com o que se passou na generalidade das provas. Em femininos o Europeu esteve mais forte enquanto que em masculinos se passou o contrário. No geral a “vitória” sorriu aos Europeus com 14 vitórias contra 12 dos Americanos.

- Ver tabela comparativa

Etiquetas: ,

quarta-feira, agosto 09, 2006

Setúbal Bay International Swim Marathon/2006

A Câmara Municipal de Setúbal/Comité Organizador da “Setúbal Bay International Swim Marathon/2006”, prova integrada na Taça do Mundo de Águas Abertas/FINA 2006, a realizar na Baía de Setúbal em 15 de Outubro de 2006, lançou há já uns dias o site oficial da competição.

A prova terá 10km de extensão, com duas voltas de 5km e a temperatura média das águas será da ordem dos 19º, fresquinho portanto. A partida será dada da Praia de Albarquel e desenrolar-se-á até à zona ribeirinha de Setúbal, denominada de Tropicália. (ver percurso)

- As mais belas baías do mundo – Baia de Setúbal (vídeo)
- Site Oficial da etapa de Setúbal da Taça do Mundo de Águas Abertas/FINA 2006

Etiquetas: ,

Circuito do Algarve – Tavira

Decorreu no passado sábado a 3ª etapa do 16º Circuito de Mar do Algarve, na Ilha de Tavira numa prova de 1500 metros com 135 participantes.

A prova foi ganha a nível absoluto por Hugo Rodrigues (Louletano) logo seguido de Daniel Viegas (Amadora) e João Tiago (GesLoures). Em 4º lugar chegou Duarte Mendonça que abdicou do sprint na sua parte final devido ao choque entre os 4 atletas. Destaque ainda para a desistência do 2º classificado da prova do dia anterior, Ricardo Filipe (Louletano) que não gostou da decisão da arbitragem em anular a primeira partida por largada fora de tempo dos atletas mais rápidos.

Em femininos, o pódio absoluto ficou de novo entregue às mesmas três atletas do dia anterior, mas com troca entre a 1ª e 2ª classificadas. Desta vez quem ganhou foi Joana Leitão (C.C. Luz e Vida) que assim de desforrou de Inês Bringel (Portinado). Sara Silva (Portinado) ficou de novo no 3º lugar.

Por equipas o grande vencedor foi o Clube de Campismo Luz e Vida do Seixal com 107 pontos. Nos outros lugares do pódio ficaram ANEstoris e CPLagoa com 63 e 60 pontos, respectivamente.
As próximas etapas estão marcadas para o próximo fim-de-semana prolongado. Dia 12 na Praia Verde em Castro Marim, dia 13 na Praia de Quarteira em Loulé e dia 15 na Praia da Luz em Lagos.

- Resultados: Geral / Equipas

Consenso em calendário desportivo por ciclo

A reunião de conferência de calendário realizada no sábado (dia 29 de Julho) ao final da tarde no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra com a presença de 11 das 13 Associações Distritais e Regionais que compõem a Federação Portuguesa de Natação (FPN) atribuiu o calendário de provas para os próximos dois anos, o que acontece pela primeira vez.
O calendário competitivo para os próximos dois anos contempla uma distribuição equitativa das mais importantes provas do calendário anual pelo maior número de regiões do país. O presidente da FPN, Paulo Frischknecht, congratulou-se pelo consenso generalizado facilmente alcançado junto das Associações, “face às dificuldades que constitui ir de encontro às pretensões dos sócios da Federação.”
Para o dirigente, o consenso atingido foi “fruto da atitude empenhada e positiva de todas as Associações distritais e regionais, o que satisfaz a FPN, pelos reflexos claros que terão no desenvolvimento desportivo da natação em Portugal, o que revela grande maturidade associativa.”As Associações dos Açores e do Nordeste foram as únicas que não se fizeram representar na reunião de conferência de calendário. (Info FPN On-Line)

terça-feira, agosto 08, 2006

O melhor clip de sempre

Não sei porquê, mas não consigo deixar de ouvir isto… Já lá vão mais de 4 anos e ainda tenho este clip nos meus favoritos, está mais que na hora de partilhar isto com todos vós.

Boas Férias e curtam o som!
PS: Atenção que as boas férias são “apenas” para vocês, já que o BA vai continuar com edição diária e a partir de agora também aos fins-de-semana.

Circuito do Algarve – Rocha

Decorreu no passado sábado a 2ª etapa do 16º Circuito de Mar do Algarve, em Portimão, na praia da Rocha numa prova de 1000 metros com 213 participantes.A prova foi ganha a nível absoluto pelo madeirense Duarte Mendonça logo seguido de Ricardo Filipe e Hugo Rodrigues (ambos do Louletano). Ainda no grupo da frente chegaram Nuno Laurentino (Algés), Nuno Vicente (Torres Novas) e Gonçalo Pereira (Litoral Alentejano).

Em femininos, o pódio absoluto ficou entregue a Inês Bringel (Portinado) que venceu ao sprint Joana Leitão (C.C. Luz e Vida). Sara Silva (Portinado) ficou no 3º lugar.

Por equipas o grande vencedor foi a equipa da “casa” o Portinado com 164 pontos. Nos restantes lugares do pódio ficaram C.C. Luz e Vida e ANE com 59 e 46 pontos respectivamente.

- Resultados: Geral / Equipas

Bárbara vai inscrever-se como individual

Ordenada a suspensão da pena de dois anos por doping, Bárbara Ferreira vai voltar a nadar. A intenção da atleta passa por inscrever-se como individual e começar já a dar umas braçadas nas provas de águas abertas.
Bárbara Ferreira vai voltar a nadar. O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ordenou, no passado dia 28 de Julho, a suspensão da decisão do Conselho Jurisdicional da Federação Portugal de Natação (FPN), de 14 de Abril de 2005, em que a atleta do Clube de Natação da Maia foi, conforme o acórdão deste órgão, punida com a pena de dois anos de suspensão da actividade desportiva, com efeitos a partir de 11 de Outubro de 2004, por controlo anti-doping positivo.
É sabido que a FPN já deu instruções aos seus mandatários para que interponham recurso da sentença proferida, por não concordar com os fundamentos da mesma. No entanto, esse recurso não terá efeito suspensivo da decisão ora tomada, o que abre portas ao regresso da brucista às piscinas.
Flor Madureira, mãe da atleta, considera, a O NORTE DESPORTIVO, que a decisão peca por tardia: “Fico muito contente com esta decisão do Tribunal, mas peca por ser tardia. Passou mais de um ano. É uma forma de fazer justiça, já que não se conseguimos provar que a minha filha estava inocente, porque o CNAD também não quis saber. A decisão do castigo, por parte da Federação, foi-se arrastando. Mas o que é certo é que houve ilegalidades no processo, ou seja, a FINA (Federação Internacional de Natação) recorreu para o Conselho Jurisdicional fora do prazo e nos estatutos da Federação não está previsto que o castigo seja de dois anos. A minha filha nunca tomou nada”.
“Tenho aqui os papéis para a inscrever. Fui à Associação buscar os papéis com a intenção de a inscrever como atleta individual (sem clube). A Bárbara está também a ponderar inscrever-se em algumas provas de águas abertas”, revela a mãe da atleta. (Texto de Joaquim Sousa em O Norte Desportivo)

segunda-feira, agosto 07, 2006

Fim-de-semana em Budapeste – Tugas

Grande participação de Sara Madeira nos 200M confirmando o bom desempenho obtido na prova dos 100M. Nas eliminatórias obteve o 14º lugar com o tempo de 2:13.20 (novo recorde pessoal) que lhe valeu o apuramento para as meias-finais da tarde de sábado. À tarde subiu um lugar na classificação geral mas piorou ligeiramente o tempo com 2:13.24 o que a deixou a apenas um lugar da classificação automática para os Mundiais de Melbourne de 2007. Classificação essa só obtida por Simão Morgado com os seus 8º e 12º lugares. Mesmo assim excelente participação da Sara que se apurou para o europeu de piscina curta em Helsínquia e se aproximou bastante do recorde de Sara Oliveira de 2:12.56 que dura já desde 2002.
Na estafeta dos 4x200L aconteceu aquilo que todos procuravam desde os Jogos Olímpicos de Atenas: O Recorde Nacional Absoluto. O tempo final foi de 7:25.73 com parciais de Tiago Venâncio 1:50.85, Adriano Niz 1:50.87, Fábio Pereira 1:51.51 e Miguel Pires 1:52.50. O anterior recorde era de 7:27.68 pertença de Luís Monteiro, Nuno Laurentino, Ricardo Coxo e Ivo Carneiro de 2002. Aquilo que não se esperava era que o recorde não desse apuramento para a final (7:24.14) e ficaram-se pelas eliminatórias com o 12º lugar.
No domingo de referir apenas a participação de Adriano Niz nos 400E com um novo máximo pessoal de 4:30.62 retirando mais de 2 segundos à sua anterior melhor marca (4:32.89). Recorde-se que o recorde nacional é de 4:28.10 e pertence a Duarte Mourão desde 2005. Mourão que também estava inscrito para esta prova mas que abdicou da participação por não estar em condições para bater o seu próprio recorde nacional.
Balanço dos Campeonatos
Cinco novos recordes nacionais (dois absolutos e três seniores), uma final (Simão Morgado nos 50M) e cinco meias-finais. Simão Morgado obteve mínimos para o Mundial de Melbourne 2007 e Sara Madeira para o Europeu de Helsínquia 2006 (piscina curta).

Etiquetas: ,

Fim-de-semana em Budapeste – Finais

Destaque obvio para o recorde do Mundo de Laure Manaudou na prova dos 400L. Ela detinha desde 12 de Maio deste ano nos Campeonatos Franceses o Recorde Mundial com 4:03.03 quando na altura apagou o tempo de Janet Evens. Ela nadou como sempre faz, partiu fortíssimo em 57.81, depois manteve um ritmo forte em 1:01.30 e 1:02.05 e depois fechou com o resto das suas forças para 1:00.97, tempo final de 4:02.13!
Otylia Jedrzejczak também teve algum destaque com as vitórias nos 200L e 200M. Na prova de mariposa até tinha algum favoritismo e venceu “fácil” com 2:07.09, mas na prova de livres a favorita era Annika Liebs que tinha nadado na estafeta de 4x200L em 1:55.64! Na prova individual Jedrzejczak levou a melhor com 1:57.25 Vs. 1:57.48 da alemã.

Arkady Vyatchanin voltou a mostrar que está na sua melhor fase de sempre. Depois do 2º lugar nos 50C, do 1º nos 100C quase com recorde da Europa, nos 200C nadou para 1:55.44 retirando quase 1 segundo ao anterior máximo europeu de Helge Meeuw (1:56.34).

Bons tempos na prova dos 50L que foi ganha pelo polaco Bartosz Kizierowski em 21.88, novo recorde dos campeonatos (era de Alexander Popov com 21.95 desde 2000). Em 2º ficou Olexandr Volynets com 21.97 e em 3º Duje Draganja, com 22.14. De realçar ainda os 21.99 do francês Frederick Bousquet na meia-final e que depois ficou fora do pódio com 22.20.

Nos 400E Laszlo Cseh venceu a sua segunda prova e com recorde dos campeonatos. Nadou para 4:09.86, exactos 3 segundos melhor que a anterior marca. Ficou ainda muito próximo do máximo europeu que também lhe pertence com 4:09.63.

Nos 4x200L masculinos a Itália era a grande favorita e com Massimiliano Rosolino a abrir com 1:47.16, seguido de David Bebotto com 1:47.87 e de Nicola Cassio com 1:47.56 e a terminar com Filippo Magnini em 1:47.01 bateram um novo recorde europeu em 7:09.60. A anterior marca já lhes pertecia com 7:10.86 desde 2001. Mesmo assim ainda longe do recorde do mundo australiano de 7:04.66…

Na última prova dos Campeonatos, os 4x100E masculinos havia o interesse acrescido de quem seria o país com mais medalhas de ouro. Alemanha e Rússia partiam empatadas, mas cedo se percebeu quem iria levar a melhor. Arkady Vyatchanin abiu para 53.66, Roman Sludnov nadou o parcial de bruços em 1:00.31, depois Nikolay Skovortsov a mariposa com 52.74 e Andrei Kapralov a fechar para 48.25. Os russos fecharam os Europeus de Budapeste com um novo recorde dos campeonatos e o maior número de medalhas de ouro da competição.

- Resultados: Por Prova / Completos

Etiquetas: ,

4º e 5º Dia do Campeonato Absoluto Americano

Destaque principal e obvio para Brendan Hansen e os seus magníficos 200B abaixo de 2:09! O novo máximo é 2:08.74 melhorando o seu anterior tempo de 2:09.04 feitos na selectiva olímpica para Atenas. (ver vídeo)

A quinta vitória de Phelps chegou nos 200E, mas não foi fácil. Abriu a prova até aos 100 metros para recorde do mundo, mas depois perdeu um pouco e terminou em 1:56.50 muito apertado por Ryan Lochte com um novo recorde pessoal de 1:56.78.

Na prova rainha dos campeonatos, destaque para o desempenho de Jason Lezak, que esteve no Meeting de Loulé há uns meses, sendo o único a nadar em 48 segundos – 48.63. No lado feminino Amanda Weir saiu vitoriosa batendo a favorita e recordista americana Natalie Coughlin. Weir retirou-lhe esse recorde com a excelente marca de 53.58. Coughlin era a detentora desse recorde com 53.99 e realizou o tempo de 54.25 ficando em 2º.

Outra prova muito ansiada era os 200C com Peirsol, Phelps e Lochte, mas o desfecho foi o previsível. Em 1º ficou Aaron Peirsol com 1:56.36, em 2º Michael Phelps com 1:57.09 e em 3º Ryan Lochte com 1:58.13.

- Resumo BestSwimming do 4º Dia / Resumo BestSwimming do 5º Dia
- Resultados: Por prova / Completos

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 04, 2006

Madeira – Ilhas Desertas a nado…

Terá lugar no próximo dia 26 de Agosto (sábado), a primeira tentativa de ligação a nado entre a Madeira e as ilhas Desertas, disputando-se em pleno Oceano Atlântico, numa distância aproximada de 25 km (13 milhas náuticas). Intitulado “Desafio no Atlântico – Travessia entre Reservas”, o evento será cumprido por três nadadores federados, que se encontram a preparar especificamente esta prova há já alguns meses. Nuno Vicente, Duarte Mendonça e Miguel Arrobas sairão da Marina da Quinta do Lorde (Caniçal) em direcção ao Ilhéu-Chão, ligando a nado a Reserva Parcial da Ponta de São Lourenço à Reserva Natural das Desertas.

A inédita e arriscada tentativa, constituirá a maior prova de águas abertas jamais disputada em Portugal. Contando com condições de mar favoráveis, e dependente das opções estratégias a tomar no que às marés e correntes diz respeito, serão aproximadamente 7 horas de nado contínuo que cada atleta terá de cumprir para vencer as inúmeras adversidades do percurso.

Nuno Vicente é atleta do Clube de Natação de Torres Novas e actual campeão da Europa Master de águas abertas. Duarte Mendonça é nadador individual da Associação de Natação da Madeira, actual recordista regional de diversas distâncias, tendo sido também nadador internacional e campeão nacional. Miguel Arrobas, da Associação de Nadadores dos Estoris, foi nadador olímpico em Barcelona/1992 e recordista nacional absoluto dos 100 e 200 metros costas.

A prova estará rodeada de rigorosas medidas de segurança, com uma equipa de apoio permanente e individual para cada um dos atletas. A iniciativa contará com o patrocínio da Galp-Madeira e os apoios do Parque Natural da Madeira, Quinta do Lorde, SANAS, Associação de Natação da Madeira e Associação de Remo e Canoagem da Madeira.
Referência ainda para o Champagne Mumm, que partilha com estes nadadores, a paixão por experiências excepcionais. Mumm, é um sinal distinto de excelência e prestígio e brinda à sua capacidade de se superarem!

Etiquetas:

Simão na meia-final dos 100M

Antevisão
Às 16:30 todas as atenções na pista 1 da primeira série das meias-finais dos 100M com Simão Morgado de Portugal. Na pista ao lado estará o ucraniano recém recordista dos campeonatos e campeão da Europa dos 50M, Sergiy Breus. Na mesma série destaca-se ainda o polaco Pawel Korzeniowski que ainda ontem também se sagrou campeão da Europa com novo recorde dos campeonatos nos 200M. Objectivo: Final e recorde nacional - Força Simão!
Report
Partida nuns excelentes 0.67, o mais rápido da série. Depois passou em ultimo com uns “estranhos” 25.42 (de manhã passou em 24.86) e terminou num tempo ligeiramente melhor que de manhã com 53.75 (-0.01). Ficou em 6º na série e 12º na geral ficando assim de fora da final que fechou em 53.26. O melhor do apuramento foi Andriy Serdinov com o muito bom tempo de 52.05.

5º Dia – Finais em Budapeste

1500L MAS – Pena foi a não classificação para esta final do recém campeão dos 5km e 10km em águas abertas. Thomas Lurz classificou-se em 11º com 15:17.75, mas também fica provado que é quase impossível estar bem nas duas frentes… Destaque para a presença dos dois últimos campeões juniores da distância: o italiano Federico Colbertaldo em 2006 e o polaco Mateusz Sawrymowicz em 2005. Na final acusaram o esforço da classificação e ficaram com o 4º e 6º lugares, respectivamente. O grande favorito para esta prova e que se esperava que batesse o recorde dos campeonatos (14:58.65), o russo Yury Prilukov (ontem de manhã nadou certinho nuns 15:06.02) não desiludiu. O francês Rouault saiu na frente até aos 400 metros, depois nadou a par com Prilukov até aos 700 metros quando o russo começou a abrir ligeiramente a diferença até à vitória final com o bom tempo de 14:51.93 (novo recorde dos campeonatos), que é a sua 2ª melhor marca de sempre só atrás do tempo que lhe deu o título mundial no ano passado em Montreal (14:51.62). Os restantes lugares do pódio foram para os franceses Rouault e Rostoucher com 14:55.73 (novo recorde de França, pertencia a Rostoucher com 15:03.37) e 15:01.82, respectivamente.
200B FEM – Se Laszlo Cseh (Ver vídeo do pódio dos 200E) é o ídolo masculino da torcida da casa, do lado feminino a figura é Agnes Kovacs que nesta mesma prova é recordista da Europa e dos campeonatos há 6 e 9 anos respectivamente. Não desiludiu totalmente e alcançou a 3ª posição com 2:28.90. Nesta prova, ao 5º dia apenas, chegou o primeiro ouro Britânico por Kirsty Balfour que liderou a prova de inicio ao fim com o bom tempo de 2:25.66. O 2º lugar ficou para a ucraniana Yuliya Pidlisna com 2:28.42. Foi pena a Diana não poder estar presente, é que com alguma superação podia ter chegado ao pódio. Fica para a próxima.
100L MAS – Mais uma vez o gigante lituano Rolandas Gimbutis (2m08cm) desiludiu. Já nos Jogos Olímpicos tinha impressionado nas eliminatórias com 48.85 e o 2º lugar e depois ficou de fora da final, nestes campeonatos sucedeu-se parecido, nas eliminatórias ficou em 4º e depois perdeu a final… Previa-se um duelo entre Pieter van den Hoogenband e Filippo Magnini, mas os dois deixaram-se para trás nos primeiros 50 metros, Magnini foi mesmo o mais lento a sair dos blocos e o 7º na viragem com 23.82, mas depois… só deu Magnini! Voou para a vitória e fez questão de a celebrar efusivamente saindo da piscina no imediato pelo topo! O tempo foi de 48.79. Hoogenband ficou com o 3º lugar logo atrás do sueco Stefan Nystrand com 48.94 e 48.91, respectivamente. Os franceses que tinham saído na frente tiveram de se contentar com o 4º e 8º lugar.
100M FEM – A holandesa Inge Dekker foi a mais rápida nas meias-finais com 58.64 e partia como favorita embora as “veteranas” Alena Popchanka e Martina Moravcova tivessem uma palavra a dizer… Mesmo com uma das piores partidas Dekker foi a mais rápida a meio da prova, a única em 26 segundos (26.67), depois manteve a diferença e venceu em 58.35 deixando Moravcova com a prata em 58.98. O bronze ficou para Popchanka em 59.06, que assim aumenta a contagem da França como um dos 3 países mais medalhados.

Etiquetas: , ,

Simão confirma boa forma

Logo na 1ª séria da amanhã Adriano Niz fez 2:05.67 nos 200C e ficou com o 25º tempo da geral ficando de fora da meia-final. Um tempo demasiado fraco para este atleta que já nadou para 2:03 por duas vezes e que se pensou que poderia bater o recorde nacional de Mário Carvalho. A verdade é que agora o recorde pertence a Pedro Oliveira com 2:02.21, tempo que nestas eliminatórias valeria o 11º lugar e o consequente apuramento para a meia-final, apuramento esse que fechou em 2:02.98.

Nos 100M mais uma excelente participação de Simão Morgado. Pela 7ª vez na sua carreira nadou em 53 segundos e melhor, ficou classificado para a meia-final desta tarde (em directo no blog às 16:30, não percam a antevisão e o report!) com o tempo de 53.76 (o seu 4º melhor tempo de sempre). Relembre-se que o recorde nacional está fixado em 53.53 desde os Jogos Olímpicos de Atenas onde o Simão se ficou pelas eliminatórias com o 24º tempo. Força nisso!

Tiago Venâncio também esteve presente nestas eliminatórias dos 100M com o tempo de 54.33 (23º lugar da geral), seu 2º melhor tempo de sempre, só atrás do tempo obtido na Taça Latina deste ano de 54.28. Foi um bom tempo mas que não chegou para se apurar como o Simão para a meia-final porque esta fechou em 54.06.

Duarte Mourão foi o terceiro português nesta prova e ao contrário das prestações anteriores esteve um pouco melhor. Nadou no seu segundo melhor registo em 55.39 classificando-se em 37º lugar.

Etiquetas:

3º Dia do Campeonato Absoluto Americano

Quarta vitória de Phelps nestes Campeonatos numa das provas mais ansiadas – 100M contra Ian Crocker. Como sempre Crocker saiu na frente e estoirou no fim, mas desta fez, tal como em Atenas, deu tempo para Michael Phelps o atropelar e vencer em 51.51 Vs 51.73. De qualquer forma Crocker continua a ser o único no mundo a nadar em 50 segundos!

Bons tempos de Katie Hoff nos 400E com 4:35.82 muito perto do recorde americano de 4:34.95 e de Cullen Jones nos 50L com 21.94, melhor marca do ano e que lhe dá direito a ser o 8º homem de sempre nesta prova só atrás dos grandes nomes: Popov, Schoeman, Gary Hall Jr., Anthony Ervin, Tom Jager, Matt Biondi e Duje Draganja. Gary Hall Jr. de 31 anos nesta mesma prova ficou em 4º com 22.49 e vai agora directo para o Mundial Master onde participa nos 50L, 50M e 50C.

- Resumo BestSwimming do 3º Dia
- Resultados completos

quinta-feira, agosto 03, 2006

4º Dia – Finais em Budapeste

200E FEM – Ontem avisei que seria uma excelente final entre Manaudou, Klochkova, Baranowska, Hetzer e Filippi e não falhei por muito. Klochkova e Hetzer ainda deram luta até aos 100 metros mas depois Baranowska (2:13.36) foi a única capaz de incomodar Manaudou que venceu em 2:12.69. Em 3º ficou a italiana Filippi que veio de trás para o pódio com 2:13.75. Klochkova morreu no fim e ficou em 4º com 2:14.89. No Campeonato Americano que decorre em paralelo a vencedora desta prova, Katie Hoff nadou em 2:10.05… muito melhor!
200B MAS – Surpresa para eliminação de ontem do húngaro Daniel Gyurta, vice campeão olímpico de 2004 que se classificou em 11º na meia-final com 2:14.14. Outro dos ausentes foi Hugues Duboscq que na meia-final também desiludiu com 2:13.83 quedando-se pela 9ª posição. Loris Fácil resguardou-se bem e com uma recuperação incrível passou todo o mundo nos últimos 50 metros! Fez 2:11.9 mas foi desqualificado, provavelmente por alguma viragem mais abusiva… A vitória foi para o polaco Slawomir Kuczko com 2:12.12. O outro italiano Paolo Bossini também recuperou bem no final e contentou-se com o 2º lugar com 2:12.35.
100C FEM – Manaudou contra as duas alemãs, era a luta que se adivinhava. As alemãs partiram forte e viraram em 1º/3º enquanto que Manaudou foi 6ª! Depois é o que se sabe, a francesa sai forte da viragem e com uma ponta final super forte venceu em 1:00.88, deixando Antje buschschulte e Janine Pietsch nos restantes lugares do pódio com 1:01.40 e 1:01.55 respectivamente.
200M MAS – Pawel Korzeniowski ontem nadou fácil e foi o mais rápido em 1:56:13 o que deixava antever pelo menos um sério ataque ao recorde da Europa (1:54.62) o que veio a suceder. Nadou em 1:55.04 (o recorde pessoal era de 1:55.02 dos Mundiais de Montreal) sempre na frente e com uma técnica capaz de fazer acreditar os menos entendidos que aquilo é simples… O recorde fica para a próxima, fica mais um título! Numa disputa acirrada pelos restantes lugares do pódio ficaram Ionnis Drymonakos e Nikolay Skvortsov com 1:57.03 e 1:57.12 respectivamente.
50C MAS – Helge Meeuw tem desiludido e muito nestes Campeonatos, mas ontem na meia-final desta prova deu um sinal positivo ao realizar a 3ª marca com 25.46. Aristeidis Grigoriadis tinha sido o mais rápido na meia-final com 25.32 e era apontado como favorito mas teve de se contentar com a 2ª posição e 25.14 porque a vitória foi mesmo para o alemão recém recordista europeu dos 100C e 200C com uns bons 25.06. Em 3º ficou o inglês Matthew Clay com 25.15.
4x200L FEM – Nas eliminatórias a França e a Alemanha esconderam o jogo sem as presenças de Laure Manaudou, Britta Steffen e Annika Liebs e ficaram a quase 4 segundos da Polónia. Á tarde só deu Alemanha. Depois do recorde do mundo dos 4x100L, novo recorde do mundo agora nos 4x200L por quase 3 segundos, mesmo com muita chuva!!! Abriram com Dallmann 1:59.14 e Samulski 1:58.27 e já eram primeiras, mas depois com Steffen a nadar para 1:57.77 isolaram-se e passaram para baixo do recorde do mundo. A estafeta fechou com Liebs que com o melhor parcial de sempre (1:55.64) e cravou um novo recorde do mundo melhor em quase 3 segundos – 7:50.82! Atenção que o anterior recorde durava “apenas” dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 por uma equipa Americana com 7:53.42, mas que antes se tinha mantido imbatível por 17 anos por uma equipa da Republica Democrática Alemã (RDA) com 7:55.47. Nos lugares restantes do pódio ficaram Polónia e França com 7:56.32 e 7:56.44 com Manaudou a recuperar imenso no final com um parcial de 1:56.23 (segundo melhor de sempre).

Etiquetas: ,

Fernando Costa desclassificado

A primeira prova da manhã foi os 200B femininos onde estaria presente Diana Gomes não fosse a sua indisponibilidade para participar nestes Campeonatos por motivos de saúde. As melhoras para ela! Relativamente aos tempos das eliminatórias o tempo de entrada para a meia-final cifrou-se em 2:35.29 e o recorde nacional absoluto de 2:29.51 valeria o 3º melhor tempo. È pena a não presença de Diana Gomes porque provavelmente conseguiria uma presença na final.

O primeiro português a nadar hoje foi Miguel Pires na prova dos 100L onde participou na 2ª série onde ficou em 5º com 51.60 (passagem em 25.00) que lhe valeu o 52º lugar na classificação final. Recorde-se que o seu melhor nesta prova estava fixado desde 2004 em 51.59. Na série 4 esteve presente mais um português, Tiago Venâncio que se classificou em 2º lugar com 50.47 (passagem em 24.24) que lhe valeu o 27º lugar final. O tempo de apuramento para a meia-final de logo à tarde ficou em 50.12. Relembre-se que o recorde nacional está fixado em 49.59 desde 2004 e que daria o apuramento no 7º lugar.

A estreia feminina nestes campeonatos foi nos 100M com Sara Madeira que não desiludiu e realizou a boa marca de 1:01.62, novo recorde pessoal (era 1:01.95), só foi pena aquela chegada – quase com a cabeça! Ficou em 3º lugar na 2ª série o que lhe valeu o 27º lugar final. Foi um bom teste para a sua melhor prova que são os 200M (eliminatórias no sábado). O tempo de apuramento para a meia-final foi de 1:00.67 e recorde-se que o recorde nacional de Sara Oliveira é 1:00.95 desde 2002.
Nos 1500L a prova de eleição de Fernando Costa, que até lhe valeu a desculpa de faltar aos 400L para se poupar, acabou por correr mal. Foi desclassificado por falsa partida! O seu tempo seria qualquer coisa como 15:27, com passagens em 1:58, 4:01 e 8:08. Relembre-se que o seu recorde nacional é de 15:21.94 desde o Open Francês de 2004 e que a sua melhor marca desta época e que lhe valeu o apuramento para este campeonato foi de 15:25.36 no nacional americano da primavera (2ª melhor marca de sempre).

2º Dia do Campeonato Absoluto Americano

Duas vitórias de Michael Phelps nos 200L e 200M com 1:45.63 e 1:54.32 respectivamente. Na prova de livres ficou a apenas 43 centésimos do seu recorde americano enquanto que na da mariposa ficou a 39 centésimos do seu recorde mundial. Em boa forma, portanto…

Aaron Peirsol que deve andar preocupado com os tempos dos nadadores europeus - Helge Meeuw 53.46 e Arkady Vyatchanin 53.50, partiu para recorde mundial, mas acabou com 53.38 a apenas 21 centésimos do seu próprio recorde mundial.

Ainda de destacar a boa final dos 200L femininos com Natalie Coughlin a bater Katie Hoff que de manhã tinha batido o recorde dos campeonatos com 1:58.03, mas á tarde perdeu para Coughlin com 1:58.11 Vs 1:58.16.

- Resumo BestSwimming do 2º Dia
- Resultados completos

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 02, 2006

Furacões

- Ontem durante a tarde de finais em Budapeste no Campeonato da Europa: Vídeo
- Amanda Beard na FHM americana deste mês: Fotos / Vídeo

Etiquetas: , ,

3º Dia – Finais em Budapeste

200C FEM – Não há meio de se evoluir nesta prova… A vencedora foi a francesa e companheira de equipa de Laure Manaudu, Esther Baron com o razoável tempo de 2:10.07. depois a diferença foi grande com a 2ª e 3ª classificadas a nadarem em 2:12.13 e 2:12.17.
800L FEM – Novo recorde da Europa para Laure Manaudu com 8:19.29 e a segunda vitória francesa nas duas primeiras finais de hoje. Partiu que nem uma louca, em 2:00.06, quebrando depois para 2:05.64 e 2:07.33. Ainda teve forças para terminar em 2:06.26. Se tem feito uma prova mais bem gerida (passou a meio da prova com 4:05.70!!!) teria encostado mais ao recorde do mundo de Janet Evens de 8:16.22. O recorde anterior era de Anke Mohring com 8:19.53 e datava já de 1987! Passados apenas 10 minutos, nos 200E Manaudu mostrou que ainda tinha “pilhas” ao cravar o melhor tempo das meias-finais com 2:13.15. Interessante prova amanhã com todas as favoritas.
200L MAS – Vitória de ponta a ponta do campeão olímpico de 2000 e recordista da Europa, Pieter van den Hoogenband com 1:45.65. Até aos 150 metros passou abaixo dos parciais de recorde do mundo, mas os últimos 50 metros já foram com o “piano” ás costas… Mesmo assim boa marca. Simon Burnett desiludiu e ficou em 5º enquanto que Filippo Magnini teve de se contentar com o 3º atrás do seu compatriota Massimiliano Rosolino, ambos com 1:47.
100B FEM – Vitória para a ucraniana Ganna Khlystnova com 1:07.55 e novo recorde dos Campeonatos. Mesmo assim ficou a quase 2,5 segundos do recorde do mundo… Ainda em 1:07 ficou a britânica Kirsty Balfour com 1:07.95. No lugar mais baixo do pódio ficou a nadadora da casa, Agnes kovacs com 1:08.60.
100L FEM – A alemã Britta Steffen partiu como super-favorita depois de na 2ª feira ter nadado o 3º parcial da estafeta de 4x100L em 52.66 e contribuído e muito para o recorde do mundo e de ter sido a mais rápida na meia-final de ontem com novo recorde dos Campeonatos (54.21). Hoje não falhou e marcou mesmo um novo recorde mundial com 53.30. Quando em Janeiro Lisbeth Lenton nadou em 53.42 ninguém imaginou que este recorde durasse tão pouco tempo! A segunda classificada ficou a mais de 1 segundo com 54.32.
200E MAS – Laszlo Cseh, recordista da Europa com 1:57.61 apostou forte nesta prova ao passar na “morte” a meio com 53.81 (melhor 0.22 que a passagem do recorde do mundo)! Depois quebrou e terminou em 1:58.17, mesmo assim novo recorde dos Campeonatos. O segundo lugar foi discutido até à chegada entre o italiano Alessio Boggiatto e o húngaro Tamas Kerekjarto com o primeiro a levar à melhor por 3 centésimos (2:00.14 Vs 2:00.17). Mais duas medalhas para os atletas da casa.

Resumo: Grande jornada com 1 recorde do mundo (100L fem.), 1 recorde da Europa (800L fem.) e dois recordes dos campeonatos (200E mas. e 100B fem.). A melhor até ao momento.

Etiquetas: ,