sábado, setembro 30, 2006

Portugal é o país mais representado

A Taça do Mundo de Setúbal de águas abertas, que se realiza no dia 15 de Outubro, conta com 51 nadadores inscritos (31 masculinos e 20 femininos) em representação de 18 países, com Portugal a liderar a lista de inscrições (11 masculinas e quatro femininas).
Os portugueses Daniela Inácio, João Araújo e Pedro Varela e o egípcio Mohamed El Zanaty, número dois do ranking actual, acrescentaram o seu nome à lista de inscritos na última etapa do circuito mundial. Os outros atletas nacionais são Daniel Lopes, Daniel Viegas, Duarte Mendonça, Duarte Mourão, Francisco Freitas, João Fernandes, Miguel Arrobas, Nuno Laurentino, Nuno Vicente, Amélia Fernandes, Joana Viana e Marta Villar. (Info FPN On-Line)

- Nadadores Inscritos / Site Oficial da Competição

Etiquetas:

Natação a Norte, mas que norte?

Tenho conhecimento que a natação a Norte, no Minho não anda muito bem. A família "Costa", ela a esposa é presidente do CNVV (Vila Verde) e ele o Vice-presidente do Braga têm sido protagonistas!

Como é do seu conhecimento já a muito que vem a decadência do Clube de Vila Verde, creio que este ano começou a época com as piscinas vazias, pois a Câmara de Vila Verde entidade proprietária das instalações, rompeu o acordo por incompatibilidades com a família "Costa" (que levou o Clube à banca rota e despediu um óptimo treinador, deixando cair emblemas recentes do Clube como a atleta olímpica, Raquel Felgueiras...), agora a Câmara vai entregar as instalações a uma firma a fim de gerir melhor as instalações, resultado o Clube de Vila Verde, principalmente os atletas estão sem água à vista. Porquê isto?

No Braga, o Vice-Presidente Manuel Costa tem criado muitos problemas a nível interno ao Braga, tem impedido contratações de atletas, uns ex-atletas de Vila Verde de virem para o Braga usando as crianças como carne para canhão, para esgotar até a ultima gota as negociações com o Presidente da Câmara de Vila Verde a fim de perpetuar o Clube de Vila Verde (falido, infelizmente…) com a promessa de depois escolher os "melhores" para o Braga sem critérios e como sabe não os havendo, funcionam os favores e...

Em vez de serem criadas condições para trazer mais atletas para o desporto, tirando-os das ruas, com estabilidade, com apoios, com incentivos, não! Andam sempre (só) atrás do poder. Creio que com este Blog que tem alguma responsabilidade para o bem da Natação Portuguesa, criando condições para que existam mais Clubes, abrindo caminhos para o futuro, dando alguma experiência a todos os intervenientes no Blog, exercendo uma capacidade intersectiva a nível da cidadania, pois sabemos que a nível das estruturas oficiais não podemos contar com elas.

Se tudo isto for do interesse de uma Natação melhor para Portugal, para os Atletas, para melhorar os dirigentes, treinadores e pais, agradeço um comentário ou abrir um post, pois muito gostaria que tudo isto fosse melhor. "Apitos Dourados", já chega os do Futebol.
(Text recebido por mail de um adepto que não conseguiu ficar indiferente)

- Declarações de uma mãe revoltada (in Fórum SCB Natação)

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 29, 2006

Algés na ANDLeiria

Depois de ninguém acreditar que o Fernando Costa viria mesmo para o Algés, desta vez a noticia surpresa é a inscrição do SAD da ANDL para a época de 2006/2007.

Já há um mês tinha sabido que um “grande” de Lisboa iria mudar para Leiria mas a estupefacção foi tanta que nem liguei. Mas ontem com a publicação oficial desta notícia no Jornal A Bola tudo ficou esclarecido.

São no total cerca de 70 atletas, dos vários escalões que passarãm a competir pela Associação de Leiria. De referir que é habito desta Associação participar nos Campeonatos Regionais de Inverno e Verão conjuntamente com a ANCoimbra e a ANAveiro, na nova piscina olímpica de Coimbra.

Esclarecimento de Frischknecht

Paulo Frischknecht em declarações ao Jornal A Bola de hoje, sobre a Queimadela.

- Classificações Provisórias Beba Água: Masculinos / Femininos

Os Melhores Absolutos de 2005/2006

De novo perto de 3000 votos, mas desta vez a votação teve muito menos do tempo on-line. Obrigado por participarem e mostrarem a vossa opinião.

Os atletas mais votados foram Pedro Diogo Oliveira (CNRM) e Amélia Fernandes (VTSC). O atleta do Rio Maior (207 votos, 18%) pela segunda época consecutiva obteve a prata nos 200C do Campeonato da Europa júnior, além de em poucos dias ter batido o respectivo recorde absoluto, que durava já há 6 anos, por três vezes, fixando-o em 2:02.21.

A vimaranense Amélia Fernandes com 375 votos (27%) foi a mais votada na frente de Sara Madeira e Diana Gomes. Os maiores destaques das suas participações nos nacionais deste ano foram maioritariamente nos Nacionais de Verão com o 2º lugar dos 200M, 4º nos 50M e 6º nos 100M. Além desse destaque, provavelmente ficará com a prata do Circuito Nacional de Águas Abertas, só atrás de Marta Vilar.

- Ver votações completas: Masculinos / Femininos

quinta-feira, setembro 28, 2006

Mínimos B para Pequim 2008

Considerando que os mínimos B para Pequim 2008 serão estabelecidos por FPN/COP (depois da FINA publicar os seus mínimos A e B) e deverão propor o apuramento para uma meia-final olímpica, o blog Beba Água apresenta uma tabela provisória com os valores médios dos 16º classificados nas últimas 5 grandes competições mundiais: Sydney 2000, Fukuoka 2001, Barcelona 2003, Atenas 2004 e Montreal 2005.

Observando estes valores obtidos, vemos que são todos “mais acessíveis” que os apresentados na tabela do PAC 2006 e que apenas os recordistas nacionais, Tiago Venâncio, Fernando Costa, José Couto, Simão Morgado, Nuno Laurentino, Diana Gomes e Sara Oliveira conseguiram obter melhores registos que estes valores apresentados como prováveis mínimos B para Pequim 2008.

NOTA: Os mínimos A de Portugal serão iguais aos da FINA.

- Ver tabela de tempos comparativos (inclui prováveis mínimos B para Pequim 2008)

Etiquetas:

Alemães vencem na China

Decorreu dia 24 de Setembro a 16ª etapa da Taça do Mundo FINA de Águas Abertas de 2006 em Xin Jinhe, Shantou, na Republica Popular da China, numa extensão de 10km ao longo do rio Xin Jin que apresentava uma temperatura média de 27ºC. (ver percurso)

Participaram 41 atletas em representação de 8 países. Os vencedores desta competição foram ambos alemães: em masculinos venceu Alexander Studzinski e em femininos Britta Kamrau-Corestein (já confirmada em Setúbal e líder do ranking).

Studzinski venceu logo na sua primeira participação em etapas da Taça do Mundo, superiorizando-se ao belga Brian Ryckeman. Em 3º lugar ficou o egípcio mais notável nesta especialidade Mohamed El Zanaty, que neste momento está em 2º lugar do ranking. Petar Stoychev, o líder incontestado deste circuito pelo 8º ano consecutivo ficou-se pelo 8º lugar (estará presente em Setúbal).

Em femininos a batalha pela liderança do circuito está ao rubro, e logo entre duas alemãs. Britta Kamrau-Corestein e Angela Maurer dicutem palmo a palmo a liderança. Desta vez a vitória foi para Britta Kamrau-Corestein com 5 segundos de vantagem sobre Angela Maurer. Logo de seguida chegou a melhor atleta chinesa, Jing Zheng com apenas mais 2 segundos que Maurer.

A próxima etapa será em Hong Kong na Repulse Bay numa prova de 10km a realizar dia 1 de Outubro.

MAS: 1.Alexander Studzinski GER 1h47:46, 2.Brian Ryckeman BEL 1h47:48, 3.Mohamed El Zanaty EGY 1h47:59
FEM: 1.Britta Kamrau-Corestein GER 1h53:14, 2.Angela Maurer GER 1h53:19, 3.Jing Zheng CHN 1h53:21 (resultados completos)

- Recta Final do Circuito / Página Oficial de Setúbal

Etiquetas:

Circuito Madeira – Santa Cruz

Decorreu no passado dia 24 de Setembro em Santa Cruz a 4ª e penúltima etapa do 5º Circuito de Mar da Madeira. A prova teve a distância de 1000 metros e contou com 62 participantes.

Os grandes vencedores foram Óscar Melim e Fabiana Quintal ambos do Clube Desportivo Nacional, que também venceu por equipas. O Circuito termina no dia 1 de Outubro em Câmara de Lobos.

- Classificação Geral

quarta-feira, setembro 27, 2006

Taça do Mundo de Setúbal apresentada em Lisboa

A Taça do Mundo de Setúbal de Águas Abertas foi ontem apresentada na sede do COP, em Lisboa, com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, e da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Na apresentação pública estiveram também o presidente do Comité Organizado, Luís Liberato, o director executivo, José Fernando Gonçalves, o director da prova, Pedro Brandão, e os nadadores Duarte Mourão, Nuno Vicente, Miguel Arrobas e Joana Viana.

Na cerimónia, que teve a apresentação de Nuno Dias, treinador nacional da disciplina, o presidente da FPN começou por fazer um pequeno resumo histórico da evolução das Águas Abertas a nível nacional e internacional, recordando a travessia da Mancha por parte de Baptista Pereira e os feitos de José Freitas, presente na sala.

Paulo Frischknecht fez uma apresentação da competição que irá decorrer no Sado e referiu que “a integração da disciplina no Programa Olímpico a partir dos Jogos de Pequim2008 veio dar um impulso ao circuito mundial e Portugal teve a felicidade de se candidatar à organização de uma Taça do Mundo na altura certa. Esperamos não perder a organização da prova nos anos mais próximos, face ao assédio que irá ocorrer no futuro.”

A etapa de Setúbal tem já 40 nadadores inscritos, 17 femininos e 23 masculinos, em representação de 18 países. Entre os inscritos constam os líderes do ranking masculino e feminino, respectivamente Petar Stoychev e Britta Kamrau Corestein.

Em representação de Portugal estão inscritos seis nadadores – Daniel Lopes, Duarte Mourão, João Fernandes, Miguel Arrobas, Nuno Laurentino e Nuno Vicente – e três nadadoras – Amélia Fernandes, Joana Viana e Marta Villar. (Info FPN On-Line)

- Inscrições (Mais Informações)
- Dossier de Imprensa
- Jornais: A Bola / O Jogo / Record

Etiquetas:

Estágio de absolutos e juniores em Rio Maior

A Selecção absoluta e os nadadores juniores integrados no percurso de Alta Competição vão concentrar-se no 1º Estágio de Preparação Geral / Observação em Rio Maior, entre os dias 4 e 7 de Outubro. O estágio vai reunir 28 atletas, 19 masculinos e 9 femininos, em representação de 15 clubes e uma Associação. O Famalicão, com cinco nadadores, é a colectividade mais representada. (Info FPN On-Line)

- Ver atletas convocados

terça-feira, setembro 26, 2006

Pontuações do Circuito FPN de AA

Faltando (ou não) a tomada de decisão por parte da FPN sobre alguns pormenores relativos ao desenrolar de uma das provas deste circuito (Queimadela – Fafe) e à participação de um atleta de nacionalidade ucraniana (Circuito Nacional não atribui o titulo nacional?), o BA apresenta em primeira-mão todas as contas relativas ao Circuito Nacional de Águas Abertas.

De referir que falta apenas uma competição para terminar o circuito, que será realizada dia 15 de Outubro em Setúbal com uma prova de 2.800 metros (Prova Aberta) e outra de 10.000 metros (Taça do Mundo).

- Classificações Provisórias (com Queimadela): Masculinos / Femininos
- Classificações Provisórias (sem Queimadela): Masculinos / Femininos
- Classificações Provisórias (sem Queimadela e sem Lavrentyev): Masculinos
Adenda (27-09-2006)
Com a retirada agora, através de uma Circular FPN, da Travessia da Queimadela do Circuito nacional de AA, as classificações provisórias são as segundas apresentadas ontem.

Etiquetas:

Rui Magalhães em grande entrevista

Recentemente convidado pela Federação Portuguesa de Natação para orientar a Selecção Nacional de natação pura, Rui Magalhães dá a sua primeira entrevista ao O Norte Desportivo depois de aceitar o referido cargo.
Só para abrir o apetite, seguidamente apresento as duas primeiras perguntas e respostas de uma longa entrevista realizada por José Guedes:

Assumiu muito recentemente o cargo de seleccionador nacional. Era um sonho que vê agora concretizado?
Não diria que fosse um sonho imediato. Sinceramente, não fazia parte dos meus objectivos mais próximos. Mas surgiu a oportunidade e o convite e eu decidi aceitá-lo.
Ficou surpreendido por ter sido o eleito?
Não lhe vou dizer que não. Fiquei surpreendido. Especialmente porque existem inúmeros treinadores de qualidade e não estava à espera de chegar a este cargo tão cedo. Mas, como já disse, a oportunidade surgiu e resolvi agarrá-la.

- Ver entrevista completa

Etiquetas:

Pontes entre a investigação científica e o treino desportivo

Neste mês de Setembro esteve na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADE-UP), o técnico norueguês Per-Ludvic Kjendlie a realizar um estágio Post-doc e a participar em projectos de investigação comuns. Trata-se de uma das personalidades mais produtivas da Europa no domínio da investigação científica aplicada ao treino de natação, com excelentes ligações à prática.

Amanhã, com a organização da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Gabinete de Natação e da Federação Portuguesa de Natação - Sector de Formação, Per-Ludvic Kjendlie vai proferir uma conferência para as comunidades universitária e técnica portuguesas sobre o tema: “Natação na Noruega: pontes entre a investigação científica e o treino desportivo”.

A conferência será no Auditório Prof. Dr. Alberto Amaral na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto no dia 27 de Setembro de 2006 pelas 21h30.

A entrada é gratuita para todos os estudantes e docentes da FADE-UP e técnicos filiados na APTN e/ou FPN (requerido comprovativo). Para todos os outros participantes a inscrição custa 10,00€. No final serão atribuídos certificados de participação.

Travessia Baptista Pereira com 120 nadadores

David Lopes, da SFUAP, e a colega de equipa Alexandra Silva, em femininos, foram os vencedores da XXII edição da Travessia Baptista Pereira, que se disputou no Tejo em Vila Franca de Xira neste domingo.

Cerca de 120 atletas federados e não federados partiram às 9h30 do cais da secção Náutica de Vila Franca de Xira, meia hora mais cedo do que o previsto devido à velocidade com que a maré estava a descer, em direcção ao cais da Secção Náutica do Alhandra Sporting Clube, completando cerca de 3000 metros de percurso.

A travessia foi marcada pelo ritmo bastante acelerado dos atletas, que ao contrário do que se pensou, conseguiram mantê-lo até ao final da prova. David Lopes, o grande vencedor, completou o percurso em 26 minutos e 26 segundos, deixando o segundo classificado Vasco Gaspar, também atleta da SFUAP a 30 segundos. Nas classificações femininas, Alexandra Silva bateu a sua principal adversária, Ana Gomes, da SFUAP, por escassos 4 segundos.

A competição, organizada pelo Alhandra Sporting Clube, surgiu com o intuito de prestar homenagem ao grande nadador alhandrense, Baptista Pereira. Nadador internacional, Gineto, como era tratado na sua terra natal, tinha um palmarés invejável. Entre os seus feitos desportivos, destaca-se o recorde mundial na Travessia do Estreito de Gibraltar, bem como do Canal da Mancha. (Texto O Mirante On-Line)

segunda-feira, setembro 25, 2006

Tempos de acesso a Pequim

Já estão no site da FINA os critérios e prazos de classificação para Pequim 2008. Os tempos dos mínimos A e B ainda não foram publicados oficialmente, mas na página da Federação Argentina podemos encontrar uma tabela comparativa entre os mínimos B e os recordes nacionais argentinos.

Esta mesma Federação apresenta ainda um estudo comparativo da evolução dos tempos de acesso às finais e meias-finais das seguintes grandes competições: Sydney 2000, Fukuoka 2001, Barcelona 2003, Atenas 2004 e Montreal 2005.

Templários à Chuva

Mesmo com chuva os atletas e acompanhantes não deixaram de estar presentes na Barragem do Castelo do Bode e engrandeceram a festa que foi esta 18ª edição da prova, umas das mais antigas e tradicionais do país.

Os grandes vencedores do dia foram Filipe Alves (CNA 1500), Ana Boavista (CNLA 1500), Duarte Mourão (SAD 5000) e Ana Grilo (UDCA 5000). Filipe Alves impôs-se a Diogo Pinto (SAD) e a David Gorgulho (CNLA) no sprint final, enquanto que Ana Boavista venceu de forma fácil. Na prova mais longa, Duarte Mourão só passou para a frente nos metros finais, superiorizando-se a Duarte Mendonça (Individual) e a Arseniy Lavrentyev (SAD). Chegaram ainda no primeiro grupo Daniel Viegas (CNA 4º), Nuno Vicente (CNTN 5º) e João Cavaleiro (ALDESP 6º). Na prova feminina Ana Grilo venceu Amélia Fernandes (VTSC) e Marta Vilar (SAD) passando assim para a liderança do Circuito Vale do Tejo.

Por equipas, os grandes vencedores foram o Sport Algés e Dafundo. Nos restantes lugares do pódio ficaram Clube de Natação da amadora e Clube de Natação Litoral Alentejano.

Nas contas do Circuito Vale do Tejo de Águas Abertas (Sines, Challenge e Templários), as contas ficaram da seguinte forma: 1º Duarte Mourão (SAD 46pontos), 2º Nuno Vicente (CNTN 37pontos), 3º Arseniy Lavrentyev (SAD 34pontos), 1ª Ana Grilo (UDCA 43pontos), 2ª Amélia Fernandes (VTSC 41pontos) e Marta Vilar (SAD 41pontos).

- Várias fotos por Vitor Cunha

Etiquetas: ,

domingo, setembro 24, 2006

Nando no Algés

Será verdade? Pelo menos era um dos temas mais segredados hoje na Barragem do Castelo do Bode na Travessia dos Templários… A confirmar-se seria a “contratação” no ano!

Fernando Costa fez toda a sua carreira no Leixões e é o actual recordista nacional absoluto dos 800L e 1500L tanto em piscina curta como em longa (8:00.54, 8:06.98, 15:04.78 e 15:21.94).
Adenda (28-09-2006)
Tudo confirmado segundo o jornal O Jogo.

Esclarecimento extra:
O Fernando Costa não nadará o nacional de clubes pelo SAD, da mesma forma que não o faria pelo Leixões ou por qualquer outra equipa (esta época). Ele vai ter exames na universidade nesses mesmos dias e portanto estará indisponível para se deslocar a Portugal.

sábado, setembro 23, 2006

Inscrições para a Taça do Mundo de Setúbal

O prazo para os nadadores portugueses, filiados, oficializarem a inscrição para a prova de 10km da Taça do Mundo de Águas Abertas termina no próximo dia 29 de Setembro. A inscrição deverá ser feita através do formulário de inscrição e terá que ser remetido à Federação Portuguesa de Natação até à data acima referida.

De acordo com o estipulado no ponto 5.1 do regulamento do VI Circuito Nacional de Águas Abertas “Os nadadores que participem e terminem os 10km da Taça do Mundo terão uma pontuação igual à melhor obtida noutras provas do Circuito. Os nadadores que participem e não terminem os 10km da Taça do Mundo terão uma pontuação igual à pior obtida noutras provas do Circuito.”

Após a recepção das inscrições, a FPN reserva-se no direito de apenas validar a participação de nadadores que revelem capacidade de respeitar o disposto no OWS 6.16.1 das regras FINA para a disciplina de Águas Abertas. (Info FPN On-Line)

- Formulário de Inscrição / Informações Gerais
- Regras da FINA 2005-2009 / Site Oficial da Competição

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 22, 2006

Post 500 e 100.000 visitantes!

Quase 10 meses de actividade, ainda não chega a um aniversário, mas hoje é dia de celebrar os 100.000 visitantes e logo com o post n.º 500!

A evolução foi crescente e uniforme até ao mês de Maio, depois em Junho teve uma acalmia fruto de uma quinzena de férias (altura em que um “famoso” post chegou aos 450 comments!). Em Julho voltou a haver um crescimento que não se confirmou em Agosto muito provavelmente pelas férias de muitos dos frequentadores do blog. (ver evolução)

Com a chegada a Setembro e o início do Circuito Nacional de Águas Abertas o blog voltou a bater recordes. Falta ainda uma semana para o final do mês e este será provavelmente o melhor mês de sempre (cerca de 15.000 visitantes). Entretanto já foram contadas 240.000 page views e o recorde diário foi estabelecido na 3ª feira passada com 880 visitantes.

Obrigado por acreditarem e ajudarem a crescer este projecto.
Abraços & Beijinhos
Beba Água

Os melhores Infantis e Juvenis

Terminam assim as duas votações com mais afluência de sempre, no total houve perto de 3000 votos! “Quais os melhores nadadores Infantis e Juvenis da época 2005/2006?” era a pergunta.

Em Infantis a grande vencedora foi Eduarda Malheiro Neves do Braga com 552 votos (38%). Ela nesta época foi por sete vezes medalhada no Nacional de Verão (3ouros, 3pratas e 1bronze) e no Zonal Norte (5ouros e 2pratas). (Ver Votação completa INF)

Em Juvenis o grande vencedor foi Rui Filipe Costa do Guimarães com 486 votos (30%). Ele nesta época foi por 5 vezes medalhado no Nacional de Verão (4ouros e 1bronze) e por 4 vezes no Nacional de Inverno (4ouros). Mas o maior destaque foi para os 4:06.22 na final A absoluta do Nacional de Verão onde se classificou em 4º e obteve um recorde nacional. (Ver Votação completa JUV)

quinta-feira, setembro 21, 2006

Apresentação da Taça do Mundo de Setúbal

A Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal vão realizar uma Conferência de Imprensa de apresentação da Taça do Mundo de Águas Abertas de Setúbal, a última etapa do circuito mundial de 2006, e a primeira prova desta natureza que se organiza em Portugal.

A conferência de imprensa realiza-se no dia 26 de Setembro (terça-feira), às 18h00, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, na Ajuda. A apresentação contará com as presenças do presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente do COP; José Vicente Moura.

Na conferência será entregue um dossier de imprensa com informações sobre a Taça do Mundo que se realiza no dia 15 de Outubro e estarão presentes alguns dos nadadores portugueses que vão participar no evento, o presidente do comité organizador e o director da prova.

A Taça do Mundo de Setúbal contará com a presença dos melhores nadadores da modalidade, incluindo Campeões da Europa, do Mundo, e líderes actuais do Ranking.A especialidade de Águas Abertas faz parte do Programa Olímpico já a partir de Pequim2008. (Texto FPN On-Line)

Etiquetas:

Natação fora de água

Parece agora é moda lá para os lados de Santarém as equipas fecharem portas por problemas causados directa ou indirectamente pelas Câmaras Municipais…

Primeiro foi a vez do ALDESP fechar, uma vez que a Empresa Municipal de Desporto foi agregada com a da Cultura e decidido não gastar dinheiro com uma equipa de competição. Ver assunto no blog da própria equipa.

Agora é a Escola de Natação de Santarém que provavelmente terá de fechar portas uma vez que a outra equipa da cidade - Empresa Municipal Scalabisport – lhes anda a fazer a vida negra. As taxas a pagar por uma são ZERO e pela outra são 17,5 euros/hora por pista (10 mil euros por ano). Qual o futuro desta equipa histórica e fundadora da ANDS?

Parágrafo retirado por solicitação do CNLA.
Esperemos que problemas destes não se alastrem pelo país…

quarta-feira, setembro 20, 2006

Travessia dos Templários

Decorre este domingo a penúltima etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas (apenas a prova de 5.000 metros) em simultâneo com a derradeira etapa do Circuito Vale do Tejo de Águas Abertas (conta tanto os 1.500 metros como os 5.000 metros). A prova chama-se Travessia dos Templários e esta será já a sua 18ª edição.

Ainda sem as pontuações confirmadas relativas à prova da Queimadela, ao não esclarecimento sobre se Arseniy Lavrentyev conta ou não para o circuito nacional e se Ana Paula Grilo por ser master leva zero pontos na prova do ultimo domingo, o BA opta por não divulgar por enquanto as classificações provisórias do Circuito Nacional de Águas Abertas.

Relativamente ao Circuito Vale do Tejo de Águas Abertas e embora a ANDS tenha “ameaçado” com as relativas classificações parciais, seguidamente apresento as minhas contas:

- Pontuação Masculina / Pontuação Feminina
- Informação sobre refeições
- Start List: 1.500metros / 5.000metros

Etiquetas:

Brendan Hansen é o Atleta do Ano

Esta condecoração foi feita pela “USA Swimming” em Dearborn, Michigan no United States Aquatic Sports Convention no passado sábado.

Este ano de 2006 foi extraordinário para este nadador de 25 anos que bateu 3 recordes do mundo em piscina longa, dois no US Nationals (100B e 200B) e um nos Pan-Pacificos (200B) e ainda obteve 3 títulos nos Pan-Pacificos (100B, 200B e 4x100E).

Os outros nomeados nesta categoria foram: Michael Phelps, Aaron Peirsol, Katie Hoff, Amanda Weir e Kate Ziegler. Foram ainda galardoados, Chip Peterson e Erica Rose pelo seu desempenho nas Águas Abertas.

terça-feira, setembro 19, 2006

4 Semanas para Setúbal

A 15ª etapa do Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2006 realizada em Belém, Brasil no domingo passado foi ganha pela alemã Britta Kamrau (actual tri-campeã mundial do circuito) e pelo americano Mark Wakentin, numa prova de 10km mas com corrente muito forte a favor.

Na prova feminina, Angela Maurer, outra alemã, ficou com o 2º lugar da prova deixando o lugar mais baixo do pódio para a atleta da casa Ana Marcela Cunha.

Na prova masculina, Wakentin venceu a prova mesmo perdendo-se nos momentos finais. Em segundo classificado ficou o actual octa-campeão do circuito mundial, o búlgaro Peter Stoychev e em 3º o francês Stephane Gomez. O brasileiro Luiz Lima acabou por perder o pódio na chegada ao sprint, tendo-se contentado com o 4º lugar.

A próxima etapa será em Xin Jinhe, China, a 24 de Setembro, numa extensão de 10km.

FEM: 1. Britta Kamrau-Corestein GER 1h28:19, 2. Angela Maurer GER 1h28:51, 3. Ana Marcela Cunha BRA 1h30:51.
MAS: 1. Mark Warkentin USA 1h26:49, 2. Petar Stoychev BUL 1h27:55, 3. Stephane Gomez FRA 1h27:55.

- Recta Final do Circuito / Página Oficial de Setúbal

Etiquetas:

Massimiliano Rosolino

De deixar qualquer um embananado… (Ver vídeo)

Rosolino nasceu a 11 de Julho de 1978 (28 anos) em Nápoles e teve como ponto alto da sua já longa carreira o título de campeão olímpico nos 200E em Sydney. Nesta mesma competição foi ainda prata e bronze nos 200L e 400L, respectivamente. Em Atenas 2004, foi bronze na estafeta italiana de 4x200L. Em Campeonatos do Mundo, venceu o ouro nos 200E e a prata nos 4x200L em Fukuoka 2001. Venceu ainda a prata nos 200L em Perth 1999 e o bronze nos 200E em Barcelona 2003.

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 18, 2006

1ª Travessia António Bessone Basto

Esta competição foi composta por duas provas distintas, sendo uma de 3.500m (Prova Aberta com partida na Praia de Caxias, percurso ao longo do Rio Tejo e chegada à Praia de Santo Amaro de Oeiras), e outra de 7.000 (Prova Elite com partida na Praia de Algés, percurso ao longo do Rio Tejo e chegada à Praia de Santo Amaro de Oeiras).

Os grandes vencedores foram:
Prova Elite: 1º Arseniy Lavrentyev (SAD); 2º Duarte Mourão (SAD); 3º Duarte Mendonça (Individual); 4º Nuno Vicente (CNTN); 5º João Araújo (GDNVNF); 1ª Ana Grilo (UDCA); 2ª Amélia Fernandes (VTSC); 3ª Marta Vilar (SAD)
Prova Aberta: 1º Hugo Ribeiro (CFV); 2º Paulo Araújo (GDNVNF); 3º Gonçalo Pereira (CNLA); 1ª Soraia Ribeiro (CFV); 2ª Ana Boavista (CNLA); 3ª Joana Santa (Individual)

Atenção que estas classificações estão sujeitas a confirmação uma vez que os resultados oficiais ainda não estão disponíveis.

De qualquer forma é de apresentar uma palavra de apreço à C.M. Oeiras pela realização desta prova depois do ensaio que no ano passado entre o Bugio e a Marina de Oeiras. De qualquer forma existem arestas a limar: os atletas da prova mais curta queixaram-se de pouca orientação da organização na sua prova em detrimento do total empenho na prova longa. Os prémios monetários estavam destinados apenas para a classificação absoluta em vez de se dividirem por masculinos, femininos e absolutos. Esta situação motivou Ana Paula Grilo a não se apresentar no pódio como 1ª feminina. Situação a lamentar, uma vez que a atleta até se encontrava presente.

Etiquetas:

Campeonatos Africanos – 6º Dia

Mesmo com a selecção júnior a África do Sul dominou os Campeonatos Africanos de 2006 com a obtenção de um total de 37 medalhas (19ouros, 10pratas e 8bronzes). No segundo lugar ficou a Argélia com 25 medalhas (8ouros, 9pratas e 8bronzes) seguida de perto pela Tunísia com 20 medalhas (5ouros, 9pratas e 6bronzes).

Os vencedores do sexto dia foram:
400L FEM – Leone Vorster, África do Sul, 4:17.44
50L MAS – Salim Iles, Argélia, 22.65
50L FEM – Sarra Chahed, Tunísia, 27.13
200M MAS – Ahmed Salah, Egipto, 2:02.95
200E FEM – Tamaryn Laubscher, África do Sul, 2:21.76
100C MAS – David Dunford, Quénia, 58.17
4x100E FEM – L. Kemp, T. Laubscher, E. Werth e L. Vorster, África do Sul, 4:18.74

De referir que ainda hoje decorrerá a prova de águas abertas na extensão de 5km.

- Página Oficial do Torneio / Resultados Completos

sábado, setembro 16, 2006

Na Baía de Cascais…

Um total de 98 nadadores (5 dos quais atletas de triatlo que participaram extra-competição) participaram esta manhã na Prova de Mar da Baía de Cascais organizada pela ANE e pela ANL, inserida na Semana da Mobilidade da C.M. de Cascais.

Nem a água fria nem a quantidade de barcos que estavam ancorados na zona da prova conseguiram intimidar os atletas para mais este momento de prazer e convívio entre os amantes das provas de águas abertas, assim como o regresso deste tipo de provas à Baía de Cascais.

Os grandes vencedores foram Duarte Mendonça (Individual, 31 anos) e Ana Paula Grilo (UDCA, 37 anos) que assim levaram como prémios um fim-de-semana no Hotel Estoril Eden. Os restantes lugares dos pódios absolutos foram completados por Nuno Vicente (CNTN, 27 anos, 2º), Daniel Viegas (CNA, 23 anos, 3º), Joana Santa (Individual, 14 anos, 2ª) e Ana Catarina Boavista (CNLA, 16 anos, 3ª). De destacar ainda o 4º lugar masculino de João Paulo Paias (CNLA, 14 anos) que fez toda a prova com os atletas da frente, ficando a apenas 11 segundos do 1º.
Por equipas o grande vencedor foi o Clube de Campismo Luz e Vida do Seixal com 138 pontos, relegando o ABVE e a ANE para o 2º e 3º lugares com 85 e 77 pontos respectivamente.

- Resultados Completos / Fotos
- Vídeos: Partida / Chegadas: Grupo1 / Grupo2 / Grupo3 / Grupo4

Etiquetas: ,

Campeonatos Africanos – 4º e 5º Dias

Depois do penúltimo dia de competições a África do Sul cimentou o seu domínio com a obtenção de um total de 28 medalhas (15ouros, 6pratas e 7bronzes). No segundo lugar aparece agora a Argélia com 21 medalhas (7ouros, 7pratas e 7bronzes) seguida de perto pela Tunísia com 17 medalhas (4ouros, 8pratas e 5bronzes).

Os vencedores do quarto e quinto dias foram:
50C FEM – Lehesta Kemp, África do Sul, 30.96
50C MAS – Jason Dunford, Quénia, 26.83
100M FEM – Elzanne Werth, África do Sul, 1:02.57
200B MAS – Sofiane Daid, Argélia, 2:17.67
100B FEM – Tamaryn Laubscher, África do Sul, 1:11.84
4x100L MAS – N. Kebbab, B. Djendouci, N. Benabid e S. Iles, Argélia, 3:28.15
1500L FEM – Shrone Austin, Seicheles, 17:07.28
50B FEM – Tamaryn Laubscher, África do Sul, 33.33
50M MAS – Salim Iles, Argélia, 24.75
200M FEM – Sarah Hadjabderahmane, Argélia, 2:16.72
200E MAS – Taki M’Rabet, Tunísia, 2:06.84
200C MAS – David Dunford, Quénia, 2:06.48
4x100E MAS – S. Rogers, T. Moeketsane, F. Venter e S. Harris, África do Sul, 3:46.52

- Página Oficial do Torneio / Resultados Completos

sexta-feira, setembro 15, 2006

Travessia António Bessone Basto

A travessia é já no domingo, e está integrada no Circuito Nacional de Águas Abertas. É constituída por duas provas distintas, sendo uma de 3.500m (Prova Aberta), e outra de 7.000 (Prova Elite).

Muitos atletas ainda não sabem como se deslocar para os locais de partida, por isso mesmo a Câmara Municipal de Oeiras e a ANL disponibilizaram a seguinte informação:
- Estacionamento Algés / Estacionamento Caxias / Percursos das Provas

- Mais informações (Horários, Regulamento e Prémios)

Etiquetas:

Campeonatos Africanos – 3º Dia

Depois de no segundo dia ter assumido o domínio a África do Sul, mesmo com a segunda equipa, reforçou a liderança das medalhas com 16 (10ouros, 2pratas e 4bronzes). Seguem-se a Tunísia com 12 medalhas (3ouros, 7pratas e 2bronzes) e a Argélia, que foi a mais medalhada do dia, com 11 medalhas (3ouros, 3pratas e 5bronzes).

Os vencedores do terceiro dia foram:
50B MAS – Thabang Moeketsane, África do Sul, 28.95
100L MAS – Nabil Kebbab, Argélia, 50.57 - saiba mais sobre o atleta: 1 / 2
100C FEM – Lehesta Kemp, África do Sul, 1:04.93
200C MAS – David Dunford, Quénia, 2:06.48
800L MAS – Mohamed Magdy, Egipto, 8:21.12
4x100L FEM – E. Werth, T. Laubscher, L. Kemp and L. Vorster África do Sul, 3:55.85

- Página Oficial do Torneio / Resultados Completos

Federica Pellegrini: grandes mudanças

Mais uma mudança de clube de uma grande atleta. Há uns tempos noticiei a mudança de Jodie Henry, depois foi a vez de Laure Manaudou, agora chega a vez da italiana medalha de prata em Montreal e Atenas nos 200L, Federica Pellegrini de ainda 18 anos.

- Tradução do artigo publicado no siteNoticias Natacion” no dia 09-09-2006 (por Duarte Mendonça)

quinta-feira, setembro 14, 2006

Campeonatos Africanos – 2º Dia

Depois de a Tunísia ter saído na frente na contagem de medalhas no 1º dia, ontem a África do Sul passou para a frente com 11 medalhas (7ouros, 1prata e 3bronzes). Seguem-se a Tunísia com 9 medalhas (3ouros, 5pratas e 1bronze) e a Argélia com 6 medalhas (2ouros, 3pratas e 1bronze).
Os vencedores do segundo dia foram:
50M FEM – Elzanne Werth, África do Sul, 28.57
200L MAS – Nabil Kebbab, Argélia, 1:52.05
200L FEM – Leone Vorster, África do Sul, 2:01.92
400E MAS – Stuart Rogers, África do Sul, 4:31.48
200B FEM – Tamaryn Laubscher, África do Sul, 2:32.64
800L FEM – Maroua Mathlouthi, Tunísia, 8:57.69
4x200L MAS – M. Hamama, R. Djendouci, N. Benabid e N. Kebbab, Argélia, 7:45.32

- Página Oficial do Torneio / Resultados Completos

Circuito Madeira – Machico

Decorreu no passado dia 10 de Setembro em Machico a 3ª etapa do 5º Circuito de Mar da Madeira. A prova teve a distância de 1000 metros e contou com 101 participantes.

Os grandes vencedores foram Duarte Mendonça (Individual) e Sara Cerdas (CNF). Mendonça que no dia anterior tinha ficado em 4º na prova dos 10km do 4º Callenge Open Water, mostrou estar mais forte que todos os outros adversários repetindo a vitória de dia 20 de Agosto na prova do Funchal/Barreirinha. Cerdas repetiu o resultado da última prova, vencendo de novo Fabiana Quintal (CDN).

O Circuito continua nos dias 24 de Setembro em Santa Cruz e termina a 1 de Outubro em Câmara de Lobos

- Classificação Geral

quarta-feira, setembro 13, 2006

36km entre Capri e Nápoles

Yuri Kudinov (RUS) e Angela Maurer (GER) foram os grandes vencedores da Maratona Aquática de 36km entre a Ilha de Capri e a cidade de Nápoles em pleno Mar Mediterrâneo que contava para a Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2006 (14ª etapa de 19).

O russo que no recente mundial tinha ficado com o 2º lugar na prova dos 25km superiorizou-se ao francês Stephane Gomez por 9 segundos e ao italiano Andrea Volpini por 52 segundos numa travessia de mais de 7 horas.

A alemã que nesses mesmos campeonatos tinha sido a vencedora dos 25km voltou a dominar as grandes distâncias e venceu com 1m24s de avanço sobre a compatriota Britta Kamrau-Corestein. A russa Natalia Pankina ficou com o 3º lugar mas já a 16m11s de Angela Maurer. De destacar a grande prestação das duas alemãs que terminaram em 5º e 6º da geral logo atrás do “enorme” egípcio Mohamed El Zanaty (2º do ranking da Taça do Mundo).

- Classificações: Capri-Nápoles / Circuito

Etiquetas:

Campeonatos Africanos em Dakar

Começaram ontem em Dakar, Senegal, os Campeonatos Africanos que decorrem até dia 17 de Setembro. As nações mais vencedoras deste primeiro dia foram a Tunísia com um total de 5 medalhas (2ouros, 2pratas e 1bronze) e a Africa do Sul com 4 (3ouros e 1bronze).

Os vencedores do primeiro dia foram:
400L MAS - Ahmed Mathlouthi, Tunisia, 3:58.75
100L FEM - Leone Vorster, Africa do Sul, 57.67
100B MAS - Thabang Moeketsane, Africa do Sul, 1:03.39
400E FEM - Maroua Mathlouthi, Tunisia, 4:55.58
100M MAS - Jason Dunford, Quénia, 53.88
4x200L FEM – L. Vorster, E. Werth, L. Smyth e T. Laubscher, Africa do Sul, 8:36.20

- Página Oficial do Torneio / Resultados Completos

terça-feira, setembro 12, 2006

Transferências 2006/2007

Já aqui tentei falar do problema de uma mesma competição se passar em épocas desportivas diferentes, mas o tema não pegou. Sendo que a nova época (2006/2007) se inicia a 1 de Outubro e uma vez que tive vários pedidos de curiosos para falar sobre transferências…

Já se falou da hipótese de Diana Gomes de Tiago Venâncio irem para o SLB, mas cada vez parece menos provável. Também se falou que Alexandre Agostinho poderia sair para uma equipa de Lisboa o que até motivou um desmentido público do próprio.

As grandes certezas para a próxima época são os super reforços brasileiros do Louletano. Por outro lado também estão garantidas as saídas de Ricardo Filipe para o SLB e a desistência de João Rito.

Relativamente aos grandes de Lisboa, SAD e CNA, alguns reforços estão já garantidos. No SAD o mais sonante será sem duvida Frederico Lima, que leva ainda a sua irmã. E ainda a hipótese do regresso de Diana Chaves – seria a loucura nas piscinas!
No CNA, as certezas Susana Miguel, Catarina Fabiana e Francisco Silvério, mostram que estiveram bastante atentos neste defeso. Em sentido contrário está Filipe Alves em direcção do CNRM.

A norte, o Famalicão reforça-se e bem com Hugo Seco e o FCP com Francisco Quintal e Alexandra Oliveira e a esperança do retorno de Luís Monteiro, pelo menos até ao nacional de clubes. Depois da saída de Zé Nando do LSC, Márcia Freitas está já confirmada no Braga e Ricardo Rego bem que poderá ir pelo mesmo caminho, situação a confirmar nos próximos dias.

Pelo Alentejo, as grandes mudanças passam pela extinção da equipa de competição do VGAC e a passagem da maior parte dos atletas para o CNLA.

- Quadro de Transferências

Destaques do Troféu Brasil

Para os portugueses o destaque foi claramente o bi-campeonato de Sara Oliveira nos 100M e 200M, mas além dos tempos realizados nesses primeiros dias há ainda a destacar os 3 novos recordes sul-americanos.

Nos 100B por Felipe Lima com 1:01.56 retirando o máximo a Henrique Barbosa (1:01.65).
Fabiola Molina, mesmo aos 31 anos continua a dar cartas (ela que se fala que poderá reforçar a equipa do Louletano para a próxima época) e melhorou o seu próprio recorde dos 100C de 2004 (1:02.99) em 1:02.63.
A equipa do Pinheiros voltou a bater um recorde, desta feita nos 4x100E. Leonardo Guedes, Felipe Lima, Fernando Silva e César Cielo nadaram em 3:39.30 melhorando o máximo de Alexandre Massura, Marcelo Tomazini, Fernando Scherer e Gustavo Borges de 1999 de 3:40.27.

Embora sem recordes individuais, César Cielo foi o destaque da competição. Ele venceu 5 provas e nos 100L teve duas performances que o Brasil nunca tinha assistido. Nas eliminatórias dos 100L nadou em 48.83 e na final retirou ainda um centésimo de segundo, fazendo assim o melhor tempo da história em solo brasileiro (7º melhor do mundo em 2006 e 16º melhor do mundo de sempre). Recorde-se que o recorde sul-americano pertence a Fernando Scherer desde 1998 com 48.69.

segunda-feira, setembro 11, 2006

342 no maior Challenge de sempre

O destaque vai direitinho para a comparência de 342 atletas e de quase 1000 pessoas no 4º Challenge Open Water 10km. Na sua 4ª edição a prova já se tornou num marco e é aqui que todos querem participar, é aqui que muitos fazem a sua estreia em águas abertas e outros nas longas distancias – mais de 100 atletas completaram os 5km! E a manhã de sábado até começou com chuva, mas à medida que a festa e as provas iam aquecendo, o sol apareceu.
Com tantas presenças a organização, optou e bem, por fazer desenrolar a prova dos 1500 metros e só depois a dos 10km e 5km, tudo por motivos de logística e de segurança. Houve atrasos, mas foi para o bem de todos.
Com o final da prova dos 10km deu-se início à 1ª edição do Challenge Kids que se destinava exclusivamente a crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, com o objectivo de começar desde cedo a fomentar o contacto com as Águas Abertas.

REPORT 10KM
Partida muito forte de Duarte Mendonça que teve frutos logo nos primeiros 1000 metros, com a maior parte do grupo a descolar e a ficar restrito a 3 elementos: Duarte Mendonça, Duarte Mourão e Arseniy Lavrentyev. Numa trajectória paralela seguia Nuno Vicente e Pedro Oliveira. Já praticamente aos 2000 metros e na entrada do braço principal do rio, Nuno Vicente recolou aos 3 da frente deixando para trás Pedro Oliveira.
Até aos 4500 metros Mendonça continuou sempre na frente com variados esticões e mudanças de direcção tentando com isso fazer descolar dos restantes elementos do grupo. No primeiro abastecimento de Mendonça perto dos 4500 metros, Vicente que tinha abastecido um pouco antes sem parar, atacou na chegada à primeira bóia, mas sem qualquer intenção de se isolar, mas apenas de atrapalhar o abastecimento dos restantes.
Nesta altura Pedro Oliveira e Paulo Araújo seguiam o grupo da frente à vista, mas já a mais de 2 minutos. Daniel Viegas vinha de seguida juntamente com Miguel Arrobas e Hugo Ribeiro tentando recolar aos dois que estavam à sua frente.
Os da frente na segunda metade da prova acabaram por nadar mais rápido que na primeira (1h01 Vs 1h04), novamente com Mendonça a assumir a liderança com muitas mudanças de ritmo até à entrada no braço principal do rio. De referir que Mendonça chegou a parar duas vezes com o intuito de obrigar Mourão a passar para a frente, mas este sempre se recusou.
Á entrada do braço principal do rio, Mendonça optou por uma trajectória muito à direita e levou na cola Mourão e Lavrentyev. Vicente decidiu atacar numa trajectória mais rectilínea ganhando com isto alguma vantagem (faltavam 2500 metros para o final).
Seguidamente Mourão e Lavrentyev decidiram sair da cola de Mendonça e recolaram em Vicente. A cerca de 1500 metros para o final estes 3 atletas passaram a nadar a par, ficando Mendonça na sua cola, mas em dificuldades para manter o ritmo.
Aos poucos Mendonça foi descolando e percebeu-se que a vitória iria sorrir a um dos 3: Mourão, Lavrentyev e Vicente. No sprint final Lavrentyev (2h05m48s) levou a melhor sobre o seu colega de equipa – Mourão (2h05m52s), e relegando para o mais baixo lugar do pódio Vicente (2h05m57s).
Mendonça (2h09m02s), entretanto teve de encostar à margem para retirar uma cãibra mas sempre a controlar o 5º lugar que era Viegas (2h14m48s) que com uma segunda parte muito melhor que a primeira passou Oliveira e Araújo.

PROVA 5KM
O grande vencedor foi João Araújo, do Famalicão, seguido de Francisco Freitas (Pimpões) e David Grachat (GesLoures). Em femininos Ana Paula Grilo, da UDCA cortou a meta primeiro (só atrás dos 2 primeiros masculinos), seguida da triatleta Anais Moniz (Belenenses) e de Daniela Inácio (Belenenses).

PROVA 1,5KM
O grande vencedor foi David Gorgulho, do CNLA, que ao sprint bateu o seu colega de equipa João Paias. O individual João Castro ficou em 3º. Em femininos o primeiro posto foi alcançado por Ana Catarina Boavista (CNLA), enquanto a 2ª posição foi para Ana Mafalda Oliveira, do CNMaia, e o terceiro lugar para Ana Rita Oliveira, do CNTN.

- Resultados Completos
- FPN On-Line: Report / Fotos: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9 / 10 / 11 / 12
- Fotos: Pódio 1.500 / Pódio 5.000 / Pódio 10.000 / Grandes Vencedores / Malucos dos 10km
- Vídeos 1.500: Pré-Partida / Partida / Chegada
- Vídeos 5.000: Partida / Chegada1º / Chegada2º / Chegada3º / Chegada4º / Chegada5º
- Vídeos 10.000: Partida / Chegada Primeiros / Chegada4º

Etiquetas: ,

domingo, setembro 10, 2006

Prova de Mar da Baía de Cascais

Vai realizar-se já no próximo dia 16 de Setembro de 2006, pelas 10h30, mais uma prova de águas abertas, desta feita a Prova de Mar da Baía de Cascais, a qual terá lugar na praia da Ribeira (vulgarmente conhecida por praia dos pescadores), em Cascais.

Com organização da Associação de Nadadores dos Estoris (ANE) e Associação de Natação de Lisboa (ANL), pretende-se que seja mais uma excelente oportunidade para incrementar o interesse pelas provas de águas abertas, aproveitando as excelentes condições que a Costa de Cascais oferece para uma excelente competição. Adicionalmente esta prova será inserida na Semana da Mobilidade que terá esta praia como palco.

- Regulamento / Fichas de Inscrição

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 08, 2006

Sara Oliveira campeã no Brasil

A nadadora portista Sara Oliveira classificou-se em 1º lugar nos 100M do 46º Campeonato Brasileiro Absoluto, mais conhecido como Troféu Brasil, com o tempo de 1:01.20 repetindo assim o tempo obtido nas eliminatórias. Uma excelente indicação uma vez que a sua melhor marca de sempre e que é recorde nacional absoluto é de 1:00.95. A competição vai decorrer até ao próximo dia 10 de Setembro, no Rio de Janeiro.

Recorde-se que a atleta se encontra transitoriamente a representar o Esporte Clube Pinheiros, clube da cidade de S. Paulo, na qual se situa a universidade onde esteve a estudar durante os últimos 6 meses.

Destaque ainda para os recordes sul-americanos obtidos até agora nestes campeonatos: Tiago Pereira 2:14.64 nos 200B melhorando o seu próprio recorde de 2:15.63; Artur Rocha 25.91 nos 50C batendo o máximo de Pablo Martin e Alexandre Massura que era de 26.00; Gabriella Silva que nas eliminatórias dos 100M fez 1:00.92 melhorando o também seu máximo sul-americano de 1:01.13; estafeta de 4x50L do Pinheiros com 1:29.11 com Fernando Silva, César Cielo, Jader Souza e Nicholas Santos a roubar o recorde de Scherer, Borges, Gueraldi e Jayme de 1:29.31.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Organograma definido

O teor do Comunicado FPN 20/2006 de 31/7, no seu ponto 5º adiantava os pressupostos subjacentes à necessidade de reestruturação funcional do Departamento Técnico da FPN, resultante da saída próxima do Director-Técnico Nacional (DTN) e de alguns elementos afectos à Estrutura, nos quais assentou a deliberação da Direcção da FPN, em reunião de 25/7, de suspender a figura orgânica de Director-Técnico, passando a adoptar para o Departamento Técnico – até final do corrente mandato.

Sabe-se ainda (ouvi por aí) que o lugar ainda em aberto para Treinador Nacional Júnior era para ser do Treinador do Clube de Natação de Rio Maior, Vladimir Yebgueny Smirnov, mas que o próprio recusou. Faltam também preencher os lugares de Director Geral e Director Executivo.

- Circular FPN Nº 42-06 / Organograma funcional do Departamento Técnico

Recta Final

Faltam 6 etapas e 5 semanas para o final da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2006 que terá como local de final de festa, Setúbal. A próxima prova é a já mítica Capri-Nápoles com 36 quilómetros que liga uma das Ilhas Italianas ao Continente numa travessia nas águas quentes do mediterrâneo (25º) com um cenário espectacular e que termina na baía de Nápoles onde recentemente se desenrolou o Campeonato do Mundo de Águas Abertas.

As próximas provas:
- 9 Setembro Itália Capri-Nápoles 36km
- 17 Setembro Brasil Belém 10km
- 24 Setembro China Xin Jinhe 10km
- 1 Outubro Hong Kong Repulse Bay 10km
- 8 Outubro Singapura 10km
- 15 Outubro Portugal Setúbal 10km

- Classificações da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2006 (13 provas)

Etiquetas:

Circuito Madeira – Ponta do Sol

Decorreu no passado dia 3 de Setembro em Ponta do Sol a 2ª etapa do 5º Circuito de Mar da Madeira. A prova teve a distância de 1600 metros e contou com 69 participantes.

Os grandes vencedores foram Luís Pinto (CDN) e Sara Cerdas (CNF), eles que na primeira prova deste circuito tinham estado bastante discretos com classificações bem mais modestas – 25º e 3ª.

O Circuito continua nos dias 10 de Setembro em Câmara de Lobos, depois a 17 de Setembro em Machico e termina a 24 de Setembro em Santa Cruz.

- Classificação Geral

quarta-feira, setembro 06, 2006

Esclarecimento de Alexandre Agostinho

Seguidamente publico uma carta aberta de Alexandre Agostinho que serve de esclarecimento aos muitos boatos que recentemente têm assolado a comunidade aquática:

Nos últimos dias tem se ouvido rumores de que iria estudar para Lisboa e por consequência iria representar este ou aquele clube. Desde então, amigos, nadadores e mesmo dirigentes têm-me “bombardeado” com telefonemas e mensagens para saber se é verdade. Para desfazer essas dúvidas, de uma vez por todas, resolvi esclarecer a comunidade aquática.

Não irei estudar para Lisboa este ano, nem nunca pensei ir (pelo menos nos próximos anos), até porque me falta muito pouco tempo para acabar o curso pelo qual me interesso bastante. Para além do mais sinto-me bastante feliz em representar o Portinado, clube pelo qual sempre pratiquei natação e que continuo a achar que me oferece todas as condições para continuar a evoluir como tem acontecido durante os últimos anos.

Concluindo tudo o que ouviram durante os últimos dias é mentira!

Abraços
Alexandre Agostinho

Guimarães em força

São quilómetros e mais quilómetros e com a equipa completa. Na Queimadela estiveram presentes com 13 atletas, em Sines (a 500 quilómetros de “casa”) estiveram presentes com 16. Em ambas provas venceram as classificações colectivas. No próximo fim-de-semana serão mais 350 quilómetros…

Na semana da véspera do 4º Challenge Open Water onde o 1º classificado por equipas arrecadará 400 euros o Vitória Sport Clube já garantiu 40 inscrições (3 nos 10km, 8 nos 5km, 8 nos 1.5km e 21 nos Kids). Veremos se conseguem bater a concorrência…