terça-feira, outubro 31, 2006

Vídeos da Taça do Mundo de Setúbal

A reportagem televisiva de 30 minutos sobre a Taça do Mundo de Águas Abertas e a Travessia da Baía do Sado, provas que se realizaram em Setúbal no dia 15 de Outubro, está disponível na secção de vídeos, repartida por 12 clips.
A reportagem foi emitida nos canais “2:” e na “TV Record”, da TV Cabo, nos dias 21 e 22 de Outubro. Os 12 clips abrangem toda a reportagem emitida. (Info FPN On-Line)

Etiquetas: ,

Eleições ANDS

Realizou-se no dia 28 de Outubro na Sede da ANDS a Eleição da Mesa da Assembleia-Geral e Órgãos Sociais da Instituição para o biénio 2007/2008.

O novo presidente da Associação é João Luís da Silva Loureiro, ex-delegado do CLAC e militar de profissão. O presidente da Assembleia-Geral continua a ser António Paiva, actual presidente da Câmara Municipal de Tomar. Na presidência do Concelho Jurisdicional temos José Trincão Marques, reconhecido advogado da zona centro. No Concelho Fiscal temos como vogal o actual delegado do CNTejo, José Afonso, sobejamente conhecido no meio regional por um dos maiores animadores das competições.

- Novos Corpos Sociais da ANDS

segunda-feira, outubro 30, 2006

FINA elogia Taça do Mundo de Setúbal

Flavio A. Bomio, delegado da FINA na Taça do Mundo de Águas Abertas que se realizou em Setúbal no dia 15 de Outubro, considerou que a prova “foi um dos eventos mais bem organizados em que estive presente” no relatório que apresentou ao organismo internacional.

O responsável elogiou a prova – o equipamento de “transponder”, a zona da partida e chegada, a disponibilização de salas para atletas e secretariado, o pódio para entrega de prémios, bem como a elevada assistência e a animação proporcionada aos espectadores.

Em relação à organização que antecedeu a competição, Flávio Bomio destacou o sistema de transportes para os treinos, a disponibilização de duas piscinas e da praia para treino, a documentação entregue aos atletas e a reunião técnica realizada no dia anterior à prova.

Etiquetas:

Não se podem aldrabar os resultados

Duarte Mendonça teria sido o vencedor do Circuito de águas abertas não fosse a Federação anular as classificações da Queimadela. O madeirense fala em atropelos à verdade desportiva e de perseguição pessoal.

A polémica decisão de anular as classificações da Barragem da Queimadela, em Fafe, primeira prova do Circuito Nacional de águas abertas, por alegadas anomalias, fez com que o título mudasse para as mãos de Arseniy Lavrentyev (Algés), depois de ao longo da competição já terem sido alterados os regulamentos.

Duarte Mendonça (Individual da AN Madeira), principal prejudicado neste processo – seria o vencedor do Circuito –, enviou uma carta a Paulo Frischknecht, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), a que o NORTE DESPORTIVO teve acesso, queixando-se, entre muitos pontos, de atropelos à verdade desportiva, violação do Regulamento e de perseguição pessoal. Pediu que a mesma fosse reencaminhada para o Conselho Jurisdicional.“Esta sequência é digna de um circo e própria de quem não sabe muito bem o que anda a fazer.

Para além de denotar uma tremenda atrapalhação, inquestionável incompetência, evidente falta de rigor e total desrespeito pelos atletas, árbitros, técnicos, dirigentes, patrocinadores, colaboradores e entidades envolvidas, constitui um absoluto atropelo regulamentar pela competição”, pode ler-se na missiva.A O NORTE DESPORTIVO, Duarte Mendonça, que tem sido alvo de processos disciplinares, diz que não compreende que se demore três semanas para se tomar uma decisão – a prova realizou-se a 2 de Setembro e a anulação da mesma verificou-se apenas no dia 25.

Segundo o madeirense, durante a prova de Castelo do Bode, a 9 de Setembro, alguns nadadores podiam já saber que os resultados da Queimadela seriam anulados: “Eu arrancava, eles arrancavam. Eu parava, eles paravam. Não é uma atitude normal para quem supostamente está atrás na classificação. Já deviam saber que os resultados seriam anulados”.Duarte Mendonça vai mais longe: “Isto é uma decisão pessoal do presidente. É uma perseguição ao atleta Duarte Mendonça. Mas eu com isso convivo bem. Não se podem é aldrabar resultados desportivos”.
(In o Norte Desportivo)

- Carta de Duarte Mendonça ao Presidente da FPN
Adenda ao post acima (03-11-2006)
Na sequência da carta de Duarte Mendonça anteriormente apresentada, a FPN no Comunicado 26/06 apresenta no ponto 5 – Disciplina, o seguinte texto:
A Direcção da FPN, na sua reunião de 23Out06, decidiu instaurar um Processo disciplinar ao Atleta Duarte Bruno Alves Mendonça, face ao teor de afirmações feitas um ofício recebido pelos Serviços da Federação Portuguesa de Natação.

Etiquetas: ,

domingo, outubro 29, 2006

Teste nocturno positivo

Os nadadores Nuno Vicente e Miguel Arrobas fazem um balanço bastante positivo da experiência de nadar às escuras que realizaram sábado à noite, com o objectivo de treinarem para a travessia do canal da Mancha, agendada para o Verão.

"O nosso objectivo foi conseguido, porque conseguimos perceber melhor as condicionantes de nadar à noite", disse Nuno Vicente à Agência Lusa, acrescentando que "nadar às escuras é um desafio ainda maior".

Os dois nadadores tinham previsto um percurso de 15 quilómetros na albufeira da Barragem do Castelo de Bode, mas acabaram por nadar apenas 11 quilómetros, "devido ao atraso na partida", referiu Nuno Vicente. A chuva que caiu nos últimos dias, permitiu aos dois nadadores experimentarem a sensação de nadar em condições adversas, originadas pela existência vários objectos à tona e em água mais fria que o normal.

"A água estava mais fria que o normal, a cerca de 19 graus, e tinha muitas cascas de árvores e troncos, trazidos pelas chuvas dos últimos dias. Chegámos mesmo a chocar com um tronco com cerca de dois metros", explicou. Para mais este teste rumo ao sonho de atravessarem o canal da Mancha, os dois nadadores contaram com o apoio de quatro canoas com oito canoístas e um barco a motor.

A ideia da travessia nocturna, na qual segundo Nuno Vicente, "a sensação de liberdade é ainda maior devido ao facto de praticamente estar a nadar no desconhecido", surgiu porque "é hábito partir durante a noite nas travessias do Canal da Mancha para aproveitar as melhores condições do mar". Nuno Vicente e Miguel Arrobas vão continuar a treinar e a tentar arranjar patrocínios até ao Verão, tendo prevista para Junho a realização da travessia entre as Berlengas e Peniche.
(In Jornal Record On-Line de 29-10-2006)

sexta-feira, outubro 27, 2006

Entrevista a Joana Escária

Entrevista realizada pelo Beba Água (BA) no dia 27/10/2006 a Joana Dias Escária (JE), atleta que acabou de deixar a natação. A jovem nadadora esteve em destaque no Meeting de Bordéus onde bateu o recorde nacional júnior dos 50C.
No Multinations Júnior do Funchal obteve 2 vitórias individuais e um segundo lugar. Foi ainda 3 vezes campeã júnior no nacional de Inverno e duas vezes em absolutos no nacional de Verão. A atleta venceu ainda os 50C no Open de Portugal.
Joana foi desde sempre nadadora do AMINATA – Évora Clube de Natação onde aprendeu a nadar aos 9 anos de idade. Hoje tem 16 anos (nasceu em 31-01-1990), 1.63m, 60kg e estuda no 11º ano de Ciências Sociais e Humanas na Escola André de Gouveia, em Évora.

BA: Já conhecias o blog do Beba Água? Desde quando?
JE: Há cerca de um mês atrás. Foi a Susana Miguel que me disse.
BA: E o que pensas deste espaço?
JE: Acho que é um óptimo blog para quem quer saber mais sobre natação e está muito bem construído e organizado.
BA: Passando rapidamente ao motivo desta entrevista: Vais mesmo desistir da Natação?
JE: Vou
BA: Porquê? Quais são os motivos principais?
JE: Existem vários motivos que me levaram a tomar esta decisão, não foi uma coisa que decidi de um dia para o outro, mas os principais problemas são com o clube e atletas do Aminata e a falta de competição na Associação do Sul.
BA: Achas que a separação da Associação do Sul com a do Algarve prejudicou a natação em Évora e no Alentejo em geral?
JE: Sem dúvida alguma. A natação no Alentejo ficou muito prejudicada. As provas eram com 4 ou 5 clubes e os atletas eram sempre os mesmos… ficou tudo muito repetitivo!
BA: Falaste em problemas com o clube e outros atletas? Estás a falar de dirigentes e treinadores? E de colegas de equipa? Que se passou realmente?
JE: O grupo mudou, eu estava habituada a treinar com os seniores e no ano passado como foram estudar para fora de Évora, desistiram da natação. Então, tive que me adaptar num grupo novo que, em parte por culpa minha, não me consegui integrar. Com o clube de ano para ano comecei a ficar desiludida com a falta de apoio que me davam. Por exemplo, eu nos Nacionais e provas de grande importância onde tinha excelentes resultados e às vezes até batia um recorde nacional, nem recebia os parabéns. Comecei a ficar magoada com o clube.
BA: Mesmo sendo uma das melhores nadadoras de Portugal, várias vezes campeã nacional de escalões e absolutos, não consegues manter a motivação para continuar?
JE: Eu já era para ter desistido no ano passado. Mas, por esses factos que apresentaste, a motivação ajudou-me a completar a época. Mas eu sabia que não aguentava outro ano igual.
BA: O facto de não teres participado no Campeonato Europeu de Juniores em Palma de Maiorca pesou muito nesta decisão?
JE: Teve alguma influência mas não foi muita. Eu sabia que era difícil fazer os mínimos e nas provas em que, supostamente, devia estar em boa forma para tentar alcançar os mínimos nadei com um problema no pulso esquerdo o que me impediu de fazer os treinos como o meu treinador tinha planeado. Por isso eu sabia que ia ser difícil alcançar os mínimos.
BA: Mas tinhas na cabeça tentar obter os mínimos? Esse campeonato era visto como o ponto mais alto da tua carreira?
JE: Claro que eu tinha como objectivo tentar fazer os mínimos. Eu esperava que fosse o ponto mais alto na minha carreira. Nos Europeus de Budapeste do ano anterior, como estava um pouco nervosa pela importância da prova não consegui dar o meu melhor e esperava que nos Europeus de Palma de Maiorca, como já tinha mais experiência pudesse obter excelentes resultados
BA: E sonhavas com objectivos maiores e a longo prazo, já a nível absoluto?
JE: Acho que todos sonhamos com esses objectivos. Por exemplo, sonhando muito alto, ir aos Jogos Olímpicos. Faz bem sonhar alto, faz-nos trabalhar mais. Mas se por acaso não conseguimos alcançar esses objectivos não podemos desanimar, mas sim voltar a tentar. Gostava de participar sempre na Selecção Nacional, e se fosse possível chegar aos 55s a livres e a 1.00s a mariposa, em piscina de 50metros.
BA: 55 aos 100L?
JE: Sim
BA: Achavas mesmo possível chegar a esse nível? Relembro que o recorde nacional está em 58.06 da Filipa Silva da Amadora na época passada.
JE: Estava só a sonhar! Claro que sei que é bastante difícil, mas não impossível. A mim ajuda-me ter objectivos muito altos, mesmo que não os consiga cumprir vale a pena tentar. São estratégias de motivação!
BA: E mesmo com estratégias de motivação dessas, como tens “coragem” de desistir? Não pões a hipótese de ainda este ano ires viver para Lisboa, por exemplo, para voltar a nadar? Numa equipa de topo, com melhores condições e competitividade…
JE: É difícil por essa hipótese, eu tenho apenas 16 anos, não posso simplesmente deixar a minha família, amigos, escola. Se eu tivesse 18 talvez, mas nesta altura é muito improvável.
BA: Estás a pensar continuar a praticar desporto? Qual? Ou vais-te dedicar aos estudos?
JE: Agora estou numa equipa de voleibol, nada muito sério. Mas como treinamos apenas 3 vezes por semana dá perfeitamente para me dedicar aos estudos e fazer o que mais gosto, que é competir.
BA: Qual o curso que queres tirar? Já estás decidida?
JE: Ainda não me decidi, para o ano é que vou pensar mais seriamente nesse assunto.
BA: Voltando um pouco atrás e ao tema da tua Associação: Quais são as causas que apontas para a natação da ANSul ter tão pouco protagonismo?
JE: Depois da separação da Associação do Sul e a do Algarve, a associação quebrou muito a nível competitivo. Gosto de pensar que esta situação vai mudar, mas causas não aponto, prefiro pensar como se fosse um novo clube que surgiu e que precisa de um certo tempo para se integrar.
BA: Mesmo com a estratégia de associar os vossos Campeonatos Regionais aos da ANDPortalegre, os ganhos foram reduzidos. Concordas?
JE: Não adiantou de muito, foi uma estratégia falhada.
BA: Soluções para o futuro, és capaz de apontar algumas?
JE: É difícil... não estou muito dentro do assunto. Mas para mim acho que a arbitragem podia ser melhorada. Por exemplo, há provas com poucas séries e que demoram imenso tempo o que como é óbvio afecta a concentração dos atletas. Perde-se o espírito competitivo.
BA: A tua decisão de desistir é irreversível, mas vais continuar a ter atenção à natação? Vais procurar pelos resultados das provas e ler este blog? Ou vais-te desligar completamente?
JE: Não me vou desligar completamente! Foi um período muito importante na minha vida, é impossível afastar-me completamente. Eu mantenho o contacto com alguns atletas de outros clubes que me vão dando notícias e resultados. E agora como já sei da existência do blog, de vez em quando vou lá ler alguma notícia que me interesse.
BA: Para terminar, queres acrescentar alguma coisa? Ou deixar alguma mensagem aos visitantes deste blog.
JE: Claro! Primeiro para continuarem a visitar o blog que é muito interessante. E segundo gostava de agradecer às pessoas que me apoiaram sempre na natação, principalmente ao meu treinador António Pires e à Susana Miguel, que foram as pessoas mais importantes para mim nesta fase da minha vida. Espero que eles não fiquem nem tristes nem desiludidos com a minha decisão.
BA: Obrigado pela tua disponibilidade. Boa Sorte para o futuro.
JE: Obrigada! Eu é que agradeço por ter uma oportunidade para me explicar.

Etiquetas: ,

Aventura nocturna

O desafio é já este sábado. Os lusitanos Nuno Vicente e Miguel Arrobas que se propõem no Verão de 2007 tentar atravessar o Canal da Mancha, vão nadar 15km na Albufeira da Barragem do Castelo do Bode durante noite cerrada (a partida será dada às 22 horas na zona da Ilha do Lombo - Tomar).

Os atletas terão apoio de um barco a motor que acompanhará ao longe o evoluir deste evento. Mais próximo dos atletas estarão 4 canoas (8 canoistas) que serão responsáveis tanto pelos abastecimentos aos atletas como pela sua segurança em primeira instância. Haverá ainda um carro de apoio para alguma eventualidade com necessidade de evacuação rápida.

Esta é sem duvida uma inédita e difícil tentativa na natação portuguesa. Estes bravos nadadores esperam assim preparar mais uma das muitas adversidades do Canal da Mancha, uma vez que na maior parte das vezes as partidas de Inglaterra são feitas ainda de noite.

De referir ainda que os 3 técnicos dos atletas vão acompanhar o desenrolar do evento: Pascoal Mendes e José Paiva do CNTN e Pedro Brandão da ANE. Esta iniciativa tem apoios já confirmados da Gesinserde (empresa de prestação de serviços na área do desporto) e Jornal Cidade de Tomar. (In Sapo InforDesporto de 26-10-2006)

Pequim terá finais da natação pela manhã

As provas de natação e a maioria das de ginástica que serão disputadas nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, acontecerão pela manhã, o que permitirá que as emissoras norte-americanas os transmitam nos Estados Unidos em seu horário nobre.

A decisão anunciada pelo COI (Comité Olímpico Internacional) nesta quinta-feira coloca fim a uma negociação que já durava meses entre o órgão, federações internacionais e emissoras de televisão.

Com o fuso de Pequim - sete ou oito horas à frente que a maior parte da Europa e 12 à frente de Nova York, mas apenas duas da Austrália - todas as emissoras pediram que eventos importantes fossem realizados em um horário compatível com seu horário nobre.

Além das competições de natação e ginástica, o COI também decidiu que as finais de atletismo, com excepção da maratona, acontecerão à noite, enquanto os saltos ornamentais e basquetebol masculino deverão ser realizados durante a tarde.

Apesar de ter agradado a países da América e Europa, o anúncio do COI trouxe crise para os australianos, cuja forte equipe de natação e seu comité olímpico nacional lutaram para que as finais da modalidade acontecessem à noite.

"A única coisa que me deixa irritado é que o COI tomou uma decisão por razões comerciais, não para o bem do desporto", disse o técnico da selecção de natação da Austrália, Alan Thompson.

A justificativa dos oficiais do COI indica que houve um balanço entre interesses. "Só se fala de um ou dois desportos, mas no final das contas são 28 no total", disse Hein Verbruggen, chefe do comité de coordenação para os Jogos de Pequim. "Essa programação é uma questão de discussão com o país sede, as emissoras e as federações. O que sai disso é um compromisso." (In SwimNews.Net)

quinta-feira, outubro 26, 2006

News from Australia

A natação feminina australiana passa por um dos seus momentos mais brilhantes da história, atletas como Jodie Henry, Alice Mills, Sophie Edington, Stephanie Rice, Jade Edminstone, Tayliah Zimmer, Leisel Jones, Jessicah Schipper e Lisbeth Lenton estão entre as melhores do mundo. Fala-se mesmo da tentativa de 7 medalhas de ouro nas olimpíadas de Pequim 2008 por Lenton… Nos próximos Campeonatos do Mundo em Melbourne, esta nadadora vai fazer o derradeiro teste nas provas: 50L, 100L, 200L, 50M (prova não olímpica), 100M e as 3 estafetas!

Do lado masculino, com o anunciado declínio de Ian Thorpe e Grant Hackett e com uma restante equipa muito discreta, as atenções viram-se para a descoberta de novos talentos. Chris Ashwood é o nome do momento! Com 14 anos quase bateu o recorde nacional de Grant Hackett dos 1500L com 16:07.94 Vs 16:07.58 e bateu mesmo um recorde regional dos 100L pertencente a Ian Thorpe, com 55.26! E só para terminar a história… o miúdo é treinado pela sua avó!

Laure Manadou vai a Helsínquia

A superestrela francesa Laure Manadou anunciou que irá estar presente nos Europeus de Piscina Curta, que se disputam em Dezembro (7 a 10), na capital finlandesa.

Manadou defenderá, assim, os seus títulos de 400 e 800 livres, embora esteja também qualificada para os 100 e 200 livres, 100 e 200 costas, 400 estilos e, claro está, as estafetas. Só dentro de dias se saberá, porém, quais as provas em que realmente competirá, sendo irrealista pensar-se que, em meros quatro dias de competição (ao contrário de um Europeu de Piscina longa que se estende por oito dias) uma atleta consegue competir num tão elevado número de provas, sendo o mais provável que se apresente nos 400, 800 livres, 100 costas e 400 estilos.
(Texto de Nuno Filipe para o Jornal O Jogo de 26-10-2006)

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 25, 2006

Resultados de inicio de época

Seguidamente deixo os link’s dos resultados de alguns Torneios de Abertura de algumas Associações. A ANLisboa também já teve esse Torneio mas os resultados ainda não estão disponíveis. Outras Associações só este fim-de-semana iniciam o calendário competitivo.

- ANNortePortugal: Infantis / Juvenis
- ANMadeira: Todos os escalões
- ANLeiria: Todos os escalões
- ANMinho: Todos os escalões
- ANAlgarve: Silves / Tavira
- ANLisboa: Todos os escalões

Etiquetas: , , , , , ,

“Tomar possui as melhores piscinas do país”

Este é o título de uma entrevista da última edição do Jornal Cidade de Tomar onde Carlos Gonçalves, Presidente da Direcção da ANDS nos últimos 15 anos fala da sua despedida e da rica “herança” que deixa.

Garante que já há sucessor para a presidência da Associação e que a ANDS é a terceira melhor do país… por ter registado 35 clubes filiados. (Nota BA: Mais de metade destas equipas nem sequer tem competição!)

Deixa obra feita nos seus mandatos com a construção de 22 novas piscinas sendo 3 delas das melhores do país: Tomar (25m), Santarém (25m) e Rio Maior (50m). (Nota BA: Só faltou dizer em que divisões se encontram essas mesmas equipas: Rio Maior na 3ª Masculina e 4ª Feminina e as equipas de Tomar e Santarém nem se apuraram para a 4ª divisão na época passada!)

Destaco ainda algumas frases emblemáticas desta entrevista (havia mais, mas já estava a exagerar no espaço):
“Ao mesmo tempo que valorizo a influência da ANDS a nível nacional, apoiamos a Federação, cujo presidente é um tomarense, no caso Paulo Frischknecht, sinto-me bem a participar na vida da colectividade, incluindo os bailes quinzenais.”
“Podia falar dos momentos em que recebi telefonemas directos dos próprios ministros. Eu a trabalhar normalmente na minha actividade da EDP e a receber telefonemas de ministros.” “Tenho uma pedra no meu quintal onde me sento e deixo escorrer os pensamentos à espera que a harmonia da natureza lhes molde a necessidade de equilíbrio.”


- Entrevista Completa

Etiquetas:

terça-feira, outubro 24, 2006

Formação de Dirigentes Desportivos

A Federação Portuguesa de Natação – Sector Formação e a APOGESD organizam nos dias 28 e 29 de Outubro (9:00/13:30 e 14:30/18:30), no Auditório do FADE-UP, no Porto, uma Acção de Formação para Dirigentes Desportivos.

Programa do curso: Gestão da qualidade nas piscinas; Planeamento e análise estratégica de clubes de natação; Qualidade do ar nas piscinas; Captação e gestão de patrocínios.
A inscrição no curso custa 15€ e dá direito a participar nas sessões, documentação do curso e certificado de participação.

- Mais Informações
- Ficha de Inscrição

News from USA

Os atletas em destaque nos Estados Unidos esta semana são Kate Ziegler e Anthony Ervin.

Ziegler que na época passada fez a mais impressionante aproximação ao recorde de Janet Evans nos 1500L com 15:55.01 Vs 15:52.10 (1988), esta semana bateu o recorde nacional dos 3km (piscina de 25jardas) com 29:37.89 retirando mais de um minuto ao anterior recorde (30:48.44)! Mais uma que parece querer ir aos 10km olímpicos…

Ervin que desde os Jogos Olímpicos de Sydney 2000 onde foi medalha de ouro nos 50L empatado com Gary Hall Jr. em 21.98 andava afastado da natação dedicando-se à música. Agora parece querer voltar às competições com vista a uma hipotética participação nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, mas terá de contar com a forte oposição de Cullen Jones, Jason Lezak, Neil Walker, Ben Wildman-Tobriner e ainda do próprio Gary Hall Jr..

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 23, 2006

Hoogenband só até 2008

O holandês Peter Van Den Hoogenband esteve 3 semanas pela Austrália a treinar com o seu amigo Michael Klim e anunciou o que já se suspeitava. Vai terminar a sua carreira em 2008 após os Jogos Olímpicos de Pequim.

Hoogenband é o recordista mundial dos 100L, a prova mais cobiçada de todas, mas é muito mais que isso! Hoogenband foi o único homem do mundo a nadar esta prova abaixo de 48 segundos, a primeira vez foi na meia-final dos Jogos Olímpicos de Sydney (47.84 em 2000) e a segunda no Europeu em Berlim (47.86 em 2002). Foi medalha de ouro olímpico nos 100L e 200L em Sydney e nos 100L em Atenas.

Em Atenas nadou em 48.17, vencendo Schoeman, Thorpe, Neethling, Magnini e Draganja, mas como nunca ninguém venceu esta prova em 3 olimpíadas, a pergunta que se coloca é óbvia: Será que Hoogenband vai ter a despedida perfeita?

Etiquetas:

Peripécias no Sado

Texto de Luís K. W. recebido por mail a 22-10-2006
Na prova da Travessia do Sado houve vários nadadores, entre os quais me incluo, que se queixaram da falta de organização e da falta de apoio (ou de formação) que os canoistas prestaram aos nadadores.

Mas não há nada que se compare com as peripécias por que passou o nosso colega, Pedro Basílio, por quem tenho grande admiração – sobretudo desde que me ganhou numa "prova" de 5000m no EUL! É que o Pedro é dos poucos deficientes que entra nestas aventuras das Águas Abertas.

O Pedro não tem tido sorte com as provas de Águas Abertas. Normalmente recusavam aceitar a inscrição por ele ser deficiente. Mesmo após ter nadado os 15km do Challenge de 2003 (cuja partida era de dentro de água), 15 dias depois não o deixaram nadar numa travessia em Setúbal alegando que ele não demonstrava ter capacidade física para tal, mesmo depois de ele ter mostrado o cartão de nadador-salvador!

No ano seguinte, lá o deixaram nadar. Teria ficado em terceiro atrás de um tipo que levava fato isotérmico, se não o tivessem desclassificado. Ainda hoje ele se pergunta se terá sido por engano (trocaram o número do nadador que ia de isotérmico) ou se por ele fazer batota, ao fazer o batimento com apenas uma perna.

Este ano, a prova dele em Setúbal terminou de forma rocambolesca. Como ele tem andado apoquentado com uma lesão na coxa, abrandou o ritmo a meio da prova. Dali a pouco começou a sentir frio e perguntou ao canoista que distância faltava. A resposta foi que faltavam 1300m. Como ele já estava há uns 40min dentro de água, pensou que não iria concluir a prova em segurança, pelo que decidiu abandonar a prova.

Mal se apoiou na canoa apareceu, caída do céu, a lancha dos fuzileiros da Marinha. E "caída do céu" é o termo mais apropriado, pois a lancha aterrou em cima da canoa, tendo esta ficado entalada debaixo do bote. O Pedro lá deu uma ajuda para tirar a canoa debaixo do bote, e subiu para dentro do bote.

Só aí é que o Pedro se apercebeu que estava realmente a menos de 500m da meta, e que até podia ter terminado a prova. O bote que o recolheu resolveu ir fazer um rally com o Pedro lá dentro, sem nada com que se agasalhasse do vento. No meio de tantas manobras a alta velocidade, acabaram por abalroar outro barco, tendo o Pedro andado aos trambolhões dentro do bote.

Após este segundo acidente, lá o largaram junto ao cais, numa zona em que a parede era a pique, que o Pedro teve de escalar por uns pneus (lembrem-se que ele não tem uma perna). Houve umas pessoas que chamaram os Bombeiros que o ajudaram, meteram dentro de uma ambulância e o levaram para o Hospital.

Como o Pedro estava em hipotermia, foi talvez o mais correcto. Mas não se pode largar um indivíduo que está a participar numa competição, todo molhado, em fato de banho, sem documentos, sem dinheiro, sem meios de contactar ninguém (e sem a prótese que lhe permite deslocar-se!) num Hospital e virar-lhe as costas!

No Hospital houve, felizmente, um médico que tomou conta do Pedro e que, por precaução, o mandou fazer umas análises. Só que essas análises levaram imenso tempo (perderam-se algures) e não lhe queriam dar alta sem terem o resultado dessas análises.

Ultrapassado o problema da alta, o Pedro estava completamente nu (e sem perna) e sem transporte para o local onde estavam as suas roupas (e a prótese). Valeu-lhe a boa vontade de um condutor de uma ambulância que o levou ao local da chegada da prova dos 2.800m.

E com isto tudo, como diz o Pedro, "nem tudo foi mau. Não é todos os dias que se ganha um pijama de um Hospital" (que foi a roupa com que ele chegou, ao pé coxinho, ao local da chegada e com que andou até encontrar o pessoal da organização ao cuidado de quem tinha sido entregue a prótese dele)!

Independentemente da deficiência do Pedro Basílio, isto não devia acontecer! Um nadador que vai parar ao Hospital com hipotermia não pode ser simplesmente abandonado pela ORGANIZAÇÃO. No caso de Pedro, a coisa é ainda mais grave por lhe ter sido entregue (e de ter aceite) a responsabilidade de guardar a prótese que o Pedro necessita para andar cá fora.

Espero que esta história seja divulgada para que as organizações das provas estejam melhor preparadas para incidentes deste tipo. É a NOSSA segurança que está em jogo!

Etiquetas:

sábado, outubro 21, 2006

2º Estágio de Preparação/Observação

As Selecções Sénior Jovem, Júnior Esperança e os nadadores juvenis integrados no Percurso de Alta Competição vão realizar um Estágio de Preparação/Observação, em Rio Maior, de 27 a 29 de Outubro.
A Selecção Sénior Jovem é constituída por nadadores masculinos nascidos em 1986/87 e 88 e femininos em 1988/89 e 90. A Selecção Júnior Esperança é formada por atletas juniores que estão fora do PAC e eventualmente alguns juvenis. Integram o 2.º Estágio 17 nadadores, nove masculinos e oito femininos, em representação de 13 clubes. (Info FPN On-Line)

Atletas convocados:
Algés: Frederico Lima / Clube Naval Setubalense: Diogo Barbosa
CNAC: Nádia Laezza / Vitória de Guimarães: Rui Costa
FC Porto: Marta Marinho / GesLoures: Nádia Vieira
Leixões: Bruno Monteiro / Palmela Desporto: André Silva
SC Braga: José Parente e Márcia Freitas / SL Benfica: Ana Marisa Brito
Colégio Vasco da Gama: Miguel Sardinha e Nuno Quintanilha
Viana Natação Clube: Marta Azedo e Vânia Neves
Vilacondense: Cláudia Monteiro e Igor Carvalho

sexta-feira, outubro 20, 2006

Classificações oficiais do Circuito Nacional de AA

Arseniy Lavrentyev e Marta Villar, ambos do Algés, ficaram em primeiro lugar na classificação do VI Circuito Nacional de Águas Abertas, que terminou no domingo em Setúbal.
Arseniy Lavrentyev totalizou 101 pontos, ficando em segundo lugar o colega de equipa Duarte Mourão, com 95, e em terceiro Duarte Mendonça, Individual da Madeira, com 78. Em quarto lugar terminou Nuno Vicente, do CN Torres Novas (74 pontos) e em quinto João Araújo, do Famalicão, que somou 70 pontos.
No sector feminino Marta Villar conquistou o primeiro lugar com 98 pontos, seguida de Amélia Fernandes, do Vitória Sport Clube, com 85 pontos e Ana Paula Grilo, da UDCA, com 64. No terceiro posto ficou Soraia Ribeiro, do Vilacondense, com 62, e em quarto Joana Viana, do Bairro dos Anjos, com 58. (Info FPN On-Line)

A maior diferença entre estes resultados oficiais e os apresentados na 3ª feira pelo BA resume-se às classificações de Francisco Freitas e de Ana Alves. O atleta dos Pimpões é de 1991 e por isso mesmo não estava dentro dos critérios FPN (Art.º 153 do Regulamento geral) para poder participar em provas de 10km. Mesmo assim a FPN deixou-o participar por se tratar de uma jovem promessa e assim ir já ganhando experiência, mesmo prejudicando-o na classificação final do circuito – passou de 9º pra 12º. Já a atleta do Guimarães, por lapso não sei bem de quem, aparece com a soma dos pontos de Ana Paula Alves e de Ana Paula Neves ambas do Guimarães. São a mesma atleta?

Etiquetas:

FINA divide Águas Abertas em 2007

A FINA divulgou ontem o calendário de competições em Águas Abertas para o ano de 2007. A principal novidade prende-se com a divisão da actual Taça do Mundo em duas competições distintas: FINA Open Water Swimming Grand Prix 2007 e FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2007.

FINA Open Water Swimming Grand Prix 2007
Será composta por 11 provas com extensões superiores a 10km, que variam desde os 15km e os 88km. Esta competição decorrerá entre os dias 14 de Janeiro no Brasil e 13 de Outubro no México. Para poder ambicionar à classificação final é obrigatório terminar dentro do tempo limite em pelo menos 5 provas e participar na última.

FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2007
Será composta única e exclusivamente por provas de 10km – distância olímpica. Esta competição é composta por 12 provas e decorrerá entre os dias 26 de Janeiro no Brasil e 20 de Outubro no México. Para se poder ambicionar à classificação final é obrigatório terminar dentro do tempo limite em pelo menos 5 provas e participar na última. A prova portuguesa será a 7ª etapa e está marcada para Setúbal, dia 8 de Setembro.

- Classificação final da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2006

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 19, 2006

Conheça melhor Pedro Oliveira

Numa grande matéria hoje publicada no Jornal O Mirante, o mais lido na região centro, é-nos dado a conhecer Pedro Diogo Oliveira, nadador do Clube de Natação de Rio Maior.

Apesar de ter começado a nadar só aos 12 anos, facto que ainda lhe trás alguns dissabores em aspectos técnicos como partidas e viragens, depressa ganhou o gosto pela modalidade ao perceber que podia ir longe. Actualmente treina duas vezes por dia sob a orientação de Vladimir Smirnof com os olhos postos nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

- Ver matéria no Jornal O Mirante de 19-10-2006 / 2ª parte

Etiquetas:

Hackett vai mesmo tentar os 10km

Grant Hackett, que se vai casar logo após ao Mundial de Melbourne, garantiu esta semana que vai mesmo tentar participar nos 10km de Pequim 2008. Em sequência disso confirmou a sua presença nos trials australianos de Dezembro (servem de apuramento para o mundial de Sevilha em 2007) nessa prova.

Primeiro Hackett terá de ficar nos dois primeiros lugares dos trials australianos e no Mundial de Sevilha terá que se classificar num lugar no top 10 para ficar desde logo garantido em Pequim 2008.

Esta prova apenas servirá de bónus, uma vez que admitiu que a sua preparação visará apenas os 1500L (principalmente) e as restantes provas de piscina (200L, 400L e 4x200L). Convém referir que a prova dos 1500L nunca foi vencida em três olimpíadas pelo mesmo atleta, e que Hackett persegue essa façanha depois de ter arrebatado o ouro em 2000 e 2004.

Declarações de Grant Hackett ao jornal The Australian
“Estou focado a 100% nas provas de piscina e essa será a minha prova de bónus. Mas ao mesmo tempo gostava de estar competitivo nesse evento que será 3 dias após os 1500L o que encaixa perfeitamente no meu planeamento competitivo para Pequim.”

E muita atenção! Hackett deixou a promessa de tentar bater o seu próprio recorde dos 1500L nos próximos Mundiais de Melbourne…

Etiquetas: ,

quarta-feira, outubro 18, 2006

Afinal o Algés inscreveu-se na ANL

Depois de alguns boatos em Agosto, no final de Setembro foi publicado no Jornal A Bola a intenção do SAD se filiar na ANDLeiria.

Mas afinal o Algés não levou avante esta intenção e filiou-se mesmo na ANLisboa. Tudo não terá passado uma manobra de pressão sobre a ANL fruto de algumas divergências ocorridas no passado, em especial na época passada.

Etiquetas:

USA Swimming Goggle Awards 2006

Com cerca de um mês de antecedência, a Federação de Natação Americana publicou o nome dos nomeados para a terceira edição dos prémios Goggle Awards.

A entrega de prémios será dia 19 de Novembro no Hotel Beverly Hilton em Beverly Hills, Los Ángeles. Foram nomeados para estes prémios 13 nadadores olímpicos, entre outros, para as 8 categorias existentes.

Michael Phelps é o unico com três nomeações individuais, mas Brendan Hanson e Aaron Peirsol compoêm o leque de atletas que obtiveram recordes mundiais nos ultimos Pan Pacíficos.

Do lado feminino os destaques são Kate Ziegler, Whitney Myers, Natalie Coughlin e Katie Hoff. Para melhor o melhor treinador do ano, Eddie Reese volta a ser nomeado depois de ter vencido as duas edições anteriores destes prémios.

- Site das votações USA Swimming Goggle Awards 2006

Etiquetas:

terça-feira, outubro 17, 2006

Final do Circuito Nacional de Águas Abertas

Com a realização da prova dos 10km da Taça do Mundo FINA 2006 e da prova nacional de 2,8km deu-se por terminado o mais participado, mais disputado e mais polémico Circuito Nacional de Águas Abertas.

Os grandes vencedores foram Arseny Lavrentyev e Marta Vilar ambos do Sport Algés e Dafundo, que se impuseram naturalmente por serem no conjunto de todas as provas do circuito os mais regulares.

- Resultados Setúbal: 2.8km / 10km
- Report Beba Água: Queimadela / Challenge / Oeiras / Templários / Setúbal
- Pontuações finais: Masculinos / Femininos

Etiquetas:

Entrevista a Baltar Leite

Depois da entrevista do Dr. Fernando Costa à Rádio Clube de Matosinhos, o site dos adeptos do Leixões Sport Clube foi ter com Baltar Leite para uma entrevista de resposta/esclarecimento. Seguidamente apresento um excerto dessa mesma entrevista que aqueceu…

LSC: O seu despedimento do Leixões Sport Club foi devido a um mau relacionamento com atletas do Clube (como afirma o Dr. Fernando Costa), foi devido a um desentendimento com o atleta Fernando Costa, que é filho do dirigente leixonense (como nos informaram as nossas fontes) ou deveu-se à descida de divisão na época passada da equipa masculina? Qual a verdadeira razão do despedimento?
BL: Obviamente que a verdadeira razão do despedimento foi o nadador Fernando Costa que ameaçou sair do clube. Tratando-se de um atleta maior de idade, integrado no quadro de apoio à alta competição com objectivos claramente definidos não tivesse cumprido com as responsabilidades devidas. Em dois meses e meio de permanência em Portugal de Maio a Julho, não cuidou com seriedade a sua preparação. Como atleta de referência para os mais novos foi provocando destabilização, com faltas, atrasos, abandono dos treinos, e desleixo no incumprimento dos objectivos de treino solicitados.

- Entrevista completa

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 16, 2006

Report BA dos 10km de Setúbal

Pela primeira vez Portugal recebeu a Taça do Mundo FINA de Águas Abertas. Esta foi a 19ª e última etapa do circuito mundial e decorreu em Setúbal dia 15 de Outubro de 2006. A água estava a 18º, havia correntes fracas mas ondulação muito curta, próxima e desencontrada que dificultou muito o desempenho dos atletas.

Na partida a maioria dos atletas portugueses colocou-se atrás do pelotão para tentar acompanhá-lo o mais possível, mas tirando Duarte Mourão ninguém os acompanhou durante muito tempo. Duarte Mendonça e João Araújo formaram um grupo intermédio seguido de Miguel Arrobas. Todos os outros Tugas ficaram mais para trás. Mourão passou muito bem no abastecimento dos 5km mas queixava-se do frio e do cansaço. Arseny Lavrentyev que neste ponto passou com 2 minutos de atraso viria a ultrapassar o seu companheiro do Algés ganhando-lhe ainda cerca de 4 minutos.

Mais atrás, perto dos 7500m Arrobas apanhou Araújo e Mendonça, nadando praticamente juntos até final. Entretanto os outros portugueses iam desistindo com realce para António Barbosa e os dois atletas do Guimarães que pararam para ajudar Ângela Maurer que tinha vomitado e pedido para desistir (4500m), acabando todos por subir ao barco de apoio e desistir. O grupo de Nuno Vicente, Daniel Viegas e Francisco Freitas lutava para entrar no tempo limite da classificação – tal como veio a acontecer. Pedro Varela consegiu terminar mas já fora do tempo limite, já o seu irmão - Ricardo - desistiu vitima da baixa temperatura da água.

Do lado feminino grande prova de Marta Vilar que nadando sempre em grupo com uma atleta da Hungria e outra do Egipto conseguiu uma boa marca – dentro do tempo limite. Amélia Fernandes lutou muito e não se deixou ir abaixo ao ficar sozinha no mar grande parte do percurso e fez questão de terminar mesmo muito longe do tempo limite. Daniela Inácio na sua segunda volta quando chegou a meio do percurso de ida enganou-se e voltou para trás não indo à bóia que estava perto do Clube Naval em Setúbal. Se não fosse este engano certamente tinha terminado no tempo limite uma vez que ia a realizar uma boa prova. Joana Viana sentiu-se muito desconfortável com o frio e teve de desistir numa fase mais inicial da prova.

- Vídeos 10km: Pré-Partida M / Partida M / Partida F / Chegada primeiros M / Chegada Lavrentyev / Chegada Mourão / Chegada primeiras F, Araújo, Mendonça e Arrobas / Chegada Vicente, Viegas e Freitas
- Vídeos 2.8km: Partida / 1ªBoía / Chegada 1º2ºM / Chegada 3ºM / Chegada 1ªF e grupo M
- Resultados da Taça do Mundo 10km
- Resultados Travessia do Sado 2.8km
- Votações BA: Melhor M / Melhor F / Melhor Tuga M / Melhor Tuga F
- Fotos FPN 10km: 1 / 2 / 3 / 4 /// 2.8km
- Fotos dos 10km, 2.8km e da festa (por Vítor Cunha & Joana Gameiro)

Etiquetas: ,

domingo, outubro 15, 2006

Bircher vence Maratona de Setúbal

O nadador britânico Alan Bircher venceu hoje a Maratona Internacional de Setúbal em águas abertas, com o tempo de 2:02.04 horas, tendo a checa Jana Pechanová ganho a competição feminina (2:14.05).

"Tinha feito uma boa corrida há cerca de duas semanas em Hong-Kong e esperava ficar nos três primeiros lugares para garantir o quinto lugar no 'ranking' mundial", disse Alan Bircher, satisfeito com a sua prestação na 19.ª prova da Taça do Mundo de águas abertas, disputada no estuário do Sado, em Setúbal.

Alan Bircher foi o mais rápido na prova de Setúbal, mas o búlgaro Petar Stoychev tinha já assegurado a conquista do sexto título consecutivo de campeão do Circuito Mundial de Águas Abertas, bastando-lhe marcar presença nesta última competição de 2006.

Mourão bate Arrobas e Vicente
O jovem Duarte Mourão foi o melhor português, terminando no 16.º lugar com o tempo de 2:20.38 horas, apesar de ter participado pela primeira vez numa prova deste género e perante alguns dos melhores nadadores do Mundo nesta especialidade.

"Comecei muito forte e fui com o grupo principal. A parte final já me custou um pouco devido ao ritmo forte que mantive no início da prova, mas a vantagem que tinha conseguido permitiu-me alcançar o primeiro lugar entre os portugueses", disse Duarte Mourão.

Os portugueses Miguel Arrobas (2:23.31) e Nuno Vicente (2:27.09), que anunciaram a intenção de atravessar o Canal da Mancha, com uma extensão de cerca de 35 quilómetros, quedaram-se por pelos modestos 20.º e 21.º lugares.

Os dois nadadores afirmam, no entanto, que a prova de águas abertas de Setúbal foi um bom treino, uma vez que as condições de mar e da temperatura da água (19 graus) são próximas das que esperam encontrar na travessia do Canal da Mancha, que deverá ter lugar "em Julho ou Agosto de 2007". "É uma prova em que esperamos fazer em menos de nove horas, mas o principal objectivo é chegarmos ao fim", disse Nuno Vicente.
(In Jornal Record On-Line de 15-10-2006)

- Artigo no Jornal O Jogo de 15-10-2006 (edição em papel)
- Report FPN On-Line
- Resultados da Taça do Mundo

Etiquetas:

sábado, outubro 14, 2006

Great Final in Setúbal

The best long distance swimmers of the year will compete in the 19th and last event of the 2006 Series of the FINA Marathon Swimming World Cup, a 10km race, on October 15 in in Setubal Bay in Portugal. Petar Stoychev (BUL) and Britta Kamrau-Corestein (GER) will be present to confirm their 2006 superiority and to definitively obtain a sixth consecutive Trophy (2001-2006) for Petar and a second World Cup (2003/2006) for Britta.
(In FINA Press Release n.º76/2006)

sexta-feira, outubro 13, 2006

Maioria já em Portugal

Já se encontram em Portugal mais de metade dos nadadores estrangeiros que vão competir na Taça do Mundo de Setúbal, marcada para a manhã de domingo, incluindo Britta Kamrau-Corestein e Petar Stoychev, vencedores do circuito mundial feminino e masculino de Águas Abertas de 2006.
Os 20 nadadores treinaram hoje de manhã na praia de Albarquel, local da partida da Taça do Mundo, e ficaram agradados com a boa visibilidade da água e a temperatura, a rondar os 20 graus. Os portugueses Ricardo Varela, Pedro Varela, Duarte Mourão, Marta Villar e o nadador ucraniano Arseny Lavrentyev, que representa o Sport Algés e Dafundo, também treinaram esta manhã no Sado.
Os egípcios Mazen Aziz e Samiha Nubarak desistiram da participação na última etapa do circuito mundial de 2006.A Taça do Mundo de Setúbal conta com a participação de 50 nadadores, 20 femininos e 30 masculinos, 16 dos quais portugueses (quatro femininos e 12 masculinos). Nuno Vicente e Miguel Arrobas, nadadores que têm como objectivo fazer a travessia do Canal da Mancha em Agosto de 2007, estão inscritos na prova. (Info FPN On-Line)

- Área de Partida e Chegada / Start List

Etiquetas:

Thorpe: A novela continua

Num dia todos o dão quase como acabado. No dia seguinte é o maior e vai mostrar o que vale no Mundial de Melbourne em Março de 2007. Antes terá ainda de passar nos trial’s australianos de Dezembro, até lá resta-nos continuar a assistir a mais uns quantos episódios do regresso do Torpedo às piscinas depois dos jogos Olímpicos de Atenas, onde se sagrou campeão olímpico nos 200L e 400L.

Etiquetas:

Ana Marta Resendes no CN Ponta Delgada

A natação do Clube Naval de Ponta Delgada está mais forte com a contratação de Marta Resendes, ex-nadadora do Sporting. A atleta, de 26 anos, hexa campeã nacional de clubes com as cores do leão, mudou-se para a ilha de São Miguel e, para não se desligar da modalidade que abraçou aos 4 anos, optou por continuar a praticar natação no Clube Naval de Ponta Delgada.

Com este reforço importante o Clube Naval de Ponta Delgada, que deu início esta semana aos trabalhos de pré-época, espera poder subir em femininos à 3ª divisão.
(in Diário Insular On-Line secção de natação)

quinta-feira, outubro 12, 2006

Já se treina em Setúbal

A participação na Taça do Mundo de Setúbal, que se realiza no domingo, diminuiu para 53 nadadores, depois das desistências de Nuno Laurentino e do belga Brian Ryckeman. A prova nacional, com 2.8 quilómetros, tem 80 nadadores inscritos. Em termos logísticos, haverá 30 barcos de apoio, 50 canoas a acompanhar a prova, 15 barcos da Protecção Civil Municipal e Fuzileiros e o barco Costa Azul, destinado à Comunicação Social e convidados.

Algumas atletas já treinaram em Setúbal, entre elas a argentina Maria Celeste Punet, a canadiana Karley Stutzel, Marko Rafaj, da Croácia, e Anna Uvarova e Ekaterina Zhdanova, da Rússia. Os atletas podem treinar até dia 14, entre as 10h00 e as 12h00, na praia de Albarquel e à tarde, entre as 16h00 e as 18h00, na piscina do Clube Naval Setubalense (25 metros) ou na Piscina Municipal das Manteigadas (50 metros). (Info FPN On-Line)

- Programa para dia 15
- Área de Partida e Chegada
- Start List da Taça do Mundo
- Ranking actualizado da Taça do Mundo

Etiquetas:

Classificações do Circuito Nacional AA

Os regulamentos da FPN/FINA para as Águas Abertas dizem que qualquer atleta numa prova de 10km (ou menor) se chegar a mais de 30 minutos do vencedor não é classificado. Fácil e esclarecido! Então porque é que atletas que não cumpriram esta norma aparecem na classificação FPN com pontos (ver 9, 8, 7, e 6 pontos do Challenge na prova dos 10km)?

Outra das falhas desta classificação FPN tem haver com a regulamentação FPN/FINA sobre atletas masters. Esta não permite que estes atletas nadem distâncias superiores a 5km e por isso mesmo a pontuação de Ana Paula Grilo em Oeiras foi, e bem, zero pontos. Mas porquê dois pesos e duas medidas? Diana Jacinto também em Oeiras aparece com 12 pontos. Ainda se passa o mesmo caso em outros 3 atletas masters (Tiago Lobo, Daniel Martins e Alexandre Pereira) que participaram nos 10km do Challenge (que também terminaram a mais de 30 minutos do 1º).

Para ainda atrapalhar mais as contas, não aparece na classificação FPN a atleta Mariana Santos da Portinado que fez 5º lugar no Challenge (neste caso a FPN fez bem em lhe retirar a pontuação uma vez que terminou a mais de 30 minutos da Marta Vilar) e 7ª nos 7km de Oeiras! Onde estão os pontos desta prova?

Situações a rever até sábado, nó máximo! De qualquer forma se os melhores atletas terminarem a Taça do Mundo, as classificações dos 6 primeiros masculinos e 3 primeiras femininas estão entregues. Boa Sorte a todos!

- Classificação Feminina: FPN / Beba Água
- Classificação Masculina: FPN / Beba Água

Etiquetas:

Quem fala assim não é gago!

Na despedida de uma presidência de 15 anos à frente da ANDS onde deixou a sua marca, dá mais uma entrevista a um dos muitos jornais da região.
Até dia 21 do presente mês que se apresentem as listas da sucessão que dia 28 há novo presidente. Cumprimentos a quem sai, e Boa sorte para quem chegar.

- Convocatória Assembleia Geral Eleitoral Extraordinária
- Calendário Eleitoral
- Convocatória Assembleia Geral Ordinária
- Nota do Presidente

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 11, 2006

Tudo a postos para a Taça do Mundo

A Taça do Mundo de Setúbal, a última etapa do circuito mundial de Águas Abertas de 2006, vai realizar-se no domingo, a partir das 10.00 horas, no estuário do Sado.
Vão participar 55 nadadores, 21 femininos e 34 masculinos, oriundos de 19 países e quatro continentes – apenas a Oceania não estará representada. O nadador mais velho será a holandesa Irene van der Laan, 10.ª do ranking, que em Dezembro completa 46 anos, e o mais novo o português Francisco Freitas, com 15 anos.

Pedro Brandão: “Os melhores do Mundo”
O director da prova e Seleccionador Nacional da disciplina de Águas Abertas, Pedro Brandão, afirma que “estamos expectantes em relação à classificação que os nossos melhores nadadores possam atingir na Taça do Mundo, prevendo uma melhoria em relação às prestações obtidas na primeira participação portuguesa numa prova do circuito mundial, que aconteceu em Junho, em Sevilha, quando Nuno Vicente e Miguel Arrobas obtiveram, respectivamente, o 31.º e 32.º lugares”.
Em relação aos restantes nadadores nacionais o Seleccionador Nacional espera que “todos consigam terminar até 30 minutos depois da chegada do primeiro, para entrarem na classificação. A maior parte dos nadadores vão participar pela primeira vez numa prova com este nível competitivo”, recorda. (Info FPN On-Line)

- Declarações de Pedro Brandão completas
- Atletas Inscritos na Taça do Mundo de Setúbal

Etiquetas:

24 Horas a Nadar

Sociedade Filarmónica União Artística Piedense
Uma vez mais a SFUAP leva a efeito na sua piscina "25 Abril" na Cova da Piedade as suas tradicionais "24 Horas a nadar". A 25ª edição deste evento irá ter como pano de fundo o centenário do nascimento do maestro e compositor Fernando Lopes Graça, sócio honorário da SFUAP, e ainda o aniversário do atleta António Lança.
A SFUAP deixa aqui o seu convite para que se junte a nós nesta festa, nos dias 21 e 22 de Outubro, com início às 16horas do dia 21. Esperamos contar com a vossa presença, desejando que este momento contribua para o melhor convívio e confraternização entre todos os participantes. (Info Blog SFUAP)
Para mais informações contactar José de Freitas. (96 9250475)

Clube de Campismo Luz e Vida
A VII edição das 24horas vai ter lugar nos dias 28 e 29 de Outubro, com inicio ás 16h de Sábado na Piscina Municipal de Amora-Seixal, A organização pertence ao Clube de Campismo Luz e Vida com apoio da Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia do Seixal.
Durante as 24h decorrem períodos de actividades culturais, desportivas e algumas surpresas. Para bem da natação, divulga, participa e traz uns amigos.
Para mais informações liguem telefone/fax-212229966, telef-963856182, 932500606 e 918455028.

terça-feira, outubro 10, 2006

As ultimas antes de Setúbal

Decorreram nos dois últimos domingos (dia 1 e dia 8 de Outubro) as derradeiras etapas da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2006 antes de Setúbal. A primeira foi em Hong Kong e a segunda em Singapura.

Em femininos, ambas as provas tiveram a mesma vencedora, a mais que provável campeã desta edição da Taça do Mundo – Britta Kamrau-Corestein. Esta atleta alemã já venceu esta competição em 2003, mas que por 5 vezes já se classificou em 2º lugar, prepara-se para em Setúbal repetir o ano de 2003.

Petar Stoychev, mesmo sem vencer qualquer uma destas provas, já é o vencedor virtual da Taça do Mundo, basta-lhe vir a Setúbal (já tem a inscrição confirmada) e partir para a prova, nem necessita de terminar a mesma. Será a sua 6 conquista consecutiva!

Os maiores destaques destas duas provas foram sem duvida as prestações de Alan Bircher em Hong Kong e das alemãs Britta Kamrau-Corestein e Ângela Maurer em Singapura. O britânico que há pouco tempo voltou à sua rotina de treinos (esteve 6 meses a treinar na Alemanha com poucos resultados), venceu como gosta – partir forte, isolar-se e vencer com alguns minutos de vantagem. As alemãs travaram uma batalha cerradíssima em Singapura que lhes valeu a ultrapassagem a muitos atletas masculinos (os 13 Tugas que se preparem…) e uma vantagem de 12 minutos sobre a 3ª classificada.

- Resultados: Hong Kong / Singapura

Etiquetas:

Dr. Fernando Costa na Voz

O Dr. Fernando Costa, dirigente responsável pela natação leixonense, foi o convidado desta semana do programa "A Voz do Leixões" da Rádio Clube de Matosinhos. Foi uma entrevista interessante, em que se abordaram temas importantes da modalidade do clube, em especial a recente polémica sobre a possivel atleta Fernando Costa para o Sport Algés e Dafundo.
A entrevista começou por abordar, a Apresentação da Equipa do passado dia 30 e das saídas e entradas da equipa técnica do clube.

A saída de José Baltar Leite (ver foto), mais conhecido por "Zé Nando" foi clarificada por Dr.Fernando Costa, que culpou Balter Leite de ter um mau relacionamento com alguns atletas apesar de ter feito muito em prol do clube.

- Ver report completo da entrevista (in Leixões Sport Clube - Site dos Adeptos)

Etiquetas: ,

segunda-feira, outubro 09, 2006

Diogo Banza Pinto vence em Sesimbra

Decorreu no passado dia 5 de Outubro a já tradicional Travessia da Baía de Sesimbra, na praia da Califórnia com a extensão de 1500 metros. Estiveram presentes 254 atletas que terminaram a prova até 1h16m45s numa água a cerca de 18º/19º.

O primeiro a chegar à meta foi o nadador do Algés Diogo Banza Pinto com 21m03s, que isolado se impôs ao 1º grupo liderado por Miguel Arrobas (2º em 21m32s - ANE) e Gonçalo Pereira (3º em 21m33s - CNLA). Chegaram ainda muito perto dos da frente André Pacheco (4º CNLA) e David Grachat (GesLoures). De referir que Grachat é um atleta com deficiência física (não tem todo o braço esquerdo) e que já nos habituou a grandes participações este verão, tal como o 4º lugar nos 5km do Challenge e 5º nos 3,5km de Oeiras.

A primeira atleta feminina foi Rita Ferreira da Associação Académica de Coimbra com o tempo de 22m22s (8ª da geral absoluta). Os restantes lugares do pódio foram para Joana Leitão (2ª em 22m57s Individual, mas já certa na SFUAP de 2006/2007) e Catarina Oliveira (3ª em 23m18s do CNS). De referir ainda o 4º lugar de Leila Marques atleta também com deficiência física e que também tem estado em grande nas águas abertas: 8ª nos 5km do Challenge e 4ª nos 3,5km de Oeiras.

- Resultados: Geral Individual / Equipas Federadas / Equipas não Federadas
- Fotos (por Vitor Cunha)

Etiquetas:

O primeiro estágio

A Selecção absoluta e os nadadores juniores integrados no percurso de Alta Competição estiveram entre os dias 4 e 7 de Outubro em Rio Maior no 1º Estágio de Preparação Geral / Observação. Simão Morgado e Tiago Venâncio tiveram ainda tempo de prestar declarações para o Jornal Record com as suas ambições para o futuro. (Ver declarações)

Houve ainda tempo para uma apresentação do novo departamento técnico às Associações, Clubes e Treinadores de onde destaco as seguintes declarações dos principais intervinientes:
Os constrangimentos financeiros impostos pelo Instituto do Desporto de Portugal às federações desportivas obrigou a “uma racionalização dos recursos” explicou o presidente da organização. “Apesar de ter havido um aumento do número de pessoas houve uma diminuição da massa salarial”, esclareceu Paulo Frischknecht.
A grande novidade é a criação da Selecção Sénior Jovem, constituída por nadadores masculinos nascidos em 1986/87 e 88 e femininos em 1988/89 e 90. A Selecção Júnior de Alta Competição é constituída pelos nadadores que estão incluídos no Programa de Alta Competição (PAC), enquanto a Selecção Júnior de Esperanças é formada por juniores que estão fora do PAC e eventualmente alguns juvenis.
Rui Magalhães explicou que esta época está norteada para a obtenção de mínimos para os Campeonatos do Mundo de Melbourne, que se realizam em Março de 2007, e num segundo patamar, para a realização de mínimos para os Jogos Olímpicos.

Etiquetas:

Circuito Madeira – Câmara de Lobos

Numa organização do Clube Desportivo Garachico, com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, e integrado no V Circuito de Águas Abertas da Associação de Natação da Madeira, disputou-se ontem a "I Prova de Mar Baía de Câmara de Lobos". Para os federados e masters o percurso foi de 2300 metros, entre o teleférico do Cabo Girão e a Baía de Câmara de Lobos, enquanto os populares sairam da Praia do Vigário, até ao mesmo local de chegada, num total de 800 mnetros, sensivelmente.

Os vencedores federados foram Duarte Mendonça (Individual), seguido de Óscar Melim (Nacional), com Tomás Freitas a bater Luis Pinto (ambos do Nacional) e a ficar com a 3ª posição. Nos femininos, Fabiana Quintal alcançou uma vez mais a vitória, seguida de Catarina Abreu (Naval) e Vanessa Silva (Nacional). Nos masters, vitórias absolutas para Duarte Nóbrega (Marítimo) e Paula Marília (Clube de Natação da Madeira). Nos populares, as vitórias absolutas sorriram a Duarte Lucas e Joana Gouveia.

- Resultados da Prova de Câmara de Lobos
- Report Beba Água das etapas: 1 / 2 / 3 / 4

Etiquetas:

domingo, outubro 08, 2006

Curiosidade 13

Megan Jendrik provavelmente não lhe dirá muito, mas será que conhece Megan Quann?

Ela surpreendeu o mundo, aos 16 anos venceu a medalha de ouro dos 100B em Sidney 2000. Depois afastou-se um pouco da natação, chegou até parar, casou e ao que tudo indica, voltou em força.

Agora, ela é Megan Jendrick, casada e com 22 anos. No inicio de Junho numa competição em Vancouver nadou os 50B para 30.91 (ficou a apenas 6 centésimos do recorde americano) e os 100B para 1:07.43 (o recorde americano é de Jessica Hardy com 1:06:20). Ainda participou nos 200B, prova que nunca foi a sua em 2:30.21.

Megan começou a nadar aos 9 anos mas tinha medo de colocar a cabeça debaixo de água. Aos 13 anos classificou-se pela primeira vez para o USA Senior Nationals. Aos 14, era campeã nacional dos 100B. Aos 16, venceu as medalhas de ouro olímpicas dos 100B e 4x100E. Tem 26 recordes batidos na sua carreira, entre americanos e mundiais. Já foi 9 vezes campeã americana e outras nove campeã do US Open.

Em 1996 viu o Jogos pela televisão e que comentou com a mãe ao assistir a prova dos 100B: “Eu vou ganhar esta prova daqui a 4 anos”. A mãe deu aquele sorriso “de mãe” mas nada convincente de crédito para a jovem de apenas 12 anos. Talvez uma boa promessa, mas naquele momento nada mais do que uma “sonhadora”.

Ficou ainda conhecida pela revelação de uma técnica fortíssima fora de água – A Visualização. Cerca de um ano antes dos Jogos Olímpicos de Sidney, Megan esteve no Pan Pacífico em Sidney, na mesma piscina dos Jogos onde tirou uma foto que pregou na parede do seu quarto. Durante meses, ela treinou a visualização da prova todas as noites antes de se deitar (partida, viragens, braçadas e chegada) utilizando um cronómetro (para acertar os parciais e o tempo final) e olhando para a foto da piscina.

Etiquetas:

sábado, outubro 07, 2006

Cullen Jones milionário

Bastou ao afro-americano Cullen Jones integrar a estafeta norte-americana que venceu a estafeta dos 4x100 livres nos Jogos do Pacífico, em Agosto, para assinar um contrato milionário com a Nike, no valor de dois milhões de dólares.

Independentemente do valor do velocista, ao contrato não serão estranhas as origens africanas (é negro) do nadador, que estuda e treina em Nova Orleães. Sendo sabida a pouquíssima tradição da população negra na natação, esta é uma séria aposta da marca de equipamentos que, certamente, contribuirá para chamar muito mais nadadores com origens idênticas às de Jones para a natação.

Deste modo Jones junta-se ao restrito conjunto de atletas afro-americanos patrocinado pela Nike, onde se destacam o golfista Tiger Woods e a tenista Serena Williams.
(Texto de Nuno Filipe para O Jogo de 28-09-2006)

sexta-feira, outubro 06, 2006

FPN impõe filiação na APTN para acompanhar selecções

Na circular nº 42/06, de 7 de Setembro, a Federação Portuguesa de Natação veio referir que "numa medida precursora de alcance estruturante", havia decidido "assegurar enquadramento técnico de todas as selecções nacionais, exclusivamente através de treinadores inscritos na associação de classe nacional". Ou seja, nenhum técnico que não esteja filiado na Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) poderá a partir de então acompanhar as selecções nacionais.

Desde logo houve quem levantasse a questão que nenhum dos novos quadros técnicos da própria FPN, responsáveis pelas selecções (Rui Magalhães e José Baltar Leite, para além de Nuno Dias) se encontrava filiado na APTN. Aliás, é público e conhecido o afastamento total dos dois primeiros da respectiva associação de classe há já muitos anos. Ou seja, por outras palavras, a FPN exigia aos outros aquilo que nem os seus próprios técnicos cumpriam.

De acordo com as informações que foi possível recolher, já terão dado entrada urgente na APTN os pedidos de filiação do seleccionador nacional de natação pura e também do treinador nacional absoluto, numa tentativa de manter a coerência. Resta saber se pagar quotas e não ser participativo significa a resolução das questões que a FPN pretende ver resolvidas. E terá legitimidade para tal, para obrigar ao sindicalismo militante?

É também público e sabido que Filipe Coelho, treinador de Simão Morgado, Diana Gomes, Carlos Almeida, Filipa Silva e agora também de Susana Miguel (entre outros atletas internacionais do Clube de Natação da Amadora), mantém um diferendo com a APTN, desde a posição pública da Direcção de Luís Liberato Baptista, em defesa de Carlos Cruchinho e Francisco Alves, aquando do caso José Couto nos Jogos Olímpicos de Sidney e posterior transferência para o CNA, em Outubro de 2000, após os Jogos Olímpicos.

Fica a dúvida: irá dar entrada mais uma filiação com carácter de urgência na sede da APTN em Felgueiras?
Texto por Duarte Mendonça 2006-09-29

Etiquetas: ,

Prova da Baía de Setúbal a nado

A prova da Baía de Setúbal a nado realiza-se em conjunto com a “Setúbal Bay International Swim Marathon”, competição incluída no Circuito Mundial de Águas Abertas/2006 da Federação Internacional de Natação/FINA, competição com a distância de 10 quilómetros. Esta competição desenrola-se num circuito no Rio Sado com 4 percursos de 2.500 metros.

Os nadadores participantes na prova nacional realizam apenas um desses 4 percursos e de seguida percorrem 300 metros de entrada na doca de recreio do Clube Naval Setubalense onde terminam a sua competição. A partida da prova nacional será dada 30 minutos após a partida da competição do circuito mundial.

Esta prova na Baía de Setúbal pontua para o 6º Circuito Nacional de Águas Abertas e realiza-se no dia 15 de Outubro. A concentração dos atletas para levantamento das toucas numeradas será na sede do Clube Naval Setubalense (na Doca de Recreio) entre as 8h00 às 9h00 horas. A prova terá partida às 10h30.
Esta prova reserva-se apenas a atletas Nacionais e Internacionais filiados nas restectivas Federações. A prova para populares já teve lugar, este ano mais cedo - Junho 2006.

- Regulamento e ficha de inscrição

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 05, 2006

Fernando Costa permanece no Leixões SC

Após algumas noticias, tornadas públicas por alguns órgãos de comunicação social, que davam conta da saída do nadador Fernando Costa para o Sport Algés e Dafundo vimos, por este meio, comunicar que o nosso atleta olímpico irá permanecer nos quadros do Leixões SC pelo menos até 2008, altura em que se irão realizar os Jogos Olímpicos de Pequim.

O Leixões SC confirma os contactos estabelecidos, sempre de uma forma muito positiva e cordial, pelo Sport Algés e Dafundo com o atleta e com a secção de Natação do Leixões. No entanto, após diversas conversas mantidas com a colaboração do presidente da Leixões SAD, Sr. Carlos Oliveira, foram garantidos alguns pressupostos que permitem a continuidade do atleta ao serviço do nosso clube.

O nadador Fernando Costa continuará a estudar nos Estados Unidos onde mantém uma preparação de alto nível para a competição, participando nas provas cuja sua presença seja possível. (Info LSC On-Line)

Etiquetas:

Finais olímpicas matinais

Os cifrões oferecidos pela cadeia televisiva norte-americana NBC parece terem falado mais alto e as finais olímpicas em Pequim'2008 deverão mesmo, por conveniência de horários (prime-time nos EUA) ser disputadas pela manhã, estando as eliminatórias reservadas para a noite (hora de Pequim).

Contra a vontade da Federação Internacional (FINA), e com as principais vozes da natação internacional (norte-americanas, inclusive) a insurgirem-se contra o facto, a verdade é que o Comité Olímpico Internacional (COI) parece sensível aos dólares, em detrimento das melhores performances desportivas. (Texto Jornal O Jogo 2006-10-04)

quarta-feira, outubro 04, 2006

Reforços brasileiros do Louletano confirmados

Edison Junior, Micheline Cardoso e Fabíola Rodrigues, estão confirmados como atletas do Louletano Desportos Clube para a época 2006/2007. Os nadadores vão viver e trabalhar no Algarve, ajudando a equipa de Loulé, que este ano reforçou também o seu quadro técnico, com a contratação de Fernando Teixeira, ex-técnico da brucista olímpica Diana Gomes na ABVE.

Edison (28 anos) é arquitecto especialista nas provas de estilos, e representava o São Bernardo dos Campos. Micheline (24 anos) foi atleta do SEMEPP de Presidente Prudente, especialista nas provas de 400L, 800 L e 1500 L. Fabíola Rodrigues (23 anos) tem estado nos últimos meses a viver na Europa, em Londres, onde esteve a trabalhar na área do jornalismo. Tem como recordes pessoais nos 100M os registos de 1.02.84 (piscina longa) e 1.01.50 (piscina curta), para além de bom nível técnico em bruços (32.12 em curta, 33.10 e 1.13.70 em longa) e também em livres (59.17 em longa) e 200E (2.24.23 em piscina longa).