domingo, março 18, 2007

Nadar no F.C.Porto é o máximo....

O texto que se segue é da inteira responsabilidade da Secção de Natação do F.C.Porto na sequência do 1º prémio relativo ao Jogo Beba ÁguaO Melhor Site de Clubes”.

Não será decerto exagero defender que a Natação do F.C.Porto faz parte do património do Clube desde a sua fundação em Setembro de 1893. Mais do que apenas uma secção desportiva, mais do que apenas 'mais uma modalidade' que fez - e faz, cada vez mais - a História do Clube, a Natação do F.C.Porto é, como o clube a que pertence, uma forma de ser e uma forma de estar.

Radicando o seu sucesso desportivo na modalidade na excelência técnica e na tradicional vontade indómita de vencer do nosso clube, a Natação do F.C.Porto foi e é o maior alfobre de campeões, o máximo da modalidade no nosso país.

Nos primeiros anos a seguir à fundação do F.C.Porto, a prática da natação era associada à de outras modalidades, tais como o futebol e o andebol. A primeira notícia escrita de uma vitória portista na natação remonta ao ano de 1908, quando Eduardo Dumont Villares vence a 'Taça Leixões'. Depois, foi a sucessão normal dos acontecimentos, com o F.C.Porto a participar pela primeira vez, em 1919, no então designado Campeonato da Liga Portuguesa dos Amadores de Natação.

Depois, e sob proposta de Luís Canto Moniz, cria-se a Escola de Natação do F.C.Porto, a funcionar durante mais de 40 anos na Praia do Aurélio, na margem esquerda do rio Douro. Era o ponto de partida para oito décadas de sucesso na modalidade, a começar logo na época de 1926/27 com o nosso Clube a viver a honra de fornecer os seus primeiros nadadores à Selecção Nacional de Natação e Pólo Aquático: Canto Moniz e Álvaro Sequeira.

E logo em 1928/29, o F.C.Porto conquistava o seu primeiro Campeonato de Portugal de Pólo Aquático. Reclamando embora uma piscina própria desde os anos 20, foi a Natação do F.C.Porto construindo um bonito palmarés na modalidade durante as décadas de meados do século XX, nadando, então, nos rios, no mar e nas poucas piscinas existentes no país.

Para a história ficaram, desse tempo, nomes de atletas famosos como Abel Guimarães, Adriano Antunes, Alexandrina Pinto, Alíria Silva, António Antunes,António Brenha, António Maria Pereira, Aristides Silva, Edgar Santos, Joaquim Lagoa, e tantos outros cujo esforço foi fundamental para que o clube visse satisfeito o seu anseio por um digno local de treino.

Agosto de 1968 assiste, então, à inauguração da piscina das Antas cuja cobertura se há-de concluir em 1971. Depois, é o último quartel do século XX e o salto qualitativo - que ainda não terminou - da modalidade do nosso clube.

Primeiro, recorrendo a especializados treinadores estrangeiros e, depois, à mais-valia nacional, o F.C.Porto cimentou o lugar de primeira escola de natação do país. Incontáveis recordes nacionais, uma miríade de títulos nacionais, individuais e colectivos, presenças nas principais provas internacionais da modalidade - Campeonatos da Europa e do Mundo e Jogos Olímpicos. Quanto a presenças nesta última competição, afinal a meta maior de qualquer desportista de eleição e o orgulho natural de qualquer clube, refiram-se Paulo Frischknecht (Montreal '76), Mabílio Albuquerque, Rui Borges e Sérgio Esteves (Seoul '88), Joana Soutinho e Miguel Machado (Atlanta '96), Paulo Trindade (Seoul '88, Barcelona '92 e Atlanta '96), Mário Carvalho (Sydney '2000) e Luís Monteiro (Atenas '2004).

De todo incontornáveis na História da Natação do F.C.Porto são, destas últimas décadas, também as prestações desportivas de Marta Roboredo, Teresa Figueiras, Alexandra Silva, José Carlos Moreira, José Meinedo, Tiago Pestana e Rita Fernandes.

O F.C.Porto, foi orgulhosamente o principal pioneiro da Natação para bebés, bem como da natação terapêutica e para deficientes em Portugal, que teve o seu período de ouro nas décadas de 80 e 90 do século passado, nas velhas piscinas das Antas, onde chegaram a ser enquadrados mais de 400 pessoas (crianças e adultos) com diversas enfermidades ou deficiências físicas, proporcionando-lhes um enorme bem-estar e minorando os seus problemas.

Já entrados no terceiro milénio e quando se concilia, mais do que nunca, a indómita vontade de vencer azul-e-branca com uma maior e mais actual cientificidade na qualidade da formação e na metodologia de treino - agora com José Alexandre Silva, que sucedeu em 2004 / 2005 a João Paulo Vilas-Boas como responsável técnico da natação do F.C.Porto novos feitos se perfilam no horizonte, novas e maiores vitórias se desenham para o clube.

Hoje e apesar de transitoriamente não utilizar piscina própria, a Natação do F.C.Porto está centralizada nas excelentes instalações da Piscina Olímpica Municipal de Campanhã (por protocolo com a Empresa Municipal Porto Lazer) e continua a adaptar-se às novas realidades, abrindo-se a outras valências e espaços múltiplos em resposta aos estímulos do tecido social envolvente. Assim, existem também polos da natação do F.C. Porto nas Piscinas Municipais da Constituição e de Cartes, no Porto e de Vila D’Este em V.N.Gaia e um protocolo de colaboração com o Life Club, igualmente em Gaia.

Sem o “viveiro” das Antas onde funcionavam as famosas escolas de natação dos “Golfinhos azuis e brancos”, que chegaram a ser frequentadas por mais de 4000 utentes inscritos regulamente e por onde passaram algumas das gerações de desportistas de todas as idades durante as décadas de 70 a 90, as principais dificuldades prendem-se com a captação de novos nadadores. Mesmo assim, o F.C.Porto conta com um número de nadadores federados que ronda os 150, lançando o Clube para o top nacional dos clubes com mais nadadores em competição, encabeçados por esse talento da natação feminina portuguesa que dá pelo nome de Sara Oliveira.

Uma palavra para os patrocinadores que nos têm apoiado ao longo de todos estes anos, com destaque para a Speedo, marca que “veste” a nossa equipa principal desde há duas décadas para cá, também ela responsável pelas sucessos da Natação Azul-e-Branca.

O futuro passa obviamente por todos nós, a Natação do F.C.Porto será aquilo que os Sócios do F.C.Porto quiserem. Praticar Natação é um prazer, no F.C.Porto é um orgulho. Nós, sócios, pais e dirigentes, temos obrigação de proporcionar aos nossos filhos o prazer e o orgulho de nadar no F.C.Porto.

Estaremos sempre cá para isso, porque...
nadar no F.C.Porto é (realmente) o máximo!

Etiquetas: