sexta-feira, maio 11, 2007

Kek esperam de mim… NADA!!!

O texto que se segue é da inteira responsabilidade da Secção de Natação do C.N. Colégio Vasco da Gama na sequência do 2º prémio relativo ao Jogo Beba Água “O Melhor Site de Clubes”.

Nos treze anos que levamos de existência muitos são os clubes que nos têm ajudado a crescer, não só pelas palavras de apoio e incentivo que nos deixam, mas principalmente pelo excelente exemplo de dedicação, empenho e trabalho com que nos brindam. A eles o nosso obrigado.

Em nossa opinião, a eficiência advém de um conjunto de acções específicas e estudadas, da revisão sistemática de processos, de estratégias e de um empenho incondicional. Esta continuará a ser a principal preocupação do C.N. do Colégio Vasco da Gama.

Julgamos também que o trabalho realizado, durante estes anos, foi gradualmente compensado, já que a ideia de criar de raiz uma equipa de natação de topo numa escola pareceu a muitos, em primeira instância, como algo impensável ou ilusório.

Com nadadores em todas as selecções nacionais, com a equipa masculina e feminina a disputarem a primeira divisão, com nadadores nos campeonatos da Europa e do Mundo parece-nos que já percorremos grande parte do nosso caminho. As mais recentes competências da equipa permitiram-nos também ir mais longe que o sonho. Os resultados atingidos nos Masters, na Natação Adaptada e no Triatlo, levam-nos a crer que estamos no rumo certo.

Somos já uma equipa sólida e equilibrada. Não escondemos que pretendemos ganhar dimensão e massa humana para poder chegar mais alto e atingir o estatuto dos grandes clubes Nacionais. Sabemos também que, infelizmente, alguns clubes sucumbem de um momento para o outro por factores externos ao trabalho e empenho diário dos técnicos e nadadores. Por isso mesmo, tentamos manter um equilíbrio entre o caminho já percorrido e o que ambicionamos atingir sem nos deixarmos abater, por antecipação com os comentários depreciativos e anónimos de que certamente este texto será alvo.

Com uma posição muito própria dentro do panorama da natação nacional, dispomos de um grau de liberdade diferente do de outros clubes. Todavia, mantemos a convicção que este espírito de trabalho nos irá levar tão ou mais longe, perfilando-se no horizonte a presença de nadadores nos Jogos Olímpicos.

Manter uma equipa no topo requer estímulos fortíssimos, pelo que os nossos campos de treino realizados na Alemanha, E.U.A e Brasil tem sido um motor e factor de aprendizagem constante e uma mais valia que pretendemos continuar a oferecer aos nossos nadadores.

Neste momento, e por já não termos limites à inscrição na equipa, de nadadores externos, temos connosco jovens nadadores que não frequentaram o Colégio, o que permite colmatar a lacuna existente no Concelho de Sintra, onde a oferta à prática de Natação competitiva é praticamente inexistente ou mesmo nula.

Os próximos dois anos vão ser importantes para a natação do CVG. Existem grandes equipas nacionais que continuam a crescer e, para que nos consigamos manter ao seu nível, é absolutamente fundamental que tenhamos um apoio consolidado, não só por parte da Câmara Municipal de Sintra como de outros eventuais patrocinadores.

Com certeza que cada um de nós fará o que dele esperam…. Nada!!!

- Ver post do 1º classificado: Futebol Clube do Porto

Etiquetas:

22 Comments:

Anonymous Anónimo said...

VAI CVG!!!!!!!


Nelson Lopes

sexta-feira, maio 11, 2007 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pk´é k se pode comentar este texto e do fcp n se podia?

sexta-feira, maio 11, 2007 12:19:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Porque o FCP pediu para n se poder comentar no post deles. Só isso.

sexta-feira, maio 11, 2007 12:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

chegamos ao cumulo de num blog meramente informativo publicitar clubes... n acho correcto...
So uma pgnta... se o cvg mudou de nome para CNCVG pkek n foi relegado a fase de apuramento da 4ta divisão? Não é esse o procedimento normal e natural? o ALDESP mudou de nome e foi isso que lhe aconteceu...

sexta-feira, maio 11, 2007 12:29:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Antes de mais solicito-te k leias o primeiro paragrafo do texto, aquele k está numa outra cor.
Ai perceberás o porquê deste post.

Relativamente ao nome de um clube mudar tens de te informar melhor.
1º Mesmo com mudança de nome pode-se manter o estatuto desportivo do nome anterior desde que obviamente seja justificado e aceite pla FPN. Mantendo-se dirigentes, treinadores, nadadores, local de treino… qual a lógica de perder direitos desportivos? Isso não aconteceu só com o CVG/CNCVG, mas com muitos outros clubes ao longo dos anos, incluindo em 2006 o ALDESP/AVQA.
2º O AVQA teve os seus direitos desportivos reconhecidos pla FPN no passado defeso e por isso a equipa masculina poderia ter participado na 3ª divisão. Não participou apenas porque foi opção dos dirigentes/equipe técnica do clube recomeçar da fase qualificação da 4ª divisão. Na minha opinião, esta opção serviu para mostrarem que subiram “duas” divisões apenas numa época… Isso “vende” bem aos jornais regionais e a potenciais patrocinadores…

É só para já. Para mais esclarecimentos, é só ler regulamentos oficiais e afins…

Abraço
BA

sexta-feira, maio 11, 2007 12:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho simplesmente notável a comparação entre a captação e a qualidade de resultados neste clube! Não há nehum clube na 1ª Divisão e nem sei se na 2ªDivisão com uma escola tão pequena.

sexta-feira, maio 11, 2007 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estás a esquecer-te do Vilacondense, que consegue praticamente sem escola e apenas com prata da casa, resultados de nível excelente.

sexta-feira, maio 11, 2007 5:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas... não há lá uns meninos do estoril?

sexta-feira, maio 11, 2007 8:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

somos os maiores!!!!!!!!!!!!!!!! forca CNCVG*****

sexta-feira, maio 11, 2007 9:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pronto... concordo, nós e o Vilacondense! ;-)
Creio somos pequeninos comparados com a dimensão e história de certos clubes mas a dedicação diária já nos tornou num clube respeitado.
Vamos lá ver até onde conseguimos ir...
saudações desportivas para todos

sexta-feira, maio 11, 2007 10:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Li com atenção o post do FCP e verifico que tudo é verdade ainda que , naturalmente, abreviando os factos.
Só uma pergunta: quem esteve por detrás da subida vertiginosa da secção de natação do FCP que se verificou nos finais dos anos 60?

é que, como em tudo, a gestão é fundamental para o sucesso e quem geriu nessa altura tem provas muito mais que evidentes para não surpreender essa progressão geométrica do valor da natação do FCP.
Seria optimo seguirem este exemplo

sexta-feira, maio 11, 2007 10:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CFV é diferente, não tem escola própria mas tem por detrás todo o trabalho de captação das escolas municipais da sua Região.

Duas coisas são evidentes:

- CNCVG e CFV são, das equipas da 1ª divisão, aquelas c maior % de atletas a competir nas equipas principais formados no clube (no caso do CFV, não são formados completamt de base no clube, mas perto disso)

- CNCVG é de facto a q tem uma base de recrutamento menor, e por isso maior % de aproveitamento do potencial humano disponível.

Mas chegando ao nível em q já estão, o slogan "o k'é q esperam de mim? Nada!" já não é bem real. Parece-me q todos esperam bastante nos próximos anos do CVG. Esperam, por exemplo, como diz o texto, a luta por uma presença olímpica. E isso é mto mais do que "nada".

sexta-feira, maio 11, 2007 11:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acho que com o treino industrializado eh dificil... vejamos, os atletas que já possuem minimos para os jogos de pequim 2008 sao atletas de clubes de pequena expressao nacional, que tem 1 treinador a fazer todos os dias treinos especificos para determinada prova, sao trabalhos muito especificos que em clubes grandes e muito dificil de implementar, so se implementa "queimando" sempre alguns atletas

sábado, maio 12, 2007 12:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o duarte.

agora é k é a sério e passa a ter piada.
a fase em k era uma equipa simpatica "em formação" tem de passar a outra fase.

e a pressão da universidade, dos "amigos" dos clubes rivais, das "jogadinhas" de bastidores, etc etc faz com que a pressão seja necessáriamente mais que... nada.

good luck

now the fun begins!

sábado, maio 12, 2007 2:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas Duarte.

"Nada" também é um tempo do verbo nadar...

domingo, maio 13, 2007 10:04:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Ao anónimo das 10:44.

Confesso que não me apercebi de ter havido uma «subida vertiginosa da secção de natação do FCP ... nos finais dos anos 60».
Isso deu-se, creio, sobretudo nos anos 70, e com várias equipas (AACoimbra, SLBenfica, etc.) e deveu-se a vários factores.

O primeiro dos quais era o baixíssimo nível da natação em Portugal naquela época.
Dois exemplos:
- há dias um nadador Master dizia-me que em 1956 foi campeão nacional dos 200L; em 2006 tornou a sê-lo E COM O MESMO TEMPO (3'09")!!
- eu próprio - que era um nadador médio (batia-me para os primeiros lugares em todos os estilos) - estou, actualmente, a fazer tempos muito semelhantes aos que fazia há mais de 30 anos!
Portanto, nos anos 70, qualquer equipa recente, com meia-dúzia de nadadores razoavelmente treinados podia fazer um figurão.

Outros factores foram:
- o enorme aumento das participações em competições internacionais (para termos bem a noção de como os nossos melhores miúdos mais novos eram mesmo bons, enquanto que os mais velhos eram mesmo fraquinhos), que serviram de estímulo a toda uma geração de nadadores (Paulo Frischknecht, Liliana Santos, Alexandre Yokochi, etc.);
- a chegada de treinadores estrangeiros;
- o fim da guerra colonial; LOL e etc.

Depois, os portistas já na altura eram conhecidos por odiarem perder. Até mesmo uns com os outros (relembro uma grande cena de pancadaria na bancada da piscina dos Olivais, em Lisboa, entre pais - e mães! - de nadadores... do FCPorto)!
E também já deitavam a mão a tudo para conseguirem ganhar. Ainda guardo, como recordação, as fichas dos cronometristas de uma prova de 200C que ganhei num Camp. Nacional em Coimbra. Nestas fichas, os tempos foram *corrigidos* pela mão do senhor Juiz-Árbitro - por acaso, do Porto - para que o meu tempo fosse pior que o do segundo classificado - também por acaso, um nadador do FCPorto...

Por último, nos anos 70 havia um dirigente da natação portuense que dava pelo nome de Belmiro de Azevedo. Esta, realmente, não sei se tem alguma coisa a ver. Mas tendo em conta aonde este senhor chegou...

É claro que tiveram (e têm) excelentes nadadores, treinadores, etc. Mas os sucessos - cujo mérito é inegável - não apagam os excessos (para quem tem memória)...

Luís

terça-feira, maio 15, 2007 3:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta do verbo nadar calou completamente o duarte...lol
Sou fã confesso das tuas analises e comentarios duarte...mas n to a ver como vais dar a volta a este comment do verbo nadar

quarta-feira, maio 16, 2007 10:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das 10.42 e das 10.04 (mesmo), k membro do cvg és tu?
és o conde barão himself?

quinta-feira, maio 17, 2007 12:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estimado fã das 10:42 PM:

Não ia responder à piada do anónimo das 10:04 PM, mas já q correria o risco de o desiludir c essa atitude, não quero deixar as coisas nesses termos.

Mesmo q fosse "nada", imperativo do verbo nadar ("nada tu" ou "nadai vós"), significaria a mesma coisa. Significaria q o CNCVG só esperava dos atletas q nadassem, sem esperar resultados nenhuns.

Portanto, num caso como noutro, continuo a achar q num Clube com um percurso único como aquele, o grau de exigência terá de ser necessariamente maior.

Espero ter vindo de encontro às S. expectativas.

Aproveito para relembrar-lhe q a quota de sócio do meu clube de fãs já está em pagamento, e deve ser saldada até final do mês de Maio.

Cumprimentos.

sexta-feira, maio 18, 2007 11:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas duarte como teu fã é logico que a cota está em dia.lol. N esperava melhor da tua resposta...ainda bem que conseguis-t responder ehehe.

segunda-feira, maio 21, 2007 10:27:00 da tarde  
Blogger Luis K. W. said...

Caro Duarte,
Há isenção de pagamento (ou, pelo menos, desconto) na quota desse teu clube para os Masters? LOL

Comparando registos.
Só depois de eu ter escrito a historinha aqui em cima reparei que no site da FPN há um "historial" em que falam da supremacia do Algés seguida da ascenção da Académica de Coimbra. Depois mencionam (as piscinas do) FCPorto e Fluvial.
Mas parece esquecerem algo...

Em parte alguma se refere a «intromissão» do S.L.Benfica que também ganhou várias competições colectivas ainda no meu tempo (ainda antes de haver piscinas no Estádio da Luz... e de João Santos - Alexandre Yokochi - Villaret - etc. e Liliana Santos - Paula Marisa Lamego - Cristina Peralta - etc.).

Quem terá sido o autor daquele Historial no site da FPN?

Luís

terça-feira, maio 22, 2007 5:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Luís:

Não consegui aceder a esse historial. Onde está (em q menú)?

Sobre quem o escreveu, não faço ideia. Decerto não terá sido a assessora de imprensa da FPN (q faz habitualmente os conteúdos), pq essa qd lá chegou, depois de ter escrito 10 vezes q a Diana tinha nadado no Europeu a prova dos 50 livres, tiveram de explicar-lhe q era bruços, e q em livres a malta nadava geralmente crol.

O q há publicado pela FPN em termos históricos é na generalidade autoria do J.Torres. Não sei se esse texto é.

Cabe-te a ti, na qualidade de ex-lampião, e actual atleta do clube satélite Fofó, elaborar veemente protesto, e exigir a demissão dos orgãos sociais da Cruz Quebrada!

quinta-feira, maio 24, 2007 12:58:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home