segunda-feira, novembro 08, 2010

Portinado: “Reforçados para ganhar… tudo!”

Reportagem de Jorge Anjinho in Jornal A Bola de 19/10/2010
Portinado tem nove jogadores oriundos do extinto Louletano. Supertaça já está conquistada. Salgueiros é o grande adversário. O objectivo é vencer todas as competições nacionais. O Portinado começou a época com uma vitória na Supertaça, derrotando o Salgueiros, principal rival dos algarvios nos últimos anos. O campeão nacional reforçou-se bastante, elevando ao máximo as ambições, numa temporada em que pretende vencer todas as competições nacionais.

«A equipa está mais forte do que na última época, só que ainda não está no melhor nível. Temos muitos reforços, é equipa nova que tem de aprender a jogar de novo, a formar conjunto. Ainda temos que jogar muitas vezes até a equipa estar ao nível elevado que está ao seu alcance.

Individualidades temos muitas, agora temos que começar a jogar como equipa», realça Evghenii Trubetcoi, treinador-jogador do portinado, que reforçou-se com nove jogadores do Louletano, clube que extinguiu os seniores. »Conseguimos excelentes jogadores no Louletano. Rui Moreira, que também já foi treinador dos seniores é, na minha opinião, o melhor jogador nacional. Outro de grande valor é o Maxim Secreru, um jovem que marca muitos golos, foi o melhor marcador na Supertaça e na primeira jornada do campeonato. Fábio bota tem grande experiência, e todos os outros são jovens com grandes qualidades», destaca.

Rui Moreira, Fábio Bota, Maxim Secreru, Tomás Melo, Ivo Sousa, Ivo Laginha, António Mestre e os gémeos Mário e Márcio Cabecinha vieram do Louletano. Evghenii Trubetcoi, Mykola Yanochko, António Grácio, Daniel Grácio, João Seixas, Ricardo Andrez, Bruno Nunes, Cristiano Joaquim, Dumitru Sobetchi, Ruben Figueiredo e Luís Carvalho transitam da última época. Fartura de jogadores em contraste com a última época em que Trubetcoi não tinha tantas soluções, havendo a necessidade de inscrever directores como jogadores para contornar o regulamento.

«Estamos mais tranquilos. É pena que o Louletano tenha acabado, mas tirámos proveito disso, pois os jogadores que lá estavam tiveram vontade de continuar a jogar e vieram para cá. Não vamos ter o problema, temos muitos seniores e a situação mudou: temos que escolher quem é que vai ser convocado para os jogos. Tem sido mais complicado principalmente para os jogadores mais novos, em que temos que rodá-los e os jogos não são muitos», disse Trubetcoi.

Sem dinheiro para a Europa
Portinado é campeão nacional mas não tem apoios suficientes para voos mais altos. O primeiro título de campeão nacional não foi sinónimo de mais apoio e reconhecimento por parte de eventuais patrocinadores para o Portinado, que não tem dinheiro para representar Portugal nas competições europeias. O que, com uma equipa bastante reforçada, seria bom para aquilatar o nível do pólo aquático em Portugal.

«Na Europa, infelizmente este ano não vamos participar, pois não nos inscrevemos por falta de dinheiro. É pena para esta equipa, pois era bom para Portugal poder apresentar uma equipa destas nas competições europeias, e verificar o que poderíamos fazer. Estava cheio de curiosidade em relação a isso, mas não conseguimos apoios. Esperemos que na próxima época isso seja possível», confessa desiludido Trubetcoi, decepcionado também com a falta de espaços físicos para preparar a equipa.

«Agora estamos a trabalhar como deve ser, com muitos atletas, mas falta-nos espaço para treinar. Começamos os treinos com o pessoal da natação ainda na piscina e com aulas de hidroginástica ao mesmo tempo. Não temos condições ideais para a equipa, que poderia evoluir mais com um grande ginásio e uma boa piscina», realça. O campeonato iniciou-se no passado fim-de-semana e o Portinado goleou o Aminata, de Évora, por 30-13. Trubetcoi já elegeu os principais adversários na luta pelo título: «Principal rival sempre foi o Salgueiros e continuará a ser. Mas teve várias saídas de jogadores e ouvi dizer que se irão reforçar com dois estrangeiros. Outros candidatos ao Play-off deverão ser o CN Amadora e o Paredes.»

Etiquetas: ,