quinta-feira, outubro 04, 2012

Federação não pode esgotar-se na pessoa do presidente

António José Silva, em entrevista ao jornal O Jogo, considera que “é preciso romper com o modelo anterior”. O candidato à presidência da Federação Portuguesa de Natação (FPN) não quer ser profissional e avança com o nome de Manuel Freitas para o cargo de vice-presidente executivo: “Traçámos o perfil e encontrámos a pessoa indicada: o Manuel Freitas, que foi dirigente associativo, fundou o Foca – Clube de Natação de Felgueiras, trabalhou na área do desporto da Câmara, é pai de duas ex-atletas e tem disponibilidade. Tem tudo o que um dirigente de topo precisa”.
 
O candidato às eleições afirma que vai “poupar muito dinheiro” com este modelo, uma vez que “este dirigente não vai ganhar sequer metade, provavelmente nem um terço, dos 10 salários mínimos, mais despesas, do presidente cessante”.
 
Para António José Silva, a FPN tem, desportivamente, “de se virar para os clubes, ser um catalisador e não tentar ser a dona da modalidade”. “Depois, tem de apostar a sério na qualidade, em gente com capacidade para chegar já às meias-finais olímpicas, pelo menos. Para isso deve ser seletiva e ajudar os nadadores, ligando o treino à universidade e aos centros de investigação. Tem de possuir um DTN e um selecionador competentes, técnica e cientificamente, e que saibam dialogar com os clubes e associações”, acrescenta.
 
António José Silva lança o repto a Paulo Frischknecht para que avance para as eleições, de forma a ser “avaliado” pelos seus mandatos. “Isto poderá ser a escolha clara entre dois modos totalmente opostos de ver a natação”, frisa o até agora único candidato.
 
Segundo António José Silva, o atual presidente “falhou redondamente” a nível desportivo. “Os resultados são o que se viu e, por força disso, vamos sofrer um terrível corte no orçamento”, refere o candidato. “Para mim é claro que não houve competência, o modelo de funcionamento técnico foi uma lástima. Faltou competência e capacidade de diálogo”, aponta.
 
António José Silva descreve os objetivos a que se propõe: No Rio de Janeiro, em 2016, teremos de ter poucos nadadores, mas bons. Só esses vão aos Jogos. Mas, paralelamente, temos de pensar e investir já na geração de 2020, colaborar com os clubes disponibilizando ferramentas – investigação das universidades, centros de treino de alta competição, concertação de posições com associações, clubes e atletas – para criarmos uma geração que chegue e ultrapasse as meias-finais olímpicas. Não podemos continuar a assistir impávidos ao falhanço de objetivos como se não tivéssemos nada a ver com eles. Temos de traçá-los e tratar de os atingir”.
 
Sobre o polo aquático, o candidato às eleições na FPN diz que a modalidade “esteve muito maltratada por um presidente que a percebe mal e não delegou em quem percebe”. “O setor feminino foi abandonado e está quase moribundo. O mini-polo, que tem de ser a base da modalidade, esquecido, os clubes e as associações que promovem a disciplina nunca foram apoiados. É preciso um corpo técnico e dirigentes da modalidade que a compreendam e a trabalhem. Terei um vice-presidente para o polo, com verdadeira autonomia para trabalhar. Não pode ser o presidente a querer perceber tudo”, indica.
 
António José Silva não tem dúvidas que a candidatura que lidera “vai surpreender muita gente, com um largo leque de apoiantes que é transversal”, entre os quais José Sacadura, “um senador da natação”, que integra o projeto.
 

Etiquetas:

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O homem tem razão em tudo o que diz!

Resta saber é quem vai votar nele, porque quem tem direito de voto é cobarde e está manietado.

quinta-feira, outubro 04, 2012 8:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda não se sabe quem vai votar!!!!
Se estás tão precupado deixa de ser cobarde, candidata-te para eleger a federação e não sejas manietado...4

quinta-feira, outubro 04, 2012 10:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

10:34

Nota-se que te falta conhecimento de causa!

O polvo é enorme!!!!

quinta-feira, outubro 04, 2012 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há várias coisas que esta candidatura ainda não deu a conhecer a não ser ideias muito gerais... E que certamente puderam fazer a diferença entre mais do mesmo ou inovar!

1º Modo de financiamento e apoio? Seja na federação, associações e Clubes?

2º Campeonatos Nacionais? Por TAC's por Ranking, um sistema misto?

3º Formação de carreira dos atletas? Concorda por exemplo com o facto de haver só 1 escalão de juvenis no sector feminino?

4º O que fazer em relação à diminuição da visibilidade da natação e subsequentemente à diminuição do nº de atleta, principalmente no interior do país?

5º O que fazer que a formação de treinadores?


Era bom que algum responsável desta candidatura responde-se a isso, antes de se ir votar!

quinta-feira, outubro 04, 2012 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Importante também é sensibilizar os detentores das piscinas (instalações com custos elevados de manutenção, mas também com ocupação muito elevada) para necessidade de não cair na tentação de não abrir os mesmos por causa da actual conjuntura económica e social, porque sem piscinas...

quinta-feira, outubro 04, 2012 12:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ui.. post encomendado. E depois o polvo tá do outro lado.

giro, giro, é ver tudo a saltar fora desta candidatura, para n ficarem colados ao fracasso.

cheira-me que esta candidatura vai desistir nas proximas semanas

quinta-feira, outubro 04, 2012 12:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O essencial desta candidatura parece-me que já foi anunciado. A saber, acabar com o enterro da Natação, com o divórcio entre o presidente e os nadadores de topo desde há oito anos. Elegeu-os como inimigos.

É ver os funerais feitos desde que esta Federação governa!

Alguns foram protestando, lutando, mas sempre sendo pressionados e perseguidos.

A Natação teria sido outra.

E todos conhecem esses nomes, que poderiam ter sido e ainda ser de topo europeu e mundial!

quinta-feira, outubro 04, 2012 12:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente, não entendo tantas preocupações quando ainda só existem 2 projectos (1 que governou 8 anos, e outro que agora apareceu) para podermos efectuar comparações.
Porque ficarmos PIOR que os 8 anos em que estivemos a ser dirigidos por estes cavalheiros, É IMPOSSÍVEL!
Só foi óptimo, para meia dúzia de pessoas que se orientaram bem, em vez de se preocuparem com a vertente desportiva!

quinta-feira, outubro 04, 2012 2:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O descalabro total, seria a Associação de Natação de Lisboa votar a favor de quem lhe fez a vida negra, de quem a vexou, humilhou!...

quinta-feira, outubro 04, 2012 2:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não conheço o Senhor António José Silva, mas, ouso aconselhar-lhe uma subscrição de nadadores da sua facção. Aconselho igualmente à ainda Federação a fazer o mesmo.

Veríamos assim o sumo e a essência do que importa realmente nesta disciplina.

O resto é polvo e parasitismo.

quinta-feira, outubro 04, 2012 2:28:00 da tarde  
Anonymous Artur Lopes said...

Sem dúvida alguém que tem ideia do que é a natação... e do que poderá vir a ser!

Quem fala mal é porque não conhece o seu currículo desportivo e profissional sempre à volta da modalidade.

Já a presidência actual, utilizou a natação para trampolim para uma futura carreira pessoal... Porque será que ainda não apareceram com a candidatura?

quinta-feira, outubro 04, 2012 2:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por mim fica tudo como está. O novo Diretor Desportivo continuará a colocar a natação na senda do progresso, os treinadores de formação (de grande experiencia anterior) idem aspas. Nem precebo porque é que o Tó Zé se está a chatear. Está tudo bem assim...

quinta-feira, outubro 04, 2012 5:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para mim ponho sempre muitas dúvidas sobre as pessoas que têm ou tiveram funções políticas. Quando as funções políticas são desempenhadas numa câmara com uma presidente como Fátima Felgueiras o mínimo que prevejo é o aparecimento de sacos azuis por todos os lados, mas essa apenas é a minha opinião de princípio que caberá a quem agora se candidata provar que pelo menos neste caso não se aplica. De início fico de pé atrás mas sempre disponível para mais tarde mudar de opinião.
Quanto ao objectivo de ter nadadores nas meias finais olímpicas e até ultrapassá-las, não acredito minimamente nessa possibilidade mas o tempo e os Jogos Olímpicos se encarregarão de confirmar ou não a minha previsão. Evidentemente que havendo portugueses espalhados pelo mundo todo pode ser que apareça algum radicado noutro país, com outras condições, e que possa atingir aquelas metas mas eu apenas duvido que algum nadador português, a viver e treinar em Portugal, não o consiga.
Outra coisa muito diferente é as universidades olharem com simpatia o desporto de alta competição. Não há professor universitário nenhum que aceite dar condições priveligiadas a algum atleta de alta competição nas questões académicas, e todos sabemos que é assim mesmo que a Lei por vezes nem seja aplicada mas a verdade é que o catedrático de qualquer cadeira é "dono e senhor" da sua cadeira e não muda a sua maneira de actuar. Sabe-se que nem nas faculdades directamente relacionadas com a educação física isso acontece , muito mais acontece nas faculdades não relacionadas com o desporto, até porque ninguém quer comprar uma casa feita por quem se especializou altamente em nadar mas pouco aprendeu de engenharia, assim como quando alguém vai a um hospital quer é ser tratado e não que lhe digam que o médico ou enfermeiro que o assiste foi um excelente nadador mas pouco sabe de tratamentos. É que o que se passa lá fora é as próprias universidades terem as instalações desportivas e assim poderem adaptar os horários de estudo aos de prática de desporto.
Admira-me, por fim, dizer-se que os resultados desportivos foram medíocres quando a verdade é que nesta altura há um nadador portugues vice-campeão europeu o que para a natação portuguesa não é propriamenete um resultado medíocre, e até é o melhor resultado obtido por um nadador português desde há já muitos anos. Na verdade o generalidade dos resultados desportivos da natação foram muito fracos espelhando correctamente o nível da natação portuguesa mas houve uma excepção e portanto não se pode dizer que falhou redondamente. Não falhou. Teve o melhor resultado desde há vários anos.
Por fim duvido muito que numa altura em que clubes como o Benfica ou o Porto falam de que na equipa de futebol se tem de andar com cuidado pois os investimentos têm de ser muito bem pensados para não haver rotura financeira, que haja algum clube com possibilidades de investir num desporto ignorado pela quase totalidade dos portugueses, a começar pelos antigos praticantes que muito raramente se deslocam a assistir pelo menos um campeonato nacional absoluto de Verão, ou Open de Portugal, provavelmente a principal competição desportiva da natação portuguesa.
Resta-me desejar que dentro de 4 anos esteja a dizer que tinha opiniões que em nada se mostraram próximas da realidade pois nessa altura a natação portuguesa se terá tornado um desporto com alguma pujança.

quinta-feira, outubro 04, 2012 9:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

11:55

Ainda não percebi se já te candidataste???

quinta-feira, outubro 04, 2012 11:00:00 da tarde  
Blogger Fernando Xavier said...

É preciso mudança na natação portuguesa, como está é que não pode continuar. Quem verdadeiramente gosta de natação não pode pactuar com a situação atual

sexta-feira, outubro 05, 2012 10:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Xavier:
Pessoas com a tua frontalidade e honradez já (quase) não existem. Não tenho qualquer esperança de mudança pois para cada delegado que se propoe à mudança, o status quo colocou um delegado da manutenção. Só não vê quem não quer...

sábado, outubro 06, 2012 5:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o candidato (este candidato) espetou as unhas. contudo esta posição agressiva (aparente) não lhe favorece a retórica, a razão não precisa de braço de ferro nem pugilato. o candidato devia manter uma posição executiva e evitar (questão até de bom gosto) juntar-se (de forma obvia) à ralé. a ironia não é uma arma justa entre irmãos, ou até podia ser, se fosse um pouco afectiva, mas esta move-se sem apelo nem agravo. não se pode optar pelo confronto e ao mesmo tempo humilhar o opositor (pareceu-me). e mais ainda, apresentar-se como limpa cús ( desculpem-me os leitores o mau geito) das "cagádas" do executivo em fim de vida ( bem! segundo o candidato).
dizer-se a solução, em contingente tão adverso, quando ninguem fala a verdade ( e não falo da verdade do conhecimento) soa a revolução (lembram-se da revoluçao dos porcos), agora passam a mandar os que sempre sofreram (daí a ironia).
eu respeito, eu acredito, mas não espero garantias, e para mim é como sempre foi: no inverno agasalho-me e no verão ando mais descontraído. todas as soluções (para instituições democráticas) são demagógicas, posso, simpáticamente, dizer românticas, que o candidato é capaz de gostar mais.
ninguem fugiu, nem hão gloriosos a reclamar medalhas, não houve guerras nem soldados, apenas uma instituição que valoriza o trabalho e a coragem, talvez possa ter descorado a inteligência (sei que sim, um pouco) mas existiu e existe e é verdadeira.
mantenha-se de pé por si só senhor candidato, se usar muitas bengalas a sua falta de força, hum, revela-se.
são os melhores que lideram sr. professor? acho que sabe que sim!
-não se pendure nos outros! cultive alguma virtude (desde já).
não prometa utopias nem mundos novos, porque muitos de nós ainda acreditam no socialismo, no colectivismo, no desporto para todos, e no,"sagrado", direito à preguiça (desculpem a ironia, esta é afectiva).
candidato- ouve - precisamos de um lider e não de alguem querendo dar voz a opinião do vizinho. mesmo que o vizinho seja só um bode espiatório (serà?).
-competência especial (a lider da fpn) sr. candidato e que amanhã não nos mandes passear porque percebas que o problema não é de direcção mas da plebe irracional de dirigentes treinadores e atletas? ok?

terça-feira, outubro 09, 2012 2:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aí o problema está na plebe??
essa faz lembrar o passos e o relvas.

e os 4000€ mensais + gastos (???) k o Presidente aufere é um mal menor, quando os Clubes fecham diariamente e os Atletas n vão a provas Nacionais e internacionais por falta de verba, n é 1 problema?

e o ex-selecionador nacional, unanimemente (até dentro da FPN, pasme-se) considerado um atentado à modalidade, em todas as vertentes, n será outro problema sério ?

terça-feira, outubro 09, 2012 12:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

plebe irracional de dirigentes, treinadores e atletas?
essa é boa!

terça-feira, outubro 09, 2012 1:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tantos trocadilhos sem conseguir expressar nada, tão só a sua obcessão doentia de quem está no poder há tempo de mais, e vê o chão a fugir-lhe!
Mas alguém no seu perfeito juízo, pode continuar a defender esses cavalheiros, que durante 8 anos se governarem e bem, sem se preocuparem minimamente com os verdadeiros intervenientes destas modalidades. os nadadores!

terça-feira, outubro 09, 2012 3:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

2:54:00

Quem será sua alteza, para falar dos outros como sendo PLEBE?

Por que motivo não se identificou?

Este insulto a todo o grupo da Natação, que não o presidente, parece ferido de vícios mortais.

terça-feira, outubro 09, 2012 4:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que foi feito no comentário 2.54 foi uma chamada de atenção ao candidato em causa para que não incorra no mesmo do presidente em exercicio e venha a dizer (???) que quem falha são dirigentes de clubes, treinadores e atletas (nos quais o autor do comentário se inclui). é uma previsão do que também pode acontecer a este candidato(caso seja eleito)no fim do seu mandato. e já agora o que é que somos? se não somos a plebe! somos o quê? talvez sejamos nós os aristocratas. talvez! e nesse caso para que precisariamos dum sr. presidente?

terça-feira, outubro 09, 2012 4:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que confusão vai por aqui!!!

É preciso centrar a atenção naquilo que é realmente importante: os nadadores. É por estes que os clubes, as associações, os dirigentes e os árbitros existem. E foram exactamente os nadadores que foram esquecidos durante estes dois mandatos da Federação. Importante foi a "máquina" montada em torno de um "senhor" que se tornou um sorvedouro de dinheiro enquanto atletas e clubes vão penando para continuarem a praticar a modalidade.

O futuro da natação é negro, num país falido onde o desporto não tem uma posição relevante.

As contas estarão por fazer. Mas vamos ver quanto custou este Congresso da LEN ao erário da Federação e quanto custará os representantes nos diferentes comités. O "senhor" quis levar a sua côrte. Vamos ver se sobrarão uns trocos para nadadores se manterem em actividade e por inerencia os clubes.

terça-feira, outubro 09, 2012 10:20:00 da tarde  
Blogger Fernando Xavier said...

O futuro da natação, como tudo na vida, só é negro se nós quisermos. Nós é que elegemos quem nos comanda. Cabe-nos fazer com que as coisas mudem e a mudança começa já na eleição dos delegados, porque esses é que vão decidir.
Independentemente das ideias de cada um, o essencial é que sejam nossas, de boa fé, dispostos a discuti-las se necessário for, de espirito aberto, construtivo e sem segundas intenções, tendo sempre como objetivo a evolução da natação. O problema é que, não sendo sempre assim, a experiencia mostra que, infelizmente, a maior parte das vezes não tem sido assim.
Como nadador (master), dirigente de Clube e amante da natação e do desporto em geral, sinto-me triste, por mim e por nós! Mas tenho esperança de que isto vai mudar.

quinta-feira, outubro 11, 2012 12:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home