quarta-feira, janeiro 11, 2006

Entrevista a Alexandre Agostinho

Entrevista realizada pelo Beba Água (BA) no dia 10/01/2006 a Alexandre Escudier Agostinho (AA). Esteve em destaque no nacional de Tomar com dois pódios e também ajudou a equipa a sagrar-se campeã da 3ª divisão. É desde sempre nadador da PORTINADO onde aprendeu a nadar aos 4 anos de idade. Embora tenha nacionalidade portuguesa, nasceu em França (Mãe francesa e Pai português). Hoje tem 19 anos, 1.90m, 75kg e concilia a natação com o curso de Fisioterapia em Silves (Escola Superior de Saúde Jean Piaget Algarve) onde cursa no 2º ano.

BA: Antes de mais parabéns pela subida de divisão da Portinado tanto em rapazes como em raparigas, parabéns também pelos teus desempenhos e resultados.
AA: Obrigado. Parabéns também pelo vosso blog.
BA: Para começar vamos falar sobre os resultados de Tomar, qual a tua prova/tempo que mais destacas?
AA: Bem as minhas melhores provas são sem duvida os 50L e 100L, e apesar de ter melhor tempo aos 50L 22.93, gosto muito mais de nadar os 100L e mesmo os 200L.. Mas os 200L são outra história. Já agora, nos 100L tenho 50.51.
BA: Para mim o destaque foi os 49.94 a fechar a estafeta de 4x100L. Foi a tua 1ª vez abaixo dos50s?
AA: Sim é verdade, mas eu não dou muita importância aos tempos das estafetas com rendições.
BA: Mas a verdade é que mostra o teu espírito super competitivo. Também fechaste as estafetas de 50m para 22.5!
AA: Sim. Mas para dizer a verdade nunca estou satisfeito com as minhas marcas, fico sempre um pouco desiludido, ou porque falhei uma viragem ou porque algo correu mal durante a prova. Fico sempre a pensar que dava sempre para fazer um pouco melhor…
Quanto aos 22.5, é verdade que é um bom tempo mas como disse acima não ligo muito aos tempos das estafetas, limito-me apenas a ajudar a equipa. Numa estafeta a motivação é diferente!
BA: Os tempos até que foram bons, mas estavas à espera de melhores classificações? 50L 2º e 100L3º.
AA: Aos 50L não até porque nem dou muita importância a essa prova e com a presença do Pedro Silva as coisas iam tornar-se bastante mais difíceis. Agora aos 100L, sim admito que estava a espera de melhor, se calhar de um 2º ou quem sabe de um 1º, mas para isso sabia que tinha de nadar abaixo dos 50s. Mas esse fim-de-semana sentia que só dava para nadar por volta dos 50 baixo, pelo que penso que esperava um 2º lugar.
BA: No fim-de-semana seguinte em Paços de Ferreira os tempos não foram tão bons, mas também não eram necessários? Foi propositado? Controlaste as provas e os pontos? Ou foste no máximo?
AA: Sim admito que não estive tão bem, mas numa prova como esta o que conta são as classificações e não os tempos. Os 50L é uma prova que não podemos descuidar-nos e por isso decidi ir no máximo. Nos 100L também comecei no máximo, mas no final controlei, porque como disse, o que conta é a classificação e não o resultado. Também abrandei porque tinha que guardar forças para a estafeta, porque o cansaço já começava a apertar.
BA: A tua equipa foi neste blog apontada como favorita ao título da 3ª divisão. Também eras dessa opinião?
AA: Para dizer a verdade fui sempre muito céptico em relação a isso e ao nosso favoritismo. Pensava que seria a ABVE a vencer.
BA: Depois com o decorrer dos campeonatos, em algum momento pensaram em não subir? E em não ganhar?
AA: Não! Os campeonatos começaram muito bem para nós, e como o Hugo Amaral apareceu em excelente forma, vi que seríamos campeões se nada de anormal, como uma desclassificação, viesse a acontecer. O facto do Frederico Lima (ABVE) não nadar também pesou bastante a nosso favor.
BA: E para o ano na 2ª divisão, quais os objectivos? Manter? Meio da tabela?
AA: Nós temos uma equipa bastante homogénea, o que ajuda bastante numa competição como esta... Não sei como será para o ano já que temos dois nadadores no 12º ano e não faço a mínima ideia se irão continuar. Mas se a equipa se mantiver estou a apontar para os 8 primeiros.
BA: Atenção que têm 3 provas novas; 200L, 400Ee 4x200L e os 1500L em vez dos 800L!
AA: Sim mas como disse temos uma equipa extensa e homogénea por isso penso que isso não será um grande problema.
BA: E pessoalmente, quais os teus objectivos para o resto desta época? Mundiais de curta? Algum titulo nacional? Ou preocupaste mais com os tempos?
AA: Os meus objectivos passam mais por marcas… E agora que as competições importantes são em piscina olímpica, vou falar em tempos para essa piscina. O meu objectivo aos 100L é chegar aos 50s e nos 50L fazer 23 baixo. Claro que ao fazer estas marcas, penso chegar aos pódios nacionais. Em principio…
BA: E mais a médio prazo, os Jogos Olímpicos fazem parte dos teus horizontes? É um objectivo de todos os atletas...
AA: Sim como disseste é um objectivo de todos os atletas. E por isso também está nos meus horizontes. Tenho estado a evoluir todos os anos e a pouco e pouco tenho me afirmado. Mas é difícil, sem treinar numa piscina olímpica e ter de fazer 40km para ir treinar a Loulé. Felizmente já avançou um projecto para a construção de uma piscina olímpica em Portimão e em principio estará pronta em 2007… Espero que não seja tarde de mais, mas se não conseguir ir aos de Pequim e se continuar motivado para praticar natação irei lutar pelos de Londres.
BA: Gosto de ver que estás com a cabeça no lugar. O que dizes tem toda a lógica. Também achas que é impossível ir a uns Jogos Olímpicos sem treinar em longa?
AA: Nada é impossível, mas é muito mais difícil conseguir treinando apenas em piscina de 25m! Por causa disso mesmo, treino 3 vezes por semana a Loulé.
BA: Acho que já não tenho mais nada para te perguntar, queres acrescentar alguma coisa?
Ou deixar alguma mensagem aos visitantes deste blog.

AA: Que continuem a praticar e a seguir a natação, e que nunca desistam ao primeiro problema que encontrarem pela frente. Também queria felicitar o Beba Água pelo excelente trabalho que está a fazer em torno deste blog, espero que continuem!
BA: Obrigado pela tua disponibilidade. Muita força para esses treinos que ainda hão-de vir!
AA: Obrigado e boa sorte para ti também.
BA: Bom ano de 2006 e contínua a visitar o blog.
AA: Bom ano para ti também e de certeza que continuarei a visitar o blog.

Etiquetas:

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas!
Em primeiro dar os parabéns ao Alexandre Agostinho pelo seu percurso na natação.
Nunca deu muito nas vistas nos grupos de idades, era um bom nadador, mas não saltava a vista, começou a revelar-se em Junior e daí para frente tem vindo ano após ano a melhorar. Mas não é só o percurso em termos de resultados desportivos que quero realçar, o facto de se manter sempre no mesmo clube (quando facilmente poderia tentar a sorte noutro qualquer que pagasse, como está cada vez mais a acontecer) prova bem a dedicação deste nadador.
Espero ver o Alexandre nas "nossas piscinas" por muitos mais anos, espero que o seu exemplo seja inspirador para muitos jovens da Portinado (e dos outros clubes já agora..) e espero ve-lo realizar os seus objectivos.

quarta-feira, janeiro 11, 2006 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

interessante o tema dos clubes pagantes... dá aí uns exemplos e já agora, umas sugestões de quais e quanto recebem os nadadores.

quarta-feira, janeiro 11, 2006 12:04:00 da tarde  
Blogger Xico Quintal (: said...

Clubes pagantes? Acho qe isso ja existiu...mas agora nao. Assim é qe acabavam mesmo com a natacao em portugal. Mas nao é so a natacao qe esta a passar pla crise mas sim o Pais todo. Outra coisa qe se tem de ter em conta é qe natacao e qq outro desporto nao sao o "futbol", porisso ninguem qer saber disso para nada. È o nosso pais qerido "portugal" e é assim qe temos de viver nele. :)

quarta-feira, janeiro 11, 2006 12:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL!
Exemplos....quase todos os de topo, ou achas que o SAD foi campeão contratando o Pires e o Mourão com amendoins?...
Atenção, nada de confundir assuntos, eu sou a favor que os nadadores possam receber, mas dou mais valor a um clube que obtem resultados com nadadores formados nas suas escolas do que um clube que tem que contratar nadadores ja formados, muitas vezes a clubes que não têm possibilidades para pagar aos atletas...

quarta-feira, janeiro 11, 2006 1:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

interessante. tipo... qual o clube masculino da 1ª divisão com mais atletas formados no próprio. alguem capaz de elaborar 1 ranking? tipo, 100%? 70%? 30%? 0%??? loool

quarta-feira, janeiro 11, 2006 2:57:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Por exemplo o Colégio Vasco da Gama que actualmente tem as raparigas e rapazes na 1ª divisão é um clube 100% com atletas formados no clube. E não fosse o Pedro Mendonça ir pá Amadora os rapazes já lá estavam há mais tempo...
Agora o resto…

quarta-feira, janeiro 11, 2006 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não quero errar mas penso que a equipa feminina campeã nacional, o SCP, é constituida exclusivamente por nadadoras formadas no clube, assim como a equipa masculina do CFV que venceu as duas últimas edições dos nacionais de clubes...

quarta-feira, janeiro 11, 2006 3:31:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

hummm
as "leoas" no ano passado tinham um "reforço" vindo, acho do CDUP/CTAP
mas acho que também se ficou por esse caso
na verdade os rapazes de CFV só ganharam por uma vez a 1ª div
foi no ano passado, no ano anterior tinha sido a amadora
mas a verdade é k é uma equipa constituída por uma maioria, se não na totalidade por atletas formados no clube

estou a ver k este é um tema seguido com interesse pelos participantes do blog... vou ter isso em atenção no futuro!

quarta-feira, janeiro 11, 2006 3:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, errei :X lol
De facto o SCP teve o ano passado a ajuda da Sofia Afonso (ex-CFP) mas referia-me a este ano já que o sporting teve envolvido numa luta muito renhida com as portistas (que contavam com a Teresa Ferreira, formada na ADF e a Sara Loureiro, ex-SCB)...
Entretanto lembrei-me de outra, a equipa da SFUAP também apresentou uma equipa exclusivamente formada na sua escola.

quarta-feira, janeiro 11, 2006 3:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois... sfuap n é primeira divisao, vasco da gama fantastico mas nao era da 1ª. sporting...ahahah o desafio era saber se vinham das escolas...tipo...marta ferreira gesloures (e mais umas quantas), ferro ex-sfuap. a pergunta era % de nadadores formados no clube. façam as contas!

quarta-feira, janeiro 11, 2006 4:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o 1º grande atleta a ser entrevistado pelo blog...

quarta-feira, janeiro 11, 2006 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sfuap ñ é 1ª divisão?! também é preciso ter em conta que os clubes de Lisboa e Porto têm a "vantagem" de muitos atletas terem de ir morar para essas cidades por razões académicas (ou outras...) e por isso têm de mudar para esses clubes.
Por outro lado se os clubes não são responsáveis pela formação mas são responsáveis pela progressão do atleta merecem beneficiar das suas performances... ou ñ?

quarta-feira, janeiro 11, 2006 4:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

precisamente e efectivamente... concordo absolutamente, mas e as %'s? quem arrisca valores? ok, vasco da gama 100%... e os outros? formação!

quarta-feira, janeiro 11, 2006 4:52:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

tu já disseste quase tudo...
ajuda lá a malta!

quarta-feira, janeiro 11, 2006 5:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bolas!

Se o Alexandre Agostinho fizer na casa dos 50 segundos aos 100 livres, em piscina longa, como promete...tiro-lhe o chapéu!

Mas é saudavel a malta ser ambiciosa e ter objetivos altos. Força e boa sorte.

quarta-feira, janeiro 11, 2006 6:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ganda Alex!!!Assim eke se fala!!Bomba aí k nos jogos olimpicos tams la...tu a dares coça ao hoogenband, ao magnini e ao shoeman,e eu a convidar as chinocas pa irem passar o ano a portimao!! eh eh eh Va treina mt e ve la se comes menos hamburgers...lol
Abraço!!

quarta-feira, janeiro 11, 2006 11:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o vilacondense nao é só nadadores da formação. tem de estar mais atentos.

domingo, março 19, 2006 11:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A SFUAP neste momento é um clube com atletas 96% formados no Clube. (100% tirando esses casos, pois foram em camadas jovens)
Ricado Coxo (82) nadou no Clube Lisnave durante uns tempos..
Susana Miguel (90) nadou em Juvenil na AIRFA.
Márcio Guerreiro (88) e David Lopes (89) até Júnior na AIRFA também, tirando um caso e outro penso que é um dos poucos clubes de Portugal que aposta na formação, embora os atletas cheguem ao nível junior/sénior e não nadem grande coisa..

sexta-feira, junho 02, 2006 12:25:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home