sexta-feira, março 17, 2006

As provas dos portugueses em Xangai

Estão definidas as provas em que vão participar os nadadores portugueses apurados para os Campeonatos do Mundo de piscina curta, que decorrem em Xangai de 5 a 9 de Abril. A participação nas provas está, contudo, ainda dependente da Entry List.
Antes do Mundial, a Selecção Nacional vai realizar um estágio de preparação e adaptação à diferença horária e às condições climatéricas, em Macau, de 26 de Marco 2 de Abril.
A comitiva parte para Macau no dia 25 de Março, às 12h10, e chega ao território no dia 26. No dia 2 de Abril viaja para Xangai. (Info FPN On-line)

Participação da Selecção Nacional:
Adriano Niz (Vilacondense): 200L, 400L, 100E, 400E, 200C, 4x100L e 4x200L
Diana Gomes (Individual): 50B, 100B e 200B
Duarte Mourão (Algés): 100M, 200M, 100E, 200E, 400E, 4x100L e 4x200L
Fábio Pereira (Vilacondense): 200L, 400L, 4x100L e 4x200L
João Araújo (Famalicão): 100M, 200M e 4x200L
Miguel Pires (Algés): 100 Livres; 4x100L e 4x200L
Tiago Venâncio (Palmela Desporto): 100L; 4x100L e 4x200L

Etiquetas:

11 Comments:

Anonymous Duarte Mendonça said...

O costume, não se percebe pra q existe um DTN na Federação. Passa tudo, por mais aberrantes que sejam as propostas dos treinadores.

Não será que se deveria garantir uma dignificação mínima do país, na escolha das provas em q cada atleta compete? Ou será q afinal a FPN acha q o Mundial de curta é uma treta e q pode inscrever à toa alguns atletas noutras distâncias, onde não têm nível internacional (por estarem tapados nas suas), só para ocupar o tempo?

Já parece o Europeu de Curta, c o Pedro Oliveira aos 1500, o Niz aos 100 costas (com mais 50 porvas pra nadar), ou o João Araújo aos 100 mariposa. Mas será que alguém ganha alguma coisa com isso? Os atletas? Os treinadores? A Federação? O país, por acumular últimos lugares em provas onde os atletas não são especialistas nem competitivos?

Relativamente a esta convocatória:

- Niz aos 100E e 200 C, com um calendário de 7 provas pra fazer? Para quê? Até o Michael Phelps já começa a perceber que não resulta, não funciona. Se ele quer ser o Michael Phelps português, convém que comece também a perceber (ele e o seu treinador).

- João Araújo aos 100 M (prémio pelo desempenho na mesma prova no Europeu de curta), quando nem nos 5 primeiros fica nuns Nacionais de curta nesta prova?

- Mourão aos 100E...ainda se pode aceitar, pq essa será "apenas" a sua 4ª prova (não irá nadar estafetas)

- Mig. Pires aos 100 L...ainda engulo pq não tem nenhuma prova individual no programa e tá tapado nos 200L

E meus amigos, não me parece boa ideia levar uma estafeta de 4x100 livres que não é competitiva nem tem nível internacional. Pra quê inscrever "remendos" que nem são especialistas na prova, só para marcar presença? Pra fazer 3.20, ficar em antepenúltimo e ganhar à China Taipei e à Tailândia? Ah, já sei, é pra bater recorde nacional e vender a notícia prós jornais. Brilhante!

É que teoricamente, se existisse algum rigor, e cada um nadasse apenas as provas onde fez mínimo ou onde tem nível internacional, ninguém tinha nada a reclamar nem a dizer. Mas desta forma, o Ferro (49.9) e o Agostinho (50 baixo), hão-de perguntar o q vai o Fábio Pereira fazer aos 4x100 livres; o Diogo Carvalho há-de perguntar o q vai o João Araújo fazer aos 100 mariposa, etc.

E a Federação lá terá de responder que não tinha dinheiro prás passagens q permitissem levar uma estafeta melhor.

Isto a mim lembra-me a selecção nacional de natação p os Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, logo após o 25 de Abril.

Passaram 30 anos e continuamos no mesmo espírito.

sexta-feira, março 17, 2006 6:46:00 da tarde  
Anonymous Pedro Diogo Oliveira said...

os 1500 n foram descabidos... se as coisas tivessem corrido bem de certeza que n dizias nada... e se a pessoa que sabe o que faz e o meu treinador... n m estou a defender a mim... estou a defende lo a ele...

sexta-feira, março 17, 2006 9:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande invejoso esse tal de Mendonça! Deite para fora tudo se é que tem alguma coisa!
Já agora o que você faz? no seu trabalho tb não deve ser grande coisa, se calhar é mais fraco que todos os que critica!

sexta-feira, março 17, 2006 11:15:00 da tarde  
Anonymous Duarte mendonça said...

Pedro:

Dou-te a minha opinião sincera. És um excelente nadador de mariposa e de costas, com enorme potencial, mas não de 1500. O teu tempo, em longa ou em curta, não está nem perto de qualquer tipo de mínimos absolutos.

Ora tu estiveste num Europeu ABSOLUTO, e para lá Portugal não deveria levar objectivos como bater o recorde nacional junior, pq isso não interessa naquela competição.

Mesmo q isso tivesse acontecido (deduzo q seja isso q chamarias "ter corrido bem"), a classificação não ia ser famosa, e o nível do registo nada comparável c o q tu vales a costas ou a mariposa.

Por isso é q digo q a FPN devia mandar, e não apenas sujeitar-se à opinião dos treinadores (do teu ou de outro qualquer).

Q ganhaste tu por teres ido lá nadar 1500? Q ganhou Portugal?

A única coisa q a malta q viu aquilo ficou a pensar é q depois do Fernando, o melhor nadador de 1500 q temos no país serias tu, qd no mesmo f-semana, em Tomar, muitos outros fizeram melhor, por exemplo.

Uma Federação ir pra Europeus Absolutos a pensar em recordes juniores é mediocridade intelectual e falta de dimensão

sábado, março 18, 2006 12:41:00 da manhã  
Anonymous Pedro Diogo Oliveira said...

duarte e o ke temos pa! mas pode ser que as coisas evoluam com o passar dos anos... 15 pouco era ter corrido bm... o k la vai la vai... abraço

sábado, março 18, 2006 10:42:00 da tarde  
Anonymous Duarte Mendonça said...

Tou a notar a ausência da opinião do TEAMLEADER neste post !!!

Fica registado.

segunda-feira, março 20, 2006 11:37:00 da tarde  
Blogger Mais Cloro said...

Vamos ter mais cuidado na análise que se faz.analise meramente estatística da entry list poderá trazer alguns erros de análise!!. Vamos confiar, pois acredito que há lógica, há coerencia e experiencia dos técnicos de cada nadador e estes estaão em perfeita sintonia com o DTN. Eu acredito que logo a seguir aos colegas nadadores, os treinadores e o DTN têm interesse nas melhores classificações.... FORÇA A TODA A DELEGAÇÃO QUE ESTARÁ NA CHINA!!!

terça-feira, março 21, 2006 5:08:00 da tarde  
Anonymous teamleader said...

aki estou eu,de novo ó DM,
Deverá haver reunião tecnica e eventualmente algum acerto não? Mas são 5 dias de camp.Nos nac atletas nadam 10 provas fora as finais em 4 dias certo?
De qq modo parece-me bom senso entre as partes interessadas aquando das inscrições!

quarta-feira, março 22, 2006 12:26:00 da manhã  
Anonymous joão pedro said...

mais_cloro, tocaste no ponto critico, a kestão é k muita gente neste pais adora quando as coisas correm mal. Vais ver se alguma coisa correr mal, os Mendonças a rirem como hienas!

quarta-feira, março 22, 2006 11:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Penso que os tugas vao bombar.
De facto a imensa coisa que me faz confusao na fpn nao entendo bem a dualidade de criterios entre que existe na escolha de atletas.
acho que filipa silva , sara madeira e patricia conceiçao sao capazes de fazer um mundial tao igual com que fabio e miguel pires irao fazer e ja agr joao araujo aos 100M.tb nao percebo bem a ausencia de diogo carvalho,agostinho,ferro e carlos almeida lol ja agr acho que estao tao iguais como fabio pereira ou ate num plano acima mera opniao minha.
vou justificar o pk de ter falado nas raparigas é assim filipa silva e sara madeira estao em grande forma e sem duvida era uma grande experiencia para elas o k iria ser fantastico em termos de ganhos pessoais e iriam refletir-se logo a seguir nas provas aposto k iriam ganhar motivaçao e mehorar imenso patricia conceiçao embora no geral as pessoas pensem que ela ja nao tem as mesmas capacidades eu digo que nos 50 livres em p25 ainda ng chegou tao perto quanto ela de baixar para os 25 e nadando smp sozinha sendo que neste momento como é claro ta longe da melhor forma mais penso que seria mais ou menos equivalente a convocatoria masculina e acho que é de longe a atleta mais queimada pela fpn sem perceber o pk...
Relativamente a ida desta seleçao pa china so tenho pena que seja tao pequena pois ir aos mundiais ganha-se imenso.
Um abraço e espero a todos os que irao nadar em xangay mto boa sorte e que nao nadem com pressoes de chegar as meias nem records nacionais.
curtam bastante .
ass:nuno

segunda-feira, março 27, 2006 1:26:00 da manhã  
Anonymous Duarte Mendonça said...

A Sara e a Filipa vão ter o que merecem, o Europeu de longa, de certeza bem mais importante p o futuro das suas carreiras do que este Mundial de curta.

domingo, abril 02, 2006 11:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home