segunda-feira, maio 08, 2006

Reviver Baptista Pereira

Com o intuito de fazer renascer o espírito aventureiro da natação em águas abertas em Portugal, relativamente adormecido desde a década de 50 aquando dos brilhantes feitos de Baptista Pereira, os atletas Nuno Vicente e Miguel Arrobas, definiram como objectivo a realização de eventos e provas que lhes permitam sonhar em realizar a Travessia do Canal da Mancha.

A Travessia do Canal da Mancha entre Inglaterra e França é considerada a prova rainha da natação de águas abertas em todo o mundo, por ser uma prova com 34 quilómetros de extensão, correntes fortes e temperaturas baixas, sendo que estes atletas portugueses (Nuno Vicente - Campeão da Europa de Águas Abertas Master em 2005 e Miguel Arrobas - Nadador Olímpico em Barcelona 1992 e ex-recordista nacional de natação pura) esperam iniciar agora estas "aventuras" em Portugal como forma de preparação para esse grande evento. Refira-se a título de curiosidade que o único português a constar da lista dos nadadores que com sucesso atravessaram a nado o Canal da Mancha foi o mítico Batista Pereira.

No próximo dia 13 de Maio, os nadadores de águas abertas já referidos, aproveitando a organização do LISBOA LD INTERNATIONAL TRIAHLON que irá decorrer no Parque das Nações no dia 14 de Maio, aceitaram o desafio e pretendem lançar-se às águas do Rio Tejo para percorrerem a nado, a distância que separa Alhandra e o Parque das Nações, mais precisamente na área circundante do Oceanário de Lisboa, num percurso de 21km e com partida agendada para as 14:30 e chegada prevista entra as 18:45 e 19:30. Este evento conta com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal que disponibilizará um barco de apoio aos atletas que permitirá garantir a sua segurança, orientação e abastecimentos.

Esta Travessia no Rio Tejo será apenas o primeiro de muitos "passos" de preparação e divulgação para a Travessia do Canal da Mancha. Actualmente já está confirmada a sua presença no último fim-de-semana de Agosto na Madeira para fazer a ligação a nado entre o Caniçal e as Ilhas Desertas numa extensão de 25 quilómetros. Outros eventos, no Algarve, no rio Tejo e Berlengas/Peniche estão a ser equacionados.

- Entrevista de Nuno Vicente ao Jornal O Ribatejo
- Outros artigos relacionados: Record / O Jogo / FPN

Etiquetas:

55 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Força ai!
Tenham cuidado senão dão por vocês e estão em Belém! E mais um bocadinho e o Arrobas não precisa de ir de carro para casa! He he he!
Agora a sério, até cansa treinar na pista ao lado. Nem com barbatanas vos apanho! Espero que corra tudo bem aos 2 e que daqui a uns tempos a Mancha seja vossa!

Beijos!

segunda-feira, maio 08, 2006 6:35:00 da tarde  
Blogger DM said...

Abro eu as hostilidades da má língua (será inevitável, por isso será preferível começar eu, pra não descambar muito...):

Mas quem são o Miguel Arrobas e o Nuno Vicente? Eu conheço é o Tiago Venâncio, o Adriano Niz e o Simão Morgado.

segunda-feira, maio 08, 2006 11:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força!
Espero que corra tudo bem.
A Patricia nem de barbatanas acompanha...conheço malta que nem de canoa vai la...
Já agora, acho que seria muito "boa onda" se a malta da natação estivesse em peso na partida mas principalmente na chegada (entre as 18h45 e 19h30)perto do Oceanário para receber estes dois Valentes!

terça-feira, maio 09, 2006 11:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Duarte!!!
Achas que essa discussão é mesmo necessária??
Pode ser que desta vez ninguem esteja interessado nessas confusões...
O que importa é que dois apaixonados da natação querem ficar na história, cumprir uma meta que não está ao alcance de qualquer um...
Muito boa sorte é o que vos desejo... E muito trabalho...
Que é necessário!
Aquele Abraço

terça-feira, maio 09, 2006 5:37:00 da tarde  
Blogger Mario Cunha said...

grande empreitada a que se dispõe estes dois nadadores

espero sinceramente que consigam levar a bom porto tal feito

MCunha

terça-feira, maio 09, 2006 6:33:00 da tarde  
Blogger PedroOliveira said...

ja apareces no record:
http://www.record.pt/noticia.asp?id=705994&idCanal=313

quarta-feira, maio 10, 2006 12:35:00 da manhã  
Blogger DM said...

Gostei particularmente do parágrafo "A iniciativa é apoiada pela Federação de Triatlo de Portugal e tem o aval da Federação Portuguesa de Natação".

Que se entende por "ter o aval"? Será qq coisa como "façam lá o q quiserem, desde que nós não tenhamos de fazer a ponta de um corno"?

Ter o aval da Federação da modalidade (a tal que nem um mini-circuito nacional e respectivas classificações correctas consegue organizar, mas q se candidata a uma etapa da Taça do Mundo) e ter de ir buscar o apoio efectivo (o que dá trabalho) a outra Federação que pouco ou nada tem a ver c o assunto, penso que diz tudo acerca da situação...

Enfim, se nem este tipo de iniciativas meritórias faz a FPN mexer uma palha (até p os 5 Km de amadores e curiosos do EUL a FPN envolve-se, divulga e mete o nome, mas para isto nada...), q porra motivará os gajos a fazerem alguma coisa?

Eu diria q se fossem 2 gajos estrangeiros a nadar no Tejo, a valer uns jantares e recepções da malta da FINA, certamente a FPN apostaria forte e feio, mesmo q o contributo p o desenvolvimento da vertente fosse nulo.

Como são 2 tugas, q se desenrasquem e nadem, peçam apoio ao Triatlo, pq nós só perdemos tempo c gente importante do cenário internacional.

Um must.

Espero ouvir a opinião dos 2 protagonistas (atletas) acerca disto.

quarta-feira, maio 10, 2006 3:12:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Confirmo a presença de um membro da FPN no barco de apoio aos atletas durante toda a prova!
Dizer mal por dizer? Assim não vale!

quarta-feira, maio 10, 2006 9:54:00 da manhã  
Blogger DM said...

Esperava uma explicação + sustentada.

Presença de um "membro da FPN" num barco de apoio da Federação de Triatlo? Em que condição estará lá presente? Como "membro da FPN" ou como treinador pessoal de um dos atletas participantes? Que caraças tem isso a ver c a Federação?

Explicação muito vaga. Gostaria era de saber se a FPN deu algum apoio ou fez alguma coisa.

Dizer que não fizeram nada (nem agora, nem nunca) não é dizer mal. É apenas constatar um facto.

Mais: afimar que a prova "tem o aval da FPN" qd esta não mexeu uma palha nem sequer se pronunciou, é publicidade enganosa.

quarta-feira, maio 10, 2006 10:02:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

O membro da FPN não é tecnico de qq um dos atletas!

quarta-feira, maio 10, 2006 10:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

não interessa bebaagua. o k é importante é achincalhar 1 pouco. os posts ficam, mas se são ou não fundamentados, que se lixe! a missão tá traçada!

quarta-feira, maio 10, 2006 10:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ó pá. até lá podia estar a FPN inteira k esse caramelo DM dizia sempre qq coisa. nem k fosse que havia muita gente com camisolas lacoste lá pelo meio ;)

quarta-feira, maio 10, 2006 10:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente e polémicas à parte, que tal irmos à chegada ou à partida do pessoal (porque não às 2!!!) para lhes darmos uma força?? Olhem que eu passo todos os dias a Ponte e aquilo é longe para caraças!

FORÇA MÍUDOS!

quarta-feira, maio 10, 2006 11:36:00 da manhã  
Blogger DM said...

Fico à espera q me expliquem quem é então o membro da FPN (não treinador de um dos atletas participantes) que vai lá estar.

É que nem às etapas do próprio circuito nacional da FPN se costuma aparecer alguém (só aos eventos de cariz político, que não fazem parte do Circuito, como a Bugio-Oeiras, onde estiveram lá em peso), daí q estranhe (e me admire) se estiver lá alguém da FPN.

Mas o q me dá vontade de rir é o B.A. a tentar ser politicamente correcto. Tem notória dificuldade em admitir que a FPN nada fez, que não querem saber, que se estão a borrifar e q a malta até teve de ir pedir apoio à Federação de Triatlo.

Até o nome de quem lá vai (supostamente) estar ele esconde (será segredo?).

B.A., um gajo não pode andar a fazer inciativas destas (valorosas e duras), não ter apoio nenhum, e ainda lamber botas aos gajos. Ao menos exige-se q tenhas opinião sobre o assunto.

quarta-feira, maio 10, 2006 1:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DM cala-te, já metes nojo... dá-nos um bocadinho de descanso.

Quanto ao nome do membro da FPN se achas isso relevante ... eu apostava no Pedro Brandão.

quarta-feira, maio 10, 2006 2:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acho piada ao lesma... igual a ele próprio. desde há + de 15 anos. *** q nem 1 porta! o estado da natação actual reflecte-se no facto de 1 tipo como o lesma ter o protagonismo que tem aki. so mesmo quem n o conheça... e tenho dito. até daki a 15 anos.

quarta-feira, maio 10, 2006 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

és lixado duarte, n descansas enquanto n conseguires os teus intentos. loooooooool

quarta-feira, maio 10, 2006 2:50:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

DM,
Não te quero deixar stressado sem respostas!

1 – Membro FPN presente no barco a convite dos atletas: Zé Freitas

2 – Etapas do circuito nacional sem FPN: Bugio-Oeiras / Barragem da Queimadela foi o único caso onde isso se passou!

3 – BA politicamente correcto: Não percebi essa! O blog tem “apenas” a função de ajudar na evolução e mediatização da nossa natação!

4 - Nome de quem lá vai (supostamente) estar ele esconde (será segredo?): Não era segredo! Só não estava à espera é que isso fosse de extrema importância para divulgar.

5 - Iniciativas destas (valorosas e duras) e não ter apoio nenhum: Os atletas envolvidos tiveram toda a ajuda da FPN em tudo o que lhes foi solicitado! Agora se isso foi pouco ou nada, problema deles. OK?

E se falasses mais sobre a iniciativa em si em vez dos meandros da coisa? Apoiar os atletas? Sempre são 21 km… qualquer ajudinha será bem vinda.

quarta-feira, maio 10, 2006 4:01:00 da tarde  
Blogger DM said...

B.A.:

Abrindo o livro, como eu gosto, e
passando às tuas resposta:

- Zé de Freitas é membro da FPN? Desde quando? É Presidente? DTN? Secretário da Assembleia Geral? Suplente do Conselho Fiscal? Relator do Conselho Jurisidcional? Vogal do Conselho Disciplinar? Que tem o Zé de Freitas a ver c a FPN? Faz parte de uma daquelas comissões da treta que eles fazem e desfazem de 2 em 2 meses? Q peso tem isso? È essa a presença e apoio institucional da FPN? É isso q é "dar o aval"? Mais valia dizeres q não vai lá estar ninguém, e q talvez convidaste o Zé de Freitas pessoalmente, pq já sabias q a FPN se está a borrifar.

- Etapas do Circuito Nacional: prova do Algarve, o representante da FPN atira-se pra dentro d'água no final pra nadar com os atletas; Challenge chegou lá depois da partida; Queimadela, não apareceu apesar de ter confirmado presença; e ainda conseguiram marcar outra prova em Lisboa p o mesmo dia (evento político, onde aí sim esteve a FPN em peso). No meio de tudo isto, safaram-se Setúbal e Santarém. Se tu achas este conjunto de factos é bom, porreiro para ti.

- Quando digo q me dá vontade de rir o B.A. esforçar-se para ser politicamente correcto, falo por exº do facto de nnão reagir, nem depois de ser roubado pela FPN (e roubado não leva aspas). Falo do subsídio do Europeu a que não teve direito. Um gajo ser aldrabado e ainda se prestar a vassalagem e a pedidos de favores, no meu ver é triste, mas cada um tem a sua maneira de ser e sabe de si. Mas a mim assiste-me o direito de não conseguir compreender esse comportamento.

- Escrever que a FPN "dá o aval" é um bocado vago, pq o que se dá é a organização, ou o apoio, ou algo de palpável p a prova. Acho q seria de explicar, sobretudo qd vais buscar apoio a outra Federação que não a da modalidade, como acontece neste caso.

- Essa perspectiva é gira: a FPN apoiou em tudo o que pedimos, pq não pedimos nada. Logo eles deram-nos tudo, ou seja, 100% do q pedimos, que foi nada. Pq raio de razão vocês q são filiados na FPN e nada têm a ver c o Triatlo, vão directo à FPT em vez de ir à FPN? Será pq já conhecem demasiado bem aquilo? Será pq até têm convosco um dos elementos de lá de dentro dessa área, e sabem que nem valia a pena pedir nada? É um caso evidente de excesso de conhecimento, como já sabem como aquilo funciona, nem se dão à maçada de pedir o q quer q seja.

- Desculpa, mas discordo de ti. Não é pelas minhas palavras q os atletas vao conseguir fazer com maior ou menor dificuldade a travessia. É pelo treino q tiverem, pela organização q montarem, e pela capacidade q demonstrarem. Apesar da evolução do mundo virtual, eu ainda não consigo transmitir kilojoules através dos meus comentários.
Além disso, há por aí mta malta q se alimenta das minhas críticas, q se motiva e tem superior desempenho c a presença das mesmas.

É uma questão de aprenderes a estratégia, e tal como eles, transformares isso em energia.

quarta-feira, maio 10, 2006 6:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

proponho que ponham o DM a falar das suas frustações deve ser uma pessoa que precisa de ir ao psiquiatra tratar as suas maguas

quarta-feira, maio 10, 2006 7:28:00 da tarde  
Blogger DM said...

Eu apenas relato factos. Não tenho máguas, apenas orgulho no meu percurso limpo, honesto e dedicado.

Eu proponho antes q vá você ao psiquiatra para q ele o ajude a encontrar a sua verdadeira identidade. Ofereço eu as consultas.

quarta-feira, maio 10, 2006 10:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Du Mente! Ou será, De Mente?
Du ou DM para os amigos…

Este post não é para ti, é contra ti; Como nadador foste medíocre, como pessoa és desprezível.
Estou farto de que uses este blog para a tua “guerrinha” pessoal contra a FPN e o DTN. Passas-te dos emails maldizentes enviados para o teu círculo de conhecidos para um blog, onde tens muito mais audiência. Aproveitas todo e kk assunto para dizer mal dos teus inimigos de estimação. Devias ir para um psicólogo, psiquiatra, fundar um “grupo de apoio aos ressaibiados da FPN e do DTN” onde davas a mão a ti pp e repetias 20 vezes o lema “hoje não vou dizer mal da FPN. Hoje não vou dizer mal do DTN. Hoje não me vou portar como o lesma k sou”, ou podes mesmo atirar-te do cabo Girão. Tt faz… desde k deixes de utilizar este blog para destilar veneno…
e como já sei kal vai ser a tua resposta digo-te já: sou anónimo pk quero, pk um blog pressupõe isso mm, o anonimato dos participantes (nem todos têm a tua necessidade doentia de afirmação), o meu contributo à natação é o k é, o teu, está à vista.
Tb já percebi que na tua arrogância gostas de falar alto p enganar os totós, essa da franca só ter aqueles atletas é p rir, se n fosse p estúpidos.
As tuas sibilinas referências a "algo" até se compreende: os processos de elaboração são mto complexos p ti, levam tempo, durante o qual muita coisa pode suceder.
Como tu sabes, por experiência pp, uma vez que tens uma estória de "abandonar barcos", sempre c pretextos bem elaborados (que passam por “todos são corrutos, sou o único honesto”), demarcaste publicamente de quem te juntas e acredita em ti, sem teres cumprido o que aceitaras fazer, e privando os nadadores, e os portugueses em geral, de poderem vir a apreciar uma obra desportiva por ti inteiramente executada...
O que é pena, porque, se a tivesse executado, Du Mente seria, por uma vez, julgado pelas suas capacidades de realização, tendo que abandonar a veste - sempre cómoda - de simples comentador dos faits-divers piscineiros.
O síndrome do "CV em branco" é conhecido e afecta mesmo os maiores artistas...
"Libertado" dessa (incómoda) responsabilidade, desta feita, ainda mais uma vez De Mente vai estar atento e vigilante no processo de elaboração de uma nova lista para a FPN.

Também eu tenho as minhas fontes e averiguei os factos.
Sei que a FPN deu tudo o k os 2 nadadores solicitaram e ainda facilitou outras situações.
Mais uma vez comprovas a tua ignorância
Confirmas a tua má-fé
Exibes o teu escárnio
Mostras como és vigarista

Agora pergunto aos 2 nadadores que versão confirmam. Se a do Du Mente (DM) ou a do De Mente (Du)

quarta-feira, maio 10, 2006 10:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tás lixado. o duarte tem umas capacidades paranormais de adivinhar pela escrita quem escreve os comments. ele já foi contratado pela CIA para validar da veracidade dos comunicados da al-qaeda...

quarta-feira, maio 10, 2006 10:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tau!
lol
mete o rabinho entre as pernas e vai ter com o bugs bunny, o obelix e o grilo falante a pedir novas instruções ;)
lol

quarta-feira, maio 10, 2006 11:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desde já boa sorte aos dois velhotes eheheh são apenas 21 mil metros ui... :)

Eu também só conheço o Tiago Venâncio, a Diana Gomes e a Diana Chaves x)
Se eu quisesse fazer 21 quilómetros ali no Mondego depois da Queima (águas tóxicas) também podia aparecer no Record.pt :)?


Epá realmente não é preciso ser um expert em literatura portuguesa ou psicologia, para perceber que o BA mudou de "clube" LOL
As famosas críticas que profiria a torto e direito... silenciaram-se (não passariam de desabafos a meu ver)!
Este blog só demonstra protagonismo... embora reconheça que uniu uma comunidade de nadadores à sua volta depois do extinto natacaomadeira.com

Não é nada contra os dois rapazes... mas, vou chorar de rir... se a FTP pôr está notícia em destaque no seu site e continuar a não falar do 5º lugar com melhor registo de tempo de um tuga num ironman, falo claro do Sérgio Marques no IRONMAN do Arizona... enfim são escolhas!

Boa sorte!
E ei de procurar saber desenvolvimentos sobre estes dois nadadores... e sobre uma tal de travessia nas Desertas hum...

P.S: Se me pagarem o expresso eu apareço por lá no fds x)!

quinta-feira, maio 11, 2006 12:35:00 da manhã  
Blogger DM said...

Bem, comentando os novos desenvolvimentos do tema...

Gostei do comment do Du-mente, q identifiquei claramente como sendo o regresso do famoso anti-lumaca (ou lá como se chamava). Já estava a estranhar a sua ausência durante tanto tempo, e até a sentir algumas saudades, confesso. É que apesar dos ódios de estimação cultivados, contam-se pelos dedos em Portugal as individualidades actuais da natação portuguesa incomodadas ao ponto de escrever tais elogios (e esta está claramente identificada), que naturalmente agradeço.

Só p esclarecer q só "abandono barcos" depois de muito trabalhar para eles (anos a fio, de forma voluntária e reconhecida pelos próprios, a minha estante de troféus de homenagem comprova-o). Logo, depois de ser muito prestável, limito-me a ser coerente, qd vejo q as intenções das pessoas, a transparência de processos e a honestidade não se coadunam c a minha forma de estar.

Não sei o que entende por "uma obra desportiva" por mim "inteiramente executada". Ser técnico de uma equipa? Ser membro federativo? Ser líder de uma associação regional? Ser DTN? Ser DTR? Ser árbitro? Nos meus 20 e tal anos de modalidade, já muitas obras ajudei a construir, nas diversas funções q fui desempenhando. Muitas delas estão aí para quem quiser ver, consultar ou conhecer. Outras morreram após a minha retirada. Com a falta de modéstia que sempre me caracteriza, afirmo convicto q nenhuma delas cresceu nem prosperou após a minha saída, o q naturalmente me entristece, pois algumas eram interessantes e importantes p a natação regional e nacional. Se a sua análise me coloca no grupo do "CV em branco" aos fim destes 24 anos, deve então rever os seus conceitos de elaboração de CV's.

Terei de discordar de si qd afirma q fazer parte do sistema é mais incómodo q fazer a crítica. Quem dfaz parte do sistema tem menor desgaste e mais recompensa do q eu. Cómodo seria ficar a bajular esta Federação ou aceitar os convites q fui tendo, fazer parte da panelinha e lucrar c ela. Escolhi o caminho oposto, q é seguramente mais espinhoso e menos recompensante.

Pena q você só consiga confirmar a treta de uns telefonemas e do envio de umas informações. Em 6 meses de blog, não consegue confirmar as centenas de informações/comentários, de enorme gravidade, q tenho aqui colocado? Nem sequer desmenti-las, como esforçadamente tentou fazer neste caso, q não vale um chavo? è que quem cala consente, e voc~es passam semanas e semanas a ler o blog calados e sem argumentos, e quando encontram uma treta que não vale nada, enchem o peito de orgulho e vêem logo defender-se. Pena que isso não aconteça nas outras 1200 situações denunciadas. A falta de argumentos sp foi uma questão complicada de ultrapassar.

Espero q desta vez não desapareça, como aconteceu c o anti-lumaca. É q depois fica sem legitimidade pra dizer q eu abandono as lutas.

Melhores cumprimentos e até breve.

P.S. Sobre o nadador medíocre e pessoa desprezível, aceito o rótulo com desportivismo. Gostaria com honestidade de ter sido melhor atleta (ainda q conheça muitos outros q foram piores) e não tenho como pretensão ser idolatrado como o João Paulo II, mas sim defender princípios e causas válidas. Quem o faz acaba sempre por ser desprezível para uma minoria incomodada e afectada de pessoas q não se cosem pelas mesmas linhas.

quinta-feira, maio 11, 2006 1:30:00 da manhã  
Blogger DM said...

Esqueci-me só de referir q uma das minhas obras mais ou menos recentes foi a sua, a actual FPN.

É das que mais me entristecem, avaliando agora o produto final.

Há-que assumir o erro, levantar a cabeça, e trabalhar para moldá-la (na impossibilidade de a substituir, pelo menos a curto prazo). É isso q faço.

quinta-feira, maio 11, 2006 1:34:00 da manhã  
Blogger DM said...

m@s:

O esclarecimento é bom mas merecia uma identificação. A minha intuição leva-me a pensar q serás o Miguel Arrobas da Silva, mas tal não será claro para todos.

Relativamente aos conteúdos, deixa-me ver se percebi:

- Para a Taça do Mundo de Águas Abertas em Setúbal, q é o evento ideal para arrancar quando estamos literalmente a zero (como acontece actualmente c esta vertente em Portugal), como a FPN não tem barco, vai pedir à FPT, e será esta a coordenar a logística c a FINA. Certo? Excelente!

- Se consideras um contributo inestimável a FPN ter enviado uns mails à imprensa, posso te dar os endereços, e tu próprio fazes isso. Com menos tempo do q demoraste a colocar o teu post, terias feito o mesmo ou melhor ainda, conhecendo as tuas capacidades.

- Fico MUITO preocupado qd referes as amizades, compadrios e boas relações pessoais entre Presidentes da FPN e FPT. Para quem conhece minimamente o q se passa internamente na FPT (vide processo recente de eleições), essa é a PIOR notícia q nos podias dar, e coloca a FPN em péssimos lençóis.

- Relativamente è presença do Zé de Freitas, apenas sublinho que ela não veincula a FPN, pq ele apenas é membro de uma comissão da treta, que tal como as outars comissões a treta q têm vindo a ser formadas por esta FPN (a de águas abertas, a de masters, a técnica consultiva liderada pelo AJA, etc.), ou não funcionam, ou a malta abandona por discordãncia de processos, ou mudam de membros de 2 em 2 meses. Ou seja, no início da Travessia o Zé de Freitas até pode ser da comissão, e no final já não ser, pq é assim q as coisas têm vindo a acontecer na Cruz Quebrada.

Palavras de icentivo podes ler nop teu mail pessoal. Aqui discuto política deportiva, e essa não é feita de palavras de incentivo aos erros e aos equívocos. Um abraço.

quinta-feira, maio 11, 2006 1:53:00 da manhã  
Blogger DM said...

Em resumo, posso concluir q o contributo da FPN foi um telefonema do Presidente e um mail à imprensa. Agradeçam ajoelhados, pq foi de facto avassalador.

Nem quero outra vez ficar c os louros, mas acho q estes meus comentários até vão contribuir para aparecer + alguém da FPN p além do Zé de Freitas. Não porque voc~es o mereçam (e bem merecem), mas pq e assim q a FPN funciona. Como não tem rumo, vai tentando encontrá-lo nas críticas que lhe são feitas.

Consultei agora o link p a página da FPN e começo a ficar preocupado. Aquele site da FPN já tem tantas fotografias da minha autoria que qq dia pode ficar infectado.

Esperemos que não, pq custou uma pipa de massa, mesmo não sendo grande coisa.

quinta-feira, maio 11, 2006 2:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pera lá. agora meto eu o bedelho. mas à Duarte, não eras tu que dizias que a FPT era uma fonte de virtudes? Explica lá essa melhor...

quinta-feira, maio 11, 2006 10:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o número de respostas e palavras do DM é proporcional ao GDF (grau de fod..). Neste caso eu sabia que ele ia ficar agastado com os posts do bebaagua e m@s. enfim... fairplay como ele diz k tem. Já dizia o Bush "Ou estão comigo ou estão com os terroristas" ;)

quinta-feira, maio 11, 2006 10:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

como todas as pessoas de boa fé do meio natatório, gosto de ouvir ambas aspartes, neste caso , pessoas ligadas ou da própria FPN e os chamados contestatários com rabo de fora, há argumentos válidos de um lado e criticas justas de outro, mas se há coisas que me irritam mais que os erros , são as acusações infundadas ou injustas. no caso particular das comissões mencionadas, acho que devia haver claramente um compromisso de quem aceita integrá-las. para o bem e para o mal.

quinta-feira, maio 11, 2006 10:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

duarte, a tua argumentação começa a ser repetitiva e pouco consistente. as insinuações aumentam , mas os exemplos que dás são inexistentes ou demasiado mesquinhos.
abraço

quinta-feira, maio 11, 2006 10:54:00 da manhã  
Blogger DM said...

Ora aí está uma boa opinião, a do "Coach X".

As comissões têm servido apenas para empurrar para outros as vertentes de q a FPN não quer saber: os masters, as águas abertas, tudo o que cheteia, dá trabalho e não interessa (na óptica deles, não na minha).

Dentro da vertentes, os responsáveis máximos da FPN só se preocupam c os eventos de projecção internacional, onde jogam o prestígio dentro do grupo das jantaradas dos barões da FINA. O resto, q é a actividade interna no país, q se dane, fica entregue à comissão respectiva.

Em relação ao AC (meu fiel seguidor de há uns tempos, pelos vistos), eu sempre elogiei e elogio as questões organizacionais, grande parte das iniciativas promocionais realizadas, a gestão da equipa técnica federativa, o sucesso (único exemplo de entre várias Federações) q conseguiram dentro do modelo CAR que não funcionou para mais ninguém, etc.

Nunca elogiei a transparência de processos dos seus dirigentes, q conheço bem, desde a altura em q aproveitavam a Taça do Mundo (e em 2004 Campeonato do Mundo, prova de selecção para Atenas) na Madeira para tentar vir de férias num veleiro com 50 e tal pessoas, famílias inteiras, e connosco a pagar (organização da prova). Ou por exemplo que não discorde da separação q fazem dos atletas (uns filhos e protegidos pela FTP, outros enteados e ignorados, apesar do seu enorme valor desportivo).

Portanto, veja se tem capacidade p distinguri as coisas. Dirigentes q se servem da modalidade e abusam do seu estatuto não existem apenas na natação.

Tal não implica no entanto que não possa elogiar o modelo desportivo que adoptaram, com os resultados q se conhecem.

O problema da natação, é que nem dirigentes nem modelo desportivo.

quinta-feira, maio 11, 2006 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é pá...cada vez desces mais na minha consideração. mas qual modelo desportivo meu? sabes lá tu o k é 1 modelo. tás aki tás a dizer k a vanessa fernandes é fruto do "modelo". Ó pá, vai dar banho ao cão!

quinta-feira, maio 11, 2006 3:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Haja paciência
Ó DM dá descanso ao pessoal
À não há pachorra... livra

quinta-feira, maio 11, 2006 7:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já não há pachorra

quinta-feira, maio 11, 2006 7:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Du Mente
Ou Será De Mente?!

Para quem se gaba de saber tudo, sobre todo toda e kk pessoa e todo e kk assunto, tas a léguas. Não pertenço nem nunca pertenci à FPN, não sou o anti-lumaca e antigamente não me tratavas por você… por isso, não fazes nem ideia de quem sou….
E de facto só mostras k tenho razão. Apesar dos nadadores terem explicado k tas a mentir, continuas a insistir k tens razão! És como os fundamentalistas, só vês o k te interessa, és o dono da verdade e não vale a pena sequer apresentar-te factos! É por isso k vais ficar a falar sozinho, não perco mais tempo contigo. Não o perdia no passado e não vou perder agora. E como não tenho muita esperança que vás para um psicólogo curar-te da tua De Mência ou te atires de uma ponte bem alta (para garantir o sucesso da operação) continua na tua “guerrinha”. Tal como aconteceu com as guerras que travaste no passado, também não tens credibilidade nenhuma nesta.

sexta-feira, maio 12, 2006 12:03:00 da manhã  
Blogger DM said...

Du-mente:

Você não é da FPN, nem sequer o anti-lumaca, claro está. Nem os anónimos dos posts são sp apenas 2 pessoas c vários nomes diferentes, q se esforçam em tentar parecer muitas mais.

Eu é q ao criticar a Federação motivo a ira de 10 milhóes de portugueses, todos contra mim, que se dão ao trabalho de perder tempo e irritar-se ferozmente para tentar defender a Federação, mesmo q o assunto seja indefensável. Há milhões de cidadãos desses por aí espalhados, q se inflama pra defender a FPN, mas que não têm nada a ver c ela. Em cada esquina está um.

Não percebo onde está o desmentido dos atletas. Pelo contrário, só confirmam o q eu disse, q a FPN não fez nada (um telefonema e um mail não se pode considerar uma organização, julgo eu). Q a FPT é q vai dar apoio. Q não haverá ninguém da FPN presente. Q não investem um cêntimo. Que a única coisa q fazem é "damos apoio se não tivermos de fazer nada nem tivermos de perder tempo a lá ir". Aliás, basta ler a notícia no site da FPN, e tá tudo dito: "Com o conhecimento da Federação Portuguesa de Natação e numa iniciativa dos atletas Nuno Vicente e Miguel Arrobas, sob a égide da Federação de Triatlo de Portugal (...)". A iniciativa é dos atletas, o apoio da FTP, e a FPN "tem conhecimento". É que "ter conhecimento" dá uma trabalheira dos diabos, diga-se de passagem!

AC: não tou a dizer q apenas a Vanessa seja fruto de uma política de alta competição seguida. Se não fosses tão ignorante, estarias mais atento aos diversos desempenhos de topo mundial q os portugueses tem conseguido no tritalo, no dualto, em masculinos, em femininos, das várias categorias, absolutos inclusivé (mesmo nos masculinos, o Bruno Pais e o Lino Barruncho no duatlo). Na globalidade, é sem dúvida fruto do modelo seguido c o grupo de alta competição da FTP.

Anónimo: se não tens pachorra, não leias. Mas não sejas egoísta ao ponto de exigires privar os outros de ler.

sexta-feira, maio 12, 2006 12:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

acho piada aos teus comentários de triatlo. sabes tanto dakilo como de natação. só enganas os miudos e os incautos.
ps - n tentes adivinhar mas eu pratico triatlo por isso nao me chames ignorante senão só perdes credibilidade. alías, começei por te considerar neste blog, mas neste momento à custa de comentários como este desceste ao nivel -1

sexta-feira, maio 12, 2006 11:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mas tu nao tens mais anda de interessante p fazer na vida?!
eu vou passando por aqui la de vez em quando e tu tas sempre aqui a deixar testamentos que invariavelmente vao dar ao mesmo... de facto concordo, não ha paxorra! se gostas assim tanto de nataçao, bem que podias transformar esse ressabiamento todo em energia positiva e apoiar o que de bom se vai fazendo. é por causa de pessoas como tu que este pais ta como ta, falam falam falam e nao dizem nem fazem nada!

sexta-feira, maio 12, 2006 11:17:00 da manhã  
Blogger DM said...

O meu sonho é um dia poder dar um contributo tão válido à natação como o AC e o Anónimo juntos.

Mais interessante do q isto é difícil de encontrar, mas mais importante tenho muita coisa pra fazer. Por isso perco apenas 15 minutos por dia com isto, enquanto estou no computador a trabalhar noutras coisas, as outras 23h45m do dia não dedico ao blog.

Se tão fartos, não apareçam. Se têm outras coisas pra fazer, não percam tempo aqui. Se não concordam, expliquem porquê e contra-argumentem. Se discordam, expliquem porquê. Se querem ser considerados, identifiquem-se. Se acham q eu não faço nada pela natação, expliquem o q fazem ou algum dia fizeram vocês.

Assim são apenas 2 idiotas (ou talvez seja só um), a esforçadamente tentar travar uma batalha, debaixo do anonimato, contra quem denuncia a pouca vergonha a que vocês tentam dar cobertura, por estarem estão directa ou indirectamente envolvidos (de outra forma não se davam ao trabalho de andar constantemente aqui, pq há de facto coisas mais interessantes pra fazer na vida).

Jocas e cá esperamos os vossos magníficos, bem elaborados e consistentes textos de crítica, cheios de significado, de exemplos, de argumentação, em suma, repletos de conteúdo.

sexta-feira, maio 12, 2006 7:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bruno Lesma:

É verdade k vais fazer a travessia entre o Caniçal e as Ilhas Desertas com a “ajuda” dos teus amigos aki da capitania? E k para tb fazeres a travessia ninguém se pode inscrever? E k a travessia, apoiada pela capitania e pelos dinheiros públicos da capitania, só vai ser nadada por ti e pelos teus amigos?
Para kem tanto fala em “compadrios”, “pessoas que se servem da modalidade”, repete vezes sem conta que tem “percurso limpo, honesto e dedicado” e se preocupa tanto com os “dinheiros públicos” qd se trata de ti já não conta não é? És muito hipócrita, mas nós ka conhecemos-te bem, Bruno Lesma. Tas a pensar abrir inscrições aki na Associação ou nos teus amigos da FPN ou tas só a pensar em culpá-los no fim por akilo k não correr bem, komo é teu costume?

sexta-feira, maio 12, 2006 11:38:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caro "anónimo":

A história foi-lhe muito mal contada. Sei q a sua inteligência não é suprema (convivi consigo durante largos anos na AV. dos Combatentes da G.G., por isso tenho legitimidade para ter esta opinião), mas as suas palavras possuem alguma desonestidade, pq acredito q esteja mais bem informado do q demonstra. Pelo menos tem obrigação disso!

1º Você não é madeirense, por isso não vale a pena usar palavras como "aqui" quando se refere à Madeira, tentando enganar alguém. Veja o seu IP e confirme por favor que não se encontra na Madeira;

2º A prova não tem dinheiros públicos de ninguém. Foi toda montada por mim e com patrocínios privados. Mais: vai contribuir de forma significativa p diversas instituições carenciadas, de solidariedade social. Ou seja, não só montamos tudo, como não consumimos recursos públicos, como ainda contribuimos p a sociedade. Isto, quando comparado c o que você ou a malta actual do seu clube alguma vez fez ou algum dia fará no futuro, até me dá vontade de rir.

3º Isto não é propriamente o Torneio do Algés, em q sem qq organização, se metem umas dezenas de atletas a nadar. Aqui existem questões de segurança nunca antes colocadas nas provas de mar realizadas em Portugal, pelo q o planeamento tem de ser rigoroso, e a participação mto reduzida. Para além dos meios, significativos, a mobilizar (mais do q a FPN algum dia se deu ao trabalho de fazer)

4º Por tudo isto, o projecto foi pensado p 4 atletas, como limite máximo. Um deles (madeirense) recusou o convite, e daí para a frente avançou c os restantes 3. Desde Janeiro q já estava assim definido, e não era em Abril q iríamos andar a alterar as coisas, pq já estava tudo tratado há mto tempo.

5º Se está preocupado c o q pode correr mal, centre-se e dedique-se às organizações da FPN (circuito nacional de águas abertas é um bom exmeplo), pq tem lá muito q criticar. Deixe esta prova comigo e durma descansado.

Logo, resta-me dizer-lhe q se não está satisfeito, monte você alguma coisa de jeito e dê o seu contributo organizativo (nem se seja esse, já nem digo enquanto participante), pq a fantástica história do seu clube foi feita por Homens valorosos, empenhados e visionários, que marcaram várias épocas no país, e não construída com dinheiro comprando atletas dos outros. Neste sentido, espera-se um regresso às origens.

Um grande abraço

sábado, maio 13, 2006 3:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para retornar ao que realmente interessa e tal como a minha amiga Patricia bem iniciou nestes comentarios: parabens Vicente e amigo Arrobas!!

sábado, maio 13, 2006 11:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda em relação a travessia de mar que vai contar com a presença do Mendonça...pá, Mendonça...só 4...brr, então existem milhares de candidatos para essa prova pá! E eu? não posso ir pq?sniff...

domingo, maio 14, 2006 7:33:00 da manhã  
Blogger DM said...

Não há azulejos pra contar, por isso não dá pra ti. Mesmo q quisesses contar pedras, estão a 3 km de profundidade, tem de ter uma visão apurada.

De qualquer forma, fala com o anónimo q criticou, estou certo q ele terá um calendário de eventos excelentes e inovadores pra organizar, ali perto no Aquário Vasco da Gama, e poderás ser incluido.

domingo, maio 14, 2006 7:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

duarte,
dobra a lingua quando falares no Alges, não dês uma no cravo e outra na ferradura. a únca coisa de k te podes keixar desse clube foi ter-te ensinado e dado TUDO o k sabes sobre natacão. quem cospe na sopa não presta!

domingo, maio 14, 2006 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro DM (Doente Mental)

Se passares por lá(aquário Vasco da Gama), podes ter a certeza de uma coisa!

Vais para junto da lula gigante ,tão seco como ela!

domingo, maio 14, 2006 10:59:00 da tarde  
Blogger DM said...

AC:

A sua falta de atenção (ou melhor, a esforçada tentativa de distorcer as minhas palavras) merece um óbvio reparo.

Da Instituição Sport Algés e Dafundo tenho a melhor opinião. Sempre tive, e sempre terei, talvez pq bem melhor do que muitos dos que lá estão há muitos anos, conheço bem a sua história e real dimensão na natação portuguesa. Não me limitei a ser atleta, estudei e aprofundei c algum afinco muitos factos passados, produzi alguns documentos, etc. Não me considero por isso mto mal documentado nesse aspecto.

Se o caro AC voltar atrás para ler todos os meus posts, não encontra uma única crítica à Instituição em si. Pelo contrário, até refiro a "fantástica história do Clube, feita por Homens valorosos, empenhados e visionários, que marcaram várias épocas no país". Se isto é dizer mal, tudo bem, é mais uma vez a sua original capacidade de interpretação em acção.

Nem tão pouco nego (nunca o fiz, nunca o farei), q vivenciei lá os 5 anos mais marcantes da minha carreira desportiva (93-98).

Logo, as minhas críticas dizem apenas respeito à conduta das pessoas q insistem em ofender-me sob o anonimato (ou melhor, tentativa de anonimato), e este ano à política de contratações seguida, que quanto a mim não se coaduna com o grandioso passado e percurso do Clube.

Felizmente, ainda tenho capacidade para distingo as pessoas das Instituições, bem como as causas das amizades.

E se há alguém de deve dobrar a língua nesta troca de palavras, não serei de certeza eu.

Cumprimentos.

terça-feira, maio 16, 2006 2:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ofender-me sob o anonimato??? mas tu achas que tens autoridade moral para te armares em vitima depois de tudo akilo que escreves aki neste blog? coitadinho do crocodilo

terça-feira, maio 16, 2006 6:51:00 da tarde  
Blogger DM said...

Eu de coitadinho não tenho nem quero ter nada.

Simplesmente expliquei-lhe q não sou um anónimo cobardolas como você, critico mas de forma sustentada e dou a cara, não desato às ofensas escondido atrás do anonimato.

quarta-feira, maio 17, 2006 9:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim sim. quantos posts anónimos nao escreveste aki meu palhaço.

quarta-feira, maio 17, 2006 10:30:00 da tarde  
Blogger DM said...

Nenhum. Não tenho necessidade de o fazer, ao contrário de si, pq dou a cara qd digo o q penso.

Não sei se você comprou bilhete pro circo por engano e veio aqui parar, pq palhaços e espectáculos de variedades é lá (ou então na Gala da FPN, a encerrar a cerimónia, pelas 23.00h - ver notícia acima).

Aqui é um blog de natação, e não de actividades circences.

quinta-feira, maio 18, 2006 9:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já tou a ver o teu número: lesma de óculos a atirar facas às pessoas numa roda que gira, infelizmente umas acertam...

sexta-feira, maio 19, 2006 9:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home