segunda-feira, maio 15, 2006

Sucesso na primeira aventura

Decorreu no sábado passado a Travessia Alhandra/Oceanário de 21km com os atletas Nuno Vicente e Miguel Arrobas a aproveitarem esta prova para oficializar a apresentação do seu projecto de atravessar o Canal da Mancha.

No momento da partida estiveram presentes, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca, que se mostrou agradado com a iniciativa, os presidentes da Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia de Alhandra que mostraram muita satisfação por esta homenagem a Baptista Pereira e reconhecimento pela coragem de ambos os atletas em se proporem a feitos tão extraordinários.

Ainda uma palavra para a presença do Alhandra Sporting Clube, clube de sempre do homenageado Baptista Pereira, que se representou em peso, com o destaque claro para a sua equipa de triatlo que fez questão de acompanhar os dois aventureiros no 1º quilómetro do seu percurso.

Estava prevista que a hora de partida fosse dada ás 14:30, mas por questões de maré e de atrasos com as muitas entrevistas e reportagens fotográficas, só se ouviu o sinal de partida às 15:30. Com a mudança de marés a dar-se ás 17:00, ambos atletas realizaram cerca de 6km até esse ponto deixando os restantes 15km para serem percorridos nas 3 horas seguintes. A hora de chegada foi ás 19:59 sendo o tempo total final de 4h29m31s.

A prova desenrolou-se sem grandes percalços até ás 2h30m, quando se deu a primeira das duas cãibras de Miguel Arrobas. Cerca das 3h15m Nuno Vicente começou a ressentir-se do ombro direito, mas com a ajuda mútua entre os atletas, a força dos incentivos vindos do barco de apoio e com a aproximação da ponte Vasco da Gama, ambos ganharam forças para chegar ao final.

Os atletas no final ainda tiveram forças para agradecer o apoio dado em Alhandra por todos os presentes, á Federação de Triatlo de Portugal pelo barco de apoio e marinheiros, à Federação Portuguesa de Natação na pessoa de Zé Freitas, à presença da equipa de reportagem da RTP, Correio da Manhã, Vida Ribatejana e revista GQ.

Declarações
“Acabei com dores um pouco por todo o lado e com dificuldade em respirar, mas foi um excelente teste. No ultimo abastecimento pedi um bife, estava farto de gel!” - Miguel Arrobas
“Quando a ponte começou a crescer passaram-me as dores e comecei a sentir-me em casa. Gostei! Foi tudo perfeito e até acertei na previsão das 4h30m.” - Nuno Vicente
“Este foi a prova mais fácil para eles, espero que agora não percam o ritmo que já conseguiram alcançar e sigam o caminho traçado.” - Zé Freitas

Fotos: RTP / GQ / Partida / Barco de Apoio / 1º Abastecimento / Antes da Ponte VG / Depois da Ponte VG / Vai um chá? / Até à próxima

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Beba Água: As fotos estão meias esquisitas.. será daqui ou daí? Mais uma vez, um beijinho grande de parabéns aos nadadores!!!!

segunda-feira, maio 15, 2006 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabéns pela iniciativa e pelo feito.

segunda-feira, maio 15, 2006 12:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens!!!!
Fico contente por ter tudo corrido bem!!!!
So tenho pena da participação ter sido assim tão limitada, penso que mais pessoas poderiam ter participado... eu teria...
Abraço

segunda-feira, maio 15, 2006 12:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

epa numas fotos o vice ta com touca amarela, noutras com touca laranja... andasvas a trocar de toucas era?
abraço

segunda-feira, maio 15, 2006 1:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, grande Vice;) Homem de coragem. 4h a dar à pagaia, já não era para mim... nem deitado de costas entre as bonitas e peludas pernas do amigo Pasca:D capa da Sports Ilustrated ao lado da tanguinha da Amanda Beard ou dos bonitos... CABELOS da Sharapova;) hã, que tal? paisagem edílica...;)

segunda-feira, maio 15, 2006 7:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As toucas tinham cores diferentes pk de 500 em 500 m, entrava um gajo da margem sul, p os substituir!!! EHEHEHEHEHEHEH, tou a brincar! Parabéns pela iniciativa, mas podiam ter levado o Lesma, p o espetarem num dos pilares da ponte Vasco da Gama!!!

segunda-feira, maio 15, 2006 10:07:00 da tarde  
Blogger DM said...

Parabéns aos atletas (q não só nadaram como ainda montaram a prova, estabeleceram os contactos, fizeram os convites, etc.). Claro q sem o inestimável apoio e presença constante da FPN tudo teria sido impossível.

Ombros lixados, "cãibras" e dificuldades respiratórias calham sempre bem, p colocar a malta em sentido e relembrar o q vos espera p os próximos desafios, mais exigentes.

Na próxima não vai haver corrente a ajudar a fazer os últimos 15 Km em 3 horas.

Uma dúvida: o convite institucional p a FPN, deve ser endereçado ao Zé de Freitas?

segunda-feira, maio 15, 2006 11:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa Vice!
Primeira etapa ultrapassada vencendo em duas frentes: os 21 km's já lá vão e o evento foi bem divulgado.
Espero que consigam rapidamente vencer a etapa dos apoios para estarem conentrados apenas nos treinos.
Parabens aos dois.

terça-feira, maio 16, 2006 7:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estão os 2 convidados para os 80km da grande Travessia do Leça.

Aguardo uma resposta para que passemos a conversas mais sérias!

Para já apenas posso avançar a data do evento e a participação de alguns atletas internacionais de natação pura e triatlo.

terça-feira, maio 16, 2006 2:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No entanto estamos ainda a aguardar a resposta dos espanhóis David Meca e Javier Nunez, ambos repetentes nesta aventura no ano anterior.

Temos também convite(ainda não confirmado(enviado onterm)) a Nicolas Rostoucher da França, Spyridon Gianniotis da Grécia, e ainda Thomas Lurz da Alemanha.

terça-feira, maio 16, 2006 3:01:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Quem foi convidado ou não, é pouco importante nesta altura do campeonato.

Devias era dizer a hora concentração/partida, data, o local de concentração/partida/chegada, temperatura da água média/mínima/máxima, profundidades média/mínima/máxima, uma análise representativa de três amostras de água.

Duvido que sem isso algum atleta de fora cá apareça…

Depois esse regulamento de 20km para atletas infantis vai contra todas as regras da FINA/FPN das águas abertas, cuidado com isso!

Mas que é de coragem organizar isso, lá isso é! Uns andam-se a vangloriar de há 4 anos andarem a fazer um Challenge de 10km… vens tu com um de 80km… És sem duvida o MÁIOR!

Bem, continua a dar-nos noticias...

terça-feira, maio 16, 2006 3:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Rio Leça é um rio português que nasce em Monte Córdova na Serra da Agrela no município de Santo Tirso. No seu percurso de 43 quilómetros passa por Ermesinde, Milheirós, Maia indo desaguar no Porto de Leixões entre Leça da Palmeira e Matosinhos.
in Wikipédia

LOL Ó TÓ

a n ser k o percurso dos 80km seja de ida e volta?

terça-feira, maio 16, 2006 5:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então e temos sardinhada no fim?

quarta-feira, maio 17, 2006 9:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não foi referenciado que a travessia era realizada apenas num sentido, não é uma descida do rio, há um percurso, o qual depois de finalizado dá os tais 80km! Em breve terão mais noticias acerca da nossa travessia.

Comprimentos a todos os participantes no BA

quarta-feira, maio 17, 2006 10:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por tradição,no final da competição realiza-se um jantar aberto a todos os participantes, técnicos e organizadores da obra!

Em resposta ao Contazulejos, sim, um dos pratos deste jantar é a tradicional sardinha do Rio Leça.

Todos os anos fazemos um enorme sforço para levar este evento para a frente, e apesar de se tratar da mais longa competição de águas abertas, nunca contamos com qualquer apoio das entidades competentes, apenas de algumas empresas locais no fornecimento de algum material, estadia para oa atletas não residentes na zona, e ainda alimentação.

quarta-feira, maio 17, 2006 12:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e da para fazer inscrições so para a sardinhada?

quarta-feira, maio 17, 2006 4:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nem k m pagasem comia 1sardinha do leça! mas valia ir pa chernobyl pastar :)

quarta-feira, maio 17, 2006 4:13:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home