sexta-feira, janeiro 19, 2007

Nova Parceria BA - Cursos NADARBEM

O blog Beba Água tem a alegria de apresentar mais uma boa iniciativa no âmbito da natação. Desta vez pela mão do nadador João Glória que dá corpo a um projecto de ensino de técnicas de nado.

NADARBEM é um projecto que pretende chegar a todos os nadadores e técnicos de natação que acreditam que a melhor forma de alcançar os seus objectivos é através do aperfeiçoamento das técnicas de nado.

Quer se destine à competição em natação pura, masters, triatlo, fitness ou nado recreativo o projecto NADARBEM em colaboração com a GOSWIM tem um programa que se adapta às suas necessidades específicas.

Os três primeiros cursos (começam em Fevereiro) são destinados a todos aqueles que acreditam que na execução de boas viragens (TURNS) pode resultar uma redução dos tempos finais de qualquer prova. Com a NADARBEM podes melhorar até 1segundo em cada 100metros.

Datas e locais dos cursos (preço de 49euros):
11 de Fevereiro - Setúbal
4 de Março - Torres Novas
7 de Abril - Norte de Portugal

- Para mais esclarecimentos: Blog NADAR BEM
- Contactos: E-mail NADARBEM / 21.28.90.161 / 91.69.26.400

Post's promocionais:
FEV – My Swim DVD
MAR – Cursos de Natação de Águas Abertas

Etiquetas: ,

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Curso interessante de facto, mas a 49euros/3horas deixa de o ser.

Claro que não passa de uma opinião.

sexta-feira, janeiro 19, 2007 2:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o anónimo.Um curso se grande interesse mas com um preço demasiado elevado.Acutalmente já toda a gente percebeu que os aspectos técnicos são muito importantes e cursos destes seriam muito bons.Eu próprio fiquei interessado mas depois de ver o preço achei que era melhor não ir.Porque não fazer acordos com as associações?Talvez o preço pudesse ser menor.

Mas parabéns pela iniciativa...embora admita que estou muito reticente em relação á capacidade que terá de trazer surpresas no que a técnicas de viragem diz respeito.Um curso tem como objectivo instruir e este parece me que terá maior probabilidade de cair num debate.

É outra opinião..

sexta-feira, janeiro 19, 2007 3:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Torres Novas?
Onde?
A que horas?

sexta-feira, janeiro 19, 2007 5:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se não melhorar 1 segundo por 100 metros o dinheiro é restituído ou isso é só publicidade chamatória?

sexta-feira, janeiro 19, 2007 11:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Joao Matias;Nuno Rola;Joao Aguiar e Ana Romero, foram selecionados (convocados ) para o campeonato do mundo 2007 em Melbourne na Australia.
Joao Matias treina e estuda em england,Nuno Rola treina e estuda em Lisboa(CFB),Joao Aguiar treina e estuda em Luanda, tal como Ana Romero.
O tecnico que irá orientar esta selecçao é Artur Henriques tecnico de Joao aguiar recordista nacional absoluto de 50B,100B,50L em p25 e 100L,100B em p50.

Segundo Lino Candido Lourenço (vice-presidente da CANA e secretario geral da FAN) esta prova terá como objectivo a obetençao de maior numero de recordes nacionais.Tendo como pano de fundo os Pana-Africanos que se realizaram em julho na Argélia.


Fonte:http://www.angolapress-angop.ao/

sábado, janeiro 20, 2007 1:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isso cheira-me a muita tanga. Então o curso vai ser feito por um miudo de 19 anos? Quais são as pesquisas e conhecimentos revolucionários que o miúdo tem para nos mostrar por 49 Euros? E tirar 1 segundo aos 100 parece mais que publicidade enganosa! Chamem entao o Hoogenband para todos o vermos a voar para 46!!

sábado, janeiro 20, 2007 2:41:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

João Glória é nadador em actividade no CNCVG (6º classificado na 1ª Divisão de 2006/2007). Curso e estágios Goswim-USA. Curso treinador FPN. Curso da British Swimming Association. Curso treinador Total Immersion-USA.

Relativamente aos 1seg. a cada 100m, como é obvio, não é para o Hoogenband! Nem para o Adriano Niz ou Tiago Venâncio. Mas se fazes 54s/58s és gajo pa aprender umas coisitas que te ajudem a melhorar quase 1 segundo. Se fazes mais…

sábado, janeiro 20, 2007 9:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu também sou nadador e tenho curso de treinador da FPN e penso que não iria dizer nada de novo.Os outros cursos que ele tem deixam-me com algumas duvidas sobre a sua capacidade para tal.
Mas atendendo a que tem capacidades,podiam me dizer como se chega ao preço de 49€?Porque não 50€?Parece-me um caprixo que,como já foi dito,vai dar num debate e não numa explicação.

Como um preço mais razoável ainda terias alguns interessados.

Parece-me dificil de ser um sucesso...e pelos vistos é uma opinião sensata entre quem comenta aqui.Apenas o BA parece acreditar no sucesso...sinceramente também desejo que tenha sucesso porque é bom para todos nós!Mas...

sábado, janeiro 20, 2007 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quantos monitores para quantos atletas? e k se for so o joao gloria para 30 inscritos...

sábado, janeiro 20, 2007 7:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se o curso é assim tão bom e tira até 1seg em 100m, porquê que o próprio não tira proveito??? Não o vejo a fazer 56 aos 100C nem 2.05 aos 200!!! se tem tanto conhecimento assim para ensinar, porque que não começa por fazer de cobaia nele próprio???

Ele já tem 58 aos 100C desde 2004, e em 2003 já tinha 59.03. Nos 200C tem 2.08 desde 2003.

E não falei na piscina longa porque onde se tira maior rentabilidade é na piscina de 25...

Pergunto eu novamente, se o curso é tão bom, porque que ele mantém os tempos que tinha desde há 3 anos???

Pelo menos 1segundo em cada 100 devia retirar...

sábado, janeiro 20, 2007 7:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se o curso é assim tão bom e tira 1 segundo em 100 metros proponho que qualquer nadador de 54 segundos aos 100 metros que vá ao curso, caso não baixe para 53 segundos seja indemnizado em 1000 euros. Afinal não é tão arriscado assim para quem com tanta certeza afirma que baixa 1 segundo em cada 100 metros
Só mais uma questão: caso o Fernando Costa vá ao curso quanto vai baixar aos 1500 metros? ou para esse também não serve o curso?

sábado, janeiro 20, 2007 9:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

..."a NADARBEM organiza cursos de partidas, viragens e chegadas destinados a todos os nadadores que pretendem melhorar os seus tempos de prova"...

Retiro este excerto do Blog NADARBEM. E FICO CHOCADO! O que será que os treinadores dos diversos clubes estudaram nos seus cursos, ou o que será que estudam na actualização constante? Se os vários nadadores querem mesmo melhorar os tempos, então que treinem a sério, porque não é só nas viragens que ganham dividendos. Se querem também aperfeiçoar as viragens e saltos então puxem os colarinhos aos vossos treinadores e obriguem-nos a darem-vos mais atenção no treino, p.e. no final dos treinos. Isto tudo requer dedicação quer dos atletas quer dos treinadores. Um conselho: No final dos treinos fiquem na piscina a treinar especificamente os saltos e viragens. Reparem no Michael Jordan que treinava sozinho os lançamentos e fintas.

Uma coisa é treinar e outra coisa é ir aos treinos.

sábado, janeiro 20, 2007 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caso faça o curso, o fernando costa vai baixar 15 segundos nos 1500! vai finalmente baixar os 15.21 para fazer uns bombásticos 15.06. e com um pouco de treino ainda chega aos 14.59!

Se não conseguir, tem de ser reembolsado!

sábado, janeiro 20, 2007 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para criticar, tão ca todos em força. ainda não começou e já dizem que não é capaz. merece pelo menos uma oportunidade pa mostrar o q vale ou não?

domingo, janeiro 21, 2007 12:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Na realidade a leitura do Blog pode induzir que qualquer nadador poderá baixar 1 segundo aos 100m ou 1 segundo por cada 100m.
Não foi esta a minha intenção, pelo que lamento o equívoco.
Estes cursos destinam-se a nadadores pré-competição e competição, querendo com isto dizer que não me referia a nadadores com alto nível competitivo.
Quem me conhece sabe que não pretendo ensinar quem sabe muito mais do que eu, pretendo tão sómente prestar um serviço baseado em metodologias de ensino já experimentadas.
Estou a dirigir-me àqueles que estão a dar os primeiros passos na natação e a todos os que estão conscientes que as suas viragens são um "handicap" nas suas provas.
Sabia que a idade iria ser um ponto "fraco" deste projecto, mas apenas posso contrariar esse argumento com a qualidade do serviço que sei conseguir prestar e do qual estou confiante para o futuro. Tenho uma experiência de alguns anos e qualificações que não são exigidas a outras profissões de igual responsabilidade.
Gostaria ainda de lembrar que ensinar não é o mesmo que fazer.
1)Pode-se ser um excelente treinador/ professor e um mau executante.
2)Pode-se ser um exímio nadador e um péssimo treinador/professor.
3)Pode-se até ser bom ou mau nas duas coisas
Para mim "basta-me" por agora tentar ser o primeiro destes casos.

Um abraço para todos os que comentaram este post,independentemente de serem favoráveis ou não ao meu projecto.

João Glória

domingo, janeiro 21, 2007 1:01:00 da manhã  
Blogger nuninho said...

Desculpem la mas existe aqui alguma falta de comunicaçao??nao perceberam o post?
De facto nao percebo a vossa duvida e a facilidade para meterem as coisas para um nivel negativo profundissimo,de facto pode ser um bocado caro e o facto de ser 49 euros pode dar a pensar imensas coisas, de certeza que ele esta a faze-lo com muito boa fé e se o faz é porque tem capacidades para o fazer.
No meu ponto de vista e com os cursos todos que ele ja tem acho que pode ser interresante, pena é de facto ser puxado o preço.
Nao sejam assim nos comentarios porque se sao nadadores sabem bem a importancia duma partida, viragem , percurso sub-aquatico e chegada.

domingo, janeiro 21, 2007 12:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem critica deve ser 1 dakeles k já sabe tudo mas n faz 1 acção de formação desde k tirou o curso na farinha amparo (1ºnivel com a cambada do costume) ou nas papas cerelac (faculade nacional onde se ensina tudo menos o k interessa)

domingo, janeiro 21, 2007 1:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ah assim tá bem...para pré-competição acredito

domingo, janeiro 21, 2007 5:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os bons atletas e os bons treinadores devem ser humildes, e se o forem há sempre espaço para aprender mais, mesmo sem baixar um segundo, por isso este curso é um boa iniciativa. Apesar de concordar com os que dizem que é um pouco caro.

domingo, janeiro 21, 2007 8:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gloria...não te preocupes pá, se o problema é idade, isso passa com o tempo.
Estas criticas antes de ter assistido a qualquer formação são no minimo ridiculas!
o Caro Anonymous das 10.49 que se refere ao Fernando Costa não o deve ter visto nadar muitas vezes pois não? Obvio que ele não deve ganahr 1'/100, mas só a titulo de exemplo, sempre que o vi a nadar ao lado do Paulo Franco, dava para ver que não lhe fazia mal trabalhar um pouco aquelas viragens...
Força para o projecto, caso não tenhas bons indicadores neste arranque, tenta só rever os preços.

segunda-feira, janeiro 22, 2007 9:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o BA tem de acreditar, pois caso contrário, lá vai a comissãozinha.....

segunda-feira, janeiro 22, 2007 10:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Duas perguntas que merecem ser esclarecidas e que foram aqui comentadas.
Desculpem a prolongada exposição, mas ela torna-se necessária para o esclarecimento de todos.
1º Quantos alunos por curso? Tenho standards a cumprir e que variam com nível da natação do grupo de nadadores que se inscreverem, mas pode-se dizer que com o apoio de um nadador/ demonstrador que ajuda a reduzir o meu tempo de ensino (porque me poupa dezenas de viragens em esforço/tempo e permite uma observação conjunta a todos os participantes)consigo trabalhar em simultâneo até 12-15 nadadores de cada vez.
2ºO curso é caro. A noção de caro decorre da relação entre o preço( esforço que cada um tem de fazer para obter o dinheiro necessário) e a percepção de benefício (satisfação que cada um obtem pelo uso ou utilização de um serviço ou produto). Se cada participante neste curso tem de trabalhar dois ou três dias para pagar a sua participação e se vê defraudadas as suas expectativas de baixar o tal segundo aos 100, então o curso é caro. Por outro lado se o nadador só tem que pedir a alguem que lhe pague a entrada e se baixar mais do que o tal segundo então é barato.
Convem perceber que a prestação de um serviço tem um custo que leva a um preço e que não tem nada a haver com barato ou caro.
A explicação destes conceitos foi previamente falada com pessoas que sabem do assunto e não são como é evidente da minha autoria. Eu sou mais nadar como diz o Herman.
Quantos dos comentadores deste blog vão a provas de infantis e observam crianças equipadas com fatos de competição a custar 200 euros? Estas crianças têm apenas um fato? Quantos dos mais descrentes no meu projecto não apostariam 50 euros comigo em como conseguiriam, com algumas dicas e sem qualquer curso ou metodologia, reduzir os tempos a esses jovens?
É um gosto estar convosco e agradeço com sinceridade os comentários aqui feitos. Quando tiver as 1ªs respostas positivas ao meu trabalho vou fazer como os americanos. Publico os comentários com o nome deles por debaixo.LOL

Boas viragens

segunda-feira, janeiro 22, 2007 10:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Graaaaaaaaande cerdade! O fato não nada sozinho!

segunda-feira, janeiro 22, 2007 12:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Continuo a bater na mesma tecla: Os que precisam de melhorar os saltos, viragens, chegadas, percursos subaquáticos, que considero a marioria dos atletas de todo o mundo, porque estamos longe da perfeição, sendo que se possa dizer que ela exista, então fiquem no final do treino a praticá-las. Peçam aos vossos treinadores ou pais que vos filmem, e o treinador que corrija os erros.

Jovem João Glória, devias era explicar como angariaste esses cursos, a qualidade dos mesmos, a carga horária, e como assistias às aulas, caso elas existiram, ou como se fazem os exames. Estou-me a referir aos cursos extrangeiros! Já agora, menciona qual o "Grau" do Curso de Treinadores da FPN que possuis. Em que ano o conseguiste e em que lugar?

O teu Curriculum Vitae sugere muitas dúvidas, que os frequentadores do teu curso merecem "ouvir".

segunda-feira, janeiro 22, 2007 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

La está. Só porque são cursos americanos ou ingleses já sao os melhores do mundo... Acho que cursos destes até se tiram pelo messenger se for preciso! E quem tá realmente interessado em aprender mais um bocadinho, em vez de gastar os tais 49 euros vá à pagina da goswim porque está la tudo... Desde videos a debates! Não me parece que o sr. Joao Gloria irá acrescentar mais ao que esta exposto no Goswim! Mas pronto à sempre gente disposta a gastar dinheiro à toa! Pode ser que enganes uns quantos!

segunda-feira, janeiro 22, 2007 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos lá cortar as pernas ao rapaz ainda antes de começar…
Mas que tristeza de espírito é esta? Que complemento educativo é este?
Realmente! Dá assim tanto gosto? Prazer? Dizer mal por dizer?
Exemplos como Fernando Costa tirar 15 segundos aos 1500L só podem provir de alguém com uma mente tão tacanha e desprezível que escuso de lhes tentar fazer qualquer opinião.

O curso é bom? É mau? É caro? É barato? Tem utilidade para todos? Tem só para alguns? Respondam antes a estas questões em vez de andarem a dizer mal só por dizer.

E agora uma aposta que certamente ganharei: Os cursos a médio prazo vão ser um sucesso. Isso é garantido! Os que apostam ao contrário vão-se arrepender da sua posição de “velhos do Restelo”.

Abraços
Nadem, Nadem Bem, Nadem por gosto, E afoguem as invejas
E como diz o outro, Bebam Água

segunda-feira, janeiro 22, 2007 3:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lolão!!
Os comentários das 1.34 e 2.22 são realmente "obras primas"...
Felizmente não são alvo de censura, sempre da para ver o tipo de cromos que não vão de certeza estar presentes nos cursos do nadarbem...

segunda-feira, janeiro 22, 2007 3:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente, dizer mal é muito fácil...

Pessoalmente o curso parece-me um pouco caro, pelo menos para o meu bolso, mas isso é muito relativo como todos sabemos.

Em relação às capacidades do João Glória parece-me que só podem ser comentadas depois de serem testadas, ou seja, depois de fazer o tal curso. Mas só pela iniciativa devia ter um pouco mais de respeito dos anónimos. Denegrir e desacreditar um jovem que dá os primeiros passos é das acções mais mesquinhas que há.

Mais um facto, se o BA o recomenda é porque a credebilidade do João deve ter alguma base real... Ou parece-vos que o BA anda nisto pelo dinheiro? E mesmo se assim fosse (o que não me parece) ele poria a sua credibilidade em causa por uma aldrabiçe?! Também não me parece...

Boa sorte para o João e cumps. a todos!

segunda-feira, janeiro 22, 2007 9:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelas questões pertinentes que são colocadas e que tenho a obrigação de responder.
Os conhecimentos de técnicas de natação foram obtidas na Goswim e na Total Immersion. Estas empresas desenvolvem metodologias de ensino de técnicas de natação impares em todo o mundo. A sua qualidade é reconhecida ao mais alto nível e não é pelo facto de serem americanas que são boas. É pela única e exclusiva razão que são bons serviços e porque se não forem boas prestadoras de serviço o mercado encarrega-se num ápice de as encostar à falência.
Uma crítica é feita do seguinte modo: “lá porque são americanos já são os melhores do mundo”. Neste caso não há nada a fazer, eles são dos melhores do mundo e os que não são de lá, querem ir para lá, para serem os melhores do mundo!!!!. Talvez por isso é que os conhecimentos das técnicas de natação são das mais evoluídas do mundo.
Outra crítica parte do princípio que se está tudo no video,manuais e debates então vou lá saco tudo de borla pela Net e pronto já está, poupei 50 euros. Melhor dizendo, comprei uns DVDs e uns livros por $100 usd paguei mais uns $60 usd de uns portes, alfandegas e IVA, tudo como nos conformes e pronto sózinho lá vou de sacola para a piscina e passo 2 horas ás voltas até não poder mais e pronto já tou nos trinques. Oops desta vez já poupei menos!!! E o que é que eles querem dizer com a posição da cabeça é para baixo, se eu a ponho para baixo e não dá?!?! Será que estes tipos sabem realmente o que estão a dizer? Cheira-me que fui enganado... ou talvez não. Se calhar é melhor perguntar ao João Glória, ele esteve lá e deve saber como é!
O mercado de ensino e instrução de natação nos EUA não tem comparação com nada aqui na Europa, para não falar de Portugal. Tudo tem um preço. Desenganem-se aqueles que julgam que se aparecer um guru que saiba como tirar 0,25 seg por cada viragem a um nadador de elite ou de nível inferior o vai fazer por $50 usd. Se calhar com $50.000 não se consegue saber tudo. Existe nesta prosa um pouco de exagero, mas foi utilizada com o objectivo de aclarar ideias.
Participei em 2 campos de férias de natação, o primeiro como nadador e o 2º já como monitor ambos com a duração de 1 semana cada.
Em 2004 trabalhei como Assistente durante 1 mês nos EUA no acompanhamento de cursos fim de semana e semana inteira. Colaborei e participei como nadador na elaboração de alguns DVDs que estas empresas comercializam, porque acharam que não só conseguia perceber o que se pretende transmitir como também conseguia ter qualidade para demonstrar.
Sempre como ajudante ministrei aulas em alguns cursos realizados no Reino Unido e nos EUA.
Relativamente às formações de “treinador” elas foram obtidas recentemente em Portugal no ano passado no curso organizado pela FPN para Ex-nadadores de Alta Competição e o da British Swimming Association no ano anterior de 2005.
O curso nível 1 da British Swimming Association não é brincadeira. Tive que me preparar numa escola de natação de uns amigos na Escócia durante 1 mês porque as exigências curriculares eram altas e as dificuldades de comunicação oral com crianças de 5 anos foram muitas. Sabem de alguém diplomado pela Federação Britânica a trabalhar em Portugal? Se alguem souber diga-me, por favor, porque tenho interesse em estabelecer contacto por motivos profissionais.
Em qualquer dos cursos das Federações Portuguesa e Britânica não me foi ensinado uma metodologia de ensino para estas situações de viragens. A participação neste curso na Escócia estava integrado num projecto de uns amigos que pretendiam abrir uma escola de natação no Algarve ( para clientes do Reino Unido), por este motivo participei em várias actividades de ensino pré-competitivo durante o ano de 2006. Por motivos de saúde do principal responsável, o projecto não teve continuidade, mas ficou o curso.
Ainda mais esclarecimentos.
Ser treinador.Não pretendo ser treinador de natação. O meu projecto é apenas dirigido ao ensino de técnicas e como se sabe esta não é a maior preocupação da natação portuguesa, por isso interessei-me, estudei e pratiquei com quem sabe ensinar. Vamos ver se consigo atingir os meus objectivos. Se não se ousasse, como é que fazia, esperava por ser apenas mais velho?
A experiência profissional é adquirida com o tempo, e a minha idade pode ser um “handicap” em determinadas circunstâncias, não o nego, mas tenho brio naquilo que faço. Vejo na natação portuguesa erros que se repetem constantemente, (especialmente nas viragens) erros que são aceites como má prática pela maioria da comunidade nadadora nacional desde treinadores a nadadores e até meros espectadores e nada se faz para os solucionar. Penso que tenho capacidade de ensinar aquilo que ninguém acha importante ensinar e estou seguro que vai haver pessoas que acharão o meu curso de viragens um bom investimento.

Boas Viragens

João Glória

segunda-feira, janeiro 22, 2007 10:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não digo que não tenhas competencia e que não seja importante o que queiras implementar. Mas tambem tens que concordar que tás a abusar nos preços. A 49 euros por pessoa, numa sessao com 15 inscritos, para um curso de 3 horas, uma remuneração de 245euros/hora é a abusar um bocado. Mas isto claro são opiniões. Talvez se baixasses um pouco o preço para arranque de projecto não seria mal pensado. Podes ter muita formação como tecnico, mas ainda te faltam umas bases de marketing para empresário.

segunda-feira, janeiro 22, 2007 11:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

joão,

benvindo ao mundo mesquinho e invejoso da natação portuguesa, onde o que mais importa são os desdens de cais de piscina e a rapidez com que se deita abaixo alguem que como tu, trabalha em prol da modalidade.

não tenho duvidas que com a tua idade e o teu espirito empreendedor vais "dar cartas" em menos de 5 anos neste meio da natação portuguesa, autentico poço de veneno, onde os que mostram trabalho não suportam mais de 5 anos de exposição e ataques de auetenticas mafias organizadas, e os que denigrem e nada fazem, vão parasitando no anónimato camuflando a incompetência.

Um pouco mais a serio, investe um pouco na experiencia, trocando as tuas ideias com a experiencia de clubes, treinadores e nadadores nacionais que estejam interessados nos teus prestimos e k gostem de natação tanto quanto tu.

terça-feira, janeiro 23, 2007 10:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Percebo o problema dos preços, mas aqui é um dos domínios que pouco posso fazer. Tenho cumpromissos comerciais de utilização de nomes e metodologias que não posso quebrar.
Eu não posso querer ter acesso a uma metodologia desenvolvida por uma empresa que investiu o que foi necessário investir e que se posicionou no mercado de uma determinada forma, e depois toca de fazer o que me dá mais jeito. A estratégia de mercado para Portugal tem alguma flexibilidade, mas não permite “desvalorizar” o produto. Isto não é a China, onde o volume poderia impôr a sua lei. É Portugal e ou faço como eles querem ou não faço. Entenderam?
Um exemplo: Um curso de 2 dias que no Reino Unido possa custar 300 euros ou mais eu não posso vender a 150 euros ( porque o nosso mercado não dá para mais), porque eles metem-se num avião low cost a 50 euros e fica o curso a 200euros. Isto tem pelo menos 2 problemas envolvidos que são:
1)desvalorização do produto
2) baralhação total do consumidor que tem a mesma coisa em diversos locais com preços diferentes, quer dizer desconfiança.

Outro assunto são os custos.
Antes de iniciar este projecto fiz um teste market de um curso de 1 dia com valores de 200euros e os resultados foram mais ou menos o que eu esperava. Poucas pessoas, embora interessadas.
Este teste de mercado foi-me útil para perceber a mecânica de custos envolvida. E como é evidente as contas de custos não se fazem pensando nas receitas! As surpresas que temos com os custos são mais ou menos como leite a ferver, olhamos para lado e já deitou tudo por fora.
Num post anterior parte-se do princípio que é muito caro e que quase ninguém vai. Logo na mesma linha aceita-se que toda a malta vai para se concluir que é uma exploração. Porque não se pensa que durante muito tempo talvez nem meia duzia apareça? Que talvez seja necessário perder dinheiro durante algum tempo.Essas contas optimistas podem-se fazer, mas talvez daqui a 2 anos. As minhas expectativas são bem mais baixas que as de alguns de vós!!!

Boas Viragens

João Glória

terça-feira, janeiro 23, 2007 11:31:00 da manhã  
Blogger Luísa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008 11:55:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home