terça-feira, outubro 07, 2008

Reacção NPA às declarações de Paulo Frischknecht

Excerto do Texto in NPA On-Line
Nunca, o presidente da NPA confundiu, ao contrário do presidente da FPN, interesses e questões pessoais, com institucionais. A opção de voto da associação surgiu democraticamente entre todos os seus Órgãos Sociais e quase por unanimidade, a lista do Eng. José Tomé foi a opção escolhida.

Mesmo tendo legitimidade para tomar as suas decisões, a direcção da NPA resolveu ouvir a opinião dos seus associados num encontro de atletas realizado do passado dia 27 de Setembro, com todos os custos inerentes a esta acção a serem suportados pelo seu presidente.

- Ver Comunicado completo da NPA

Etiquetas: ,

34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só umas simples perguntas ao srº presidente da NPA:

Quantos nadadores estão federados ?
Quantos nadadores estão filiados na NPA ?
Quantos nadadores efectivamente participam das actividades da NPA?

terça-feira, outubro 07, 2008 12:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem não está comigo ..lol está contra mim ...hehehe
mas que raio querem construir com este tipo de democracia ???

terça-feira, outubro 07, 2008 1:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo disse...
Só umas simples perguntas ao srº presidente da NPA:

Quantos nadadores estão federados ?
Quantos nadadores estão filiados na NPA ?
Quantos nadadores efectivamente participam das actividades da NPA?



acho q o anonimo esta a esquecer se q 90% dos nadadores federados sao infantis e juvenis, logo sera dificil pagarem as cotas do seu proprio bolso.

e nao esquecer q a NPA nao tem tido muita divulgacao, precisa de lembrar aos nadadores q existe de modo a q os atletas juniores e seniores se filiem de modo a verem os seus pontos de vista e interesses defendidos

de qualquer modo acho q a NPA tem um grande caminho a percorrer e tou certo q no futuro vai ter um papel decisivo na natacao, afinal de conta sao os nadadores quem faz a natacao. treinadores, dirigentes sao dispensaveis, nadadores nunca


por ultimo gostaria de apelar a NPA q caso este ano a ANL decida recorrer outra vez a ridicula situaçao de regionais c tempos manuais actue de algum modo (talvez um boicote as provas fosse boa ideia)

terça-feira, outubro 07, 2008 1:32:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Esclarecimentos:
1 - a NPA até ao momento nunca teve cotas
2 - a NPA está a aberta a todos os filiados na FPN, ou seja, com licença em natação pura, masters, jogadores de pólo aquático, nadadoras de sincronizada e saltadores para a água

terça-feira, outubro 07, 2008 1:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gandas nadadores.
estes sim têm pinta!

terça-feira, outubro 07, 2008 2:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pode ser que um dia os pais dos ditos infantis e juniores também decidam formar a APA
( Associação dos Pais dos Atletas ). Com cotas ou sem cotas....

terça-feira, outubro 07, 2008 2:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ena! A sério? Os N.P.A., que têm 90% dos seus (potenciais) filiados vindos das categorias Juvenis e Infantis, dão direito de voto a menores!?
A Luciana Abreu à presidência da FPN, já! :-)

Excelente ideia, essa de os N.P.A. mobilizarem os seus (19 ?) adeptos a boicotar a A.N.L. :-)
Ideia Brilhante esta do Anónimo que sugeriu que uma organização que apoiou o Tomé, boicote outra organização que apoiou o Tomé.
Só falta os Árbitros e Juízes boicotarem os NPAs e a ANL para termos uma verdadeira tomezada! :-)

O presidente da A.A.A.
(Associação dos Avôs dos Atletas)

terça-feira, outubro 07, 2008 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas faz assim tanta confusão os nadadores terem uma associação a quem podem recorrer sempre que precisarem, de quem podem ser socios, a quem não têm que pagar cotas, ou qualquer outro tipo de obrigação, uma associação livre e aberta a todos nadadores que quiserem intervir, opinar ou participar...??? é mau os nadadores terem representatividade junto da FPN?era preferivel nao a ter?? é que parece me impossível como, não havendo encargos, ou qualquer tipo de facto prejudicial para os nadadores, mas sim estes só terão a beneficiar com esta associação, ainda critiquem quem anda aqui por gosto e porque não quer que a classe mais importante da natação (caso se tenham esquecido disso) seja ouvida junto das entidades competentes.
São voluntários que defendem os direitos dos nadadores e fazem valer a sua opinião!!! e agr perguntam, mas que opinião, se vão poucos às assemleias ou reuniões?? eu posso dizer já fui a algumas e nunca me impediram, nem nunca vi qualquer nadador impedido de ir e participar...só nao vao, porque nao querem.certo que se calhar falta alguma divulgação, mas em vez de criticar quem tenta fazer algo pela natação, ajudem e façam também algo para que esta modalidade só venha a melhorar...para isso precisam dos nadadores...

terça-feira, outubro 07, 2008 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os papás ficam fulos quando pensam que alguém lhes pode "diminuir o poder".

terça-feira, outubro 07, 2008 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E que tal:
- ATA (Associação Tios Atletas
- APA (Associação Padrinhos Atletas)
- ANA (Associação Namorados Atletas)

Isto tudo a votar é que era uma verdadeira democracia

terça-feira, outubro 07, 2008 2:41:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Artigo 12º ESTATUTOS FPN
(Sócios ordinários e Associações de classe)

1. São sócios ordinários da F.P.N. as Associações Distritais.
2. São associações de classe da F.P.N.:
a) Os representantes dos praticantes desportivos;
b) Os representantes dos treinadores e técnicos desportivos;
c) Os representantes dos árbitros e juizes.
3. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Assembleia Geral pode reconhecer a qualidade de associações de classe a representantes de outros agentes desportivos.

terça-feira, outubro 07, 2008 2:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Depois do anónimo das 1:32 ter dado uma informação que pelos vistos o BA teve de repôr a verdade do que estatutariamente está deliberado, e após uma série de comentários, alguns com pertinência como o de que quem representa os nadodores infantis e cadetes são pessoas que nem sabem que eles existem mas se auto-intitulam seus representantes, venho de novo fazer as mesmas 3 perguntas ao srº presidente da NPA.
1. quantos nadadores estão federados?
2. quantos nadadores estão federados na NPA ?
3. quantos nadadores participam efectivamente das actividades da NPA ?

É que só com estas respostas dadas se pode aquilatar da representatividade da NPA

P.S.: peço desculpa a todos os atletas do polo, natação sincronizada, saltos para a água e masters por não ter referido explicitamente estes atletas aquando da colocação das perguntas mas na verdade tinha-os na ideia e apenas por facilidade de expressão englobei todos os praticantes de todas as modalidades da FPN na palavra "nadadores"

terça-feira, outubro 07, 2008 3:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os papás ficam fulos quando pensam que alguém lhes pode "diminuir o poder".

Não sou pai nem mãe, não sou avô nem avó, não sou familiar de nadador e apenas sou adepto da modalidade mas alguém pode imaginar que alguém retira o "poder" aos pais ou sequer diminui? é que estamos a falar essencialmente de nadadores até aos 16-17 anos que se os pais os proibirem de ir aos treinos estão mesmo proibidos de ir, se os pais os retirarem da natação saem mesmo e mesmo que tenham 18 ou mais anos se não tiverem independencia económica fazem o que os pais mandam no tocante a continuarem na natação ou deixarem de continuar. Pensem bem no vosso caso pessoal e vejam se isso não é a mais pura das verdades. Se se iniciaram na natação foi porque quando tinham 4-5-6 anos ou outra idade qualquer os vossos pais decidiram por-vos a aprender a nadar. Posteriormente quando alguém no vosso clube verificou haver potencial de nadador foi pedir aos vossos pais par vos autorizar a ir para a equipa de competição e que suportasse também as despesas em material ( fatos de banho, toucas, óculos, etc, etc ) e a mensalidade a pagar. Quando vocês já eram juvenis-juniores quem vos levava aos treinos de madrugada eram os vossos pais q depois aos fins de semana vos levavam às provas ou ao local de concentração da vossa equipa. Quando adquiriram já alguma valia técnica quem comprou os LZR's ou outros que na altura existiam foram os vossos pais pois de outra forma iriam competir de tanga ou bermudas. Quando já eram seniores e nadadores de topo continuavam a pedir aos vossos pais os suplementos alimentares, transporte para irem aos estágios ou ao aeroporto para irem representar a selecção nacional.
Imaginemos que a cada uma destas situações os vossos pais respondiam sistematicamente com um rotundo "não", pergunto onde é que vocês nadavam? onde é que vocês iriam ter o tal "poder" que agora tanto lhes querem diminuir?

Perguntar não ofende mas uma resposta cabal gostaria de obter

terça-feira, outubro 07, 2008 3:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 3:20 e a quem mais falou da questão do "poder" dos pais : acho que esta questão não se deve colocar, pois se o miudo ou miuda não quiserem ir aos tais treinos e provas e estagios, etc, tambem não ha pai nenhum que os obrigue...

Quem cá anda, fá-lo por gosto, por dedicação e por amor, ou á modalidade, ou aos filhos...

Agora que acho muito bem que os nadadores, como parte fundamental e imprescindivel na modalidade tenham a sua representatividade propria junto das entidades que decidem os destinos da natação em Portugal e se possam pronunciar!!!

Assinado : um Pai de Nadador

terça-feira, outubro 07, 2008 3:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

3:40

Eu também concordo só que pelos vistos parece que alguém mais acima nos comentários quer fazer deuma entidade sem representatividade como a NPA uma bandeira de "poder" ou "contr-poder" de pais contra filhos

Também acho que os nadadores tenham representatividade junto das entidades próprias mas deveriam ser todos os nadadores ou quem os representa e não alguém que se quer auto-intitular representante de nadadores sem sequer os conhecer nem procurar conhecer. Pergunto: quantas vezes foi o srº presidente da NPA a Freixo de Nemão ou à ilha do Pico falar com os nadadores que lá eventualmente haja? como quer o srº presidente da NPA representar quem nem sabe que existe?
é que actualmente a natação não existe só em Lisboa e Porto

terça-feira, outubro 07, 2008 4:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

07/10/2008 INFORDESPORTO - NATAÇÃO

Eleições envoltas em polémica

Simão Morgado repudia declarações de Frischknecht

As eleições da FPN (Federação Portuguesa de Natação) decorreram no dia 4 de Outubro envoltas em polémica. O reeleito presidente, Paulo Frischknecht, acusou o voto dos NPA (Nadadores Portugueses Associados) de ter sido manipulado pelo Presidente da Associação, o nadador Simão Morgado.

Este, em resposta às acusações, veio esclarecer que os interesses pessoais nunca foram confundidos com os institucionais e que, a "opção de voto da associação surgiu democraticamente entre todos os seus Órgãos Sociais e quase unanimemente foi escolhida a lista de José Tomé".

Para além disso, foi convocada uma reunião no dia 27 de Setembro, suportada por Simão Morgado, que serviu para a tomada de decisão.

A NPA considerou as declarações de Paulo Frischknecht inoportunas, frisando ainda que aquele não contou com nenhum voto das Associações que representam os nadadores, árbitros e treinadores de natação.

Ainda assim, o comunicado da NPA termina com a disponibilidade da associação em colaborar com a FPN.

terça-feira, outubro 07, 2008 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Axo mto engraçado esses comentarios de atletas contra a NPA
SE estao poucos filiados ou não a culpa tambem é vossa! É facil dizer que NPA nao trabalha bem ou se nao defndem os atletas etc. etc.

Mas se axam isso tudo inscrevam -se mandem emails com questões que axam importantes para os atletas. Peçam uma opinião ou ajuda se necessário.

Pq facil é o k voces fazem dizer mal mas n se mexem, enquanto os que estao na NPA perdem tempo e dinheiro ao tentar manter vivo esta associação.
Por isso espero que daki a diante a NPA cresça em numro de filiados e de acções para os atletas Mas com a ajuda de todos os atletas e nao apenas os que estao a dirigir a NPA.

Abraço e boa época

terça-feira, outubro 07, 2008 4:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Copy past de um comentário feito por um master ( logo com mais de 25 anos ) sobre o que pensa da NPA e da sua auto-intitulada representatividade

"Sou nadador Master do CFB e, tal como alguns outros Masters, sou «sócio» da NPA há uns 3 ou 4 anos.
Nunca fui a nenhuma AG, nem nunca votei para coisa nenhuma.
Por isso estou de acordo com os que dizem que a direcção da NPA se representa a ela própria e pouco mais.

6 de Outubro de 2008 14:29"

Para mim chega e obrigado

terça-feira, outubro 07, 2008 4:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isso é verdade. A NPA podia ser muito importante...mas quais são as actividades que desenvolve? Para as eleições da FPN contactaram algum "sócio"?

É uma associação com futuro, mas tem de se mostrar. Umas declarações públicas é que vinha mesmo a calhar!

terça-feira, outubro 07, 2008 6:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas as Assoc.Dist/Regionais tambem não representam os Seus Nadadores??
E tambem não representam os Seus Técnicos?
E já agora, tambem não representam os Seus Arbitros?
E a mais pequena das Associações não tem mais Nadadores por si federados que a NPA tem de sócios?
Mas no entanto os 19 que dizem( ou 20), teem 29 votos nas A.Gs. da FPN o que é muito superior à soma de algumas das Assoc.
Será que isto está certo????

terça-feira, outubro 07, 2008 6:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Axo mto engraçado esses comentarios de atletas contra a NPA"

Que comentários de atletas???
Aqui é só papás a falar.

terça-feira, outubro 07, 2008 7:44:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

creio não estar a dizer nenhuma asneira ao afirmar k todas as federações são obrigadas por LEI a dar 25% dos votos às associações de classe

no caso da FPN temos a APTN, NPA e ANAN, todas com 29 votos, que somados dão 87 votos, cerca de 25% dos 346 em disputa

antes de haver ANAN, os tais 25% dos votos eram divididos apenas por APTN e NPA

terça-feira, outubro 07, 2008 9:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Louletano quer ter quatro nadadores em Londres’2012








A secção de natação do Louletano surge, em 2008-2009, renovada com um “projecto ambicioso a longo prazo” e em busca de vitórias, ao ser fortalecida com a entrada de atletas vindos do Colégio Vasco da Gama (CVG).

Os reforços foram anunciados na sessão de apresentação das equipas de competição de natação pura, natação adaptada e pólo aquático do clube de Loulé, realizada sexta-feira, no mercado municipal.

“É um projecto ambicioso, o abrir de uma brecha”, disse o vice-presidente do Louletano, Luís Ferreira, à margem da cerimónia. O responsável diz que as condições desta espécie de “fusão”se criaram através das boas relações entre todos os envolvidos.

“Com o final da secção de natação no Colégio Vasco da Gama e face ao risco de excelentes atletas ficarem sem clube, as boas relações e a forte amizade entre responsáveis proporcionaram esta situação”, acrescentou o dirigente.

Com a absorção da equipa de seniores do CVG, a equipa surge disposta a lutar por títulos. “Queremos vencer ou, pelo menos, chegar ao pódio da I Divisão Nacional feminina e triunfar na II Divisão masculina”, apontou Luís Ferreira, que gere um orçamento para a secção a rondar os 150 mil euros.

Mas o projecto a longo prazo tem os Jogos Olímpicos de 2012 no horizonte. “Queremos ter quatro nadadores em Londres. Dois deles devem ser Cátia Martinheira e Nathan Theodoris”, revelou o “vice” do Louletano.

Em relação ao pólo aquático, a equipa principal masculina, que subiu à I Divisão Nacional, tem como objectivo assegurar a permanência. E conta com um reforço de peso: o consagrado jogador-treinador Rui Moreira.

À margem da cerimónia de sexta-feira, o Louletano assinou um protocolo de parceria institucional com o INUAF – Instituto Universitário Afonso III.

EP / RS
19:36 segunda-feira, 06 outubro 2008

terça-feira, outubro 07, 2008 10:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Correcto, BA!

Trabalhando mal ou bem (mal na minha opinião, sobretudo nos últimos anos da equipa anterior), a verdade é q a NPA tem 353 sócios (lista actualizada em 2006).

Não é esmagador, mas já é alguma coisa, uma vez q os Estatutos restrigem pela idade, que também limita a capacidade eleitoral efectiva.

Louve-se, pelo caminho, pelo menos uma coisa: a NPA nunca recebeu um tostão de ninguém, e por isso sempre conseguiu ter independência de opinião. Coisa q voltou a ter agora, concorde-se ou não c a votação da sua nova Direcção na AG da FPN.

Mas é de facto pena q não exista o envolvimento desejável dos atletas junto da sua associação representativa.

E é também pena q o interesse de alguns só surja nas vésperas das eleições da FPN.

quarta-feira, outubro 08, 2008 1:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já Agora uma questão pertinente.
Aquando da tomada de posse da nova direcção, será que todos os eleitos estão em condições de tomar efectiva posse?
Porque no Polo está um treinador e na natação um dirigente, que até ao momento continuam a exercer e de acordo com o RG e Estatuttos o acumular de funções é incompatível.
Fica a duvida

quarta-feira, outubro 08, 2008 9:45:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Artigo 29º - ESTATUTOS FPN
(Incompatibilidades)

O exercício dos cargos federativos encontra-se sujeito às incompatibilidades previstas na lei.
É incompatível com a função de titular de órgão federativo:
a) O exercício de outro cargo na mesma federação,
b) A intervenção, directa ou indirecta, em contratos celebrados com a federação respectiva;
c) Relativamente aos membros da direcção, o exercício de cargo directivo em outra federação desportiva;
d) A situação de membro dos órgãos sociais das associações distritais;
e) A situação de membro dos órgãos sociais das entidades filiadas e dirigentes das suas respectivas secções de natação.

quarta-feira, outubro 08, 2008 9:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom Dia
relativamente á representatividade da NPA a mesma será aquela que os seus dirigentes e associados quiserem.
A questão da falta de sócios (pagando ou não) não é a questão principal, na minha opinião a falta de participação dos nadadores no orgão que os poderia representar, é a mesma que faz com que os sindicatos tenham poucos sócios, as Associações pais nas escolas tenham meia dúzia de cromos que não gostam de novelas e depois vão para aqueles orgãos só para chatear, A abstenção nas várias eleições nos nosso país, etc.
Em resumo o Portuga tem um grande falta de vontade de ter uma intervenção civica nos locais próprios. é muito mais giro o "Bota Abaixo " no café, no Blogue, etc.etc.
daí cito : " Aceito críticas de quem faça melhor, não de quem saiba muito".

Não faço parte da NPA - Sou um mero observador do fenómeno desportivo razoávelmete atento, e participo na vida dos vários orgãos a que estou em condições de o fazer

quarta-feira, outubro 08, 2008 11:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que os votos da ANAN nunca foram dados a ninguém.

quarta-feira, outubro 08, 2008 11:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como estamos a nível de eleições para as associações?acho k neste momento é um tema interessante

quarta-feira, outubro 08, 2008 11:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem vai ser o novo selecionador nacional absoluto para a NP? alguém sabe?

quarta-feira, outubro 08, 2008 11:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 9.45

se calhar não te apercebes-te mas ainda á pouco tempo, o vice-presidente da FPN, era um nadador ainda em actividade.


em relação ao assunto aqui debatido, só queria acrescentar o seguinte. Foi notoria a falta de divulgação que houve por parte da NPA em relação as decisões a tomar nestas eleições, mas quem estava assim tão interessado pudia muito bem integrar-se e debater o assunto. Se alguém quiser, pode militar num partido, ou associação de livre vontade, mas não é este que tem o dever de informar o militante ou associado, em relação ás decisões que estão a ser tomadas, este sim, é que deve procurar informar-e e intervir..

bjocas

quinta-feira, outubro 09, 2008 6:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Luís Monteiro NPA:

http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?t=Aguas-agitadas-continuam-na-natacao-nacional.rtp&article=168838&visual=5&tm=5&Top=17Outras+Modalidades

sexta-feira, outubro 10, 2008 2:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para que se acabe de uma vez por todas com as falsidades.
Informo que o Luis Monteiro, para a alegria de poucos e a tristeza de muitos, põe um ponto final em tudo o que diga respeito à sua actividade como nadador, dirigente da NPA e outras.
Inicia uma carreira profissional incompativel com a natação e só lhe resta ficar, se entenderem, na história do FCPORTO da ANNP e da FPN o que já é um feito ao alcance de poucos, por enquanto...

sexta-feira, outubro 10, 2008 8:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o luis monteiro acaba porque não está para aturar quem nós bem sabemos

domingo, outubro 12, 2008 11:49:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home