quarta-feira, outubro 15, 2008

Regulamento de Competições Nacionais 2008/2009

Já está disponível o Regulamento de Competições Nacionais de Natação Pura para a época de 2008/2009. O extenso documento inclui ainda os muito ambicionados TAC’s para os diversos Campeonatos Nacionais.

- Regulamento de Competições Nacionais 2008/2009

Etiquetas: ,

51 Comments:

Anonymous Anónimo said...

alguem q va a tabela dos nac abs de piscina curta. vejam os tempos de admissao em piscina de 25m, tao todos bem. agora vejam a conversao para o tac em 50m LOL

a estafeta 4x50L masculina o tac e 17 minutos...cheira me que vao haver varias estafetas xD

quarta-feira, outubro 15, 2008 12:25:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

já alterei o link e parece-me que esta versão já está correcta

quarta-feira, outubro 15, 2008 12:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem tiver um palmo de cerebro percebe logo e basta fazer-mos uma pequena troca mental.
Sinceramente eu percebi!

- Bem relativamente aos TAC´S acho um abuso os tempos postos pela FPN eles querem o que ? 6 nadadores por prova em algumas das provas?

Não sei em que se basearam mas isso prejudica bastante alguns nadadores medianos penso que ha tempos bastante irreais.
A NPA ja se pronunciava.

quarta-feira, outubro 15, 2008 12:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TAC's para Juvenis, Juniores e Seniores convertidos. Acho mto bem.
TAC's para Infantis não foram convertidos. Mto mal. Alguém tem de fazer um desenho aos senhores da FPN a explicar que a maior parte das competições nacionais são em PC e existem associações que só competem em PC, por isso é FUNDAMENTAL que os TAC's para os nacionais em PL sejam convertidos.

quarta-feira, outubro 15, 2008 12:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não queiram matar a natação.
os craques são importantes, mas sem "normais", o que será dos " craques"

PS: Os Nacionais, devem ser uma sobretudo uma festa. Egig~encia sim, mas não abusem.

PS: Sem os outros quem sustenta o "sistema"

quarta-feira, outubro 15, 2008 2:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a FPN Já melhorou com a a presentação de tabelas em 5m e 25m. Esqueceu-se ainda dos infantis, q na sua esmagadora maioria não compete nenhuma vez em 50m, a não ser nos nacionais.
E já agora...a troca de Loulé por Faro tem alguma coisa a ver com as grandes confusões Loulétano/Júlio? Não costava nada á FPN explicar o motiovo e acabar com as especulações.
Já que o BA anda tão bem informado, pode nos informar a nós, se souber?

quarta-feira, outubro 15, 2008 2:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tacs bem puxadotes este ano. No verão vamos ter praí 5 ou 6 juniores por prova não?
Se bem que a natação mundial evoluiu mt, nao me parece que a nossa realidade tenha acompanhado. O certo é que mts putos vão ficar de fora dos nacs pq a elite mundial andou o ano todo a bombar de lzr.. ou então gastem 400€ num tb.

quarta-feira, outubro 15, 2008 3:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os tacs absolutos estao um abuso

quarta-feira, outubro 15, 2008 3:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Após ver a tabela dos TAC´s estou desanimado:p

Sou estudante universitário e não tenho muito tempo para treinar. Na natação o meu objectivo era participar nos Nacionais e até tenho conseguido, mas agora com os novos TAC´s é muito dificil para não dizer impossível. Visto isto, ponho em causa continuar na natação da mesma forma que tenho estado. Tenho pena que me faltem 2 anos para entrar nos Master´s.

Não sei, mas acho que os nacionais não vão ter assim tanta "adesão".

Sei de atletas que tinham sempre 5/6 TAC´s por alguma margem que agora conseguem 2/3 muito apertados.

Enfim, parabéns FPN!

NPA??

quarta-feira, outubro 15, 2008 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Penso que a alteração de Loulé para Faro tem a vêr com a execução de obras nas piscinas de Loulé...

Se houver alguem que possa confirmar esta informação...

quarta-feira, outubro 15, 2008 5:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estes TAC's tão 1 espectáculo. Havia malta aí a chuchar no dedo, agora vão ter k trabalhar + 1 bocado. QQ dia tínhamos nacionais como na Grécia. Começam às 6 da manhã e terminam à meia noite. Parabéns FPN.

quarta-feira, outubro 15, 2008 5:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enfim...
Penso que a NPA terá de actuar...

quarta-feira, outubro 15, 2008 7:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

onde raio está a NPA?!

Depois queixam-se que houvem criticas! Depois de verem estes TAC´s não fazem nada?! Enfim, de utilidade tem muito pouco. E ainda falam em angariar sócios...puf puf.

NPA = FPN -> nada de jeito

quarta-feira, outubro 15, 2008 8:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Às vezes fico parvo com a escolha das piscinas para a realização de Campeonatos Nacionais.
Supostamente os Campeonatos Nacionais são o pico de uma época/ciclo para a maior parte dos nadadores. Seria normal que fossem proporcionadas as melhores condições possíveis (em termos de infra-estructuras) para se alcançarem os melhores resultados possíveis.
Não é o caso, se virmos que os Nacionais de Absolutos serão realizados em Faro. Piscina lenta, muito pouca profundidade, blocos de pedra (!!!), sem qualquer zona de sombra etc etc.
Se não é possível, fazer em Loulé, há muitas outras boas piscinas em Portugal. Enfim...

quarta-feira, outubro 15, 2008 8:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

um abuso um abuso memo
isto ta uma vergonha é verdade como o meu treinador diz a natação tem de evoluir mas por amor de deus!não a volta a dar a esta tremenda asneira é que por causa disto vai haver muito desanimo muita pastilha e muitas desistencias.

npa podem-se manifestar POR FAVOR!
no tempo desses senhores algum deles fazia minimos?

quarta-feira, outubro 15, 2008 8:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que tal fazer-se os nacionais absolutos nas piscinas olimpicas do funchal sempre era mais perto do que faro e tinha melhores condiçoes.não sei digo eu.
esses senhores da fpn vao-se catar

quarta-feira, outubro 15, 2008 9:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que daparidade a diferença de tempos dos juvenis femininos e juniores femininos de 94 que dasanimo que vergonha porque nao tempos de 1º e 2º ano para os juniores femininos, a resposta so pode ser uma elas que desistam e se dediquem à costura obrigada FPAM

quarta-feira, outubro 15, 2008 9:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

amigos a natação e para quem treina e se os tac's não evoluiem a natação portuguesa tb não, toca a treinar e menos conversa.
voces são ridiculos isto saiu ontem ou hoje e ja querem que a npa actue tenham calma, mas sinceramente nao a nada pa fazer acho muito bem estes tac's...
fracotes.
abraços

quarta-feira, outubro 15, 2008 9:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ja agora podia sair o PAC...ja estava na horinha...
abç

quarta-feira, outubro 15, 2008 11:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros, esta federação quer mesmo acabar com a natação a todos os níveis. Por exemplo, no polo aquatico, é obrigatorio haver 7 nadadores do escalao, ou seja, no ano passado podia-se misturar juniores com juvenis para fazer um jogo de juniores. pois agora continua a ser possível, no entanto tem de ser 7 juniores. havendo equipas que apenas tem 6, 5 ou 4 elementos de um escalão, não vão poder partici+par no campeonato nesse ano.

E quem fica prejudicado? - os atletas que treinam mas não podem jogar.

Concordo que apostem na formação. Mas na minha opinião, e ficando aqui uma dica. a passagem para 7 elementos obrigatorios deveria ser progressiva. no 1º ano - 3 atletas, no 2º 4 atletas, no 3º 5 atletas... e assim sucessivamente. deste modo as equipas poderiam apostar mais na formação e saber com que contar no futuro.

quarta-feira, outubro 15, 2008 11:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só tenho a dizer uma cena, isto tá ridiculo, a nataçao portuguesa ta ridicula, ainda bem que jogo polo

quinta-feira, outubro 16, 2008 1:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A nataçao portuguesa tem de evoluir, e acho bem que os minimos vao baixando, mas nao assim.
Devia de ser progressivo, para que toda a gente acompanhasse.
E que assim este ano nos nacionais, em vez de ter mos 300 e 400 atletas passamos a ter 200.
Porque os que tavam na no limite, puderam nao conseguir os minimos, e dps desistem.
Por isso a federaçao devia de analisar melhor estes minimos.
Ainda me lembro de ir a nacionais e ter 12 e 15 series de 100 livres, agora se temos 7 ou 8 ja e mt.
E uma vergonha autentica.
E apenas digo mais uma coisa, a nataçao portuguesa so vai dar o salto, nao e com a reduçao dos tempos, mas sim quando a escola e a nataçao ou outros desportos forem compativeis, ou seja ter horarios compativeis. A continuar assim nem que baixem todos os anos 1 e 2 segundos.

Abraço a todos
E viva a nataçao portuguesa.
:D

quinta-feira, outubro 16, 2008 1:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os tac's pronto é certo que estão bem complicados.
como tal será raro ver um junior de 1º ano nos nac abs.
para alem disso esse problema da piscina dos nac.
faro em ves de loule
blocos de pedra omg

por exemplo na epoca passada o tac para os nac abs piscina longa era de 4.17 se não me engano.
este ano 4.12.00
...só um exemplo

quinta-feira, outubro 16, 2008 2:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fica aqui a minha homenagem ao regulamento e ao(s) seu(s) autor(es):

http://tsf.sapo.pt/Programas/programa.aspx?content_id=904110&audio_id=1029033

quinta-feira, outubro 16, 2008 2:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esqueci-me de dizer, kd chegarem ao link em cima, escolham a cronica do dia 15 !

quinta-feira, outubro 16, 2008 3:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabens á Federação pelos novos TAC'S. só lá vai quem pode.. o resto dedica-se a outras coisas. sei lá.. abrir e fechar cacifos, despir e vestir pessoal nos balneários, fazer sandes pós colegas, ir comprar agua, ver os rapazes giros na piscina em calção, fazer o buço, derreter a banha que se esconde por detrás do fato de banho, etc etc

quinta-feira, outubro 16, 2008 5:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

UMA VERGONHA!
INDA POR CIMA METEM NUM DIA UNS TAC'S E NOUTRO DIA OUTROS AINDA MAIS COMPLICADOS!

quinta-feira, outubro 16, 2008 8:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e trite ver atletas de top ou com alguns tempos que consigam atingir os requesitos a desanimar atletas que por nao terem tao boas condiçoes para treinar com estes comentarios ridiculos a apoiar esta "brincadeira" da FPN. Sim pois isto e brincar com os atletas. Os tacs sempre desceram, isso concordo, mas desta maneira so quem ter condiçoes e que vai la.
esquecem-se que somos amadores?
Ha muita boa gente que PAGA (e nao pouco) para nadar.
Pois para quem apoia tal decisao, e tudo muito mais facil, uns dinheiros e tal por fora, o 12º por fazer, ou anos apos anos no 1º ano do ensino superior sem cadeiras feitas.. e tudo muito lindo mas assim os nacionais vao ser 2/3 series.
isto sao nacionais??
Deixem de brincar com os atletas. querem so atletas de top a competir? entao facam uma prova de elite para eles. Agora nao exagerem na exigencia dos tacs.
NPA espero que tentem pelo menos fazer alguma coisa. A maioria dos nadadores precisa de algum incentivo, e assim nem os nacionais conseguem atingir, E MESMO VER OS NACIONAIS POR UM CANUDO..

quinta-feira, outubro 16, 2008 9:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nós sabemos que a natação em Portugal está em crescimento.
Mas não queiram por tempos há maluca ...
O pessoal que treinava arduamente, mas MESMO, conseguia ir mas agora IMPOSSÍVEL...

Alguém que faça alguma coisa....
Senão isto vai de mal a pior , daqui a nada temos 4 nadadores a cada prova com os TAC'S a descerem assim..

quinta-feira, outubro 16, 2008 10:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma vergonha é andar um clube a gastar dinheiro com uns cepos calões e sem vontade de treinar a fingirem que treinam e depois dizem que querem ir aos nacionais.. isso é que é vergonha.. ao menos assim o algodão não engana.

quinta-feira, outubro 16, 2008 10:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"que tal fazer-se os nacionais absolutos nas piscinas olimpicas do funchal sempre era mais perto do que faro e tinha melhores condiçoes.não sei digo eu."

ANÓNIMO 9:09 PM

Diga sim senhor caro amigo. O Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, É SÓ A MELHOR PISCINA DO PAÍS!!!! ... e na minha modesta opinião a seguir vem a de Coimbra!

quinta-feira, outubro 16, 2008 10:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema não reside nestes tac's mas sim na falta de patamares competitivos intermédios entre os regionais e nacionais.

quinta-feira, outubro 16, 2008 11:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bem, e a FPN ainda devia ir mais longe - QUEM NÃO TIVER TAC'S INDIVIDUAIS NÃO PODIA NADAR ESTAFETAS.

Até a barraca abanava ...

quinta-feira, outubro 16, 2008 11:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente alguém me entendeu. Tacs mais dificeis, pois claro. O caminho é para a frente. Vou acabar aqueles clubes que tem nadadores inscritos de fraco nível e vão para os nacionais fazer vergonhas. Fora com eles e viva a natação de rendimento, exigente e ambiciosa. Agora é que se vai ver quem tem unhas para tocar guitarra. Só espero que as associações sigam o mesmo caminho, com FTLs pesados para aqueles que não cumpram os tempos estabelecidos. é necessário treinar meus amigos e ambicionar resultados que se vejam. Mais o nivel de exigência para seniores ainda devia ser maior, caso contrario andam anos a fazer sempre os mesmos tempos e criar vicios nas equipas. Não tem qualidade não compete, pelo menos junto da nata nacional. Pela experiência que tenho o nível nacional vai aumentar, pelo menos para aqueles que querem ser cada dia melhor. Os outro não interessam neste contexto. Sugiro à FPN que dê mais um apertosinho nos tempos. há alguns que ainda estão ao alcance de muitos, mesmo muitos.
Força aí, vamos treinar que a selecção natural está à porta.
Boa época para todos

sexta-feira, outubro 17, 2008 12:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cm ek os minimos convertidos pa 25 são nos 100B Masc 1:07,24 e nos 100M Fem 1:07,91 ??!

Kerem exigencia, td bem, mas pelo menos k seja pa ambos os sexos!!

1:07,24 correspondia a perto de 1:05,5 nos 100M!

Dpois kerem levar mais nadadoras às provas internacionais!

sexta-feira, outubro 17, 2008 9:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia.

Bebe agua tens de ver que os tempos de TACS que tens no ficheiro estão errados... ja não são esses ..

Houve mudança...

Pf verifica...

sexta-feira, outubro 17, 2008 11:04:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

O ficheiro não é meu!!! O link é o k está na página da FPN em:

http://www.fpnatacao.com/disciplinas_home.php?idDisciplina=3&idCategoria=63&n2=2&n3=10&idArtigoSeleccionado=2707

sexta-feira, outubro 17, 2008 11:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois.

Mas se virmos as tabelas não tem esses TACS...

Verifica isso

sexta-feira, outubro 17, 2008 11:15:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

não tinha reparado mas tens razão.
agora quais são os válidos? os dos ficheiros das tabelas de TAC's? ou os do anexo do regulamento?

sexta-feira, outubro 17, 2008 11:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 12.52 e outros com a mesma opinião. A natação é um desporto amador.A maior parte dos nadadores(bons,medianos ) são estudantes de faculdade e de secundárias.É lhes exigido muito estudo.O seu futuro está aqui e não na natação.Embora alguns se aproveitem dela para conhecer estradas de Portugal.. e pagar as despesas da família que os acompanha. É lamentável o que a FPN está a fazer, assim como alguns treinadores que também só vêm os bons(aqueles que lhes dão algum a ganhar e nome e desprezam os restantes elementos de uma equipa).

sexta-feira, outubro 17, 2008 4:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto...enfim!

Tenho tac pos regionais por diferença de quase 10 segundos! pos nacionais agora nem velos!

Se querem exigir, metam tacs de regionais tb puxados!!

sexta-feira, outubro 17, 2008 5:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o anonimo das 4.42. a natação é uma modalidade amadora como todos nós sabemos. mas tem de evoluir.. e não será com 6 a 10 series de 100 mariposa nos nacionais que a natação evolui.Temos de afunilar até a um certo ponto. se a FPN fez o q fez foi pq tem assistido ao aumento de nadadores nos nacionais. agora se tens 1 filho que nunca foi a lado nenhum e querias que ele fosse então ele tem de prestar provas q merece lá ir. Vê se tentas perceber pq se fazem as coisas...

sexta-feira, outubro 17, 2008 9:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 4,42, lamento mas não poso estar de acordo com aquilo que disse. Conheço ex-nadadores que foram top nacional e que hoje são médicos, professores engenheiros...Tudo tem a ver com a disciplina de vida e claro com o nível desportivo inicial. O nível que a FPN quer que a natação nacional atinja, é o maior possível, dentro das nossas limitações. Mas essa da escola não diz tudo, ou diz muito pouco. Há tempo para tudo. Agora numa coisa estamos de acordo, a natação de alto rendimento não é para todos é só para os bons estudantes que conseguem conciliar as duas coisas. Claro que o sacrifício é grande mas se valer a pena (desportivamente falando)então o problema está resolvido. Se desportivamente não valer a pena, então está na hora de abandonar e fazer natação apenas de competição. Isso seria o ideal, havia separação entre os nadadores mais fracos dos mais fortes. Não podem nem devem conviver lado a lado nestas coisas do rendimento. Fica mal e desprestigia a modalidade. Na escola escola também não chegam todos ao 12º ou à faculdade. Uns por cabolice e outros por incapacidade. Nunca se esqueçam do slogam romano: "Citius, Altius Fortius"
Abraço

sábado, outubro 18, 2008 12:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a FPAM recebe da juventude e desporto uma determinada verba pelos atlecas inscritos quando eles começarem a desistir quero ver, se calhar descem os TACs dos infantis e ai tem logo uma~s boas centenas de inscriçóes.......

sábado, outubro 18, 2008 8:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O FUNIL ESTÁ A APERTAR, ATENÇÃO...

domingo, outubro 19, 2008 2:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto vais ser o que ? 2 series por prova ?

domingo, outubro 19, 2008 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sugiro que os nadadores q não conseguem tacs para ir aos nacionais participem nas provas do INATEL...

domingo, outubro 19, 2008 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

até podem ser duas séries por prova, mas são de qualidade. e Quem quiser lá entrar, nadadores e treinadores, há que treinar.

domingo, outubro 19, 2008 9:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As conversões dos tempos de 100M e 200M estão mal em todos os escalões,é impossivel haver uma diferença tão pouca da piscina de 25 para as de 50

segunda-feira, outubro 20, 2008 12:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

porque é que no site da FPN não estão os TAC´s? Vão altera-los? =)

quarta-feira, outubro 22, 2008 2:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

beba água:
como é possível haver só uma diferença de 1 segundo nas provas de 200 mariposa das piscinas de 25 para as de 50.Isto deve estar tudo errado alguem sabe o que se passa?

sábado, outubro 25, 2008 11:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home