segunda-feira, março 23, 2009

EUL estreia novas plataformas de partida

Texto in FPN On-Line
Portugal será, à data, um dos poucos países a dispor da mais moderna peça de equipamento para piscinas, e precursor na estreia em Campeonatos Nacionais.

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) adquiriu novas plataformas de partida – OSB12 – que serão estreados nos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores que vão decorrer na Piscina do Estádio Universitário entre os dias 27 e 29 de Março.

As plataformas, em aço inoxidável, colocam as provas nacionais no topo da tecnologia a nível mundial e asseguram que os nadadores portugueses serão dos primeiros a nível internacional a utilizar estas plataformas num Campeonato Nacional.

A principal vantagem é a existência de um apoio vertical. Colocado com uma inclinação de 30º, o apoio possibilita ao nadador gerar uma maior potência no momento da partida, o que faz com que a velocidade de saída do bloco seja maior.

As novas plataformas são maiores do que os tradicionais blocos de partida, o que irá permitir aos nadadores, independentemente do seu tamanho, colocarem-se na posição de partida ideal.

A altura do nadador irá influenciar a posição de ajuste da plataforma. Nadadores mais altos colocarão o apoio traseiro numa posição recuada, enquanto os nadadores mais baixos colocarão mais à frente. Uma das grandes vantagens da plataforma é precisamente o facto de ser ajustável e de ir ao encontro da preferência do nadador.

A plataforma possui cinco posições, sendo a posição 1 a que fica mais próxima e a 5 a mais afastada. Para ajustar a posição do apoio traseiro, basta levantar essa peça ligeiramente, desliza-la até à posição desejada e encaixa-la nesse ponto. O sistema é bastante fácil de utilizar e a numeração colocada nas plataformas irá permitir aos nadadores saber qual a sua posição ideal, podendo assim ajustar o apoio, de acordo com a sua preferência, antes de subir para o bloco.

As plataformas surgem na sequência da introdução, há alguns anos, de uma posição de partida semelhante à utilizada nas provas de velocidade do atletismo: ao invés de colocarem os pés em paralelo na ponta do bloco de partida, os nadadores passaram a colocar um pé à frente e outro atrás. No entanto, a ausência de qualquer tipo de apoio para os pés, fez com que muitos continuassem a optar pela partida tradicional.

- Fotos do Novo Bloco de Partida OMEGA: F1 / F2 / F3 / F4 / F5 / F6
- Post BA sobre a estreia dos blocos na Taça do Mundo de Estocolmo

Etiquetas: ,

29 Comments:

Anonymous Anónimo said...

???
Pq no EUL?
Vão passar a aceitar receber mais provas?

segunda-feira, março 23, 2009 10:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E por que não no EUL? Não é lá que vão ser estes Nacionais?

segunda-feira, março 23, 2009 11:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

uma duvida BA, o EUL vai ter novos blocos, vao ser emprestados durante os nacionais e depois voltam os velhos, ou aquilo é apenas uma placa (semelhante a dos tempos de reaccao) que se coloca por cima?

segunda-feira, março 23, 2009 11:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é lá que vão ser os nacionais e fico obviamente feliz por ver que se investe para melhorar as condições oferecidas aos nadadores.
O que quero realçar é que não tem havido provas no EUL e este investimento justifica-se obviamente apenas para a pratica competitiva. Será que o EUL vai a partir de agora estar mais receptivo a receber provas? Espero que sim, porque é uma instalação optima e porque só isso justifica o investimento nestes blocos bem caros.

segunda-feira, março 23, 2009 11:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

amanhã vou ao EUL pra ver se os blocos ou plataformas já lá estão

segunda-feira, março 23, 2009 11:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a ideia que fica na noticia da federaçao é que as placas sao apenas do tipo dos medidores de reacção. instalam se por cima dos blocos. por isso nao vale a pena ja polemicas do tipo porque no EUL e porque nao na bairrada onde ate ha leitao e tal...
Não posso ter a certeza como é obvio mas a ideia com que fico é a de que aquilo é portatil e montavel em qualquer bloco por isso provavelmente vamos ter isso em provas da federaçao.

segunda-feira, março 23, 2009 11:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

os leitões nadam?

segunda-feira, março 23, 2009 11:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A minha primeira frase é : parabéns à FPN por tentar estar a par do que de mais avançado há na tecnologia no que há natação diz respeito

Agora uma questão: tenho ouvido dizer sempre que no atletismo este tipo de aluste, plataformas de apoio dos pés mais para a frente ou mais para trás , tem de ser convenientemente treinado e estudado para dar o melhor rendimento aos atletas. Se como entendi da notícia esta nova plataforma se assemelha à usada no atletismo, não deveria ser espalhada pelo país e possibilitar aos nadadores estudarem com os treinadores a melhor e mais rentável posição individual e não serem novidade num torneio da importancia deste? já sei que vão vir respostas que mais vale aqui que experimentar nos mundiais, ou que vão vir respostas que nalguma prova deveria ser a primeira vez que se utilizavam, e não é uma crítica à FPN, mas parece-me que experiencias deste tipo devem ser feitas em alturas mais convenientes, como sejam as provas de avaliação ou nos treinos.
Talvez se possa considerar mais uma crítica às associações ou aos clubes mas fica aqui a minha opinião

De qualquer forma parabéns à FPN

segunda-feira, março 23, 2009 12:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CONCORDO PLENAMENTE COM O ANONIMO 12:00 PM

segunda-feira, março 23, 2009 12:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e startlist nao?

segunda-feira, março 23, 2009 12:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ja há start list

segunda-feira, março 23, 2009 3:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tanta propaganda da fpn pela propria fpn, meu deus...

bebaagua, 2 perguntas se impõem?

1. quanto custaram os blocos aos contribuintes?
2. será esta uma prioridade na natação nacional? se sobra dinheiro à fpn (dos contribuintes), k tal ajudarem as associações e os clubes, onde falta dinheiro?

aposto que apenas as federações dos g-8, portugal, angola, senegal e o burkinafasso compraram estes blocos!

segunda-feira, março 23, 2009 4:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se fazem é pq fazem, se n fazem é pq n fazem...

Se compram é pq compram, se n compram é pq n compram...

Se levam mts atletas é pq têm mt dinheiro (deviam levar menos), se levam poucos atletas ficam mts de fora, deviam levar mais...

Eu não tenho nada a ver com a FPN, nem quero ter, mas confesso que não deve ser fácil!
Mais uma vez a sabedoria popular se mostra verdadeira: NÃO SE PODE AGRADAR A GREGOS E A TROIANOS!

Em vez de porem sempre abaixo, já elogiavam qualquer coisinha... será que fazem mesmo tudo mal???


Se a FPN resolveu fazer este investimento, teve as suas razões (de quem sabe), portanto merece os PARABENS!!!
Quanto às associações, claro que merecem e precisam de apoios, mas não me parece que isso tenha alguma coisa a ver com os blocos novos...

segunda-feira, março 23, 2009 5:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A FPN está a evoluir.

Se querem criticar calem-se e candidatem-se à FPN ou então façam melhores tempos!

Estes blocos são um bom investimentos.Independentemente de ficarem sempre no EUL ou não, é preciso dar os parabéns por estarmos a evoluir!

segunda-feira, março 23, 2009 6:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não são os blocos. é so a plataforma de cima! em vez da habitual para detectar falsas...!

segunda-feira, março 23, 2009 8:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó anónimo das 4:45PM, tu és tão estúpido...
Será que vinte blocos custam assim tanto dinheiro a uma entidade como a FPN? Em que é que esse dinheiro poderia ser utilizado?
Não é que aquilo seja um objecto de alta tecnologia. É apenas um bloco igual a todos os outros, mas com um pormenor a mais.

segunda-feira, março 23, 2009 9:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muitos parabens a fpn por esta excelente iniciativa. Em pequenas coisas como esta , se temos oportunidade de não ficar para trás, é de aplaudir o investimento da fpn

segunda-feira, março 23, 2009 9:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem suponho que a FPN disponibilizou um bloco a cada clube para que os mesmos executem alguns treinos de adaptação a estes novos blocos, ou então vamos ter os árbitros a dar um curso de formação aos nadadores.

Mas que belos nacionais vão ser. Hi, Hi, Hi, Hi.

segunda-feira, março 23, 2009 10:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nem respondeste à primeira nem à segunda, só voltaste a ajeitar a carapuça q já tinhas enfiado ;)

Ok, já estou a ver a fpn a fazer o balanço de mandato, e para escamutear o retrocesso e a falta de resultados a todos os níveis, vir dizer: ah e tal... nós fomos os primeiros a ter os blocos xpto na europa e tal e tal...

segunda-feira, março 23, 2009 11:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh Segunda-feira, Março 23, 2009 9:14:00 PM
mas quem é o anónimo das 4:45? ninguém aparece aqui escrevendo às 4:45 ? ou será que com a deflação 4:46 já passou a 4:45?
assim não sei quem é o estúpido que tu falas mas estou a perceber quem é o "analfabruto" que escreveu em Segunda-feira, Março 23, 2009 9:14:00 PM

terça-feira, março 24, 2009 8:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

para um anonimo que parece ter inveja...os blocos estão disponiveis para o aquecimento. nao me parece que quem faça partida com os pés paralelos vá ter muitas dificuldades. para quem faz partida de atletismo basta no aquecimento fazer 2 ou 3 saltos para ver onde colocar a placa. é dificil?

terça-feira, março 24, 2009 9:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Interessante esta perspectiva de que estamos a evoluir porque temos blocos novos.

Parecem os anuncios do Manuel Pinho e do Socrates, só faltou uma apresentação multimedia com powerpoint dos ditos blocos!

RETROCESSO!

terça-feira, março 24, 2009 9:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

para quem faz partida de atletismo????

alguém explica ao técnico da fpn responsável por esse post que essa partida tem 1 nome?

terça-feira, março 24, 2009 11:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 11:20
essa partida tem um nome só que ninguém o sabe e assim se aparecesse esse nome ninguém entendia o que se estava a falar

tu que és um sabichão das dúzias devias ter entendido que o importante aqui é fazer-se entender o que se pretende dizer e não mostrar pseudo-intelectualismos saloios

cumprimentos

terça-feira, março 24, 2009 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais um fpn com a carapuça enfiada!

ass:pseudo-intelectual saloio

terça-feira, março 24, 2009 7:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Seja 4:45 ou 4:46, és estúpido na mesma. E vires com essas conversas só mostra que tens falta de argumentos.
As grandes provas internacionais vão passar a utilizar aqueles blocos. Está a dar-se a oportunidade aos atletas de começarem a usá-los. O investimento não é sequer muito grande. Se encontras algum problema nisto então és mesmo muito estúpido.

terça-feira, março 24, 2009 7:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só sei q istovai ser ganda compplicação nos aquecimentos

quinta-feira, março 26, 2009 1:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e pena nao ter havido disso logo nos nacionais da povoa de juvenis

quinta-feira, março 26, 2009 6:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

track start - é assim que se chama a "partida de atletismo"

segunda-feira, março 30, 2009 9:22:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home