quarta-feira, março 11, 2009

Os melhores do Zonal Sul 2009

Femininos
Isabel Abreu CFB (INF A) foi a grande dominadora feminina destes Zonais ao realizar as 4 melhores performances dos Campeonatos. Venceu os 200L em 2:09,50 (683p - recorde nacional), os 400E com 5:13,02 (635p), os 400L em 4:39,73 (631p) e os 100L em 1:01,29 (626p).

Seguiram-se Inês Paiva SAD (INF A) nos 200L com 2:13.96 (617p) e Rita Leitão SLB (INF A) nos 100B com 1:16.70 (607p). A nadadora INF B mais pontuada dos Campeonatos foi Inês Fernandes SCP nos 100L com 1:02.47 (591p - recorde nacional).

Masculinos
Nathan Theodoris LDC (INF A), nadador de nacionalidade britânica foi um dos animadores dos Zonais no Pinhal Novo ao cravar os tempos de 1:56.68 nos 200L (677p) e 4:08.67 nos 400L (672p), tempos que seriam recordes nacionais por 2 e 5 segundos, respectivamente.

Os melhores portugueses foram João Santos CNOL (INF A), Afonso Santos AHBVCR e Diogo Lopes CNTN (INF A), todos nos 200L com 2:00.69 (612p), 2:02.75 (582p) e 2:04,38 (559p), respectivamente. O nadador INF B mais pontuado dos Campeonatos foi Pedro Santos ABPG nos 1500L com 18:05,30 (510p).

Clubes
O SCP foi o grande vencedor dos Zonais Sul 2009 ao vencer 9 provas e arrebatar um total de 25 medalhas (9+8+8). Seguiram-se de perto a ANAM da Amora com 12 medalhas (6+4+2) e o CNOL de Olhão com 11 medalhas (6+1+4).

- Resultados Campeonato Zonal Sul 2009 Pinhal Novo
- As melhores performances (Tabela BA)
- Medalheiro (Tabela BA)
- Post BA: 4 Recordes Nacionais nos Zonais

Etiquetas:

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sou o unico a achar que um miudo de 14 anos (provavelmente ainda nao feitos) a fazer 2.00 aos 200L e um suicidio para a sua carreira e saude? ou teremos o proximo venancio (aquele que bateu record europeu de juniores aos 100L) ou entao teremos mais um grande suicidio. já e altura da NPA, APTN, FPN, LEN ou FINA, ou seja quem for, arranje alguma forma de prevenir estes estouros nos atletas mais novos. proibam os infantis (e secalhar os juvenis) de fazerem treinos bi-diarios ! temos os melhores infantis do mundo e quando chegamos a juniores e principalmente a seniores nao temos ninguem !!!!

quarta-feira, março 11, 2009 8:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

SCP!!! =D

quarta-feira, março 11, 2009 9:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o anonimo das 8:56 e tb acho que deveriam ir mais longe e intervir no record do mundo obtidos pelo Phelps com 15 anos...
Vamos lá ver, é obvio que os treinos devem ser adaptadas a cada escalão, mas na minha opinião só não temos mais e melhores nadadores do nível Internacional devido a não profissionalização dos nadadores (como acontece com todos os nadadores de topo mundial) e à dificil conciliação no nosso país entre estudo e desporto e não devido a treinos que não se adaptam as idades dos nadadores(que obviamente acontecem aqui como em todo o lado)

quarta-feira, março 11, 2009 10:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só para dizer que a Isy também venceu os 800 livres o que prefaz um total de 5 vitórias e não apenas as 4 assinaladas no texto

quarta-feira, março 11, 2009 10:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nathan´s e companhias enchem com musculaçao e isso a toda a hora, e depois quando for para ir aos JO, daqui 4 ou 8 anos, lutam pelos ultimos lugares.
ainda sao jovens, progredir e ganhar tudo quando se é jovem é muito mau sinal. Thorpe, é um exemplo, Manaudou outro, e etc...!

quarta-feira, março 11, 2009 12:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os nossos miudos poderiam treinar muito em infantis, se depois mais tarde pudessem continuar a aumentar as unidades de treino, o volume e a intensidade.
Contudo, quem treina 7 ou 8 vezes por semana em infantis ou juvenis, provavelmente terá de treinar 9 ou 10 em junior e senior, ou ainda mais.
Em países com uma cultura desportiva diferente é possível. Em Portugal não.
É por isso que os nossos jovens deixam de evoluir. Não havendo evolução no treino, não pode haver evolução na carreira.
Quem é que em Portugal está disponível para treinar + de 9 vezes por semana, estudar (entrando às 8:30) e preparar-se para a faculdade ou já ser estudante universitário? A maioria dos atletas? NÃO.
Estou certo que o Phelps e outros como ele já treinavam bastante em infantis, mas quando chegaram a mais velhos tiveram condições para treinarem ainda mais.

quarta-feira, março 11, 2009 12:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PROGREDIR E GANHAR é MAU SINAL???
Thorpe MAU EXEMPLO???
Manaudou tambem???

LOOOOOOOOOOOOOL

BA não devias deixar passar estes comentários...
Tao sempre a chatear os putos que nadam melhor que os outros putos.

Pessoal, para quem não sabe estes jovens nadadores, como o Nathan, a Isabel Abreu, a Inês Fernandes (principalmente estes que representam clubes de qualidade no panorama nacional), têm treinos adequados à sua idade, e estão integrados em grupos de treino com outros miudos do mesmo escalao!

O facto de serem melhores não quer dizer necessariamente que treinam mais do que aquilo que deviam.
Pode simplesmente querer dizer que são melhores! O que tambem não quer dizer que continuem a ser os melhores, mas daí a dá-los como mortos para a natação competitiva... tenham dó!

Parabens Nathans, Isabeis, Luises Fernandes, e a todos os outros putos que dao o seu melhor!

quarta-feira, março 11, 2009 12:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esquecem-se que o phelps um ano mais velho que o nathan era recordista do mundo. tem tudo a ver com planificação e continuidade do programa de treinos.
a partir do momento em que estejam a ser levados em conta esses dois factores tudo está bem!
e acho que todos confiamos no teixeira para o fazer..
o único problema destes miúdos é a mudança de treinador!
Vejam-se os casos mais óbvios: diana gomes, tiago venâncio..
e agora o caso mais óbvio de alguém que sempre se disse que rebentaria e continua a fazer grandes tempos: diogo carvalho.
a diferença entre estes nadadores é que um assegurou a sua continuidade com o mesmo treinador, enquanto que os outros mudaram.

quarta-feira, março 11, 2009 1:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Phelps recordista mundial com 15 anos. Mais tarde estourou...estourou com os recordes mundiais e estourou com o recorde do Mark Spitz ganhando 8 medalhas de ouro nuns JO. Mas fezisto completamente estourado. Imagine-se se estivesse descansado...

Thorpe e Manadou péssimos exemplos para a natação mundial e para os jovens em particular. Sim porque ser-se "egoísta" a ponto de vencerem uma série de provas e baterem uma série de recordes não é bom exemplo para ninguém pois mostra uma actitude altamente egoísta e nada desportivista já que deveriam dividir as vitórias e recordes com os outros nadadores. Uns exemplos execráveis.

Estou com o anónimo acima que apela a que a LEN ou a FINA proibissem os nadadores jovens de treinar. Se não servia para nada no tocante a eles treinarem ou não já serviria para saberem que eles existem e dava algum dinheiro aos correios já que teriam de pagar os selos das cartas a proibirem os treinos dos infantis e juvenis. Estranhei no entanto não terem sido referidos os cadetes mas esses devem poder treinar mais...

quarta-feira, março 11, 2009 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nathan comparado com Phelps eheheheheh PIADA

quarta-feira, março 11, 2009 3:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como já foi dito, os tipos de treino devem-se adequar aos escalões dos atletas etc...
Mas lá por um atleta (infatil e juvenil) ser bom atleta não quer dizer que treine mais que os outros ou que faça musculação. Posso estar muito enganado, mas penso que nos dias de hoje já há informação suficiente por parte dos treinadores que cada vez mais se preocupam em tentar não esgotar os seus atletas.
Há muitos casos de nadadores que sempre foram bons. O diogo carvalho e o carlos almeida são bons exemplos disso, mas também há atletas como: paulo araujo, jorge maia, ricardo varela, pedro f. oliveira, etc... que ainda são grandes nadadores no panorama da natação portuguesa.
Portanto, se os miúdos fazem bons tempos agora felicitem-nos e não digam que eles vão estoirar daqui a n anos. Acho que é sempre bom haver jovens atletas a fazer bons tempos e quantos mais houver melhor.

quarta-feira, março 11, 2009 4:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este tipo de comentarios fazem-me lembrar a escola, aqueles que tiram tudo 5 ou tudo 20, nunca o fazem por terem uma atitude diferente perante a vida e o estudo, ou por terem a sorte de existirem numa involvencia familar que lhes permita tais resultados.
São sempre apelidados de "marrões", criticados por "não gozar a vida", são rotulados de "tótós", alertados os pais para: "um dia vão pagar caro esta falta de viver a vida de criança e de adolescente, para se agarrarem aos estudo", tudo para justificar a excelencia escolar de uns e a mediocridade de outros.

Será que no Louletano o Nathan tem uma pista só para ele?
Será que o seu treinador o treina às escondidas dos outros para que os colegas não vejam como ele faz e serem piores do que ele? Será que o seu treinador o coloca horas a fio no ginásio, longe dos colegas para ser só ele a ter estes resultados? Será que o seu treinador lhe diz só a ele o que tem que fazer para conseguir os tempos que tem, e não o diz aos demais colegas?
Falo do Nathan mas podia falar do Phelps, ou de muitos outros.
Quem escreve o que acima é escrito, deve acreditar nisso pois só assim se conseguia que num clube, só um de todos os infantis que teinam, é que consegue resultados de excelencia.
Porque não olhar para um Nathan e ver só nele o que é, e o que faz de diferente dos outros, vejam as caracteristicas fisicas, e não só a aparencia exterior, vejam constituição muscular, a capapcidade pulmunar, a forma como o nadador reage a omentos de pressão pela prova, etc etc..
Pois não me acredito que os treinadores escolham um individuo e digam " é este " vou dar mais carga a este, vou dar mais ginasio a este, vou dar mais metros a este, e vou esconder isso tudo de todos os outros, para que não façam igual. Não vejo nenhum colega do Phelps ou do Nathan a dizer... "eu não faço o que ele faz porque o meu treinador me esconde o que devo fazer", trabalhos especificos existem, mas muito depois do nadador já ter dado provas de que é diferente dos outros e que precisa de tal.
Por isso, é sabido que uma das maiores lezoes dos nadadores é a lesão do ombro, mas a dor de cotovelo, que nunca é referida, ultrapassa-a, sendo a principal causa de tanto comentário crítico e invejoso que quer justificar o insucesso, e que muitas vezes não tem nada a ver com metros, ginásios ou dedicação, pura e simplesmente porque não estão reunidas as condições fisicas e de envolvencia necessárias ao melhor desempenho de um nadador. Vejam o campeonato ingles onde o Nathan tem participado, e reparem como ele é um entre muitos outros iguais e melhores do que ele da sua idade. Será que o problema é do treinador dele e da carga e ginásio em excesso? Ou será que estamos muito atrás do que é ideal para a excelencia desportiva e nem sequer temos conheciemntos para ver o que fazemos de errado.
Em vez de procurarem denegrir o trabalho ds outros para se desculparem dos vossos próprios fracassos, aprendam com os exemplos de sucesso.
Para justificar o desaparecimento precoce de excelentes nadadores Cadetes e Infantis será que não que não temos que analizar o seu desenvolvimento fisico e o meio qu orodeia.
Nunca esquecam que vivemos num pais onde não se vive praticando desporto amador, temos que trabalhar para viver e em adultos, não vejo quem consiga sobreviver a nadar.
Boas Braçadas a todos.

quarta-feira, março 11, 2009 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

(...) Vejam o campeonato ingles onde o Nathan tem participado(...)

alguem encontra resultados deste dito campeonato?

nao esquecer das caracteristicas geneticas/anatomicas do nathan, que embora alguns discordem, parece me obvio que faz diferenca. se treina o mesmo e a diferenca e tao abismal...nao acredito que seja apenas fruto do metodo de treino e da dedicacao esta diferenca...

mas quanto aos outros grandes infantis, penso que o treino e sem duvida o factor poonderante...depois e claro que ha os que cumprem, e os que nao cumprem, os treinos

quarta-feira, março 11, 2009 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixem de ser invejosos dos resultados obtidos pelo Nathan,
Solarem para o corpo dele depressa se aperceberão se é que têm capacidade para o fazer, para perceberem que até agora o rapaz ainda não faz treinos de ginásio.
São só os metros que faz na piscina,
Quem não acreditar só tem que se deslocar à piscina a Loulé.
O que ele tem é muita disponibilidade para treinar, atitude competitiva e qualidades fisicas invulgares.

quarta-feira, março 11, 2009 4:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para responder aos cromos acima.
Só para que saibam, o Pedro Santos, que fez a melhor marca do ano de INF B aos 1500L (e que mais uma vez esse facto não foi referido, porque só alguns é que contam), faz 6 treinos e uma media de 5000m... e não é por isso que deixa de fazer grandes tempos e subir sempre ao pódio em todas as provas que participou.
Para nadar é preciso muita vontade e gosta, mas acima de tudo algum sacrifico.
E se em vez de criticarmos apoiássemos todos os nadadores que desistem de muito para ir treinar e superam todo o tipo de obstáculos, estarímos a utilizar melhor o nosso tempo. Assim alguns não diriam tantos disparates!

quarta-feira, março 11, 2009 7:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para quem não sabe procurar resultados na net, eis os resultados do Nathan nos Nacionais de Inglaterra
E reparem nos mais novos e digam se lá são todos loucos com ginasio a mais


http://asaftp.sportcentric.net/sports/swimming/results/2008/age08/index.htm

quarta-feira, março 11, 2009 7:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu acho que um rei e o cavalo um dia, mais o principe e o nathan vieram a voar, o rei n gostou e o cavalo voou, depois o rei andou com a princesa e o cavalo tb n gostou e voou...

quarta-feira, março 11, 2009 11:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Blá...Blá...Blá...Blá...e mais Blá

Deixem os putos treinar, os treinos são adequados os treinadores é que não. Para ser bom atleta não quer dizer que treine mais que os outros ou que faça musculação. Basta que tenha um bom treinador, daqueles que sabe o que faz. Por EX. S.C.P. tem treinadores de cáca, passam a vida a controlar tempos e estão-se borrifando para que nade bem ou mal. Vejam o caso do António Luís Quintino "S.C.P." este puto era o melhor dos Infantis, hoje é o quê? Não é nada, DEZISTIO. O puto não tinha técnica nadava rápido mas era bruto, estoirou, não ganha, provas, DEZISTE. De quem é a culpa? Os treinadores que não o ensinaram a nadar, só querem ver tempos e vitórias o resto não interessa para eles.
Em contra partida Há os bons treinadores, ai sim bons tempos em infantil, juvenil, júnior, sénior, porque quando se é bom e bem acompanhado mantém-se o bom nível.
Talvez seja este o caso do Phelps. Se os miúdos fazem bons tempos agora felicitem-nos e não digam que eles vão estoirar pode ser que alguns dos nossos futuros treinadores aprendam qualquer coisa.

quinta-feira, março 12, 2009 1:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

safa que injustiça anónimo da 1:38AM eu sou o Pai da Maria do SCP e estou completamente contra o que foi dito em relação aos treinadores do SCP, a disciplina que é incutida ajuda-os a crescer, a responsabilização que lhes é incutida ajuda-os a crescer também, a disciplina que lhes é imposta é aceite por eles e vê-se o respeito que eles tem pelos professores, a minha qd foi infantil e é isso que aqui se fala teve um belissimo prof o prof Ze Pala e a relação foi sempre de respeito e muita amizade, nunca a vi fizerem maquinas mas sim bastante preparação Fisica.
O Quintino miudo impecavel,ja verificaram que quando ele desiste fica em segundo lugar no torneio de fundo atras do Gaspar tb do SCP, ele desistiu por aquilo que sei por vontade propria a mãe tinha ja grande dificuldade em leva-lo para a piscina e sabemos qd um miudo nao quer competir um PAi apenas consegue prevalecer a sua vontade ate certa idade.
Estou a vontade para falar pois nem sou sportinguista mas reconheço que a nivel de modadalidades amadoras e particularmente na NAtação tudo naquele clube é planeado no inicio da época e afixado na piscina e cumprido com o máximo rigor. Só posso dizer que o SCP tem ajudado a minha filha a crescer e o espirito competitivo que lhe foi incutido em todas as palestras a tem ajudado inclusivamente nas escolas. quantos clubes pedem as notas aos alunos e qd tem uma má nota na escola..... ui ui....

quinta-feira, março 12, 2009 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

EH PÁ, DEIXEM O NATHAN EM PAZ...O MIUDO NÃO FAZ MAL A NINGUEM...GANHA PROVAS E ATÉ NEM RECEBE TITULOS...E JÁ AGORA O SR DO REI, DO CAVALO , DO PRINCIPE E SEI LÁ QUE MAIS...CUIDE É DA SUA VIDA E DEIXE O PESSOAL DE LOULÉ EM PAZ DE UMA VEZ POR TODAS...PARECE QUE NÃO APRENDEU NADA ENQUANTO ANDOU POR LÁ A COMER À CONTA...VENTOSSUL

sexta-feira, março 13, 2009 12:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

caro ventossul,

eu gosto do nathan, tb gosto do treinador do nathan, agora o problema foi o rei, quando montou o cavalo mais o principe e vieram fugidos do reino do cacém, armados em contadores de histórias.

nesta historia de fantasia, há gente humilde e honesta, mas há outros k têm a mania, mas k só trabalham "às escondidas", qd a coisa fica séria, inventam histórias da carochinha... e do cavalo... e mais lá não sei do quê..

capiche?

sexta-feira, março 13, 2009 9:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o dirigente de faro, se ainda nao o fez, que faça de uma vez por todas...DIGA AOS SEUS MENINOS QUE NAO ESCREVAM PALAVRAS INSULTUOSAS PARA O PESSOAL DE LOULÉ!

Nós aqui nao queremos saber de voces para nada.

ass: VENTOESTE...

sábado, março 14, 2009 5:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SR "CAPICHE" NÃO SE INSINUAM COISAS E DEPOIS FICAMOS NA DUVIDA, MUITO MENOS QUANDO NÃO SE ASSINA SEQUER...ERA BOM QUE FOSSE MAIS CLARO NAS SUSPEITAS QUE LANÇA PRÓ AR POIS NÃO ENTENDO A SUA HISTORIA DE FANTASIA...ERA BOM QUE DISSESSE LOGO QUEM É O REI E O PRINCIPE POIS EU NO QUE CONHEÇO DESSA GENTE DE LOULÉ NÃO LHES VEJO NENHUMA MANIA...VENTOSSUL

segunda-feira, março 16, 2009 12:12:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home