terça-feira, março 17, 2009

WR de Alshammar anulado por ter usado dois fatos de banho

Texto in Infordesporto On-Line
A sueca Therese Alshammar bateu hoje o recorde do Mundo dos 50 metros mariposa, mas este foi anulado por a atleta ter usado dois fatos de banho, anunciou a federação australiana de natação.

"Therese Alshammar foi desqualificada da série em que tinha participado no início da manhã e o seu recorde do Mundo foi anulado", disse Ian Hanson, porta-voz da federação australiana de natação.

"Os juízes concluíram que ela tinha dois fatos de banho, o que é contrário aos regulamentos da federação adoptados no ano passado", acrescentou. A nadadora inicialmente recorreu da desqualificação, mas retirou o recurso depois de ter sido esclarecida sobre os regulamentos.

Therese Alshammar reduziu hoje em Sydney em dois centésimos de segundo o seu próprio recorde do Mundo dos 50 metros mariposa, para um tempo de 25,44 segundos, mas, com a desqualificação, mantém-se o seu anterior recorde de 25,46 segundos, estabelecido em 13 de Junho de 2007, em Barcelona (Espanha).

A nadadora sueca, com 31 anos, foi autorizada a participar nos campeonatos de natação da Austrália enquanto atleta estrangeira no quadro do seu programa de treino, tendo sido a primeira nadadora a ser desqualificada devido às novas regras relativas a fatos de banho.

A federação australiana de natação decidiu proibir o uso de mais de um fato de banho após os Jogos Olímpicos de Pequim, em que alguns nadadores competiram com dois ou mais fatos de banho para melhorarem a capacidade de flutuação e reduzirem o atrito.

O comité executivo da federação internacional de natação adoptou sábado um conjunto de regulamentos sobre fatos de banho, visando limitar a utilização dos chamados fatos de banho de alta tecnologia, para reconduzir a natação à sua origem como "um desporto baseado essencialmente na performance física do atleta".

- Posts BA sobre WR 2009: 1ºWR / 2ºWR / 3ºWR / 4ºWR

Etiquetas: ,

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ya já tinha lido isto na swimnews. Ela ainda fez o apelo mas acho que desistiu. Como a rega da fina da proibição de 2 fatos só é valida a apartir de 31 de dezembro de 2009 ela ainda tinha esperança de ver o seu resultado homologado sengundo o que está na swimnews. Mas como na australia já é proibido lixou-se. Mais tarde ou mais cedo acaba por vir a ser proibido em todo lado. Nos eua é a partir de abril.

terça-feira, março 17, 2009 2:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto sim é desvirtuar a natação. Se se pode usar mais de um fato num país devia poder poder-se usar em todo o mundo, ou mais correcto se é proíbido num país e a própria FINA já decidiu proibir esta prática devia ser proibido em todo o mundo e simultaneamente.
Mas fica bem ser-se mais papista que o Papa. Os australianos e os americanos e outros, como este não é um ano com competições muito relevantes por ser ano pós-olimpico, fazem-se de moralistas e antecipam o uso de mais de 1 fato. Queria ver se proibiam se fosse ano olimpico...é o proibes

terça-feira, março 17, 2009 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas apenas são os americanos e os australianos a proibir esta pratica agr, porque as restantes potencias do mundo: frança, russia, alemanha, italia, inglaterra ninguem proibiu nada ainda uma vez que se regulam pelo novo regulamento da Fina em que esta se responsabiliza por apenas o uso de um fato, no mundial de roma, e a introdução das novas regras dos fatos(na qual se inclui o uso de apenas um fato) a seguir a 31 de dezembro de 2009. Portanto ou portugal e os outros paises se armam em superpotencias como a aus e os eua e proibem por iniciativa propria o uso de 2 ou mais fatos(cois que acho que portugal não tem a capacidade organizativa nem a dimensão da australia e dos eua pa conseguir) ou então regulam-se pelas regras fina e pronto.

Mas realmente o anonimo tem razão, em ano de jogos já desde os europeus de eindhoven se vêm atletas com dois fatos e so depois de passado o ano olimpico é que decidiram as "potencias" dizer que afinal so se usa um fato. Quando lhes dá jeito não há problema. Quando o trabalhinho está feito deixa cá dar uma de niceguy e meter a uma regra para bem do desporto. (não quero com isto dizer que sou a favor dos 2,3 e 4 fatos mas a verdade é esta)

terça-feira, março 17, 2009 3:44:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

Já agora, algum nadador dos EUA usou mais que um fato nos JO? e Australiano? Se bem me lembro (e não tenho a certeza) só a Pelegrini é que usou dois fatos.

terça-feira, março 17, 2009 3:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara contazulejos se bem te lembras apenas se falou da pellegrinni pk o da pellegrini era bem visivel. Agr pergunto t se viste nos europeus de curta o leveuaux com dois ou 3 fatos? claro que não viste pk não era visivel! apenas sabes pk depois noticiaram isso! Tal como já tinha sido noticiado no europeu de eindhoven gente com dois fatos mas ninguem viu logo não se falou muito. A pellegrini foi o primeiro caso notorio e depois disso ate acredito que o numero de casos tenha aumentado mas concerteza não foi a unica.

terça-feira, março 17, 2009 4:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Portugal tambem ha disto...enfim. Vamos a usar um so fatinho e nadar que nem uns carapaus!

terça-feira, março 17, 2009 7:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E os fatintos Blue Seventy ?
Além de terem mais de 1 mm também têm mais de 50% de substância impermeável. E ainda há quem use outro fato por baixo.

quarta-feira, março 18, 2009 12:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer q é proibido usar fatos d banho no Metting Internacional d Meco
Alguém m sabe esclarecer s é verdade??

Nadar Costas deve ser um espectaculo!!

Asterix

quarta-feira, março 18, 2009 12:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os fatos k eles usam por baixo tb sao completos? Ou e o fato de banho, nas mulheres, sem as pernas e k tapa so a parte do tronco?

quarta-feira, março 18, 2009 12:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Depende. Algumas usam fatos completos, outras preferem usar apenas um fato-de-banho. Depende dos gostos de cada uma...

quarta-feira, março 18, 2009 9:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pá nem o blueseventy nem o Lzr tem mais que um milimetro. E apenas se falou que o lzr podia ter mas já se comprovou que não tem, muito menos os tais 3mm falados. Deixem-se de invenções

quarta-feira, março 18, 2009 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é bem feita, onde é que já se viu nadar com 2 powerskins...Assim tbm eu pah
Eu sem Powerskin na 1º prova da época fiquei a 4 décimas de tac nacional pah

sexta-feira, março 20, 2009 11:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo said...

é bem feita, onde é que já se viu nadar com 2 powerskins...Assim tbm eu pah
Eu sem Powerskin na 1º prova da época fiquei a 4 décimas de tac nacional pah




lol comico

domingo, maio 10, 2009 1:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home