terça-feira, maio 19, 2009

Guerra dos Fatos sem fim à vista!!!

FINA anuncia lista dos trajes permitidos (in Blog do Coach)
Foram 348 trajes submetidos por 21 fábricas de trajes que a FINA recebeu no dia 31 de março. Todos estes 348 trajes foram submetidos a testes no Instituto de Tecnlogia e Ciência na Suiça onde foram identificados aqueles que não estavam dentro das regulamentações determinadas pela FINA em março na reunião do Dubai. Ontem, aconteceu a reunião com as comissões e os resultados foram apresentados. A lista dos trajes aprovados e banidos saiu hoje.

Todos os trajes reprovados e as empresas fabricantes têm 30 dias, até o dia 19 de junho, para encaminhar uma nova versão dos trajes para nova avaliação e a possível ou não aprovação.

O maior vencedor - Speedo (in Blog do Coach)
A maior empresa dos materias de natação do mundo foi a maior vencedora na divulgação da lista há poucos instantes pela FINA. Um total de 31 trajes submetidos pela empresa foram aprovados e podem ser utilizados nas competições de natação em 2009. A Speedo encaminhou toda a gama de produtos desde o Aquablade, Fastskin Pro e seu traje principal LZR. Todos foram aprovados.

O maior perdedor - Blueseventy (in Blog do Coach)
A empresa Blueseventy sai como a maior derrotada da decisão divulgada pela FINA. A empresa faz parte dos quatro fabricantes que tiveram todos os seus trajes rejeitados pela FINA.

Também tivemos outros perdedores na lista, já que o Jaked perdeu o seu principal traje banido e aprovada uma versão bem mais light conhecida por J003. A Diana teve o seu Cyclone rejeitado mas as outras versões anteriores aprovadas. A Arena que tentava se vingar com o X-Glide e que já tinha dois recordes mundiais batidos (Alain Bernard nos 100 livre e Yulia Efimova nos 50 peito) também amargou uma derrota.

em também a TYR que teve apenas três de seus trajes aprovados sendo rejeitadas as duas últimas versões lançadas, entre elas a que Amaury Leveaux utilizou no Europeu de Curta do ano passado quando bateu vários recordes mundiais.

Mas entre todos estes mortos e feridos, a Blueseventy é a que sai mais machucada nesta decisão. A empresa agora vai ter a oportunidade para "refazer" o seu traje, produzir uma versão mais adequada com a regulamentação e submeter novamente ao crivo da FINA.

- Ver Blog do Coach de Alex Pussieldi
- Quem é Alex Pussieldi
- Lista de fatos aprovados pela FINA para 2009

Etiquetas:

75 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e viva a tanguinha!

terça-feira, maio 19, 2009 7:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cambada de corruptos!
quem dá mais, quem dá mais... luvas!

imagino as negociatas!

terça-feira, maio 19, 2009 8:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podias dar mais informações BA?

terça-feira, maio 19, 2009 8:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ent e os recordes? vao ser retirados?? em portugal tambem temos alguns records com os fatos proibidos...

terça-feira, maio 19, 2009 8:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA tenho uma dúvida... eu comprei o fato da Diana (Cyclone), isso quer dizer q eu não posso nadar com ele em nenhuma prova, nem a nível Nacional???
Q faço?

terça-feira, maio 19, 2009 8:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não percebo muito disto, mas à primeira vista parece-me que dos fatos de última geração só o LZR foi aprovado... SPEEDO!...

No mínimo, dá que pensar...

terça-feira, maio 19, 2009 9:04:00 da tarde  
Anonymous David Grachat said...

vou ter prova a nivel internacional vou poder nadar com o blueseventy?

terça-feira, maio 19, 2009 9:08:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

David,

Poder podes, mas só no aquecimento, ou arriscas-te a ser DQ. De qq modo leva o fato, que na reunião de delegados isso vai ser falado e serão informados da decisão.

Abraço,
BA

terça-feira, maio 19, 2009 9:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anonimo do cyclone. Pelo que se dá a perceber estes fatos são os aprovados para os mundiais de roma. É obvio que a Fina não pode chegar aqui num dia e dizer que não se pode usar determinado fato(que já tinha sido aprovado) com efeito imediato. É por isso que as empresas têm 30 dias para enviar novos fatos, recursos sobre a avaliação dos seus fato etc etc etc. Até passarem esses 30 dias nada com o quiseres e acredita que muita tinta ainda vai correr. O mais provavel é poderes nadar com esse fato até dia 31 de Dezembro de 2009 (excepção feito para quem vai a mundiais que não vai poder usar) e apartir de 2010 entra a nova regulamentação e a maioria destes fatos acabou. No entanto fiquei sem perceber uma coisa desta grande confusão da Fina. Não percebi se este processo de avaliação já foi a luz das novas regras para 2010 e se assim o Lzr tá segurissimo para 2010.

Ainda assim não há nada como treinar.

terça-feira, maio 19, 2009 9:11:00 da tarde  
Anonymous David Grachat said...

ok!
muito obrigado

terça-feira, maio 19, 2009 9:13:00 da tarde  
Blogger pedrorijo91 said...

lista dos fatos em http://www.fina.org/project/index.php?option=com_content&task=view&id=2389&Itemid=9

terça-feira, maio 19, 2009 9:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a minha maior dúvida, e certamente se a FPN proibir a utilização dos fatos/calças que não foram aprovados, em provas em solo nacional é pedir esclarecimentos à Diana, no meu caso, sobre que medida irão encontrar ... pois de certo não vou ficar contente por não poder usar o material que comprei e que de um momento para o outro passou a ser proibido.

Ou re-embolsam o pessoal, ou mandam o novo fato/calças, que terão que o fazer em 30 dias dentro dos padrões permitidos..

terça-feira, maio 19, 2009 9:33:00 da tarde  
Anonymous sapata said...

BA estás enganado, não há nenhuma reuniao de delegados que vá sobrepor-se às regras da FINA, a não ser que seja uma competiçao nao oficial...

Anónimo do cyclone, não podes nadar com esse fato. Se o fizeres podes ser desclassificado.

Anónimo das 9:11, esta lista n é so para o mundial. Sao os fatos validos ate ao final do ano para qualquer competiçao.
O LZR so está seguro para 2009, para 2010 vai haver nova lista.

Foram essas as minhas interpretaçoes dos comunicados da fina que li até hj. Só nao faço ideia como vai ser com os recordes.

terça-feira, maio 19, 2009 9:35:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Sapata,

O David é nadador adaptado, logo de fora das obrigações FINA. De qq modo a federação internacional dele pode seguir a FINA ou não. Daí a historia da reunião de delegados.

Abraço,
BA

terça-feira, maio 19, 2009 9:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto ainda vai dar muito que falar...

Parece-me que a FINA ainda vai ter de opinar sobre algumas questões, p.ex. o que fazer com os recordes batidos com os fatos agora rejeitados. Sim, porque até ao dia de ontem esses fatos eram legais (não estavam aprovados, mas também não tinham sido recusados)... ou seja, até ao dia de ontem podia-se nadar com eles, hoje já não pode... ESTRANHO!

Por outro lado, parace-me lógico que se deverão imputar responsabilidades às marcas que puzerem fatos no mercado sem a aprovação da FINA (pelo menos daqui para a frente). Ou a responsabilidade será tranferida a 100% para o nadador??? Se assim for, antes de se ir à loja comprar um fato tem de se consultar a lista dos fatos aprovados! O melhor é levar a lista para a loja!

Parece-me que muitas coisas ainda vão ter de ser esclarecidas... e estas guerras só trazem instabilidade à modalidade.

terça-feira, maio 19, 2009 9:43:00 da tarde  
Anonymous João said...

FINALMENTE

terça-feira, maio 19, 2009 9:46:00 da tarde  
Anonymous sapata said...

Ah n sabia que adaptada n faz parte da fina

terça-feira, maio 19, 2009 9:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho mt bem esta lista.
So nao sei o q vai acntecer aos recordes...

terça-feira, maio 19, 2009 9:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

jaked 03??
o fato da jaked nao era jaked 01??
qd deles foi aprovado afinal?? :S

terça-feira, maio 19, 2009 10:04:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

O Jaked J01 é o tal dos muitos recorde do mundo e que alguns portugueses comprara.

O Jaked J03 é um fato novo ainda não disponivel no mercado, mas por tudo isto, deve estar por dias.

terça-feira, maio 19, 2009 10:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qual dos Cyclones a Diana enviou ? a 1ª geração ou a 2ª ?

se calhar a Diana teve conhecimento da lista antes e preparou esta segunda versão...

terça-feira, maio 19, 2009 10:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fantástico! Bem feita para os que se gabavam de ter um Jaked

terça-feira, maio 19, 2009 10:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há 2 tipos de cyclone?

Como é que um nadador sabe??

De todas as formas nenhum "diana cyclone" foi aprovado..

terça-feira, maio 19, 2009 10:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas o jaked 01 tb foi aprovado?
ou so foi o 03?

terça-feira, maio 19, 2009 10:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já viram a m**** k se arranjou por causa do dinheiro? A sociedade caminha para 1 abismo. À escala da natação, isto é 1 prototipo dos tempos k se vivem. Os interesses e o dinheiro acima de tudo. Entretanto já a speedo encheu os bolsos bem como os senhores da fina. Imaginem a corrupção k este tema n deve esconder.

terça-feira, maio 19, 2009 10:36:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

os fatos são em parte responsaveis pela impacto nunca antes visto a nível mundial da natação e a sua influência está a ser sobrevalorizado ao excelente trabalho desenvolvido por atletas e técnicos e mais, estiveram acessiveis para todos os nadadores nos JO, de borla, era só escolher, logo, não vejo o porque de tanto amargura em relação aos fatos.
Ja agora, queixem-se das pistas quebra ondas que não existiam antigamente e das piscinas também, que tinham mais ondas, ou não era tão fundas nem com pistas tão largas, ou ainda dos testes de lactacto, ou das pernadas de mariposa ou da profissionalização....evolução é sempre bem vinda.

terça-feira, maio 19, 2009 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só 1 imbecil, pode comparar o tema dos fatos com as pistas quebra ondas.

AMIGO: AINDA SE DISSESSES K A PISTA 4 TEM QUEBRA ONDAS DIFERENTE DA PISTA 1, ENTENDIA A TUA COMPARAÇÃO, MAS O PROBLEMA ESTÁ NO FACTO DE HAVER "FLUTUADORES" (muito bem aqui chamados) DIFERENTES O K PROVOCA INJUSTIÇA! È PRECISO DESENHO?

mais uma coisa, o facto de se assumir k houve impacto, demonstra k eles (fatos) são os responsaveis pela evolução e não os nadadores e técnicos como dizes!

eu não sou contra, apenas criem condições para a competição ser justa, e já agora, assumam k os fatos ajudam na performance.

terça-feira, maio 19, 2009 11:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas esta regra so entra em vigor em roma, certo?

terça-feira, maio 19, 2009 11:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esclareçam-me uma coisa: o que vai acontecer aos atletas que bateram records com os fatos que agora foram rejeitados? Perdem os records?

Obrigado
Cumprimentos

terça-feira, maio 19, 2009 11:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas se esses tais flutuadores estão disponiveis no mercado para todos qual é o problema? já agora, para ti o lzr não é um flutuador?

quarta-feira, maio 20, 2009 12:10:00 da manhã  
Anonymous contazulejos said...

"AMIGO: AINDA SE DISSESSES K A PISTA 4 TEM QUEBRA ONDAS DIFERENTE DA PISTA 1, ENTENDIA A TUA COMPARAÇÃO, MAS O PROBLEMA ESTÁ NO FACTO DE HAVER "FLUTUADORES" (muito bem aqui chamados) DIFERENTES O K PROVOCA INJUSTIÇA! È PRECISO DESENHO?"

Desenho só se for para ti, o teu argumento serve para mim caro anonimo, se tanto o nadador x como o y têm acesso ao fato onde está a injustiça??...não me parece que seja necessário entrar nessa onda anonimo.
É obvio que os fatos ajudam, não são de certeza pensados para prejudicar, mas tanto ajudam os fatos como as piscinas com 3 metros de profundidade (atenção que a pista 4 tem 3 metros tal como as restantes, para ti explico tudo...) e um numero enorme de outros factores que representam no seu todo a evolução.

No entanto penso que o uso de fatos deveria isso sim ser limitado a determinados escalões, devido ao custo dos mesmos que limita a sua aquisição.
Nos JO todas as grandes marcas davam fatos, era só escolher e aí a igualdade está garantida (tipo ;todas as pistas com o mesmo quebra ondas...boa?)e isso é que é importante garantir, que todos tenham acesso aos fatos, o que não aconteceu no lançamento do lzr por exemplo.
De resto, os limites impostos agora pela FINA parecem-me apropriados.

quarta-feira, maio 20, 2009 12:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vi a notícia no site da FINA mas parece-me que está incompleta. Apenas indica o termo de vigor da lista de fatos aprovados e não vejo em parte nenhuma o seu início. Mesmo que o início seja imediato tem de ser indicado explicitamente essa data e isto para além de ser obrigatório ainda mais obrigatório se torna quando se aceita recursos por parte de quem se sentir prejudicado, neste caso as maras que viram fatos excluídos da lista.
Acho que esta norma foi feita em cima do joelho e como tal vai ser alvo de muita contestação e parece ter havido manobras de bastidores na aprovação desta lista.

quarta-feira, maio 20, 2009 8:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Toda esta situação demonstra a desorganização e as influências existentes das marcas no seio da FINA, que manietam e provocam todas estas "cambalhotas de posições", sem terem a noção das consequências das mesmas.
Não ponho em causa, quais os fatos que respeitam ou violam as regras (pois não sou especialista na matéria), no entanto é INCONCEBÍVEL que a FINA autorize a comercialização de qualquer fato, sem o mesmo ter sido homologado por ela!!!
Qualquer tomada de posição, relativamente a esta ou outra situação, deve ser tomada no início da época desportiva e nunca a meio da mesma!
Quais as atitudes a tomar, em relação aos INÙMEROS Recordes Mundiais, Europeus, Nacionais, Regionais,etc obtidos com alguns dos fatos supostamente agora proibidos! Proibe-se ... e está tudo resolvido???? Não brinquem com a natação, pois tomar certas atitudes é fácil, o problema é não arcar com as consequências das mesmas, ou os "supostos infractores" vão ficar com a glória e a rirem-se de toda esta situação.
Tenham a coragem de assumir atitudes, que têm que ir muito para além, da não aprovação de alguns fatos.
Também estive a ler a notícia no site da FINA, e não vislumbrei qualquer data de início desta normativa, e como em qualquer instituição judicial, há um período de recurso, que tenho a certeza que vai ser utilizado por algumas marcas, que de repente deparam-se com avultados prejuízos comerciais. Imaginem, que determinada marca recorria e ganhava, a FINA (caso já tivesse proibido a utilização desse fato) teria que pagar uma pesada INDEMNIZAÇÂO.
Até lá, muita água ainda vai correr ...

quarta-feira, maio 20, 2009 10:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quanto aos recordes, os que já estão homologados não há nada a fazer... esses mantêm-se.
Relativamente aos de 2009 que ainda não foram homologados, ainda não é certo, mas na minha opinião vão ser "esquecidos"...

Mas também alguém me consegue explicar a lógica de nadar com fatos de banho (altamente tecnológicos) sem estarem devidamente aprovados pela FINA?!

Ao anónimo das 10:08, achas que a FINA ou a FIFA ou qualquer outra Federação Internacional têm algum voto na matéria no que diz respeito às estratégias comerciais das empresas constructoras de materiais para as suas disciplinas? Estas podem lançar os produtos que bem entenderem. Depois é aos praticantes e clubes de comprar produtos que sejam autorizados para utilizar em competição... ou acham que não?!

Cumprimentos

quarta-feira, maio 20, 2009 10:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem a minha ignorância mas não entendo....
Em Outubro de 2007 a FINA emite uma carta para a BlueSeventy aprovando os fatos.
São utilizados em provas e batidos recordes, os nadadores investem para os adquirir e de repente a FINA altera as normas e os fatos deixam de ser adequados?
Desculpem?????
A quem peço a devolução do dinheiro? À B70 que tem a aprovação ou à FINA que decidiu retirá-la??

quarta-feira, maio 20, 2009 11:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

uiiiii

o dinheirinho k a FINA (ou os seus honestissimos membros) n deve andar a encaixar da SPEEDO!

quarta-feira, maio 20, 2009 12:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tive pa comrar um jaked... :s

quarta-feira, maio 20, 2009 2:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atenção que a FINA apenas revelou quais os fatos que estão definitivamente aceites, e não quais os que foram definitivamente reprovados. Há que saber ler antes de escrever. Ainda não é certo que o J01 da Jaked, o Nero da Blueseventy e até mesmo o X-Glide da Arena vão ser reprovados.

quarta-feira, maio 20, 2009 2:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda agora estive no site da Jaked ( são 14:34 do dia 20 de Maio de 2009 ) e como qualquer um pode verificar indo a esse site ( http://www.jaked.it/ ) está lá escrito que os Jaked ( e só apresentam o J01 ) estão homologados pela FINA.
Assim das 2 uma:
- ou a Jaked abusivamente usou o nome da FINA e como tal será de supor que a FINA já intentou alguma acção judicial contra a companhia, coisa que nunca vi publicado e que acho estranho
- ou é mesmo verdade que os fatos estão aprovados e no caso de agora passarem a ser proibidos há direito a indemnizações por prejuízos devidos à perda de expectativas legitimamente adquiridas e que são cortadas .

Pelo que se verifica não são só os nadadores e os treinadores os importantes na natação e como noutros desportos os advogados acabam de adquirir uma importancia primordial neste desporto

quarta-feira, maio 20, 2009 2:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O anónimo das 2:12 tem razão no que diz quando diz que a FINA apenas aprovou os fatos definitivamente aceites até 31 de Dezembro de 2009 e não os definitivamente reprovados mas na prática o que se verifica é que embora as marcas possam fazer alterações nos modelos não aprovados ( e que provavelmente estarão já de venda suspensa ) os fatos já comprados já não vão ter alterações e como tal estão definitivamente reprovados.

quarta-feira, maio 20, 2009 2:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cá pra mim a Speedo viu que estava a começar a perder o domínio e pediu aos amigos da FINA pra darem uma mãozinha... vergonhoso, primeiro aporvam-nos e depois chumbam !

quarta-feira, maio 20, 2009 5:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ao que parece, e ja "afirmado" por diversas entidades do mundo da natação, o objectivo desta análise da FINA era apenas decretar os fatos que poderiam ser usados no mundial de Roma e que a decisão actual em nada alteraria os fatos já previamente aprovados pela FINA até final de 2009.
Quem o diz é a blueseventy, craig lord, entre outros.

De qualquer forma, arena, diana, jaked e blueseventy vao todas protestar contra o motivo pelo qual os fatos foram rejeitados (uma hipotetica criação de uma boha de ar que possa aumentar a flutuabilidade), pois todos os fatos, Jaked 001 e X-Glide inclusive passaram em todos os testes realizados na Suiça.

Eu até sou contra os fatos mas acho que proibirem estes e nao proibirem os LZR é falta de vergonha e um descaramento incrivel e assim sou a favor que todos se possam usar ate final do ano. O LZR tem se mostrado superior a todos os outros, exceptuando o Jaked por isso não percebo esta decisao.

A Speedo investiu muito mesmo neste caso judicial.

De qualquer forma dado o objectivo com que este controlo foi realizado, a nao ser que as federaçoes proibam o uso dos fatos, é completamente possivel usar todos os fatos aprovados pela FINA em qualquer competiçao nacional(X-Glide nao ta aprovado, mas tambem ng tem)

quarta-feira, maio 20, 2009 10:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todos os fatos previamente aprovados e que estavam em vigor ate ao final de 2009 estão defacto em vigor com excepção do mundial. Isto é já o que dizem algumas empresas que inclusivé nas suas notas oficiais deixam escapar a Fina pediu os fatos que estavam aprovados previamente para fazer uma avaliação se poderiam ser usados no mundial e só.
Passo a citar a nota da blueseventy:

" Initially the Dubai Charter and resubmission of these suits was in order to gain acceptance for the Rome World championships and it is blueseventy’s understanding that previously approved suits remain legal for all competitions."

Portanto isto não é a toa. Não é imediato a não ser que saia uma lei na Fina.Nem podia ser. Há partes legais a tratar disto. Não é chegar aqui e dizer "ontem podias usar, mas hoje decidimos que não podes" sem ter regras feitas, leis reformuladas, listas concretas e autorizadas.

Muitos modelos aprovados e rejeitados têm apenas o designio de numeros. Não há nomes, não há nada.Tem que haver maior clarificação como é lógico. Uma lista de fatos com os seus nomes de venda e foto enviadas para as federações para se poder fazer a regulamentação. Agr ainda há 30 dias para se enviarem novamente os fatos, reavaliar as situações, há processos em tribunal e muitos esclarecimentos a fazer. Até sairem normativas oficiais da Fina para as federações ainda vamos ver muita gente a usar os supostos fatos "proibidos". E ainda aposto que muita coisa vai mudar nestes proximos 30 dias. Muitos fatos chumbados serão novamente aprovados. Haverá indeminizações etc etc etc Muita tinta vai correr.

Parte 1

quinta-feira, maio 21, 2009 12:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parte 2

A federação francesa emitiu um comunicado a dizer que enquanto não houver esclarecimentos da Fina, documentação oficial e regras, não fará nada nem emitirá novos comunicados.

A federação Italiana já veio num comunicado dizer que é a decisão da Fina não é coerente, não é compreensivel e como tal no que diz respeito aos fatos e por uma questão de bom senso, respeito para com os atletas, respeito para com as familias que investiram MUITO dinheiro nos fatos,e porque acham que alguns fatos ainda farão parte da lista de aprovados e para manter um sentido de igualdade de competição, todos os fatos previamente aprovados antes desta nova aprovação estão aptos para competição em solo Italiano.
Isto está em comunicado que passo a citar:

Con la presente nota si conferma che:

- nel rispetto degli impegni assunti dalle società e dagli atleti con i propri fornitori di materiale tecnico, e principalmente di costumi;
- a salvaguardia delle spese per lo più sostenute dalle famiglie degli atleti;
- onde evitare di generare ulteriore confusione sulla delicata materia;
- per garantire continuità alla regolare attività agonistica;
- in attesa dei chiarimenti richiesti alla Federation Internationale de Natation Amateur sulle procedure di omologazione dei costumi di nuova generazione;

la Federazione Italiana Nuoto ribadisce, fino al compimento della presente stagione agonistica, l'autorizzazione dell'uso in competizione nelle manifestazioni nazionali e federali di tutti i costumi di nuova generazione autorizzati dalla F.I.N.A. sino al comunicato stampa diffuso nella giornata di martedì 19 maggio.

Portanto estamos a falar de uma das melhores e maiores selecções do mundo que já tomou uma posição e que percebe muito mais disto do que nós. Bem como a França.

Assim sendo e para concluir que isto já vai longo. O que se dá a perceber é o seguinte:
-Este processo de homologação visava o mundial 2009
-Fatos anteriormente aprovados (o X-Glide não foi aprovado) estão, como estava determinado até pelo Dubai Charter de Março, aprovados ate ao dia 31 de Dezembro de 2009.
-Muita coisa vai acontecer nos proximos 30 dias.
-Cabe as federações tomarem uma posição oficial imediata ou esperar pelos novos desenvolvimentos deste assunto ainda por resolver. A Italia e a França já tomaram as posições de não mexer em nada que já estivesse aprovado.
-Nadem com o fato que quiserem desde que não seja um x-glide (pk esse nunca foi aprovado) a não ser que vos venham com uma lei dizer:"meu amigo este fato foi oficialmente banido, passou o periodo de 30 dias e não houve desenvolvimentos, já não podes nadar com este"

Saudações

quinta-feira, maio 21, 2009 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

viva o fato de banho !

quinta-feira, maio 21, 2009 7:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como dizia o grande Profeta da Natação Tuga, o saudoso Duarte Mendonça, qua atravessa o deserto da vida, por decreto Federativo, a FINA é uma prole de inúteis e reformados forçados, que suga dinheiro, viagens, hoteis e jantares (para além de, sabe-se lá mais o quê), e que nas poucas vezes que é chamada a intervir faz estes disparates. A bronca não tem fim à vista. Os fatos são muito giros, os records vêm em catadupa, mas... e agora? venham as barbatanas e as micro-helices para a próxima evolução da Natação! Imbecis!

quinta-feira, maio 21, 2009 9:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

outra coisa ainda mais escandalosa k os reccordes, e as pessoas k fazem minimos para os mundiais e que sao convocadas pelos tempos k fazem com estes fatos ditos ilegais?!!! isto e uma palhaçada porque tanto podemvoltar a fazer esse tempo komo podem nunca mais fazer ess tempo. qual vai ser o criterio? so deviam ser considerados desde ja os tempod sem estes fatos, por conseguinte, ja nao se deviam usar os fatos... e um caduh parvo...

quinta-feira, maio 21, 2009 12:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Talvez esta informação tenha interesse. eu poderia reencaminhar o mail para o BA para ele fazer uso conforme entendesse mas não sei o endereço pelo que vou tentar fazer copy-past do mail que recebi da JAKED a 21 de Maio

Hi, I have to tell you that we were really surprised about FINA decisions. The suits met the scientific standards agreed upon in Dubai and duly tested by the Ecole Polytechnique Federale De Lausanne yet the suits were denied because of the mere speculation or conjecture on the part of Professor, Jan Anders Mason, about a possible air tripping effect, which is a value that cannot be tested. At this time, J-01 suits are not listed on FINA’s site as approved models, including the models that had previously been submitted (in 2008) and had received approval.Initially the Dubai Charter and resubmission of these suits was in order to gain acceptance for the Rome World championships and it is Jaked’s understanding that previously approved suits remain legal for all competitions. This confusing situation has led the company to seek clarification directly from FINA and Jaked is awaiting their response. As somebodyelse said, we are dedicated to working on the best solution to the short-term situation and will work closely with FINA on this process. “Most importantly, we care about swimmers, we care about our company and we care about fair play for all brands in this process.”... What I ask you is to wait just the time to let us clarify and solve this unfair situation with FINA.If something goes wrong and YOU DIDN'T USE THE SUIT YET, obviously you will have a refund.If you have already used it, there is no way to change it or to be refunded, since it was approved by FINA at that time.It is not our fault if FINA changes its mind from one day to another. This is why it is unfair, not only for you but particularly for us. Best regards,Silvia

quinta-feira, maio 21, 2009 1:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sempre se falou no LZR...e o LZR é aprovado e os outros estão na lista dos reprovados? Todas as marcas, excepto a SPEEDO, viram ftos chumbados? Isto começou tudo com o LZR e agora que as outras marcas apresentam fatos que também são bons, chumbam todos esses fatos menos o LZR?

Tenho muita pena que a natação tenha manias de futebol! Isto é ridículo... a SPEEDO está a investir mesmo muito dinheiro. Não conseguiu superar os adversários com trabalho feito mas superou-os em corrupção.

quinta-feira, maio 21, 2009 2:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais algumas posições em redor do mundo:

-Japão diz que todos os seus atletas são livres de usarem o fato que quiserem até ao final de 2009 desde que já tivessem aprovados. E vai ainda mais longe dizendo que mesmo que tirem o Record mundial dos 200costas do Ryosuke Irie, esse record continuará a contar como record japonês e fará parte da tabela de records.

-Estados Umidos da America, têm todos os fatos liberados e só tomam uma decisão dentro de um mês.

-Italia todos os fatos liberados para competições regionais e nacionais.Processo judicial contra a Fina. Nação muito importante por se realizarem os mundiais em Roma. Pressão e convicção de que o jaked e outros fatos ainda entrarão na lista dos aprovados.

- Diana, Blueseventy, Jaked, Arena/Descente todos com comunicados em que dizem não perceber a decisão da Fina baseada numa "possivel" retenção de ar nos fatos.É algo que não se pode quantificar e por isso todas estas empresas estao a protestar na justiça. Referem ainda a muito importante nota já citada por alguns anónimos:
"the Dubai Charter and resubmission of these suits was in order to gain acceptance for the Rome World championships and it is Jaked’s understanding that previously approved suits remain legal for all competitions."

Resumindo, nada está decidido e isto está uma ganda balburdia.

quinta-feira, maio 21, 2009 4:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

b.a. nos agora nao podemos utilizar os fatos agora? ou a lei so é afixada em 2010 ou ainda temos 30n dias?

quinta-feira, maio 21, 2009 4:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parte I

Comprei uma tanga Promaster, (no Continente) e não consta na lista FINA.
Poderei usá-la em Roma?

Pois é meus amigos, onde é que isto vai parar?
Agosto de 2008, Jogos Olímpicos de Pequim, ouvia-se falar no ninho de pássaro e no cubo de água, mas relembremos este segundo. Os chineses não brincaram e construíram uma super piscina, um tanque mais fundo e com profundidade constante, duas pistas laterais extra, para absorção das ondas, e uma água com aditivos especiais para ser mais rápida. Resultado: uma autêntica chuva de recordes, 25 mundiais, 66 olímpicos (no atletismo com mais quinze provas que a natação, apenas se bateram 5 mundiais, 15 olímpicos). Muito se debateu na altura, e uma das questões residia no seguinte: estariam os recordes mundiais reféns desta piscina única no mundo?
Puro engano. A piscina poderá ter tido o seu papel, mas comprova-se agora que o maior peso na “chuva de recordes” em Pequim, veio do tecnodoping, veio desses novos trajes de super-heróis, pois estamos a meio de 2009 e já vamos com mais 18 WR batidos (homologados ou não) e não sei se algum deles foi na piscina chinesa. Nadadores que no inicio de 2008 eram recordistas mundiais titulares (Alexander Popov) de repente, encontram-se fora do top 10 dessa prova! Tem sido uma explosão sem precedentes na natação, que só conduz à desconfiança.
Estes flutuadores não são uma evolução para a natação, são sim uma ilusão, uma farsa. As pistas quebra ondas, os óculos, ou mesmo a touca, ajudaram a natação a evoluir, ajudam-nos a nadar mais cómodos, mas não mais rápido. Estes fatos desvirtuam a verdade desportiva e por conseguinte descredibilizam a natação. Senão vejamos: nadador x bateu recorde y. Já ninguém pergunta qual foi o tempo obtido; todos perguntam qual a marca e o modelo do fato que foi usado. Ridículo.

Até já.

quinta-feira, maio 21, 2009 6:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parte II

No triatlo, por exemplo, está comprovado que os triatletas menos dotados para a natação, perdem menos tempo para os melhores nadadores quando o uso do fato de neopreno é permitido (se a temperatura da água for inferior a x graus), pois com tanta flutuação, ser possuidor de uma boa técnica é secundário, basta ter força para nadar rápido. Estes LZR e afins não passam de uma versão soft de um fato de neopreno (isto para não falar de quem os vestia aos pares) que a FINA permite porque há muito dinheiro envolvido. Aliás neste momento, a FINA está completamente manietada pelas marcas, com a Speedo à cabeça.
Nadar com estes fatos transmite-nos excelentes sensações, mas apenas nos estamos a enganar. Todos querem ter um para estar em igualdade com outros que já o têm e aí começa outro enorme problema; os fatos não são todos iguais, e muito menos, no que se refere a preços, o que conduz o acesso aos fatos ao condicionalismo da nossa carteira.
Com estes fatos a natação teve efectivamente mais visibilidade devido aos recordes que se bateram, mas ninguém idolatra fatos, e o verdadeiro mérito pertence a nadadores como Phelps (que nuns Jogos sem fatos traria ainda mais facilmente as oito medalhas). Se por um lado temos recordes, no reverso da medalha sabemos que estes fatos estão a comprometer a modalidade. Qualquer notícia sobre natação de nível internacional, está hoje em dia incompleta, se não informar que fato usava o hipotético recordista. Isto está francamente errado. A natação está a perder a sua genuinidade. É impossível comparar os melhores nadadores actuais, com os do início da década, enquanto os primeiros nadarem com os fatos. Todos sabemos que os fatos são um doping encapotado, que representa aproximadamente 1 segundo a cada 50 metros.
Tudo isto é fruto da ganância das marcas, com o pretexto de tornar este desporto mais espectacular. Mas trata-se apenas de BATOTA para se baterem recordes. Esta ganância é movida pelas mesmas forças que levaram à arbitragem vergonhosa (escandalosa) do Chelsea x Barcelona, de modo a ter o CR7 e o Messi na final. Dinheiro, eternamente o dinheiro. A natação tem de facto evoluído, mas no sentido de maiores lucros, maiores fatias de mercado em relação a outros desportos, etc.

Já agora, não tenho dinheiro para um destes fatos, mas tenho umas barbatanas, será que as posso usar para compensar a minha desvantagem, ou as barbatanas só serão permitidas quando se esgotarem as potencialidades dos fatos, de modo a permitir a evolução da natação em prol do e$pectácu£o?

Saudações

quinta-feira, maio 21, 2009 6:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pela verdade na natação, protestem.
Não usem qq destes fatos. Voltar a nadar de tanga em forma de protesto, será a única forma de se por fim a isto. Não pagues para ter estas roupas desenvolvidas em colaboração com a NASA, porque são desnecessários à prática do nosso desporto. Não sejas escravo de patrocínios.

Só os atletas podem corrigir esta enorme bronca.

quinta-feira, maio 21, 2009 6:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estes textos em brasileiro matam-me!!

quinta-feira, maio 21, 2009 7:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tanta incoerência nesta decisão da FINA sobre os fatos. Tantas dúvidas que surgiram após uma decisão pelos vistos muito polémica e contraditória. Tantas interpretações sobre o que foi decidido deixando no entanto até dúvidas se foi alguma coisa decidido e se essas decisões, se foram tomadas, são para acatar a partir de imediato ou só para os campeonatos do mundo.
Com tamanha complicação pergunto: será que a FINA é portuguesa? são os decisores da FINA portugueses?

quinta-feira, maio 21, 2009 8:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

podes usar o qualquer um dos fatos banidos até ao final deste ano civil caso não vás a Roma claro.

quinta-feira, maio 21, 2009 10:15:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

1 segundo por cada 50??? lol
Então o grande PVDH piorou imenso porque apenas melhorou 2 decimos a sua melhor marca quando deveria ter tirado 2 segundos...
Todos os nadadores de topo internacional tem acesso aos fatos logo competem nas mesmas condições.
Em relação as competições de nível nacional existe sim o inconveniente do custo do fato, por isso acho que deveria de haver uma limitação ao uso até aos Juniores.
Trata-se de evolução da nossa modalidade e pela primeira vez a natação superou o atletismo e foi a modalidade mais vista nos JO e atingiu um mediatismo nunca antes visto, e não foi por causa dos fatoos, foi maioritariamente pelo fenomeno PHELPS, mas os fatos ajudaram, tal como a piscina, tal com o trabalho de nadadores e técnicos.

quinta-feira, maio 21, 2009 10:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

contazulejos tas a ser burro
o PVDH ja ta velho, e natural que nao tenha melhorado mto a sua melhor marca (WR durante sete anos e meio) feita sem um destes novos fatos
pelo contrario, o facto de nas condicoes em que estava ter ainda feito o seu melhor de smp so evidencia o efeito dos fatos

sexta-feira, maio 22, 2009 7:27:00 da manhã  
Anonymous contazulejos said...

nas condições em que 'tava??!LOL devia 'tar mesmo mal para piorar 1.8s...enfim.
Há tantos factores a ter em conta que é impossível afirmar que o fato da 1s por 50, alias é mesmo absurdo ao meu ver. O WR dos 50l foi de jaked pelo Bousquet que não é um tosco qq, mas tb o Bernard nadou abaixo do anterior WR e não foi com x-glide, nem com lzr, mas sim com um "velhinho" powerskin.
Repito que não quero aqui dizer que os fatos não têm influência positiva nas marcas, eles são pensados para isso e ainda bem ao meu ver (desde que se estabelecem regras e limites), mas também temos que ver que a influência que eles têm é bem mais visível nas provas de 50 e 100 do que nas de 200 e quanto mais metros menos influentes parecem ser. Também há o factor psicológico.
Continuo a achar que os fatos representam uma evolução positiva e trazem também maior visibilidade a nossa modalidade o que é bom.
Continuo a dizer que o seu uso deveria ser limitado (como em Itália acho eu) nos escalões de formação para garantir que todos nadem com as mesmas condições (o custo é uma grande condicionante, e aí, mesmo assim, se comparares com outras modalidades, a compra de um fato por época para usar apenas em determinados provas não é exagerada).

sexta-feira, maio 22, 2009 10:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

contaazulejos....

Powerskin o caraças... o bernard nadou com aquilo a que eles chamam o arena "velhinho" r-evolution + que é nem mais nem menos que a dita copia do lzr - nada a ver com o saudoso powerskin que eu usei quando tinha 14 anos

sexta-feira, maio 22, 2009 11:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olha lá, vai mas é contar azulejos.

Primeiro que tudo, isso de os fatos tirarem 1s por cada 50m é falso. Não vamos linearizar as coisas que não podem ser linearizadas. Mas não podermos resumir o efeito dos fatos de forma tão simples não é argumento válido para usares. Eles fazem efeito, mas não deviam.

O Pieter van den Hoogenband não melhoraria o seu tempo dos 100m Livres sem o fato. Em Pequim, ele já tinha 30 anos, enquanto que em Sydney tinha 22. E tinha sido bem evidente como as performances dele tinham vindo a decair.

Isto não é a F1, isto é a Natação Pura.
Se é para evoluir então deve melhorar-se as capacidades dos atletas, não dar-lhes um fato que os faz nadar mais depressa. Senão, por que não também umas barbatanas, umas palas, fatos isotérmicos como no triatlo,... olha, por que não também um motor? Começa-se com um motor fraquinho, mas quando já não der para melhorar mais passa-se para motores nucleares, "a bem da evolução na modalidade"...

Os fatos são a mesma coisa que o doping. Por que é que não permitem também o uso de doping? Assim os tempos evoluíam ainda mais.

Atenção que isto é bem diferente de ter piscinas melhores, cordas melhores, etc. Isto só diminui os resultados da dinâmica do fluido envolvente causados por factores externos (trocando por miúdos, as ondulações provocadas pelos adversários e pelas colisões entre estas e as paredes da piscina). Ou seja, isto tenta eliminar as interferências externas.
Os fatos não. Os fatos causam interferências que ajudam os nadadores.
Repara na diferença entre "eliminar o que prejudica" e "ajudar".

Na F1, os resultados são fruto de duas coisas: a habilidade do piloto e as capacidades do carro.
Na Natação deviam ser só fruto do trabalho do nadador. Mas agora são também do fato. Já não estamos somente a tentar atingir os limites das potencialidades humanas. Não com estes fatos.
Agora um recorde do Mundo é uma coisa que se bate todos os dias. Dantes era um autêntico feito e quase que só surgia nas competições principais. Tal como no Atletismo. E isso era uma coisa má? Má porquê? Por causa da estagnação? Então mas se os humanos ("humano" não inclui "fato") estão próximos do seu limite é caso para dizer que o desporto não tem interesse?

(E deixa-me fazer aqui um aparte: não foram os recordes que deram as audiências; foi o Phelps com a sua tentativa de ganhar oito medalhas de ouro.)

sexta-feira, maio 22, 2009 11:45:00 da manhã  
Anonymous contazulejos said...

Dantes não havia metade das provas e só havia 2 picos de forma por época, dantes a época a seguir aos JO era para esquecer, dantes....havia dinossaurus.

sexta-feira, maio 22, 2009 12:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os fatos são a mesma coisa que o doping. Por que é que não permitem também o uso de doping? Assim os tempos evoluíam ainda mais.


Esta frase é o cúmulo do disparate

O doping é proibido não porque melhora os resultados desportivos mas UNICA E EXCLUSIVAMENTE porque prejudicam a saúde

sexta-feira, maio 22, 2009 1:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 11:45, partilho completamente do teu ponto de vista. Usaste duas palavras chaves:
NATAÇÃO PURA
Isto é natação assistida e a partir daqui ninguém sabe o que virá.

Contazulejos não podemos querer o mediatismo da natação a qq custo. Realamente a natação ultrapassou o atletismo, mas o atletismo, no que respeita a recordes, está a pagar a factura de muitos recordes dos anos 80 e 90 homologados com doping, que na altura obviamente não foi detectado.
Neste momento caso a FINA banisse por completo os fatos, teríamos de esperar entre 10 a 15 anos de evolução da natação, para se ouvir falar em recordes.

Por último, este tecnodoping não prejudica efectivamente a saúde, beneficia é as carteiras das marcas, que há poucos anos vendiam tangas, óculos, toucas, toalhas e chinelos e agora vendem fatos T€CNO£OGICO$.

sexta-feira, maio 22, 2009 5:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostei do trocadilho do tecnologico... bem jogado Sexta-feira, Maio 22, 2009 5:51:00 PM

sexta-feira, maio 22, 2009 6:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Esta frase é o cúmulo do disparate

O doping é proibido não porque melhora os resultados desportivos mas UNICA E EXCLUSIVAMENTE porque prejudicam a saúde"


Não, não, não. Isto é que é o cúmulo do disparate. Há que entender o sentido figurado, as hipérboles, as metáforas, as ironias, etc. Aquilo que dizemos não é para ser sempre tomado literalmente.
Você antes de mais devia aprender os básicos da argumentação, para não atacar com insinuações sem qualquer cabimento os que mostram o seu ponto de vista de forma clara e lógica, como é o caso do anónimo das 11:45.

sexta-feira, maio 22, 2009 9:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esperemos mais uns tempos e ai vamos mesmo ter uma natacao ao estilo formula 1, em que interessa mais o carro (fato) do que o piloto (nadador)

eu acho piada a isto, é q aqueles q se fartam de defender os fatos a maior parte deles tb ser dos q diz "ah e tal a formula 1 dantes e que era, ai sim o piloto era o importante, agora aquilo nao presta pa nada, só interessa o carro"

sexta-feira, maio 22, 2009 9:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com tanta comparação com a formula 1, questiono-me se no futuro também irão existir duas competições:

- O mundial de nadadores
e
- O mundial de construtores de fatos

Ainda a Ferrari que anda lixada com a FIA, vem fazer concorrência aos outros.

sexta-feira, maio 22, 2009 11:56:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

mas se todos tem acesso ao mesmo carro onde está a influência do carro???!!!!!!?????!!!???!
As limitações impostas pela FINA (não estou a falar da lista mas sim da restrição apenas a 1 fato, das 100 g etc) parecem-me adequadas, vieram foi um pouco tarde, mas vieram.

sábado, maio 23, 2009 12:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ahh aqui mta gente que penso não esta a ver bem o que é a natação em termod de desporto e o impacto que necessita na sociedade para a sobrevivencia....

Recordes é bom pois mais noticias mais divulgação...Mais marcas mais fatos positivo para o mercado competitivo.
Dps a maior parte de voces atletas veem chorar k o futebol e k da dinheiro na natação n ha dinheiro para ninguem, mas voces n kerem k a natação entre no mundo de merchandizing , como kerem dinheiro????

Acho graça tb o facto de compararem com a F1 os carros etc. que eu saiba temos todos acesso aos fatos todos...è bem diferent..

Mais, já agora os clubes deviam ou treinar em piscina de 25 ou em piscina de 50m, pois assim não estao de pé de igualdade né????
E akeles k utilizam aparelhos de ultima geração como apoio nos treinos tb n deveria ser permitido pois nem todos podem....e antigamente n eram utilizados...

Daqui a pouko vamos voltar a treinar no rio pois antigamente treinavam no rio...

sábado, maio 23, 2009 3:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

es msm camponio de torres novas contazulejos....

sábado, maio 23, 2009 6:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não, nem todos têm acesso ao mesmo fato, porque existem os patrocinadores que exigem a utilização de fatos da sua marca.
E depois porque este desporto - Natação Pura - tem como objectivo aproximar-se dos limites humanos, não apenas pôr toda a gente a competir com as mesmas condições. E se achas que não então por que é que não se dá a todos um motor nuclear? Eu volto a dizer: uma coisa é eliminar o que prejudica, outra é ajudar.

sábado, maio 23, 2009 9:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Com tanta comparação com a formula 1, questiono-me se no futuro também irão existir duas competições:

- O mundial de nadadores
e
- O mundial de construtores de fatos

Ainda a Ferrari que anda lixada com a FIA, vem fazer concorrência aos outros."





acredita q por este andar vamos chegar a isso
ainda a Ferrari mete um motor no fato e ai e q é "evolucao" (NOT)

sábado, maio 23, 2009 9:29:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

Campónio é mau? Há de ter a suas vantagens e desvantagens, tal como ser "menino da cidade"...mas o que tem isso a ver com este debate sobre os fatos?

segunda-feira, maio 25, 2009 9:43:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home