segunda-feira, agosto 10, 2009

Prof. Vasconcelos Raposo – O Homem fora do cais…

O Director Técnico da GesLoures, Prof. Vasconcelos Raposo, cessou a sua actividade nesta empresa municipal por motivo de reforma e o consequente efeito de incompatibilidade com cargos públicos.

Esta decisão foi tomada e transmitida com muita emoção devido aos anos de convívio no cais de piscina. Todos nós, nadadores, técnicos e funcionários, habituamo-nos a lidar e a reconhecer a sua grande capacidade técnica, os seus conselhos, a sua amizade e, não me fica mal dizê-lo, também os seus puxões de orelha quando o caminho não era o mais correcto. Quero reconhecê-lo e gostaria de deixar expresso a alegria e o sofrimento que o Prof. lidava com as nossas vitórias e com as nossas derrotas (felizmente poucas), sentidas de maneira diferente, como se tudo de si dependesse.

Lembro-me Prof. de ver os seus olhos encharcados em lágrimas quando o David Grachat bateu o record da Europa no Torneio Internacional “Leila Marques”, ou ainda, quando a Nádia Vieira bateu o record nacional. Gere tudo dando a autonomia necessária para o efeito magnânime. Os grandes homens não necessitam de o parecer, bastam sê-lo, como o Prof. diz: “O olhar diz tudo!”

Apesar da sua postura, por vezes, um pouco fria, sei que sofre connosco, é parte da vitória… Das nossas vitórias!

A comunidade das piscinas reconhecem-no, sabem do seu profissionalismo, toda a família GesLoures tem orgulho em si! E, também, lhe transmito que é por sua responsabilidade que a GesLoures é, e continuara a ser o que é: Uma família.

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.” (Guimarães Rosa)

O nosso muito obrigado pelos seus ensinamentos!
Nuno Vitorino

Etiquetas:

16 Comments:

Blogger Lipa said...

É com pesar que vejo este grande Senhor deixar a sua actividade. Juntei-me à sua familia (Gesloures) quando vim para Lisboa estudar. Acolheu-me desde logo, aconselhando-me, ensinando-me e acima de tudo, acompanhando-me nos bons e maus momentos. Quando saí do grande dominio azul (a piscina) devido a lesão, não deixou de me acompanhar, puxando-me para outra actividade: as aulas.
Obrigada e votos de muitas felicidades....
bj
Filipa Fernandes

segunda-feira, agosto 10, 2009 11:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ba, novos WR a 200Br marculino e 100L feminino na Australia, nos campeonatos australianos de piscina curta ;)

segunda-feira, agosto 10, 2009 11:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é uma pena, um dos homens mais conhecidos da natacao, um tecnico a serio, sem jogos politicos nem nada do genero. grande treinador e ainda maior homem !

segunda-feira, agosto 10, 2009 11:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

BA, quando fazes o post prometido sobre os novos fatos de banho? era suposto ser dia 8 e ja passaram 2 dias, estou em pulgas...

segunda-feira, agosto 10, 2009 12:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pena ter sido esquecido (mais um queimado) pela actual (e anterior) FPN. Aposto k agora vêm hipocritamente homenageá-lo.
triste.
parabéns professor. brilhante carreira.

segunda-feira, agosto 10, 2009 1:09:00 da tarde  
Anonymous Artur Agostinho said...

Tive a felicidade de ser treinado pelo Prof. Vasconcelos e pela Prof. Teresa Alves.

Como ex-nadador, posso afirmar sem reservas que foram os meus melhores anos como nadadar... e os mais felizes.

Obrigado por Tudo

segunda-feira, agosto 10, 2009 1:27:00 da tarde  
Blogger Lipa said...

Foi e será sempre um grande treinador, mas acima de tudo, é um grande amigo e um grande Homem.
Filipa Fernandes

segunda-feira, agosto 10, 2009 2:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA,

acrescento à informação dada pelo anónimo das 11:29:00 AM: 3.o recorde mundial batido nos campeonatos australianos de piscina curta. Agora foi o dos 100 estilos femininos.

Podias abrir um post sobre os ditos campeonatos; os resultados estão disponíveis em http://www.clubsonline.com.au/uploads/swimresults/National/2009SC/index.htm

Saudações!

José Manuel Costa

segunda-feira, agosto 10, 2009 7:31:00 da tarde  
Blogger Alexandre Fernandes said...

Desejo ao Prof. Vasconcelos o maior sucesso nesta nova fase da sua vida. Para mim, um dos grandes Senhores da natacao portuguesa pela sua forma discreta e formal, mas muito correcta.

segunda-feira, agosto 10, 2009 8:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prof. Vasconcelos Raposo, obrigado por tudo o que deu à natação Nacional e à Gesloures em particular. Continue a pensar e a refletir sobre a natação, as suas opiniões devem continuar junto de todos aqueles que gostamos desta modalidade.
Parabéns pela excelente carreira e pela forma descomprometida (com os lobies) com que abraçou a natação. Ainda queremos aprender mais consigo!
Um abraço de um amigo da natação.

terça-feira, agosto 11, 2009 12:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

À PROFS e profs....

terça-feira, agosto 11, 2009 10:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 10:04:00 PM: É verdade que Há PROFS. e Profs. Também é verdade que há o "há" com "h" (verbo haver) e o "à" sem "h" (contracção da preposição "a" com o artigo definido "a"). Neste caso, era mesmo o "Há" com "h".

quarta-feira, agosto 12, 2009 12:42:00 da manhã  
Anonymous Nuno Rogério Santos said...

Obrigado,
Por ter tido a honra de ter sido seu nadador;
Obrigado,
Por me ter posto a nadar as provas (1500L) que mais ninguém queria nadar nos Campeonatos de Clubes;
Obrigado,
Por todas as séries de resistência que me obrigou a treinar dando o máximo e que me tornaram num melhor homem;
Obrigado,
Por ter sido uma referência na natação portuguesa;
Obrigado,
Por me ter dado a oportunidade de iniciar a minha carreira profissional;
Obrigado,
Por me ter resgatado de volta para a natação num momento de fraqueza minha;
Obrigado,
Por ter sido como um segundo pai para mim (e tantos outros);
Obrigado,
Por me ter ajudado a ser quem hoje sou;

OBRIGADO

quarta-feira, agosto 12, 2009 12:44:00 da manhã  
Blogger Marques Pereira said...

um grande abraço e maiores sucessos nesta nova fase da sua vida.
marques pereira (treinador do CNAc)

domingo, agosto 16, 2009 5:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nós, os tipos que mexem na cronometragem também aprendemos umas coisas consigo...
obrigado professor

terça-feira, agosto 18, 2009 9:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde,
Em primeiro lugar quero agradecer ao Prof. Vasconcelos Rasposo toda a sabedoria, conhecimento e experi~encia de vida que tem transmitido em todas as palestras que tive a sorte de estar presente. Sou um seguidor do seu ENORME trabalho e por isso fico um pouco triste por o ver afastar-se aos poucos do cias..., mas que esse afastamento também é merecido e por isso que seja na altura de ainda desfrutar a sua vida.
O Muito obrigado ao Prof.

Nuno Matos

terça-feira, janeiro 19, 2010 3:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home