terça-feira, outubro 20, 2009

José de Freitas “Golfinho” de Gibraltar - “Memórias”

Texto in Comunicado à Imprensa sobre o lançamento do livro
A Sociedade Filarmónica Artística Piedense (SFUAP) leva a efeito no dia 31 de Outubro, pelas 16 horas, no Ginásio-Cine, Cova da Piedade, o lançamento do livro: José de Freitas “Golfinho” de Gibraltar “Memórias”.

Este livro tem como autor do prefácio - Homero Serpa, jornalista, escritor e cronista, escrito pouco antes da sua morte e nele narra muitas situações vividas entre ambos no decorrer das suas vidas. Edição da SFUAP com apoios da Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Cova da Piedade, o lançamento deste livro está integrado nas comemorações do 120º Aniversário da Colectividade. Conta-se com a presença de algumas figuras ligadas ao desporto nacional e do meio associativo.

JOSÉ FREITAS, 77 anos, técnico da natação da SFUAP, conta histórias que atravessam muitas gerações e narram acontecimentos que marcaram a sua vida. Este é um livro onde o autor relata, através da sua vivência de cidadão, nadador e treinador, um conjunto de factos que permitem entender melhor os progressos da prática da natação desportiva nos últimos 50 anos.

Com ilustrações este livro tem elementos determinantes para que se consiga hoje rever como se processavam as competições no passado. Este livro é igualmente um acto de coragem da parte do autor porquanto são poucas as pessoas que têm as oportunidades de que desfrutou, para partilharem as situações que viveram. O bom e o menos bom. Nesta obra recorda com vaidade as suas origens. Fala dos caminhos percorridos e das temporadas vividas aqui e ali, nas mais diversas situações.

Na primeira parte o livro aborda de forma muito particular o trajecto da sua origem familiar sem esquecer o “Clã Freitas” e lembra o seu amigo Baptista Pereira, grande nadador de longas distâncias que incentivou em si o gosto pela modalidade. Narra ainda situações vividas em treinos e provas realizadas nos rios Tejo, Douro, Sado e Ria de Aveiro, entre outras memórias.

Regista também opiniões e crónicas de alguns jornalistas, escritas sobre competições e treinos, onde, como não podia deixar de ser, é também relatado em pormenor o feito alcançado na travessia do Estreito de Gibraltar que o autor percorreu conseguindo uma marca que prevaleceu como melhor tempo mundial durante 46 anos (1962-2008).

Com um salto no tempo, José Freitas relata por fim as suas memórias como treinador nacional e olímpico com notas registadas ao longo de muitos anos, acontecimentos que marcam, explicam e determinam a evolução da modalidade em que se fala dos nadadores (que formou e orientou ao longo de 50 anos no Belenenses e na SFUAP), que tanta alegria deram não só a si mas também às freguesia da Cova da Piedade e ao concelho de Almada, onde se mantém como treinador há 41 anos.

Etiquetas:

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa INICIATIVA!!

BAA: POR FAVOR ONDE É QUE POSSO CONSULTAR LISTA DAS PROVAS NP??
Como sabes Portugal no onlineviewer
desapareceu. Sabe porque?
Faço essa pergunta proque vc sabe tudo, ou pelo menos quase tudo onde entra água!
Obrigado!.

terça-feira, outubro 20, 2009 11:11:00 da manhã  
Anonymous contazulejos said...

Gostava de comprar o livro.
Onde se pode adquirir?
Podiam levar uns quantos exemplares para os nacionais.

terça-feira, outubro 20, 2009 11:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao José de Freitas um forte abraço e parabéns por esta excelente iniciativa.

Um testemunho que fica para as gerações seguintes.

O percurso de um Homem que dedicou e dedica todo o seu tempo em prol da natação Nacional. És grande José de Freitas....

Lá estarei dia 31!!!!

Um abraço e obrigado!!!!!

terça-feira, outubro 20, 2009 12:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Freitas, sem dúvida um marco na natação portuguesa

terça-feira, outubro 20, 2009 2:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu costumo dizer que o treinador mais novo nas provas é o Zé de Freitas, pela sua alegria e forma de estar. é de certeza o treinador que eu vejo mais vezes nas provas. deste que começei a ir a provas 1976 até agora já como treinador que tenho convivido com ele. Tenho muitas histórias com ele que guardo comigo com muita alegria. este Senhor é uma estátua viva. Parabéns zé, e espero sempre que eu te peça ouvir os teus conselhos por muitas mais épocas desportivas.
Grande Abraço

terça-feira, outubro 20, 2009 4:10:00 da tarde  
Anonymous Margem Sul said...

Zé Freitas é uma lenda viva da natação em Portugal! Parabéns pelo livro e viva a SFUAP!

terça-feira, outubro 20, 2009 9:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um Senhor com um "S" grande. Grande José Freitas

terça-feira, outubro 20, 2009 10:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muitos parabens pela iniciativa!
desculpem a minha ignorancia mas porque SFUAP?sociedade filarmonica ???? artistica piedense

terça-feira, outubro 20, 2009 10:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, não sou porta-voz mas posso propor a ideia de levar uns livros para os nacionais, caso a ideia não possa ser concretizada assim que souber como adquirir o livro eu comunico, ou então é só falar com alguem da SFUAP nas provas, e desde ja me disponibilizo para esse efeito. Quanto ao que a sigla SFUAP quer dizer (se bem que fica muito mais bonita quando apenas se sabe a sigla, mas não digam a ninguem =p) esta corresponde a Sociedade Filarmónica União Artistica Piedense.
Ja agora, acrescentando, é um orgulho poder ser treinada pelo Sr. Freitas (como toda a gente na SFUAP lhe chama)e é também uma vitoria para todos os nadadores que foram e são treinados por ele, especialmente aqueles que deram uma ajudinha a passar os "rascunhos" para suporte informático.

Renata Amaral

quarta-feira, outubro 21, 2009 12:25:00 da manhã  
Blogger Luis K. W. said...

Grande Zé Freitas.
Ansiamos por ver-te nos Masters!!

quarta-feira, outubro 21, 2009 7:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desde já um grande agradecimento ao Sr. Freitas por ser um grande marco na natação portuguesa e por ter acreditado nas AA em especial nos atletas da SFUAP.
Grande Abraço e continue a surpreender-nos!

domingo, outubro 25, 2009 1:55:00 da tarde  
Blogger artur aurelio harpa barata said...

Eu gostava de comprar o livro alguem me pode informar onde

terça-feira, fevereiro 25, 2014 6:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home