terça-feira, dezembro 29, 2009

Evolução dos Campeonatos Absolutos de Portugal em p25m

Em jeito de final de ano público aqui uma tabela elaborada por um assíduo visitante do blog, que não quis deixar passar em claro a evolução registada este ano comparativamente a todos os anteriores (desde 2000) dos tempos realizados nos Campeonatos Nacionais Absolutos de Piscina Curta.

As tabelas (masculina e feminina) apresentam para todas as provas os tempos do vencedor, 8º classificado, 16º classificado e ainda o n.º de nadadores participantes. Como facilmente fica comprovado, esta era da “borracha” ajudou a influenciar a totalidade dos tempos.

Locais e Datas dos Campeonatos Nacionais Absolutos de Piscina Curta: Guarda 2000, Paços de Ferreira 2001, Felgueiras 2002, Paços de Ferreira 2003, Cantanhede 2004, Tomar 2005, Felgueiras 2006, Óbidos 2007, Guimarães 2008 e Leiria 2009.

- Tabela de Evolução dos Campeonatos Absolutos de Portugal em piscina curta

Etiquetas: ,

16 Comments:

Anonymous contazulejos said...

a era da borracha mas não só. Este, felizmente os abs de pc não foram na mesma data dos europeus e tirando o Venâncio, o Pedro Oliveira e Carlos Almeida tivemos cá todos os melhores portugueses. Considerando ainda que Pedro Oliveira e Carlos Almeida são nitidamente mais rentáveis em pl, ficou mesmo só a faltar o Venâncio.

terça-feira, dezembro 29, 2009 9:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

n faz sentido comparar alhos com bugalhos.

quero ver esta tabela para o ano!

já agora, quem é o visitante assiduo do blog?

:)

terça-feira, dezembro 29, 2009 9:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

era de borracha .
esta tabela para o ano vai valer a pena ver .

terça-feira, dezembro 29, 2009 12:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

B.A tens muitos dados mal na tabela

Ex: 200 estilos época 2009 final B fechou a 2.06??? nem fechou nem o 9º tempo foi esse retifica isso

Abraço

terça-feira, dezembro 29, 2009 12:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"BA quiser discutir problemas estruturais da natação Portuguesa."

Eis uma sugestão como deve ser.

terça-feira, dezembro 29, 2009 1:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixo em primeiro lugar os meus sinceros parabéns ao anónimo curioso que se deu ao trabalho de fazer estas tabelas, não é qualquer um que se da ao trabalho de fazer estas coisas isto também não é só ir as provas e ver os grandes tempos e ter a curiosidade de espreitar o que se passou no passado e o que se passou este ano e lanço o desafio para o próximo ano se dar ao trabalho de fazer novamente esta tabela.

É impressionante a melhoria de anos anteriores para este ano tanto nas provas longas como em curtas e em estafetas, e não me venham cá dizer que os jakeds não andam (é certo que não andam sozinhos mas ajudam e pelo que vi nestas tabelas ajudam e muito) existem aqui melhorias de mais de 15segundos COMO É POSSÍVEL?
Também não me venham dizer que nos os nadadores portugueses melhoramos assim tanto a nossa natação de um ano para o outro...

Visito o blog diariamente mas poucas vezes comento, mas neste post tive um bichinho para cá vir dar uma palavrinha...

Bom ano 2010 para todos e boas braçadas...

ps: Parabéns por tudo isto BEBA AGUA...

terça-feira, dezembro 29, 2009 1:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom trabalho ;D

terça-feira, dezembro 29, 2009 5:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA,

Posso começar a gozar com a tabela já a partir das primeiras provas do ano sem jaked e outros acessorios de silicone?

vai ser 1 fartote ver os treinadores e fed's começarem a desculpar-se com os fatos depois de andarem a dizer q a evolução nada tinha a ver com os fatos.

só rir....em 2010

terça-feira, dezembro 29, 2009 6:25:00 da tarde  
Anonymous SwimMaster said...

Vamos ver se haverá uma diferença assim tão acentuada, anonimo das 6:25PM.

Os tempos masc. de 2004 á excepção de 2009 são os melhores da década.

As grds diferenças, justificam-se pela presença ou não dos melhores nadadores nacionais, q mts vezes nao estao presentes.

Os melhores vão continuar a ser os melhores,c/ ou s/ Jaked!

Acordem!! e treinem...

Bom Ano!

terça-feira, dezembro 29, 2009 6:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que está em causa é se os tempos vão se manter, o que duvido muito, ou se vão piorar. os nadadores que dominavam na era da borracha muito provavelmente vão continuar a dominar. Uns vão piorar pouco, outros vão piorar bastante, mas aqueles que são bons, que têm talento ou que se dedicam a sério à natação vão continuar a fazer bons tempos, e esperemos que evoluam bastante para termos nadadores e competições de grande nível em Portugal.

Boas braçadas a todos para 2010 ;)

terça-feira, dezembro 29, 2009 7:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, considerou hoje que a secção de natação é "um exemplo e um orgulho" para o clube, enaltecendo os "resultados" e o "espírito" de todos os que a integram.

"A natação é uma secção que considero modelo no FC Porto. Ano após ano habituou-nos a ter grandes atletas e em quantidade elevada, uma das nossas grandes missões. Impressiona-me o trabalho que faz ano após ano, mesmo com as dificuldades inerentes ao facto de não termos piscina", justificou o presidente do clube.

O dirigente, que falava durante o almoço de homenagem à equipa feminina campeã nacional e à masculina terceira classificada, considera que "só com dedicação e amor tão grande ao FC Porto é possível [obter] estes resultados excelentes, com um espírito de família, amizade e união entre todos".

Pinto da Costa alertou ainda para a "luta desigual" na natação, lembrando que "há clubes com atletas subsidiados pelas autarquias, como por exemplo na Amadora": "No FC Porto, fazemos todo o trabalho com os nossos meios, que não são muitos".

José Alexandre Silva é o treinador responsável pelos êxitos, "algo só possível face à qualidade dos nadadores, uma secção dinâmica e bem organizada e um conjunto de treinadores excelentes, todos a trabalhar para chegar cada vez mais longe".

"Para 2010 esperamos subir ainda mais. [O título de campeão nacional masculino] é um dos nossos grandes objectivos, mas precisamos de mais um ou dois anos para chegar lá. Vamos tentar maximizar as capacidades dos nossos jovens", vincou.

Marta Marinho destacou-se no recente título nacional de equipas ao estabelecer um novo recorde nacional dos 100 metros costas, que tinha já uma década: "Estou muito contente por mim, mas principalmente pela equipa. Tenho muito orgulho neste clube".

"Gostávamos de ter uma piscina nossa, mas não podemos queixar-nos. Muitas vezes queremos fazer mudanças na piscina [nos treinos], mas não podemos, pois não é nossa. Mesmo assim, temos excelentes condições, das melhores do país", concluiu.

Luís Fernandes é director da natação há 26 anos e um dos responsáveis pelo êxito "de uma modalidade 100 por cento amadora, de atletas que lutam e vencem outros que são subsidiados por autarquias".

"Há oito ou nove anos que somos 'homeless' [sem abrigo]. Temos piscina disponibilizada pela autarquia um pouco caras para o nosso orçamento, mas tecnicamente razoáveis", acrescentou.

terça-feira, dezembro 29, 2009 9:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

6:56 :

Acreditas mesmo nisso? Olha que os fatos beneficiam muito mais uns do que outros, está mais do que provado.
A ver vamos...

terça-feira, dezembro 29, 2009 10:36:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

já está alterado o erro dos 200E masculinos (16º lugar)
é 2:09.63 e não 2:06,63 como atenriormente era apresentado
obrigado pela atenção

terça-feira, dezembro 29, 2009 11:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como leitor assíduo deste "Blog", gostaria de ver nele debatidos os reais problemas da natação e não somente questões de " fair divers".

Leitor do Blogue

quarta-feira, dezembro 30, 2009 1:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Faz-me um bocado de confusão que se façam este tipo de análises sem nenhum rigor científico...Como já alguém referiu os tempos dependem de inúmeros factores dos quais o mais importante é o nadador em si, isto é, a comparação só pode ser feita intrinsecamente e relativamente à evolução de um nadador específico com e sem fato. Mesmo assim, para sermos rigorosos, as comparações só podem ter algum valor comparativo (passe o pleonasmo), se forem feitas nas mesmas condições - mesmo nadador, mesma piscina, mesma ocasião. No entanto, os resultados podem não ter consistência e fiabilidade estatística, uma vez que a existência de outras variáveis com influência directa no resultado não foi acautelada...Tudo isto para dizer que o quadro não mostra nada, a não ser talvez que em 2001 já devia haver gente a nadar de fato! ;) Note-se por exemplo uma melhoria de quase 5 seg nos 200E masc de 2000 para 2001 contra os os 2:45 seg de 2008 para 2009...e como este caso existem muitos outros, este é somente ilustrativo. Não é assim que se fazem comparações ou se tiram conclsões do que quer que seja, peço desculpa. Acho que seria muito mais interessante ver uma tabela com a evolução dos atletas de topo desde 2008 até agora, em provas em que tivessem sempre usado fato...se calhar íamos ver que tinham existido melhoras significativas nos tempos de grande parte deles, melhoras essas que teriam de ser atribuídas a outros factores para além dos fatos. Mas o melhor mesmo é esperar para ver...

quarta-feira, dezembro 30, 2009 2:23:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

Segundo o anonimo "Quarta-feira, Dezembro 30, 2009 2:23:00 PM" não vale a pena analisar nada então? É que as condições que de "laboratório" por ele enumeradas nunca vão acontecer...sinceramente...

Como já aqui referi, acho que os fatos têm obviamente o seu peso nos resultados obtidos em 2009. No entanto penso que o facto de estarem presentes os melhores nadadores e dos Nacionais não ser coincidentes com os Europeus foram grande vitorias para a natação nacional que viu assim um CAMPEONATO NACIONAL ser dignificado e obviamente que isso se reflectiu não apenas ao nível dos resultados do 1º de cada prova, mas também ao nível dos restantes.
Peço desculpa ao anónimo acima mencionado, pois a minha opinião carece profundamente de rigor cientifico, mas foi o que senti ao longo dos campeonatos.
Quero ainda referir que com ou sem fato este campeonatos tiveram um nível muito agradável e que os nadadores, treinadores e clubes merecem ser destacados pela positiva e não apenas os fatos.

BOM ANO!

quinta-feira, dezembro 31, 2009 10:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home