sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Serra Nevada: 5 de regresso e mais 5 a caminho

Já terminou o estágio de altitude em Serra Nevada dos nadadores Alexandre Agostinho PORTINADO, Simão Morgado CNA e Diana Gomes CNA que foram acompanhados pelos treinadores Paulo Costa PORTINADO e Filipe Coelho CNA.

Enquanto que estes 5 portugueses estão de regresso a casa após 3 semanas de treinos intensos, outros 5 viajam agora para Serra Nevada (2400 metros de altitude), para outras 3 semanas de estágio. Diogo Carvalho CGA, César Faria ADBA, Jorge Maia GDNVNF e Luís Vaz GDNVNF vão ser acompanhados em cada uma das semanas pelos treinadores das 3 equipas envolvidas.

De seguida transcrevo um excerto do texto de balaço final do treinador Paulo Costa PORTINADO:
“Julgo que a realização deste tipo de estágios deveria ser incluída no plano anual de preparação dos nadadores, até aos jogos de Londres, tanto mais, que as vantagens máximas do efeito “treino em altitude” só poderão ser obtidas após mais do que uma permanência em altitude. Existem mesmo nadadores de top mundial, que realizam o período de taper em altitude, descendo apenas à planície para as maiores competições. Tal só é possível, se o atleta já estiver devidamente adaptado ao treino nestas condições.
Crucial para o sucesso deste tipo de acção, é sem dúvida a colaboração do atleta. A este nível, tenho a dizer que o Alex foi durante este período um verdadeiro profissional da natação, tendo participado sempre de forma séria, empenhada, e concentrada nas tarefas diárias de treino. Por outro lado, a possibilidade de usufruir de condições adequadas de trabalho, de que não dispõe normalmente, em Portimão, contribuíram para a motivação que apresentou nestes dias.”


- Reportagem Paulo Costa: 1º/6ºdia / 7ºdia / 8º/9ºdia / 10º/11ºdia / 12º/13ºdia / 14ºdia / 15º/16ºdia / 17º/18ºdia / 19ºdia

Etiquetas: ,

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

TANTA COISA PRA NADA!!!
VAMOS VER...lol

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 10:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ignorante o Anónimo das 10:06 , SÓ PODE !

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 7:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e o pinto??

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 7:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há quem diga que o treino não precisa de ser em altitude. Mas sim tudo o resto (estar e dormir).
Pois o treino, por natureza da actividade faz-se em déficite fisiológico de oxigénio devido ao esforço.
Daí as opções de alguns em dormir em câmaras hiperbáricas. O ideal será fazer tudo em altitude, mas o relevante é mesmo estar em altitude nos períodos extra-treinos.

sábado, fevereiro 27, 2010 11:05:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

pois, é isso...
o BA tem uma tenda hiperbárica para venda em 2ª mão, alguém está interessado? Qualquer coisa entrem em contacto para bebaaguavitalis@sapo.pt

sábado, fevereiro 27, 2010 12:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não ofereças porque ainda te vai ser preciso...

;)
OC

segunda-feira, março 01, 2010 11:33:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home