quarta-feira, setembro 22, 2010

Soluções à vista para piscinas do Belenenses

Entrevista por Pedro Cravo in Jornal A Bola On-Line de 21-09-2010
Luís Bettencourt, vice-presidente azul, promete para muito breve uma solução para a rentabilização da piscina olímpica do Belenenses, já encerrada.

- A piscina olímpica do Belenenses acabou mesmo, ou ainda poderá haver hipóteses de voltar a funcionar?
- Para já, acabou mesmo! Não temos capacidade financeira para manter em funcionamento uma infra-estrutura que dá um prejuízo tremendo. Seria suicida. Fechar a piscina foi a única alternativa. Era impossível mantermos a piscina sem cobertura, porque os custos do gás e electricidade são muito altos. Agora vem o tempo mais frio, não nos deixando margem de manobra.
- Quanto custa a cobertura?
- À volta de 100 mil euros.
- E a manutenção do complexo aquático?
- Chega aos 535 mil euros anuais...
- E as receitas?
- Cerca de 335 mil euros. Ou seja, temos um défice anual na ordem dos 200 mil euros.
- Quanto custa requalificar o complexo e a cobertura da piscina?
- Cerca de 300 mil euros. Não temos esse dinheiro. Até poderíamos ter avançado para propostas de leasing pela proximidade do fim do nosso mandato, mas temos de ter uma política de contenção. Temos de reduzir despesas de forma a não aumentar o passivo. Temos um mandato de 11 meses, estamos a tentar manter o rumo. Para nós até era fácil pedirmos empréstimos e depois endividávamos ainda mais o clube.
- Pediram apoios externos?
- Repare uma coisa: se houver vontade política, penso ser possível criar um acordo entre várias federações. O Restelo pode funcionar como um centro de alto rendimento, pois em Lisboa só há duas piscinas olímpicas, nos Olivais e Jamor. Haja vontade política e as coisas aparecem.
- Já têm entidades capazes de avançar para um possível negócio?
- É muito possível que venhamos a ter alguém capaz de pegar no complexo de forma a rentabilizá-lo. Há esperanças que tal aconteça muito em breve...

Etiquetas:

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Olivais e Jamor" revela a total ignorancia sobre o assunto!!!

quarta-feira, setembro 22, 2010 8:38:00 da manhã  
Anonymous Adepto com "p" said...

"O Restelo pode funcionar como um centro de alto rendimento, pois em Lisboa só há duas piscinas olímpicas, nos Olivais e Jamor."

SÓ HÁ!!!

quarta-feira, setembro 22, 2010 9:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há mais piscinas de 50 em Lisboa, a saber:
Estádio Universitário;
Jamor;
Olivais.
Estes tipos não sabem contar?

quarta-feira, setembro 22, 2010 2:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

soluções agora????

quarta-feira, setembro 22, 2010 3:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A piscina dos Olivais está fechada à espera de obras há vários anos.

De 50 metros apenas existe Jamor e Estádio Universitário.

quarta-feira, setembro 22, 2010 3:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se alargarmos esta análise ao distrito de Lisboa, teremos também a de Vila Franca de Xira, que por acaso tem umas excelentes condições na minha opinião...

O problema disto tudo, é que qualquer uma destas 3 piscinas dificil e raramente se disponibiliza para a realização de competições, sejam elas regionais ou nacionais, pois como são sempre competições de vários dias, penso eu que os habituais utentes se sitam prejudicados e reclamem...

Se se recordarem os mais atentos, provas da ANL em piscina de 50 mts, na época passada, salvo erro, foram todas nas piscinas do Belenenses...e mais, indo á época anterior, se calhar ja muita gente não se lembra, mas houve uma prova regional que devia ter sido disputada numa destas piscinas de 50 mts, que á ultima da hora não foi disponibilizada, e essa competição passou para Setubal para uma piscina de 25 mts...

Parece-me que isto é de facto motivo de reflexão para quem tem responsabilidades neste país em relação a uma modalidade que tantos jovens mobiliza e desvia de andarem a fazer outras coisas bem menos saudáveis para eles...

quarta-feira, setembro 22, 2010 4:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL, aos anos que a piscina dos Olivais está fechada... Quando treinei na TAP foi sempre na de 25/20...

Com responsáveis sem conhecimento na matéria torna se chato -.-

E.U.L. acho que tambem conta, ou nao faz parte de lisboa ? haha

quarta-feira, setembro 22, 2010 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Lisboa existem as seguintes piscinas de 50 metros: Estádio Universitário, Olivais ( fechada ) e Belenenses ( fechada ).
Nas proximidades de Lisboa existem a piscina do Jamor ( Oeiras ) e a municipal de Vila Franca de Xira, ambas em funcionamento.

No entanto um curso intensivo de piscinas de 50 metros para a direcção do Belenenses era bastante conveniente. Depois do presidente afirmar em entrevista que existe uma piscina olimpica a 200 metros do complexo do Belenenses vem o vice-presidente falar da piscina da piscina dos Olivais. Qualquer coisa estranha se está a passar para esses lados.

quarta-feira, setembro 22, 2010 4:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pela disponibilidade que EUL tem demonstrado, acho que não conta (infelizmente)

quarta-feira, setembro 22, 2010 5:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sei pk mas tenho um palpite que este ano quem quiser provas em piscina de 50mt vai ter de ir para fora da ANL !!!!!!
Eu gostava era de saber como é possível piscinas construídas com dinheiros públicos poderem recusar provas de competição ou exigirem pagamentos exorbitantes pela utilização do espaço quando foram construídas para esse fim!! Competição!!
Mas em fim... é o país que temos... presidentes de clubes ignorantes sobre as modalidades que gerem e IDP e FPN cegas e surdas aos que se passa na modalidade!!

quarta-feira, setembro 22, 2010 5:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

infelizmentde quando são negociados os protocolos para construção das infra-estruturas, "esquecem-se" de salvaguardar a vertente competitiva.
PS: Seria engraçado ser igual nas comparticipações para cosntrução de estádios.

quarta-feira, setembro 22, 2010 7:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Exatamente no cencelho de Lisboa existe apenas uma piscina de 50m aberta a do estadio Universitario, e duas fechadas a de Belem e a dos Olivais e a sua reconstruçao queparece que ate estava agendada recuou porque houve uma iluminada na camara que quer que a traça da piscina dos Olivias se mantenha porque foi arquitetada por um famoso na area o que dá a entender que o o projecto vai atrasar bastante.

quarta-feira, setembro 22, 2010 11:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar, antes de dizerem disparates, deviam perguntar as coisas a alguém que percebesse minimamente do assunto. Sempre se saíam melhor.
Mas o mal desta maltinha começou mesmo por aí, falta de comunicação. Se calhar podiam ter começado por falar com as pessoas... E já agora, por informar os atletas que a competição ia ser extinta, sem ser por um comunicado no site do clube...

quinta-feira, setembro 23, 2010 12:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este assunto sobre a manutenção da piscina é tudo tanga... se o governo estivesse disposto a ajudar nada disto acontecia. Para mais, existem tantas piscinas em funcionamento em Lisboa e mais uma não iria afectar a economia Portuguesa. Aposto que este pessoal irá gastar mais dinheiro em gasolina do que na manutenção da piscina. Espero que CFB tenha uma boa época, deixando todos estes desgostos de lado.
QUERO VER RESULTADOS VOSSOS
Abraços, António Tabaibo

sexta-feira, setembro 24, 2010 10:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Companheiro Tabaibo.
Concordo consigo em tudo, tambem queria ver resultados destes jovens, mas infelismente não acredito. Tecnicamente a equipa está acompanhada por um lírico/fantasista, que em natação é um básico.
Oxalá esteja enganado. Daqui a alguns meses a verdade vai sair da boca dos próprios nadadores!

segunda-feira, setembro 27, 2010 7:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home