segunda-feira, janeiro 24, 2011

Torneio Regional Velocidade ANDS+ANIC 2011

Decorreu no passado dia 22 de Janeiro nas Piscinas Municipais de Tomar (p25m), mais uma edição do Torneio Regional Velocidade da Associação de Natação do Distrito de Santarém e da Associação de Natação do Interior Centro (ANIC). Participaram 265 nadadores em representação de 22 clubes.

As melhores performances desta competição foram para Ana Rojão CNG nos 50L com 27.82 (583p) e para André Mendes CNAB nos 100E com 1:01.57 (560p). Seguiram-se Marta Vinagre CNTN nos 50L com 28.40 (548p), Fábio Samouco CNTN nos 100E com 1:02.51 (548p), Paulo Janeiro CNLA nos 50L com 25.06 (531p) e Ana Nunes CCDSM nos 50L com 29.13 (508p).

Por equipas o mais medalhado foi o CNTN com 4+3+2, seguido do SCALABISPORT com 2+3+1, do CNG com 2+1+0, do CNAB com 2+1+0, do CNLA com 1+2+0, do EFC 1+0+2, do CEN 1+0+1 e do CNRM 1+0+0.

- Resultados e Melhores Performances Torneio Regional Velocidade ANDS+ANIC 2011

Etiquetas: , ,

59 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Torneio Regional de Velocidade.

Primeiro erro está no nome, se a classificação é conjunta, como foi, não se atribui titulo regional, mas sim inter-regional.

Os tempos actuais são realmente de crise, mas se a organização é conjunta, se uma das associações tem cronometragem electronica, se esta prova tem as caracteristicas que tem, porque não houve placares? É impossível pedir aos arbitros que consigam ver ordem de chegada com diferenças tão curtas.

No tempo em que eu nadava, na câmara de chamadas organizavam logo as series, de forma a ter sempre 1 ou 2 prontas para não se perder tempo, o que é fundamental em provas rapidas como esta. Seria pertinente definir procedimentos para que o ritmo de prova fosse melhorado.

segunda-feira, janeiro 24, 2011 10:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Prova muito boa, com bastante nível.

De realçar a luta nos 4x50 estilos Masculinos, muito bom!

Era bom que houvesse mais provas entre a ANDS e a ANIC

segunda-feira, janeiro 24, 2011 10:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ao 1º anonimo, 3 questões:
1- porque é que depois do almoço és muito mais cromo que depois do pequeno-almoço?
2- porque é que em 3 anos tiveste 3 treinadores?
3- porque é que não aprendes nada com o passar dos anos?

segunda-feira, janeiro 24, 2011 10:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

arbitragem PESSIMA!!!

segunda-feira, janeiro 24, 2011 11:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não me pareceu q arbitragem fosse assim tão má... Houve sim um lapso enorme na organização pela falta de cronometragem electrónica, q neste tipo de provas faz todo o sentido... Ao que me foi dito é que a ANIC era para trazer a cronometragem electrónica, mas uma das placas estava avariada e não conseguiram arranjar uma em tempo útil.

Quanto ao 1º Anónimo... lol, a dor de cotovelo é mta que basta vir uma associação (que até tem um nível fraco) e ficam logo com a amargura dos seus atletas não ir ao pódio ou a uma final... Infelizmente é assim... É o q temos!!!

segunda-feira, janeiro 24, 2011 12:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Essa da arbitragem ser má em todas as provas que o BA mete aqui no blog é impressionante. Nas destas duas associações então, há sempre comentários desse género mesmo que todos os outros digam o contrário. Agora com as duas juntas, era de esperar que viesse mais do mesmo.

segunda-feira, janeiro 24, 2011 12:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA mete aí o tormeio dos 200 metros da anp e da ana

segunda-feira, janeiro 24, 2011 3:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não comparem a arbitragem da ANIC com a da ANDS sff...nada a ver.

segunda-feira, janeiro 24, 2011 4:56:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

O problema desta prova foi não ter cronometragem electrónica. Condiciona obviamente a arbitragem.
As equipas de arbitragem também influenciam a organização da prova e nesse aspecto há melhorias a fazer.

Não se trata de dizer mal por dizer, todas as pessoas e organizações têm pontos fortes e pontos fracos, se não os conhecerem não irão conseguir potenciar o que têm de bom e melhorar o que está menos bem. Se não aceitarem ser avaliadas...bem parece-me que estarão no lugar errado, quem está no Desporto é constantemente avaliado.
O anónimo do 1º comentário tem razão nalguns aspectos que foca e esse das series estarem previamente organizadas é fundamental, quer para a dinâmica da prova, quer para garantir as mesmas condições aos nadadores. No caso concreto da prova de Tomar, os nadadores vão para as pistas junto à pista 1, quem nada na 8, se não tiver la com alguma antecedência, chega ao bloco quando os restantes nadadores já estão prontos para subir, ou então vai a correr...
Isto é bastante simples, se todos os procedimentos forem pensados para respeitar o nadador, tudo vai corre bem.

segunda-feira, janeiro 24, 2011 5:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alexis Santos e Ana Rodrigues - Embaixadors da Juventude.
Sexta-feira,28 de Janeiro será a apresentação dos embaixadores na Assembleia da Republica.
A Natação está de Parabéns.
Muito sucesso para estes dois jovens.PARABÉNS por todo o vosso empenho.
BEBAAGUA publica esta notícia.é muito bom para a natação.

segunda-feira, janeiro 24, 2011 7:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou tentar tratar o assunto de forma séria.
Apesar de ser uma prova organizada conjuntamente pelas duas Associações, na prática foi exclusivamente organizada pela ANDS.
Feitura e divulgação do Ficheiro Convite, recepção das inscrições, start-list e caderno de provas, secretariado, reunião de delegados, arbitragem, divulgação de resultados e entrega de medalhas. Tudo ANDS.
Só vimos gente que conhecemos, da ANDS.
Pouco sabemos sobre o acordado com a ANIC sobre a cronometragem electrónica, mas será de esperar que custasse dinheiro, pois de certeza que para eles a comprarem tiveram de a pagar.
E possivelmente terá uma manutenção cara.
A FPN leva MUITO dinheiro e só a empresta para algumas provas.
Se nas provas organizadas por eles forem todas com aquele tipo de cronometragem, nós só temos que fazer uma de duas coisas:
- pagar
- comprar uma
Quanto ao nível competitivo, fiquei muito agradado, pois se eles tivessem juniores e séniores como nós, que pódios teríamos?

segunda-feira, janeiro 24, 2011 10:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Se's" não são para aqui chamados, o mais correcto é tentar verificar por que motivos alguns têm juniores e seniores e outros não.

Em relação à cronometragem electronica era facilmente paga seguindo o regulamento, porque havia tempos a cumprir no Campeonato e fecharam os olhos a isso.

terça-feira, janeiro 25, 2011 10:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo de Segunda-feira, Janeiro 24, 2011 10:59:00 PM, está tudo correcto, mas não concordo com o "tom de crítica" que dá a entender em relação ao facto de ter sido "tudo ANDS". Desta vez foi em Tomar, foi a ANDS que organizou a maioria ou todas as coisas, tudo bem. Mas quando as provas são numa das piscinas da ANIC, ocorre exactamente o contrário. Não é nada demais, é mais simples organizar assim e é uma questão de uma associação receber a outra numa das suas piscinas.

terça-feira, janeiro 25, 2011 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apenas queria alertar para o problema da arbitragem, problema que se está a agravar, o mal é existir desconfiança. Tenho consciência da dificuldade em recrutar árbitros, mas o trabalho tem de ser levado a sério, já é altura da ANDS adquirir cronometragem electrónica...
Tenho conhecimento, porque estava presente, de erros crassos, e não apenas de cronometragem...
Gostaria de perceber também o porquê da pausa de 10 minutos entre as séries das finais - seria para beneficiar todos, ou apenas alguns... não me pareceu uma situação transparente - os atletas têm de tomar opções, não podem ganhar tudo.
Apenas quero acrescentar que conto com a Arbitragem e Direcção da ANDS para realizarem uma introspecção de forma a eliminar todo este mau estar que está a aumentar de prova para prova.

terça-feira, janeiro 25, 2011 4:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O nível competitivo foi muito bom. Pena a ANIC ser tudo muito novo, penso que sou o único sénior na associação em masculinos.

Vasco Silva

terça-feira, janeiro 25, 2011 5:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo de Terça-feira, Janeiro 25, 2011 4:25:00 PM, como é q é:

o mal é existir desconfiança...
erros crassos, e não apenas de cronometragem...
seria para beneficiar todos, ou apenas alguns...
eliminar todo este mau estar que está a aumentar de prova para prova.

Conta lá isto devagarinho que esta é nova.

terça-feira, janeiro 25, 2011 5:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem é que tem interesse em ser árbitro? recebem uma miséria, levam com provas intermináveis, são preparados ao quilo, fazem sempre as mesmas funções, etc....
Só é bom para os que lá estão há muito tempo, que fazem o que querem e quando lhes apetece. E ai de quem os contrarie .....ui ui
É preciso dar uma grande vassourada.....

terça-feira, janeiro 25, 2011 8:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto de se dizer coisas que depois não se conseguem provar é obra.

Primeiro façam o favor de lerem os regulamentos das provas.

Nesta prova NÃO havia tempo a cumprir.

Não inventem, pois fica mal.

Um diz que não são competitivos, mas três Clubes ficaram entre os oito primeiros no medalheiro e nem quero falar nos 4X50 estilos em que gente MUITO JOVEM (só um é que parecia sénior) deixou para trás os do costume.

Nem toda a água do TEJO lava a língua...

terça-feira, janeiro 25, 2011 10:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TCT - TEMPOS A CUMPRIR NO TORNEIO
TORNEIO REGIONAL VELOCIDADE
ABSOLUTOS
MASCULINOS FEMININOS
ABS
PROVAS
ABS
00,30,50 50L 00,34,00
00,35,00 50C 00,39,00
00,33,00 50M 00,39,00
00,38,00 50B 00,43,00
01,17,00 100 E 01,26,00
02.26.90 4x50 E 02.39.00
01,58,00 4x50 L 02,14,00

Afinal parece que havia tempos a cumprir

terça-feira, janeiro 25, 2011 11:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TORNEIO REGIONAL DE VELOCIDADE

1 – LOCAL

Piscina Municipal TOMAR


2 – ORGANIZAÇÃO

A organização do Torneio Regional de Velocidade é da responsabilidade da ANDS e da ANIC.


3 – DATA

22 de Janeiro de 2011

4– HORÁRIO

3.1 - O Torneio decorrerá numa jornada, com duas sessões;

1ª Sessão às 9.30 Horas
2ª Sessão às 15.30 Horas

3.2 - A sessão da manhã terá início às 09:30h e começará com as eliminatórias de cada prova/escalão;


5 – PARTICIPAÇÃO

4.1 - Categorias ABS (SEN/JUN/JUV/INF)
4.2 - Cada nadador apenas poderá participar em 3 provas entre individuais e colectivas.

5 – INSCRIÇÕES

As inscrições deverão dar entrada na sede da ANDS até às 20.00 horas do dia 12/01/2011

6 – CLASSIFICAÇÕES

6.1 - São apurados para as finais (A e B) os 16 (dezasseis) melhores tempos das eliminatórias, devendo os clubes após 1 hora da afixação dos resultados das eliminatórias informar da desistência de qualquer atleta. A falta dos atletas em qualquer uma das finais será punida com uma multa de 20 euros.

6.2 – Os atletas classificados nas eliminatórias em 9º e 10º lugares serão reservas da final A e os 17º e 18º serão reservas da final B.

6.3 - Se numa prova, existir um número igual ou inferior a 8 (oito) nadadores no respectivo escalão, os nadadores não disputarão as eliminatórias, sendo colocados directamente nas finais A, de acordo com os seus tempos de inscrição;

6.4 - Em todas as eliminatórias existirão 2 cabeças de série, de acordo com os tempos de inscrição;

6.5 -Caso dois ou mais nadadores fiquem empatados num lugar na classificação onde um ou mais tenham de ser excluídos da final, haverá lugar á realização de um “swim-off” com os nadadores em questão, 15 minutos após o final da sessão;


6.6 - A constituição das equipas de estafetas deverá ser entregue no início da sessão;

6.7 - Haverá uma classificação individual por prova, e género (absolutos).


7 - PROGRAMA DE PROVAS

1ª SESSÃO- Eliminatórias 2ª SESSÃO - Finais
Nº Ordem Prova Sexo Nº Ordem Prova Sexo
1 4X50 E Fem 1 4X50 E Fem
2 4X50 E Mas 2 4X50 E Mas
3 50 L Fem 3 50 L Fem
4 50 L Mas 4 50 L Mas
5 50 B Fem Intervalo 10’
6 50 B Mas 5 50 B Fem
7 50 C Fem 6 50 B Mas
8 50 C Mas 7 50 C Fem
9 50 M Fem 8 50 C Mas
10 50 M Mas Intervalo 10’
Intervalo 10’ 9 50 M Fem
11 100 E Fem 10 50 M Mas
12 100 E Mas 11 100 E Fem
13 4x50 L Fem 12 100 E Mas
14 4X50 L Mas 13 4x50 L Fem
14 4X50 L Mas

8 – PRÉMIOS

Serão atribuídas medalhas aos três primeiros classificados por Prova e género (absolutos) no final da prova.
.

Foi este o Regulamento da Prova.

Não tem TCT.

Não inventem.

Nem abrindo a barragem do Castelo do Bode, o TEJO vai ter agua suficiente...

quarta-feira, janeiro 26, 2011 12:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim, a estafeta do CEN era constituida pelo André Bucho (96), Henrique Renga (97), Luís Ventura (94) e Vasco Silva (90)

quarta-feira, janeiro 26, 2011 12:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Efectivamente no regulamento não consta a indicação de que haveriam tempos a cumprir nesta prova, no entanto se formos aos anexos do regulamento de provas da ANDS para 2010/2011 a tabela está lá e como seguramente foi aprovado pela FPN seria para cumprir, ou será que ainda haverá outro regional de velocidade a realizar que desconhecemos.
Não venham é agora dizer que não conhecemos os regulamentos, especialmente quem parece resumir a sua leitura ao regulamento específico em causa. Terá sido esquecimento, falta de tempo, distracção ou presunção de quem tudo domina?
O Certo é que A ANDS/ANIC terão perdido a oportunidade de lançar mais de 200 FTL que a 4.00€ cada realmente dava para pagar o aluguer do marcador da FPN. O da ANIC estava coxo (não ficou muito bem explicado e por conversas de corredor, meus amigos, fiquei com a absoluta certeza que o que está aqui em causa é que quem quiser ovos que os ponha e que estas uniões não serão tão transparentes quanto se pretende fazer crer servindo apenas para redução de custos das associações, reportando para segundo plano as dos clubes).
Quanto aos marcadores ainda existe outra questão, será que a ANDS gosta destes equipamentos? Todos sabemos que não, “dão imensos problemas…” ou será que fragilizam os poderes?.
Quanto à arbitragem, sou de opinião que não é discutível, o que se vê aqui vê-se em todo lado, logo estamos ao mesmo nível, não me parece é muito lógica a moda da vedação de espaços das piscinas, enquanto noutros sítios mesmo em provas nacionais 1,5m chegam para o árbitro se deslocar, na ANDS são necessários tantos quanto a largura das laterais da piscina que nalguns casos vai para lá dos 5 metros. Será para aumentar os níveis de concentração ou para evidenciar o poder, a presunção, a inflexibilidade ou o protagonismo? Meus amigos protagonistas são os nadadores que passam as estopinhas a treinar diariamente para depois…

CF

quarta-feira, janeiro 26, 2011 10:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isso é para quem se contenta em ler o regulamento especifico da prova.
"Os TACs e demais Tempos a Cumprir são estipulados para cada uma das Competições e constam neste regulamento em tabelas anexas." isto consta do regulamento geral 2010/11.
Quem consulta o regulamento geral vai ao Livro V do regulamento geral da ANDS, que começa na pagina 53 e, chegando à pagina 59 dá com os minimos a cumprir no Torneio Regional de Velocidade (que por acaso até nem foi regional)

"Em todos os Campeonatos e Torneios cuja participação esteja sujeita ao cumprimento de tempos, a falta de tempo limite numa prova, (FTL), Tempo a cumprir no Campeonato (TCC) e Tempo a cumprir no Torneio (TCT), pelo não cumprimento desse tempo mínimo será aplicado ao Clube a multa de 4.00€

Nas Jornadas de Apuramento (JA) o não cumprimento do respectivo tempo estabelecido (TCJA) será aplicado ao Clube a multa de 2.50€
"

Bem ou mal regulamentado, eram as regras do jogo previamente definidas para clubes da ANDS.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 10:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não entendo tanta conversa sobre a arbitragem de uma prova muito difícil de arbitrar sem cronometragem electrónica.Muito fizeram os árbitros que lá estiveram, o ritmo da prova foi bom, chegadas em provas de 50m sem cronometragem electrónica é muito difícil e que eu saiba não existiram reclamações, verdade que houve erros como um atleta que nada os 100 estilos em mariposa, costas,costas e livres e não foi desclassificado, mas erros todos cometemos. A culpa não é dos árbitros, a ANDS que se preocupe em adquirir cronometragem electrónica ou então quando são marcadas estas provas sejam em piscinas que as tem porque existem na ANDS piscinas com electrónica.
O nível de competição dos miúdos foi muito bom e não ganharem sempre os mesmos é um sinal de evolução dos mais novos.O facto da ANIC não ter nadadores seniores só pode ser explicada pelo facto de ser uma Associação do interior do País onde existem poucas universidades e os miúdos vão estudar para fora.
Preocupe-se a ANDS em dar condições aos seus nadadores, em ter piscinas em condições para este tipo de provas porque quando existem condições tudo funciona bem, inclusive a arbitragem. As estrelinhas do meio disto tudo tem e devem ser os nadadores.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 12:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Antes de criticar, há que olhar atentamente aos factos. E os factos são os seguintes:

A 50L fem. e masc. mais de metade não compre TCT;
A 50B fem. mais de 60% não compre TCT;
A 50B masc. cerca 50% não compre TCT;
A 50C fem. cerca de 70% não cumpre TCT;
A 50C masc. para além de a tabela ter o erro de 0'00''35 mesmo que o tempo fosse de 0'35''00 quase na totalidade dos finalistas é que cumprem TCT num total de 39 participantes;
A 50M fem. cerca de 30% não cumpre TCT;
A 50M Masc. cerca 20% não cumpre TCT;
A 100E fem. e masc. cerca de 50% não cumpre tempo;

As perguntas que eu deixo são as seguintes:

Se a tabela fosse aplicada, valeria o esforço de fazer eliminatórias mesmo com a participação da ANIC?
Se os tempos não são para cumprir, porque é que existe uma tabela (TCT) no regulamento?

Se a tabela fosse aplicada como manda o regulamento aposto que não haveria metade dos participantes... Ou então haveria alguns clubes que iam à falência.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 3:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

50 livres por exemplo houve 25 series, passaria a haver 12 ou 13, não vejo onde está o mal, esta competição ao meu ver tem que ser vista na optica de um evento de ABS.
Seja lá como for, se não era para aplicar, devia de haver um aviso prévio, assim, quem tinha optado por levar apenas nadadores que dessem garantias de cumprir os tempos poderia ter tido outra opção.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 3:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como o CF deveria saber, o regulamento da prova é aprovado pela FPN e é o que conta.
Se o mesmo não se referir ao regulamento aprovado pelos Clubes da ANDS, este não se aplica.
Só está em causa o regulamento da prova.
Em provas com duas ou mais Associações, é lógico que só o aprovado pela FPN pode estar em jogo.
Notasse que algum delegado tem aspirações a outra função.
Sabe tudo, nunca erra e nem tem dúvidas.
Mas fica na Trv. do Fala Só...

.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 6:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tanta confusão... BA, tu que até tiveste lá não opinas para ver quem afinal tem razão e acabar com esta peixeirada sem fim

quarta-feira, janeiro 26, 2011 6:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AFF""" a unica coisa que tenho a dizer e que os nadadores deviam ter nadado todas as provas e a clasificação separada por categorias e associaçõs ;)

quarta-feira, janeiro 26, 2011 6:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas se estão assim tão mal, com tantas reclamações, porque não se mudam? Eu sempre ouvi dizer quem tal que se mude!!!

quarta-feira, janeiro 26, 2011 7:03:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Torneio Regional de Velocidade conjunto
Foi melhor para os nadadores, pois competiram a um nível mais elevado que o habitual. Uma vez que o “degrau” entre o nível regional e nacional é muito alto, este tipo de competições de nível intermédio é bem vindo.
Separar a classificação por Associações era uma estupidez!
Discutir o nome que se deu à competição é outra perda de tempo…

Arbitragem e Cronometragem
A cronometragem electrónica da ANIC só não esteve disponível uma vez que estava avariada (ponto). A arbitragem fez o melhor que pôde no aspecto do controle da chegada dos 3 primeiros nadadores em cada final. Mais que isso em provas de velocidade é pura ilusão. Sobre a organização de series e entrega dos papéis aos nadadores, penso que o lapso foi registado e que não se repetirá numa próxima ocasião.

TAC’s
Uma vez que havia uma tabela de tempos a cumprir aprovada pelos clubes da ANDS, deveria ter saído uma circular com a indicação que os TAC’s aprovados não seriam tidos em consideração, uma vez que a prova seria conjunta com outra Associação.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 7:06:00 da tarde  
Anonymous JA said...

Houve algumas lacunas ao nível do tempo e das chegadas... Mas que a arbitragem é uma das melhores que temos no país, não tenham dúvidas e andam nisto porque gostam. Certo é que me parece que a ANIC, arranjou um pretexto, para não dispensar os placards eléctónicos... Mas a ANDS não é comparavel com a ANIC, o seu presidente tem o fair-play de dizer que a ANIC, tínha problemas com os placards, equanto o presidente da ANIC dizia que a cronometragem da ANIC era deles.
Uma questão que eu coloco:
Sendo a ANDS a terceira maior Associação em nº de inscritos, como é possível que a ANIC com menos nadadores, uma jovem associação, onde foram buscar o dinheiro para a adquirir e como conseguem manter a sua conservação durante o ano. Para além disso não deixo de fazer um reparo, com cronometragem electrónica sem cronom. a ANDS disponibilizou os resultados em LXF e a ANIC nem isso fez no campeonato de fundo....

quarta-feira, janeiro 26, 2011 7:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 6:18, efectivamente o regulamento foi aprovado, mas não podemos esquecer que o regulamento geral de competições da ANDS para 2010/2011 também o foi e nele está incluída a tal tabela de TCT, logo e como todos nós sabemos o omisso num regulamento deverá ser regulado pelos regulamentos superiores imediatamente a seguir, ANDS, FPN e FINA…
Não entrando em mais polémicas e concordando com o BA tudo isto teria sido evitado com um simples comunicado, se o foi as minhas desculpas.

CF

quarta-feira, janeiro 26, 2011 8:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A cronometragem é da ANIC e tem custos, não houve consenso entre as duas associações para que a cronometragem viajasse até Tomar, é tudo uma questão de custos! Onde a ANIC foi buscar o €? Devido a uma boa gestão por parte do Lopes da Silva (Presidente da ANIC). Para quem está de fora é fácil criticar, difícil é fazer melhor. Todas as provas têm os seus contratempos, o que é importante é verificar os erros que ocorreram para se poder melhorar nas próximas ocasiões. Posso dizer que tanto a direcção da ANDS como a direcção da ANIC estão atentos e de certo que irão melhorar todas as condições.

Foi uma grande prova, estamos todos de parabéns!

quarta-feira, janeiro 26, 2011 8:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E continuo a dizer, quem ta mal que se mude. Reclamam e reclamam mas não estão lá dentro para saber que se passou verdadeiramente. Isto parece uma discussão de crianças, que brigam por um doce... Sejam adultos minha gente!
E agora deixo uma pergunta em aberto. O que têm vocês a ver se as associações tem dinheiro ou não?

quarta-feira, janeiro 26, 2011 9:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece que a dor cotovelo do JA é muito grande. A ANIC é uma Associação mais nova que a ANDS é verdade, e? Antiguidade é um posto? Uma boa gestão, um bom grupo de trabalho, um bom conselho técnico, arbitragem, fiscal, etc, um bom relacionamento entre os Clubes e um presidente com muitos anos de experiência não chega para ser uma Associação nova mas sem muitos problemas? Eu penso que sim.
Tanta conversa porque a ANIC tem cronometragem electrónica e a 3ª maior associação do País não? É simples, é só comprar. Tudo isto porque os jovens nadadores da ANIC conseguiram chegar às finais e até tiveram alguns pódios e tiraram o lugar aos veteranos da ANDS? Ainda bem que assim é sinal que a evolução da natação continua, e os jovens nadadores mesmo de uma Associação nova e com muitos atletas novos conseguem alcançar os seus objectivos.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 10:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo "inteligente" das 7:06, decerto que a ANIC disponibilizaria as placas electrónicas se estas estivessem em condições. Se elas estão presentes em provas em Elvas e na Guarda, que são mais de 3 horas de caminho, melhor eram levadas para Tomar, por isso não me venham falar de "fair-play". Quanto ao dinheiro, como já foi referido, deve-se à boa gestão do Presidente da ANIC.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 10:41:00 da tarde  
Anonymous Pedro Bucho said...

Minha gente! A aqui muita confusão por causa da cronometragem electrónica! Há muita boa gente a dizer que que a arbitragem foi péssima e que estava mal organizada porque não havia cronometragem electrónica! Então como era por exemplo há 10 anos atrás que não havia nada disso hã? Em que os tempos eram todos feitos à mão e não se podia discutir porque os árbitros é que la estavam ao pé! Mas agora há muito boa gente que se acha suficientemente boa para dizer que a arbitragem é má! Vocês acham que é fácil estar la em baixo e ver cada braçada do nadador, cada chegada e viragem? Claro que não! Portanto não criticam o que não sabem! Se dantes não havia cronometragem electrónica e não havia discussão porque é que agora tem que haver discussão? Além disso a arbitragem foi muito boa, porque com a dificuldade em que houve em arranjar árbitros podia nem haver prova! Para a próxima pensem antes de dizerem que a arbitragem! Se acham que são melhores tirem o curso de arbitragem e vão la para baixo ajudar!

Cumprimentos, Pedro Bucho

quarta-feira, janeiro 26, 2011 11:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A ANDS não têm placas é verdade se calhar é uma opção. Mas quero lembrar que para ter placas é preciso mais uma carrinha, mais um seguro e se calhar provas mais caras. A ANDS não tem placas? Talvez porque tem optado por uma política diferente. Dar experiência aos nadadores em torneios de prestígio, como LOULÉ (ABS) e os vários torneios de selecções Inter-regionais de Infantis e Juvenis. O dinheiro não cai do céu. Já agora senhores críticos está na hora de tomarem medidas e substituírem aquela gente toda que não faz nada pela natação do Distrito, direcção, arbitragem e DTR.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 11:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Incrível um excelente torneio muito competitivo e tanta palhaçada com a arbitragem e a organização do Torneio. Provas destas são sempre bem vindas.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 11:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora BA o clac também foi medalhado um 2ºF , um 3ºM nas individuais e um 2ºM e um 3ºM nas estafetas.

Obrigado.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 11:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falam tanto nas placas mas elas também dão problemas. Estão lembradas que estivemos parados 15 minutos no 1º dia do Fundo? E que houve várias desclassificações que foram provocadas nos tempos de reacção? Meus caros sem nadadores não eram precisos árbitros e sem árbitros não havia competições. Respeitem a arbitragem, respeitem os dadores se não qualquer dia ainda tempos um “apito dourado” na natação.

quarta-feira, janeiro 26, 2011 11:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se a ANIC tem cronometragem electrónica e a ANDS não...
Se ANIC sabe organizar melhor as prova que a ANDS...
Se a ANIC tem boa gestão de orçamental e a ANDS não...
Se a ANIC tem melhor arbitragem que a ANDS...
Se a ANIC até tem melhores atletas que a ANDS...
...porque é que quiseram fazer provas em conjunto?

Sejam modestos Sr.s da ANIC... O torneio de fundo lá pos vossos lados correu mal à bruta... para não falar que do nível competitivo... se na ANDS só há um punhado de atletas de bom nível... o vosso então...

Ou mt me engano ou estas provas em conjunto com outras associações tem perna curta... pelo menos com a ANIC

quinta-feira, janeiro 27, 2011 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Chamado à atenção que o meu nome aparecia nestes comentários, tenho que repor a verdade, não a minha mas a dos factos:

1º Falso problema
Os regulamentos particulares das duas Associações, pelo desconhecimento dos mesmos pela outra, nunca poderão ser utilizados numa prova conjunta, mas sim o regulamento acordado entre as duas Associações e aprovado pela FPN. Mas, se uma das Associações os quizer aplicar aos seus Clubes, é evidente que a outra nada tem a ver com isso. A ANDS que aplique aos seus Clubes o que internamenmte tem aprovado.

2º Falso problema

A cronometragem da ANIC, está avariada a partir da pista 2. O sinal não passa nem dessa pista nem das restantes para o computador.
Foi a mesma solicitada pelo Presidente da ANDS, mas foi informado da impossibilidade do seu uso neste torneio.
As considerações sobre o anteriormente escrito em nada vão afectar as relações que se pretendem de excelencia entre as duas Associações e seus Clubes.

3º Falso problema

Como foi comprada a cronometragem pela ANIC?
Os Clubes da Associação foram informados, autorizaram a Direcção para proceder à compra.
Os fundos não vieram da FPN e só uma parte saiu do Orçamento da Associação.

3º Falso problema

Como a ANIC é herdeira da ANDP e esta é anterior à ANDS em alguns anos. É boa testemunha o Clube Nautico de Abrantes que esteve filiado na ANDP antes da ANDS existir.
Mas que acrescenta isto?

4º Falso problema
Cada Associação tem os atletas que os Clubes filiam.
Se a ANIC não tem muitos juniores e séniores, não será "alguém" de fora da Associação que se irá preocupar e encontrar melhor solução.
É muito bom que a ANIC tenha um número significativo de atletas dos escalões de formação.
Sabemos que os iremos perder aos dezoito anos.

4º Falso problema
É evidente que as provas realizadas na área regional da ANIC, será esta a tratar de tudo e portanto de assumir as responsabilidades inerentes, desde a aprovação do Regulamente acordado passando pela arbitragem ou prémios, até à distribuição dos resultados na forma acordada.

5º Falso problema
A ANIC não teve nenhuma despesa nem recebeu qualquer importância.
É evidente que se tivesse sido utilizada a cronometragem electrónica da ANIC, teria a mesma que receber os valores referentes à cedência da mesma, à deslocação e às despesas com os operadores da mesma.

Resumindo: A prova decorreu MUITO BEM, estando de parabéns a ANDS pela qualidade da organização que apresentou, a qual cumprimento da pessoa do seu Presidente, amigo de longos anos que TUDO fez para o exito alcançado. Julgo que no final do torneio não foi recebido pelo Juiz-Arbitro qualquer protesto


Luis Lopes da Silva

quinta-feira, janeiro 27, 2011 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Ou mt me engano ou estas provas em conjunto com outras associações tem perna curta... pelo menos com a ANIC"

- E porque será?


"É muito bom que a ANIC tenha um número significativo de atletas dos escalões de formação.
Sabemos que os iremos perder aos dezoito anos."

- Ou antes disso...

quinta-feira, janeiro 27, 2011 9:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Protestos? Apresentar protestos é caro e não faz sentido, porque uma das partes visada tem poder de decisão.
Quanto à falsa questão n.º1, lamento mas só seria falsa questão se houvesse informação que o regulamento ANDS não seria o documento valido (isto para clubes da ANDS claro).

quinta-feira, janeiro 27, 2011 10:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como queres que um regulamento particular da ANDS se aplique aos Clubes de outra Associação?

Ainda a Direcção da ANDS aparece a dizer que para os nossos Clubes é aplicado o dito regulamento.

E dá a cara como o fez o presidente da ANIC. Não fiques sempre por detrás do anónimato, embora TODOS saibamos quem és.
Se estás na Barquinha aproveita para lavares a lingua.

quinta-feira, janeiro 27, 2011 11:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

DTR – SANTARÉM
Saudações desportivas a todos os que colaboram neste blog. É a 2ª vez que participo neste blog. Na primeira não me identifiquei, mas agora vou identificar-me porque tenho o direito de me defender porque sou uma das partes que elaborou o figurino do Torneio. Lamento, se soubesse que isto dava tanta polémica nunca tinha insistido para que este torneio se realizasse com este modelo.
1- Relembro, que na reunião de conferência de calendário realizada em Outubro com todos os clubes (faltaram muitos clubes), este e outros torneios com outras associações foram divulgados e as regras foram iguais para todos. Todos os presentes contribuíram para o melhoramento do calendário de provas.
2- Este torneio em particular há um lapso no regulamento específico, não está definido nenhuma alínea relativa aos Tac´s . Os TAC´S existem apenas no anexo ao caderno/calendário. Como tal não estando no regulamento específico não podíamos utilizar a tabela.
Se entenderem que não estamos a trabalhar bem apresentem-se ao trabalho que na hora entrego a pasta.

quinta-feira, janeiro 27, 2011 3:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já que tudo dá a opinião agora digo eu. que importa se uma associação tem dinheiro ou não? Quem tem que se procupar é o presidente de cada uma delas. Seijam adultos e deixem-se de birras. Isto mais parece dor de cotovelo... As pessoas falam muito, mas quando é na hora de ajudar para melhorar os problemas "tá quieto". Ha momentos que devia-mos pensar duas veses antes de falarmos sobre o que não sabemos...

quinta-feira, janeiro 27, 2011 5:48:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

DTR- ANIC

Boa Noite, hoje durante o dia fui alertado para os comentários que estavam a ser escritos neste Blog, pela segunda vez entrei aqui e sinceramente fiquei com pouca vontade de voltar, não pelo blog em si, mas por todos aqueles que se escondem atrás do anonimato para dizerem o que não conseguem fazer publicamente.
Criticar é muito fácil, fazer e tomar decisões é muito mais complicado. A Natação não precisa de pessoas destrutivas. precisamos de pessoas disponíveis para ajudar, na evolução da mesma, precisamos de arbitros, de dirigentes etc.
A ANIC ( ANDP ) e a ANDS há muitos anos que estão no terreno, que se apoiam em tudo, que colaboram juntas e que finalmente este ano deram um passo em frente em fazerem provas em conjunto, provavelmente haverá coisas a melhorar e alterar, mas até agora as duas provas que aconteceram foram um sucesso, de tal forma que há clubes da ANDS a querer participar em provas da ANIC e clubes da ANIC a pediram para participar em provas da ANDS, por favor deixem-nos crescer, desenvolver e melhorar, critiquem mas no bom sentido, normalmente a inveja mata.

Boa noite

DTR - João Alexandre

quinta-feira, janeiro 27, 2011 8:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já havia clubes da ANIC a querer participar em provas da ANDS (e a participar nelas) à muito tempo, não é nada de novo.

No entanto é completamente verdade que "A Natação não precisa de pessoas destrutivas. precisamos de pessoas disponíveis para ajudar, na evolução da mesma, precisamos de arbitros, de dirigentes etc." Só que falar é fácil...

quinta-feira, janeiro 27, 2011 9:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

VAMOS E DEIXAR DE LAVAR ROUPA SUJA AKI NOS NA ANDS FAZEMOS O MELHOR K SABEMOS E O K FAZEMOS E BEM FEITO TIRANDO UM SENHOR K SO SABE CRITICAR DEVEMOS E ENALTECER O TRB DA ANDS E DA ANIC K AS PROVAS CORRERAM MT BEM E A ESTAFETA DOS MIUDOS K OS ALENTEJANOS DE ELVAS GANHARAM MT BEM ATE FIQUEI COM OS PELOS EM FRANJA O SANGUE CORRE NAS VEIAS DOS ALENTEJANOS

quinta-feira, janeiro 27, 2011 10:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite eu gostei bastante do torneio de velocidade so nao gostei de algumas criticas mas temos pena os alentejanos de Elvas ganharam a estafeta masculina e foi mt bem ganha ate fiquei com os pelos em pe, eu estava ao pe da prof de Elvas e um orgulho ser alentejano o sangue corre-nos nas veias e mais nada grande torneio mt bom mesmo

quinta-feira, janeiro 27, 2011 10:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O sangue corre nas veias de toda a gente, alentejanos ou não. Só para o caso de não saber, senhor delegado da SFUS. E sim, ganharam e muito bem, mas é desnecessário escrevê-lo em maiúsculas. Há regras na escrita por alguma razão.

quinta-feira, janeiro 27, 2011 10:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Resumindo e concluindo... Existe malta descontente... Existe alguns Sr.s que para eles tá tudo bem (e até vieram dar a cara)... Mas quando chegarmos à próxima prova volta tudo à estaca zero... Ou seja ninguém faz nada com deve ser...

Será que é tudo por causa de uma cronometragem electrónica que não apareceu ou é outra coisa?
Será pela competitividade que se criou? Ou será pela falta dela?

A maior parte dos Clube assim como a associação em si, quer ANDS quer ANIC, tem muito que desenvolver para chegar a patamares mais elevados...

"A arte de vencer aprende-se nas derrotas"

As criticas que aqui surgiram têm alguma lógica e só as regista quem quer... (quem não quer ouvir pode sempre virar costas)

Não se pode evoluir sem criar mais e novas exigências.

sexta-feira, janeiro 28, 2011 2:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas de certeza que não é contigo que lá se vai.
Esta de "ninguém faz nada como deve ser" matou-te.
Continuas a abusar da paciência dos outros.
Apregoas as virtudes e a pureza da água, enquanto bebes vinho, mesmo que seja rasca.
Não reparas que continuas sempre a esconder-te e que até nas reuniões onde vais és tratado com desprezo?
Vai a acções de relações públicas, a algum retiro, yoga ou outra actividade que te leve a aceitar os outros tal como são, mas que sintas que são sempre melhores que tu.
Desejo-te tranquilidade, calma, repouso, antes que contagies alguém.
Ou então outra modalidade que ai onde estás podes facilmente praticar, a pesca.
Saúde.

sexta-feira, janeiro 28, 2011 10:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia acho k se diz mt coisa a mais aki pelo que nao vale a pena lamentar essas situaçoes temos e k trb para melhorar as coisas k estao mal obrg pela vossa atenção

sexta-feira, janeiro 28, 2011 12:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que criticas que visam melhorar são sempre oportunas.
Se for dizer mal por dizer...vale o que vale, mas mesmo assim dá para tirar conclusões.

Sobre este tema parece estar tudo dito e o resumo que faço é o seguinte:
- Não há necessidade neste torneio de separar classificações, no entanto na proxima edição devem rever o nome e dar mais e melhor informação(Torneio Inter-Regional parece-me mais adequado);
- Se houve um regulamento conjunto para além daquele que consta para a época 2010/11 devia ter sido divulgado para evitar a situação de selecção dos nadadores de acordo com minimos a cumprir que não são depois aplicados;
- A arbitragem não consegue fazer mais do que fez em termos de decisões de classificação, no entanto nos aspectos de organização do evento pode melhorar. Com placares seria muito melhor e é mesmo fundamental, no entanto deixar de fazer por não ter cronometragem também não me parece que seja alternativa;
- O Torneio entre nadadores de 2 associações é sempre melhor e para repetir.

sexta-feira, janeiro 28, 2011 4:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como nadador da ANDS devo dizer que gostei bastante de nadar com os da ANIC...pralem das amizades q se faz a competiçao aumenta e penso que nao tem logica nenhuma separarem as classificaçoes. Se as separam nao vale de nada virem cá nadar, pretende-se que a competiçao aumente para que todos possamos melhorar, sem competiçao, sem alguem melhor que nós, treinar perde o interesse.

placas era de todo importante mas visto que nao houve nao vale a pena criticar, pensem apenas em melhorar

abraço

sábado, janeiro 29, 2011 12:23:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home