terça-feira, outubro 16, 2012

Eleições FPN: Comunicado da Direção da ANNP

Exmo. Sr. Presidente da Comissão Eleitoral da Federação Portuguesa de Natação, na qualidade de membro filiado da Federação Portuguesa de Natação (FPN), vem, por ora, esta Associação expor o seguinte:

Conforme é de conhecimento público irá decorrer nos dias 19 e 20 de outubro de 2012 o ato eleitoral para a eleição dos Delegados da FPN.

Ora, de acordo com o Regulamento Eleitoral da FPN, no seu art. 42º, a cada associação territorial corresponderá, em princípio, uma assembleia de voto. No entanto, não sendo possível tal concretização deve a comissão eleitoral em coordenação com as associações aglomerar diferentes zonas de circunscrição territorial numa só assembleia.

Porém, e para espanto desta Associação, foi publicado no dia 14 de outubro de 2012, no site da FPN, o Aviso ED-2012-05 no qual constam as assembleias de voto.

Atendendo ao Aviso agora publicado, o qual foi assinado a 4 de outubro de 2012 (!!!), é lamentável conhecer que as várias associações territoriais não foram sequer contactadas no sentido de saber se as mesmas tinham as condições necessárias para proceder à realização das eleições nas respetivas sedes. Tal facto importa, desde logo, um atropelamento ao Regulamento Eleitoral, pois o mesmo prevê que a comissão eleitoral deve consultar as associações distritais e em coordenação com as mesmas determinar a constituição das assembleias de voto.

Para além das associações não terem sido contactadas cumpre referir que, a título informal, a presente Associação se mostrou disponível em constituir na sua sede uma assembleia de voto. Pelo que não se concebe, nem se aceita, que a assembleia de voto tenha lugar na FADEUP no dia 19 de outubro de 2012.

Como facilmente se compreenderá tal decisão em nada contribui para a clareza e transparência exigida em qualquer processo eleitoral. Todos os processos eleitorais devem ser conduzidos de forma democrática, isto é, permitindo que todas as pessoas com capacidade de voto possam exercer o seu direito.

Como será possível, por exemplo, que os membros da associação distrital do Minho se desloquem ao Porto no dia 19 de outubro, sabendo que se trata de um dia útil e as pessoas têm que trabalhar, estudar e/ou treinar?!

Acresce a tudo isto o facto de as presentes eleições se desenrolarem em dois dias diferentes. Nunca tal se viu!!! Em nenhum país democrático, ou mesmo “pseudo-democrático”, as eleições decorrem em dias distintos.

Porquanto, esta Associação não pode aceitar que tal suceda e, por isso, rejeita, desde logo, a possibilidade das eleições decorrerem nos moldes agora apresentados.

Cumpre, ainda, reiterar que esta Associação se encontra disponível para levar a cabo a realização das eleições para Delegados na sua própria sede; assim como exige que a mesma ocorra, em todo o território nacional, apenas no dia 20 de outubro de 2012.

Pois, como decerto compreenderão, o facto das eleições terem lugar em dias diferentes cria, desde logo, uma desigualdade de oportunidades, uma vez que a afluência às urnas será condicionada atendendo que o 1º dia de eleições se trata de um dia útil, o que inviabiliza que as pessoas se desloquem para exercer o seu direito de voto.

Pelo que, tal situação não é de todo aceitável e deve, por isso, a presente comissão eleitoral rever as datas da realização das presentes eleições, assim como os locais onde estarão as assembleias de voto.

Por último, importa mencionar que, caso as irregularidades não venham a ser supridas, esta Associação irá usar de todos os mecanismos legais à sua disposição para corrigir os mesmos e, assim, repor a verdade eleitoral.

Apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos e as mais cordiais
Saudações Desportivas
Pela Direção da ANNP
O Presidente
(Aníbal Cabral Pires)

Etiquetas:

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

1 candidato, 1 federação, 1 associação distrital, onde tão os outros? bem! imagino que sejam o cenário e o guarda roupa. a ideia em si é boa, serve para mostrar (eu gostava de dizer: elevar) as boas relações de pessoas com nome e associações com nome, com outros que, pra já, são só fantasmas e mera ficção. o jogo assim tá viciado, hão muitas faltas de comparência. impossivel (ou pode ser que não, se tivermos visão otimista) porque deviamos, logicamente, partilhar interesses ou pelo menos ter interesses em comum.
para que servem, na discussão, os que ainda não disseram nada (neste site)?
este comunicado é justo e serve para dar a entender que Portugal é lisboa e porto, pois o resto não funciona e acomodou-se.

terça-feira, outubro 16, 2012 1:55:00 da tarde  
Anonymous Quem quer um tacho usado? said...

Carrega Aníbal! Os únicos que se lembraram das ilegalidades cometidas pelos boys foram as pessoas da ANNP? Mas anda tudo a dormir? Parabéns à direcção da ANNP pelo trabalho desenvolvido ao serviço da natação portuguesa e um puxão de orelhas aos membros da FPN por tentarem fazer destas eleições uma batota à moda antiga. Se calhar estão com medo de perder as poltronas...

terça-feira, outubro 16, 2012 2:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vergonha para a FPN. Típico...

terça-feira, outubro 16, 2012 3:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como devem calcular, trata-se de uma equipa, liderada pela ANNP, mas que tem trabalhado MUITO BEM, que sabe e que lidera, apesar de outros estarem a estrebuchar.
É MUITA GENTE de norte a sul do pais.
Quanto a resultados, só depois do jogo.

terça-feira, outubro 16, 2012 4:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que a FPN vai ter que ter em conta este comunicado, devido à relevância que a ANNP tem na natação portuguesa e para repor a verdade neste ato eleitoral.É muito fácil, reúne de emergência com um elemento de cada associação e decidem em assembleia.Acredito que estas eleições não se realizarão, nem dia 19 nem dia 20 deste mês.

terça-feira, outubro 16, 2012 5:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu fico convencido que a lista "tozé" ou "professor tozé", como alguns lhe chamam, quer lançar o caos, para poder ganhar mais algum tempo. continuo sem ver a diferenciação que esta escolha de mesas possa causar entre os diferentes candidatos.
alguem me explica porque hão-de sair alguns beneficiados e não outros?

terça-feira, outubro 16, 2012 5:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tanta transparencia e, esquecem da influênca que exercem junto dos potenciais votantes às eleições de delegados para que estes possam eleger os da "cor" deles. enfim, politica.

terça-feira, outubro 16, 2012 6:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como é possível Villas Boas deixar cair o seu nome no lamaçal em que se transformou a natação portuguesa!!!?

terça-feira, outubro 16, 2012 10:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos lá a ser correctos anónimo da TERÇA-FEIRA, OUTUBRO 16, 2012 5:58:00 P.M.

O que querem é que TODOS tenham os mesmos DIREITOS. Como é fácil de ver e vou falar como o Vitor da televisão.

Se os de Lisboa votam lá, porque devem os de Santarem ir a Lisboa?

Não sei se percebeste, mas volto a falar MUITO DEVAGAR.

Se os do Algarve votam lá porque é que os de Évora vão ter que ir fora da sua área para votarem.

A isto chama-se igualdade de tratamento, mas se ainda não percebeste volto a explicar ainda mais devagarinho.

Irra que deves ser do lado do candidato fantasma...

terça-feira, outubro 16, 2012 10:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tentaste imitar o vitor, mas apenas o cerebro funcionou à mesma velocidade. mas eu explico-te ainda mais devagar. o q disse foi que, a haver desigualdades no tratamento das associações, essas funcionam da mesma maneira, benificiando ou prejudicando, TODOS os candidatos.

percebeste agora?

deves ser mais um campeão-master-do-ano-passado :)

terça-feira, outubro 16, 2012 11:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pena este episódio lamentável do ato eleitoral que se avizinha.

Quando se devia centrar a discussão no que foi a natação portuguesa nestes últimos anos e que soluções para definir caminhos de sucesso, anda-se a discutir problemas burocráticos que só a inabilidade(?)(não quero crer noutra coisa) do sr. presidente da assembleia geral permite.

Julgo que todas as associações estarão disponíveis para no sábado terem as suas portas abertas para que o maior número possível de pessoas possa expressar e votar nos seus candidatos preferidos.

As eleições são tanto mais representativas quantos maior o número de pessoas a votar. Esta é uma lei básica da democracia, se é que ela ainda existe pelas bandas da federação e mais propriamente na pessoa do sr. presidente da Assembleia eleitoral, doutor joão paulo villas boas.

Nunca um ato eleitoral desta natureza teve dias separados para os eleitores poderem votar. Nem é compreensível.

Como dizia alguém acima, a natação tornou-se um lamaçal e com intérpretes nuncas antes imaginados!!!

Se querem continuar com este estado de coisas...continuem, pois a acefelidade tomou conta da maioria do "séquito" que rodeia o único que se achou capaz de pensar (mal) a natação portuguesa - o sr. presidente da federação.

terça-feira, outubro 16, 2012 11:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto é um absurdo, para votar tenho que fazer 150 km, com a agravante de que só posso votar no sábado e tenho provas no sábado em sentido totalmente oposto á associação onde terei que votar.
Não tem cabimento isto !!!

terça-feira, outubro 16, 2012 11:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Da mesma forma que o dia 19 é seguido do dia vinte, tenho que te explicar que não percebes do que estas a falar. Mas enfim, vou explicar devagar.
Segundo um inteligente algumas áreas serão mais parecidas com ele que outras. Enfim que lhe podem por algum espeque que o apoie melhor. Assim, escolheu as ditas áreas e mandou lá colocar umas mesas com um objecto que tem um orificio na parte de cima. Chamam-lhe urna mas é só para que percebas.
Numa que poderia atrapalhar este raciocinio, a dita urna estaria aberta no dia 19 pelo final de tarde, com uma grande area de abrangencia - ok, explico o que é - ou seja a servir uma grande area e ainda por cima num sitio grande com dificuldade de localização interna. Não o gps não serve para isso. Tenta-se assim que poucos mas mesmo muito poucos vão por um papelsito na dita urna. Mas noutro, por exemplo a dita estã colocada num local conhecido. Não, não é no cemitério dos Prazeres e mais no vale do jamor, e com outras condições.
Sei que já vai longa e que as meniges por vezes aquecem e os fusiveis queimam. Igual mas mesmo igual para todos é mesmo haver uma das ditas urnas em cada uma das Associações e TODOS ficam no mesmo pé.
Só tens é de meter o dito papelito na dita urna, não é para ires lá para dentro.
Será que entrou tudo?

terça-feira, outubro 16, 2012 11:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para votar na direção da annp, porque é que os de felgueiras tiveram de ir ao porto? e os de guimarães? e os de fafe? penafiel? lousada? famalicão? e a igualdade de tratamento???

quarta-feira, outubro 17, 2012 12:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Uns vêem telenovelas, eu vejo as notícias da natação portuguesa. Muito mais interessantes! E o aviso de hoje da Comissão Eleitoral? Venham de lá os comentários a favor e os comentários contra, eu vou só fazer pipocas e já venho.

quarta-feira, outubro 17, 2012 10:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pena q o candidato tozé, em vez de expor as suas ideias para os proximos 4 anos, e partilhar o nome da equipa e apoiantes, parta desde o inicio para a intriga, ofensa, e instalação da confusão.

quarta-feira, outubro 17, 2012 10:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vá lá, que desta vez deram ouvidos e já alteraram a data das eleições só para dia 20! Resmungaram, mas mudaram, e isso é que interessa.

quarta-feira, outubro 17, 2012 10:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como se esperava, o bom senso conhecido do sr. presidente da assembleia Eleitoral, Doutor Villas Boas imperou. Embora o comunicado tente justificar o injustificavel, percebe-se que só a sua falta de experiencia no cargo, tenha levado a que alguém tenha tentado "condicionar" a liberdade de as pessoa spoderem exercer e expressar a sua vontade através do seu voto.

Com esta decisão terá ganho a democracia e a natação.

Questão ultrapassada, há que centrar a "discussão" naquilo que foi a natação portuguesa nos últimos anos e que (melhores) caminhos ela poderá trilhar para que o sucesso dos nadadores seja uma realidade. i

quarta-feira, outubro 17, 2012 10:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Falta de experiência no cargo?

Esteve em AGs como membro da direcção. Aprendeu algo.
Esteve nos ultimos quatro anos como presidente da AG.

Quanto mais tempo teria que estar no percurso da aprendisagem para saber evitar figuras como esta?

Fez as coisas mal e levou demasiado tempo a corrigir.

quarta-feira, outubro 17, 2012 11:48:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home