segunda-feira, janeiro 07, 2013

Carta dos Presidentes dos órgãos sociais da Lista C dirigida aos delegados da AG da FPN

Texto in Site de Candidatura de António José Silva
Caras delegadas e caros delegados à AG da FPN,

Em primeiro lugar gostaríamos de cumprimentá-los e mostrar o nosso apreço e regozijo pelos resultados expressos pelos nossos candidatos aos diversos órgãos colegiais da Federação Portuguesa de Natação, demonstrativo de que conseguimos passar a nossa mensagem, propósitos e projetos para a tão ansiada MUDANÇA na natação portuguesa.

Por isso um agradecimento a todos os que contribuíram para este resultado da LISTA C, sendo que, desde já, nos comprometemos a assumir, na TOTALIDADE, os mandatos para que fomos eleitos com o rigor, a transparência e o empenhamento que tais cargos necessitam para o regular funcionamento do estatuído.

No dia 12 de janeiro, as delegadas e os delegados serão chamados, de novo, a eleger o Presidente da FPN, depois do empate a 19 votos registado na eleição de 22 de dezembro para este órgão.

A LISTA C elegeu todos os presidentes de todos órgãos em sufrágio, à exceção do órgão Presidente, e conseguiu a maioria de representantes também nesses órgãos.

A LISTA C e o seu candidato a Presidente, António José Silva, apresentaram e discutiram amplamente um programa de ação que prevê mudanças significativas na filosofia e políticas de governo da natação portuguesa e que requerem uma ampla concertação de todos os agentes, onde estão incluídos V. Exas., digníssimos representantes das várias estruturas, assim como todos os órgãos eleitos que, na sua totalidade, estão imbuídos do espírito e das formas de ação que são propostas pelo seu candidato a Presidente, para que se efetue uma real e verdadeira MUDANÇA PRAGMÁTICA E VALORATIVA, que vá ao encontro de uma maioria de interesses, práticas éticas e valores que tanto têm sido defendidos pela(o)s delegada(o)s.

A atual política não tem tido em conta as reais necessidades das associações territoriais, dos clubes, das associações de classe e dos nadadores, percebendo-se um estado letárgico na evolução da natação, fruto de apostas divergentes dos interesses fulcrais e que levem ao progresso e ao sucesso desejado por todos.

Será evidente que não gostaríamos que houvesse desconformidade entre o projeto que nos foi apresentado e no qual colaboramos e para o qual nos candidatamos e fomos eleitos, e aquele que será a verdadeira governação da natação portuguesa. Embora possível, não terá muita razão de ser haver um Presidente e uma Direção com um projeto e todos os outros órgãos imbuídos num outro projeto.

A consonância entre órgãos, embora independentes, apresenta-se como fundamental para a concretização do projeto global. Daí o nosso apelo para que as(os) delegada(o)s façam a vossa reflexão e análise, tendo em conta também estes factos e que com a inteligência que vos é reconhecida votem para que a natação portuguesa mude o seu rumo para DEFINITIVAMENTE todos vejam reconhecidos os seus anseios e interesses em prol de uma NATAÇÃO DE QUALIDADE, diminuindo o fosso existente, neste momento, entre nós e a elite da natação mundial.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Vicente Moura
O Presidente do Conselho Fiscal, José Soares Gomes da Silva
O Presidente do Conselho Nacional de Arbitragem, Edgar Manuel da Silva Ramos Coelho
O Presidente do Conselho de Disciplina, José Júlio Esteves de Almeida
O Presidente do Conselho de Justiça, Vítor Manuel Mendes da Costa

Etiquetas:

40 Comments:

Anonymous Anónimo said...

não consigo entender esta lógica, um pouco parecida com a da politica "um presidente, 1 primeiro-ministro".

eu pessoalmente acho ideal que o actual presidente se mantenha, pois tem todas as caracteristicas para nos representar e dirigir a FPN, mas melhor os Orgãos Sociais "do contra", pois é da maneira que tem juizo e não faz as asneiras que fez no passado.

o candidato Tózé, e particularmente a restante Direção é muito fraquinha e movida por interesses de vingança que não me convençem.

segunda-feira, janeiro 07, 2013 2:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...


2.39.00

Pois pelos vistos o Sr. Paulo precisa de "polícia" para se portar bem e ter juízo!! Mas que tipo de pessoa é essa?

Já chega de asneiras.Dirigir a natação portuguesa não pode ser cuidar dos seus interesses e deixar o resto. Pobre natação que tem gente desta à frente.

É preciso gente nova.Com outro caráter e motivação.

segunda-feira, janeiro 07, 2013 3:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esta carta é "manhosa"... no minimo.

segunda-feira, janeiro 07, 2013 3:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 2:39
"tem todas as características par NOS REPRESENTAR", só se for aos seus (teus) interesses, porque os da NATAÇÃO não os tem representado....basta! Já chegaram 8 anos.

segunda-feira, janeiro 07, 2013 4:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

4.14

tanta raiva e espuma, porquê?
gente com outro caracter?
não vejo ninguem com melhor caracter na Lista C. NINGUÉM. Aliás, alguns deles têm caracter bem duvidoso, como a comunidade da natação bem sabe.

segunda-feira, janeiro 07, 2013 4:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA, mas só publicitas a lista C? isso é um pouco tendencioso no mínimo. mas eu informo os apoiantes da lista A: Carlos Almeida, Pedro Oliveira, Sara Oliveira, Arseniy Lavrentyev, Victoria Kaminskaya, Nuno Laurentino, António Botelho de Melo, Vítor da Fonseca, António Bessone Basto, Herlander Felga Ribeiro, Luís Vaz Jorge,Miguel Arrobas, José Baltar Leite, Paulo Franco, Mário Carvalho, Ricardo Pedroso, Miguel Cabrita, Joana Soutinho, Paulo Trindade, Ana Barros, João Santos, Sérgio Esteves, Mabílio Albuquerque, Vasco Sousa, Sandra Neves, Raquel Felgueiras. Isto é só da natação...

segunda-feira, janeiro 07, 2013 8:33:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

O BA publica o que está diponivel para publicar em sites (noticias, resultados ou outros) ou que é comunicado por mail.

Tenho todo o interesse em confirmar essa lista, com declarações dos proprios e publica-la num post (ou em vários).

Obrigado,
BA

segunda-feira, janeiro 07, 2013 8:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...


Essa lista de "apoiantes" é pública e já os delegados a receberam antes das eleições de 22 de Dezembro. Nada de novo.

segunda-feira, janeiro 07, 2013 9:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

8:33 pm
Não sei para que deste a esse trabalho todo tão exaustivo, pois não deste nenhuma novidade.
Muitos deles ou pertenceram ou pertencem à cúpula do poder dos ultimos 8 anos, acrescidos da habitual troika algesina!
Nada de novo como o que de nada foi feito nos 2 mandatos anteriores.
BA, não ligues pois tens sido sempre isento. não podes é publicar artigos "inventados por ti" para apoiar listas que nada fazem, nem nada publicam!!!

segunda-feira, janeiro 07, 2013 9:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

8:33

Prestaste o pior serviço ao teu amo.
De todos estes, os únicos que contam mesmo e têm conhecimento de causa sem interesses manhosos, e não sei de onde te vem a informação, seriam o Carlos Almeida e o Pedro Oliveira.
Caso estes dois apoiem o actual presidente, dou a minha mão à palmatória e desiludo-me em absoluto, pelo que deles ouvi e conheço.

Presumo então, que aqueles que aqui não são elencados estão do outro lado...

É arrasador!

segunda-feira, janeiro 07, 2013 10:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

9.24 e 10.12

a forma como falas dos mais prestigiados nadadores nacionais é revelador do espirito, motivação e caracter sobre o qual assenta a Lista C.

quanto à troika Algesina, deixa-me lembrar-te que é na Lista C que estão o filho de um dos fundadores do SAD, um ex-Presidente do SAD e um ex-treinador do SAD, portanto ao menos respeita essas 3 pessoas, se o Clube SAD não te merece respeito.

terça-feira, janeiro 08, 2013 10:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

10.12

Vamos lá seguir a tua lógica.
A lista c é apoiada pelo Luis Vaz,José Freitas, Hugo Ribeiro, Janete Sousa e Silvia Pinto.
Presumo então, que aqueles que aqui não são elencados estão do outro lado...

Não será arrasador também???

terça-feira, janeiro 08, 2013 10:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui vão mais alguns do PA:
Nikolay Yanotchko (Portinado), Miguel Mariani (Salgueiros), Ricardo Sousa (Paredes), João Leite (Fluvial), Tiago Castrim (Sporting), Paulo Albardeiro (Aminata), Pedro Sousa (Salgueiros), João Martins (Amadora), Gilberto Lobo (Salgueiros) e ainda dos ex internacionais Rui Nuno, Rui Coelho, Pedro Gonçalves, Joana Lopes, Isabel Magano e Zara Cardoso.
Além de não ver aqui nenhum nome da troika algesina, parece-me que o apoio vai de norte a sul do país.
Esta lista é publica desde o dia 18 de Dezembro de 2012.

terça-feira, janeiro 08, 2013 11:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

já agora não há nadadores da natação pura a apoiar a lista...
Atenção que a natação pura é a rainha do desporto aquático. Nenhum das outra modalidades, infelizmente, nos representa nos Jogos Olímpicos, mundiais etc...

Tenho algum receio que a FPN fique invadida por gente com pouca ligação à natação pura.

terça-feira, janeiro 08, 2013 12:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Algum desses nomes explicou porque é apoiante do PF? Tanto quanto sei, essas pessoas até podem desconhecer o que se passa e a lista A estar a usar os seus nomes abusivamente...

A lista C foi clara, apresentou um atleta de cada disciplina, com declarações dos mesmos a explicar o porquê do seu apoio.

Continuem a querer a surdina, a obscuridade, o diz que disse e que apoia e que vou ser teu amigo depois das eleições e quando o polo aquático acabar e não tivermos nenhum atleta nos JO daqui a 4 anos venham chorar.

terça-feira, janeiro 08, 2013 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não é verdade que o BA publica o que aparece para publicar, já que o que tenho enviado, é sempre vetado.
Tenham vergonha e assumam a vossa parcialidade.

De qualquer forma já agora espero que os delegados sejam inteligentes e votem na mudança.

Espero ainda que o novo CNA, não continue a colocar árbitros na prateleira. O mestre de cerimónias já foi e com isso já se fez limpeza, agora é só trabalhar para todos sem excepção.

terça-feira, janeiro 08, 2013 12:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto é da malta do pólo, que tanto criticou o tratamento que a direcção do PF deu ao pólo e agora o apoiam! É surreal!!!! Então a malta do Salgueiros que durante tantos anos representou (e bem) aqueles que não concordavam com o rumo que o pólo estava a seguir, virem agora apoiar... inacreditável!
Quem acompanha o pólo sabe o quanto o Miguel Mariani se revoltou com a atual direcção relativamente à forma como foi tratado aquando do controlo positivo, e agora isto... É por pessoas que mudam de discurso, como trocam de camisa que nunca haveremos de ser quem somos...

terça-feira, janeiro 08, 2013 3:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A lista que agora procura substituir a anterior direção tem (dizem aí no blog) um atleta por disciplina a apoiá-la. Fui ver os nomes e de facto é arrasador tal o curriculo demonstrado. Mas, desculpem lá, quem é este Luis Vaz? Que fez ele de tão grandioso? e esta Silvia Pinto? E a Janete de Sousa? São conhecidíssimas nas piscinas portuguesas. Então este Hugo Ribeiro é um verdadeiro torpedo das piscinas. Eu não sei é quem é ele. Mas devo andar distraído. Tem o master, o único na sua categoria digno de realce. E a outra lista? Tem os verdadeiros campeões. Gostem mais deles ou não,l são atletas que brilharam na nossa modalidade. Não há qualquer hipótese de comparação. Obviamente isto não dá votos, mas p. f. não comparem as listas. Nem nos apoiantes nem nos elementos constituintes das listas. De facto como alguém diz no blog, é arrasador!

terça-feira, janeiro 08, 2013 3:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conversa de "tolos"!!!

terça-feira, janeiro 08, 2013 4:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

12.42 e 12.50

doi-vos ver que toda a estrategia assente na mentira e na ilusão dos delegados de que todos os agentes estariam do vosso lado, cai agora por terra.

e o desplante de vos ver criticar os nossos melhores atletas DE SEMPRE é um nojo.

A lista C não consegui mais do que o apoio dos resssabiados e seus familiares. triste.

terça-feira, janeiro 08, 2013 6:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou-te só mencionar algumas das coisas que estão no curriculo dessa tal Janete Sousa, que não conheces:

- presença em 4 europeus;
- presença num mundial;
- campeão nacional;
- vencedora da taça de portugal;
- vencedora da supertaça...

Queres mais?

terça-feira, janeiro 08, 2013 6:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para os apoiantes da Lista A, que vêm com os CV's, perguntem ao melhor nadador português da atualidade quem é que ele apoia. Estão satisfeitos ou querem mais?

terça-feira, janeiro 08, 2013 6:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...


Felizmente as candidaturas têm mantido um nível elevado. Vocês parecem os "marretas"!!!

Deixem a propaganda para as candidaturas e discutam os projetos.E não me parece que algum de vcs pertença a qq uma delas.

terça-feira, janeiro 08, 2013 9:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal quem é o melhor nadador português da actualidade???

terça-feira, janeiro 08, 2013 9:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Melhor nadador da actualidade? qual deles? o Carlos Almeida, o Pedro Oliveira ou o Alexis Santos? :)

terça-feira, janeiro 08, 2013 9:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os gajos do FCP vão roer a corda mais uma vez!

quarta-feira, janeiro 09, 2013 12:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Os gajos do FCP vão roer a corda mais uma vez!"

Nem roeram nem vão roer. Daquilo que conheço desses delegados, não é gente para dizer uma coisa e fazer outra. nem sei que necessidade tinham. Que eu saiba, não devem nenhum nem a um nem a outro candidato.

Podem é ter queixas da forma como o seu clube foi tratado nestes 8 anos pelo atual presidente.

quarta-feira, janeiro 09, 2013 9:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

9.53

insistam nas falsidades, nas pressões, nas insinuações e nos golpes baixos, que só vos fica bem.

caso ganhem, ficamos desde já a saber com que linhas se cosem.

quarta-feira, janeiro 09, 2013 7:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...


7:32

Houve a tentativa de põr os delegados do Porto contra a lista C e esta contra os delegados! Segundo sei, parece que não pegou.

Inventaram essa atoarda para tirarem vantagem de uma eventual falta de inteligência de qq das partes.

Felizmente...as pessoas ainda pensam.

quinta-feira, janeiro 10, 2013 9:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Declaração de apoio de Pedro Oliveira: vem da natação do mais alto nível, procurando fazer o melhor possível para a natação como tem feito nestes últimos anos. Queria oficializar o meu apoio incondicional por escrito a sua candidatura e a melhor sorte nas eleições!”

quinta-feira, janeiro 10, 2013 10:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Declaração de apoio de Arseniy Lavrentyev: “É a candidatura da estabilidade, competência e rigor”

quinta-feira, janeiro 10, 2013 10:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Declaração de apoio de Carlos Almeida: “Venho por este meio apoiar a sua candidatura a presidente da federação. Espero que esta eleição se realize para o bem dos nadadores e não por outros motivos. Por isso espero que o Paulo fique como presidente e continue a fazer o excelente trabalho que tem feito.”

quinta-feira, janeiro 10, 2013 10:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Declaração de apoio de Sara Oliveira: “Venho assim oficializar o meu apoio e vontade de fazer parte da sua lista de candidatura para a Federação Portuguesa de Natação. O objetivo será ouvir, discutir, gerar ideias e fazer crescer a Modalidade em Portugal, no seio de uma equipa competente e com vontade de fazer sempre mais e melhor. A melhor sorte nas eleições!”

quinta-feira, janeiro 10, 2013 10:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Declaração de apoio de Victoria Kaminskaya: “Paulo Frischknecht garante o desenvolvimento e apoio total à natação portuguesa, tanto a nível nacional como nas competições internacionais.”

quinta-feira, janeiro 10, 2013 10:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

9.44

Se algumas pessoas pensassem verificam a verdadeira razão e motivação da maioria dos apoiantes e integrantes da Lista C: Vingança.

quinta-feira, janeiro 10, 2013 11:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

as candidaturas à fpn são ambas muito fracas...um com provas dadas no esbanjamento de dinheiro publico - salários altissimos, viagens à fartazana...um regabofe pegado com os € dos nossos impostos - ser investido na formação de atletas e na ajuda aos clubes filiados: o outro candidato, creio eu, para formar lista teve de socorrer-se de alguns senadores "velhos do restelo" gente com passado digno na natação mas que deve dar lugar a novas ideias e a nova gente...assim sendo, ñ acredito que a natação melhore, o que sinceramente lamento, tanto com uma como com outra lista...a ver vamos

quinta-feira, janeiro 10, 2013 1:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o melhor nadador portugues, assim como a grande maioria dos nadadores da seleção, não apoiam a lista A nem o atual presidente, mas não podem mostrar o apoio á lista com medo de represalias... enfim...!

sexta-feira, janeiro 11, 2013 12:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

11:38

VINGANÇA

1)Acto ou efeito de vingar;
2)Atitude de quem se sente ofendido ou lesado por outrem e efectua contra ele uma acção mais ou menos equivalente. = DESFORÇO, DESFORRA, REPRESÁLIA.

Quem está constantemente a querer denegrir a lista C utilizando este argumento, É PORQUE tem telhados de vidro, pelas inúmeras atitudes prepotentes e inadequadas, perseguições a quem não dizia amén, atropelos, trafulhices e jogadas pouco claras, que tiveram nestes 8 anos. em relação à quase totalidade dos atletas, dirigentes, clubes e associações, e agora num acto de desespero total e completo, tentam virar o universo da natação, como se tivessem sido uns santos.
Mas podem estar descansados, que a Lista C caso ganhe as eleições, ñão vai perseguir ninguém, apenas e só vai acabar com os faraónicos empregos de meia dúzia de individuos, que nada faziam e viviam à lorde.

sexta-feira, janeiro 11, 2013 4:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lá vem este com a mania das represalias...
nem toda a gente pensa como tu e como alguns membros da lista c
mania da perseguição... já mete nojo tanta mentira

sexta-feira, janeiro 11, 2013 11:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

8/JANEIRO 3:09 PM

Então o curriculo dos desconhecidos (mas só mesmo para ti, que andas a dormir) chegou e sobrou para ganhar as eleições.
Sabes porquê ??
Porque esses 5, em vez de optarem por discursos cor de rosa,tiveram a coragem de expressar o que se passava na Natação Portuguesa.
É o que dá substimar as pessoas, pensando que somos invencíveis.
Aprende esta lição de vida!!

segunda-feira, janeiro 14, 2013 10:38:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home