sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Diogo Carvalho vai ser orientado por treinador de Ryan Lochte

Press Release FPN de 07/02/2014
Diogo Carvalho, nadador português que conquistou recentemente a medalha de bronze nos 200m estilos no Europeu de piscina curta, em Herning (Dinamarca), parte, no domingo, para os Estados Unidos da América, para treinar, por um período de seis meses, com o grupo internacional dos Gators Swim Club, em conjunto com a Universidade da Florida, sendo orientado por Gregg Troy, treinador de Ryan Lochte e responsável pelo planeamento de treino de água, e Matt DeLancey, técnico para o treino do plano fora de água.

“Espero ser bem recebido e integrado facilmente no espírito de equipa altamente focado no alto rendimento. Penso que a competitividade diária e um grupo forte de treino serão uma mais valia”, afirma o atleta português, que estará a treinar no The Stephen C. O'Connell Center Natatorium, junto com outros atletas internacionais e universitários.

“Conto estar seis meses nos Estados Unidos a fazer a minha preparação para os Europeus de piscina longa em Berlim (julho). Vou trabalhar para poder estar ao mais alto nível”, refere o nadador do Galitos de Aveiro.

Diogo Carvalho, que completa 26 anos no próximo mês, é o atual recordista nacional 100m e 200m mariposa e 100m, 200m e 400m estilos em piscina curta, 100m mariposa e 200m estilos em piscina longa.

José Manuel Borges: “Lado a lado com nadadores de alto nível”
José Manuel Borges, diretor-técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação (FPN), considera que Diogo Carvalho, à semelhança do nadador Alexis Santos – integrado no grupo de elite da federação espanhola –, “vai usufruir de um ambiente de treino muito competitivo e desafiante, dispondo de boas infraestruturas e acompanhamento de um dos melhores técnicos mundiais da atualidade (Gregg Troy)”. “A grande diferença deverá estar na possibilidade de treinar lado a lado com nadadores de alto nível e poder dispor dum ambiente de treino que o desafie em todos os momentos a fazer melhor”, acrescenta.

Para o técnico português, “as expetativas são que ele possa apresentar-se no próximo Europeu ao seu melhor nível, dando continuidade ao excelente trabalho que desenvolveu conjuntamente com o seu técnico, Élio Terrível, e que o conduziu ao pódio no último Europeu de piscina curta”.

“Espero que o Diogo Carvalho se possa adaptar rapidamente a esta nova realidade e desejo-lhe as maiores felicidades para o desafio que agora abraça”, frisa o DTN.

Luís Monteiro: "Melhores condições de treino"
Luís Monteiro, diretor da FPN que conduziu a bom porto a ida de Diogo Carvalho para os Estados Unidos, refere que “seria impossível, no curto prazo, criar as condições essenciais em Portugal para ter um nível de preparação que permita disputar com a elite mundial o acesso aos lugares cimeiros das grandes provas mundiais”.

“Se o nosso País reúne condições naturais e logísticas para o treino de alto rendimento em algumas modalidades, não é, infelizmente, para a natação que essas condições estão reunidas. A ida do Diogo para Gainesville, tal como a do Alexis para Barcelona, e outros que estão em análise, é um processo que se encontra devidamente sustentado nos objetivos de curto prazo da FPN (três anos) para proporcionar as melhores condições de treino possíveis a atletas identificados com potencial, tendo em conta a participação nos Jogos Olímpicos de 2016”, refere o dirigente federativo.

“Ao mesmo tempo estamos a criar as condições que julgamos necessárias para preparar os Jogos de 2020 e 2024, através duma verdadeira "revolução" na estrutura organizativa e competitiva da natação portuguesa", revela Luís Monteiro, responsável pelas parcerias estratégicas.

“A perspetiva passa por conseguirmos proporcionar a contínua evolução dos nadadores identificados como talentos e direcionada para a elevação do seu rendimento desportivo, tendo em conta a vertente humana, dado que experiências como esta podem e devem ser encaradas também num processo global de evolução pessoal", conclui o dirigente da FPN.

Etiquetas:

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

parabens Diogo Carvalho por ainda exigires mais de ti e quereres estar num mais alto nivel... ao mesmo tempo a FPN está a "queimar" jovens promessas da natação portuguesa em Rio Maior... condições estruturais ainda existem... agora em termos de treino tecnico, parece que não está a funcionar... importante analisar os resultados em próximas provas...

sexta-feira, fevereiro 07, 2014 2:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estranho temos um CAR e depois mandamos os melhores atletas para fora,já alguém anda enganado.
O que faz então a Vitoria e a Diana no CAR??? Ou estão as duas a caminho dos EUA.

sexta-feira, fevereiro 07, 2014 2:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o Pinotes porque não é noticia?? ele vai com o Diogo.
Haja dinheiro haja dinheiro em Portugal e Angola.
Felizmente a FPN não esta em crise.

sexta-feira, fevereiro 07, 2014 2:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Decisão tardia em sete anos , aos 26 anos vamos brincar um pouco.

sexta-feira, fevereiro 07, 2014 2:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

“Ao mesmo tempo estamos a criar as condições que julgamos necessárias para preparar os Jogos de 2020 e 2024, através duma verdadeira "revolução" na estrutura organizativa e competitiva da natação portuguesa"

Alguém se apercebe da "revolução"? deve ser ao estilo 25 de Abril, em perfeito secrego. Porque eu ainda só vi as moscas a mudar.

sexta-feira, fevereiro 07, 2014 4:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A base do trabalho é nos clubes, não é na FPN. Por isso: se as moscas mudaram, o resto continua igual...

sábado, fevereiro 08, 2014 8:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

essa da revolução estrutura organizativa faz lembrar aquele sketch do herman, em que se planeava o tripanário em segredo. santo deus.
nota de imprensa ao jeito de "socrates". viva portugal.

sábado, fevereiro 08, 2014 9:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esta FPN, sem dar nas vistas, sabe o que está a fazer. Pelo menos parece ter um caminho delineado e claro. Até podemos não concordar com tudo mas vê-se um enorme esforço para que se dê um salto qualitativo na modalidade.

sábado, fevereiro 08, 2014 12:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas o Pinotes é Angolano não tem nada a ver com isto

domingo, fevereiro 09, 2014 2:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas não foram dadas indicações para que os jovens emigrassem?
Como quem devia mandar está quase sempre no estrangeiro, numa de emigrante a meio tempo, segue as directrizes do outro de Vila Real e manda emigrar os nossos melhores.
O resto é para destruir.
Qual CAR, qual Montemor. Qualquer dia qual Jamor...
Mas já falta menos um ano, os Clubes vão ter que se organizar.

domingo, fevereiro 09, 2014 7:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

12.17

sabem muito vocês.
sem dar nas vistas??? n fazem nada é o q é!!!
queriam poleiro e já o têm, agora é a incompetência absoluta. Uma vergonha.

deram um bilhete de aviao ao rapaz, e agora... orienta-te.

domingo, fevereiro 09, 2014 7:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e o Élio fica a ver bonés...

segunda-feira, fevereiro 10, 2014 9:47:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home