segunda-feira, junho 09, 2014

Alterações ao Regulamento do Open de Portugal 2014

Texto in Comunicado FPN n.º15/2014 de 30/05/2014
Face a um conjunto de fatores de contexto atuais, dos quais destacamos a antevisão de uma forte probabilidade de haver um avultado número de inscrições por parte dos clubes portugueses no Open de Portugal - Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, o interesse já manifestado de várias seleções/clubes estrangeiros em participar na referida prova, e, antecipando algumas modificações que iriam ser promovidas na próxima época desportiva em estrita correspondência com a filosofia de organização desportiva, decidiu a Direção da FPN efetuar as alterações ao regulamento) que se comunicam.

Alterações mais significativas:
- a organização de uma sessão extra de forma a permitir sessões equilibradas em termos de tempo, já que não seria possível reunir as condições mínimas de qualidade em algumas sessões, mesmo utilizando as 10 pistas previstas nas eliminatórias e finais;
- a criação de uma final C, reservada a atletas juvenis na qual será atribuído o título de Campeão Nacional Juvenil e, desta forma, proporcionar-lhes a possibilidade de poderem experimentar o sistema de eliminatórias e finais quase sempre presente em provas internacionais de relevo;
- a participação de um máximo de 4 nadadores estrangeiros por final (A e B).

- Regulamento do Open de Portugal 2014

Etiquetas: ,

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tudo em reação, em cima do joelho.

segunda-feira, junho 09, 2014 9:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Querida FPN porque nao deixar os atletas seniores de fora outra vez? assim já nao ha excesso de atletas!

Fazia mais sentido um maximo de 3 nadadores estrageiros por final, ou uma final da para estrangeiros.

Esta FPN e as suas alterações de calendario ridiculas que so estragam a natação portuguesa

segunda-feira, junho 09, 2014 12:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porque não só apurar os 4 melhores portugueses?

segunda-feira, junho 09, 2014 2:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de poder ter alguns custos adicionais para os clubes que se deslocam (terão que pagar mais um almoço) estas alterações vêm permitir que os nadadores, principais intervenientes, passem horas a fio na piscina, evitando prejudicar a sua eficácia nesta competição, para muitos a mais importante do ano.
A final C é uma inovacao interessante que permite por um lado, aumentar a motivacao dos atletas juvenis, melhorar a qualidade competitiva da atribuição de medalhas e aumentar o número de nadadores juniores e seniores nas finais A e B, já que aos juvenis só é permitido participar nas provas fora do seu calendário competitivo. Um senão: o aumento do tempo das provas da tarde e a possibilidade forte de haver treinadores malformados que não sejam cuidadosos no número de provas que põe os seus atletas a fazer. Talvez a formação cada vez maior e melhor destes agentes permita contrariar a campeonite de alguns dirigentes dos clubes...e de alguns país, mas que sabemos serem exceções.

O número de nadadores estrangeiros, parece, à primeira vista excessivo. Mas da análise que me é permitido fazer, e porque a prova estava prevista para 8 pista e agora está prevista para 10, não há prejuízo para os atletas portugueses, e aumenta-se o factor competitiva do Open, que pelo facto de o ser, só terá razão de existir se a sua qualidade tiver nível alto. Se querem um campeonato de Portugal, então deixem o Open de lado. Ou se procura níveis competitivos interessantes que elevem a qualidade da nossa natação, ou então, deixem-na adormecida como até agora,o que parece dar jeito a alguma gente. Esta Federação parece andar com medo de fraturas, sendo elas, normalmente, motivo de transformação e desenvolvimento. Mais letargia, NÃO, por favor.

segunda-feira, junho 09, 2014 3:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a fpn se não tivesse para anunciar alterações de ultima hora, nada, ou quase nada teria para dizer.
o panorama do open, ou o que a partir de agora se espera venha a ser, não estava previsto.
temos a questão de haver um open e um campeonato à mesma hora e no mesmo local.
só agora a fpn se vê a si própria e fica surpreendida com isso; havia moeda (modificações) em cofre, logo, perante o inesperado tem de haver investimento!
soluções? que arrepios? que contra tempos?
bem, criemos paciência; sabemos que o estado convalescente de muitos clubes, esses de novo ao sol, de acordo com tudo e voltados para a luta, não é o mesmo de outros, ainda doentes e sem expectativas-que não se adaptam tão depressa!
e, esta fpn, sem truques na manga, mantêm-nos crentes numa cura radical de todo o pessimismo, os grandes com o seu idealismo e sabedoria lá estarão, os pequenos serão livres de aceitar ou não, de avançar ou ficar quietos.
não, não acredito: haverá sabedoria nestas receitas da fpn que visam, apenas , curar-se a si própria?

terça-feira, junho 10, 2014 10:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

não será por haver finais a-b-c que a natação portuguesa vai melhorar!
não, com clubes com poucos recursos!
não, em piscinas viradas para o lazer!
não, com técnicos sobre ocupados!
-é por isso que nunca pensamos em resolver nada, nem temos a protecção dos deuses, e, mesmo quando tudo esteja afinado, a+b+c=top, iremos ter a cabeça cheia de ideias e de tragédias, que tudo nos parecerá elaborado numa outra língua.
podiam amanhã dar-nos tudo, que os sois brancos da madrugada iriam continuar a fugir-nos.
podiam chover piscinas, relampejar ideias (novas), aparecerem magotes de técnicos com a febre do treino, e atletas tantos como as ondas do mar cheios de pica, e todas as estrelas ( as do céu) dourassem as nossas noites quentes, que, como assim, sentiríamos as mãos vazias, pois, desdenharíamos de todas as bússolas que não fossem as nossas certezas.
entregámos ao acaso o desejo de ir mais longe, só que hoje não temos nem naus nem ninfas; e não temos nem ritmo nem pautas.
temos alguns heróis sim, mas esquecidos ou a tentar sobreviver.
no sonho ainda voamos com as asas do sol, mas faltam-nos as doces montanhas.
e sem encontrar o caminho que devíamos encontrar, um dia cairemos mortos de tanto desenrolar as nossa magoas.

quarta-feira, junho 11, 2014 3:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No dia em que as pessoas se entregarem ás causas de corpo e alma com a finalidade de, servir para melhorar em beneficio de todos. De todos os clubes, de todos os nadadores, da natação em geral, nesse dia tudo ficará diferente, tudo ficará bem melhor, pois pelo que me dá a perceber as pessoas quando se envolvem nestes projectos é em beneficio próprio, ou do filho, ou do clube. Infelizmente é assim, não sei se é só em Portugal, provavelmente não, mas é aqui que eu vivo, é aqui que eu tenho que levar com "eles".

Para termos bons nadadores seniores amanhã, temos que investir nos cadetes hoje. Temos que pensar primeiro nos atletas, eles são a prioridade e não "nós". Não podemos tomar medidas porque dão jeito ao nosso filho, ou ao nosso clube, ou à nossa associação. Infelizmente é assim, não é só na natação, não é só no desporto... Portugal e os portugueses são assim.

http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=3941314

Bem hajam, aqueles que fazem natação por gosto, sem exigir nada em troca, apenas o prazer do convívio, e a alegria das vitórias. Bem hajam os que dão sem receber nada em troca, pois acredito que não serão todos os que andam nesta vida para se encher.

quinta-feira, junho 12, 2014 9:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

FPN no seu melhor! Já agora porque não fazer uma final em que os portugueses nem entram????? Tínhamos um federeação visada a promover os estrangeiros, faz todo o sentido!!!!
Deixem-se de tretas (mais uma vez)e deem previlégio aos nossos nadadores! 4 nadadores estranjeiros nas finais é um atentado, desmotivador !!!!! Todos sabemos o nível da nossa nataçao e as condições em que se treina.....Tenham juizo!

domingo, junho 15, 2014 12:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe esclarecer quais os TAC's de acesso ao OPEN para juniores?
Será o tempo da tabela de juniores ou será o tempo absoluto como é para os juvenis nadarem as provas que não fazem parte do seu campeonato.

quinta-feira, junho 26, 2014 8:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home