terça-feira, junho 03, 2014

Recordista mundial no Meeting do Porto, última oportunidade para os Europeus

O brasileiro Matheus Santana, recordista mundial júnior, é a principal figura do 31.º Meeting Internacional do Porto, a ter lugar na Piscina Municipal de Campanhã no próximo fim-de-semana (7 e 8 de junho), cuja prova, que regressa após um ano de interregno com a estreante Seleção Nacional, tem o aliciante de ser a última oportunidade de obtenção de mínimos para os Campeonatos da Europa de Absolutos e Juniores e Jogos Olímpicos da Juventude.

A seleção júnior canarinha, formada por nove nadadores, tem como cabeça-de-cartaz Matheus Santana, que superou recentemente por três vezes, em apenas 15 dias, o recorde do mundo júnior dos 100m livres, percorrendo a distância em 48,35. O nadador brasileiro é o segundo mais rápido do seu país, atrás do campeão olímpico Cesar Cielo (48,13), ocupando a sétima posição do ranking mundial absoluto.

O Meeting Internacional do Porto surge como a derradeira oportunidade para os nadadores portugueses conseguirem os mínimos para os Campeonatos da Europa de Absolutos (18 a 24 de agosto em Berlim) e Juniores (9 a 13 de julho em Dordrecht) e Jogos Olímpicos da Juventude (20 a 28 de agosto em Nanjing).

A Seleção Portuguesa, que competirá pela primeira vez na prova portuense, apresentar-se-á com 14 nadadores já apurados para a Taça CoMeN e Europeus de Absolutos e Juniores. Índia, Irão e Angola também se vão estrear no Meeting Internacional do Porto. Equipas da Suíça, República Checa e França fecham o lote das representações estrangeiras.

Após um ano de interregno, por força da falta de garantias de apoios nos moldes em que era realizado, quer do ponto de vista financeiro, quer de ordem logística, o Meeting Internacional do Porto “regressou rejuvenescido”, afirma Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP).

“Devido a algumas dificuldades e constrangimentos no ano passado, houve necessidade de encontrar uma nova estratégia para o Meeting do Porto, cuja prova nunca quisemos acabar. Fizemos alterações ao regulamento, adaptando-as à nova realidade, não descurando a dinâmica, qualidade e organização habitual desta competição”, refere o líder associativo, destacando “a presença inédita da Seleção Nacional há muito reclamada e finalmente atendida pela Federação Portuguesa de Natação, bem como a presença da seleção brasileira, com o recordista mundial Matheus Santana, e a estreia da Índia, Irão e Angola”.

“É com expetativa, e se o clima o permitir, que esperamos bons resultados e que os nadadores portugueses possam ainda conseguir mínimos para as competições internacionais”, conclui Aníbal Cabral Pires. No sábado e domingo as eliminatórias têm início às 09h00 e as finais às 16h30.

Prova mais antiga do calendário português, o Meeting Internacional do Porto, com a participação de 452 atletas (251 masculinos e 201 femininos) em representação de 46 equipas, está integrado no programa das Festas da Cidade, sendo organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal e apoiado pela Câmara Municipal do Porto através da PortoLazer.

- Site do Meeting Internacional do Porto

Etiquetas: ,

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não se percebe esta federação - o que vai fazer uma seleção nacional a um meeting sem condições para bons tempos! Lembram-se de algum mínimo ou record aqui estabelecido? Mais uma vez tratamentos desiguais!

terça-feira, junho 03, 2014 10:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As aberrações federativas não param!
Nacionais de Verão:
- 8 estrangeiros nas finais! Loucura! São campeonatos nacionais ou um meeting?
- finais C para juvenis - então e um bom juvenil não pode competir na Final A com os mais velhos?

terça-feira, junho 03, 2014 10:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

esta seleção no meeting do porto é SÓ mais um favor prestado a um dos seus apoiantes, À CUSTA dos atletas.

Sem qualquer sentido. Uma vergonha.

terça-feira, junho 03, 2014 11:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não vai haver finais B ?

terça-feira, junho 03, 2014 11:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Lembro-me de um Recorde do Mundo que só não caiu porque o atleta foi desclassificado por falsa partida aos 50 mariposa!(Denis Pankratov) Tb já vi mínimos para os jogos a serem feitos nessa piscina, e por fim, se fores ver os recordes do Meeting pode-se dizer que não são nada maus. Ou seja, criticar é fácil. A selecção de futebol não faz amigáveis em portugal? Pq raio é que a selecção nacional de natação não pode competir em portugal?

terça-feira, junho 03, 2014 11:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Finais A, B e C ?

terça-feira, junho 03, 2014 11:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

SÓ FINAIS A...MEDIA DE 5 ESTRANGEIROS E 3 PORTUGUESES.

terça-feira, junho 03, 2014 12:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é uma vergonha, esta prova como selecção não estava no PAR, tudo feito em cima do joelho, atletas a competir em 3 fim de semana seguidos... vai dar maus resultados...

terça-feira, junho 03, 2014 1:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será que é muito até 4 estrangeiros por final A e B?

Querem provas de qualidade e depois não querem que quem nada depressa vá às finais?

Digam aos nadadores portugueses para andarem depressa que então não haverá estrangeiros nas finais.

Afinal é Open ou é mais um campeonato?

Ponham essa coisa que têm em cima dos ombros a trabalhar e se possível...a pensar.

Finalmente começa a haver algo de novo. Final C só para juvenis portugueses, uma inovação muito interessante. Poderem disputar entre eles os lugares cimeiros do pódio em luta direta, além de lhes dar alguma visibilidade e também motivação extra.

terça-feira, junho 03, 2014 5:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se competem é porque competem. Se não competem é porque não ganham experiência. Pena é não estar toda a seleção apurada para o CE.

Quem por aqui fala deve ser de idade muito tenra, pois já se fizeram dezenas de mínimos na piscina de Campanhã.

terça-feira, junho 03, 2014 5:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é sempre tudo uma vergonha para muitas pessoas. mais valia haver uma prova por ano e assim era só um pico de forma, não havia cá PAR nem nada do género, era só uma competição para fazer mínimos, poupava-se muito dinheiro, etc, etc.
Se tivermos um campeão mundial também será criticado?

terça-feira, junho 03, 2014 5:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

uma vergonha e uma autÊntica desilusão esta FPN.

terça-feira, junho 03, 2014 6:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que eles vão embora no final deste mandato. Candidata-te e vai lá fazer melhor. Mas tens que ganhar as eleições.

terça-feira, junho 03, 2014 8:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu a esta fpn so quero dizer o seguinte:

-Nem tudo o que é inovação é bom.

-Alterar tudo a torto e a direito é muito mau.

terça-feira, junho 03, 2014 8:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que eu vejo é so a gente a criticar tudo o que é feito...mas se fossem chamados a fazer melhor...calem se mazé

terça-feira, junho 03, 2014 10:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vou-vos dizer para q é q eles foram eleitos. para jantares e tirar fotos às seleções dos outros Paises. Nisso são os maiores.

terça-feira, junho 03, 2014 10:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh anónimo, estou a ver que nao percebes muito do assunto. Os nacionais de Verão não sao propriamente nacionais, mas sim um OPEN. e nos Opens participam atletas estrangeiros. Como podes ver, nos Nacionais de Inverno, nao encontras estrangeiros. Porque será? Porque não é um OPEN. E é normal virem estrangeiros a esta prova no Porto, visto que é um MEETING, ou TORNEIO INTERNACIONAL, como quiser.

Cumprimentos.

terça-feira, junho 03, 2014 10:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda sou do tempo de ver finais A neste meeting com apenas um portugues. Havia Popov Selkev o Pankratov. Filipe Lima. Entre outros. Quando um tuga ia a uma final A e o speaker dizia o nome dele todos apoiavam. Era um animo. Dos melhores meetings em portugal. Dava gozo ver e participar. So nos e que nao da mos valor ao que temos
Desejos para um otimo dia de sol e boa sorte a todos
Ainda e uma referencia esta competicao.

terça-feira, junho 03, 2014 11:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este blog faz-me lembrar a história do Velho, o menino e o burro.

Sim eu seu na história só havia um burro, mas fica só a busílis ideia...

quarta-feira, junho 04, 2014 8:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal vai haver final B ?

quarta-feira, junho 04, 2014 8:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ESta Federação é uma vergonha! É tendenciosamente nortenha (e com mania desvairada, cheia de gente estúpida e de uma incompetência inigualável. Vale tudo....só os atletas não valem nada! FORA com esta Federação e o mais rápido possível!

quarta-feira, junho 04, 2014 9:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

toda esta discussão é perfeitamente estéril e surreal porque, no fundo, tudo vai continuar na mesma. Não podendo fugir da realidade do país porque ele é exactamente a realidade do país, esta direcção ou qualquer outra, são perfeitamente iguais. Tudo se resume ao pagamento de favores que esta ou outra qualquer direcção, têm de fazer durante os quatro anos para que são eleitas. As promessas eleitorais, têm de ser pagas ao longo dos quatro anos. Sendo assim, não há uma ideia claro de desenvolvimento. As associações estão repletas de indivíduos que ao longo dos anos gozam de um estatuto que lhes confere determinadas benesses, facto que interrompe qualquer plano, ideia ou sentido coerente de desenvolvimento. Seja do norte, do centro ou do sul, o plano é o mesmo. udo aquilo que à volta se discute não faz qualquer sentido.

quarta-feira, junho 04, 2014 12:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como TODOS sabemos, foi dito pelo então candidato que só estaria um mandato. Todos devemos estar preparados para escolher um outro. Nada de novo e só se espera o cumprimento da palavra. Sei que não vai ser fácil...
Quanto a apoios a uns e não a outros, sempre que se criaram dividas, teve que se pagar. Não foi só com alguma escolha para algum lugar técnico, tem também que ser para a região. Mas não foi só agora, já é cena de mais outros mandatos. Sei que o escriba de serviço vai opinar sobre estas palavras, mas está desculpado pois tem que justificar o lugar.

quarta-feira, junho 04, 2014 12:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a triste realidade é que a montanha pariu um rato. as pessoas que compõem a actual FPN são bastante fracas, e não trouxeram nada de novo ao panorama da Natação nacional. por muito que tenham anunciado mudança, n se mudou NADA. apenas se piorou aquilo que havia sido feito nos ultimos anos.
houve um claro e nitido retrcesso na natação portuguesa ao nivel da sua organização.
quanto aos favores, sempre existiram e fazem parte da cultura do Pais, por isso somos como somos, apenas quem n conhece a modalidade podia esperar q uma FPN com figuras que passam de direção em direção, melhorasse fosse o que fosee.
como diz alguem em cima, desde q haja almoços e rissois, e fotografias pra tirar aos rabinhos das brasileiras, está tudo bem.

quarta-feira, junho 04, 2014 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

comentários a comentários, nunca se entende quando existe a realização de algo.
quanto ao meeting! este houve há e haverá, caso dirijam a fpn os actuais, os históricos ou os vindouros chefes (mas não é possível prever o futuro).
contudo é possível dizer que os comentadores deste blog vão sempre comportar-se assim, ou seja, não interpretam as coisas, vêem-as ou ouvem-as ou lêem-as e reagem como o joelho de pavlov; se se sentirem pressionados por outros comentadores então o dito reflexo é angustiante e agressivo (disparatado).
invocam sempre a lei da inépcia,e é essa lei que faz com que a natação portuguesa afinal seja uma ilusão, que não funciona, que não existe e que não tem membros para andar. vejamos!
claro que isto levanta uma questão: o meeting do porto é o quê?
desculpem-me a analise-resposta: é uma prova de natação e muito bem fundamentada; e isto é real!
e reivindico, naturalmente,"procure sr. comentador manter a sua mente aberta".
teremos mesmo razão para dizer que a natação portuguesa não tem um futuro, assim, mais auspicioso?
podemos não esperar, mas é concebível que aconteça.
a natação portuguesa é possível, a fpn é possível, o meeting do porto é uma realidade; e é legitimo eu pensar que todos temos capacidade para resolver problemas, (embora, claro está, isso nos obrigue a abolir os "capacitadores" daquela lei da inépcia).
viva a natação

quarta-feira, junho 04, 2014 4:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De Pavlov, só sabemos da SALIVA. Essa do joelho, é nova.
Mas temos que perceber que para isto ir para a frente tem que ser com novos intervenientes.
Vejam ao tempo que protagonistas estão na FPN/Associações e possivelmente em alguns Clubes.
E já foram feitas todas as eleições que deviam ter ocorrido vai para dois anos?
Ou já alguém pensou nas regras e regulamentos que devem ser alterados?
É que o que ficou armadilhado em ano e meio deveria ter tido outra atenção.

quarta-feira, junho 04, 2014 5:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home