quarta-feira, janeiro 21, 2015

2,3 milhões de euros para remodelar as piscinas de Campanhã

Texto in Sapo Desporto online de 20/1/2015
O presidente da Câmara do Porto disse segunda-feira à noite que a remodelação das piscinas municipais de Campanhã, que a autarquia acordou a ceder ao FC Porto por um prazo de 25 anos, custará cerca de "2,3 milhões de euros".

Rui Moreira falava na sessão extraordinária da Assembleia Municipal que aprovou, com a abstenção da CDU e do Bloco de Esquerda, a proposta do executivo camarário de cedência gratuita daquele complexo.

"Aquele equipamento é utilizado maioritariamente pelo FC Porto e a cidade precisa desesperadamente de equipamentos desportivos. Temos de encontrar uma forma ágil de intervir e de encontrar equipamentos", cuja construção não está prevista no próximo quadro comunitário, disse o autarca.

Neste caso, a Câmara falou com o FC Porto também no âmbito da "normalização das relações" entre as duas instituições, que foram tensas e quase nulas nos três mandatos sob a liderança do social-democrata Rui Rio.

As duas partes entenderam-se sobre a utilização das piscinas, "a Câmara encomendou o projeto" e o FC Porto comprometeu-se a executá-lo através de uma candidatura em seu nome a verbas disponíveis ainda no atual quadro comunitário de apoio.

Rui Moreira referiu que o "FC Porto terá de pagar a fatia nacional", que equivale a 30 por cento do investimento previsto, uma vez que apenas 70 por cento são candidatáveis. "Se assim não for, ficaremos com o projeto e teremos de encontrar outra forma de o pagar", referiu.

Se correr bem, o FC Porto ficará com o equipamento à sua disposição e faz o investimento que ao fim de 25 anos reverte para a Câmara, referiu também o autarca. "Julgo que esta é uma excelente parceria", concluiu, salientando, contudo, que o FC Porto terá de apresentar a candidatura "até ao fim do mês".

O PSD aprovou o acordo frisando que "a cidade tem falta de equipamentos" desportivos e "a Câmara poupa uns milhares", sendo este um aspeto que Rui Moreira também valorizou. O social-democrata Luís Artur realçou ainda "o normalizar" da relação com "uma grande instituição, que se chama FC Porto". "Politicamente, isto é de saudar", reforçou.

O deputado bloquista José Castro também referiu que o município é deficitário em infraestruturas desportivas e aplaudiu "a rutura com a hostilização ao FC Porto". "Saudamos este enterrar do machado de guerra", acrescentou, considerando, contudo, que o acordo com o FC Porto devia ter "mais garantias para a utilização pública daquele espaço". Para José Castro, "não é garantida à população a sua fruição".

A CDU manifestou igualmente "algumas reservas" sobre o acordo, considerando que "não estão salvaguardadas" garantias de que a população poderá continuar usufruir das piscinas de Campanhã. Rui Moreira respondeu que as contrapartidas e obrigações assumidas pelo FC Porto "são mais do que suficientes" para a Câmara.

"Não podíamos encontrar melhor pareceria", aprovou, por seu lado, o PS, através de Rodrigo Oliveira.

Etiquetas: ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E o Fluvial que se ponha em sentido a partir de agora.
Não aproveitaram a vantagem destes últimos anos, já que além de uns quantos atletas roubados, nada fizeram (algum atleta formado no clube?). Agora, vão ser esmagados.

quarta-feira, janeiro 21, 2015 12:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto denomina-se uma excelente negociação, para o clube em causa!
Só é lamentável que outros clubes, não o saibam fazê-lo, subjugando-se aos interesses municipais, que se vêm livre dos "elefantes brancos que criaram" a custo zero.

quarta-feira, janeiro 21, 2015 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o FCP tem muitos atletas formados no clube? O Tomás Silva foi criado lá não?

quarta-feira, janeiro 21, 2015 5:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este acordo entre a CMP e o FCP deveria ser tornado público. Fontes da CMP dizem que o FCP apenas vai lucrar com a parte pedagógica. A outra parte ( a má) funcionários, água ( instalações ) são os contribuintes que vão pagar.

sexta-feira, janeiro 23, 2015 11:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olha os invesosos do fluvial a meter veneno

sexta-feira, janeiro 23, 2015 11:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim que é o Fcp que vai investir na piscina a cair! Fizeram tudo para ficar com as nossas instalações mas não conseguiram . Vão explorar o povo português! Paga Zé povinho para os meninos do fcp treinarem.

sábado, janeiro 24, 2015 8:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O 1º comentário é tontice.
Já assistimos à colocação da 1ª pedra da nova piscina do FCP em tempos e deu em? Nada.
Agora repescaram a ideia à qual chamam projecto!
A contar com os fundos comunitários? Quais? O comboio do Betão já passou há anos!
Por último, dando importância ao que realmente é importante, o aspecto jurídico, onde está o contrato de concessão entre o Município do Porto e o FCP (clube ou SAD) para a exploração, cedência, contrapartidas.
A Assembleia Municipal já deliberou sobre o assunto? De que forma a população da área oriental da cidade, tão indesejada pela pedagogia do FCP natação, irá continuar a usufruir deste equipamento colectivo de utilização pública? Alguém tem resposta para estas questões? sff

terça-feira, janeiro 27, 2015 4:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já vão começar as obras!!!!
Onde vão treinar, já sei no FLuvial, AAHHHH

terça-feira, janeiro 27, 2015 4:09:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home