sexta-feira, janeiro 22, 2016

II Troféu das Fogaceiras

Decorreu nos passados dias 16 e 17 de Janeiro, nas Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira (p25m) a 2ª edição do Troféu das Fogaceiras, prova para nadadores infantis e de natação adaptada organizada pela Feira Viva - Cultura e Desporto e Associação de Natação do Centro Norte de Portugal (ANCNP). Estiveram presentes 149 nadadores (90 masculinos e 59 femininos) em representação de 12 Clubes.

- Resultados II Troféu das Fogaceiras

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

BA falas mais do Recorde do mundo da Ledecky do que duma prova nacional que juntou Natação Pura e Adaptada.

Vencedores:
Pura - CDFeirense
Adaptada - ADADA Porto
Integrada (Pura e Adaptada) - CDFeirense e Feira Viva



sexta-feira, janeiro 22, 2016 10:55:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Estou em acordo com o comentador que realizou o comentário acima.
É com grande pena que não consigo escrever mais sobre uma prova tão meritória como o Troféu das Fogaceiras que integra a natação pura com a natação adaptada. Em muitos países onde a natação está num patamar de topo mundial é frequente, mesmo em campeonatos nacionais, ver o misto de participação de nadadores de natação pura como de natação adaptada. O caso australiano é sem dúvida um modelo a seguir… ou pelo menos a sonhar atingir.
Sobre a nossa realidade actual vejo com grande felicidade que os resultados das provas das associações em geral estão disponíveis em directo, ou no pior dos casos em 1 dia. A realidade de hoje é bem melhor que a de há 10 anos quando o blog foi iniciado. Nessa altura era quase impossível ter acesso aos resultados de 50% das provas realizadas em Portugal, mesmo 1 semana após a sua realização.
Embora estejamos a atravessar um momento bem mais positivo que esse de há 10 anos a verdade é que muitos promotores terminam o seu “trabalho” e “responsabilidades” no dia de fecho das inscrições e se esqueçam que a divulgação das classificações colectivas, as melhores performances, o medalheiro e recordes, como uma parte fundamental dessa promoção. Enquanto assim for mantem-se impossível fazer melhor divulgação aqui no blog.
Veja-se o exemplo de uma prova realizada no fim-de-semana passado nas Piscinas de Santarém e hoje passados 7 dias não há resultados conhecidos. Querem pior promoção que esta? Ou será que a prova nem se realizou e nenhuma nota foi dada aos menos atentos?
Voltando aos países de top mundial, vejo com inveja outro dado estatístico interessante que em Portugal não se faz (salvo raras e boas excepções). Recordes das piscinas? Melhores tempos realizados em Portugal (recordes nacionais realizados no estrangeiro não contam; tempos realizados por nadadores estrageiros em Portugal contam)? São apenas 2 exemplos de registos que podem tornar a nossa modalidade mais interessante.
PS: Se tiverem interesse em divulgar as classificações colectivas do Troféu das Fogaceiras, bem como outros dados interessantes (recordes ou outros), é favor enviar para o mail bebaaguavitalis@sapo.pt, que certamente serão divulgados em conformidade.
Bom fim-de-semana a todos,
Abraço/Beijos,
Beba Água

domingo, janeiro 24, 2016 11:14:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home