sexta-feira, dezembro 16, 2005

Atitudes Anti-Desportivas

Sentar no bloco, molhar o bloco, limpar o bloco dá direito a desclassificação na hora, mesmo antes da partida!
Cuidado com os artistas do apito que não toleram essas atitudes anti-desportivas…

NOTA: Essas atitudes, aos olhos da maltinha do apito e dos delegados das equipas fraquinhas, visam apenas destabilizar os adversários e atrasar as partidas. Mas será que NUNCA pensaram que é apenas um acto de rotina e superstição que funciona como concentração para a prova?

NOTA (só para atletas): Este cuidado só será necessário em provas de nível regional, porque como vimos nos Nacionais de Tomar até sem touca se pode nadar… Sim sem touca, isto porque, já aconteceu um atleta de cabeça rapada ser desclassificado por nadar sem touca…

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E se a touca/óculos sair a meio da prova?
Já agora salto de "atletismo" também é uma atitude anti-desportiva?

E é por isso que o CNLA faz 200 e tal kms (ou mais) para vir nadar às provas regionais da ANDS, está tudo explicado...

sexta-feira, dezembro 16, 2005 11:09:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

O Beba Água já teve acesso a esse documento em Setembro… logo após a entrada em vigor das novas regras! A arbitragem do caracol só em Dezembro?

sexta-feira, dezembro 16, 2005 11:17:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

Resposta do Beba Água
Nem sei se hei-de comentar a censura, a referência ao Nuno, a resposta à piada…
Mas numa (e única) coisa tens razão. Nadadores servem para nadar! São eles os protagonistas! Nunca os árbitros!
A partir do momento que 200 pessoas presenciaram em Abrantes uma vergonha monumental e têm vindo a presenciar com cada vez mais frequência desde há ano e meio… só me apetece dizer: Obrigado por existirem!
Sem vocês e os vossos jogos, o meu dia a dia não teria qualquer sentido!
Portanto,

Bom Natal e continuem como até hoje…

PS: Sabes qual é a diferença entre o Diácono Remédios e o Herman José?

******

Resposta via mail por Luis Medalhas:
Caro Nuno,
Não somos nós (árbitros) que competimos, são os atletas que competem.
Mas se a piadinha fácil te faz feliz...seja.
Bom Natal
Luis Medalhas

******

1º Comment censurado no blog: http://natacaosemcartao.blogspot.com/
na noticia: Alterações às Regras da FINA (2005-2009)
Beba Água wrote:
Medalhas:
O primeiro a desclassificar o Beba Água ganha uma medalha!

sexta-feira, dezembro 16, 2005 11:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parece que a tua mascara caiu, até os arbitros já sabem que o bebeágua é o nuno vicente.
Parece que da tua parte à uma certa inveja em relação aos arbitros, porque parece-me quem gostava de ser o centro das atenções eras tu e os arbitros têm sido, devido a pessoas que como tu que de positivo têm contribuido muito pouco para a natação,porque agarram pequenas situações e transformam-nas em autenticas catastrofes.
Enfim.... com a tua idade já devias ser um pouco mais adulto, parece-me que és é uma criançinha em ponto grande.

sexta-feira, dezembro 16, 2005 1:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

qq dia os arbitos exigem k nem nos sentemos, que é para não os incomodar na sua linha de trabalho!!! cagara a rir estas novas regras... força arbitos do distrito de santarem, força e mt força, porque actualmente estão mt frakinhos..

sexta-feira, dezembro 16, 2005 1:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente fiz parte desta associação (ANDS) durante vários anos. Sou grande amigo do bebeagua e deixem-m q vos diga (homens do apito)vcs deviam alargar mais os vossos horizontes e nao olharem para tais atitudes (de rotina utilizadas pelo bebaagua) como uma forma de desestabilizar os adversários. Eu já vivi mt no desporto e acreditem q estas atitudes servem para nos concentrarmos e cada um o faz de forma diferente. Eu próprio tinha os meus rituais. Qt ao bebaagua, ser um puto em ponto grande, não o deves conhecer para dizeres tal coisa, é sim alguém que tem uma paixão enorme pela modalidade e q merecia algum respeito por parte dos arbitos. Tem mais anos de natação do q muitos arbitos dessa associação.
Um conselho cresçam e façam crescer a associação q do meu ponto de vista continua a ser uma das mais pequenas do país.

sexta-feira, dezembro 16, 2005 2:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas! E pa vou ser muito sincero... a ANDS e a pior associação do pais em termos de arbritagem e condições a nivel de placards electronicos que iriam limpar muita asneirada feita pelos arbritos... Isto de nao se puder limpar o bloco ou sentar se nao passa de uma fantochada... toda a gente o faz,toda a gente limpa o bloco,toda a gente... desde o Peter manckok ate a laure manadou passando pelo roland schoeman... sao abitos criados pelos atletas que sao ja automaticos... Nadar sem touca e proibido na ANDS... porque? axo k a pergunta e pertinente... em todas as provas a que foi desde jamor,eul,famalicao ate banckok e permitido em todas nadar sem touca....
outra coisa... isto não e uma mascara para o nuno ele n precisa disso... o que tem de ser dito e de ser feito ele faz... n critikem este homem que so quer o melhor para uma associaçao que tem grande potencial para crescer e so n cresce porque nao ha mais nunos vicente por ai... abraço nuno vamos fazer algo por esta ands

sexta-feira, dezembro 16, 2005 3:01:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Pedro:
um forte abraço do Beba Água pra ti

sexta-feira, dezembro 16, 2005 3:11:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Alguns exemplos de atitudes “anti-desportivas” segundo os critérios desses “meninos”:

1) Filippo Magnini no recente Europeu em Itália na final dos 200L que venceu saiu da água pelo bloco e foi 3 pistas ao lado retirar da água o compatriota Massimiliano Rosolino para festejar o 1º e 2º lugares dessa prova. Isto na ANDS daria pelo menos uma suspensão de um ano…

2) Na final dos 1500L dos JO de Atenas quando Grant Hackett arrancou a ferros o seu 2º titulo na prova. Foi a vitória mais difícil para ele nesta prova, mas talvez a mais saborosa, porque teve um nível como nunca antes visto (nota:3ª classificado em 14:45!!!). Como escape de toda esta satisfação, o atleta sai da piscina pelo topo, sobe ao bloco e levanta os braços e agradece os aplausos do público. Conclusão: dois anos de suspensão na ANDS!

3) Na final dos 4x200L masculinos nos mesmos JO, quando os americanos vencem aos seus arqui-rivais australianos, Klete Keller (o ultimo americano a nadar, no parcial contra Thorpe) sai também pelo topo da piscina e festeja com os outros 3 companheiros da estafeta, mesmo nas “barbas” dos australianos. Conclusão: por conduta anti-desportiva e provocatória, 3 anos de suspensão para toda a equipa americana!

4) Em relação ao Gary Hall Jr. (nadador da foto), a posição da ANDS deveria ser qualquer coisa do tipo: Suspensão perpétua e apresentação na sede da ANDS nos momentos de provas (para se certificarem que não aparece para destabilizar o decorrer das provas).

Por favor, vejam natação de nível e aprendam!

sexta-feira, dezembro 16, 2005 3:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Beba agua!!Como ja viste kem gosta e percebe de nataçao ta td ctg...Deixa la os pobres de espirito falarem...(teem k ter protagonismo de alguma forma).Enkuanto so tiverem a ladrar,deixa-os k n mordem.Realmente tenho pena k esta associaçao tenha tanta gente com falta de personalidade e meskinha,k é capaz de nos dar palmadinhas nas costas como bons amigos k pensam k sao e dps vao pa reuniao de delegados falar em anti-desportivismo!!É pena...

sexta-feira, dezembro 16, 2005 3:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é...
Eu ja o escrevi noutro comentário deste blog...no fim de semana passado estive a explicar as regras a dois arbitros da ANDS...vergonhoso.
Atitude antidesportiva também vi nos nacionais em Tomar, quando os cromos dos arbitros "roubaram" uma das lonas que iria servir para minimizar o reflexo provocado pelo sol (e que de certa forma prejudicava os nadadores) para não estarem ao sol...ou quando vejo outro "cromo" rosnar ao ouvido de um nadador que ainda se encontrava a sair da agua, ou simplesmente qd estão o tempo todo a dormir no cais da piscina...acordem; pelo menos para natação.

sexta-feira, dezembro 16, 2005 4:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Essa do nadador de cabeça rapada fui eu k mandei por mail ao Beba Água. Isso aconteceu em Aveiro.

sexta-feira, dezembro 16, 2005 4:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como e que é possível dizerem mal do beba agua. Temos de estar todos gratos pois é a primeira pessoa a ter coragem para apontar o que esta mal na natação do distrito (que não é pouco quanto isso) é claro uma pessoa que assume esse risco nunca é bem vista perante as pessoas que não querem que a ANDS evolua.
Eu sim quero que a ANDS evolua e por isso acho bem que se fale dos problemas pois só assim os podemos resolver.
Um desses problemas é a arbitragem, alguns arbitos querem ser os protagonistas mas acabam sempre por ser os bobos da corte, enquanto outros vivem na ignorância das regas pois a arbitragem gosta muito de organizar jantares de natal em vez de organizar formação.
Bom Bom era mesmo os arbitos fazerem o seu trabalhinho e não inventarem.

Feliz Natal

sexta-feira, dezembro 16, 2005 9:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vai uma aposta k o beba água n aparece lá?

sábado, dezembro 17, 2005 10:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É uma pena não existir na ANDS nenhum arbitro que viva a modalidade como o beba agua e outros que aqui escrevem vivem.
Acredito que já houve na ANDS arbitros que andavam na arbitragem também pelo amor a modalidade...acharam por bem correr com eles por serem demasiado competentes e terem capacidade para pensarem só por si e agora temos que aturar esta arbitragem que consegue estar a um nível mais baixo que o nível dos resultados desportivos das provas ANDS (parece dificil, mas conseguem na boa)

sábado, dezembro 17, 2005 6:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o contazulejos tem mt razão!!!quando diz que os arbitros foram corridos por serem competentes.Isso é em todo o lado

sexta-feira, dezembro 23, 2005 6:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu tava a ler os post e enfim isto é um piada !
os arbitos da ANDS sao uma merda isso ja toda gente sabe !!! agora eu acho mt piada eles só tem de fazer um curso de 2 semaninhas decoram um livro e pronto já sabem tudo as regras todas!e o que acho graça é que eles ainda chegam a discutir as regras em voz alta!! ahaha isto é mesmo uma piada!
o bebaagua n fez nehum coisa anti -desportiva , se vcs dizem k isso afecta os adversários isso é pq ele é bom nadador e os putos s sentem nervosos i isso , n tem nda a ver com a sua rotina d prova !! cada um tem a sua maneira d s concentrar! achei optimo ele ter posto o que os nadadores de ALTO NÍVEL fazem nas provas e sinceramente arbritos crescam pq quem é puto em mentalidade n é o Nuno mas sim vcs q perdem o vosso tempo com coisas mais idiotas q existem !!!! Há ja agora olhem para os vossos amigos das outras associções e aprendam !!!vcs são é um bando de pessoas sem nda pa fazer!
bom Trabalho Beba água e n ligues a comnetarios de gente invejosa e sem nda pa fazer!
bom Ano novo !!

quinta-feira, dezembro 29, 2005 8:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ola ola!!!
palavras p k, a ands tem k disensar tds esses arbitros k dispoe e comecar a ir a pedir a associacoes proximas(por ex:LEIRIA e coimbra), pelo menos tem arbitros competentes bem formados, e caso n saibam leiria tem um dos melhores grupos d arbitragem.
digo isto por ser arbitro-atleta, pois enkuanto arbitro tento mostrar o maior respeito pelo seu esforco, ker seja uma simples aluno das escola, ker seja um atleta d nivel nacional e internacional, nunca e jamais sera vista tal reprimenda a um atleta por limpar o bloco(e uma atitude k zela pela sua seguranca, p n escorregar em certos tipos d blocos, uma supersticao, um ritual,...), ou sentar-s na cadeira ao lado do arbitro(o k tem o arbitro a mais k o atleta?recebe enquanto k o atleta da td o k tem n prova. os sr.s dos apitos, dos cronometros e dos back-ups tem o dever d ser o mais correctos e o mais imparciais possivel. espero k seja somente esta a associacao em k tais situacoes ocorrem, pois seria deprimente, sermos obrigados a estar restringidos aos mosaicos do chao da piscina antes d nadar, ou n podermos expremir os nossos habitus, pois o ser humano e um "animal" d habitus, somente pk um grupo d pessoas, k d natacao percebem nada, nos proibe d sentar, nadar sem touca, festejar d uma forma mais efusiva ou limpar a agua k s encontra num bloco.
p mim como atleta essas atitudes n m afectam, e como arbitro n vejo mal nenhum em pratica-las, pois eu acho k em portugal ainda existe democracia ou a ands e um país a parte!?
cumprimentos

Helder

(cumps ao blog creator!)

terça-feira, abril 11, 2006 12:34:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home