quinta-feira, janeiro 24, 2008

Entrevista a Nadia Laezza

Entrevista realizada pelo Beba Água (BA) no dia 18/01/2008 a Nadia Amado Laezza (NL).

Esteve em destaque no início de 2007 até que uma lesão no ombro lhe obrigou a fazer uma longa paragem. No início de 2007, os visitantes do blog elegeram-na como revelação feminina em 2006 e a FPN pouco depois reconheceu-a como a melhor de Janeiro após a sua boa participação no Meeting da Póvoa. Agora está fase final de recuperação e está de volta às piscinas para os primeiros treinos.

Tem nacionalidade portuguesa, mas nasceu em Itália em Pordenone, perto de Veneza, e é filha de Mãe portuguesa e Pai italiano. Hoje tem 17 anos, 1.80m, 65kg e estuda na Escola Avelar Brotero na área de ciências e tecnologias do 12º ano.

Começou a nadar aos 3 anos no Canottieri di Napoli e aos 6 anos, quando se fixou por Coimbra, foi para a Académica (AAC). Com 11 anos passou para a competição, já pelo Náutico (CNAC), clube que representa até hoje.


BA: Olá. Bom ano de 2008.
NL: Olá e igualmente!
BA: Espero sinceramente que este ano de 2008 te corra pelo menos como correram os primeiros meses de 2007.
NL: Obrigado! Realmente no ano passado por esta altura estava bastante bem...
BA: Em Maio de 2007 tiveste de parar para resolver uma lesão no teu ombro. Em que ombro? Qual era a sua gravidade?
NL: No esquerdo. Na altura não julgava que fosse tão preocupante como depois se veio a verificar... Não tinha muitas dores e pensei que não era nada de especial. Talvez apenas cansaço. Mais tarde fiz uma ressonância que acusava uma tendinose (ou tendinite crónica) com uma ruptura parcial do tendão supra espinhoso.
BA: Então respiravas preferencialmente para o lado direito, certo?
NL: Na época passada já tinha conseguido deixar esse hábito. Só nas provas é que respirava para o lado direito.
BA: Como tens tratado a lesão? Operação e fisioterapia? Ou apenas fisioterapia?
NL: Quando ainda estava a treinar, tomava anti-inflamatórios por causa das dores que iam aumentando. Mais tarde, em finais de Junho, parei a 100% e fiz fisioterapia durante cerca de um mês. O primeiro médico, que me esteve a tratar até Julho, falava numa possível operação, mas nunca explicou pormenores: nem o que se faria em tal intervenção, nem se poderia voltar a nadar sem limitações... Como queria ouvir uma segunda opinião, em Agosto consultei outro médico em Itália, onde fui passar férias. É um médico especialista em lesões deste tipo e quando viu a mesma ressonância excluiu totalmente qualquer tipo de operação.
BA: E qual foi o tratamento prescrito por esse médico?
NL: Ensinou-me uns exercícios específicos para estabilizar e reforçar o ombro, já que é esta instabilidade que está na base destes meus problemas.
BA: Hummm, e na fisioterapia que fizeste em Junho/Julho não te ensinaram esses exercícios?
NL: Não! A fisoterapia que fiz consistia apenas em massagem e numas correntes eléctricas (TNS) para tirar a dor.
BA: OK, e agora como estás? Já recomeçaste a nadar? Como está o ombro?
NL: Tenho andado a fazer os exercícios que me ensinaram desde Setembro. Mas comparando aquilo que faço com o que me mandaram fazer, é quase nada... Faço 5/6 horas de ginásio por semana e quanto à natação... devo ter ido nadar umas 5 vezes desde Setembro! O ombro já está melhor claro, mas ainda não o suficiente para voltar à natação... pelo menos para nadar ao nível que eu quero.
BA: Então não tens qualquer data prevista para voltar a uma competição?
NL: Quando decidi parar pensei estar boa para recomeçar em Setembro (de 2007), mas depois a data do "retorno" à competição começou "atrasar-se". Esperava que em Abril (de 2008) já estivesse pronta para voltar, do modo em que no começo da próxima época (época de 2008/2009) já pudesse fazer os meus tempos antigos...
É difícil dizer. Não me quero desiludir como tem acontecido.
BA: Quando voltares à competição, será pelo CNAC?
NL: Espero que sim.
BA: O CNAC foi 7º em femininos na 2ª divisão desta época. Achas que com a tua ajuda para o ano sobem à 1ª divisão? Esse é desde já um objectivo assumido da equipa?
NL: Era o objectivo desta época. Poderia ter sido cumprido se não me tivesse lesionado. Assumindo que eu volte para o CNAC, que já esteja totalmente recuperada e a fazer os mesmos tempos de Janeiro passado e que a equipa feminina de agora se mantenha, acho que teremos boas hipóteses de subir de divisão. Vamos ver...
Seria óptimo que tudo isto viesse a acontecer realmente!
BA: Percebo-te. E espero que esse problema físico que te afecta se resolva da melhor maneira, até porque és sem qualquer dúvida uma mais valia para a natação nacional.
Sabias que mesmo sem nadares desde Abril, acabaste o ano de 2007 com o melhor tempo nacional nos 200L em piscina longa com 2:05.56.

NL: Sim, sei disso. Até porque foi feito no Torneio de CNAC, últimas provas em que estive realmente bem.
BA: Esta é a tua prova preferida?
NL: Claro que é!
BA: Realmente é a única tua prova onde já marcaste mais de 800 pontos. Achas que se não te tivesses lesionado, os 2:01.55 (mínimos para JO Pequim 2008) seriam possíveis em 2008? Ou isso era apenas uma miragem?
NL: Miragem...muito difícil mesmo. O meu objectivo principal era “apenas” o recorde nacional absoluto (2:04,06 de Ana Alegria de 1995). Esse era já alcançável se não me tivesse lesionado.
BA: Então nem deves querer falar de voltar à selecção, europeus, mundiais...
NL: É lógico que se eu voltar a treinar será para o melhor! Selecções e essas competições… mas por enquanto não quero "alimentar falsas esperanças". Uma coisa de cada vez.
BA: Em 2012 vais ter 21 anos, será que não há uma réstia de esperança de te ver em Londres nos Jogos Olímpicos? Desculpa estar a insistir, mas é que sempre me pareceu haver potencial para isso…
NL: … não sei que dizer…
BA: Não digas nada...
NL: É muito tempo...!
BA: Em 2012 repetimos a entrevista!
NL: Claro que esse é o maior desejo de todos os atletas. Mas para mim, se é possível ou não, não sei dizer. Se os meus "ombros me deixarem", claro que vou lutar para isso!
BA: Voltando um pouco atrás na conversa porque já estou quase a terminar… Sendo que a tua prova predilecta são os 200L, de todas as outras, preferes os 50L, 100L ou os 400L?
NL: Os 100L, apesar do meu treinador me dizer que tinha mais jeito para os 400L.
BA: E sobre os outros estilos, preferes costas ou estilos?
NL: Difícil... nos estilos há bruços, que eu odeio! E a costas tenho a braçada muito leeennnta... Os 200 estilos acho que é melhor.
BA: Preferes piscina longa em qualquer prova?
NL: Sim, em todas! Eu tenho desvantagem em p25 por causa das viragens, porque além de me cansarem muito, ainda perco tempo para as adversárias!
BA: Queres acrescentar alguma coisa, ou deixar alguma mensagem aos visitantes deste blog?
NL: Tenham cuidado com as lesões! Reforço fora de água e um bom aquecimento são muito importantes!
BA: Conselhos bem úteis.
Obrigado pela tua disponibilidade. A continuação de rápidas melhoras e quero-te ver em breve numa piscina a vencer os 200L!
NL: De nada! Obrigado e eu espero bem que sim!
BA: Beijos.
NL: Beijinhos!

Etiquetas: ,

108 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não sou nadadora, mas pratico outro desporto e sei bem o que é ter uma lesão, é muito dificil ter que deixar de fazer o que se gosta e o pior e não ter data para recomeçar a 100%. Infelizmente a nível de esclarecimentos, antes e depois de um treino (aquecimento e alongamento), os atletas são quase sempre ou nada esclarecidos, infelizmente é assim.
Parabéns! Saúde e Força, não só para vc, mas para todos os atletas seja qual for a modalidade.
Ah! Cuidem-se para mais tarde não sofrerem.....

quinta-feira, janeiro 24, 2008 10:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e principalmente tenham cuidado com técnicos que esmifram os miúdos até ao tutano!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 10:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olha b.a ainda bem que deste esta entrevista pk já tinha perguntado o que lhe tinha acontecido e não sabia se ela tinha desistido ou não.Ainda bem que ainda vai voltar.
Tambem gostei da foto.

quinta-feira, janeiro 24, 2008 11:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AMO-TE NÁDIA!!!!!!!

Sinto falta de te ver nas provas :)

quinta-feira, janeiro 24, 2008 11:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nadia,
Não te conheço pessoalmente, só pelo nome e destaque que tinhas pelos resultados que obtinhas... Por aquilo que li aqui fiquei com a maior admiração.

Não desistas de lutar! Força!
Era só isto que te queria dizer.

Aos restantes nadadores queria pedir para reflectirem nesta e em outras experiências e terem cuidado consigo próprios. Não sejam negligentes! Ás veses a "culpa" não é só dos outros...

Abraços, e muita coragem para todos!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 12:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA: Quando voltares à competição, será pelo CNAC?
NL: Espero que sim.

isto pode querer dizer muita coisa, e se juntarmos isto ao seguinte comentário:

Anónimo disse...

e principalmente tenham cuidado com técnicos que esmifram os miúdos até ao tutano!

10:49 AM

Dá que pensar

quinta-feira, janeiro 24, 2008 12:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tb tnh saudades de a ver nas piscinas. Até que enfim...beijo grande nadia és linda!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 12:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

posso garantir a todos os leitores do BA que a Nádia só volta para o CNAC caso o JMB saia do clube (daí o "espero que sim"), ele que é o grande responsável pela sua lesão, é sugar até ao tutano! Enfim... Melhores dias Nádia!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 2:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FORCA NADIA!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 2:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TENS O MESMO APELIDO DO QUE EU "AMADO"

Já agora força porque tens futuro
O ano passado fizeste uma grande temporada.Esperava-te ver nestes JO mas agora o importante e recuperares bem

força

quinta-feira, janeiro 24, 2008 8:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois, anónimo das 12:41. E se levarmos em linha de conta que depois da NL se "lesionar", a irmã se mudou para a AAC....

quinta-feira, janeiro 24, 2008 8:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eh! Eh! os catedráticos da AAC, estão a baralhar para ver se ela sái do cnac, andam cegos! vivem do passado e da academia,nas provas são malhados a toda a escala, coitados vivem de ilusões!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 10:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se es tao corajoso nas tuas palavras anonimo das 10:14 porque nao das o nome, nòs nao evoluimos de um momento para o outro. Aos poucos e poucos estamos a "roer-vos" os calcanhares, mas vamos acabar com estas rivalidades e vamos pelo menos tentar criar bom ambiente ca fora ! Nao sejam fracos da cabecinha e preocupem-se mais com a nadia e com a falta que ela faz a nataçao, na aac ou no cnac, o mais importante e que ela volte a nadar . Espero voltar a ver-te a nadar NL . Força

quinta-feira, janeiro 24, 2008 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

triste que passados tantos anos,tantos nadadores rebentados,tanta jovem promessa estourada este borges continue com a sua metodologia!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 11:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O borges ate pode ter uma metodologia tramada mas tem resultados!A nadia se tivesse 2 dedos de testa fazia as pazes com o treinador e voltava a treinar.Ate porque com a sua capacidade e com um treinador como o ze borges podia ir mesmo muito longe.O culpado da lesão n é o treinador é sempre o atleta e dá pa ver pela entrevista que a culpa mesmo dela que ate assume que devia fazer muito mais do que o que faz em relação ao que a mandaram fazer em italia para prevenir/irradicar a lesão que tem.

quinta-feira, janeiro 24, 2008 11:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se ela se lesionou foi porque foi sugada até não dar mais!

quinta-feira, janeiro 24, 2008 11:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o resultado que tem são tempos precoces,lesões,desmotivações,saturações,etc.pode ir longe como todos aqueles juvenis que ele tinha em braga,era só nadadores com alta competição,depois claro,deram o berro,já não dava mais, uns desistiram,outros ficam com lesões gravissimas nos ombros,enfim...

quinta-feira, janeiro 24, 2008 11:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui está um comentário que faz a velha expressão " tiveste uma boa oportunidade para estar calado", ter todo o sentido.
ó anónimo das 11:19, vai-te catar que já não és menino. DEVIAS TER VERGONHA!!!
É preciso ser-se muito fraquinho intelectualmente para culpar a pobre coitada com tanta facilidade.
De técnicos como tu, que só fazem m... e depois a culpa é sempre dos atletas, estamos CHEIOS.
Seria bom cresceres e desapareceres (vai dar aulas).

sexta-feira, janeiro 25, 2008 12:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nestas situações de sobrecargas excessivas de treinos em atletas jovens (no sentido do aparecimento imediato de resultados), as culpas têm que ser repartidas pelos técnicos, dirigentes, pais e atletas, pois tem de haver concordância entre os quatro, para que isso aconteça!!!
É preciso é que se tirem conclusões a partir destes casos (rápidas melhoras, pois fazes falta à natação), pois sem evoluções programadas e correctas, em função das idades e constituições fisicas individuais, vão-se destruindo inúmeros jovens detentores de grandes talentos!

sexta-feira, janeiro 25, 2008 9:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E k tal algum dos benfeitores deste blog vir em auxilio de 1 dos maiores treinadores de sempre da natação portuguesa?

Sei lá... tipo... como quando fazem com os amiguinhos da cervejola. Onde está essa justiça e essa coerência?

Teamleader, helloooo???? Duarte mendonça hellooooooo?????? e Outros que já por aqui vieram "expressar solideriedade" anónimamente ou não aos compingas dos copos.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 9:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

jcosta,normalmente os pais,atletas e dirigentes só têm de confiar na equipa técnica,nenhum pai tem conhecimento suficiente da modalidade para impedir o filho de treinar,filho esse que chega a casa confiante de que todo o esforço que está a fazer vai ser recompensado,e até vai,só que por pouco tempo.por isso não podes responsabilizar os pais e muito menos os atletas,os dirigentes ainda vá que não vá,porque um dirigente deve ter o minimo de conhecimento da modalidade e da história dos técnico e atenção do seu percurso durante o processo de escolha do técnico.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 10:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

CORRECÇÃO DO COMENTÁRIO DAS 9:45:

E que tal algum dos benfeitores deste blog vir em auxilio de 1 dos maiores estoura ombros de sempre da natação portuguesa?

Sei lá... tipo... como quando fazem com os treinadores que fazem bons atletas e pessoas saudáveis, daqueles que conseguem ter longas carreiras e com saude. Onde está essa justiça e essa coerência?

sexta-feira, janeiro 25, 2008 11:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

jcosta,normalmente os pais,atletas e dirigentes só têm de confiar na equipa técnica,nenhum pai tem conhecimento suficiente da modalidade para impedir o filho de treinar,filho esse que chega a casa confiante de que todo o esforço que está a fazer vai ser recompensado,e até vai,só que por pouco tempo.por isso não podes responsabilizar os pais e muito menos os atletas,os dirigentes ainda vá que não vá,porque um dirigente deve ter o minimo de conhecimento da modalidade e da história dos técnico e atenção do seu percurso durante o processo de escolha do técnico.

ass. pai

sexta-feira, janeiro 25, 2008 11:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Confiem, confiem...Não se informem que não vale a pena! À uns anos (poucos) apareceu um frances no Norte que começava os treinos com mariposa com palas, o aquecimento de prova era a abrir e tinha um relacionamento muito próximo com os nadadores (sobretudo com as nadadoras)! Ele também era o "maior"...Agora se o puderem apanhar desfazem-no.

Deixem-se andar, deixem...

sexta-feira, janeiro 25, 2008 11:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro pai que também sou, permita-me estar em desacordo pois principalmente os pais têm um papel preponderante nestas situações!!!
E não é preciso ter muitos conhecimentos técnicos, basta apenas estarmos atentos se de repente um atleta passa p.e. de 5 p/ 10 Km de treinos diários, se fazia 5 treinos semanais e passa p/ 8/9, se não fazia ginásio e agora faz em demasia, se o seu rendimento físico e escolar se degrada rapidamente, etc....
Se alguém tem que pôr travão, somos nós, pois alguns treinadores e dirigentes só querem apresentar resultados imediatos p/ garantirem a sua continuidade nesses clubes!!!
Atenção, que há pais que ainda conseguem ser piores do que eles, não percebendo que campeões precoces é relativamente fácil o seu aparecimento, certezas duradoiras e c/ evoluções constantes e programadas é que é extremamente difícil!
Tudo deve ser feito q.b., para que exista a harmonia entre as 4 vertentes.
Abraços Natatórios!

sexta-feira, janeiro 25, 2008 11:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se a fpn fosse uma INSTITUIÇÃO DE SERVIÇO PUBLICO em condições esse Sr treinador José Manuel Borges já teria sido irradiado da natação há muitos anos!

sexta-feira, janeiro 25, 2008 12:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó JCristo, deixa de ser poeta, n fales do que n sabes (missão impossivel) e vê mas é se vocês não se enterram mais, em dividas, desportivamente e ... em tanta asneira.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 12:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Jesus também comenta no BA???? ESPECTÁCULO!!!!

sexta-feira, janeiro 25, 2008 12:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Espero que volte depressa, de modo a melhorar a competição feminina em Portugal.
Espero que os técnicos se lembrem, que treinar atletas de competição com 13,14, ... não é apenas fazer Km de piscinas, mas que também são eles os responsáveis pelo aquecimento e os alongamentos e quando se fala em alongamentos não são aqueles que se vêem fezer tipo afugir à policia, os alongamentos para serem eficazes devem durar mais de 15 minutos.
Gostaria que isto fosse aplicado em todos os clubes, de modo a que as expectivas de muitos pais e atletas não continuem a ir por áua abaixo devido a uma sobrecarga de esforço sem o devido acompanhamento.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 1:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É sempre muito agradável para quem gosta da modalidade poder ler entrevistas com praticantes, nomeadamente no caso da Nadia, grande esperança, em que podemos disfrutar dos pequenos pormenores da sua vida como atletas. Penso também que muitas atletas poderão inibir-se a dar entrevistas devido ao certo tipo de comentários que aqui aparecem, pois não se querem sujeitar a isso. Mas a blogosfera é mesmo assim.
Em relação ao assunto que mais comentários tem originado, quero dizer o seguinte. Já é altura de em Portugal as pessoas serem responsabilizadas pelos seus actos. E serem responsabilizadas no sítio certo. Se um atleta, ou o seu responsável, for a um especialista, e este afirmar que a sua lesão, muitas vezes com consequências para o resto da vida, for originado por um treino que foi inadequado, o que há a fazer é pegar no responsável técnico e nos dirigentes desse clube, e espetar com eles em tribunal. E aí sim, é o lugar certo para as pessoas serem devidamente responsabilizadas, e só assim é que aprendem.
Não estou a dizer que é o caso, nem pretendo qualquer referência ao ZMB, mas nestes casos, como em muitos outros da vida, é a melhor maneira de fazer as coisas.
Os meus votos para um regresso rápida da Nadia á competição.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 2:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

kem possa, k atire a primeira pedra!

o ZMB teve 2 das melhores atletas DE SEMPRE (entre outras).

quem é o treinador k se pode gabar aki de nunca ter tido atletas lesionados?

Alguns exemplos de lesões recentes:

tiago venancio(segundo o proprio já veio lesionado do CNS)
simao morgado está há 2 anos cheio de problemas
diana gomes alega uma lesão neste momento
mais?

o primeiro treinador k nunca tenha passado por este calvário k se chegue aki à frente e eu dou já um par de estalos ao mentiroso!

zé, n te deixes abanar. cambada de viboras k só ataca kem tem valor!

os mais atacados neste blog são os mais invejados. basta fazer as contas. os "bonzinhos" são os mediocres k atacam no anónimato!

sexta-feira, janeiro 25, 2008 5:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gosto mesmo desta miúda. É tão querida. Vá, boa sorte Nádia! Lembro-me de ti desde o Meeting de São João da Madeira em 2003! Já na altura o teu nome soava bem alto.

Beijinho e arrasa

sexta-feira, janeiro 25, 2008 7:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As lesões podem ocorrer por diversos motivos e é muito difícil atribir uma relação causa efeito, mesmo baseado numa opinião médica também refutável por outro médico.

É pois da maior importância que o nadador se vá conhecendo a si próprio quando aparecem as primeiras dores articulares ou musculares. A dôr é sinal que se aproxima um stress e a dimensão desse stress pode provocar uma lesão.
Nos jovens as lesões podem ter carácter definitivo mais grave visto que existe crescimento e desenvolvimento fisíco.

É da EXCULSIVA competência e RESPONSABILIDADE dos treinadores a programação e aplicação do Plano de Treinos e perceberem as especificidades que cada jovem nadador tem quando treinado em regimes de alta competição. Coisas como:
Fazer cumprir a um atleta jovem um treino de um atleta seniór; desenhar planos de treino a pensar nos melhores(mais fortes) e os outros que o sigam; não ligar a queixas de dores e dizer "continua que isso passa", são apenas uns meros exemplos do que conhecemos.

Com 13, 14 e 15 anos que pode opininar um nadador sobre "overtraining" quando apenas vê nos seus resultados desportivos a unica forma de ser reconhecido familiar e comunitáriamente?
E os Pais que podem fazer quando estão emparedados entre os objectivos dos filhos e os receios de questionarem a competência dos técnicos? Parece que não conhecem as choradeiras dos miúdos ao final de um treino a pedir aos Pais para não intervirem com receios de retaliações dos treinadores e a desaprovação dos colegas.

Pode deprender-se do anteriormente exposto que a culpa é só dos treinadores. Não, a culpa é principalmente dos Treinadores que não contam a história toda ( do desporto de alta competição e suas sequelas) e dos Pais que não a querem enfrentar ou conhecer. Ambos não estão interessados em educar, mas antes apenas vencer.

Vencer é bom e desejável como perder também é. E se pensarmos que práticamente nenhum nadador português é lembrado como uma lenda da natação mundial desde que a natação é desporto em Portugal dá-nos uma ideia real do que 100% da natação anda a fazer.

Bons treinos.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 10:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro amiguinho ANÓNIMO também 5:17 PM:

Faço-lhe um desafio, aliás, 2! Faça um estudo com todos os nadadores que esse treinador já teve, e veja a percentagem dos que têm queixas dele! Avassaladora!!!

2º desafio, nesse mesmo grupo, veja quantos acabaram as carreiras muito novos ou por lesão grave ou por falta de forças e para conseguir continuar.

Depois compare esses 2 trabalhos com essas 2 atletas que o sr refere, e que por acaso não foram acompanhadas por esse treinador desde novas, portanto, tiveram uma formação desenvolvimento nas idades mais jovens adequado!

Concluindo, esse sr não sabe distinguir jovens de 13,14 e 15 anos com adultos de 20 e 20 e tal! Claro que os miudos ficam todos contentes, fazem bons resultados, como ainda são juvenis pensam que ainda irão evoluir muito (é o que lhes dizem) e vivem o sonho de ser grandes nadadores. Chegam a juniores, a coisa já começa a custar, alguns ficam já pelo caminho, outros, os mais fortes ainda conseguem o europeu de juniores. Desses que conseguem o europeu, no 2º ano metade ou 100% já não conseguem ir ao europeu, uns desistiram outros estancaram. Depois sénior acabou! E é assim o tipico resumo, mas muito optimista, pois na maior parte dos casos da carreira deste treinador, desiste tudo em juvenis e juniores.

A questão não é que eles SOFREM!

sábado, janeiro 26, 2008 12:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há pessoas que estão a tirar conclusões precipitadas.
Nas minhas palavras eu nunca deixei transparecer qualquer tipo de hostilidade contra o meu ex-treinador e a minha saída do CNAC foi devida a outras razões.
Não estou de qualquer maneira chateada ou ressentida com o Zé Borges e continuo a ter a maior consideração pelos treinadores do CNAC

sábado, janeiro 26, 2008 1:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nadia, não és só das "maiores" como das mais lindas. Não te preocupes. Das tuas palavras ninguém em consciência poderá inferir qualquer ataque ao Zé ou ao CNAC. Mas bocas vai haver sempre, principalmente por causa do Zé que, está visto, ao longo da sua carreira fez muitos amigos e admiradores, mas também fez muitos inimigos. Mas isso tem de te passar ao largo.
Trata é de regressar rapidamente, para gáudio de muitos como eu (amantes da modalidade).

sábado, janeiro 26, 2008 3:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que se verifica é que são raros os treinadores que têm conhecimentos da anatomia e fisiologia do próprio desporto que orientam, e também do correcto aquecimento e fortalecimento muscular, especifico para as caracteristicas da natação. Isto leva a que gestos incorrectos sejam permitidos e consequentemente conduzam à instalação de lesões.

Caros pais, cabe-vos lerem sobre o desporto que o vosso filho pratica e verificarem quais os riscos e como os evitar.

Caros Treinadores, cabe-vos desenvolverem cada vez mais as vossas competencias, não apenas na quantidade e qualidade de treino necessária para obter resultados, mas também para obter resultados sem causar problemas que acompanharão os atletas por toda a sua vida.

Caros dirigentes, vale a pena apostar em profissionais especialistas na prevençao e recuperação de lesões, que acompanhem diariamente os atletas, em todas as fases de treino e competição. Ao contrário do que a entrevista à Nádia afirma, um fisioterapeuta, quando lhe são dadas as liberdades para desenvolver as suas competências, é capaz de PREVENIR essas lesões e apenas depois da sua existência tratá-las.

Cara Nádia, creio não teres competência para dizer se o que fizeste na fisioterapia é correcto ou não, aliás tenho a certeza que os exercicios que esse fabuloso médico italiano te prescreveu, te seriam ensinados muito antes de teres lesão se no teu clube existisse um médico ou um fisioterapeuta competente.


Ex-nadador com lesão para toda a vida

sábado, janeiro 26, 2008 7:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sobre o tema em apreço, seria talvez interessante começar pela acusação dos técnicos q dão cabo dos atletas e q nem resultados produzem. Sim, pq desses há por aí aos pontapés, os q esmifram nadadores, encostam à box dezenas uns atrás dos outros, e resultados zero.

Depois, num 2º patamar, passaríamos para os q não dão cabo de ninguém, mas não têm um resultado ou um nadador de jeito, por vezes durante décadas de piscina.

Entramos finalmente nos q têm resultados (e por cá são uma ínfima minoria, note-se!). Que o ZMB faz parte dessa elite, julgo q é opinião generalizada.

Se deu cabo de muitos ou poucos ombros, é uma estatística q nunca fiz. Conheço alguns q tiveram problemas, mas mtos outros q os superaram. Conheço alguns q ficaram pelo caminho, mas outros tantos q foram de topo durante anos e anos (a Raquel com uma longevidade ainda maior q a Ana).

Por isso, o ZMB pode não ser o melhor do mundo, mas numa porra dum país como Portugal, onde nem existe natação de qualidade, escolhê-lo como alvo principal parece-me anedótico. E com este comentário não estou a defender nem a atacar atleta ou técnico.

Penso q o maior problema, neste caso (como noutros) pode estar na disponibilidade da piscina de 50 metros a tempo inteiro (situação nova para a atleta e técnico na sua carreira), e não apenas da carga de treino (Km) em termos absolutos.

Depois entram as caracteríticas individuais dos atletas. O Miguel Cabrita nunca treinou grande volumes nem fez mta P50, e sempre teve problemas. O Artur Costa levou com toda a metragem do mundo e nunca ninguém o ouviu queixar-se. A Nádia pode não ter as características ideais neste aspecto (tem em mtos outros), por isso será necessário geri-lo.

sábado, janeiro 26, 2008 11:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, muita coisa se tem escrito aqui sobre a responsabilidade das lesões...eu não queria ser o "tal" que não atribui culpas a ninguém, mas malta, neste caso todos devemos ter consciência que não estamos a falar de desporto de mantenção ou lazer, estamos a falar de competição e quanto mais alto o nível competitivo mais lesões vão aparecer, mesmo num desporto como a natação que comparativamente com outros é bem menos agressivo nesse aspecto.
Não quero com isso dizer que não seja possível minimizar o numero e/ou gravidade das lesões, claro que deve de existir uma programação que inclua tarefas preventivas, mas vai sempre haver lesionados na alta competição, os "campeões" também sabem jogar com esse aspecto e são raros os casos de atletas de topo que nunca estiveram lesionados.
Nadia, boa recuperação.
ZMB continua o teu trabalho exemplar.

domingo, janeiro 27, 2008 12:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sempre que neste blog, há oportunidade de atacar ZMB, aparece um grupo de especialistas anónimos a fazê-lo. Como Pai CNAC e frequentador da bancada, deixem-me colocar dos que estão do lado do treinador em causa.
Desde que chegou ao CNAC, ZMB criou uma dinâmica fantástica com os atletas e é alvo da admiração da maioria dos pais dos seus atletas (não sei se de todos, já que não convivo amiúde com todos).
Desde início que reparte os treinos pela Piscina de 50 e pela de 25, o que me parece um aspecto saudável, não só na procura das especificidades dos atletas, mas também na distribuição do esforço no treino. Desde início que tem tido fortes preocupações com o treino fora de água, tudo tendo feito junto das entidades responsáveis para a instalação de um ginásio que responda às exigências dos seus atletas. Desde início que tem fomentado palestras com especialistas onde envolve os atletas, de forma a incutir-lhes hábitos de vida (alimentares por ex.) saudáveis. Nesta altura os atletas já não vão a todas as provas (como provam as deslocações recentes e as de que já se conhecem a convocatória) manifestando preocupações pelo seu descanso, e pelos seus estudos. Desde cedo fomentou a ligação ao médico do clube (um especialista em medicina desportiva - há muito poucos em Portugal, menos ainda em clubes de natação).
Quanto aos especialistas a atacar ZMB, deixem-me dizer-vos da vossa incompetência: acreditam mesmo que o responsável pela lesão da Nádia é o ZMB que foi seu treinador de Setembro a Maio?
A Nádia que é uma nadadora fantástica e que com a idade se tornou numa simpatia de pessoa, sabe que o que vou dizer qualquer pai na bancada sabe: a Nádia gosta tanto de nadar, como não gosta do aquecimento em seco - sempre fez pouco, sempre fez contrariada, mesmo antes do ZMB chegar ao CNAC. O seu enorme potencial, a sua técnica perfeita, o seu nadar (o melhor que já vi em 10 anos de bancada) fê-la acreditar sempre pouco no treino fora de água. Quanto à relação Nádia/CNAC, também na bancada sabemos que nada tem a ver com a Nádia, que gosta do ZMB (e do Vítor Raposo), dos companheiros e do emblema que defende e que sempre a defendeu.
Meus caros só se ataca gente de sucesso por um de dois motivos: por inveja ou para esconder a nossa incompetência. Tanto incompetente na natação e atacamos um dos melhores treinadores no activo.
Á Nádia força e volta depressa à natação (de preferência no CNAC). Animas sempre uma piscina com o teu fantástico nadar;
Ao ZMB força meu caro, contamos consigo para as próximas épocas;
À direcção do CNAC, força com a dinâmica actual, estamos no bom caminho.
Pai CNAC.

domingo, janeiro 27, 2008 11:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pai CNAC ou ZMB honself ? ;)
Tipico...

I love this blog!

domingo, janeiro 27, 2008 5:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este pai do cnac deve ir ao oftalmologista. Basta vermos as provas nadadas pelos atletas miguel veloso, jorge mendes, miguel oliveira e outros para ver o nº de provas exageradas que eles fazem por epoca.
pai cnac falas de palestras, falas de medico mas deves saber que so tecnico nao controlar, se ao conversar com atletas a saber se cumprem, a educar, a sensibilixsar noa ha medicos nem palestras que cheguem.
pai cnac tens de star com mais atençao aparacer mais vezes na piscina
andas distraido

domingo, janeiro 27, 2008 7:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Senhor doutor anonimo das 12.45, parece que fala com toda a sabedoria do mundo, como se fosse omnisciente de tudo mas o que me parece e que nao sabe minimamente o que esta a dizer. talvez se tivesse coragem de dar o seu nome eu pudesse defender quem seja que esta a atacar. Ao que me parece esta a cometer um grande erro, e esta bastante equivocado . quem sera que tem dividas? quem sera o poeta? se chama poeta a quem escreveu penso que sera adequado chamar-lhe cobarde .

domingo, janeiro 27, 2008 8:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao pai cnac das 11.59 pela sua visão sob o assunto.
nem mais nem menos!

domingo, janeiro 27, 2008 8:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A nadia é linda e mainada. agora tao praqi a falar de lesoes...rabetas e o k e...FORÇA NADIA.

segunda-feira, janeiro 28, 2008 7:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pk não caiem em cima dos treinadores das Sara Oliveira, Sara Madeira e Venas (todos lesionados) da mesma forma que o fazem ao Zé Manel?

segunda-feira, janeiro 28, 2008 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Do primeiro anónimo para G. Costa, sou anónimo como o são para os dois clubes da cidade de coimbra, todos os outros clubes da anc. Os jornais da cidade só noticiam o cnac e a aac, nem que para isso tenham de falar do magusto desses dois clubes. Portanto no meio de tanta indiferença e anonimato, que importância tem mais um anónimo. Enfim tudo isto é triste, tudo isto é fado, tudo isto é coimbra! Mas para a Nádia, o que se pede, é voltar competir.

segunda-feira, janeiro 28, 2008 7:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Talvez porque a lesão da Nádia seja mais grave :s

segunda-feira, janeiro 28, 2008 8:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A NADIA LAEZZA É A MAIOR!!!e concordo plenamente com o pai cnac..pois so quem esta dentro é que sabe o que realmente se passa..e o ze manel é sem duvida um dos treinadores que mais se preocupa com o fisico dos atletas e tem lutado desde que chegou ao cnac para que os atletas tivessem as minimas condiçoes
(um ginasio)para aquecerem. Quanto a MARIA miguel veloso, ao jorge mendes e ao miguel oliveira.. eles fazem as provas que o ze acha que eles devem fazer e nnca vi nenhum ter maus resultados por causa disso..por isso deixem-se de merdices e arranjei um outro hobbie sem ser dizer mal de quem trabalha realmente

segunda-feira, janeiro 28, 2008 8:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

um ginasio "PARA AQUECEREM"! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

segunda-feira, janeiro 28, 2008 10:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ainda aqui se disse que os pais devem ser os primeiros a intervir. pois bem, depois do comentário do pai cnac o que podemos dizer? PALHAÇADA!

segunda-feira, janeiro 28, 2008 10:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixem o CNAc em paz. Deixem o Zé em paz. Deixem os treinadores do CNAc em paz. Treinem, treinem e treinem para que na piscina possam ser os melhores. No CNAc é aquilo que fazemos. Treinamos, treinamos e tentamos nas competições chegar em primeiro.
Estas guerrinhas não levam a lado nenhum porque ninguem no seu perfeito juizo poderá dar importancia a uns quantos comentários anónimos.

segunda-feira, janeiro 28, 2008 11:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um nadador que efectue diariamente 6000 metros diários com 12 braçadas em cada 25 metros, efectuará 2880 braçadas por treino, e se efectuar 300 treinos por ano realizará 8640000 braçadas anuais e qual será a quantidade de braçadas em toda a carreira de um nadador? Será que cerca de 9 milhões de braçadas anuais, onde em cada uma, o supra-espinhoso é comprimido no acrómio, não será razão suficiente para podermos contrair uma lesão do ombro (lesão por repetição)? Será que o mesmo não acontece no atletismo e no ténis? Provavelmente, a maior probabilidade de contrair uma lesão do género se deve aos movimentos característicos da própria modalidade, de seguida às caracteristicas do nadador e só depois ao tipo de treino. Quem treina de forma pouco intensa, não está livre de contrair uma lesão no ombro! Não será assim? Se calhar estão à espera de serem apurados para os "Jogos Olímpicos" sentados no sofá! Qualquer processo de treino requer sobrecarga e ninguém está livre de contrair uma lesão no seu decorrer, mesmo que tome todos os cuidados na prevenção do seu aparecimento! Não se deviam definir metas e estratégias e metas para alcançar cada vez melhores resultados em vez de critcar arbitráriamente quem procura fazer o seu melhor? Não, nem pensar, queremos ser antes vistos como um Portugal pequenino no que ao desporto diz respeito.

terça-feira, janeiro 29, 2008 3:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ganda ZÉ Manel Borges os unicos que te compreendêm são os teus directores e pouco mais.
agora entendo tudo o que foi dito aquando da vinda do Zé Manuel Borges para Coimbra...

quarta-feira, janeiro 30, 2008 11:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, só se forem eles... pelo menos um deles, que teve o fulgurante golpe de inteligência de dizer na minha frente, em Junho, que o zmb nada tinha que ver com a lesão da Nadia, nem a própria natação, até me fez duvidar que a Nadia fosse uma nadadora! A lesão era uma coisa qualquer que ela contraiu sabe-se lá porquê, se calhar a coçar-se... digo eu!
Divertido mas pertinente o que o " paiCnac" disse: "acreditam mesmo que o responsável pela lesão da Nadia é o zmb que foi seu treinador de Setembro a Maio?" Eu corrijo "a Junho"?
Bem, em mais de 10 anos de treinos e competições a Nadia nunca teve o menor achaque, o mais ínfimo problema relativo a esse desporto. O primeiro foi este, ocorrido neste pequeno arco temporal de 10 meses de consulado zmb. Ele há coincidências do caraças!!!!
Já o Doctor House me parece uma autoridade na matéria e pôs o dedo no nervo fulcral da questão:"Já é altura de em Portugal as pessoas serem responsabilizadas pelos seus actos.(...)no sítio certo.(...)em tribunal". Mas Portugal ainda é um país de brandos costumes e aquilo que os pais fazem é "apenas" continuar a apoiar os filhos e a abrir os cordões à bolsa para corrigir os males infligidos por outrem! E tem de ser uma grande bolsa pois estão em causa alguns milhares de euros de tratamentos!
Estes são os números, estes são os FACTOS:
Facto nº um: dos vários relatórios médicos resultam factos convergentes que apontam para o tal "overtraining" sem o acompanhamento adequado;
Facto nº dois: Por mais que os atletas se interessem e que os seus pais se informem, a verdade é que eles CONFIAM na equipa técnica! E nos dirigentes também;
Facto nº três: A Nadia ainda tinha só 16 anos (menor de idade) quando começou a ficar mal. NÃO pode, no modo mais absoluto, ser responsabilizada de nada do que lhe aconteceu. Portanto, mais uma vez, "a culpa morre solteira";
Facto nº quatro: (fechando o círculo com o 1º)Há, inequivocamente, uma grave lesão provocada pela prática incorrecta da natação. Não foi a 1ª atleta a lesionar-se. Infelizmente não será a última. Mas há médicos e fisioterapeutas que juram a pés juntos que esta poderia ter sido evitada! Por isso, meus amigos, todos de olhos bem abertos!
E é continuar a arregaçar as mangas, olhar para a frente, com mais força, com mais raiva, com mais ousadia!
Nadia: Avanti tutta! "Levanta , sacode a poeira e dá a volta por cima!" como canta a Maria Bethânia!
Força!!!!!
Tua prima
Anónima da Silva

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 4:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este broges sai cá um camafeu! Ainda há um ano atrás vinha escrevendo em entrevistas várias (semanário desportivo do centro, diário as beiras, etc) que a nádia podia ir aos Jogos Olímpicos de Pequim, e vai daí atirou-a à bicharada! É inaudito e ignóbil! Ainda bem que a miúda parece ter os pés bem assentes na terra! "SHAME ON YOU, MR. BORGES"!

sexta-feira, fevereiro 08, 2008 3:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dizem aqui cada calunia acerca de jose manuel borges. pintam-no como um "monstro". quem nao o conhece é facil falar mas quem o conhece sabe que ele nao é nada do que estao para aqui a dizer. é claro que é uma pessoa que gosta de ver recompensado todo o trabalho que tem dia-a-dia com os seus atletas mas tambem estabelece boas relaçoes com eles e tenta que haja um bom ambiente de trabalho na equip. o que aconteceu à nadia nao é o 1º caso na nataçao mas sim mais um e ha muitos que veem praqui falar da boca para fora e fazer acusaçoes graves,sem estarem dentro do assunto. quem sabe pode falar agora os outros nao falem sem saber o que realmente se passou.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008 9:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o das 9:06 PM.
Pois eu conheço-o tão bem como tu e sabes bem que o que dizes não é verdade! Concordo com o das 4:45 PM plenamente. Em tantos anos nunca teve nenhuma lesão e em poucos meses de treinamento com o zmbroges foi o que se viu.
FORÇA NÁDIA ESTAMOS CONTIGO! QUEREMOS VER-TE BREVEMENTE A NADAR COM O MESMO BRILHO DE ANTES POR PORTUGAL! FORÇA,FORÇA,FORÇA!!!

sábado, fevereiro 09, 2008 5:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o das 9:06 PM. Ja que dizes estar dentro do assunto diz lá o que se passou!?

sábado, fevereiro 09, 2008 6:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, já nada. E sabem com quem? com o Vladimir (ex CNM), he he. E se nadar é como indididual, hi hi.
Lindo.
Vamos a isso Nadia, bjs

sábado, fevereiro 09, 2008 11:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois é... nadar pelo cnac, já era (inscreveu-se como individual pela ANC), e parece que agora anda a ser treinada por um técnico russo (ex cnm, que encontrava no desemprego). Como tal, algumas afirmações que têm sido ditas, não fazem sentido. será que fo, pelo orgulho dos responsáveis do cnac e o do seu técnico que a nádia optou por estas duas soluções?

domingo, fevereiro 10, 2008 12:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois é com que então a treinar com o Vladimir, força nadia e faz ver os Srs Directores do Cnac e ao JMB quem é a maior.... tudo de bom para ti.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 12:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Força Nadia

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 12:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como é possível ainda ninguém do IDP ter visto que este treinador é um MONSTRO? Como é possível ele não estar no desemprego? Digam-me! Sr. Laurentino Dias, este homem que vá para tribunal já!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 1:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 1:21 este Sr. só vai para Tribunal quando o Clube Náutico já estiver no fundo do poço e não tiver dinheiro para lhe pagar o seu salário milionário, aliás foi o que em outros Clubes!! Ao que se consta!!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 2:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que tem o idp a ver com isso???

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É muito triste como é que uma entrevista de uma atleta como a Nádia - dá tanto que falar..... algo está mal.... os responsáveis que assumam de uma vez por todas... porque lá no fundo nós sabemos quem tem culpa de a Nádia ter uma lesão tão grave. Talvez agora treinando com um treinador diferente vamos ver como é que se vai sentir?? Fica no ar??

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 4:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito me contam! Então o Vladimir não era suposto estar na Finlândia? Eu a pensar que no distrito de Coimbra não havia treinadores no desemprego! e o outro Z.Guerra ex. CNM, o que faz? e já agora quem mais no desemprego em Coimbra? Digam!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 9:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

idp nada a ver com os clubes né? idp nada a ver com uma atleta de alta competição! é a mentalidade tuga, depois é o que se vê...

segunda-feira, fevereiro 11, 2008 11:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mandei-te ontem um beijinho muito especial porque era dia de São Valentim. N´~ao foi publicado não sei porquê!?.... Sou teu fan, desejo que tenhas a força suficiente para ultrapassares mais este obstáculo e acho que estás no caminho certo: És boa, és independente, o Vladimir também é um bom treinador e não está em nenhum clube. Por isso acho que são a dupla perfeita para o êxito! Não ligues às bocas! Vai em frente!
És linda!!!!
Beijos do teu
FAN Nº 3!

sexta-feira, fevereiro 15, 2008 12:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi nadia!
Também sou "Amado" como tu! É um lindo sobrenome, né? Tu também és linda e és uma "Senhora nadadora". Tou esperando a tua próxima prova, quero te ver nem que seja "Atrás-do-Sol-Posto"! FORÇA! Kiss.
E. Amado

sexta-feira, fevereiro 15, 2008 1:58:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Vladimir técnico filiado pela AAC!
Nadia treinada por Vladimir!
Será que para o ano Nádia na AAC?
Ao contrário do que diz, e do que os (i)responsáveis do cnac dizem, Nádia jamais nadará pelo cnac com o técnico José Borges.

domingo, fevereiro 17, 2008 11:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem poderá afirmar uma coisa dessas?
O futuro a Deus pertence e queira Ele que a Nadia consiga chegar ao momento de poder optar. Eu acredito que sim e garanto que terá toda a liberdade e autonomia para o fazer!

O Vladimir, tanto quanto se sabe, não está (ainda) a treinar nenhum clube. O Vladimir é um grande profissional, com provas dadas, e aceitou o convite de ajudar na recuperação da atleta.

A Nadia inscreveu-se na ANC, como nadadora individual, "in extremis", mesmo no fim de Dezembro PORQUE O CNAC NÃO A ACEITOU COMO ATLETA devido a um diferendo com os seus pais a que a atleta é alheia. Obviamente que o tal diferendo será devidamente deslindado, o Cnac tem a minha palavra, mas é preciso tempo e disponibilidade. Entretanto, se quiser recuperar MESMO da grave lesão contraída já se sabe porquê, para além de um acompanhamento médico/fisiátrico de qualidade, terá de ter um acompanhamento técnico correspondente. Por isso agradeço ao Vladimir a orientação que lhe está a dar.

Aproveito também para agradecer todos os outros médicos que a têm ajudado: Dr. Renato Nunes; Dr. Fernando Martins; Prof Páscoa Pinheiro, Prof. Espregueira Mendes (Porto)e Prof. Jorge Laíns. Bem hajam!

Alda Amado Laezza (mãe da Nadia)

quinta-feira, fevereiro 21, 2008 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 1:33 PM
Agradeço este GRANDE ESCLARECIMENTO!! Quebra muito comentários tais como:
Clube de ÉLITE?? Não??
Rejeitar um atleta de grande porte!!! Porquê?? Pelos Técnicos ou pela Direcção??
Mais uma vez força Nádia..

segunda-feira, fevereiro 25, 2008 11:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se a Nadia tiver um pingo de orgulho, bom senso e (the last but not the least!) INTELIGÊNCIA, nunca mais se volta a deixar "treinar" pelo zmb!!!
Tens tempo para pensar nisso, miúda! Tu mereces muito melhor. Claro que aí em Coimbra não há muitas alternativas, mas reflecte bem sobre o que irás fazer.
Beijinhos e boa sorte. Espero encontrar-te em breve nas provas!
Um "contaazulejos" como tu.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008 12:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não fazia ideia que fossem ELES a não te aceitarem! É inaudito e INDECENTE!
MAS... Nádia, tens que ver que há males que vêm por bem. Tu és ainda a melhor nadadora da zona centro, O Vladimir é "só" o melhor treinador a trabalhar na mesma zona. O "destino" juntou-vos. Não desperdices uma oportunidade única!
Boa sorte e vai em frente!

segunda-feira, fevereiro 25, 2008 7:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa sorte Nadia!
"Os cães ladram mas a caravana passa!"
Beijinhos de (mais um) fan!!

quarta-feira, fevereiro 27, 2008 1:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 10:14 agora já tens a resposta que mereces.....e ainda te vai admirar mais quando a Nádia nadar mesmo na AAC deixa passar mais algum tempo e depois verás realmente quem são os melhores.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008 3:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O anónimo das 2:12 p.m. parece falar com muita certeza das 2 - 3:
Ou queres que o Zé se vá embora?
Ou queres ser o treinador da Nádia? Mas agora só se for para o ano, deixa lá.... muita água vai correr.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008 3:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o 3:10! não acredito em milagres! a aac aposta em quantidade e não na qualidade! ainda agora levaram alguns nadadores e muitos carangueijos aos regionais dos míudos, muita parra e pouca uva! a Nàdia é muita qualidade para a vossa equipa! Eu aviso que hà muito mais clubes e treinadores com qualidade na zona, além dos dois de coimbra!

quarta-feira, fevereiro 27, 2008 7:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim realmente qualidade nao se ve na aac. e era um milagre a nadia ir para la. podem começar é a rezar

quarta-feira, fevereiro 27, 2008 9:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Nádia é realmente uma grande experança da natação e por tudo o que já fez, está sem dúvida de parabens, o que se estranha e entristece é o facto de fazerem dela uma bandeira mais forte do que a dos próprios clubes onde já nadou. Ela tem a importância que lhe dão e neste caso a aac parece ver nela a salvação do clube. O concelho que vos dou é para trabalharem mais e vaidades a menos! Coimbra já é muito mais do que a natação da própria cidade!

quinta-feira, fevereiro 28, 2008 7:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas o Sr José Manuel Borges não veio com um contrato de dois anos? Termina ESTA ÉPOCA. Se tiver um bocado de vergonha na cara só tem é que se IR EMBORA! Depois de todo este sururu, meta é o rabinho entre as pernas e volte lá prà terra dos arcebispos! Por tudo o que acabei de ler a conclusão é só uma: FORA com esse treinador!!!
A Nádia que vá para onde quiser mas nunca mais treine com ele!
Boa sorte na tua recuperação mas vê lá se também ganhaste algum juízo com a experiência.

sexta-feira, fevereiro 29, 2008 7:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todos estes comentários anónimos não deveriam existir,é fácil dizer mal, e a inveja do CNAC ter um treinador a sério é realmente o que faz mexer muitas pessoas. Tenho pena de quem não sabe distinguir um bom técnico dum mau.Tenham espelhos em casa meus caros e não digam disparates.

segunda-feira, março 03, 2008 5:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É fácil destruir! Se a natação do distrito de Coimbra souber aproveitar o conjunto de técnicos, que os clubes têm actualmente ao seu dispor, penso que finalmente há condições para se dar o salto que todos desejam. Se o caminho for o da critica destrutiva, então continua tudo adiado! De uma vez por todas, escrevam menos para os jornais! Não critiquem tudo! Enfim trabalhem mais! Porque existem todas as condições para uma grande evolução!
Ass. P. Jota

segunda-feira, março 03, 2008 8:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nádia não vás para aac,só o fausto é que tem categoria para te treinar, mas ele está tão farto da aac como tu estavas do cnac. não te metas na aac, eles ainda são piores que o cnac.
1 pergunta Nádia- o aquecimento?era bem feito?se calhar não!! se queres treinar com humanidade, não te metas na aac

terça-feira, março 04, 2008 12:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A Nádia foi e pode continuar a sêr uma boa nadadora, mas precisa da disciplina do zmb e não devem dar demasiada imp.pq como ela podem vir outras e outros atletas que adoram o CNAC.Viva o Cnac e os técnicos que trabalham com garra.

terça-feira, março 04, 2008 11:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do comentário Ass.P.Jota, finalmente alguém entendeu a questão, mas em relação ao anónimo 7:20PM coitado o que será que está acontecer uma dôr imensa de cotovelo, veja será que no seu trabalho é o maior ou o Socrates já o aposentou..o pessoal anda um pouco desléxico

terça-feira, março 04, 2008 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o Senhor P Jota:
Concordo consigo! Há condições quase ideais para que a natação de Coimbra evolua. Com trabalho muiito se poderá fazer. E com disciplina também. Mas é igualmente primordial perceber a diversidade física e psíquica de cada atleta, agir com bom senso e humanidade porque são SERES únicos plenos de digninade e não mera "carne para canhão". A natação não uma guerra em que uma lesão vitalícia possa ser considerada como mais um "dano colateral"!
E começam a esquecer-se desse "pequeno" pormenor... A lesão da Nádia por descuido do treinador. E ou não ELE o Chefe?

quinta-feira, março 06, 2008 4:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É claro que os treinadores são os "chefes", são eles que mandam e desmandam nos atletas e portanto são eles os RESPONSÁVEIS. Ninguém pode negar esta verdade.
Mas há outras verdades incontestáveis: a natação está a evoluir em Coimbra e é exactamente a AAC que melhor o demonstra: fanáticos cnaquitontos estólidos, nos últimos regionais de infantis, foi a AAC que conquistou 54 medalhas contra 38 do cnac... 20 das quais de 1º lugar, "só" o dobro... (Estes são os números apresentados neste magnífico Blog!)
Ao contrário de um míope qualquer das 7:11 que escrevia "alguns nadadores e muitos carangueijos" (coitado, nem sequer sabe escrever caranguejos!) a AAC manifesta é um populoso viveiro de pequenos tubarões que têm é de ser trabalhados comme il faut. Esperem mais 2 ou 3 anos e verão quem é que manda na natação de Coimbra!
.

sexta-feira, março 07, 2008 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Claro que quem manda e desmanda nos atletas é o treinador. Ele É o RESPONSÁVEL. Esta é uma verdade incontestável.
Outra verdade incontestável são os números apresentados neste mesmo magnífico blog sobre os últimos regionais de infantis: 54 pódios para a AAC contra 38 do Cnac. 20 de 1º lugar, "só" o dobro dos outros! Estes são os factos que provam que a natação está a evoluir em Coimbra e exactamente nas fileiras da AAC!
Alguns cnaquistas têm de começar a usar óculos tal é a sua miopia... Como aquele tal das 7:11 que escrevia "alguns nadadores e muitos carangueijos" (coitado, nem sabe escrever caranguejos!) Eles são é um populoso viveiro de pequenos tubarões que têm é de ser trabalhados "comme il faut"... Já vos estão a roer os calcanhares daí a vossa miúfa! Vamos ver daqui a 2 ou 3 anos!

sexta-feira, março 07, 2008 2:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isso é porque ainda nao viste o post sobre os regionais de juvenis,juniors e seniores da anc e da ana em que o CNAC dominou com 71 podios.

sexta-feira, março 07, 2008 2:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 2:44 como já referi deveria escrever o seu "nome" pq o deve ter!! a seguir de certo não comete erros de simpatia pq é o Maior, depois eu que sou mãe de um atleta uso óculos pq sou miope, mas sou minimamente inteligente para entender que será dificil roer os calcanhares do CNAC, até pq somos duros de roer e pode ficar com a boca EM FRIDA.

sexta-feira, março 07, 2008 4:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ena!
Ganda Nádia!
Os comments à tua interview já tão a xegar ao hundred!
E entre esta catadupa de estoltices anónimas (salvo raras excepções) ainda há aqueles anónimos que querem que os outros se identifiquem... para lhes furarem os pneus do carro?... Para lhes darem um tiro?... Isto é mesmo muita divertido!
Obrigado Nádia por pores esta malta aos coices uns aos outros! Falem bem ou falem mal mas FALEM DE MIM!
Eu só tenho pena que se tenham esquecido que foste tu que desencadeaste esta avalanche, que ainda estás lesionada, que estás a sofrer pelos erros de outrem e ninguém mais se lembrou de escrever: "As melhoras, Nádia. Volta depressa"
Beijinhos dum teu fã que por acaso nem sabe como é esta coisa funciona para não aparecer como anónimo!

sexta-feira, março 07, 2008 4:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não me esqueci da Nádia e da falta que ela nos faz nas piscinas!
Volta depressa que estou com saudades de te ver!
Beijinhos de (mais UM) fã...

segunda-feira, março 10, 2008 11:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó anónima das 4:23!
Tu também tens um nome! O meu é João.
E tal como dizia antes, a natação de Coimbra tem futuro e esse futuro passa pela AAC. O futuro próximo está lá! No último fim de semana, na Mealhada, quem teve quatro pódios individuais e quatro colectivos? Dois deles de 1º? A AAC... O Cnac? Um (1)... (Claro, estamos a falar de nadadores de Coimbra! E eram 16 de ambas as partes!) Factos, minha cara. Simples factos.
Afinal os vossos calcanhares não devem ser assim tão rijos.
Assinado: Johnny Weissemüller. Mais conhecido por Tarzan
P.S. E quanto à Nádia, no Cnac na AAC ou noutro qualquer, os meus votos são de óptima e breve recuperação!
Força Nádia

terça-feira, março 11, 2008 9:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A minha irmã é a MAIOR! E ainda tem muito pra nadar.
Ciao mana!
Rita Amado Laezza

terça-feira, março 11, 2008 5:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa! Rita!
Apoia a tua mana. A natação só tem de ganhar com a sua recuperação.
Ela que nade onde quiser!

terça-feira, março 11, 2008 9:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ed é proprio questo che lei farà.
anche l'italia é un'ipotesi.
Forza pimpa!
tuo pappà

quarta-feira, março 12, 2008 11:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boas melhoras.
esperamos ver-te na agua depressa





Rosa

domingo, março 16, 2008 10:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

FORÇA NADIA

segunda-feira, março 17, 2008 8:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então? Abandonaste-nos?
Será que foste para Itália ter com o teu pappá e já não queres nada com a natação portuguesa?
E o Vladimir? Que papel é que ele fez no meio disto tudo?
Estamos co saudades de te ver por aqui!
Diz alguma coisa...

quarta-feira, março 19, 2008 12:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois... disseram-me de fonte "aparentemente" segura que a Nádia foi mesmo para Itália, para treinar, para estudar, já que o seu "estatuto" caducou!!!!??
Não percebo nada desta treta!
Mais do que nunca, BOA SORTE, Nadia.
Beijinhos.

quarta-feira, março 19, 2008 12:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só balelas!
A Nadia cá continua. E olha lá, ó anónimo "pappà" das 11:13, isso é só bluff!
Tu queres tanto a tua filha em Itália como eu quero ter sarampo! E lá pela foto ter o Vesuvio como fundo, não a teletransporta para Napoles! Credo!
Cara Nadia? para quando o teu reinício?
Beijinhos do teu fã número um

terça-feira, abril 15, 2008 12:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NÃO FOI POR ACASO!

Há um ano atrás a Nádia era, ainda, a "coqueluche" do Náutico, era a maior atleta (e não só a atleta maior);
Há um ano atrás a Nádia brilhava com luz própria e fazia antever longos voos;
Há um ano atrás, "inexplicavelmente" lesionou-se a valer.

Sempre houve e haverá gente invejosa e despeitada a quem a grandeza e o brilho estorvam, uma vez que remetem para um segundo plano os próprios projectos.

Um ano depois, após tudo o que se escreveu sobre esta miúda,e depois destas últimas provas, experimentei a arrepiante sensação que NÃO FOI POR ACASO! Quiseram "arrumar" com a Nádia Laezza deliberadamente porque estava a fazer sombra a outra muito mais pequena mas que tem alguém no clube que pode fazer o que quer, mandar e desmandar a seu bel prazer! A mesma pessoa que há quase sete anos atrás fez cair a Direcção do Eng.º Nave para ela se ir enfiando de mansinho no poder e e ir levando, com muito charme e veneno, a água ao seu moinho!

FIAT LUX! Agora está tudo explicado.

sexta-feira, maio 02, 2008 7:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já tou a ver! AH!!!! Percebi tudo!
É uma tal com a Sínrome de Napoleão e uma ninhada de pequenotes...
Ele há tanta conspiração que já nada me admira!
O raciocínio bate certo, sim senhor, que também conheço essa pessoa.
Deus nos livre de quem mal nos quer e bem nos fala!

quinta-feira, junho 05, 2008 4:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O cnac está mesmo a bater no fundo
O feudalismo no seu melhor.

sábado, setembro 13, 2008 12:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas qual fundo?
Tá é nos píncaros da lua!
Agora até já tem o seu comando de elite na frente das operações anc...
...mas
"quem aos altos quer subir
sem ter forças naturais
aos mais baixos vem cair
por ter presunção demais!"

E a vida é como os alcatruzes da nora: nunca permanecem sempre por cima.
Nem sempre por baixo!

É por isso que desejo que a Nadia se reerga e regresse à natação.

Então? Tamos à espera!...

terça-feira, outubro 28, 2008 8:03:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home