terça-feira, maio 23, 2006

Entrevista a Pedro Vale

Entrevista realizada pelo Beba Água (BA) no dia 20/05/2006 a Pedro Vale (PV). Tem 53 anos e é treinador do Clube Naval Setubalense desde 85/86. É Licenciado em Educação Física e pós-graduado em treino de alto rendimento de natação sempre pelo ISEF/FMH. Foi ainda membro da Direcção da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) entre 1994 e 2004.

BA: Antes de mais, uma palavra de agradecimento por ser o primeiro técnico a dar uma entrevista para o blog.
PV: Alguém havia de ser o 1º.
BA: É visitante assíduo do blog? Onde pode melhorar?
PV: Não sou muito assíduo. Só lá fui 2 ou 3 vezes, por curiosidade, porque os meus nadadores me informaram. Das vezes que lá fui achei giro, muita gente a dar opiniões (nadadores). Mas ainda não posso dar uma opinião bem formada. Tenho que consultar mais vezes.
BA: O Clube Naval Setubalense é uma colectividade com grande tradição na natação portuguesa. Neste momento, em termos colectivos, passa por um período de menor fulgor. Como avalia a situação actual?
PV: È uma equipa jovem que estou convencido que para o ano vai voltar à 2ª Divisão. A equipa Feminina também está a crescer. Dentro de 2 anos o trabalho que está a ser feito nos escalões mais novos irá com certeza dar frutos. Mas a situação a nível geral não está fácil. Principalmente quando há alguma crise de valores. Hoje em dia os nossos jovens têm a vida muito facilitada, e não é fácil motivá-los para os sacrifícios do treino. E também há muita gente sem paciência
BA: Mas como vai ser para o ano, subir à 2ª e 3ª com as equipas masculinas e femininas é objectivo ou obrigação?
PV: Aqui nada é obrigação. Da análise que eu fiz e do que temos trabalhado este ano, para o ano se tudo correr normalmente tenho quase a certeza que isso irá acontecer. Há muitas contingências que não conseguimos controlar, mas se nada de contrário acontecer vamos lá. Os clubes estão muito dependentes dos talentos que aparecem ou não. Há gerações boas e outras menos boas. Não se podem fazer omoletas sem ovos. Mas com estes ovos que agora tenho acho que vou fazer uma boa omoleta.
BA: Curiosamente, ao longo dos anos, o CNS tem sido um clube que tem feito surgir atletas de destaque nos escalões de formação, que mais cedo ou mais tarde optam por dar continuidade à sua carreira noutros Clubes. Assim foi com as irmãs Rita e Raquel Anjos, com o Filipe Rosa, e mais recentemente com o Tiago Venâncio... Para quando a fixação dos principais valores do Clube, concretizando a sua carreira?
PV: Todos menos o último foram por situação académica. Mas para mim e para a minha realização pessoal o que interessa é que uns vão e outros aparecem, sinal de que o que aqui se faz dá fruto. E se formos analisar os resultados ainda ninguém fez melhor depois de daqui sair. Isto sem qualquer ponta de ressentimento nem que seja esse o meu desejo. Já tenho nadadores que se vão aqui fixando porque optaram por estudar em Setúbal até para prolongarem a sua carreira na natação – Pedro Varela, Daniel Leitão e o próprio Filipe Rosa que na época passada ainda fez uma perninha. A nível Nacional também não se têm visto grandes prolongamentos na carreira de nadadores em comparação com o que acontece lá fora, excepto o Laurentino e agora o Simão.
BA: Ficou magoado com a atitude do Tiago, quando este abandonou o clube e o técnico, no último terço da época?
PV: No ultimo terço não, no ultimo mês! Quem não ficaria. Não tenho palavras para descrever a … nem vale a pena classificar.
BA: E existia de facto assédio e pressão por parte do Palmela e do técnico Brito Rosa, no sentido de forçar à saída do Tiago, ou foi algo que aconteceu naturalmente?
PV: Nada foi natural. O assédio foi feito com promessas de ordenados, mas tudo feito nas minhas costas. Eu só soube mais tarde.
BA: Como tem visto a performance dele, daí para cá?
PV: Não vou emitir qualquer opinião. Os números falam por si. Arranjaram uma boa desculpa com a dita lesão pondo em cheque a federação e têm vivido á sombra dessa desculpa
BA: Na sua opinião, o Tiago tem potencialidades para ser um atleta de referência, entre a nata do topo mundial?
PV: Para mim o Tiago era o nadador português que mais potencial tinha para chegar a uma final olímpica e uma vez lá, se não acusasse a pressão, não sei não se não nos daria uma alegria a todos.
BA: Compreendo, também vejo as coisas assim. E não devemos ser os únicos...
PV: Muitos treinadores de renome mundial que o viram nadar e que eu tive o privilégio de trocar impressões são da mesma opinião. Tem tudo a seu favor. Altura, envergadura, força, garra e espírito de vitória. Tem arestas para limar, mas só quem o conhece... Infelizmente para ele agora não tem uma orientação à sua altura, como toda a gente sabe e diz.
BA: Tal como o Tiago a Diana Gomes também passou por problemas e trocou de clube e treinador. Coincidência ou sina?
PV: A Diana trocou de treinador mas porque os pais quiseram que ela mudasse de clube por não concordarem com o que o ABVE estava a fazer. Foi uma situação diferente. Em termos de sina realmente apesar das situações serem diferentes eu e o meu querido amigo Teixeira perdemos os nossos melhores nadadores de sempre. Mas para mim quando as coisas acontecem naturalmente, tudo bem, amigos como dantes. No meu caso não!
BA: Voltando ao CNS... Nos últimos 10 anos, as grandes referências do Clube têm sido quase exclusivamente no sector masculino. Há alguma explicação particular para esse facto?
PV: Houve realmente uma grande crise no sector feminino. Mas agora as coisas estão a equilibrar e penso que vão melhorar. Houve sim uma série de coincidências que contribuíram para que isso acontecesse. Crise de valores, mudanças de residência, mudanças de locais de estudo (caso das manas Vilar e da Filipa que foi para Moçambique) e de outras duas nadadoras que por motivos de saúde tiveram que abandonar. Uma era vice campeã nacional juvenil nos 100 e 200 bruços e a outra vice campeã nacional nos 100 livres A Cátia Oliveira e a Helena Raposeiro. Foram muitas coincidências em simultâneo, aliado a não aparecer ninguém nas camadas mais novas, passamos também pela crise da piscina, pois a nossa era velha e os pais metiam as crianças nas piscinas novas de Palmela, Azeitão e outra em Setúbal embora pequena. Só em 2001, quando tivemos a piscina nova as pessoas começaram a regressar a Setúbal.
BA: Até ao fim da época ainda vai haver alguma surpresa? Ninguém sonha com o Europeu de juniores?
PV: O Ricardo Varela e o Diogo Barbosa. Vamos lá ver. Vai ser difícil, mas eles estão motivados. O Ricardo agora teve um problema numa mão, pois caiu e tem tido algumas limitações a nível do treino. Mas aqui o problema também é da Federação que pouco faz por estes segundos planos. As selecções são sempre para os mesmos. Enquanto uns vão a todas e às vezes passam mais tempo em digressões do que a treinar. Os outros não vão a lado nenhum acabando alguns por perder a motivação. Noutros países levam-se selecções de 1ª, 2ª e 3ª categorias a diferentes provas. Mas aqui é sempre a mesma desculpa do dinheiro. Somos um país de banda desenhada mas com altos objectivos a médio e longo prazo. Não temos é quem planifique com certeza de saber o que está a fazer. Sempre pela falta de dinheiro.
BA: E no futuro, teremos? É que actualmente temos uma vaga de "novos" técnicos cheios de força na guelra… mas será que lhes deixam chegar lá?
PV: Penso que vai ser difícil. Temos muitos e bons Técnicos. Neste momento o que eu penso é que se não fizermos como os melhores não podemos aspirar a nada. Não é fazer previsões para grandes resultados e depois não darmos as condições às pessoas para trabalhar para os alcançar. Além disso isto é um “raio” de uma modalidade em que é necessário trabalhar muito para obter bons resultados, e muitas vezes os nossos melhores nadadores, pensam que já treinaram muito, e que com facilidade fazem grandes tempos. Da minha experiência, acho que em termos de treino, nunca por nunca devemos ficar a viver de um ou outro resultado de maior realce. Temos que trabalhar sempre mais se queremos andar entre os maiores. Ou então cingimo-nos à nossa realidade, que é bem diferente da dos melhores. Já dizia o Prof. Moniz Pereira: Se queremos ser igual a eles, temos de fazer como eles. E como toda a gente sabe, na natação, em termos de estruturas, estaturas estamos em grande desvantagem com os melhores. Somos quase iguais em termos de conhecimento, porque hoje, já existem poucos segredos ao nível do treino, e só não sabe quem se está a borrifar para a formação. Mas as ditas desvantagens são difíceis de colmatar. De modo que quando aparece um talento, fora de série, temos que procurar que passe pelas mesmas experiências dos melhores, mas também que haja a humildade, que é preciso continuar sempre a trabalhar para estar entre eles.
Já me estou a alongar demasiado…
BA: Acho que é tudo, ou queres acrescentar alguma coisa que me tenha passado?
PV: Levaríamos a noite toda no bate papo. Ainda escrevias um livro com as minhas declarações.
BA: Ok. Então... Muito Obrigado, Bons Treinos e até à próxima. Abraço
PV: Amanhã vai haver um encontro em Setúbal das diferentes gerações de nadadores do Naval. Acho que vai ser muito giro rever malta que já não via há muito tempo. Abraço.

Notícia de ultima hora, por Pedro Vale: Acabei de saber que o Ricardo Varela, afinal tem um osso da mão partido. Lá se foram tantas horas de trabalho, para no próximo fim-de-semana ir tentar o mínimo para o Europeu de Juniores.
È contra estas contrariedades que temos de ter força para reagir. O trabalho foi feito, não vai ser agora, mas dará os seus frutos mais tarde. FORÇA RICARDO.

Etiquetas:

87 Comments:

Blogger DM said...

Directo e sem papas na língua. Onde já não iria a nossa natação e o que já teríamos evoluído se todos os técnicos fossem assim...

terça-feira, maio 23, 2006 10:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Grande treinador, parabens. Forca diogo e as melhoras para o varela ;)

terça-feira, maio 23, 2006 11:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para quem o conhece minimamente, esta entrevista não é estranha. Força Pedro, continua o trabalho que tens desenvolvido em Setubal.

terça-feira, maio 23, 2006 11:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

hah...mas o Pedro Vale e d lle...ta xplicado! =P força diogo eas melhoras po varela!!!
P.S.: ta mas e caladinho oh xico

terça-feira, maio 23, 2006 12:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito fixe a entrevista...perguntas no minimo interessantes..pq..na nataçao portuguesa...tb existem coisas boas ;). concordo cm o meu treinador..pedro do vale..a seleçao ta restrita pra smp os msm nadadores..os outro tb merecem um oportunidade..

terça-feira, maio 23, 2006 12:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande entrevista e sem papas na lingua! Com jeitos ainda leva um processo disciplinar...

terça-feira, maio 23, 2006 1:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, realmente com esta entrevista, Pedro Vale candidata-se a ser o próximo castigado pelo novo regime totalitarista duma certa e determinada instituição.

PS1: Seria francamente engraçado ver uma entrevista ao Sargentão Paulo Frischknecht

PS2: Seria ainda mais engraçado ver a sua resposta nesta pergunta: É visitante assíduo do blog? Onde pode melhorar?

terça-feira, maio 23, 2006 2:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vai para o alges e terás logo uma oprtunidade....o mourao teve logo

terça-feira, maio 23, 2006 3:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para mim sem dúvida o melhor treinador em Portugal!
Por acaso lembrei-me de uma conversa que tive com ele há 2 anos atrás sobre o facto de não se dar oportunidade a outros nadadores para representar Portugal lá fora... E há muitos que já tem nivel para isso.
Abraço de um admirador do seu trabalho, e boa sorte ao Pedro Varela (na sua recuperação) e ao Diogo Barbosa (na tentativa dos minimos).

P.S.: Hugo eu ouvi dizer que o Pedro Vale era de Portimão ou Monchique já não me lembro bem... em que que ficamos? Alguém para nos dar essa informação?

terça-feira, maio 23, 2006 3:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Viva o 25 Abril, VIVA A LIBERDADE! Ou será que a FPN ainda tem o quadro de Salazar na sala de direcção ? :)
Qualquer dia ainda haverá por aí uma revolução... Ou então nao!

terça-feira, maio 23, 2006 5:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

epa...isto ouvi da boca dele...e axo k nexe dia ele n tinha bebido nd!lol

terça-feira, maio 23, 2006 5:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah ok então deve ser... Se bem que já o vi várias vezes em Portimão.

terça-feira, maio 23, 2006 6:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns, Pedro. Além da elevada estatura física, a natação também precisa que se aumente a estatura moral.

terça-feira, maio 23, 2006 6:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E muito mais haveria para dizer, não é Pedro? Na nataçãO as pancadas nas costas quase sempre representam facas afiadas metidas meticulosamente sem dor aparente. Mas percebe-se que não possas ter ido muito mais adiante na entrevista, já que a espada pende sobre quem as verdades disser. E com uma Federação em ebulição, onde já se prefiguram abandonos na DTN ( sabiam que os ratos são os primeiros a abandonar o navio quando este se afunda?), é preciso ter cuidado. Só não se percebeu ainda como o Presidente da Federação manteve no lugar um DTN que apoiou a candidatura de Isidoro Morgado e só dele se demarcou quando o beco já não tinha saída. Esperava-se realmente mais de Paulo Frischknecht

terça-feira, maio 23, 2006 6:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

querem ver que os gajos que criticavam o DTN ainda vão chorar aqui lágrimas de crocodilo??? ehehehe

terça-feira, maio 23, 2006 7:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os anónimos de cima podem explicar o que tem a entrevista a ver com a federação?

terça-feira, maio 23, 2006 7:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Depende do ângulo que estejas a ver a TV

terça-feira, maio 23, 2006 7:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado bebe agua pelo apoio =) e também ao meu treinador Pedro Vale!
Excelentes Declarações!
Ès o maior! Nenhum gajo da FPN teve coragem de dizer estas coisas...

Também queria agradecer ao meu treinador Mario Espada pelo apoio que me tem dado estes ultimos dias dificeis para mim... Treinador a 100% =) continua assim =)

terça-feira, maio 23, 2006 7:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas qual é a modalidade em que vão às selecções os segundos planos?!!!

terça-feira, maio 23, 2006 7:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas alguem me explica o k tem a ver a FPN com as declarações? a sério...

terça-feira, maio 23, 2006 8:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ricardo varela, mas k koragem foi aqui expressa???? tá tudo parvo ou k??? o pedro vale é um óptimo treinador e 1 optima pessoa, mas q tem isto a ver com a FPN? partiste a mão ou a cabeça??

terça-feira, maio 23, 2006 8:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parti um osso do pulso, o escafoide! =\

terça-feira, maio 23, 2006 9:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o Varela tem o pulso partido...epa, kem ta a perguntar o kek as declaraçoes tem a ver com a FPN e pk n leu a entrevista d certeza!

terça-feira, maio 23, 2006 9:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A FPN só se preocupa com os mais velhos, e com os mais novos nada.

terça-feira, maio 23, 2006 9:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

explica hugo, a serio, n percebi

terça-feira, maio 23, 2006 9:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a proxima entrevista façam ao DTN ou ao presidente, ou então um debate!

terça-feira, maio 23, 2006 9:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tv, se não percebes o que a entrevista tem a ver com a fpn então toma: "Mas aqui o problema também é da Federação que pouco faz por estes segundos planos. As selecções são sempre para os mesmos. Enquanto uns vão a todas e às vezes passam mais tempo em digressões do que a treinar. Os outros não vão a lado nenhum acabando alguns por perder a motivação. Noutros países levam-se selecções de 1ª, 2ª e 3ª categorias a diferentes provas. Mas aqui é sempre a mesma desculpa do dinheiro. Somos um país de banda desenhada mas com altos objectivos a médio e longo prazo. Não temos é quem planifique com certeza de saber o que está a fazer. Sempre pela falta de dinheiro."


E isto foi retirado da entrevista, não fui eu que inventei! Se soubesses ler...

terça-feira, maio 23, 2006 9:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostei da entrevista do sôr pedro vale, pela frontalidade e sinceridade! digo tb que ja nao me lembrava de o ver de bigode!
agora resta-me desejar as melhoras ao meu amigo varela e deixo aqui também uma mensagem de boa sorte ao diogo (e a todos os nadadores pk nao?)! abraços
DL

terça-feira, maio 23, 2006 9:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois,o tv enquanto fôr levado ao colinho pela fpn vai andar ceguinho e não consegue ver nada!

terça-feira, maio 23, 2006 9:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem é o tv

terça-feira, maio 23, 2006 10:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bgd cabeças =)
Força Diogo... tou ctg!

houve ai um gajo (anonymous) k disse: "mas qual é a modalidade em que vão às selecções os segundos planos?!!!"

vejam o post "34 Britânicos no Mare Nostrum"

Para o mare nostrum vão 34 atletas mais novos da seleção inglesa, para ganharem experiencia.

terça-feira, maio 23, 2006 10:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já que estamos com entrevistas de treinadores, eu gostava de ler uma entrevista com o team leader... =)

terça-feira, maio 23, 2006 10:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha o duarte a elogiar o vale!

no ano dos jogos disse que o Venâncio era um ferrari nas mãos de um trolha!

É assim mesmo!

Acho que devia haver selecção A a Z, assim ia toda a gente, mesmo sem treinar!

Bute ai malta mesmo sem nivel nenhum temos é de fazer barulho

terça-feira, maio 23, 2006 10:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Pedro Vale!
Discurso simples mas directo. Quem já te conheçe já sabe o que a casa gasta =D. Abraço para ti e para o Mário Espada que ajudado muito esta época, a ti e a todos os atletas =D, e boa sorte a todos os que na TAP vão tentar mínimos para Palma de Maiorca

terça-feira, maio 23, 2006 10:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

és mesmo palhaço! oh anonymous...
se tás aki pa avacalhar... nao vale a pena... vai masé treinar e um dia inda fazes a tua propria selecção.

terça-feira, maio 23, 2006 10:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tv = tiago venancio!k anda paki a mandar bocas e n faz 1corno!Desculpaxe c lesões no joelho!Mas cm é levado ao colo a tdo lado pla fpn n há problem!

terça-feira, maio 23, 2006 11:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É isso mesmo...
Grande Pedro Vale pah.. Concordo plenamente, e mais, se somos a equipa que somos (sempre com os seus altos e baixos, claro) mas devemos muito a ti e ao Mário Espada, o vosso trabalho será sempre gratificado por todos aqueles que vos merecem mais que tudo!
E gostei muito do 'discurso', penso que foram declarações simples mas bastante objectivas sem quaisquer rodeios, jogo literalemnte aberto como sempre!!
E já sabem.. desculpem qualquer coisinha (:
As melhoras Varela.. e tou cntg Didi *
Bjos
Che

terça-feira, maio 23, 2006 11:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deram mais 1 mês para fazerem minimo po mundial em xangai, e depois digam k nao sao levados ao colo. se fosse outro para tentar minimo nao faziam nada.

terça-feira, maio 23, 2006 11:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fianlemnte alguem que diga as verdades tal e qual como elas são, sem papas na língua. uma das qualidades do meu treinador! e ainda falam praí em suspende-lo...quem tem razao e coragem d dizer o que mais ninguem diz é que é suspenso?? suspender quem faz isto avançar nao é propriamente a melhor ideia.. diogo tou contigo, treinas t para isso. varela força na recuperaçao, tambem treinas t e tives t outro azar. melhores dias virao.

terça-feira, maio 23, 2006 11:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sinceramente gosta de ver o duarte como técnico!!!

terça-feira, maio 23, 2006 11:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente...
Desde quando é que o Venâncio precisa de ser levado ao colo? O nadador com mais talento/qualidade em Portugal precisa mesmo de ser levado ao colo!!!
É curioso como os anonimos aproveitam tudo para atacar.

terça-feira, maio 23, 2006 11:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é verdade...
se criticarem pelo menos mostrem argumentos válidos.
e nao apenas mandar coisas po ar.

terça-feira, maio 23, 2006 11:59:00 da tarde  
Blogger DM said...

Anónimo das 10.34: nem você, nem ninguém algum dia ouviu da minha boca q o Tiago Venâncio "era um Ferrari nas mãos de um trolha".

Se o achasse (como acho em relação ao treinador actual, que não chamo de "trolha" - a expressão é sua, não minha - mas cujo percurso na natação portuguesa e resultados obtidos me parecem claramente desfasados com o nível do T.V.), teria-o dito e confirmava agora, como sempre fiz, em relação tantos outros.

Logo, não preciso das suas "invenções", pq sou honesto, frontal e coerente, e ainda assino o meu nome por baixo. Tudo coisas de que um trapo como você não se pode gabar.

Anónimo das 11.49: há muita gente com esse seu desejo ("ver o Duarte como técnico"). Mas quanto mais vejo o nível da intriga e da falta de dignidade da malta q por aqui anda, cada vez é menor esse q já foi em tempos o meu interesse. O q juntamente c o nível dos dirigentes dos clubes q por aí se vêem (de quem os técnicos dependem), não ajuda nada ao cenário.

Habitue-se antes a ver o Duarte como sempre viu: um gajo q se dedica há 24 anos à modalidade, de forma interessada e benévola (q paga do seu bolso para estar na modalidade e ter opinião própria, não tendo de depender de ninguém), nas diversas funções q desempenha ou que desempenhou.

Se um dia o vir como técnico, será talvez sinal q já não o poderá ver como atleta, como dirigente, como blogger, como organizador de eventos e competições, como compilador de informações, resultados, rankigs e historiais, como autor de documentos sobre diversas questões, como negociador de listas federativas, etc.

É que treinadores já há bastantes, e felizmente, nos últimos anos, finalmente alguns novos e bons.

Sinceramente acho q faço mais falta nas funções q desempenho actualmente (embora renda mais chatices e nenhum benefício prático, a não ser uns engraçados processos disciplinares da FPN).

Cumprimentos.

quarta-feira, maio 24, 2006 12:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mas qual é a modalidade EM PORTUGAL em que vão às selecções os segundos planos?!!! Percebeste agora???? Ou vives em Inglaterra?????

quarta-feira, maio 24, 2006 2:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Então o Brito não era o melhor treinador para o Duarte?

quarta-feira, maio 24, 2006 7:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó Duarte DASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

quarta-feira, maio 24, 2006 9:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

kal é a modalidade k leva a segunda linha a xelexao?? mas kerex exemplox xem ir mt longe? futebol! n em competixoex como mundiaix e europeux, max jogox amigaveix normalmente joga a segunda ekipa!

quarta-feira, maio 24, 2006 12:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deves perceber muito disso!

quarta-feira, maio 24, 2006 12:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jogo Particular k a Arábia Saudita a 1/3/06, equipa titular: Ricardo, Miguel, Fernando Meira, Jorge Andrade, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Figo, Pauleta, Cristiano Ronaldo. Jogo particular k a Croácia a 12/11/05, equipa titular: Ricardo, Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho, Caneira, Costinha, Petit, Tiago, Cristiano Ronaldo, Pauleta e Boa Morte. Kt são segundos planos????? Kt é k não vão ao Mundial????!! Percebes muito disto, mm!!!

quarta-feira, maio 24, 2006 1:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

est blog n e dedicado a nataçao?d certeza k ha blogs d futebol ond s pode discutir ixo!estao por mim convidados a ir fzr exes comments pa la!

quarta-feira, maio 24, 2006 2:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que palhaçada..

quarta-feira, maio 24, 2006 3:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Entrevista ao DM
Por favor poupanos a mais uma demonstração de maus figados,
Quem é este senhor para ser entrevistado.
Assim não á pachorra

quarta-feira, maio 24, 2006 3:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bebaagua, cada post do blog já tem 1 entrevista do lesma em que ele se entrevista a si próprio, por favor mais não... até os presos de guantanamo não são tão torturados ;)

quarta-feira, maio 24, 2006 6:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu cá gosto boé de Ferraris e acho qum Ferrari nas mãos dun trolha é mal empregado, mas ainda bem q'apareceu um LiberatoR que tirou o Ferrari das garras daquele trolha e o entregou aos cuidados dum condutor que não tirou a carta numa universidade qualquer, tirou de brinde na farinha Amparo. Não sei se já repararam que com um liberator, um amparo e + um(horro)Rosa o Ferrari não anda prá frente, já só derrapa.

quarta-feira, maio 24, 2006 7:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tens que frequentar outra vez umas aulas de Portugues, creio do .... 9º ano ?
Felicidades.

quarta-feira, maio 24, 2006 9:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que portugês anda por aí?
português não é galego.
abreviar é uma coisa, troca de letras e adulterar a nossa lingua, tendo o mesmo trabalho é idiotice.

acho que o 9º ano é puxado demais..
o bebaágua em vez de colocar a questão do registo, deverá pedir a escolaridade obrigatória, com certificado...

quarta-feira, maio 24, 2006 10:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O tiago venancio era sem duvida alguma um talento,um poder fisico a tecnico anormal.Porém, desde a sua saída o cns, passou a ser um nadador vulgar,um nadador sem vontade, ...

E penso que não vale a pena alongar-me mais neste assunto,pois os resultados estão à vista de todos.

Comprimentos a todos os visitantes do bolog

quarta-feira, maio 24, 2006 11:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um grande abraço para o "Grande" Pedro Vale,e rapidas melhoras ao Varela e que volte rápido.

quarta-feira, maio 24, 2006 11:23:00 da tarde  
Blogger DM said...

Como a malta tem memória curta. Um bocadinho de exagero, pq parece q até já se esqueceram dos 1.45 de Xangai. E 54 baixo a mariposa em longa, pelo menos para mim, foi uma surpresa mto agradável.

Claro está q o trabalho de uma época (ou neste caso, das últimas duas) só se avalia a sério em longa, no Europeu e nas distâncias principais.

Até lá, não sejam tão redutores, até pq acredito q, entretanto, o Tiago já deva ter ensinado mta coisa ao seu técnico.

quarta-feira, maio 24, 2006 11:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lesma, ao fim de 3487 posts eis 1 positivo. o bom da natação são os nadadores e n os treinadores e dirigenets. usem este blog para o BEM!

quinta-feira, maio 25, 2006 7:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ja tinhas natação se não fossem os dirigentes.....
ac said dá um pouco mais de de ti
Não à pachorra

quinta-feira, maio 25, 2006 9:12:00 da manhã  
Blogger DM said...

AC:

Andaste distraído nos anteriores 3486 posts. Eu sempre partilhei dessa opinião e maifestei-a várias vezes. O + importante na modalidade são os atletas. O q n invalida o contributo de técnicos, dirigentes e abritros.

quinta-feira, maio 25, 2006 10:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pois, então para os mais distraidos vai a minha opinião: os mails em cima são todos do DuarteM. uns sob anónimato, outros não. são os posts e os contraposts. assim chega aos objectivos dele e ainda passa por cordeiro. atenção...

quinta-feira, maio 25, 2006 2:08:00 da tarde  
Blogger DM said...

Eles são os distraídos.
Tu o atento q tem razão. Fantástico raciocínio!

quinta-feira, maio 25, 2006 5:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COACH disse...

O tiago venancio era sem duvida alguma um talento,um poder fisico a tecnico anormal.Porém, desde a sua saída o cns, passou a ser um nadador vulgar,um nadador sem vontade, ...

E penso que não vale a pena alongar-me mais neste assunto,pois os resultados estão à vista de todos.

Comprimentos a todos os visitantes do bolog




Penso que está tudo dito.. A "real" VERDADE!

quinta-feira, maio 25, 2006 6:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

em jeito d comentario a noticia em questao e n a outras q possam estar a tentar inventar...
diz este grande senhor da natação q se considera um "priveligiado por ter tido atletas como os que tem tido", esta na hora de sermos nos a afirmar que somos nos os priveligiados por termos sido treinados por ele. Aqui esta um treinador que antes e acima de tudo admira os seus atletas, como ele diz "não é facil andar spr a olhar po risco" mas há um motivo que leva muitos atletas todos os dias a piscina das palmeiras para mais uma hora e meia de "vizualização do risco" e acreditem que um desses motivos chama-se Pedro Vale.
Ao Puto Varela, sabes q estamos todos ctg e o q n é hoje, fica para amanhã, mas acredita que vai chegar. Ao Espada, n os deixes q eles precisam de ti, ja és uma referencia. E qt ao didi...ainda tens uma grande historia pa contar na natação.

quinta-feira, maio 25, 2006 6:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem é a didi? e quem é a mafalda?

quinta-feira, maio 25, 2006 8:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Mafalda não faço puto de ideia, O didi penso que seja o Diogo Barbosa, e penso que ambos andam/andaram no Clube Naval Setubalense.

sexta-feira, maio 26, 2006 7:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um grande abraço para o "Grande e senhor" Pedro Vale, que ele
continue a dizer as verdades, pois esta nataçao tem k ter outro rumo.
Força Pedro Vale estamos contigo. E para o Varela as melhoras.
:D

sexta-feira, maio 26, 2006 11:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Duarte, mas tu és mesmo assim ? Parvo e burro sem fim ? Porventura sabes quem é o treinador do Venancio? Porventura Sabes quem lançou o Venâncio? Porventura saberás que ainda os teus paizinhos não sonhavam fazer-te (mais valia terem feito um requeijão) e já o Brito Rosa fazia campeões lá por Coimbra, esqueces que foi o Brito Rosa quem teve a foi chamado substitir o Grande MESTRE DE SEMPRE da natação Portuguesa, JOSÉ SACADURA, continuando a fazer campeões e a incomodar muita gente. Ó rapazito falas como e para ... putos. Como diria o outro ... " pede pra cagar e sai".

sábado, maio 27, 2006 9:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se o Vale fosse menos ao Algarve e não abandonasse o puto Venâncio nas mão do habilidoso do genro, se calhar ainda tinha nadador.
Quanto ao DTN,... até a Custódia fazia o mesmo.

sábado, maio 27, 2006 9:27:00 da tarde  
Blogger DM said...

O B.R. lançou o Venâncio tanto quanto o treinador do "Pastilhas" lançou o Figo no futebol mundial, ou o treinador de uma equipa regional de triatlo do texas lançou o Amstrong no ciclismo mundial. Simpesmente, por um mero acaso, estavam lá. Mas não se pode retirar daí q foram uns grandes obreiros, ou q lhes deva ser levantada uma estátua por esse motivo.

Peço desculpa corrigir, mas creio q o Prof. Sacadura só veio p Coimbra depois de eu ter nascido, logo será de facto impossível o B.R. o ter substituído (+ 1 acaso, foi aí q a natação do clube começou a cair a pique) antes da minha existência.

Sejamos justos: será q em 30 anos (período q mediou essa época até à actualidade), não deveria o B.R. ter algo mais p apresentar como cartão de visita do q "ser chamado para substituir o grande mestre de sempre da natação Portuguesa, José Sacadura"?

Um dia fiz um comentário na brincadeira q o T. Venâncio (q por acaso aterrou nas mãos dele valendo 48 - p.curta) era o 1º nadador q o B.R. treinava com menos de 1 minuto aos 100 livres. Recebi logo, de uma pessoa próxima dele, uma rectificação indigandíssima, dizendo q nos anos 80 tinha treinado um dos irmãos Tejo (penso q o Mário), q tinha feito melhor do q isso.

Quando uma rectificação a uma gozação vem c apenas 1 nome de há 20 anos atrás, 1 mais posso dizer?!

P.S. Conheço uma lista relativamente extensa de técnicos portugueses q ficarão de facto bastante ofendidos com essa do Prof. Sacadura como o "grande mestre de sempre da natação portuguesa". Assim disparado, sem pensar e de olhos fechados, atiro-lhe com pelo menos 15 nomes.

domingo, maio 28, 2006 1:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

força com os 15 nomes. era giro...

domingo, maio 28, 2006 5:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

há quem veja coragem na entrevista, eu vejo falta de nivel e algo mais nas entrelinhas. e 1 pouco mais de modestia tb n lhe ficava mal

domingo, maio 28, 2006 5:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não costumo alimentar polémicas nem opinanços na natação, mas em relação ao comentário do sr/sra valetudo, e em nome do grupo de trabalho do CNS vou comentar. Ao contrário de você eu assino com o meu meu nome porque não tenho problemas em dizer a minha opinião, e não me escondo atrás de um "nick". Quanto ao seu comentário vou responder como atleta, e amigo do "Vale".
"Se o Vale fosse menos ao Algarve e não abandonasse o puto Venâncio nas mão do habilidoso do genro, se calhar ainda tinha nadador." Acima da profissão, dos estudos, da natação está a saúde e família. O Pedro Vale é de Loulé e a sua família de Monchique e caso não saiba, o pai do Pedro esteve a morrer de cancro e as idas ao Algarve eram para tratar dos assuntos do pai e estar com a família. Família essa que durante os últimos 2 anos com o Tiago também sofreu com a ausência de muitas semanas do Pedro para ir para estágios e competições. O pai infelizmente faleceu um mês e meio depois de o Tiago ter abandonado o clube, e ainda hoje o Pedro tem assuntos a tratar do pai no Algarve. Se alguém foi sacrificado foram os restantes atletas do CNS, que desde março até junho pouco tempo tiveram com o treinador para este poder acompanhar o Tiago, e ao contrário do que possa pensar compreendiamos a situação e não era por o nosso treinador estar ausente, longe da família e amigos, que nós deixamos de trabalhar e de cumprir tudo o que foi estabelecido com o treinador. A equipa, apesar de tudo, e de ter carregado às costas as ausências do treinador, e da referência de todos nós, apoiou sempre que pode o Tiago.
Concluindo, e peço desculpa pelo testamento vou deixar-lhe uma sugestão: Primeiro, antes de tocar no assunto do Algarve, ou da vida pessoal do Pedro Vale ou de qualquer pessoa informe-se antes de "opinar". Segundo, o Tiago saiu do CNS por vontade própria, e como amigo e colega respeito a sua decisão, e devido a esse respeito que tenho por ele, nunca me irei pronunciar sobre esse assunto porque só o Tiago o poderá explicar. Devia seguir o mesmo exemplo e não atirar comentários desnecessários para o ar, que não leva a natação portuguesa a lado nenhum.
Abraço

domingo, maio 28, 2006 8:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem!! é clichê mas...as verdades são para ser ditas. neste blog(como em tudo na vida)às vezes dizem-se coisas sem informação. Quando isto acontece há duas soluções: ou se dá o braço a torcer, ou se insiste na asneira. Muitas pessoas seguem a segunda. eu pauto-me por seguir a primeira. Parabéns Pedro e melhoras ao teu irmão.

domingo, maio 28, 2006 11:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ao k isto chegou...

segunda-feira, maio 29, 2006 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PEDRO, gosto da sua frontalidade e diz o que lhe vai na alma por isso não fica mordido, morde primeiro! Se é o que pensa e não tem medo de ser "julgado", pela maioria de incompetentes, diga-se as verdades, já estou a aprender consigo! ás vezes ninguém diz o que pensa com medo dos choques e depois le-se comentários raivosos, que são os tais sem bolas!!!!!

terça-feira, maio 30, 2006 6:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas k verdades? e já alguem validou se são verdades mesmo? porque é que a Diana é diferente do Tiago. Eu digo porquê. porque no caso do Tiago ele saiu a meio da época porque admitiu que n keria mais aquele nadador, no caso da diana, ela saiu, mas disse que foi por causa do clube, toda a gente sabe que o teixeira tá noutra, por isso ela podia voltar pra ele, mas não. HIPOCRISIA. acontece que o Brito n faz parte no circulo como o Coelho por isso batem todos no ceguinho. quanto a dinheiro, tb n há diferença, ambos foram ganhar para outro lado.

mais 1 coisa, pelo menos o Filipe Rosa teve 1 ano no Porto e melhorou, os outros confirmem , presunção e água benta tb n lhe ficava mal sr. vale...

terça-feira, maio 30, 2006 7:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quanto ao didi ele e´o tiago venancio que foi para palmela ao cheiro do dinheiro do padrinho brito rosa e do seu chofer dr.pedro lim alguem sabe quem e´este cromo .

terça-feira, maio 30, 2006 10:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deus queira que o TV não copie o passado desportivo do pai.Como pai foi de certo o melhor do mundo,mas como desportista a ganancia ditou-lhe a carreira...
Olha? e se és tu o tal tv és tótó
senão vejamos:

tv said...
os anónimos de cima podem explicar o que tem a entrevista a ver com a federação?

tv said...
mas alguem me explica o k tem a ver a FPN com as declarações? a sério...

tv said...
explica hugo, a serio, n percebi
Maio 23, 2006 9:25 PM

Depende do ângulo que estejas a ver a TV

Maio 23, 2006 7:19 PM
Percebeste TV?
A



Ó TV és mesmo TóTó ou és como as louras DISTRAÍDO?
ACORDA Pá
Ass.Basófisas

quinta-feira, junho 01, 2006 2:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

didi é o diogo barbosa klrh

quinta-feira, junho 01, 2006 12:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas ninguém explica?

quinta-feira, junho 01, 2006 12:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pEDRO, TENS GRANDES TOMATES, quem te conhece bem sabem que és puro,mas não és burro... e também te estás a cagar para quem fica ofendido com a tua sinceridade, esses são os tais que tem duas ou mais caras!! tu és assim e dizes o que te vai na alma! sentes-te ofendido, traído, usado, tens todo o direito de o dizer! e mais chama os nomes todos a quem mereçe ouvir, porque não temos homens decentes nesta merda de vida passada nas piscinas! isto anda tudo manipulado, lambém o rabo pra obter o que desejam, vendem-se por um atleta, é uma tristeza e uma falta de dignidade! são os pais a vender os filhos como em marrocos, pareçem camelos estes atletas de alta-média,trocados a troco de euros... espero que esses sejam mesmo camelos porque mereçem, os pais porque eles é que tem a culpa destas situações vorgonhosas no desporto de caganitos que pensam que são enormes e então crescem que nem uns nabos! continua a ser sincero e não te deixes levar e aprende também a não andares com os matulões ao colo porque depois levas com os pés ! aprendam e não repitas.

sexta-feira, junho 02, 2006 6:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ou és pedófilo ou pretenso explorador de órfãos.

sexta-feira, junho 02, 2006 10:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ós papás kerem kos filhos sejam hoje akilo keles n foram no passado.
só sabem projectar-se no sucesso deles e se falham tb eles se sentem falhados e frustados! essa é k é!
Numa 1ª fase são mt imp,mas + tarde por favor larguem-os: deixem-os crescer com a sua própria personalidade;n os amordaçem!

domingo, junho 04, 2006 5:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só agora li. tiveste mal pedro. n vejo coragem, vejo falta de nivel e falta de modestia

quarta-feira, junho 07, 2006 10:33:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home