terça-feira, julho 03, 2007

Entrevista a Arseniy Lavrentyev

Entrevista realizada pelo Beba Água no dia 01/07/2007 a Arseniy Lavrentyev. O nadador do Algés esteve em destaque na Taça do Mundo de Setúbal no passado final de Maio conseguindo um brilhante 4º lugar. Teve a sua maior vitória em Portugal quando em 2006 venceu o Circuito Nacional de Águas Abertas de 2006, com os primeiros lugares nos 10km do Challenge do Castelo do Bode e os 8km no Tejo entre Algés e Oeiras. Tem 24 anos (nasceu em 01-02-1983), 1.92m, 93kg e recentemente tirou o curso de nadador salvador.

Nasceste na Ucrânia, mas em que cidade? Isso é longe de Kiev?
Na verdade nasci no norte da Rússia, em Chelyabinsk. A cerca de 3.000km de Moscovo. Aos 5 anos mudei-me para a Ucrânia onde vivi até aos meus 22 anos. Por isso é que tenho passaporte ucraniano, embora a minha nacionalidade seja russa.
Começaste a nadar com que idade?
Aos 5 anos quando fui para a Ucrânia.
Qual era o teu clube na Ucrânia?
Não há clubes lá, nadava numa piscina e participava em provas regionais. Lá nos campeonatos nacionais a participação é feita por selecções regionais e não por clubes como cá em Portugal.
Qual era o teu nível na natação ucraniana? Qual foi o teu melhor resultado?
Era bom nadador, cheguei a ser campeão nacional aos 400L com 4:05 em longa.
Cheguei a nadar no FOJE na Dinamarca onde fui 1º na final B dos 400L.
Já estás em Portugal há quase dois anos. Porquê o Algés?
Cheguei dia 6 Janeiro de 2006, ou seja, estou cá há ano e meio. Fui para o Algés porque os meus pais já cá estavam há dois anos e sabiam que o SAD era o melhor clube de Portugal. Por isso a escolha foi fácil.
Quais são as maiores diferenças que encontraste na Sociedade e Qualidade de Vida?
Aqui a vida é muito mais simples, as pessoas são muito mais calmas e simpáticas. Não há qualquer stress. Fui muito bem recebido. Também sinto que Portugal é o melhor país para se viver e o sítio ideal para se formar família.
E no Desporto?
Aqui tudo é melhor: Organização, Competições, Técnicos, Piscinas, Ginásios, é tudo muito melhor.
Salvo erro a tua primeira experiência em Águas Abertas foi no Castelo de Bode em Setembro de 2006. É verdade?
Correcto.
Também é verdade que não abasteceste durante essa prova?
Sim, nem nessa nem nas outras todas que fiz depois disso. Nunca parei para comer porque comi tudo antes… Apenas bebi alguma da água da barragem durante aquelas 2horas. Também não abasteci porque tenho medo de enjoar e depois vomitar.
E se tiveres uma prova de 25km?
Terei de abastecer, mas será um sacrifício.
Nunca nadaste em Águas Abertas na Ucrânia porquê?
Na minha cidade nem um rio tinha. De qualquer forma lá faz muito frio durante grande parte do ano. Calor só em Agosto! Além disso há poucas provas e muito mal organizadas.
A tua classificação em Setúbal este ano foi muito melhor que em 2006. Esperavas ficar em 4º?
Não. Tinha feito uma contas e pensei que poderia lutar com os 5 primeiros. Mas foi excelente. Nem sei como aguentei, logo nos 3km iniciais nem sentia os pés tanto era o frio, depois consegui seguir o 2º grupo e fui assim até ao fim. Até aquele sprint final.
No final disseste para a TV: “Prova de homem!”

Sim. Nem sei como as mulheres aguentaram, aquilo foi duríssimo!
Sei que tens o processo de naturalização português muito avançado e que estará tudo tratado até final de 2007.
Correcto, só me falta o processo do registo criminal.
Nessa altura com dupla nacionalidade esperas que a FPN te apoie? Queres competir por Portugal?
A FPN já me comunicou que esse interesse existe e espero logo que possa competir pelas cores de Portugal isso realmente aconteça.
O grande objectivo passa mesmo pela participação nos 10km Olímpicos. Esperas ir a Pequim?
Claro. Vou fazer por tudo para conseguir apurar-me.
Já estás a fazer preparação específica para isso?
Ainda não, só depois de Outubro.
Pelas contas que fiz não vais poder ir ao Mundial de Sevilha (1º fim-de-semana de Mio de 2008). Só terás licença para nadar por Portugal no Test Event de Pequim no último fim-de-semana de Maio de 2008.
Preferia ir às duas, tinha mais hipóteses. Mas ainda não sei se isso é mesmo como dizes. Veremos.
E como vais abordar o Circuito Nacional de Águas Abertas deste ano?
Vou para ganhar, mas não vou ao Porto Santo. Mesmo assim espero ganhar. Vamos ver.
Desde já o agradeço o tempo para esta entrevista. Muito boa sorte para os nacionais de Aveiro e Circuito de Águas Abertas. Grande Abraço e até à próxima.
Obrigado também por este espaço. Boas braçadas.

Etiquetas: ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

acho qe assisti a essa entrevista :P

terça-feira, julho 03, 2007 1:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

grande Arseny...come tudo antes!
Bem vi em Setubal o que tu comeste antes. É assim mesmo!

terça-feira, julho 03, 2007 9:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Arseny: espero q ao contrário do q dizes, apareças no Porto Santo. Aquele cenário é imperdível pra se fazer uma prova.

Além disso, tu representas ums dos clubes + ricos de Portugal. Não há orçamento pra disputares o Circuito Nacional de Águas Abertas na sua totalidade?

Diz q fui eu q reclamei, q eles pagam logo a viagem :)

sexta-feira, julho 06, 2007 12:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Arseny eu lembro me de te ver numa das provas do circuito das provas de mar do algarve penso que foi em portimao se nao estou em erro! eu fiquei espantado com o teu tamanho pois eu tenho 12 anos!!:) grande abraço!

quarta-feira, julho 09, 2008 12:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home