sábado, fevereiro 18, 2006

A Piscina mais rápida

Muitos desportistas acreditam em superstições e os nadadores não são excepção. Uns falam que determinadas piscinas são mais curtas, outras mais fundas, outras mais agradáveis e outras muito quentes ou muito escuras. Mas tecnicamente o que pode fazer uma piscina mais rápida do que as outras?

Na natação competitiva a velocidade é tudo. E isso conta, e muito, para a escolha dos complexos desportivos que irão receber as competições mais importantes. Piscinas rápidas e as comparações entre elas começaram a acontecer no final da década de 70 quando os cientistas começaram a estudar de que forma a estrutura das piscinas poderia influenciar os resultados. As limitações do corpo humano e a possibilidade de descobrir novas soluções para melhorar os tempos criaram esta busca incessante pela qualidade das piscinas.

Quanto menor for a turbulência melhores serão os resultados. Isso é óbvio, só que a forma de encontrar esta perfeição não é clara. Existem várias formas de se reduzir a turbulência numa piscina:

  • Piscinas mais fundas (mais do que 1,80 metros de profundidade) permitem mais espaço à lâmina de água e auxiliam na qualidade das marcas.
  • Um sistema de filtragem que distribua a água por toda a extensão da piscina de forma que não cause qualquer corrente permite melhores marcas.
  • Calhas bem dispostas e colocadas à volta da piscina devem absorver as ondas proporcionadas pelos movimentos da lâmina de água permitindo melhores resultados.
  • Assim como as calhas, as pistas são colocadas exactamente com o intuito de minimizar e até eliminar qualquer onda resultante do nadador da pista do lado.
  • Normalmente piscinas cobertas e fechadas têm tendência para ser as “mais rápidas”. Isto porque algumas situações externas como por exemplo, o vento ou a luz do sol ficam controladas.
  • A temperatura da água é menos importante para as provas de velocidade do que nas provas de fundo, mas faz significativa diferença nos resultados de qualidade.
  • Fora de todos estes parâmetros técnicos e de engenharia, existe a questão psicológica que muitas vezes determina que certas piscinas tenham a fama de serem mais rápidas do que as outras criando uma atmosfera positiva nos atletas.

Para ti, qual é a piscina mais rápida?

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A piscina do EUL!!!!!!

sábado, fevereiro 18, 2006 11:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Complexo Desportivo Municipal de Tomar (P25).
EUL (P50) mas ainda não conheço Coimbra.

sábado, fevereiro 18, 2006 2:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Assunto sempre interessante e curioso, este da rapidez das piscinas. Superstições à parte, acredito q o cerne da questão centra-se nas questões técnicas de concepção, embora o envolvimento emocional/aura que se cria em torno de uma piscina não seja desprezível nos resultados nela obtidos.

Ao nível das piscinas nacionais de 50 metros, dificilmente haverá alguma coisa parecida com o EUL. Mesmo c mtos Nacionais feitos nos últimos anos no Jamor (quase todos os disputados em Lisboa em longa coberta desde o Verão de 98, apenas os Clubes de Dez. de 2003 foram no EUL), o EUL continua a ser único. Restelo, apesar de ser pouco profunda, tb. rendeu mtos resultados históricos nos verões em q lá de disputaram competições (93, 94 e 2000, falando de Nacionais Absolutos).

Resta avaliar c competições generalistas (de participação massiva) como se comportam piscinas novas como Coimbra ou mesmo Funchal (que por razões geográficas, poderá nunca ser sujeita a esse teste).

No lado contrário, piscinas inimigas dos bons resultados (e já sabendo q vou levar c a malta do Norte em cima, que nunca aceitou esta evidência) são a história e durríssima Campanhã, a Póvoa e tb. Rio Maior (Póvoa e Rio Maior com limitações técnicas óbvias da falta de profundidade, a fazer lembrar os tb. históricos Olivais).

Quanto às piscinas curtas, a avaliação é mais difícil, pq os locais onde se disputam os Nacionais mudam muito mais de ano para ano. Quando comecei a nadar, nos anos 80, era unânime dizer q nas Antas e na Luz (piscinas baixas) se nadava lento, e no Algés se voava, apesar de ser antiga e num buraco sem caleiras filandesas (ondas das paredes laterais).

Do que foi possivel avaliar com alguma consistência durante os anos 90, ficou na retina em termos de desempenho a piscina curta de Felgueiras (últimos nacionais lá foram em Novembro/2002, outros em Março de 96 e de 98). Paços Ferreira, apesar de já ter alguma utilização, deixa-me dúvidas que seja tão rápida. Outras como Tomar, Mealhada poderão ser excelentes, mas requerem uma 2ª avalição para confirmar.

Curiosamente, em Lisboa, durante mtos anos, houve um notório hancicap de piscinas curtas q pudessem ser consideradas rápidas. ABVE, Loures/Odivelas, Palmela/Pinhal Novo, entre outras, nunca inspiraram ninguém nem fizeram surgir bons resultados.
Actualmente, julgo q o melhor q existe (embora nunca tenha nadado lá), será a de Santo Antº Cavaleiros, embora tb. nunca tenha sido testada numa competição nacional importante, e sem isso não podemos aferir da sua rapidez.

Termino c 3 casos internacionais curiosos: as piscinas curtas de Santos (São Paulo - Brasil), a antiga de Estocolmo (Suécia, onde acontecia a Taça do Mundo nos anos 90), e Indianapolis (EUA - configuração curta ou longa).

Nunca ninguém soube explicar bem porquê (Santos e Estocolmo eram piscinas bem antigas e fundas), mas lá fizeram-se tempos q deixavam os próprios atletas convencidos q de tinham menos metros...

sábado, fevereiro 18, 2006 4:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Rápidas tb são as de algés, ferrol (ambas de 25m) e sem caleiras filandesas, bem como a de famalicão (50m); dentro das mais utilizadas,penso felgueiras ser das kmelhores resultados se conseguem;hoje por ex.A Niz fez 1.47.03 e Fábio Pereira 1.48.37 (mínimos pa Xangai estafeta)nos 200 livres.

sábado, fevereiro 18, 2006 8:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pessoalmente e por experiencia propria penso que as piscinas de Tomar sao mesmo rapidas, pelo menos sempre que nadei la (Nacionais de Absolutos deste ano e Nacionais de Clubes 3ª e 4ª divisao de 2003) fiz sempre bons tempos.
Em relação as piscinas de 50m ha sem duvida a do EUL que e muito boa, a dom Jamor que nao e mau de todo, mas depois as outras deixam um bocado a desejar... Tambem nunca percebi qual foi a ideia de fazerem os Nacionais de Absolutos Verao da epoca passada na piscina de Famalicao... E que se ela fosse um bocado melhor era horrivel!

sábado, fevereiro 18, 2006 9:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

piscina curta? Tavira!!! alcobaça! trieste!

sábado, fevereiro 18, 2006 10:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, agora tava a ler os posts e dei com um equívoco: a piscina da Suécia a que me referi, antiga, onde se disputava a Taça do Mundo nos anos 90, era Malmoe e não Estocolmo.

Aqui fica a correcção antes que me caiam em cima...

sábado, fevereiro 18, 2006 10:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

piscina d 25? a da casa do pedro oliveira... de 50 a do EUL!!!

sábado, fevereiro 18, 2006 10:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Coimbra bem que já merecia...

É que "viver em Celas" não dava a ninguém, o pequeno tanque de lavar a roupa...
Sempre um prazer ser obrigado abrir uma janela no Inverno para não sufocar com o "espumante" de cloro que enche as nossas narinas, uma sensação de respiração formidável (pensando... que a maior parte das escolas de Coimbra se dirigem para lá, pobres putos que tem problemas asmáticos(!), eu que o diga...).

sábado, fevereiro 18, 2006 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A piscina mais rápida será aquela onde os nadadores estiverem mais motivados, onde houver mais qualidade de nadadores, mais competição.

domingo, fevereiro 19, 2006 12:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E já gora akela onde os nadadores estejam em pico de forma (nadam tudo num dois ou mais dias e sempre mt bem com elim e a melhorar nas finais etc); é preciso é tar bemem todos os aspectos.

domingo, fevereiro 19, 2006 2:24:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

as minhas preferidas:
P25 Tomar
P50 Estádio Universitário de Lisboa (EUL)

domingo, fevereiro 19, 2006 2:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só para justificar a minha escolha em relação a Tomar:
- 2 metros de profundidade;
- Sistema de distribuição da água repartido ao longo de 8 calhas de 25 metros;
- Calhas com grande capacidade de escoamento (nem com as centanas de muidos que estiveram em simultâneo no encontro nacional de mini polo se viu agua a sair);
- Muita luz natural;
- Paisagem linda, com vista para a cidade (Castelo, Convento etc...).
- Pistas seperadoras de boa qualidade.

Mas sempre podia ser melhor, os topos são mesmo "paredes", ou seja nada de calhas nos topos.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 9:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pascoal, defende bem a tua piscina, senão ...

sexta-feira, fevereiro 24, 2006 11:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Julgo ter lido neste post, um comentario a izer q as piscinas de felgueiras sao rapidas...Pessoalmente, apos nadar hoje nos zonais nao gostei nada da piscina. A agua é dura d mais, e dificil d sentir.s relaxado na agua e estabelecer aqela relação de proximidade q gosto ;P

Há casos e casos ;P Prefiro a de Condeixa do ano passado, essa sim era rapida..

de 50 metros, sem duvida a de coimbra!!

sexta-feira, abril 07, 2006 10:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nao concordo com o pedro costa em relação a piscina de 25. embora tenha ganho o nadador completo este ano lá, nao considero a piscina de condeixa a mais rapida de 25!
pessoalmente nao tenho preferência por nenhuma de 25... mas a rui abreu (eiras, coimbra) é bastante boa!
Quanto às de 50... bem! sem dúvida alguma a de coimbra!

domingo, abril 30, 2006 10:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida alguma o EUL! E logo a seguir Coimbra.

domingo, junho 18, 2006 10:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

uma piscina que foi pensada para ser rápida de 25m, a piscina de Sines como podem ver através do site http://www.mun-sines.pt/piscina/index.htm
è nesta piscina que se irão realizar os zonais infantis zona sul 2007

terça-feira, agosto 01, 2006 11:42:00 da manhã  
Blogger ZMaster said...

a piscina de felgueiras axo k é a mais rapida... pelo menos sao obtidos bons resultaods nela.. ah.. pois é pexoal.. nacionais de inverno de piscina curta 2006 sao em felgas!!! ehehe

quinta-feira, agosto 03, 2006 12:09:00 da tarde  
Blogger ZE PEDRO said...

Pessoal, sou prof em Mação depois de Abrantes, que tem piscina 25m nova, posso estar enganado mas ja exprimentei as piscinas de Lisboa quase todas e estou admirado, pode ser psicológico, mas sempre que vou dar uma braçada depois das aulas acabo sempre por fazer 1000 1500, depois de um dia de trabalho na escola e piscina, fico admirado comigo proprio, até ja pensei em participar nos masters ou em aguas livres, a sensação que dá é melhor que em Algés, Jamor Benfica, pode ser os ares do pinhal, ou apenas motivação, mas realmente tecnicamente a piscina foi desenhada para velocidade, há pouca gente a nadar, mas a equipa tecnica ja ta a lançar as primeiras pedras.
A piscina é de 2m, não tem bordos e as cabeceiras são calhas.

Só faltam ca vocês...

quinta-feira, novembro 01, 2007 11:34:00 da manhã  
Blogger ZE PEDRO said...

Pessoal, sou prof em Mação, logo a seguir a Abrantes, temos aqui piscina nova, depois das aulas or vezes vou dar uma braçada para desanuciar, e acabo sempre por fazer 1000, 1500 fico admirado comigo proprio ja pensei em participar nos masters ou em aguas livres, mas realmente não sei se é motivação psicologica ou os ares do pinhal mas uma coisa é certa, nem Jamor nem Algés ou todas as outras onde nadei e trabalhei, nunca senti o mesmo parece voar, e a forma física não é a melhor. Deve ser esta nova geração de piscinas, é de 2m profundidade e não há bordos altos nem cabeceiras e pouca gente a nadar.
A população não têm ainda grandes hábitos de natação mas a equipa tecnica já está a lançar as primeira pedras.
Agora só faltam cá vocês para comprovar a minha desconfiança, ou então o Phelps :) ...

quinta-feira, novembro 01, 2007 11:50:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home