terça-feira, abril 18, 2006

Deve-se preservar os miúdos?

Um artigo publicado no domingo de Páscoa no Brasil, sobre a questão Preservar ou Não os atletas mais jovens, vem ao encontro de um bom debate que tem vindo a ser travado aqui no blog nos comment´s ao post “Zonal Sul de Infantis”.

Extracto da publicação brasileira assinada por Alex Pussieldi:
“A discussão é antiga, diria até antológica. A controvérsia é grande, e inúmeros artigos falam no problema de “overtraining”, “queima de atletas” e assim por diante. A ênfase no trabalho das categorias inferiores tem gerado o encurtamento nas carreiras dos futuros atletas e principalmente uma limitação nas suas futuras performances.
Entretanto, há muitos mitos nesta história, e muitos programas acabam preservando em demasia os seus atletas e futuramente nem tiram proveito desta preservação de talentos. Um bom programa de categorias inferiores deve ser baseado na formação técnica e aeróbica visando a formação de futuros nadadores e não apenas “preservando” algo que talvez nunca venha a ser despertado.
É irreal a idéia de que um bom nadador olímpico não possa ter sido um bom atleta das categorias inferiores. Existem exemplos que comprovam o contrário. Michael Phelps, que poderia ser indicado como um dos melhores nadadores do mundo de todos os tempos aos 10 anos de idade já era recordista nacional americano dos 1650 livre em piscina de jardas.
Da mesma forma, existem outros exemplos que comprovam o contrário. Alex Popov, o legendário russo 4 vezes campeão olímpico, foi dispensado do clube de natação na Rússia aos 12 anos de idade por deficiência técnica! Até mesmo o recente campeão mundial em piscina curta, o australiano Matt Welsh que venceu 3 provas em Shangai (50 e 100 costas e 50 borboleta) só começou a competir aos 18 anos de idade. “


Participe e dê a sua opinião!

44 Comments:

Anonymous Anónimo said...

cá temos o exemplo do Paulo Trindade cuja primeira internacionalização foi aos 21 anos NOS JOGOS DE SEOUL e o Pedro Silva, este nem sequer treinava com a equipa de competição e tb se estreou em andanças internacionais com 23 (?!) anos em Sidney...

terça-feira, abril 18, 2006 10:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando um atleta ingressa na competição (pré-competição) deve-se antes de mais ter em linha de conta os seguintes aspectos:
- Qual a sua adaptação ao meio aquático, nomeadamente nos seus 5 dominios: respiração, propulsão, equilibrio, imersão e salto;
- Proporcionar o maior número possível de vivências aquáticas;
- Incutir o gosto pela modalidade;
- Incutir o gosto pela competição em todas as suas vertentes e de forma salutar, sem sobrevalorizar os resultados como aspecto mais importante;
- Acompanhar a sua maturação e respeitá-la, elaborando um programa de treino o mais adequado possível;
- Estimular as qualidades físicas (de acordo com idade e maturação), sem esqueçer que algumas delas não poderão ser estimuladas precisamente por serem imaturos;
- Enquadrar o atleta para a integração num Futuro Plano de Carreira;
- Procurar incutir o gosto por todos os estilos da natação, devendo as provas neste escalão serem essencialmente de estilos e estafetas;
- Promover o espirito de equipa;
- Efectuar avaliações periodicas aos aspectos relacionados com a execução técnica, integração no grupo, morfologia e entre outros aspectos;
- Fazer uma progressão da carga de treino periódica (n.º de sessões, e horas de treino) ao longo da época e épocas.
- Promover a motivação constante e a socialização;
Ficam apenas alguns dos aspectos mais importantes.
Como analise ao texto, CONSIDERO ANTES DE MAIS, QUE CADA CRINÇA É UM CASO DIFERENTE, E TER DE SER ENQUADRADA RESPEITANDO AS SUAS DIFERENÇAS.
Se pensarmos numa lógica de resultados, o trabalho deverá ser mais focalizado na qualidade, a médio e longo prazo, nunca a curto prazo. Claro que por vezes uma maturação precoce cria algumas dificuldades aos treinadores, mas aqui terão eles que resistir à tentação de acelerar o processo de progressão da sua carreira. Em suma por vezes, e por isso é que são consideradas excepções, surgem atletas de elevado potêncial, quer fisico, quer com talentos na execução, que baralham um pouco;
Finalmente julgo que se dá demasiado ênfase às competições dos escalões mais novos e como consequência dificulta muito a convivência entre pais e técnicos, mas parafraseando Luís Rama (treinador que muito admiro)"Os pais são os nossos maiores aliados". Terá que ser a equipa técnica a envolver os pais nas suas devidas competências e explicar-lhes como (e este é o aspecto mais importante) é que nos podem ajudar a fazer os seus filhos FELIZES praticando esta fantástica modalidade.
PS: Se pensarmos no atleta e não no nosso sucesso a NATAÇÃO AGRADECE. Um grande a abraço a todos os pais, dirigentes, técnicos e atletas.

terça-feira, abril 18, 2006 11:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por diversos motivos enumerados pelo Paulo Correia é que eu defendo que as provas dos cadetes (pelo menos) deveriam ter um formato diferente (ou pelo menos parte delas), que envolvesse mais os praticantes e os pais, até pq os proprios nadadores só têm a ganhar com isso.
Para quem não leu os meus post's do infantil sul, estava-me a referir a realização de mais eventos (para os cadetes) do tipo "encontro nacional de mini-polo", "encontro do jovem nadador" etc...adaptando claro a dimensão e meios disponiveis.

terça-feira, abril 18, 2006 12:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há uns bons anos não existiam os nacionais de cadetes?

terça-feira, abril 18, 2006 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que sim, pelo menos parece-me que fui a uns em 1987... (século passado portanto)

terça-feira, abril 18, 2006 2:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ganda comentário Sr.Tenico Paulo Correia!(não o conheço mas felicito)
MT bem redigido na minha perspectiva;é assim memo! Isso seria o ideal pa natação,mas por vezesnem sempre assim é!

Contazulejos,
Seria realmente bom ver nos cadetes, sobretudo nos mais novos (não no último ano),esse tipo de competição: com mais envolvência dos pais, menos cronómetro e mais participação colectiva;mais animação e cor; Penso k já se melhorou ca:antigamente havia mt mais campionetite! até camp nac pa cadetes; tb podiam contar pa pontuações colectivas de absolutos;davam prémios a torto e direito individualmente etc.
Hoj ja existe maior sensibilidade e poderá ser ind melhorada,precisamente com essas axegas k aqui se vai dando! como? tecnicos de clubes fazerem xegar junto dos DTRs essas preocupações e sobretudo propostas alternativas pa eles debaterem dps a nível da DTN;tb poderá ser no congresso da aptn e noutras acções afins;
Isto sim é levar melhor a natação nacional sem intrigas,sem ressabiamentos, sob 1 forma construtiva.Parabéns a kem está de bem aki!!!

terça-feira, abril 18, 2006 2:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acontece que ja falo nisso pelo desde 2001 na ANDS e ppl olha para mim com aquele ar de "coitado, pirou de vez"...ou então já nem liga...

terça-feira, abril 18, 2006 3:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, isso é tudo muito bonito... Mas em Portugal não se vive da natação, infelizmente, um nadador português de 22 anos já é um COTA!!!
Em Portugal tem que se apostar nos estudos, e um atleta de alta competição quando entra para a Universidade tem que fazer a sua opção, não dá MESMO para conciliar. E é por isso que perdemos todos os nossos valores em tão tenra idade!
Quem quer ter sucedo nas duas frentes tem que fazer como fez o Fernando Costa! Essa é que é essa!
Já era tempo dos atletas de alta competição terem beneficios escolares a sério!
Por vezes os atletas de alta competição são os mais prejudicados pelos professores "t~em regalias a mais que os vossos colegas não têm", dizem eles.
Para quê exames nacionais de 11º e 12º ano para atletas de alta competição? Com esses exames estão a interromper a sua preparação, e não tiram o melhor rendimento desportivo! Pior que isso, é a obrigatoriedade de ter nota mínima nos exames a certas discilplinas(9.5).
Já era tempo da FPN e as outras federações juntamente com o IDP tomarem medidas nesse capítulo!
Só assim podemos levar a natação para a frente! Por exemplo, em alguns países europeus, os atletas de alta competição apenas têm de assistir às aulas, "dando-lhes" a passagem de ano lectivo!

terça-feira, abril 18, 2006 3:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo. eu ate lhes dava logo o canudo de medecina loool há cada um neste blog! amigo, nem tanto ao mar nem tanto à terra

terça-feira, abril 18, 2006 4:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

medicina palerma!

terça-feira, abril 18, 2006 4:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cuidado que há grandes erros no artigo do brasileiro. Popov começou a treinar como costista e depois crolista a partir dos 12 anos. Era bom encontrar o tal record das 1650 jardas....Este é um tema muito velho e com grande discussão em Portugal

terça-feira, abril 18, 2006 4:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esse Alex Pussi é ké + reporter k tecnico!
Tá sempre em cima de qq jogada!
Sabe tudo 1º k todo mundo e é 1 saltibanco intergaláxico (tanto tá na terra como na lua).
è sulamericano o gringo!mas agora parece ké do katar, ou kweit.

terça-feira, abril 18, 2006 5:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

N é dar o cannudo de MEDICINA ó ant sim, mas por ex na HUngria e outros países do leste, os atletas de AC podem fazer o secundario em casa e se tiverem pais profs estes dao-lhes a materia e avaliam-os; dps no sup já é outra coisa, mas nem os cursos sob 1 forma geral são tão dificeis e exigentes como cá, nem têm horarios de aulas tão lixados como cá, k inviabilizam mts vezes a possibilidade do treino bidiário; Lá compreendem o ké ser atleta de AC e representar o país; é a tal cultura desportiva de base; aqui em medIcina, perguntam logo se ker ser médico ou atleta!
Alguns exemplos da Europa (HUN, POL, RUS, UCR) demonstram o apoio ao desp de AC; nem sequer é preciso buscar sempre os yankes!!!

terça-feira, abril 18, 2006 5:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que mais me faz confusao nisto tudo é a existencia de associaçoes que lutam para acabar com os benificios dos atletas de AC nos estudos! mas estes gajos sao parvos ou quê?
quanto às crianças. penso que em cadete deve-se preocupar principalmente com aspectos básicos, sem se preocupar tanto com o rendimento dos futuros atletas. Digo isto pois ja tive em clubes que via os putos a começar a fazer ginásio (já puxadote)em cadetes. Resultado: estes miudos chegavam a juvenil ja nao tinham mais nada para dar!
espero começar a ver menos casos destes

terça-feira, abril 18, 2006 9:42:00 da tarde  
Blogger PedroOliveira said...

Claro que concordo com a opinião do Paulo Correia, porque é o q se aprende.
Cá para mim, as competições nestas idades são muito importantes, quantas mais melhor com uma progressiva adaptação da exigência técnica e regulamentar em cada torneio, ou seja: começar por uma competição completamente ludica até chegar a uma competição formal.
Acho também que as vivências competitivas devem passar pela participação em provas fora dos âmbitos regionais e nacionais.
E isto consegue-se. Basta conversar com os pais; mostrar-lhes e explicar-lhes o trabalho que fazemos e os objectivos que pretendemos atingir. É o que faço e sempre tive o apoio deles.
e sim... falta-nos cultura desportiva!

terça-feira, abril 18, 2006 10:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esta merda e bom e encher os putos cm 1500 e deixarem se d merdas! lololol

eu n posso falar pk tb sou um nadador tardio ainda pago por isso hj... viragens e partidas promenores tecnicos etc...

terça-feira, abril 18, 2006 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para mim os jovens deviam fazer técnica e treino aerobio acima de tudo. É esta a minha opinião.

Quanto à cultura desportiva é verdade que falta muita, mas muita mesmo em Portugal, muito por culpa da mente ainda muito conservadora que os portugueses apresentam. Até agora não tenho tido problemas nenhuns em conciliar a natação com a faculdade... Também é verdade que tenho muita sorte em ter professores ligados ao desporto de alta competição (alguns mesmo à natação) o que ajuda bastante. Parece é que agora essa sorte mudou... Amanhã decide-se o meu futuro em relação a esta época.
Pedro em relação ao ti penso mesmo que o teu unico defeito sejam só o salto e se calhar as viragens porque em termos de técnica não é verdade. Gosto muito de te ver nadar... Força nisso.

Abraços

terça-feira, abril 18, 2006 11:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh tnks agostinho! =) penso que tens razao... o treino aerobio e a tecnica deverao ser os programas de treinos fundamentais para os mais novos e tambem para nos deve existir esta componente no dia-a-dia.

quarta-feira, abril 19, 2006 9:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

deixem-me felicitar o paulo correia pelo excelente texto, copy/paste, julgo.
em segundo lugar, como é que a natação deste país vai andar parar a frente se existem comparações minuciosas e bacocas sobre quais foram os melhores zonais.
estamos a entrar na mesma situação dos campeonato nacionais de cadetes.
meus amigos entretenham-se sobre o que é realmente importante.ensinem, treinem bem e na altura certa. quem tiver força de vontade e talento vai ter o seu espaço.

quarta-feira, abril 19, 2006 11:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em resposta ao n.me (já agora deveria identificar-se), agradeço as felicitações mas normalmente quando expresso opiniões elas são o resultado da aquisição de conhecimentos e de experiências.
Opiniões essas que resultam desse mesmo estudo, e por isso é que existem, e ainda bem, quem contribua através da publicação de estudos, que a troco do prazer de compartilhar os seus conhecimentos e as suas experiências com os outros, para que cada um de nós possa ter acesso a eles e consequentemente poder exprimir uma opinião com alguma propriedade. Muito embora o meu conhecimento na matéria será sempre pouco, para a imensidão de informação que existe.
Se estava a referir-se a isto, então concordo consigo, foi um copy/paste.
Terei todo o prazer em trocar ideias e concerteza também aprenderei alguma coisa consigo.
O texto trata-se apenas duma pequena contribuição para a questão em causa, até porque não existem verdades absolutas e foi com esse intuito que participei neste post.
Já agora em relação ao blog, os meus sinceros parabéns pela celeridade com que a informação nos chega. É de facto importante a existência deste espaço para debate de ideias, esclarecer e um contributo importante para desmistificar alguns aspectos desta modalidade.

Cumprimentos

quinta-feira, abril 20, 2006 12:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bolas! Devo reconhecer q estou impressionado.

Estes posts devem ser colocados à consideração em reunião de Direcção da FPN (nós bem sabemos q os seus elementos são dos mais regulares leitores deste blog), que como é do domínio público anda numa roda viva há ano e meio à procura de um DTN disponível pra poder mandar embora o q lá tem.

Não procurem +. Tá encontrado.

Paulo Correia, por favor envie os seus contactos p a Cruz Quebrada, e a natação portuguesa terá um motivo pra respirar de alívio.

quinta-feira, abril 20, 2006 3:27:00 da tarde  
Blogger Beba Água said...

Esqueci-me de aqui explicar quem aparece na foto. È uma menina indiana de 5 anos de idade que entrou para a história da natação da Índia e Mundial ao nadar 35 quilómetros em 11 horas no Golfo Árabico. A informação foi publicada com destaque pela televisão local quebrando um recorde que pertencia a outro nadador jovem de 11 anos de idade. SEM PALAVRAS!!!

quinta-feira, abril 20, 2006 4:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Duarte, obrigado pelo elogio, mas não tenho qualquer pretenção a ocupar semelhante cargo, e ainda tenho um longo caminho a percorrer.
Existem felizmente neste país pessoas muito válidas para desempenhar essas funções.
Em relação à FPN, tive e tenho uma relação de grande cordialidade, o que não significa que não lhe faça chegar alguma critica(sempre construtiva)em lugar próprio.
Como a tarefa de dirigir é bastante complexa certamente cometem alguns erros, que não são mais do que o fruto da limitação humana.
De qualquer forma julgo que é obrigação de todos o agentes desta modalidade, cooperar com o órgão que os tutela, e ser tolerantes assim como eles nos toleram.

Um abraço para ti.

quinta-feira, abril 20, 2006 5:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro paulo, não precisa de se justificar. queria lhe pedir desculpa pela minha má disposição, mas agradeço a atenção que foi dada à minha rectificação.no entanto não queria promover mau ambente, todas as opiniões são válidas..
cumprimentos

quinta-feira, abril 20, 2006 11:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Paulo Correia:

A sua postura de Madre Teresa de Calcutá é de facto de elogiar, porém, quando rodeados de pessoas pouco honestas, temos de fazer jogo duro para colocá-las em sentido.

Dialogar c elas com base apenas na paz, na fraternidade e no amor ao próximo, não resolve a falta de honestidade delas, apenas nos faz passar por ingénuos. Por trás, elas riem-se de nós como as hienas.

É que há muita gente q troca os 10 mandamentos por 10 empregos, ou os discípulos de Jesus pelos amigalhaços a quem proporcionar regalias pouco claras. Ou mesmo o sofrimento da condenação na cruz pelo sofrimento da manutenção do tacho q qualquer custo.

Por isso, e embora isso muito nos custe, nem sempre podemos ter uma visão bíblica dos factos.

Creio que a atitude das pessoas só varia com o maior ou menor grau de conhecimento dos factos. Eu, como me considero dos mais bem informados, sou também natutralmente dos mais indignados.

Retribuo o abraço, ainda q desta vez reconheça q estou a ter dificuldades para chegar à sua identidade.

sexta-feira, abril 21, 2006 1:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só pra esclarecer q eu tb. começo por ser sempre assim em todas as minhas abordagens iniciais: "críticas no lugar próprio", "espírito construtivo", colaboração e disponibilidade total, "compreeensão da complexidade das tarefas", etc.

Mas, quando denoto de forma evidente algo mais que "alguns erros fruto da limitação humana", que rapidamente se transformam em falta de transparência, jogos de bastidores e negociatas debaixo da mesa, não me fico apenas pela "tolerância para com o órgão que nos tutela".

Na verdade, fechar os olhos a tudo o q se passa ou aceitar fazer parte do jogo sujo, é além de uma irresponsabilidade, uma ilegalidade grave.

Quem vendeu a bandeira da implementação da mudança e da transparência, vendeu bem. Cabe a quem a comprou o direito à indignação.

Saudações episcopais.

sexta-feira, abril 21, 2006 2:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Duarte Mendonça,

Bem espremidas, as suas participações neste Blog não passam de "tiros no escuro" e "bojardas ao ar". Para uma pessoa que reinvidica coerência e verticalidade, ainda não denunciou NADA. Refere constantemente que anda bem informado, mas não põe a hipótese de estar a ser MAL INFORMADO. E com insinuações, porque não passam disso mesmo, semeia a intriga e desconfiança entre os clubes e os próprios nadadores. Portanto, OU SABE ALGO GRAVE COMPROVADO E FALA, revelando a coragem que apregoa em todo o lado, OU CALA! As pessoas da natação, sim, essas mesmo, as que vivem da, e para a Natação, estão um pouco fartas desta espiral de maledicência que parece ter vindo para ficar. Dou-lhe exemplos de rastilhos que vai acendendo e que acabam em quase insultos neste Blog aos MELHORES nadadores deste pais: Venâncio, Pires, Diana, Mourão, Simão. Não, não é você que os critica, bem sei, mas na sequência de intervenções suas...
Apesar de escrever muito, a verdade é que ainda não li UMA ÚNICA sugestão sua (já para não falar na prática) que faça sentido ser posta em prática, blablabla não chega. Já se percebeu que és um peão de um "governo-sombra" desta direcção da FPN, mas também o foi na anterior. Começa a enjoar!
As suas verdades "duras e cruas", como alguém já as adjetivou aqui, não passam de evidências, quando as sublinha, apenas passa um atestado ou de estupidez ou de distração a quem por aqui anda. Alguns exemplos: Quem sabe e gosta de Natação percebe a diferença entre um Europeu de piscina Longa e um Mundial de curta; se há nadadores que se sentem prejudicados com determinada convocatória ou critério, devem eles, ou os respectivos treinadores, EM ALTURA E LOCAL próprios, no limite façam queixa à NPA, caso sintam que não estão a ser ajudados de outra forma.
Mas para que não diga que só digo mal de si, gosto do tratamento e das estatisticas apresentadas nos seus comentários. Mas lá está, a manipulação e conclusões resultantes dessas estatisticas resultam muitas vezes em criticas injustas que já não aprecio tanto, principalmente porque vêm "minadas" de 2ª intenções...

Saudações para si e par a todos os amantes da Natação

sexta-feira, abril 21, 2006 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Duarte:

Para saber um pouco da minha identidade é simples vgac.com;
Em relação às hienas (esses seres que emanam tanta simpatia, vitimizadas e por vezes incompreendidas, é caso para dizer “riam até à exaustão porque acabarão orgulhosamente sós”), aprendi com o tempo a viver com elas, e mais dia, menos dia, terão o que merecem.
Eu prefiro ser ou fingir alguma ingenuidade, porque sei que irei contribuir para a felicidade de alguns, enquanto eles riem eu estou mais preocupado em adquirir mais conhecimento e aperfeiçoar as minhas capacidades como treinador.

Um grande abraço

PS: Permite-me uma ousadia para te fazer um reparo: Penso que compras demasiadas guerras, e não discuto a sua razão, mas elas levar-te-ão a demasiado desgaste (mas tu saberás concerteza porque o fazes);

sexta-feira, abril 21, 2006 3:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro AP:

Como não se identifica, deduzo que não faça parte da minha mail-list regular, e daí que naturalmente não receba as notícias e comentários que envio ocasionalmente, essas sim com conteúdo informativo.

A sua ameaça é giríssima. Você assina com um nome que ninguém conhece, fazendo exigências para que eu torne público aquilo que você quer saber, e caso não o faça ainda exige que me cale. A mim parece-me exigência a mais para um anónimo.

Gostei também de vê-lo a auto-intitular-se como porta-voz das "pessoas da natação, que vivem da e para a natação". Olhe que eu conheço muitas, e sei que pela sua frontalidade, nunca aceitariam ser representadas por um anónimo, porque fazem questão de ter cara e voz.

Não deixa tb. de ser curioso q eu seja o culpado dos insultos dos outros aos atletas nacionais. Meu caro, eu nunca acendi nem nunca acenderei rastilho contra atleta nenhum em particular, as minhas críticas estão direccionadas sobretudo para organismos, instituições e dirigentes, nunca para atletas. Se outros os ofendem, nunca poderá ser por minha influência. Pelo contrário, sou dos poucos neste país q vai até às últimas consequências para defender atletas, por mais pequena que seja a causa. Se estivesse por dentro das histórias diárias da modalidade, certamente saberia disso.

Se quer ler sugestões minhas, peça à FPN, eles têm lá bastantes. Páginas e páginas, mails e mails, documentos e documentos. Ao longo dos últimos 4/5 anos, muitas páginas produzidas. Alguma coisa já implementada e em funcionamento, a maior parte nem por isso. Se tiver com atenção, pode até ver o meu dedo (o tal contributo construtivo que diz não existir) em muito lado, desde piscinas, passando por associações, eventos desportivos diversos, organismos, congressos, formações, clubes e pasme-se, até em atletas (mesmo nunca tendo sido treinador).

Eu não sou peão de governo-sombra nenhum. A minha sombra é a justiça, a dignidade e a exigência de competência. E essa é uma sombra que encaixa em qq Direcção que não faça um bom trabalho, como foi a anterior, e como está a ser esta.

Há de facto nadadores prejudicados, treinadores revoltados (como pode aqui ler no blog), mas a falta de coragem que o caracteriza a si e q o leva a encobrir-se no anonimato, afecta tb, mtos atletas e técnicos deste país, que receiam ficar prejudicados (como já antes aconteceu c este DTN, q chegou a não convocar atletas às selecções nacionais por não ter boas relações c o treinador). A NPA tb. já foi abordada diversas vezes por atletas, mas apesar de ser a única q ainda faz alguma coisa, a verdade é q faz pouco, pq é muito mole e joga apenas no campo do politicamente correcto (estratégia com a qual eu discordo), o que não ajuda as coisas a endireitar.

Gostaria q me desse exemplos de críticas injustas, para q eu pudesse reflectir sobre elas, ou explicar-lhe pq razão não são injustas.

Sendo este blog um sítio público, onde diversos ANÓNIMOS têm acesso à informação, utilizando-a para ofender e vexar terceiros, obviamente tenho o cuidado de não tornar públicas algumas situações através deste meio.

Poder-lhe-ia dar alguns exemplos de situações que comentei/denunciei este último mês (ao longo de 4 ou 5 meses seria fastidioso enumerá-las), que não sendo "tiros no escuro", nem "borjadas para o ar" nem "insinuações", são de facto verdades, algumas delas mto graves. Acontece q já é trabalhoso escrevê-las uma vez, quando mais estar a fazer resumos das mesmas para si.

Sugiro q perca um pouco de tempo e leia. Se tiver dúvidas, quiser esclarecimentos, provas ou mais pormenores, use por favor o meu e-mail.

Cumprimentos e as melhoras para a sua capacidade de assumpção de personalidade.

sábado, abril 22, 2006 2:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Paulo Correia:

Confesso q a sua postura conduz por completo com a curiosa apresentação e percurso do VGAC (desta era), que já sigo há algum tempo (apenas não o havia relacionado com o seu nome aqui no blog).

Melhor que eu, a história mais ou menos recente do seu Clube explica-lhe bem porque razão as pessoas e os projectos não são perfeitos.

Melhor que eu, a história do seu clube explica-lhe pq razão as dificuldades reforçam os méritos e as conquistas.

Sobre o meu desgaste, agradeço e registo a sua preocupação, mas faço-o de forma voluntária e consciente. Porquê?
a) Pq é necessário alguma barreira (nem q seja a simples denúncia pública) para aqueles que não tem escrúpulos;
b) Pq são poucos os q se sujeitam a esse papel, a pugnar pela transparência de processos. Preferem entrar no jogo para colher benefícios próprios (muito mais rentável), ou simplesmente ingnorar pra não ter de se chatear (mto + cómodo). 98 em cada 100 enquadra-se nestes 2 casos.

Naturalmente, eu e + 1 ou 2, temos de trabalhar por eles todos. É por isso q o mundo está cada vez pior, q a corrupção alastra, q a diferença dos níveis sociais é cada vez mais avassaladora. Pq ninguém tá pra se chatear em defender princípios básicos, se não forem eles próprios os próprios prejudicados (aí movem montanhas pra defender o umbigo).

Eu não durmo descansado se fechar os olhos a tudo isto. Mas tal está na consciência de cada um. Eu durmo bem com a minha.

Mas há quem tenha de desligá-la pra poder dormir.

sábado, abril 22, 2006 3:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhora... mto bem...
Isto são só elogios rasgados a um "treinador de natação" que até à dois anos atrás nem sabia o que era saltar para dentro de água. De certeza que é um estudioso e interssado (e de certeza dos bons) porque em dois anos quase que o consideram um catedrático...
Sim senhora isso é que é evolução...
Muitos Parabéns pelos vastos conhecimentos que aparenta ter e que tem reproduzido aqui...

Nota: é a primeira vez que entro neste blog e lamentavelmente não sei como introduzir post's sem ser anónimo. Paenas por isso não me identifico

sábado, abril 22, 2006 5:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mesmo quando não se sabe como colocar o nome, há sempre a hipótese se assinar o texto.

Parece-me por isso uma má desculpa.

Mas já agora, aqui vai a explicação: clicar em outro e escrever no espaço em baixo (final da caixa)

Ficamos a aguardar a identificação (se é que ela vai chegar)

sábado, abril 22, 2006 7:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que vale mais?

a)Um treinador qualificado com 2 anos, interessado em aprender e sem problemas de partilhar o seu conhecimento e assumir as suas insuficiências

b)Um treinador sem qualificações mas com 20 anos a aprender "queimando" sem assumir as sua insuficiências e remetendo as culpas para os atletas qd as coisas não funcionam uma vez que tudo isto (para leigos) está cheio de subjectividades...

sábado, abril 22, 2006 11:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cambada d palhaços paa... este blog perde qualidade de dia para dia... e de comentarios do duarte mendonça ou qq outra pessoa q queira responderlhe... deixemse de armar em xicos espertos...
Familia Meireles

domingo, abril 23, 2006 12:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro membro da familia Meireles:

Mesmo q o blog perca qualidade de dia para dia, só a sua presença já o valoriza bastante, e inverte claramente a tendência.

Escreve bem, correctamente, respeita a malta q aqui vem dar opiniões chamando-lhes palhaços, e ainda tem moral p criticar os comentários de alguém e até dos que lhe respondem.

Será você mais um "sub-ordenhado", "sub-ordenado" ou " "subordinado" da FPN, incomodado com o q aqui se diz?

Contacte a PIDE, pode ser q o ajudem a resolver o problema.

Cumprimentos,

domingo, abril 23, 2006 1:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu contacto-o por e-mail, n se preocupe. é por estes posts como o de cima k o critico. lamentável a todos os niveiscaro Duarte mendonça

domingo, abril 23, 2006 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São estas as críticas q diz serem injustas? Continuo à espera de exemplos...

Entra um anónimo aqui a chamar de palhaços os participantes no blog, e eu é que sou injusto?

Uma comédia, caro AP. Fico à espera do seu e-mail.

domingo, abril 23, 2006 3:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas acha bem responder dessa maneira? tá a descer ao nivel de quem o critica. Não sei o que é mais grave, se o erro ou se quem acusa de errar sem fundamento ou prova apenas "porque alguem lhe disse que..." correndo o risco de estar a ser injusto!

segunda-feira, abril 24, 2006 10:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um garoto de 14 anos foi o grande destaque do Campeonato Nacional Australiano de Categorias Inferiores. Daniel Smith que nada pelo Miami Club treinado por Dennis Coterell, o técnico de Hackett, venceu as 8 provas que disputou.
Os tempos de Daniel foram: 50 livre 24:84, 100 livre 53:58, 200 livre 1:56:11, 400 livre 4:04:95, 100 costas 59:71, 100 borboleta 59:36 e 200 medley 2:12:90.
Os australianos não tinham um destaque assim tão expressivo desde 1996 quando Ian Thorpe venceu as 10 provas que participou.
E olha que esta temporada foi super difícil para o Daniel Smith que teve 3 fraturas durante os treinamentos: punho, calcanhar e uma lesão no cotovelo. Dizem que o Daniel Smith é fera dentro d'água mas no skate e na bicicleta é um desastre...

___

este daki a uns anos inda tem os mxms tempx

quarta-feira, abril 26, 2006 12:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou não! N sei até q ponto o trabalho feito na Austrália tem em vista o prestígio de um treinador de infantis/juvenis em pretérito dos resultados do clube ou pensando q se poderá ter um futuro craque?! Digo eu!!! Acho q é essa a principal diferença comparativamente c Portugal! Sabe me dizer a estatura desse 'menino'?!
Resto de uma boa semana de trabalho!

quarta-feira, abril 26, 2006 11:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente o facto de um imberbe vencer tantas provas catapulta uma série de emoções!...sensações...e glorificações? Alguem está preocupado se ele foi ou não submetido a treinos diabólicos?!!...com o q fará amanhã? mas ele conseguiu a GLÒRIA máxima...ou não?!
E os q passam pelo mesmo e não conseguem nada...

quinta-feira, abril 27, 2006 12:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os miudos têm é de treinar... o resto é conversa... chegam ao 12º ano e vão-se embora para fora estudar... portanto vamos é po-los a nadar até darem... sem dó nem piedade... isto é competição não é por meninos a nadar... é para treinar e mais nada... quando rebentarem... á mais a seguir... nós por cá os infantis nadam 5 a 7 km; os Juvenis 7 a 9 os Juniores dormem na piscina mas quando ghegam ao natal vão-se embora... as notas baixam e o treinador nunca tem culpa... por isso eu já fui embora á dois anos...nadar nunca mais, treinadores sem formação ainda^à muitos... então nesta associação...

sexta-feira, maio 19, 2006 3:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qual associação?
Tem prémio...

sexta-feira, maio 19, 2006 10:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qual é o premio??? parece-me que a carapusa serviu-te...

sábado, maio 20, 2006 9:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home