terça-feira, outubro 10, 2006

As ultimas antes de Setúbal

Decorreram nos dois últimos domingos (dia 1 e dia 8 de Outubro) as derradeiras etapas da Taça do Mundo de Águas Abertas FINA 2006 antes de Setúbal. A primeira foi em Hong Kong e a segunda em Singapura.

Em femininos, ambas as provas tiveram a mesma vencedora, a mais que provável campeã desta edição da Taça do Mundo – Britta Kamrau-Corestein. Esta atleta alemã já venceu esta competição em 2003, mas que por 5 vezes já se classificou em 2º lugar, prepara-se para em Setúbal repetir o ano de 2003.

Petar Stoychev, mesmo sem vencer qualquer uma destas provas, já é o vencedor virtual da Taça do Mundo, basta-lhe vir a Setúbal (já tem a inscrição confirmada) e partir para a prova, nem necessita de terminar a mesma. Será a sua 6 conquista consecutiva!

Os maiores destaques destas duas provas foram sem duvida as prestações de Alan Bircher em Hong Kong e das alemãs Britta Kamrau-Corestein e Ângela Maurer em Singapura. O britânico que há pouco tempo voltou à sua rotina de treinos (esteve 6 meses a treinar na Alemanha com poucos resultados), venceu como gosta – partir forte, isolar-se e vencer com alguns minutos de vantagem. As alemãs travaram uma batalha cerradíssima em Singapura que lhes valeu a ultrapassagem a muitos atletas masculinos (os 13 Tugas que se preparem…) e uma vantagem de 12 minutos sobre a 3ª classificada.

- Resultados: Hong Kong / Singapura

Etiquetas:

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só espero que a fpn meta o olhos nos portugueses a participarem nesta etapa da taça do mundo.
Seria optimo ter mos um projecto para uma eventual participação no mundial de 2007 em melbourne!
Nunca se sabe se n poderia haver uma surpresa boa aí!
Falo concretamente de atletas como o duarte mourão,duarte mendonça fernando costa( com nd contra dois grandes especialistas das AA como o Arrobas e o Vicente) que poderiam surpreender no mundial caso essa prova fizesse parte dos seus objectivos desde que pudesse ser alcançavel.Era por isso bom que a fpn tivesse um bom projecto de alata competição para a epoca 2006/2007 e que o pusesse a disposição o mair rapidamente possivel.


Hugs

terça-feira, outubro 10, 2006 11:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas!
Em relação ao Mendonça, Mourão, Costa, Arrobas e Vicente concordo...agora Mourão...hum, objectivos mt diferentes na minha optica, nunca vais fazer uma preparação especifica para 200 mariposa e 10000m, mas se mesmo assim ele conseguir ser melhor que os restantes sem prejudicar o seu desempenho para os 200 mariposa (e só nesse caso) acho bem.

quarta-feira, outubro 11, 2006 1:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Existem muitos mais atletas que se revelaram esta epóca de AA, que por diversos motivos não estão presentes na Taça do Mundo.
É preciso ter em atenção, que contrariamente ao que foi dito no comunicado da FPN, NÃO HOUVE NENHUMA PRÉ-SELECÇÃO DOS ATLETAS PRESENTES, mas sim inscrições abertas a todos os atletas federados!

quarta-feira, outubro 11, 2006 3:06:00 da tarde  
Blogger DM said...

Caros:

Vocês devem estar mas é maluquinhos da cabeça. Portugueses em Melbourne 2007 nas Águas Abertas? Mas a propósito de quê? Com q nível ou resultados q o justifiquem? Acham mesmo q existe alguém em Portugal c nível p participar numa coisa dessas, sem envergonhar o país, como sucedeu numa simples Taça do Mundo de Madrid?

Poupem-me o ridículo! O dinheiro público merece mais respeito do q ser torrado em passeios turísticos à Austrália de atletas sem nível nenhum ou resultados q justifiquem o investimento.

Sejamos razoáveis. Só existirá em Portugal neste momento e a curto prazo 1 atleta c hipótese de poder fazer figura a nível internacional nesta vertente. Está nos Estados Unidos, dedica-se à piscina, e para já com bons resultados e excelente nível. Logo, não há grande necessidade dele se virar p as AA.

De todos os outros, ninguém tem hipótese. Basta consultar os tempos de 1500 livres de piscina p chegar a essa conclusão. Quem leva 1 ou 2 minutos do Fernando Costa em 1500 metros em piscina não pode andar a passear na Autrália só pq era giro "Portugal apostar".

Não têm ouvido o Primeiro-Ministro? Estamos em tempo de contenção. Deixem os passeios e as viagens turísticas p os dirigentes da FPN, q já não um rombo pequeno...

quarta-feira, outubro 11, 2006 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Duarte concordo em parte com o que disses t mas tb o hacket é o recordista mundial a 150, o proprio larsen jansen tem uma grande tempo aos 1500 e nas vezes que tentaram esta vertente de aguas abertas ficaram atras de outros atletas não tão conhecidos em 1500...

Acho que sinceramente tanto o fernando costa como o duarte mourão ou mesmo tu podiam ir a melbourne sem envergonhar o país!

quinta-feira, outubro 12, 2006 11:04:00 da manhã  
Blogger DM said...

O Hackett, q eu tenha conhecimento, nunca apareceu nas águas abertas.

O Larsen Jensen apareceu mas teve uma atitude competitiva pouco humilde, por isso lixou-se. Não respeitou a exigência do desafio, nem deve ter feito treino nenhum fora da piscina.

Pq no dia q quiser preparar águas abertas a sério, será concerteza um dos melhores. Qulquer gajo c pulmão e cabedal para fazer 14.45 em longa tem necessariamente de estar entre os melhores numa vertente recente e ainda em desenvolvimento como as águas abertas.

Basta q se prepare e dedique a isso, coisa e ele não fez, e por certo não fará no futuro (perderíamos o 2º melhor gajo do mundo na piscina).

Isto é como no atletismo. Há gajos no mundo a quererem fazer os 10 mil de pista, a maratona na estrada e ainda o corta-mato. Há um ou outro fora de série q é todo-o-terreno e tem pulmão para (quase) tudo, tipo Paul Tergat. Mas a esmagadora maioria ou está num lado ou está noutro, a especialização é cada vez maior e não dá para tudo.

Assim será também no futuro nas águas abertas.

quinta-feira, outubro 12, 2006 11:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas Duarte se o caminho das AA é a especalização penso que tb estarás de acordo que um bom nadador de 1500 n é necessariamente um bom nadador de 10km visto serem provas muito diferentes e distintas e em condições completamente diferentes...daí q o melhor nadador nacional em AA até possa nem ser(nesta altura) o fernando costa.... se vir mos bem o chip petterson n é o melhor tb dos E.U.A aó atitulo de exemplo....

Se portugal for,vá lá,com dois atletas em forma e especificamente direccionados para a prova de melbourne acredito que poderia mos ter uma classificação nos 25 primeiros...e se na natação pura em mundiais de longa isso é um resultado normal,já k apenas m lembro de posições de meia finais ou finais os bruços do yokochi e da diana gomes e a estafeta de 4*200, porque n seria considerado tb um resultado normal,bom,aceitavel,ou até muito bom uma posição de 25º nas AA em melbourne....

Além disso dependendo das condições tudo pode acontecer...uns dão-se melhore e outros piores...

É a minha opinião e claro vale o k vale mas tanto tu como o fernando costa e o mourão tinha condições para chegar a pelo menos esse 25º lugar....tb n m vais dizer que se t seleccionassem para melbourne n ias e n gostavas de ir?!

Já agr, o Bekele tb é um todo o terreno que raramente sai derrotado qualquer que seja a vertente em que aposta...lol

Abraço

quinta-feira, outubro 12, 2006 1:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este caramelo do mendonça tem mesmo a mania que é o maior.
Ele que vá validar o percurso enquanto atletas de piscina dos actuais craques das AA e nos dê uma percentagem dos que singraram (não vou mais longe, menos de 16 minutos aos 1500 livres em piscina de 50)
Aliás a analogia do Atletisco que este cretino dá é um autentico contracenso com o que ele diz no post mais acima.

quinta-feira, outubro 12, 2006 1:20:00 da tarde  
Blogger DM said...

Menos de 16.00 em longa practicamente todos têm. Aliás, dos da frente, teria algum trabalho a investigar qual não tem.

Alguns dos q têm ganho provas até andam nos 15 pouco em longa. Muitos até competem paralelamente e com regularidade a nível internacional em piscina. Investiga por exemplo o Thomas Lurz, q tem ganho tudo em q tem participado...

É mais do q evidente q quem vale 15.00 ou 15.30 aos 1500 livres tem obrigatoriamente mais argumentos q alguns tugas q voc~es citam, q possuem 16.30, 17.00 ou 17.30. è muita diferença. Bem podem treinar tridiário em águas abertas q nunca chegarão lá.

Se me seleccionassem (ou outro de nível semelhante) p Melbourne 2007, o mais certo era morrer de riso. Na hipotética possibilidade de sobreviver, até gostaria de ir, mas não iria. É q entre gostar de ir e ter legitimidade para ir vai uma grande diferença.

Há quem não a respeite, mas eu respeito. E manifestamente, nem eu nem outro qq português de águas abertas tem nível ou legitimidade p estar no Camp. do Mundo.

quinta-feira, outubro 12, 2006 3:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Aliás, dos da frente, teria algum trabalho a investigar qual não tem...."
Porra, mas isso é óbvio!
Eu estou a falar dos 20 primeiros por exemplo...
Aposto que mais de 50% tem mais de 16 minutos aos 1500. Vai uma aposta? Mas já! Não é depois de ires mastigar os rankings para dar uma de espertoide... mais 1 vez...

Sempre a chover no molhado... aiai... só enganas os tótós e os distraidos!

Madeira à deriva! Jáááááá!!!!!!!!!

quinta-feira, outubro 12, 2006 9:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home