quinta-feira, março 12, 2009

O melhor Zonal 2009

Títulos
Se analizarmos apenas os “títulos” obtidos por nadadores do Zonal Sul e Zonal Norte (ver 1º anexo), temos uma vitória de Sul por 42 contra 18 (70%).

Pódios
Se compararmos todos os lugares dos pódios (1ºVs1º; 2ºVs2º; 3ºVs3º - ver 1º anexo) obtidos por nadadores do Zonal Sul e Zonal Norte, temos uma vitória de Sul por 114 contra 66 (63.3%).

Performances
Se analizarmos o TOP10 das melhores performances temos uma vitória de Sul por 6 contra 4 (60%), com as 3 melhores performances a Sul. Ao nível do TOP50 (ver 2º anexo), temos uma vitória de Sul por 34 contra 16 (68%).

- Tabela comparativa Zonal Sul Vs Zonal Norte 2009 (Tabela BA)
- As melhores performances Zonal Sul+Norte 2009 (Tabela BA)
- 4 Recordes Nacionais nos Zonais 2009 (Post BA)

- Resultados Campeonato Zonal Sul 2009 Pinhal Novo
- As melhores performances Zonal Sul 2009 Pinhal Novo (Tabela BA)
- Os Melhores do Zonal Sul 2009 Pinhal Novo (Post BA)

- Resultados Campeonato Zonal Norte 2009 Cantanhede
- As melhores performances Zonal Norte 2009 Cantanhede (Tabela BA)
- Os Melhores do Zonal Norte 2009 Cantanhede (Post BA)

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em relação ao eventual excesso de treino dos mais novos, não me parece ser essa a questão. Temos infantis muito bons, mas é muito difícil gerir (para os Pais e treinadores) um nadador de topo dos 12 aos 24 anos e mantê-lo no topo todo o tempo. Eles enfrentam anos difíceis no final do secundário e princípio da universidade por uma variedade de razões conhecidas. As Associações fazem um excelente papel na promoção dos escalões cadetes e infantis (e talvez juvenis), mas a partir daí cabe à Federação e organizações centrais. E aqui residem os problemas - por um lado não há condições suficientes para que os melhores continuem a serem melhores e continuem a ser bons estudantes, por outro, os próprios nadadores, quando habituados ao sucesso, têm dificuldade em gerir períodos menos bons, que coincidem com aqueles anos difíceis.
No entanto parece que as coisas estão a mudar, para melhor - CAR para a Natação, mais estágios e provas internacionais para escalões mais jovens, etc. A questão escolar é que continua difícil.
Mas há que saber aproveitar e estimular a excelente matéria prima que temos, sem dúvida dos melhores cadetes/infantis da Europa (graças aos clubes, às Associações e aos Pais).
Em relação aos Zonais, bons resultados em ambos (quem se lembra de Zonais com 4 Recordes Nacionais e 18 marcas acima dos 600 Pts!)

quinta-feira, março 12, 2009 12:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como é fácil dizer mal, também convem dizer bem quando é o caso - excelentes Zonais Sul do ponto de vista organizativo. A ANL esteve muito bem! Mas a FPN deveria ter marcado presença (oficialmente e não na bancada)!

quinta-feira, março 12, 2009 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os cadetes e infantis portugueses melhores da Europa continuarão a ser os melhores seniores da Europa quando forem filhos de "Américos Amorins" ou "Belmiros de Azevedos" pois aí terão o futuro assegurado. Enquanto tiverem de estudar para arranjarem uma carreira profissional que lhes sustentará a vida não se pense que alguma vez isso vai suceder porque se os portugueses não são piores que os nadadores de outros países também não são melhores e se os estrangeiros podem ser profissionais de natação os portugueses não o podendo ser nunca vão poder ter o nível dos estrangeiros.

E a realidade mostra que em Portugal não é possível ter nadadores profissionais pela falta de interesse que os portugueses têm pela natação

quinta-feira, março 12, 2009 1:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A verdade é que é tudo isso...
E muito mais!
Vai ser sempre complicado termos um nivel geral absoluto comparavel ás potencias da natação! Para xegarmos perto primeiro precisamos de ter um ou outro resutado a sério... Como sucede no triatlo ou no judo, ou até mesmo no raguebi! É assim em Portugal, antes dos apoios, tem que aparecer resultados, só assim é que o estado decide apostar e dar algo mais a uma modalidade!

Portanto toca a trabalhar bem, e a remar contra a maré!

quinta-feira, março 12, 2009 1:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sendo novo nestas andanças da natação, não percebo qual o interesse de se separar o Norte e o Sul. Afinal, não se "nada" para o mesmo fim? Porque é que o próprio BA, tambem fomenta esta rivalidade? Será que num futuro próximo, não existirão problemas a nível de selecção nacional, em relação a esta mesma rivalidade? Por favor, acabem com isso e unicamente valorizem os feitos alcançados.

quinta-feira, março 12, 2009 6:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente com o anaonimo

Quinta-feira, Março 12, 2009 6:41:00 PM

Muita coisa se escreve aqui com + ou - sentido. Pena é que a grande maioria dos comentadores se esconda no anonimato.

Jose Luis Carvalho
Caldas da Rainha

domingo, março 15, 2009 11:02:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home