segunda-feira, abril 13, 2009

Torneio Integrado de Natação Leila Marques

Texto in Site do Torneio
No âmbito da missão de promoção do desporto e de integração pelo desporto das pessoas portadoras de deficiência, a GesLoures promove nos dias 2 e 3 de Maio de 2009, no Complexo de Piscinas Municipais de Santo António dos Cavaleiros o Torneio Internacional Integrado de Natação – Leila Marques.

O grande objectivo deste torneio é juntar numa mesma prova nadadores de Natação Pura e Natação Adaptada, sendo que, todos os nadadores, através das classificações conseguidas nas diferentes provas, contribuirão para uma pontuação conjunta que permitirá encontrar o vencedor final e absoluto.

A concretização de um torneio onde todos competirão de acordo com as suas capacidades motoras e psíquicas e numa perspectiva de igualdade na construção de uma pontuação colectiva será um momento de grande importância para a natação desportiva nacional e internacional, estando prevista a participação de cerca de 250 atletas e respectivo staff.

Trata-se de um torneio que teve na sua primeira edição uma competição de grande nível e que contou com a presença de conceituadas individualidades, como por exemplo, a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, a Dra. Idália Moniz, o Presidente da Federação Portuguesa de Natação, o Dr. Paulo Frischnecht, a ex-atleta Olímpica Rosa Mota e a atleta portuguesa mais medalhada de sempre Susana Barroso.

A edição 2009 deste torneio assume o nome “Leila Marques” como homenagem à brilhante carreira desportiva desta nossa nadadora Paralímpica, que representou tão dignamente o nome de Portugal, do Concelho de Loures e da GesLoures pelas Piscinas Nacionais e do Mundo.

- Site Torneio Internacional Integrado de Natação Leila Marques

Etiquetas:

21 Comments:

Anonymous Nuno Viegas said...

Não precebi nada. Misturar deficientes com normais? que coisa tão deficiente!!!

Toda a gente sabe que em portugal o desporto adaptado é quase da idade da pedra. Aqueles atletas só precisam de se lançar à agua para bater os seus proprios recordes porque só tem 6 ou 8 adversarios. Acho que em alguns casos até nadam sozinhos (sem adversarios)...que vergonha. E ainda por cima acham-se especias..e tal.
Os paralimpicos são os maiores, blá, blá, blá...treta.
Não treinam NADA! Eu já vos vi a treinar um vez. E ainda por cima tambem tem bolsas. Isso é que é um roubo. Não merecem.
Beba Agua...não te atrevas a apagar o meu post.

terça-feira, abril 14, 2009 3:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bom esse tipo de evento.
Podiam haver mais...a diferença estar em não ser diferente.
Querer é PODER!!!

terça-feira, abril 14, 2009 3:37:00 da tarde  
Anonymous Joana Calado said...

Participei na primeira edição do torneio integrado da gesloures - foi sem duvida marcante.

Estou com grandes expectativas para o torneio deste ano. Tenho a certeza que irá ser tão bom quanto o primeiro.

Nuno Viegas..ou quem quer que tu sejas - Tu não sabes o que estás a dizer. Comentarios desses são dispensados. Se queres criticar ao menos arranja melhores argumentos e PROVAS!

quarta-feira, abril 15, 2009 10:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 3:30, és mesmo PARVO, no mundo não há pessoas NORMAIS E DIFERENTES. O que há são pessoas com cabeça "ÔCA/VAZIA", COMO A TUA.
SER DIFERENTE É MOSTRAR QUE NÃO HÁ DIFERENÇA E ESSES ATLETAS QUE TU CHAMAS PESSOAS NÃO NORMAIS, MOSTRAM QUE NÃO HÁ DIFERENÇAS E O ANORMAL ÉS TU!

quarta-feira, abril 15, 2009 10:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com excepção da última frase dirigida ao BA e alterando o termo "deficientes" para " pessoas com alguma incapacidade física, sensorial ou mental", em tudo o resto subscrevo o comentário ( não post ) do Nuno Viegas.


Melhores cumprimentos

quarta-feira, abril 15, 2009 11:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

NUNO VIEGAS! SERA QUE UMA SEMANA DESTAS QUERES TREINAR COMIGO???? É A SEMANA INTEIRA TB???

TOMA MAS E JUIZO NESSA CABECINHA SEU "NORMAL"

DAVID GRACHAT NADADOR PARALIMPICO DA GESLOURES.....

quarta-feira, abril 15, 2009 1:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NUNO VIEGAS! SERA QUE UMA SEMANA DESTAS QUERES TREINAR COMIGO???? É A SEMANA INTEIRA TB???

TOMA MAS E JUIZO NESSA CABECINHA SEU "NORMAL"

DAVID GRACHAT NADADOR PARALIMPICO DA GESLOURES.....


Comentários destes só desajudam os atletas que podem competir como paralimpicos pois estes atletas que se querem equiparar aos olimpicos não têm que, não devem, desafiar pessoas que até podem nem ser atletas, mas sim desafiar os atletas olimpicos e aí sim se verá se têm condições atléticas e de qualidade técnica para se equiparem.
Pela minha parte duvido que, pelo menos os portugueses, consigam mas estou sensível a que, como du Toit, me provem o contrário conseguindo bater recordes nacionais dos atletas sem incapacidades, ou consigam classificar-se para competições internacionais de atletas sem incapacidades.
Du Toit provou que é possível. Quando houver um português que consiga o mesmo estarei na primeira linha a felicitar e a dizer que são capazes. Até lá não acredito.
A "bola" está do lado dos paralimpicos para o provarem.

quarta-feira, abril 15, 2009 1:49:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

Bem, estes comentários provam a enorme necessidades destas iniciativas.
Fico chocado com o que li aqui e por isso dou os parabéns a Gesloures pela iniciativa.
Não entendo a troca dos comentários Natação pura vs adaptada, são todos nadadores.

quarta-feira, abril 15, 2009 2:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A inveja e um pecado mortal...

David treina e nao ligues... São vozes de burro...

Nuno veigas que sabe um dia não estarei a enquadar um familiar teu..quem sabe...existem mais mares que marinheiros....

Nuno Vitorino

quarta-feira, abril 15, 2009 7:16:00 da tarde  
Anonymous SEnso Comum said...

???
Estas a dizer que estas à espera que alguem sem um braço ou em cadeira de rodas faça as mesmas marcas que os atletas olimpicos??

Isso é ridiculo. Só os braços valem 60% da força exercida dentro de agua.

toda a gente que comentou aqui está a ser ridicula.

David - Não tens que provar nada a ninguem. Por alguma razão és recordista europeu.

Já que o Sr.Viegas acha assim tão facil ser atleta paralimpico. Então eu desafiava-o a ele a fazer as mesmas marcas que o David.

...Já que é "supostamente" assim tão facil, porque não?

Afinal de contas de acordo com ele, qualquer um que se atira à agua consegue ganhar a um atleta portador de uma deficiencia.

quarta-feira, abril 15, 2009 8:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nuno viegas ...espero que esse comentário seja mais uma palhaçada propria dos anonimos do ba ...
se não responde a este post para eu te poder partir a boca pessoalmente

quarta-feira, abril 15, 2009 9:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 8:49
Du Toit provou que é possível ter-se deficiência e ser atleta de altíssimo nível para nadador sem deficiência.
Não conheço mais nenhum no mundo inteiro e os recordes europeus, mundiais ou "lá de casa" dos nadadores portadores de alguma deficiência não se podem comparar com os recordes dos nadadores sem deficiência.
Como disse o srº Nuno Viegas não há comparação possível entre os paralimpicos e os não portadores de deficiência e Du Toit provou que isso se deve à falta de qualidade dos primeiros em relação aos segundos.
Se isto não é verdade provêm-no mas na piscina ou nas águas das Águas Abertas. De garganta estamos todos fartos de termos super-homens e super-mulheres.
Façam o que Du Toit provou ser possível e falem depois. Até lá o srº Nuno Viegas está coberto de razão. Se o querem desmentir façam como Du Toit porque recordes paralimpicos, medalhas paralimpicas e coisas dessas apenas têm valor como forma de reinserção na sociedade e não como valor desportivo.

Respeitosos cumprimentos

quarta-feira, abril 15, 2009 10:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se nao estou em erro(penso que nao!), du toit ja era nadadora,e depois teve infelicidade de ficar sem a perna....

entre nos ca em portugal que me recorde nenhum atleta na adaptada esta nessas condiçoes,por isso, axo que serve pa esclarecer o porque de du toit ser uma brilhante atleta capaz de participar em provas nataçao pura.

pensem um bocado,se o fhelps tivesse um acidente e fosse amputado uma perna,nao tenho duvidas que seria campeao paralimpico,e obtinha minimos pos olimpicos da nataçao pura em certas provas!

..é o meu ver,a minha opiniao!

quarta-feira, abril 15, 2009 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o anónimo das 10:46
Quando um atleta tem categoria continua a ter, se tiver a infelicidade de ter uma deficiencia. DuToit provou-o. Aliás só conseguiu ir aos Jogos Olimpicos quando já era deficiente. Não ponho em dúvidas que se Phelps ficasse sem uma perna também teria muitas hipóteses de conseguir ir aos Jogos Olímpicos.
Foi exactamente o que foi dito acima.
Acontece que os paralimpicos portugueses não conseguem fazer tempos para serem qualificados para os Jogos Olimpicos. A bem da verdade nem para irem aos campeonatos nacionais absolutos ou mesmo de categorias.
Ora se como o anónimo das 10:46 diz que quando se tem qualidade como tem Du Toit e supostamente teria o Phelps caso perdesse uma perna se consegue ombrear com os nadadores sem deficiencia física, quando não se consegue, deduzo que, será por falta de qualidade desportiva.
Com os melhores cumprimentos

quarta-feira, abril 15, 2009 10:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto é tão ridiculo!!

A esses idiotas que criticam os nosso campeões com dificuldades faço um desafio! amarrem as pernas sem cosneguirem mexer, ou um braço ao tronco e nadem!

David vs Diogo ou outro qualquer!

Sejam realistas! ter uma deficiencia e ter a força que estas pessoas têm é de louvar! era muito mais facil fecharmo-nos em casa!

Força malta, nao liguem a isto!!

quarta-feira, abril 15, 2009 11:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O desafio continua lançado e actual: os ditos campeões portugueses com deficiencia que façam o mesmo que Du Toit e ninguém será capaz de dizer que só são campeões " lá da casa deles".
É que esse argumento do "amarrar uma perna" serve tanto para portugueses como para estrangeiros e Du Toit também tinha "essa perna amarrada" e conseguiu ser classificada para os Jogos Olímpicos provando por factos que quando se tem qualidade não se agarra a deficiências para em competições paralelas se querer dizer que se é o "melhor do mundo" pelo simples facto que não é.
Du Toit provou que é possível mesmo com deficiencia chegar ao topo mundial. Tudo o resto são "bocas" e sentimentos de incapacidade que se tentam esconder para se enganar a si próprios.
Continuo a dizer que o srº Nuno Viegas, apesar de ter sido politicamente incorrecto, disse o que toda a gente sente mas tem medo de o afirmar em público.
Parabéns srº Nuno Viegas

Respeitosos cumprimentos

quinta-feira, abril 16, 2009 8:44:00 da manhã  
Anonymous contazulejos said...

O que os anonimous pretendem aqui dizer é que a natação adaptada mundial apenas produziu uma atleta (DuToit)?...
LOL, brilhante conclusão,estamos perante uma "manada" de génios!

quinta-feira, abril 16, 2009 9:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Toda a gente", calma aí. Por mim não fala.

Se Du Toit merece especial respeito, que eu saiba é a única portadora de deficiência que se apurou. E apurou-se (bem) numa prova em que a sua incapacidade é minorada.

Du Toit não padece de perturbações neurológicas que a atiram para uma cadeira de rodas em que família ou amigos a têm que levantar da água e tirar-lhe os óculos porque não consegue mexer os braços de forma suficientemente coordenada para o fazer por si...ou ir com ela ao balneário porque não se consegue vestir...ou alimentar...

E esquecem-se que a Du Toit participou nos Jogos Paralímpicos de Pequim. Ou agora vão dizer-lhe: "Pois! Não ganhaste uma medalha nos JO, vais aos JPO para ganhar umas quantas"?

Ela não foi aos Mundiais "regulares", pois não? Mas aos de Natação Adaptada foi. E merece menor respeito por isso? Claro que não. Seria idiota pensar isso.

Como é idiota dizer que Phelps a sofrer uma amputação iria aos jogos. Eventualmente conseguiria algum mínimo, mas há atletas nos EEUU que lhe ganhariam.

Conheço o David até muito bem, e muitos dos que aqui mandam bocas NEM SONHAM que ele gostaria de participar em provas de natação pura mas é impedido porque as federações não se entendem.

E talvez muitos nem sonhem que ele ficou em 3º lugar nos 5km do Challenge 2006....ah pois é.

Gostava de ver a reacção dos "Nunos Viegas" se fossem eles ou, pior, os seus filhos a serem maltratados como o são os nossos paralímpicos.

É que criticam por nadadores com incapacidades não competirem com "regulares" mas quando se faz uma competição conjunta, o Sr Nuno Viegas e Cª acham a ideia "deficiente".

Força a todos os nossos atletas paralímpicos. E depois dizem-me onde é que atletas que nadam entre 50 e 60km por semana "não treinam nada" como diz o Sr Nuno Viegas.

quinta-feira, abril 16, 2009 10:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estamos a chegar a conclusões acertadas. Caso o Phelps, ou outro qualquer, perdesse uma perna e conseguisse minimos olimpicos para os Jogos Olimpicos é porque tem categoria. Como fez Du Toit! Já se conseguia nos trials ser apurado ou não é outro problema que em Portugal nunca se pôs. O que se pode comparar é o que o anónimo disse que a categoria de nadador que tem Phelps é tal que conseguiria mínimos olimpicos, o que não se verificou com NENHUM atleta deficiente português.
Quanto a outros nadadores que os paralimpicos "produziram" e que fizeram feitos como Du Toit não conheço mais nenhum. Se os há ou houve são dignos do meu apreço no que ao desporto diz respeito. Caso seja só Du Toit só ela merece esse apreço. Mas tenho a certeza que NENHUM paralimpico português o conseguiu pelo que merecendo respeito como pessoas que lutam pela vida, como a generalidade das pessoas, não caem no grupo de atletas que Du Toit provou ser possível ser: serem capazes de se igualarem ou imporem aos não deficientes.

Cumprimentos e boa integração na sociedade

quinta-feira, abril 16, 2009 1:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acham que, na África do Sul, os restantes elementos da comitiva Paralímpica, que inclui a Du Toit, é vista como "secundária", "sem qualidade"? Que não são aplaudidos, festejados e apoiados por irem participar em JPO?

Acham que, na África do Sul, que produziu uma Du Toit, alguém (um que seja) pensa: só a Du Toit é que merece e os restantes são uns chulos (como afirma o Sr Nuno Viegas, por terem alguns subsídios) e que não têm nem qualidade nem nível para competirem?

Acham que alguém, na África do Sul, diz: compete com nadadores sem deficiência e logo vemos se tens nível ou não, de forma a dar-te o nosso apoio?

Já agora acabavam-se as categorias, já que ser campeão infantil não vale nada pois há mais velhos a fazer melhor.

Já agora acabamos com campeonatos Nacionais já que a grande maioria dos nossos Campeões Nacionais não conseguem ganhar uma prova de nível internacional.

Idiotice. Idiotice pegada.

Tenham juízo na cabeça e tento na língua.

Quero ver-vos ir a uma prova de Natação Adaptada e, depois de verem crianças, que mal se conseguem mover, terminarem as suas provas. Depois vão ao cais da piscina e digam-lhes que nada valem.

O meu aplauso eles terão sempre. E irei ajudar a retirá-los da água sempre que for preciso.

Alguns nem merecem respirar o mesmo ar que os nossos atletas paralímpicos. Considero-me fortunado por partilhar pistas e piscinas com eles.

quinta-feira, abril 16, 2009 2:13:00 da tarde  
Anonymous contazulejos said...

Desde quando é que o Phelps sem uma perna iria conseguir passar nos trials dos EUA?!!!! Que raio, comentarios mais descabidos...

sexta-feira, abril 17, 2009 9:54:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home