sábado, outubro 10, 2009

Portugal ainda de fato antigo

Texto de Miguel Candeias in Jornal A Bola de 29/09/2009 (Clipping)
No congresso da FINA realizado no Mundial de Roma, em Julho, foi decidido que os fatos voadores deveriam acabar. A Federação Internacional estabeleceu 31 de Dezembro para o encerrar desse frenético período de ano e meio em que se bateram mais de 170 recordes do mundo, 43 deles nos oito dias dos Campeonatos em Itália. Porém, nas últimas semanas, houve federações que não estiveram para esperar por Janeiro de 2010 e face ao arranque da nova temporada, sobretudo em piscina curta, anteciparam as regras. Foi o caso de Canadá e Eslovénia, onde as normas já estão em vigor, e dos Estados Unidos, que as implementará em Outubro. França e China já as haviam tomado, enquanto a Holanda anunciou que os Nacionais de 25 m, em Dezembro, serão já disputados fora da era espacial.

A par desta crescente corrente a LEN anunciou, entretanto, que os Europeus de piscina curta de Istambul, também em Dezembro, decorrerão com os novos velhos fatos. E qual a posição da Federação Portuguesa? «Em Portugal a ideia é seguir as recomendações da FINA e a regulamentação para o efeito, o que significa que, a 1 de Janeiro, adoptaremos os novos fatos e o que está determinado para a utilização», começou por afirmar o presidente da FPN, Paulo Frischknecht, para logo de seguida acrescentar, «Até lá, a menos que haja uma proposta em sentido contrário dos clubes através das associações, a Federação não tomará qualquer iniciativa.

Do mesmo modo que a FINA alterou radicalmente a posição após ter ouvido o Congresso, entendemos que os principais agentes nesta situação devem ser os mobilizadores e fazedores de opinião. Temos Congresso em Novembro e se da parte das associações houver uma decisão em antecipar tal medida, a Federação irá respeitá-la. Mas, até agora, não houve das associações de atletas e treinadores, ou das associações, qualquer posição sobre a matéria.»

E como vê Frischknecht as decisões tomadas noutros países? «Vejo-as como uma manifestação pública de concordância com as iniciativas da FINA. Tanto assim que, de forma simbólica, antecipam a implementação.»

Simão a favor da antecipação
Presidente da associação dos nadadores alerta para época com dois fatos e os mínimos a exigir. A favor das novas regras para os fatos que, recorde-se, passam a ter de ser feitos exclusivamente em têxteis antigos, sem fechos, não podendo ultrapassar o umbigo e ir além do joelho nos homens, enquanto para as mulheres têm de terminar ao nível dos ombros, assim como dos joelhos, está o internacional Simão Morgado, presidente da Nadadores Portugueses Associados.

A minha opinião, que penso ser partilhada pelo resto dos membros da associação, é de que as normas deveriam ser já adoptadas. Não faz muito sentido estar-se a restringir a utilização dos fatos a meio da temporada. No espaço de tempo até Janeiro vão registar-se grandes marcas e depois já se sabe que existirá um decréscimo de resultados», refere o atleta do Natação da Amadora, alertando também para outro aspecto. «Temos ainda de ver quais os critérios que a Federação irá impor para os mínimos exigidos para campeonatos nacionais ou da Europa, sobretudo se as regras forem mudadas a meio. Logo esta época, em que há um Europeu e Mundial de piscina curta e um Europeu de longa. O que acontecerá aos que fizerem mínimos com os fatos que vão ser proibidos e depois tiverem de nadar com outros? Será melhor uma época em que todos nadem com os mesmos fatos.»

E está a NPA disposta a dar esse passo na Assembleia da Federação, marcada para Novembro? Morgado não recua: «Certamente que iremos apresentar uma proposta nesse sentido e só ainda não dissemos nada, porque pareciam existir dúvidas sobre as datas em que as normas entravam em vigor. No entanto, sabemos que a Federação é soberana nesta matéria.»

Etiquetas: ,

36 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para mim antecipar é a melhor oppção. Não faz sentido que a meio da epoca se mude as regras.

sábado, outubro 10, 2009 8:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tás a ver BA a vergonha das declarações do presidente da FPN?

até o Presidente da NPA que seria beneficiado com o uso dos fatos parece ter bem mais bom senso.

sábado, outubro 10, 2009 10:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Novembro é muito próximo das grandes competições...Eu diria já no corrente mês!

sábado, outubro 10, 2009 11:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente com o simao .

sábado, outubro 10, 2009 1:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta federação é uma vergonha. Sempre à espera que os outros dêem o primeiro passo... Quando estiver uma balbúrdia por causa dos mínimos terem sido feitos com/sem fato quero ver como vão fazer... É sempre a mesma coisa, somos sempre os mesmo atrasadinhos em tudo.

sábado, outubro 10, 2009 2:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Palhaçada total ou atirar a água do capote para cima dos outros?

Se é verdade que não se concebe muito bem que uma época tenha regras a mudar a meio da época também é verdade que já se sabia que a época 2009/10 começava em Outubro de 2009 quando da decisão da FINA sobre os fatos. Vem agora o presidente da associação de nadadores ( pergunta-se de que nadadores mas isso é outra matéria ) dizer que ainda não tomou posição porque não se sabia quando as novas regras entravam em vigor mas numa leitura, por muito superficial que fosse, se sabia perfeitamente que as regras entrariam em vigor a 1 de Janeiro de 2010 por deliberação da FINA mas nada obstava que uma federação nacional o fizesse implementar antes no seu território de jurisdição. Pretende agora a associação de nadadores esconder que nada faz e não tem interesse nenhum a sua existência ao dizer que não sabia quando eram implementadas as decisões da FINA em Portugal mas , mesmo que por absurdo isso fosse verdade, sabia ( ou esperava-se que soubesse ) que a norma FINA começava a vigorar em 1 de Janeiro de 2010 e a época começava em 1 de Outubro de 2009, pelo que poderia já ter proposto a implementação da regra e com vigor desde o início da época em curso. Aliás, a argumentação da associação de nadadores pela voz do seu presidente nada mais é que dizer qualquer coisa para não ficar calada pois é de sua única responsabilidade o apresentar das suas propostas e, tal como afirma no final, é a FPN soberana nesta matéria mas ao ficar calada a associação de nadadores impede-a de vir depois tentar responsabilizar a FPN por esta situação aberrante de mudança de regras a meio da época tornando-se assim conivente com a situação e co-responsável

sábado, outubro 10, 2009 3:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nao faz sentido que se continue a usar esses tais fatos. a epoca comeca agora e nao em janeiro

sábado, outubro 10, 2009 4:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sigam mas é o exemplo dos países mais desenvolvidos na natação e acabem já com os fatos para o bem da natação nacional!

sábado, outubro 10, 2009 5:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas sigam o exemplo para que? se a fina disse ate 31 de dezembro, se os campeonatos da europa sao com estes fatos, e se o pessoal no final da epoca passada que ao contrario do simao nao tem fatos de borla investiu na compra de um fato hi tech pq ainda nao havia a decisao de 31 de dezembro e muito menos da fpn para o inicio desta epoca, nao faz sentido nenhum acabar com os fatos antes do prazo da fina. Nao se armem em espertos pq nem todos sao nadadores da selecção com acesso a fatos gratuitos nem portugal é o eua ou a frança para abolir já. Tomem como exemplo a australia, que é uma grande potencia e continua com fatos ate dezembro, ou o brasil, ou alemanha ou inglaterra. Pá nao queram ser como os outros pq simplesmente nao somos como os outros. Eu tenho um fato desses sim, comprado em finais de epoca como muitos tugas e acho injusto so o poder ter usado nos nacionais quando as regras internacionais o permitem ate 31 de dezembro. Eu nao tenho acesso a fatos de borla!!!

domingo, outubro 11, 2009 12:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só uma pergunta. As marcas já comercializam fatos dentro dos "novos" regulamentos ?
Será que existe algum fato "legal" neste momento ?
Não percebo porque insistem em não deixar evoluir a modalidade. Acabem com os sapoatos de ténis especiais para pista e passem a correr com os modelos que existem nos museus das marcas e dos clubes, porque senão também estão a desvirtuar a modalidade...

domingo, outubro 11, 2009 8:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já li neste blog a FPN ser apelidada de prepotente, tomando as decisões "contra tudo e todos". Desta vez as criticas vão no sentido contrário não tomar decisão sobre a matéria e querer a participiçao dos "fazedores de "opinião".
Parece-me que as regras estão claras os "fatos voadores" pode ser usados (por todos os que quiserem, não é obrigatório!)até Novembro (data do dito Congresso). A vontade do Congresso pode estender, ou não, a permissão de uso dos fatos até 31Dez.

domingo, outubro 11, 2009 9:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esta lei nem devia ter sido aprovada,e principalmente da maneira que foi. Isto ainda vai fazer muita mossa na natação e os atletas vão passar por vários aninhos de grd frustração. Na minha opinião isto assim continua a ser uma decisão estupida.(não sou representante de marca de fatos de banho!)

domingo, outubro 11, 2009 12:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Voces não devem perceber mesmo nada de natação... Qual é o mal de os fatos poderem ser utilizados até 31 de dezembro?
Voces sabem muito bem o investimento que os atletas deram para comprar estes fatos para obterem melhores marcas e ainda por cima nos europeus ainda vai ser permitido o uso destes fatos por isso...

Deste modo dá se mais oportunidades aos atletas para atingirem minimos para os europeus!

domingo, outubro 11, 2009 12:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sábado, Outubro 10, 2009 5:20:00 PM


tu está calado pá .. mas percebes alguma coisa disto

domingo, outubro 11, 2009 1:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pá, nao me dava jeito nenhum, só tenho tangas endurance e essas nao sao boas pra competir... :P

domingo, outubro 11, 2009 1:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BA ja sairam os convocados para o estagio senior

domingo, outubro 11, 2009 5:15:00 da tarde  
Anonymous Cesar Cielo said...

Sem querer contrariar ninguem eu acho isto tudo uma palhaçada os fatos deviam ser a vontade dos nadadores quem quisesse usar usa quem nao quisesse não usava,mas os fatos estão a disponibilidade de todos.

Eu como alguns atletas que temos patrocidadores sabemos que para os outros é difícil comprar os fatos pois são caros, mas uma vez que é da opção dos atletas não vejo mal nisso pois ha uita gente qque os comprou e agora ter que encostar não é legal é dinheiro jugado fora ne???

Abraço

Cesão(B.A Blog muito bom o vosso ai em portugal)

domingo, outubro 11, 2009 7:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo q nao se usem esses fatos. mas entao e os antigos? porque foram proibidos?

domingo, outubro 11, 2009 7:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Domingo, Outubro 11, 2009 1:03:00 PM

Deves ser tu que percebes não?
Eu até compreendo que o pessoal que comprou os tais fatos queira usá-los, porque senão é como estivesse a deitar dinheiro fora. O problema é que a partir de 1 de Janeiro vão deixar de poder usá-los e a partir daí vai ser muito difícil voltar a fazer os resultados que faziam com estes fatos, e não acredito que se sintam motivados para nadar ao verem os vossos tempos a andarem para trás.

domingo, outubro 11, 2009 10:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FPN é a vergonha total.

Simão mostra o caracter e a personalidade q falta ao Presidente da FPN.

Pena q este e outros comments n passem...

domingo, outubro 11, 2009 10:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caros, portugal e um pais pekeno e pobre, houve pessoas qwu muito investiram num fato, na minha opinião até faz algum sentido termos nós nadadores um prazo de 3 meses para usufruir dos fatos. alguns deles apenas tem uma ou duas utilizaçoes. visto terem sido comprados para os nacionais de verão, e já que e permitido por que não usar? se o simão e outros não quiserem usar tud bem. a escolha deles...

domingo, outubro 11, 2009 10:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa Simão!

Honestidade e carácter à frente dos interesses pessoais.

segunda-feira, outubro 12, 2009 8:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que sim. Todas as decisões futuras na Natação deviam ter em conta os investimentos pelos Nadadores. Eu até apostava numa FPNpTqCFX (FPN para Tótós que compraram fatos xpto).

Um pouco mais a sério, estava à espera de mais coragem por parte da FPN. Fico um pouco desiludido com o seu Presidente, já que o mesmo me havia referido antes mesmo dos Campeonatos do Mundo, que era contra os fatos.

segunda-feira, outubro 12, 2009 11:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois a mim parece-me uma questão de justiça desportiva:

Hipotese A: todos os nadadores a nadar com fatos.
Hipotese B: apenas alguns a nadar com fatos e outros sem.
Hipotese C: ninguem nada com fatos.

Não vejo mais hipoteses, agora analisem-nas e vejam quais são as exequiveis e quais não são, depois digam, das exequiveis, quais as justas.

cumprimentos e saudações desportivas a todos.

segunda-feira, outubro 12, 2009 11:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Domingo, Outubro 11, 2009 10:14:00 PM

Por acaso até entendo .

Desculpa lá porque tu só tenhas cabeça quando usas esses fatos isso é problema teu ... um bom atleta nada bem com qualquer fato e não terá problemas em arranjar motivação para usar fatos da cintura até ao joelho.

segunda-feira, outubro 12, 2009 3:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa Simão!

segunda-feira, outubro 12, 2009 4:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Segunda-feira, Outubro 12, 2009 3:33:00 PM

1º eu não uso esses fatos
2º eu não disse que eu tinha mais cabeça que os outros, ao contrário de ti que disseste que eu não percebia nada disto
3º concordo contigo quando dizes que um bom atleta nada bem com qualquer fato, mas por essa mesma razão é que se devia acabar com isto dos fatos já... se nadam bem com ou sem eles, então mais vale habituarem-se cedo a nadar sem os fatos.

segunda-feira, outubro 12, 2009 7:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NPA 1, FPN 0

segunda-feira, outubro 12, 2009 11:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

so tenho uma duvida, os fatos vao mesmo desaparecer ou o power skin da arena permanece?!

ja me disseram que fica e tambem ja me disseram que desaparece ficando so o fato para cima do joelho e para baixo da cintura...

terça-feira, outubro 13, 2009 12:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas a LEN não disse que os Europeus são com os nvoso velhos fatos?

Isto vai dar é que os portugueses comecem a bombar em grandes tempos e depois nos Europeus ficam a ver a banda passar. Cada atleta sabe de si, mas penso que os que ambicionam ir aos Europeus e ter bons resultados deveriam iniciar a época de acordo com o que vão fazer nos Europeus.

Sou contra os novos fatos, mas também sou contra as regras do "umbigo-joelho". As antigas calcas poderiam ser usadas...pelo menos isso, para não falar dos fatos.

Esquecem-se do Thorpe, com fato inteiro...do Phelps com calcas e fatos...Como agora há mais meninos e meninas a bombarem ora vamos lá usar tanguinha.

FPN devia reger-se pelas regras das futuras competicões internacionais e que ambiciona ter nadadores com bons resultados.

Simão falou o que devia falar...todos sabemos que se o Simão quiser tomar uma atitude, será sempre barrada na intransigência da FPN. A FPN é soberana e ninguém pode implementar regras, apenas falar.

Contudo, este início de época já está marcado por esta polémica, quando devia ser marcado por treinos fortes para o pessoal fazer bons tempos.

Resumindo: Tanga ou "fato voadar"...cada um sabe de si ;)

terça-feira, outubro 13, 2009 9:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Simãozito, já te tenho dito q n é bonito andares a blogar... :)

terça-feira, outubro 13, 2009 12:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De tanga ou de fato super-sónico, de fato "umbigo-joelho" ou de fato com capacete e sapatos os portugueses ficarão pelas eliminatórias pois o problema da natação portuguesa seria óptimo que fossem os fatos mas comprova-se ano após ano, competição após competição que a natação portuguesa cada vez fica mais distante da dos países do meio da tabela.
Pensem mais nos verdadeiros problemas da natação portuguesa. O Simão se quer brilhar que estude os problemas que afetam a natação portuguesa e avance com propostas de resolução e não pretenda guerras de guerrilha com a FPN livre e democraticamente eleita.

terça-feira, outubro 13, 2009 1:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh Simão ora conta cá à gente curiosa:
quando fores nadar nos europeus de curta também vais de "tanga" ou com os fatos novos que a FINA ainda permite?
É que para ficares pelas eliminatórias qualquer um dos tipos de fatos serve, mas para fazeres um tempo em condições preferenciais e que propões sejam proibidas para os outros nadadores a nadar em Portugal já pode ser diferente, pois ficas em condições vantajosas em relação aos demais nadadores portugueses.

Será que a proposta de que falas é mais do tipo "gato escondido com rabo de fora"?

quarta-feira, outubro 14, 2009 11:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

simaozito caladito ou lá se vai o papelito k caiu do céuzito...

:)

quarta-feira, outubro 14, 2009 7:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelo que vejo aqui há mais quem critique o Simão do que os 3 ou 4 votos que teve para se auto-eleger presidente da NPA. Continua a verificar-se a extrema representatividade desta associação

quarta-feira, outubro 14, 2009 9:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

simãozito agora k assinaste o papelito, tás entaladito com o dito guito

:)

quarta-feira, outubro 14, 2009 11:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home