sexta-feira, agosto 13, 2010

Budapeste 2010: 4º Recorde Nacional para Sara Oliveira

Portugueses nas Finais: Sara Oliveira 8ª com Recorde a meio da prova
Sara Oliveira saiu mais forte, mas terminou com um registo inferior aos 2 realizados ontem. De qualquer forma, a nadadora a meio percurso bateu o recorde nacional sénior e absoluto, igualado no início destes europeus ao realizar a passagem em 27.36.
- 100M FEM: Sara Oliveira 8ª 59.04
- Passagem 50M 27.36 (recorde nacional SEN+ABS)

Finais: Recorde dos Campeonatos para Rouault e Chaun
- 800L MAS: Sebastien Rouault FRA (18 apostadores) repetiu a vitória dos 1500L e venceu com 7:48.28 (recorde dos Campeonatos), superando nos últimos 50 metros Christian Kubusch GER que terminou em 7:49.12. A luta pelo bronze foi favorável a Samuel Pizzetti ITA (44 apostadores, com 2 jokers) com 7:49.94. Gergo Kis HUN (4 apostadores) foi 4º e Federico Cobertaldo ITA (34 apostadores, com 2 jokers)
- 200B FEM: Embora tenha sido a mais rápida ontem Anastasia Chaun RUS acabou por surpreender vencendo e logo com um novo recorde dos Campeonatos no tempo de 2:23.50. Sara Nordenstam NOR foi prata em 2:24.42 e Rikke Moeller Pedersen DEN (5 apostadores) que liderava aos 150 metros foi bronze em 2:24.99. Joline Hoestman SWE (1 apostador) foi 4ª e Nadja Higl SRB (11 apostadores, com 2 jokes) foi apenas 8ª. A campeã dos 100B, Yuliya Efimova RUS (91 apostadores, com 21 jokers) abdicou de participar nesta prova.
- 100L MAS: Alain Bernard FRA (82 apostadores, com 9 jokers) venceu aquela que provavelmente foi até ao momento a final mais equilibrada, com 5 nadadores a poderem ganhar ates da última braçada. O tempo do francês foi de 48.49, superando Evgeny Lagunov RUS (1 apostador) com 48.52 e William Meynard FRA com 48.56. Fabien Gilot FRA (18 apostadores, com 1 joker), Frederick Bousquet FRA (7 apostadores, com 1 joker) e Yannick Agnel FRA (3 apostadores), não se apuraram para esta prova nos Trials franceses.
- 100M FEM: Sarah Sjoestroem SWE (55 apostadores, com 4 jokers) venceu, mais uma prova muito disputada, com o tempo de 57.32, bem apertada por Francesca Halsall GBR (43 apostadores) que terminou em 57.40. O bronze ficou para a veterana Therese Alshammar SWE (5 apostadores, com 1 joker) com 57.80.

Portugueses nas Meias-finais: Pedro Oliveira 16º
Pedro Oliveira beneficiou da desistência de 2 nadadores apurados e entrou como 16º para as meias-finais, cabendo-lhe, assim, a pista 8 da 1ª série. O nadador de Rio Maior, que estuda e treina nos Estados Unidos piorou ligeiramente o tempo da manhã para 2:02.13 (+5 centésimas), e teve de se contentar com o 16º lugar.
- 200C MAS: Pedro Oliveira 2:02.13

Meias-finais: Recordes dos Campeonatos para Pellegrini, Minguet e Herasimenia
- 200L FEM: Federica Pellegrini ITA foi a mais rápida com novo recorde dos Campeonatos com o tempo de 1:56.53. seguiram-se no segundo 1:57, Agnes Mutina HUN 1:57.19 e Camille Muffat FRA 1:57.97. As restantes nadadoras apuradas são: Evelyn Verraszto HUN 1:58.07; Patrícia Castro Ortega ESP 1:58.11; Femke Heemskerk NR 1:58.28; Silke Lippok GER 1:58.29; Coralie Balmy FRA 1:58.58.
- 100M MAS: Joeri Verlinden NED foi o mais rápido com 51.96, seguido de Konrad Czerniak POL 52.09, Evgeny Korotshkin RUS 52.10, Peter Mankoc SLO 52.31, Pawel Korzeniowski POL 52.32, Lars Froelander SWE 52.46, Antony James GBR 52.70 e Nikolay Skvortsov RUS 52.71. Nota de destaque para 3 nadadores que nadaram em 52s e ficaram de fora da final de amanhã.
- 50C FEM: Primeiro foi Mercedes Peris Minguet ESP com 28.04 e depois Aliaksandra Herasimenia BLR com 27.98 – dois recordes dos Campeonatos. A 3ª mais rápida foi Daniela Samulski GER com 28.19. O acesso à final fechou em 28.95.
- 200C MAS: O único nadador abaixo dos 1:58s foi Radoslaw Kawecki POL com 1:57.84. Os restantes apurados para a final foram Stanislav Donets RUS 1:58.01, Benjamin Strsiulis FRA 1:58.31, Yannick Lebherz GER 1:58.42, Nick Driebergen NED 1:58.48, Sebastiano Ranfagni ITA 1:58.73, Markus Rogan AUT 1:58.79 e Eric Ress FRA 1:59.36.
- 50B MAS: Em 20 centésimos “encaixaram-se” os 8 nadadores apurados para a final de amanhã. Lennart Stekelenburg NED com 27.44 foi o mais rápido, enquanto o mais lento apurado foi Dragos Agache ROU com 27.64. Pelo meio ficaram Fábio Scozzoli ITA com 27.46, Robin van Aggele NED com 27.50, Damir Dugonjic SLO com 27.52, Emil Tahirovic SLO com 27.57, Barry Murphy IRL com 27.60 e Alexander Dale Oen NOR com 27.63.

Portugueses nas Eliminatórias: Oliveira, Mourão e Marinho perto das Meias
Manhã aziaga para os portugueses, com Pedro Oliveira a ficar a 40 centésimos da meia-final, Duarte Mourão a 32 e Marta Marinho a 24! Destaque para Mourão que foi o único a estabelecer um recorde pessoal melhorando os 54.19 do ano passado para 53.81.
- 200C MAS: Pedro Oliveira 19º 2:02.08
- 100M MAS: Duarte Mourão 27º 53.81
- 100M MAS: Diogo Carvalho 34º 54.11
- 100M MAS: Nuno Quintanilha 41º 54.51
- 100M MAS: Pedro Oliveira 46º 55.49
- 50C FEM: Marta Marinho 20ª 29.91

Eliminatórias: Federica Pellegrini afirma-se como favorita
- 200C MAS: O nadador mais rápido percorreu a distância em 1:58s, seguido de 5 em 1:59s. O acesso à meia-final fechou em 2:01.68, apenas 40 centésimos mais rápido que o tempo de Pedro Oliveira.
- 200L FEM: Só Federica Pellegrini ITA nadou em, 1:57s, seguidas de Patrícia Castro Ortega ESP e da campeã europeia júnior, Silke Lippok GER em 1:58s. Seguiram-se apenas mais 4 nadadoras em 1:59s e a meia-final fechou em 2:01.42.
-100M MAS: Os 7 mais rápidos nadaram no segundo 52, seguidos de 25 nadadores no segundo 53, ficando muitos deles de fora da meia-final, que fechou em 53.49, apenas 32 centésimos mais rápido que o tempo de Duarte Mourão. O primeiro a ficar e fora (17º) foi o campeão europeu dos 50M, Rafael Munoz ESP.
- 50C FEM: As 4 mais rápidas nadaram em 28s, seguidas de 18 em 29s, das quais 6 ficaram de fora da meia-final, que fechou em 29.67, apenas 24 centésimos mais rápido que o tempo de Marta Marinho.
- 50B MAS: Improvável, mas os 3 mais rápidos foram todos eslovenos, com Damir Dugonjic em 27.37, Emil Tahirovic em 27.50 e Matjaz Markic em 27.67, que assim fica de fora da meia-final. Seguiram-se mais 8 nadadores em 27s e o acesso à meia-final fechou em 28.14.
- 1500L FEM: Tal como nas eliminatórias dos 800L, Grainne Murphy IRL foi a mais rápida com 16:10.65. Todas as grande favoritas ficaram apuradas para a final de amanhã, que fechou em 16:31.45.

Jogo BA: André Oliveira SLB, António Sapata e Alexis Santos isolam-se
André Oliveira SLB e Alexis Santos SCP repetiram as apostas (sem jokers) para este penúltimo dia de provas e acertaram em Bernard e Sjoestroem (10p) e Pizzetti (+1p). António Sapata AVFC, apostou nos mesmos nadadores, mas arriscou e bem em Bernard, ganhando assim mais 5p. João Gigante SLB, ex-lider alargou a diferença para os da frente num dia em te teve 0 pontos, derivados do Joker em Efimova.

- Resultados Natação Pura (inclui start-list’s)
- Resultados em Directo Natação Pura: Última Série / Última Prova
- Site Oficial Campeonatos da Europa de Budapeste 2010 (WEBCAST)
- Resultados Águas Abertas
- JOGO BA: Os 113 Apostadores / Apostas Discriminadas
- Posts JOGO BA: Apresentação / Bonificações / Prazos / Prémios / Prémio-Extra
- Pontuação JOGO BA: Dia1 / Dia2 / Dia3 / Dia4 / Dia5 / Dia6 / Dia7 / Dia8 / Dia9 / Dia10
- Report BA: Dia1 / Dia2 / Dia3 / Dia4 / Dia5 / Dia6 / Dia7 / Dia8 / Dia9

Etiquetas: ,

36 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fiquei surpreendido com o Frolander. Pensava que já tina acabado a carreira. Com 36 anos e ainda a competir a este nível!

sexta-feira, agosto 13, 2010 9:24:00 da manhã  
Blogger Beba Água said...

e já tem 1 bronze dos 4x100L ;)

sexta-feira, agosto 13, 2010 9:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

que se passa com o pedro oliveira?

sexta-feira, agosto 13, 2010 9:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"que se passa com o pedro oliveira?"

O que se passa? Será que não andam na natação há tempo suficiente para saberem que às vezes as coisas não correm bem?

E se esta resposta não vos satisfaz, que tal perguntar-lhe directamente?

sexta-feira, agosto 13, 2010 11:32:00 da manhã  
Anonymous Amaral said...

li na bola k o pedro beneficia de duas desistencias e k vai as meias... :)


"O português Pedro Oliveira beneficiou hoje de duas desistências para se apurar para as meias-finais dos 200 metros costas dos Europeus de natação que estão a decorrer em Budapeste, na Hungria.

Pedro Oliveira nadou a distância em 2:02.08 minutos, ficando em 19.º no conjunto das séries, porém, foram anunciadas duas desistências ao final da manhã e o português foi convidado a seguir para as “meias”.

Curioso foi o facto de Pedro Oliveira ter nadado a primeira de cinco séries sozinho devido à desistência dos dois israelitas que iriam participar naquela que foi a primeira prova da manhã.
10:40 - 13-08-2010"

sexta-feira, agosto 13, 2010 12:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Existe aqui alguma contra-informação..

Site FPN notícias:

Pedro Oliveira qualificou-se hoje para as meias-finais dos 200 metros costas do 30.º Campeonato da Europa que está a decorrer em Budapeste, com a marca de 2:02.08.
O olímpico português foi 19.º nas eliminatórias e beneficiou da desistência de dois adversários e do apuramento de três nadadores russos (as regras apenas permitem a qualificação de dois atletas por país).

Pedro Oliveira qualificou-se mesmo!

http://www.omegatiming.com/swimming/racearchives/2010/Budapest2010/C51A2_SLSemiFinal_226_Semifinals_Men_200_Back.pdf

Abraço a todos

sexta-feira, agosto 13, 2010 1:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro Oliveira na MEIA FINAL aos 200 Costas!!

Dois nadadores desistiram :)

Força Pedro!

sexta-feira, agosto 13, 2010 1:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mourão 27º perto das meias?! Mm c a limitação de 2 atletas por país...ficou longe!

sexta-feira, agosto 13, 2010 2:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma boa notícia.
Pedro Oliveira vai participar nas meias finais de 200C devido á desistência de 2 atletas.

sexta-feira, agosto 13, 2010 2:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sexta-feira, Agosto 13, 2010 2:08:00 PM

ja reparaste k esses 10 estao separados por 30 centesimos? 30 centesimos é proximo. apesar da distancia em termos de lugares

sexta-feira, agosto 13, 2010 2:41:00 da tarde  
Anonymous Gato Branco said...

Grande trabalho aqui do BA; sem dúvida,,,
apenas uma nota, é que por vezes temos mesmo a impressão que a "adoração" a determinados nadadores estrangeiros (americanos e por aí fora), e estou a generalizar, impede o desenvolvimento de um trabalho mais positivo, de autoestima e até orgulho em prol da natação portuguesa.
Pode de facto tornar-se ofuscante e inibidor...

Já agora para quem ainda acredita no azar desculpem desiludir-vos. É tudo psicológico"

GRANDE SARA não só deixa a natação nacional portuguesa muito orgulhosa como todos os portugueses incluindo até mesmo os muitos que infelizmente não sabem nadar

sexta-feira, agosto 13, 2010 2:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não se pode deixar de referir que o apuramento psra as meias dos 100M fechou em 53.49s, e caso não se relembrem o Simão Morgado realizou nos nacionais de coimbra a marca de 53.66s - 17 centésimos sem qualquer preparação por demais especifica como para um europeu.

Pesso aos responsáveis pela convocatória desta selecção que pense na asneira que fez ao afastar o SIMÃO MORGADO do europeu, sabendo a maior exigência da condição do seu apuramento.

Grande Simão, e grande prova de Duarte Mourão. Tudo trabalho do natação da Amadora!!!

sexta-feira, agosto 13, 2010 4:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens Sara!

Mais um grande demonstração do q deveria ser a prestação dos nossos nadadores... sempre nos limites.

e mais 17 puantos ...

sexta-feira, agosto 13, 2010 5:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem confirma o tempo de passagem aos 50m da sara
Tenho 27.36 que é novo RN
Pareceu-me uma excelente largada, depois morreu um pouco, mesmo assim grande tempo 59.04

Parabéns Sara, agora só falta os 200M :)

sexta-feira, agosto 13, 2010 5:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ba, o pedro oliveira pior.. de manhã tinha feito 2.02.08 e à tarde fez 2.02.13

sexta-feira, agosto 13, 2010 5:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais um RN pa sara. n e pa todos. e sem duvida a maio figura da nataçao portuguesa

parabens sara

sexta-feira, agosto 13, 2010 5:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Sara, grande prova, grande recorde! :)

Continuação, e boa sorte para os 200:)

sexta-feira, agosto 13, 2010 5:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vai rebentar a escala nos 200!
mais uma final!

pedro oliveira muito fraquinho para o que nos habituou já.

borga nos states mais o almeida?

sexta-feira, agosto 13, 2010 6:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

HÁ CERCA DE 10 ANOS AINDA TINHA MOS HIÓTESES DE SONHAR. A NOSSA SELECÇÃO ERA REPRESENTADA POR 2 "MONSTOS" E QUANDO ELES ENTRAVAM NA ÁGUA HAVIA SEMPRE A EXPECTATIVA DE ALGO MAIS.
AGORA COM ESTES NADADORES E NADADORAS DE 1,65, 1,75 PODEMOS ASPIRAR SOMENTE A ESTES BRILHARETES QUE ACONTECEM DEVIDO AO MÉRITO DOS MESMOS ENQUANTO ATLETAS.
MAIS UMA VEZ SE PROVA, NA HORA "H" A TÉCNICA NÃP CHEGA, O 8º DA SARA ASSIM O DEMONSTRA.
DETECÇÃO DE TALENTOS PRECISA SE.
E POR FAVOR POUPEM NOS À LADAINHA DE ALGUNS DOS NADADORES QUE ESTÃO NA SELECÇÃO. NAS HORAS "H" NÃO PODE EXISTIR DIFICULDADES COM AS VIRAGENS, NEM PROBLEMAS COM A TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO E MUITO MENOS "NÃP FOI O MEU DIA".
ESPERO QUE NO FIM DOS EUROPEUS O NOSSO SELECCIONADOR FAÇA UM BALANÇO E QUE EXPLIQUE CIENTIFICAMENTE, OU SEJA SEM QUALQUER GÉNERO DE OCULTISMO, COMO É QUE OS NADADORES DAS SELECÇÕES NACIONAIS, RECORRENTEMENTE, NÃO ATIGEM O "TOPO DA FORMA DESPORTIVA" NAS HORAS "H". OU O SELECCIONADOR NÃO ESTÁ A PAR DO QUE SE "FAZ" NOS CLUBES, OU ENTÃO SO TREINADORES DOS MESMOS OU O TREINADOR NACIONAL NÃO SABEM O QUE ANDAM A FAZER.
A GALA DA FPN FOI INTERESSANTE, MAS SE CALHAR PARA AJUDAR A MUDAR O PANORAMA DA NATAÇÃO NACIONAL ERA MAIS IMPORTANTE A FEDERAÇÃO INICIAR UMA CAMPANHA A NIVEL NACIONAL SOBRE A NECESSIDADE DE APRENDER A NADAR, PEGANDO NO ELEVADO NÚMERO DE MORTES POR AFOGAMENTO QUE ACONTECEM NO NOSSO PAIS.
ESSA REALIDADE TAMBÉM É NATAÇÃO.PARA OS AMERICANOS E AUSTRALIANOS É...PARA NÓS A VER VAMOS.

sexta-feira, agosto 13, 2010 7:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Safa como podemos exigir mais aos nossos atletas, o pratrocinio dos futuros atletas passa pelo PAITROCINIO, sei bem quanto gasto por mes em oculos fatos de banho mensalidade combustivel acordar 4 vezes por semana as 5.00h da manha sair de casa à noite para voltar a ir buscar tudo isto depois de quase 10 horas de trabalho, é evidente que dou por muito bem empregue este tempo e vejo o cansaço da minha filha que ainda vem para casa quase a adormecer sobre os livros estudar pela noite dentro e tudo isto porque ama a modalidade. Vejamos o exemplo de outros paises que apostam não so no futuro dos jovens como nas modalidades desportivas.

sexta-feira, agosto 13, 2010 10:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DESCULPAS E MAIS DESCULPAS.
JÁ NÃO FALTAVA OS ATLETAS E AGORA TAMBÉM TEMOS OS PAIZINHOS...CASO NÃO SE RECORDE MINHA SENHORA, NO CASO DA NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO FEDERADA EU TAMBÉM PAGO PARA A SUA FILHA IR NADAR PELA SELECÇÃO, PARTINDO DO PRINCIPIO QUE A SENHORA É MÃE DE UMA ATLETA DE SELECÇÃO. JÁ OUTROS ATLETAS QUE REPRESENTAM O NOSSO PAIS EM OUTRAS MODALIDADES, COM BRILHANTES RESULTADOS, TEM DE PAGAR DO SEU BOLSO PRA COMPETIR...PORTANTO ESUQEÇA A QUESTÃO DO DINHEIRO E DOS SACRIFICOS DA SUA FILHA PRA JUSTIFICAR RESULTADOS MENOS CONSEGUIDOS.
É UMA DESCULPA ANTIGA EM PORTUGAL A PAR DA FALTA DE INFRAESTRUTURAS- ISSO SERIA VERDADE SE OS NOSSOS ATLETAS DE UM MODO GERAL SE SUPERASSEM.
INFELIZMENTE NO CASO DA NATAÇÃO ISSO NÃ ESTÁ ACONTECER.
NA MINHA A MAIOR PARTE DA CULPA NÃO É DELES MAS DE QUEM OS ENQUADRA E ORIENTA NA MODALIDADE, MAS PELOS VISTOS A SENHORA ENFIOU A CARAPUÇA.

sexta-feira, agosto 13, 2010 10:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há cada tótó...

sexta-feira, agosto 13, 2010 11:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E vocemessê já fez as contas para averiguar quanto é que paga por ano para sustentar a natação em Portugal?

sexta-feira, agosto 13, 2010 11:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cala-te ó PALHAÇO

sábado, agosto 14, 2010 12:48:00 da manhã  
Anonymous new coach said...

O anónimo das 10:51 falou aqui de um aspecto importante. Muitas vezes argumenta-se com a falta de condições, no entanto vi nestes campeonatos um atleta que treina exclusivamente em piscina de 25 (segundo declarações do próprio, para além de corroborada pelos comentadores Eurosport), tirar uma medalha na prova de 1500L num país com pouca tradição em medalhas (lembro-me de um ou dois nadadores, um deles finalista de 50 ou 100). Será que nós teremos de continuar a olhar para o passado, para encontrar uma medalha? Temos piscinas de 50 com fartura, muitas delas bem equipadas com esruturas de apoio como ginásios, temos os maiores treinadores do mundo (a avaliar por alguns comentários aqui no BA), e não chegamos lá? O que falta?
Apenas um voto de apreço e muitos parabéns para a Sara, porque eu até tive pena quando fizeram a apresentação dos nadadores... Parecia uma infantil a competir com os séniores numa jornada de apuramento (em relação à compleição fisica, porque na água ela foi gigante)!

FORÇA PORTUGAL

sábado, agosto 14, 2010 10:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o anónimo das 10:10 mas gosto de ser mais explícito. Assim, na minha opinião, a natação portuguesa não tem falta de condições quando comparada com outros países medalhados ( Ilhas Faroe ) acreditando no que foi dito quanto a piscinas de 25 metros. Também não é verdade que não tenhamos nadadores e nadadoras com compleição física igual à dos melhores nadadores mundiais. Temos vários nadadores portugueses com altura de 2 metros ou muito próximo e nadadoras com perto de 1.80 metros. Se não são as que estão nestes campeonatos é porque, até reforçando a ideia, a altura não é assim tão decisiva. Temos nadadores, desde há muitos anos ( mais de 20 anos e repetidamente não evoluem como seria de prever dadas as melhores condições que aí encontram ), a treinarem em países muito avançados como seja a Espanha ou Estados Unidos pelo que se as condições servem para os naturais dos outros países também serviriam para os portugueses.
Na minha opinião o que falta são conhecimentos técnicos teóricos e práticos dos treinadores, particularmente dos treinadores dos escalões mais jovens, e uma mentalidade ganhadora e sofredora dos nadadores, difícil de superar pois é intrínseca ao português e não ao nadador português, que gosta de facilidades e não de trabalho com sacrifício.
Enquanto isto não se alterar radicalmente a natação portuguesa conntinuará a arrastar-se por classificações medianas independentemente de excepcionais raridades de um ou outro resultado de relevo mas que não significam nada da globalidade da natação de top portuguesa.

sábado, agosto 14, 2010 11:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 10.10, não temos os melhores treinadores do mundo mas temos bons treinadores. A performance do nadador não se resume à relação nadador /treinador. Há muito mais em jogo que vai para lá desta relação como pex as condições materiais, a relação escola/desporto, patrocínios, meios auxiliares de treino, fisiologistas, nutricionistas, a própria política federativa...enfim um conjunto vasto de factores que apoiam os treinadores e nadadores. Em Portugal isto ainda é uma miragem, excepto, segundo sei, e em menor dimesão , para o fcp

sábado, agosto 14, 2010 12:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de pegar no comentário das 12h20 pm de 14/08:

E cm disse e bem, com algumas excepções o fcp. E porquê? Será que têm uma estrutura e apoios tão melhores que os outros Clubes? Será pq só alcançam resultados pq (como dizem alguns comentários) "adquirem" alguns bons nadadores formados noutros Clubes?
A minha resposta é: NÃO!!!

Trata-se meramente da mentalidade. E por trás dessa "mentalidade lutadora" existem princípios e valores que prevalecem.
Não escondo que comparando a estrutura do fcp com 90% dos Clubes que muitas regras não poderiam ser implementadas (refiro-me ao distanciamento com os familiares e dirigentes), algo muito complicado de gerir quando dependemos dos tais "paitrocínios" e da boa vontade e "carolice" de muitos. Mas enganem-se aqueles que acham sermos somente vítimas da falta de condições. Somos sim vítimas de uma mentalidade a curto prazo, muitas vezes sem princípios e valores, falta de algum conhecimento e muito bem como já foi mencionado, o espírito de sacrifício de alguns atletas, a falta de crença de quem os acompanha e os apoia fora da piscina (isto revela-se só após alguns anos na Natação).

Mas isto estende-se de uma forma geral, desde o Estado, passando pelas federações, associações, treinadores, atletas e familiares.
Neste blog, temos o espelho da mentalidade portuguesa que tb afecta a natação. A nossa "guerra" é para quem compete nestes 900km de terra e não com quem compete lá fora (veja-se pelos comentários depreciativos que se encontram aqui a nadadores, clubes, dirigismo) mas que por poucas vezes, se não fôr o BA a elaborar as notícias como algo inédito e de destaque, a maioria practicamente não opina positivamente com os bons resultados mas quando um resultado acabe ao lado dos objectivos. Aí sim aparecem os "tubarões de bancada".

Sucintamente quero acabar por dizer o seguinte: A Federação existe para dirigir, defender a modalidade, lançar metas, e apostar na elite da Natação e criar as melhores condições para a práctica da modalidade e para termos os tais atletas desejáveis; os Clubes para criarem as condições de treino para os seus nadadores e funcionários; os treinadores para dar treino e também lançarem metas aos seus nadadores, os nadadores para treinarem e os pais para apoiarem e ajudarem a condução da formação dos seus filhos. Se todos estes agentes o fizerem meramente na sua àrea e a 100% enquanto estão envolvidos naquilo que se dedicam, os resultados aparecem. Agora, analizem isto ao contrário e analizem as interferências que existem entre os vários agentes e digam-me quantos (e em todos os Clubes, Associações e Federação) interferem noutras áreas esquecendo os seus propósitos e para aquilo que realmente estão nesta modalidade - exercer exactamente a função para o qual estão inseridos na Natação.
Foi só uma opinião por quem está por dentro e vale o que vale.

Cumprimentos a todos

sábado, agosto 14, 2010 2:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sara melhor portuguesa da actualidade?? Melhor portuguesa nestes campeonatos sff! Ou o Diogo Carvalho não conta?? Ou alguém se esqueceu das muitas finais que ele tem vindo a fazer??

Claro que é uma nadadora poderosissíma para a nossa realidade, mas não a coloquem à frente de alguém com quem nem se pode comparar!

sábado, agosto 14, 2010 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

QUERO SÓ DEIXAR 3 COMENTÁRIOS:

1º FICO SATISFEITO POR FINALMENTE LER AQUI COMENTÁRIOS SOBRE AS PROBLEMÁTICAS DA NATAÇÃO NACIONAL E POSSIVEIS SOLUÇÕES. AGRADA ME, MESMO QUE EXISTEM OPINIÔES COM QUE NÃO CONCORDO,TER CONTRIBUIDO PARA ISSO, POIS OS MESMO FORAM FEITOS APÓS OS MEUS POST´S

2º NUM BLOG, ONDE O ADMINISTRADOR SE RESERVA AO DIREITO DE APROVAR AS ENTRADAS NO MESMO, NÃO ME AGRADA ESTAR SUJEITO A INSULTOS COMO, "TÓTÓ" E " PALHAÇO".
PODEM DIZE LO, "PIQUEI ME", MAS É POR ISTO MESMO QUE É DIFICL QUE A NATAÇÃO EM PORTUGAL AVANCE.
EM LUGARES DECISIVOS, COMO OS DE, NADADOR, TREINADOR E PAIS, ESTÁ GENTINHA DESTA.
FAÇAM NOS UM FAVOR VÃO PRÓ FUTEBOL.

3º NÃO SOU CONTRA OS "PEQUENINOS", EU PRÓPRIO TENHO 1,70, MAS ATINGIR O TOPO DA NATAÇÃO MUNDIAL COM MENOS DE 1,80, 1,85, SÓ EM SONHOS.
SE EXISTEM ASSIM TANTOS ATLETAS "ALTOS" EM PORTUGAL E NÃO CONSEGUEM RESULTADOS É POR QUE SÃO MAL ORIENTADOS/APROVEITADOS. TODA A GENTE SABE QUE ESSE BIÓTIPO DE ATLETA TEM UMA EVOLUÇÃO E UM PROCESSO DE MATURAÇÃO DESPORTIVVA MAIS LENTO...OU ENTÃO HÁ GENTE QUE NÃO SABE.

sábado, agosto 14, 2010 3:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cala-te ó "Biótipo". só dizes "bioasneiras"

sábado, agosto 14, 2010 8:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

GOSTAVA DE TE OUVIR MANDAR ME CALAR Ó MENINO.
VAI PEDIR Á TUA MÃEZINHA QUE VENHA
AQUI ARRANJAR DESCULPAS PARA SERES UM FALHADO.
SIM PORQUE SÓ UM FALHADO É QUE MANDA CALAR ALGÚEM NUM BLOG.
A TUA "CORAGEM" DEVE SER IGUAL Á TUA CAPACIDADE ENQUANTO NADADOR.
FALAS ALTO E NADAS MUITO ATRAVÉS DA BLGOSFERA.
QUANDO QUISERES PODES MANDAR ME CALAR MAS FORA DA BLGOSFERA, PODE SER QUE FIQUES ENGASGADO COM O "CALA TE".
VAI FAZER Ó-Ó MENINO, JÁ DEU OS PATINHOS.
QUERO VER SE NÃO SOU CENSURADO PELO ADMINISTRADOR QUE PERMITE ESTE GÉNERO DE INSULTOS.

domingo, agosto 15, 2010 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sara melhor portuguesa da actualidade?? Melhor portuguesa nestes campeonatos sff! Ou o Diogo Carvalho não conta?? Ou alguém se esqueceu das muitas finais que ele tem vindo a fazer??

Claro que é uma nadadora poderosissíma para a nossa realidade, mas não a coloquem à frente de alguém com quem nem se pode comparar!



Concordo. A Sara na verdade não se pode, ou pelo menos não se deve, comparar com nadadores de muita menor valia que ela. É uma comparação que não tem cabimento e até desmotiva os nadadores que ao olharem para a Sara como termo de comparação os deixa desmotivados por não conseguirem fazer um décimo do que ela está a fazer

domingo, agosto 15, 2010 5:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo. A Sara na verdade não se pode, ou pelo menos não se deve, comparar com nadadores de muita menor valia que ela. É uma comparação que não tem cabimento e até desmotiva os nadadores que ao olharem para a Sara como termo de comparação os deixa desmotivados por não conseguirem fazer um décimo do que ela está a fazer

Domingo, Agosto 15, 2010 5:21:00 PM


Onde chega a cegueira de algumas pessoas...

domingo, agosto 15, 2010 6:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Sara é do género feminino e o Diogo do género masculino! logo não são comparáveis! tótós...

segunda-feira, agosto 16, 2010 2:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo. A Sara na verdade não se pode, ou pelo menos não se deve, comparar com nadadores de muita menor valia que ela. É uma comparação que não tem cabimento e até desmotiva os nadadores que ao olharem para a Sara como termo de comparação os deixa desmotivados por não conseguirem fazer um décimo do que ela está a fazer

Domingo, Agosto 15, 2010 5:21:00 PM


Onde chega a cegueira de algumas pessoas...

Domingo, Agosto 15, 2010 6:29:00 PM




Pelo menos chega aonde o anónimo das 6:29 mostrou chegar

segunda-feira, agosto 16, 2010 10:37:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home