terça-feira, setembro 14, 2010

Águas Agitadas em Oeiras atribuem muitos títulos

Oeiras foi palco domingo passado do Mediterranean Open Water Cup 2010, Campeonato Nacional 5km e Campeonato Nacional Master 2.5km, numa organização que ficou bem aquém das expectativas ao nível da participação de nadadores (exceptuando os masters) e com muitas e infelizes trocas/ enganos numa entrega dos prémios que deixou os masters de fora.

Mediterranean Open Water Cup 5km
A equipa francesa foi a grande vencedora da competição, mesmo sendo apenas 4º classificados em masculinos, atrás de Itália, Israel e Portugal. Portugal ficou na 3ª posição final entre 5 países. Estiveram presentes 23 nadadores, 9 deles portugueses.

A prova feminina foi ganha por Eloise Gouarin FRA com 1h04m34s e a masculina por Mario Sanzullo ITA com 55m26s. Os melhores portugueses foram Leonor Neves em 5º lugar com 1h06m37s e André Marinho 6º com 57m30s.

Campeonato Nacional 5km
Se não contabilizarmos com os nadadores presentes na prova Mediterranean Open Water Cup, alinharam à partida para este Campeonato Nacional apenas 19 nadadores (5 femininos e 14 masculinos).

Arseniy Lavrentyev SAD com 55m26s e Soraia Ribeiro (individual) com 1h04m31s foram os campeões nacionais absolutos dos 5km de 2010. Os pódios ficaram completos com Daniel Viegas CNA, Vasco Gaspar SFUAP, Daniela Pinto VSC e Lara Pinheiro CFB.

Campeonato Nacional Master 2.5km
Apenas os masters compareceram em bom número, contrastando com a restante participação. Além disso ainda foram relegados para 2º plano ao não serem chamados a subir ao pódio aquando da cerimónia de entrega de prémios.

David Gorgulho CNLA (escalão A) com 28m15s e Joana Cunha CFB (escalão B) foram os mais rápidos deste Campeonato, impondo-se a Rodrigo Costa CNLA (escalão B), Matteo Feroldi CFB (escalão B), Cátia Valente CCLV (escalão A) e Elena Kraeva CFB (escalão E).

Participaram um total de 74 nadadores em representação de 12 equipas e ao contrário dos anos anteriores não foi estabelecida uma ordem classificativa colectiva, ainda que o CFB tenha sido o principal vencedor de títulos.

- Resultados Mediterranean Open Water Cup 2010
- Resultados Campeonato Nacional 5km
- Resultados Campeonato Nacional Master 2.5km

Etiquetas:

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

uma autentica vergonha, mais uma vez.
se calhar há pessoas que fazem falta, mas que não lhe dão o devido valor.

terça-feira, setembro 14, 2010 9:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Uma vergonha não darem prémios aos masters. Se não fossem eles as Águas Abertas em Portugal já tinham ido cano abaixo.

terça-feira, setembro 14, 2010 9:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

falta aí o tempo da Joana Cunha :p

terça-feira, setembro 14, 2010 10:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Puro amadorismo!!!! Então o que correu mal???
1. Convocatória em cima da hora e do joelho, com critérios que ninguém percebe… que ninguém explicou também… e sem o mínimo de respeito pelos atletas e famílias que tiveram de alterar, à pressa, os seus planos de férias/fim de semana, etc…
2. Seleccionador nacional AA… ninguém o viu (eclipsou-se)!!! Substituído e muito bem pela Joana Reis. Parabéns Joana (a excepção no meio do caos), pelo excelente trabalho com os “miúdos”.
3. Organização, falhou redondamente. Era suposto (e bem) a taça comen e o nacional de 5km terem partidas separadas. Só à última é que descobriram que havia Atletas Lusos que, com todo o direito e legitimidade, também queriam (e deviam) participar no nacional. É o que dá querer poupar uns trocos para o “caviar” e fazer o 2 em 1. Misturar um campeonato Nacional com uma prova internacional, se calhar nem no 3º mundo, mas enfim. Não foi por acaso que um “estrangeiro” no briefing questionou o facto de não haver partidas separadas… e a resposta/desculpa foi de ir as lágrimas…
4. Entrega de prémios… difícil de qualificar… uma confusão total, de um amadorismo confrangedor, 3º mundista… É caso, e legitimo, pensar/questionar – e se houvesse gala?

Nota positiva: Atletas, Slava, Rodolfo Nunes, Joana Reis e os Masters que, com o seu exemplo, dedicação e lealdade, insistem (e bem) em manter viva esta espectacular modalidade que, suponho, alguém (pessoa ou/e instituição) pretende “liquidar”…

As pessoas inteligentes aprendem e evoluem com as suas falhas… Nova época se aproxima e, com ela, a oportunidade de se fazer mais e melhor... e sem cometer os mesmos erros… haja vontade!!! Algumas sugestões:
1. Novo seleccionador Nacional AA;
2. Regresso do Circuito Nacional;
3. Mais estágios e com mais Atletas Juniores e Juv. A (o futuro…);
4. Não misturar campeonato nacional com outros campeonatos/taças. Todo o Atleta tem o direito de participar e discutir o seu campeonato nacional

terça-feira, setembro 14, 2010 10:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabens a todos por terem superado as aguas "agitadas" e já agora é verdade que o SLB ainda não começou os treinos referentes à presente época e que o Bernardo foi para o SCP?

terça-feira, setembro 14, 2010 10:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é uma vergonha a maneira como trataram dos masters

terça-feira, setembro 14, 2010 11:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não sou master, participei nos 5 Km e o que assisti foi uma vergonha. Então admite-se que não se consagrem os campeões nacionais de masters?!?!? Eu se fosse a eles sabia o que vos fazia FPN!!

terça-feira, setembro 14, 2010 1:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estive presente em Oeiras e estou contigo. A primeira vergonha foi os Masters nem uma medalha receberem, a segunda vergonha e com os outros Paises a verem foi o sobe e desce no pódio e troca de medalhas com enganos nas classificações. Enfim já começamos a estar habituados a isto por parte da FPN. Convocatórias para a selecção em cima do joelho e algumas delas deu para arrepiar mas mais vale cair em graça do que ser engraçado. A este ritmo por parte da FPN as AA devem estar condenadas a acabar.

terça-feira, setembro 14, 2010 4:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sempre se ouviu dizer que quem muitos burros toca algum fica para trás. É o caso da FPN, acabou com o circuito nacional, provas de referencia acabaram, sabe se lá por quê (Sines, Troia...),circuito do Algarve aprovado á pressa, algumas provas para serem aprovadas, não foram mas depois deu-se um geito (Nazaré), tantos problemas esta epoca nas AA. Mas a FPN parece que não aprendeu pois o Regulamento Geral para a epoca 2010/11 em relação ás AA continua igual. Enfim, FPN no seu melhor. Vergonhoso nem um Master ter direito a receber uma medalha em Oeiras.

terça-feira, setembro 14, 2010 4:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém percebeu PORQUE É QUE, no Camp. Nac. de AA Masters não houve classificação colectiva?

Fica a suspeita que é por serem sempre os mesmos a ganhar (eles bem disfarçam, mudando de clube de 2 em 2 anos, mas são sempre os mesmos!)...

terça-feira, setembro 14, 2010 7:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A FPN quando são nacionais e/ou provas internacionais até se costuma esmerar um bocadinho, mas desta vez foi a barraca total. Foi muito mau mesmo. Fez falta o Nuno Dias?

terça-feira, setembro 14, 2010 9:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tremendo desrespeito pelos masters, que para puderem participar nesta prova tiveram que pagar 10€, e são tratados desta forma...

terça-feira, setembro 14, 2010 10:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Houve ou não Camp. Nacional de Masters??
Foi ou não sobre a alçada da FPN??
Então que palhaçada foi aquela??
O Sr. Presidente, que esteve presente e que gosta tanto de ficar bem nas reportagens, que verifique bem o que se anda a passar nesta modalidade e não só nesta prova, mas desde o principio da época, e veja bem se é a imagem que gosta de transmitir aos estrangeiros que estiveram presentes....
Se não ouviu ou não compreendeu alguns dos comentários feitos garanto-lhe que pelo menos o françês e o italiano ainda é bem compreendido pelos portugueses.... e não foi lisonjeiro !!!!!
Vejam lá se não fazem outra vez asneira, e aproveitem para por a casa na "ordem" antes da nova época.
Foi um TREMENDO!!!! Sucesso.... pois... eu tremi sim mas de vergonha.....!!!

terça-feira, setembro 14, 2010 11:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

absolutamente inqualificável a situação dos masters. Se calhar alguns deles teriam até ido aos 5 Km e estavam-se nas tintas para o campeonato nacional deles. Sim, porque aquela malta gosta é de NADAR e dignifica a modalidade como ninguém. VERGONHOSO. Estou convosco masters. E realmente aquela entrega de prémios... NOSSA SENHORA!

terça-feira, setembro 14, 2010 11:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podiam ter feito a entrega de prémios aos Masters enquanto decorriam os 5 Km. Dava e sobrava. Foi muito mau mesmo.

quarta-feira, setembro 15, 2010 12:06:00 da manhã  
Anonymous Master said...

Abracei a natação como desporto, há aproximadamente 10 anos, mas só me filiei na FPN como master nos 2 últimos. Já fui federado em atletismo, vela e triatlo, mas a imagem que descobri da FPN foi da maior desilusão.
Como carreira desportiva arrisco a dizer que é das piores modalidades do país, pois raros são os casos que singram depois dos 20 anos, ao contrário de muitos outros desportos. Há situações de um amadorismo angustiante, completamente incompatível com este século, nomeadamente o que aconteceu este fim-de-semana.

MASTERS
Na parte que me toca, como master, já se sabe que nunca há prémios, este ano nem sequer os prometidos diplomas, mas pelo menos podiam esforçar-se mais um bocadinho nas organizações. Em Reguengos, Campeonato Nacional, piscina de 50m, nem se deram ao trabalho de colocar as placas para registo dos tempos nos dois topos da piscina, só havia parciais de 100m, o que era alucinante nas estafetas de 4x50m; vergonhoso.
Já este fim-de-semana, mais que a vergonha, foi a FALTA DE RESPEITO. Os masters foram quem mais colorido deu ao evento e ao contrário de outros anos, nem sequer foram consagrados no seu Campeonato Nacional. Nem pelo Bessone Basto que dá o nome ao evento; INQUALIFICAVÉL.

ÁGUAS ABERTAS
Depois daquela circular pateta, baseada em regulamentos obsoletos, quiseram proibir todo e qualquer federado de nadar provas de águas abertas não regulamentadas pela FPN, pois a eles cabe a tutela de todas as actividades aquáticas. RIDÍCULO para uma federação que, logo este ano, se borrifou para realizar o Circuito Nacional de Águas Abertas. A isto diz-se: não fazem nem deixam fazer. Quase que não houve Circuito do Algarve (18ª edição), Nazaré (29ª edição), e a isto chamam: tutelar as actividades aquáticas e fomentar a natação. Quanto a planeamento, estágios e convocatórias para AA, outra calamidade.

CONCLUSÃO
Quando proliferam no país mais piscinas do que nunca, assistimos a uma FPN que tudo faz para não supormos um futuro risonho, assistimos a clubes com enormes dificuldades, mas assistimos sobretudo, a uma grande falta de estruturas, organização, qualificação e profissionalismo, como de resto, um pouco por todo este país.
Neste nosso cantinho é: viva o futebol, o caso queiróz, o madaíl, o laurentino dias, estava em fora-de-jogo e antes foi penalti...
Assim resta-nos invejar os sucessos do desporto dos nossos vizinhos espanhois.

quarta-feira, setembro 15, 2010 2:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não e preciso invejar os sucessos dos nossos vizinhos espanhóis, podemos invejar o sucesso das outras modalidades ditas amadoras do nosso pais, como o Judo, o Triatlo, agora até o Remo, e se calhar com menos condições que a nossa, que não passa de uma agência de viagens e de marketing politico!

quarta-feira, setembro 15, 2010 10:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

FPN mais uma vez grassou a incompetência, falta de respeito e exibicionismo, dizer que este evento foi um sucesso como está escrito no site da FPN só pode vir de alguém que não está no seu perfeito juizo, este é o entendimento de todos os que assistiram á triste imagem de incompetência deixada pela FPN em Oeiras, uma falta de respeito monstruosa pelo esforço e dedicação de todos os atletas Masters, aos quais já no ano anterior tinham colocado as medalhas em cima de uma mesa e lhes disseram que as fossem lá buscar que não haveria pódio, este ano foram mais longe e para além de não terem pódio nem a medalhita para recordarem os lugares de pódio obtidos tiveram, resta o exibicionismo sem dúvida aquilo que estes dirigentes melhor sabem fazer, triste, mesmo triste assistir ao pedantismo que o presidente da FPN passeou pela magnifica marina de Oeiras, só mesmo dele, depois de tão fraca prestação organizativa, conseguir apregoar o êxito do evento. SÓ MESMO EM PORTUGAL.

quarta-feira, setembro 15, 2010 10:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"CONCLUSÃO
Quando proliferam no país mais piscinas do que nunca, assistimos a uma FPN que tudo faz para não supormos um futuro risonho, assistimos a clubes com enormes dificuldades, mas assistimos sobretudo, a uma grande falta de estruturas, organização, qualificação e profissionalismo, como de resto, um pouco por todo este país.
Neste nosso cantinho é: viva o futebol, o caso queiróz, o madaíl, o laurentino dias, estava em fora-de-jogo e antes foi penalti...
Assim resta-nos invejar os sucessos do desporto dos nossos vizinhos espanhois."
Toda a razão a FPN que vá ver as AA em Espanha e depois tire conclusões. É outro mundo e por ser fácil não complicam como cá.

quarta-feira, setembro 15, 2010 4:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em geral a competição de Masters foi “porreira”, muito sol, temperatura da água boa, boa disposição dos nadadores, etc., não vislumbro pois motivos para tecer comentários negativos, antes pelo contrário.
Vejamos em concreto três aspectos, o nome da competição, as outras provas da travessia e a cerimónia protocolar.
Primeiro - A entidade organizadora podia perfeitamente ter-lhe chamado “Cotas ao mar” ou “Brigada de reumático a banhos” mas não, optou, muito bem, por dar dignidade ao acontecimento, com a denominação III Campeonato Nacional de Masters de Águas Abertas. O nome é algo da maior importância, e foi o bastante para cativar tantos “nadadores”.
Segundo - Á semelhança do ano anterior o Campeonato foi muito bem associado a outra competição, no caso de Oeiras, o Campeonato Nacional de 5 Km. Só vejo vantagens. Desta forma, ambas as competições tiveram uma boa média de participantes e, também com este esquema, os Masters não criam a ilusão que nadam alguma “coisa de jeito”. Temos pois que enaltecer o realismo e visão da entidade organizadora.
Terceiro – É perfeitamente natural não haver cerimónia protocolar nem entrega de quaisquer prémios. Em primeiro lugar por que os bons prémios são caros (neste particular os Masters já deram mostras de serem exigentes, não me perguntem quando que eu não me lembro) e segundo, porque o “bacalhau” e o “beijinho” de parabéns, não se podem dar a torto e a direito, sob pena de se banalizarem. Mais ainda, não haver cerimónia é mesmo muito positivo, se a entidade organizadora está no direito da não realizar, os futuros premiados ficam livres de participar ou não em cerimónias futuras. Todos ficam a ganhar…
E viva a natação.

quarta-feira, setembro 15, 2010 4:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lembrei-me agora de outra coisa... então o speaker de serviço não anunciou a certa altura que se ia fazer também a entrega dos prémios finais referentes ao Campeonato Nacional de Águas Abertas (que pelo que julgo saber é a junção de resultados entre Nacional de 10 Km, Nacional de Equipas C/R e 5 Km)?? Isso chegou a acontecer??? Se calhar pareceu-me ouvir...

quarta-feira, setembro 15, 2010 7:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A FPN farta-se de dar tiros nos pés!

Então como se pode promover a natação?

Pelos nadadores de topo existentes? Não me parece, estão a milhas de uma medalha em qualquer competição internacional de séniores.

As camadas jovens dão um ar da sua graça, mas ainda não estão sólidas.

Portanto não há nada que destinga a natação aos olhos do público em geral.

Errado!

A natação é um dos desportos que é mais aconselhado por médicos e comprovadamente mais saudável.

Portanto se formos ver o número de praticantes de natação no país, este desporto está acima de muitos outros.

A FPN ainda não se apercebeu é que tem que mobilizar esta massa imensa. Assim tinha projecção mediática.

Os masters são uma das ferramentas mais importantes nesse sentido. As águas abertas em conjunto com os amadores são ouro sobre azul!

E o que faz a FPN? Tenta controlar, e manipular os amadores, limita o acesso destes a provas, tens de estar Federado! Não facilita e não promove provas de águas abertas a sério e com projecção.

Olhem como o triatlo está a ultrapassar a natação!

É uma vergonha como se consegue desbaratar este desporto maravilha, com pensamentos elitistas e limitados! Abram os olhos!

quarta-feira, setembro 15, 2010 9:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MEDITERRANEAN OPEN WATER CUP
Portugal 2010

“Tremendo sucesso”

5º lugar em oito participações no feminino

6º lugar em 14 participações no masculino

Estamos perante um caso Patológico de graves consequências...

quarta-feira, setembro 15, 2010 11:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi Simplesmente uma tristeza.
A natação esta prestes a afundar-se assim como se afundou o titanic, quanto mais arrogantes mais se afundam.
A FPN tem que começar a deixar o poleiro e começar a caminhar no meio do povo(nadadores, clubes, dirigentes e treinadores) e não apenas acenar do seu poleiro como reis.
Saber das realidades e das dificuldades que muitos atravessam para promover e dignificar esta modalidade, dar mais incentivos a todos e não só para as elites e para as altas competições que raramente são "ALTAS". Promover a competição e não a elite da natação.

quinta-feira, setembro 16, 2010 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1º- É completamente inaceitavél e rídiculo os masters não terem recebido o seu prémio tanto merecido,as pessoas esforçam-se e depois só recebem beijos e abraços, só neste país e nesta natação.
2º- É impressionante como vêm cá nadadores estrangeiros e recebem taças e os nadadores portugueses recebem medalhas do campeonato nacional de 5km .Quer dizer tudo para os estrangeiros e nada para os portugueses,isto para impressionar os de fora e borrifar para os dentro.
Aí FPN cada vez pior, estão a cair cada vez mais no buraco e depois não há quem vos tire de lá.
Pensem no que fazem antes de o fazerem.

sexta-feira, setembro 17, 2010 12:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deixem-me começar por confessar algo que não abona muito a meu favor... o ano passado não li o precioso documento que se encontra no site da FPN e tem o nome de "Plano_FPN_2010".
Hoje li e fiquei chocada!!
Diz em Águas Abertas:
2. OBJECTIVOS
Um dos principais objectivos para 2010 passa pela consolidação do calendário competitivo nacional, trazendo ao Campeonato Nacional de Águas Abertas a relevância desportiva e o simbolismo que um evento desta natureza deverá obrigatoriamente acarretar.

Aumentar o nível de exigência organizativa da principal competição nacional da disciplina traduzir-se-á numa melhoria da experiência competitiva por parte dos participantes e, consequentemente, na reincidência participativa. A experiência adquirida em 4 edições da Taça do Mundo de Setúbal, facilitará a transposição da mecânica organizativa de uma competição internacional para a melhoria da realidade nacional.
.....
Num ano que será inequivocamente um dos mais prolíficos em termos de participações internacionais, Portugal participará no Campeonato do Mundo de Águas Abertas, no Campeonato da Europa Absoluto, no Campeonato da Europa de Juniores e ainda na Taça Co.Me.N, competição que terá lugar no nosso País. Estando também presente em algumas das etapas do Circuito Mundial.

e continua nestes termos de baboseiras que deixam que apreciou a modalidade este ano... de boca aberta ....

Quem desejar uma leitura de ficção pura para ler à noite é só ir ao site da FPN.... está lá para todos recordarmos a importância dada a esta modalidade!!!!

sexta-feira, setembro 17, 2010 5:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

reportagem na rtp 2 e o exmo. sr. presidente nas suas declaraçoes disse que foi uma aposta ganha... 3 em 1...nem sei para que se fzem tantas provas durante a epoca...qdo se pode fazer tudo numa e ser um sucesso...

segunda-feira, setembro 20, 2010 12:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também se esqueceram de dizer foi que o Campeonato Nacional de Masters a que tanto destak deram foi a única prova que os atletas não tiveram direito a podium\medalhas ... até se mostram os troféus... dos outros... e ponham um comentador que perceba de AA e anime a malta sff.
Alguém sabe por onde anda o Nuno???
Pelo menos como locutor era bom!!!

segunda-feira, setembro 20, 2010 2:34:00 da tarde  
Anonymous Raul Morais said...

ha pessoas que se viram aflitas nesta prova. se calhar se tivessem nadado os 10km na semana antes tinham tido a força para se sairem melhor.

terça-feira, setembro 21, 2010 4:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"....ha pessoas que se viram aflitas nesta prova. se calhar se tivessem nadado os 10km na semana antes tinham tido a força para se sairem melhor...."
meu, explica lá essa analogia bacoca, pois ninguém percebeu!!!!!!!!!

terça-feira, setembro 21, 2010 4:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Plano_FPN_2010": a principal prova nacional de AA é a de Setubal????
deve estar é escrito a "mais cara prova nacinoal de AA".

quarta-feira, setembro 22, 2010 3:04:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home