sábado, outubro 23, 2010

Tragédia nas águas abertas: Francis Crippen falece em prova

Texto in Blog do Coach
O nadador americano Francis Crippen faleceu há poucas horas durante a prova que encerrou a Taça do Mundo de Águas Abertas. A prova foi disputada em Fujairah (Emirados Árabes Unidos) com uma temperatura da água de 32 graus e muita gente passou mal ao final dela. Um destes atletas foi Allan do Carmo que teve de ser hospitalizado e ainda permanece internado.

Allan liderou a prova junto com Francis Crippen nas duas primeiras voltas do percurso de 10 quilómetros. O nadador brasileiro completou a prova chegando bastante debilitado e imediatamente foi removido para um hospital local. Junto com ele, a americana Eva Fabian que também estava na liderança mas acabou em sexto lugar na prova feminina.

Ainda na praia, notou-se a ausência do americano Francis Crippen. Foi o seu companheiro de equipe Alex Meyer que desesperado gritava por ajuda a todos os nadadores pedindo que tentasem localizar Crippen. Todos voltaram a água, barcos, jet skis e atletas nadando em busca de Crippen. Foi uma embarcação local que localizou o corpo do atleta já falecido.

- Site Oficial Francis Crippen
- Facebook Francis Crippen
- Todos os Posts BA sobre Francis Crippen

Etiquetas:

39 Comments:

Blogger Beba Água said...

RIP Francis

sábado, outubro 23, 2010 11:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

devia ser boa a organizaçao para um atleta morrer e ninguem dar por nada.

sábado, outubro 23, 2010 12:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fds... 32graus? Isso é normal??!

sábado, outubro 23, 2010 12:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Onde é q foi a prova?

sábado, outubro 23, 2010 12:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a organização não era pior nem melhor concerteza que as temos visto por cá. Quem não assistiu já a atletas a chegarem em condições extremas, mesmo cá em Portugal? porque acham que um acidente desses não podia acontecer cá? atenção FPN, quando deixam miudos com 15, 16, 17 anos e mesmo alguns masters particparem nestas provas. Não são brincadeira. 1 acidente destes cá, pelo que tenho visto, é apenas uma questão de tempo.

sábado, outubro 23, 2010 12:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

medalha de bronze nos ultimos mundiais em roma :(

sábado, outubro 23, 2010 12:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

RIP Crippen!!

Lamentável e um grande alerta para a forma como estas provas estão a ser organizadas.
Temperatura de 32º durante 10Km?? É permitido??
Acompanhamento suficiente??
Quantas vezes não verificamos atletas a nadarem completamente sós durante km's e não me parece que seja só por cá.
Uma má disposição subita sem hipótese de gritar por socorre acontece a todos, mesmo os que estão em boa condição física.
Um ALERTA para todas as organizações e que esperemos não seja apenas temporário !!!
Infelizmente, como já é hábito, à conta de vidas humanas!!!

sábado, outubro 23, 2010 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é uma brutalidade deixar decorrer uma travessia de 10Km com a água a 32ºC!

isto é equiparável ao caso de mortes no campeonato mundial de sauna.

regulamentação, precisa-se!!

sábado, outubro 23, 2010 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

querem ver que os responsáveis estavam todos na tenda VIP!

sábado, outubro 23, 2010 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como e que se esquecem dele?

sábado, outubro 23, 2010 3:40:00 da tarde  
Anonymous Carlos said...

Isto não se admite! Em algumas provas de triatlo em Espanha, existem mergulhadores nos barcos prontos para ir ao fundo resgatar os atletas.
No XTERRA na Figueira este ano, tive que parar para chamar ajuda, pois um outro nadador estava em apuros. O socorrista da moto d'agua não demorou muito, mas se ele tivesse ido ao fundo, até hoje ninguem sabia dele.

sábado, outubro 23, 2010 4:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pá a organização tem culpa pq é suposto existirem barcos, canoas, a acompanharem todos os atletas que participam, e ele não chegou ao fim da prova portanto o que tás a dizer não tem razão de ser.

Como é possivel deixar um atleta para trás, sozinho? Numa taça do mundo!

sábado, outubro 23, 2010 4:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Águas calientes! Águas abertas... porque é que não inventam as águas lamaçentas ou as águas com crocodilos? Ou as águas das ETAR? Mas que interesse pode ter este tipo de provas para um cronómetro? Só tem interesse a classificação pois os tempos realizados nunca terão qualquer valor estatístico, pois as condições variam enormemente de sítio para sítio.
Quantas mais variantes (sem interesse) inventarem dentro da mesma modalidade, pior para essa modalidade. A natação é a natação pura e a natação pura é a natação!

sábado, outubro 23, 2010 4:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

men! que cena! :O

sábado, outubro 23, 2010 6:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cito o beba agua

sábado, outubro 23, 2010 7:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

2007 pan pacificos medalha ouro!
COMO É POSSIIVEL ACONTECER ISTO?!fogo!

sábado, outubro 23, 2010 7:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

RIP FRAN!

sábado, outubro 23, 2010 8:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando os patrocínios são de petrodolares é normal que falhas gravíssimas organizativas e de segurança sucedam. Mas descansem que vão surgir alibis para desculpabilizar a organização e quem sabe até o único culpado vai ser o nadador falecido que já nem pode defender-se e justificar-se.

sábado, outubro 23, 2010 8:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esse pessimismo assusta-me e muito anónimo das 12:34

sábado, outubro 23, 2010 9:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

coitado do francis... como e q se chega a este ponto..grande atleta...morreu a fazer a aquilo q mais gostava...mas sinceramente acho IMPRESSIONANTE deixarem uma coisa destas acontecer estou msm mto triste...

sábado, outubro 23, 2010 9:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

todos sabemos que esta modalidade é dura e que um acidente pode acontecer.

MAS O ESQUECIMENTO E O FACTO DE APENAS DEPOIS DO COLEGA TER ALERTADO É INADMISSIVEL.

É A IRRESPONSABILIADE E A INCÚRIA LEVADAS AO MÀXIMO!

NÃO CHEGA LAMENTAR!!!!!

E não venham dizer que a culpa é dos árabes e dos petrodolares. Esta prova é organizada pela FINA. Que eu saiba a FINA é composta por pessoas de paises supostamente desenvolvidos (sem contar com Portugal).

Fui ver a página da FINA, para tentar perceber mais pormenores E NEM UMA REFERÊNCIA!!

sábado, outubro 23, 2010 10:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que descanse em paz.
Mais uma lamentavel perda para a natação mundial.

sábado, outubro 23, 2010 11:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Fran Crippen In Dubai for the final World Cup of the season and then off to Italy for vacation!"

Férias eternas.

domingo, outubro 24, 2010 12:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como e possível este tipo de coisa acontecer numa copa do mundo?de certeza que o nadador estava sozinho, se não notavam a sua ausência,se não não tinha sido preciso avisar uma amigo deste.Aposto que estavam muitos barcos da organização a acompanhar este tipo de prova mas se calhar só para fazer ainda mais ondas e largar gasóleo pois o mesmo se verifica cá em Portugal e lá ainda devem ser mais barcos ou pelo menos deveriam ser, mas se calhar a organização estava na palheta ou a olhar para o boneco para variar um bocado. Eu agora pergunto como é que um nadador com este talento é esquecido e não é acompanhado durante a prova? e claro como é possível fazer se uma travessia destas com a agua a 32 graus, é o estar a "borrifar" para as condições que o nadador vai ter que enfrentar durante a prova.
Eu acho sinceramente que a FIFA seja penalizada com esta situação pois é de uma irresponsabilidade tremenda admitir provas que requerem um grande esforço físico em condições ambientais, prejudiciais ao normal desempenho do corpo humano.Esta situação ocorreu com temperaturas elevadas mas o mesmo pode se verificar com temperaturas muito baixas que levam sistematicamente a casos de hipotermia que podem pôr de igual modo o risco de vida do atleta.Espero que com esta tragédia a organização aprenda com isto e mais que os pais deste atleta e família peçam explicações e levem o caso para o tribunal porque uma situação destas não pode passar impune

domingo, outubro 24, 2010 12:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ele morreu devido a hipertermia/desidratação... poderia acontecer a qualquer outro que nao um atleta de elite... portanto o historial desportivo do Fran Crippen nao tem nada a ver com a morte dele. RIP Fran Crippen

domingo, outubro 24, 2010 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta noticia encerra 2 tristezas. A maior, obviamente, ´e a tragedia da morte do nadador. A outro nivel foi uma tristeza a noticia dada pela RTP 1 ao referir que o nadador foi encontrado inconsciente na piscina demonstrando que nao ha ninguem na RTP que saiba que estas provas de AA nao sao realizadas em piscinas e por esse motivo nunca o nadador poderia ter morrido numa prova de AA e ser encontrado numa piscina.

Duas tristes noticias num acontecimento funesto.

domingo, outubro 24, 2010 2:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

RIP Francis.

domingo, outubro 24, 2010 5:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E obvio que a responsabilidade e da FINA mas tambem e obvio que esta prova se efectuou nestas condiçoes porque o patrocinio pago pelos petrodolares arabes foi irrecusavel e isto apesar da FINA saber perfeitamente que as condiçoes em que a prova se realizaria poderiam ter estas condiçoes.
Sabe-se perfeitamente que organizaçoes como a FINA e muitas outras, desportivas ou nao, olham mais ao avultado da soma em dolares que lhes e oferecido do que as possiveis ou mesmo provaveis consequencias para quem participa nesses eventos.
A comprovar isto basta ver a pressa com que o Koweit foi libertado ( 3º maior produtor de petroleo do mundo ) em relaçao ao tempo que demorou para se resolver o assunto em Timor ( que na altura nem petroleo tinha descoberto ). O dinheiro do petroleo move tudo.

domingo, outubro 24, 2010 8:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se os petrodolares justificam tudo, ao menos paguem uma indeminização à familia do atleta.

domingo, outubro 24, 2010 10:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

2 dias depois da tragédia, e nem 1 press release ou mensagem de solidariedade ao atleta, na pagina da FINA. tristeza total. :(

RIP Fran

domingo, outubro 24, 2010 10:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para além da tristeza deste acontecimento, devo de lembrar que em Portugal temos muita sorte em situalções destas não acontecerem em muitas piscinas nossas, isto porque quantas não são as piscinas com temperaturas de água superiores a 30º chegando mesmo aos 31,32º e com atletas de competição a treinar.
Estas temperaturas podem matar qualquer um que faça uma actividade fisica ligeira quanto mais atletas de competição em treino. Eu conheço muitas piscinas nestas condições e bastantes nadadores a treinar nelas, se ainda não aconteceu nada é por mera sorte. Tudo porque temos Velhotes nas piscinas que pensam que andam nas termas e não em piscina, tudo porque temos muitos directores de instalações incompetentes e que a qualquer queixa mudam o funcionamento de uma instalação, tudo porque não se cumpre normas do CNQ e nuinguém fiscaliza, tudo porque ainda temos uma população que embora frequentadora de piscinas não percebe, nem conhece os riscos para a saude que estão inerentes a estas temperaturas, muito menos os custos excessivos que envolvem e a deterioração da higiene e da instalação por consequência.

DIRIA QUE TEMOS TIDO MUITA SORTE

segunda-feira, outubro 25, 2010 10:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Atenção que estamos a falar dum caso isolado... Não há memória duma história assim nas águas abertas... Devemos reflectir para que histórias destas não voltem a acontecer. Não sei se tivesse sido detectado a tempo quando o Francis ficou inconsciente se teria sido o suficiente para o salvar mas de facto alguma coisa falhou numa organização a este nível que perde um atleta e nem se apercebe... O que eu espero é que se tente melhorar as condições de segurança das águas abertas mas sem entrar em exageros que acabem por estragar a viabilidade de algumas provas. Estou-me a lembrar do exagero que surgiu a certa altura com a obrigatoriedade de atestado médico para a utilização livre das piscinas municipais quando uma pessoa podia ir correr para a rua ou nadar para o mar e ninguém pede nada. Isso tudo surgiu depois da morte do Fehér. De facto esta é uma noticia triste que podia tocar a qualquer um de nós amantes das águas abertas ...

segunda-feira, outubro 25, 2010 10:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

concordo com o anonimo 25 out 10:29AM... quem nao sabe de piscinas com nadadores a treinarem a mais de 30,0º??...

segunda-feira, outubro 25, 2010 11:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a questão das temperaturas! Acho que quem treina sabe que é impossível treinar em condições com agua a 30 graus como insistem em colocar em algumas piscinas... Não sei como se sensibiliza o pessoal das piscinas que a agua deveria estar a 27 graus ou menos.

segunda-feira, outubro 25, 2010 4:53:00 da tarde  
Anonymous luisa oliveira said...

triste noticia para a natação

segunda-feira, outubro 25, 2010 11:51:00 da tarde  
Anonymous N said...

o quanto não vale um atleta se esforçar para ser alguém, para no fundo, ser condenado à morte, pois é à luz dos media e dos empresários ricos que subornam tudo e todos, que o desporto mundial funciona. Incrível a perda de valores a que se assiste...

terça-feira, outubro 26, 2010 12:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O anónimo 25 out 10:29AM diz o que tento passar á anos sem resultado algum. E não pormenorizou (provavelmente por ter que ser uma longa e técnica explanação) a parte "os custos excessivos que envolvem e a deterioração da higiene e da instalação" porque ai é que muita gente se assustava, até esses directores (se calhar como são a prazo e não são responsabilizados nem se assustavam) . Para informação sobre as regras, sem as explicações, ver CNQ 23/93 e EN 15288 part1 e 2

terça-feira, outubro 26, 2010 10:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cnq 23/93 não passa de uma norma que deveria ser mais que isso (é no resto da europa) mas como estamos em Portugal de nada vale.

terça-feira, outubro 26, 2010 11:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A cnq é uma norma por isso está abaixo de lei, decreto-lei e portaria, não sendo de cumprimento obrigatório.
Mas atenção, em caso de acidente/anormalidade é chamada ao assunto como "indicador" do que é correcto, e depois é preciso justificar o "não" seguimento das regras, nesse caso é bom que os técnicos especialistas saibam mesmo muito.
No entanto, que quem já entrou num tribunal sabe a fluidez(termo giro atendendo ao assunto) disto tudo.

Já agora, as companhias de seguros também adoram o não cumprimento das normas. Chegam a saber o que se passa, registar, e não dizer nada, para depois ser mais fácil lavar as mãos.

quarta-feira, outubro 27, 2010 3:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home