terça-feira, julho 09, 2013

Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos de Verão ANL 2013

Decorreu nos passados dias 6 e 7 de Julho, na Piscinas Municipais de Vila Franca de Xira (p50m) a edição de 2013 dos Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos de Verão, prova organizada pela Associação de Natação de Lisboa (ANL). Estiveram presentes 311 nadadores (181 masculinos e 130 femininos) em representação de 28 Clubes.

As melhores performances desta competição foram para Vasco Gaspar SFUAP nos 1500L com 16:20.07 (709p) e para Barbara Rodrigues SAD nos 1500L com 18:06.03 (653p). Seguiram-se André Farinha SLB nos 400L com 4:07.48 (703p), Nuno Quintanilha CNCVG nos 100M com 56.11 (699p), Francisca Azevedo SAD nos 400L com 4:36.42 (647p) e Lisa Soares CNA nos 200L com 2:10.72 (645p).

Por equipas o mais medalhado foi o CNA com 18+17+16 medalhas, seguido da SFUAP com 18+7+4, do SAD com 11+12+11, do CNCVG com 9+5+5, da GESL com 6+10+9, do SLB com 5+5+3, do ESJB com 4+5+0 e do ADRCIMM com 4+2+4.

- Resultados Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos de Verão ANL 2013

Etiquetas: ,

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viram-se inumeros atletas a ficarem em cima dos minimos para os campeonatos nacionais, especialmente nas provas mais curtas.
Faz pensar o seguinte, que as condições da realização destes Regionais foram vergonhosas!

Para começar com a questão de não haver uma piscina de descontração, a inexistência de placares electronicos, as pistas 1 e 8 como habitualmente são impropria spara nadar, a temperatura no interior do complexo, a temperatura da água que se situava nos 30ºC o que foi "optimo" para nadadores de fundo e que se viram assim ainda mais prejudicados.

Só assim se conclui a porcaria de trabalho que esta associação tem vindo a realizar que este ano já passou pelo escândalo de fazer um regional em piscina curta semanas antes do Nacional de Longa e agora com esta vergonha em Vila Franca. Nada muda, a porcaria aumenta e os prejudicados mais uma vez são os nadadores.

terça-feira, julho 09, 2013 9:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vergonhoso:
- a piscina
- a cronometragem (não ser electrónica)
- o novo sistema de inscrições
- o novo sistema de ftl´s

fazem isto nestas condições por ser mais barato?? se é assim mais vale estarem quietos.

terça-feira, julho 09, 2013 12:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Face à (in)disponibilidade das piscinas de 50 já foi muito bom ter sido em Vila Franca e não ter sido numa piscina de 25

terça-feira, julho 09, 2013 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O facto da piscina estar quente até é compreensível, mas é vergonhoso o facto de não haver cronometragem eletrónica

terça-feira, julho 09, 2013 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo consigo quando diz que "já foi muito bom ter sido em Vila Franca de Xira e não ter sido numa piscina de 25". As condições, boas ou más, foram iguais para todos os atletas. Sabe-se que a ANL está muito longe de saber organizar as provas de natação, mas, ninguém podia esperar um dia assim. Quanto aos tempos dos atletas, esta foi a última prova antes do campeonato (Famalicão), mas, não podemos deixar de pensar que para trás ficaram muitas outras oportunidades, em melhores condições, para fazerem os tão desejados TAC's.

terça-feira, julho 09, 2013 2:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade as condições não foram iguais para todos. Quem nadou nas pistas 1 e 8 que o diga.

E ao rol de coisas vergonhosas há ainda a acrescentar os blocos (que magoam bastante os dedos ao agarrar) e as cordas (mais pareciam arames farpados). Atletas cheios de feridas foi o que não faltou em Vila Franca este fim-de-semana. Parecia que tinham vindo das largadas de touros.





E a ANL que comece a reflectir seriamente sobre a qualidade do trabalho que anda a oferecer aos seus associados, porque este ano foi mau de mais:

- No total apenas quatro competições em piscina de 50m foram realizadas, e só duas destinadas aos seniores (ambas a calharem em período crítico dos exames na faculdade), comprometendo seriamente a obtenção de TACs para os Nacionais. Por que é assim tão difícil arranjar piscinas de 50m? Por serem caras? Tudo bem, aqui até podem ter desculpa por causa da crise. Por não estarem disponíveis? Pois aqui não têm desculpa possível; marcassem-nas com a devida antecedência, como fazem as outras associações (no início da época, por exemplo, ou até na época anterior).

- Inexistência de cronometragem electrónica. Das muitas provas a que assisti, só me lembro de ter havido no Open de Lisboa. É que já nem no Meeting do Estoril, essa prova cheia de mística... e muito menos nos Regionais. É de perguntar se aqueles anos todos a alugar placas a cada prova ficaram mais baratos do que teriam ficado se comprassem umas novas.

terça-feira, julho 09, 2013 7:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo completamente com tudo o que foi dito, não venham é dizer que os atletas tiveram muitas oportunidades antes desta porque basta olharem para o numero de provas realizadas em piscina de 50 este ano

terça-feira, julho 09, 2013 9:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aquilo não é uma piscina! É uma estufa!

terça-feira, julho 09, 2013 10:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não percebo uma situação, os infantis também lá estiveram em condições semelhantes e não houve criticas, é certo que estava um pouco mais de calor, ...mas os clubes eram basicamente os mesmos, os treinadores muitos repetiram a dose se calhar deviam ter apontado os defeitos para a ANL os poder corrigir

terça-feira, julho 09, 2013 11:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...


è preciso .. é não faltar o dinheiro para arbitragem

portanto... as coisas estão bem

quarta-feira, julho 10, 2013 10:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O que se passou com o joão Gil do Amoreirense.

quarta-feira, julho 10, 2013 12:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Rapida recuperação para o João Gil.

quarta-feira, julho 10, 2013 2:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não consigo perceber que um atleta que tendo um tempo de inscrição em 400L abaixo dos 5m acabe por ultrapassar os 6m apenas porque tentou obter mínimos aos 50M, denotando total falta de respeito para com os outros atletas e para com o publico. Embora tudo seja feito na legalidade, deveria evitar-se este tipo de situações sobretudo nas provas mais longas.

José Sousa

quarta-feira, julho 10, 2013 5:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

da próxima vez vou tentar fazer tac aos 50 bruços nos 1500 e para nao ser dsq vou ter de ir os 1500 a bruços...a piscina inteira que espere por mim

quarta-feira, julho 10, 2013 8:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

José Sousa, meta a mão na consciência sobre o que diz. o atleta pensou concerteza no melhor para si mesmo, não quis desrespeitar ninguém.

quarta-feira, julho 10, 2013 8:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda anda gente na borda da piscina que não conhece os regulamentos - nunca seria considerado tempo oficial os 50M, já que que a prova é de livres e como tal só poderia tentar tac nos 50 ou mais livres.

quarta-feira, julho 10, 2013 10:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para o Anónimo de Quarta-feira, Julho 10, 2013 10:02:00 AM e citando:

"è preciso .. é não faltar o dinheiro para arbitragem

portanto... as coisas estão bem"

Quando falamos do que não sabemos, sai disparate!!!!...

quarta-feira, julho 10, 2013 11:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela correcção, porque eu queria dizer que "tentou obter mínimos aos 50 Metros";
Não estão em causa os atletas (até porque nem refiro quem são) mas sim as práticas, que provocam atrasos (uma das sessões da manhã terminou depois das 13H20, com o reinicio agendado para as 15H00).

José Sousa


quinta-feira, julho 11, 2013 12:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando se diz que "esta foi a última prova antes do campeonato (Famalicão), mas, não podemos deixar de pensar que para trás ficaram muitas outras oportunidades, em melhores condições, para fazerem os tão desejados TAC's.", quer-se dizer que os TAC's feitos em piscina curta também contam, desde que sejam conseguidos, claro está.
Quanto às pistas 1 e 8, segundo palavras escritas pelo punho do Exmo. Senhor Presidente da ANL, logo a seguir ao Torneio Júnior/Pré-Júnior, estas só foram incluídas nas provas porque os clubes assim o entenderam, mesmo sabendo que os atletas que saltam dessas pistas partem em desvantagem em relação aos outros.

quinta-feira, julho 11, 2013 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso ainda não deram conta que a natação em Portugal está falida. Não deram conta ainda que todas as associações estão praticamente em falencia tecnica, bem como muitos clubes.
Por tudo o que têm andado a fazer, era o que lhes havia de acontecer.

quinta-feira, julho 11, 2013 2:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há atletas que são melhores em piscina de 50m do que em piscina de 25m, logo têm mais facilidade em obter o mínima em piscina longa. Já para não mencionar que existe uma grande disparidade na dificuldade dos mínimos exigidos nos dois tipos de piscina, como por exemplo sucede nas provas de costas.

E se os clubes entenderam que era preferível utilizar as pistas 1 e 8 foi, como é óbvio, por não quererem aumentar ainda mais a duração das sessões, isto é, preferiram o menor dos males. As sessões da manhã e da tarde iam acabar por ficar coladas uma à outra, e tanto no Sábado como no Domingo teríamos uma jornada a começar às 8h e a terminar às 20h, sem intervalo para almoçar pelo meio, e sempre debaixo daquele calor insuportável.

Esta mania de condensar os Regionais de juvenis, juniores e seniores em apenas dois dias só podia resultar nisto. E mesmo assim ainda foi preciso inventar um novo mas ridículo sistema de FTLs (alguns FTLs eram perfeitamente acessíveis, mas outros são inadmissíveis para uns Regionais) para reduzir ao máximo o número de nadadores (juniores de segundo ano e seniores principalmente).

Enfim, parece que não é só a FPN que quer acabar com a Natação em Portugal, designadamente com a sénior... A ANL vai pelo mesmo caminho!

quinta-feira, julho 11, 2013 4:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixem de ser parvos e usem a inteligência andes de pensarem e sair asneira.

Relativamente à arbitragem peçam à ANL os montantes e vejam que devem milhares de euros aos árbitros. 10000€ parece chocante, pois talvez seja mais do que isso, mas o IMPORTANTE é que percebam quanto o Árbitro recebe:
- 5€, valor fixo, por estar enfiado na piscina o dia inteiro;
- 9€ de subsídio de almoço, valor fixo, que é gasto no almoço;
- subsídio de deslocação, variável com a zona, no caso de Vila Franca de Xira corresponde a 7,50€, que é gasto na deslocação. Analisem este valor e vejam se não é o Árbitro que paga a deslocação.

Feitas as contas, visto que o Árbitro também bebe café ou come uma sandes ou bebe um sumo ao longo do dia, parece-me que o Árbitro gasta o seu tempo e a sua saúde em prejuízo de estar com a sua família, namorada(o), amigos ou mesmo ter um trabalho part-time ao fds. Faz trabalho comunitário ao ir arbitrar e isso sim tem de ser valorizado!

quinta-feira, julho 11, 2013 4:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente acho fantásticos alguns dos comentários. Acho muito bem que se querira sempre o melhor, placas electrónicas, piscinas de top, árbitros de qualidade, organizações de provas fantásticas, contudo é preciso ter os pés bem assentes no chão, perceber a realidade e não andar por aí a dizer barbaridades.

A realidade financeira das associações é muito má, a da ANL em particular, está para lá de má, deve dinheiro a meio mundo à anos e anos. Será que alguma vez se vai endireitar?

A realidade é que as dificuldades são muitas, simplesmente não há dinheiro e muito já é feito com os recursos que existem. Não é o ideal? Não, não é, mas é o que é possível.

Querem placas electrónicas? Sabem por acaso quanto custa um dia de provas com placas?

Querem piscinas de 50m? Sabem por acaso quanto custa um fds no Jamor ou no EUL?

E isto?
"è preciso .. é não faltar o dinheiro para arbitragem

portanto... as coisas estão bem"

É do mais ridiculo que já vi escrito por aqui...

É óbvio que não pode faltar dinheiro para a arbitragem mas falta, e muito. Muito fazem eles com o pouco que (não)recebem. Dá gosto ver a quantidade de gente que se sacrifica fds após fds, suportando condições como as de VFX, onde estava um calor horrivel e eles lá estavam no cais, quando muitos de vocês que aqui falam mal deviam estar provávelmente no bar da piscina a beber uma aguinha fresca...

E não pode faltar para a arbitragem nem para muitas outras coisas mas, falta e muito.

quinta-feira, julho 11, 2013 6:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deviam ter vergonha de falar da arbitragem.... Em Famalicao estavam entre os 38 e 40 graus e os árbitros a levar com o sol em chapa.
Só frustrados podem deixar comentários sobre a arbitragem como aqui vemos.

quinta-feira, julho 11, 2013 9:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acho uma vergunha alguns comentarios!!!!

quinta-feira, julho 11, 2013 11:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...mas não deixa de ser verdade que os estrados existentes dentro da piscina nas pistas 1 e 8 condicionam as partidas dos nadadores dessas pistas, quanto ao resto são desabafos.....

sexta-feira, julho 12, 2013 7:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Criticar é fácil. Por caso sabem:
- que as receitas da ANL provenientes das Inscrições têm diminuido, já que, com a crise instalada, os clubes vão cada vez mais a torneios de clubes sem inscrições e diminuem a sua participação em provas da ANL;
- que o Governo, via IPDJ e FPN, nos primeiros 6 meses do ano pagou às Associações DOIS, o que as deixou completamente de tanga até agora;
- que o aluguer do Jamor (piscina pública) e do EUL custa milhares de euros;
- que o aluguer da cronometragem electrónica é uma fortuna;
- que só as medalhas e a arbitragem custam largas centenas de euros para uns Regionais;
- que, em face do atrás exposto, ou era Vª Franca, com os seus condicionalismos, que tambem teve custos, ou em piscina de 25m;

sexta-feira, julho 12, 2013 11:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

11.44

se a ANNP tem dinheiro para isso tudo, e ainda organiza cocktails com trofeus e tudo, porque não consegue a ANL?

sábado, julho 13, 2013 10:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home