sexta-feira, setembro 27, 2013

Calendário Desportivo 2013/2014: Reclamação da ANL

Texto in Comunicado ANL n.º12 2012/2013
A Direcção da Associação de Natação de Lisboa, em alinhamento com a sua Direcção Técnica, efectuou em tempo útil e dentro dos prazos estabelecidos, candidatura a diversas provas do calendário nacional, a saber: 3 provas mais 2 alternativas de natação pura, 1 prova de natação sincronizada e 1 prova de Águas Abertas.

Sendo a nossa Associação, e segundo os dados estatísticos indesmentíveis, a maior associação de Portugal, é sempre maior o número de clubes e de atletas que são penalizados quando não se realizam competições nacionais na nossa área de jurisdição, pelos sempre elevados custos de deslocação e estadia.

Foi com grande estranheza, que ao ser divulgado o Regulamento de Competições Nacionais em Natação Pura, somente nos foi atribuída uma competição em Natação Pura, contra 5 provas para a zona norte de Portugal (3 para ANNP e 2 para a ANC) para além de 2 em Santarém e 1 prova em Leiria, Interior-Centro e Algarve.

Perante tal facto, a Direcção da ANL decidiu enviar uma carta aberta ao Presidente da Federação Portuguesa de Natação, inquirindo sobre os critérios utilizados para a atribuição de competições nacionais, fundamentando a nossa indignação com os dados estatísticos dos últimos anos, que demonstram como os clubes da região de Lisboa têm sido sempre severamente penalizados nos seus orçamentos neste capítulo das deslocações.

Não queremos deixar de expressar, que nada nos aufere apontar, contra as associações que viram as suas pretensões satisfeitas, mas sim, os critérios que presidiram à Federação Portuguesa de Natação, pois não foram seguramente aqueles que mais convêm na difícil conjuntura económica que os clubes e as famílias atravessam, para que a sua grande maioria (os de Lisboa), sejam desta forma penalizadas, e de forma sistemática.

- Carta ANL enviada à FPN

Etiquetas:

51 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Realmente a FPN não está bem no que toca a distribuição de provas e na subtração de provas aos Seniores (a maioria deles ainda jovens) que querem continuar a nadar.
A ANL que pense também um pouco antes de marcar os planos de água para as competições e descentralize mais e com melhores condições é que os ultimos 2 anos são para esquecer porque a ideia que transmitiu foi sempre a do desenrascar em cima da hora.

sexta-feira, setembro 27, 2013 8:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A ANL tem toda a razão! A FPN esqueceu-se de todas as associações, menos do norte!

Espero que ainda se sofra alterações em relação a distribuição de provas

sexta-feira, setembro 27, 2013 10:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

como e porquê tanta coisa vai ao fundo?
porquê viver em portugal é um privilégio?
porquê tanta gente faz da natação uma forma de vida?
porquê esta cultura "norte versus sul"?
quem tem o poder e a responsabilidade?
porquê ainda se pensa num país chamado lisboa?
porquê este paradigma?
- sim! é preciso navegar, saber comunicar e sair fora do círculo.

sexta-feira, setembro 27, 2013 10:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Na época 2012/2013 as piscinas utilizadas pela ANL foram na sua maioria as menos boas da região e todas na mesma "linha", parece que há clubes que não gostam de se "deslocar", de atravessar pontes por exemplo.

Cabe aos responsáveis, desenvolverem esforços para dar o melhor aos seus atletas, vi próvas em que os blocos balançam alguns partem-se, provas como as do final de época que não tiveram quadros electórnicos. Sendo assim é obvio que não fiquem com mais provas ( e resem para que a piscina do jamor esteja "livre".

sexta-feira, setembro 27, 2013 10:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para quando provas nos arquipélagos Madeira ou Açores?

Esta reclamação é prova de como está a ANL, só querem "jogar em casa"

sexta-feira, setembro 27, 2013 11:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Das 4 piscinas de 50m com condições para receber provas de elevada relevância, uma está no Funchal (não sendo viável fazer lá provas). Restam três, portanto. Uma dessas situa-se em Coimbra. As outras duas encontram-se em Lisboa.

Posto isto, que razão válida existirá para fazer os Nacionais no Norte (ainda por cima com tanta frequência) quando a piscina menos má que por lá existe é da Póvoa de Varzim?

sexta-feira, setembro 27, 2013 11:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigos

vamos ao que interessa

A N L após o seu
Regulamento Desportivo
Época 2013/2014
NATAÇÃO PURA apresenta dados e custos que é uma autentico assalto aos seus clubes filiados.

já existe um movimento de sete clubes para dizer não e não.

Há outros caminhos.

sexta-feira, setembro 27, 2013 2:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para um clube do algarve deslocar-se ao norte do pais, é igual a uma deslocação a Madeira

sexta-feira, setembro 27, 2013 3:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sulistas, elitas e liberais. As verbas do CREN vão sempre na maioria para a capital. Quando não são previligiados logo berram e estrebucham. Haja alguma justiça pois Portugal não é Lisboa.

sexta-feira, setembro 27, 2013 4:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Venham pagar as Scuts do norte, nós somos só nós!

sexta-feira, setembro 27, 2013 6:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e lá q n viessem os bairristas do Norte com as suas azias a Lisboa.
Mas muito gostam eles de vir às compras ao colombo que nem uns parolos.

sexta-feira, setembro 27, 2013 6:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

qual é o sentido de fazerem os nacionais de infantis de verão no algarve, em plena epoca alta. os hoteis ficam mais caros o dobro e vai ser um autentico golpe financeiro aos clubes

sexta-feira, setembro 27, 2013 7:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não quero entrar em guerras norte/sul ou litoral/interior ou mesmo que a FPN entregou a organização das provas às associações que apoiaram esta eleição (aquilo que se chama pagar favores) acho que deviam primeiro ver se as localidades têm condições para receber as provas. Não cabe na cabeça de ninguém fazer um zonal em Campo Maior, mesmo que tivessem a melhor piscina em Portugal não existe capacidade para alojar trezentos atletas mais técnicos e os pais(trocinadores), lá só existe um hotel e três ou quatro hospedarias com meia dúzia de quartos ...também há um parque de campismo e a menos que queiram que a malta vá toda lá dormir há sempre a possibilidade de irem dormir todos os dias a 17 km com o aumento de custos que isso acarreta, ou até mesmo a Espanha, o que os "nuestros hermanos" muito vão agradecer. Abram a pestana....

sexta-feira, setembro 27, 2013 9:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os nacionais de lisboa serão sempre em lisboa. jámor ou universitário; os nacionais de portugal podem ser em qualquer outro sitio chamado portugal, e isso pode ser por exemplo torre de moncorvo, se lá houvesse um tanque com 50 metros.
e já agora, não há só bairristas no norte, hão deles em todo o lado, lá no norte há portugueses, assim como no resto de portugal.
espírito desportivo, isto sim, falta por aí.

sexta-feira, setembro 27, 2013 11:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sou da ANL, e depois de organizarem tanta prova tão mal ainda reclamam? Meetings a acabarem a horas ridiculas ?

sábado, setembro 28, 2013 4:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vi provas no norte em que parte do tecto caiu. não se vá por ai. hoje vivemos em tempos dificeis a distribuição das provas tem de ser mais equilibrada e pensar em todo o pais claro mas tambem no sitio onde ha mais atletas, que feliz ou infelizmente é em lisboa. agora ir para os extremos do pais?! porquê?! coimbra e lisboa são bem mais centrais que a póvoa e que faro por exemplo. para não falar que muitos dos lugares onde foram marcadas as provas têm fracas condições de alojamento obrigando os clubes a irem para cidades vizinhas e a acrescer em despesas de deslocações.

sábado, setembro 28, 2013 8:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo que se deva levar a modalidade a todos os cantos do país se isso servir para atrair mais agentes para este mundo.

domingo, setembro 29, 2013 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quando a melhor piscina do norte é a da póvoa está tudo dito...

domingo, setembro 29, 2013 3:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só por causa deste trolls do Norte, as provas deviam ser todas no Algarve!

segunda-feira, setembro 30, 2013 1:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O que é facto é que esta reclamação vem bem suportada pelos factos e numeros descritos, e revela ainda mais injustiças! Quantas provas nacionais ou zonais foram realizadas a sul do tejo nos ultimos 5 anos?

segunda-feira, setembro 30, 2013 1:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A piscina de Rio Maior é boa
para Nacionais e fica
no meio do país.

segunda-feira, setembro 30, 2013 7:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se o Centro Alto Rendimento é bom, porque vai o Alexis para Barcelona???

segunda-feira, setembro 30, 2013 3:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O sr presidente da ANL esta a esquecer-se que a FPN para realizar provas na piscina do estadio universitário paga 5000 euros por dia de prova, digamos que uma prova de 4 dias seriam 20000 euros, heis a razao porque a ANL nao faz provas no Estadio universitário, e que a piscina do jamor é complicado lá realizar provas!!!!
As camaras municipais nao apoiam a natação na regiao de lisboa, possivelmente no norte e centro apoiam e dao cintrapartidas a FPN.
Chama-se gestão algo que a ANL nao tem!!!

segunda-feira, setembro 30, 2013 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...e para quando o regulamento e calendário das provas da ANL ?

segunda-feira, setembro 30, 2013 6:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que LOOOL
a ANL antes de refilar com falta de provas nacionais que se realizam na sua associação, devia primeiro começar a organizar melhor as suas provas regionais, porque são uma vergonha.
Btw, será que estão a pensar por o regulamento de competições lá para Dezembro? É que parece...

segunda-feira, setembro 30, 2013 9:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A questão é simples, e não tem nada a ver com centralismos, ou melhores ou piores condições desta ou aquela piscina.

A ANL está a ser claramente atacada apenas pelo facto de não ter votado nesta Direção da FPN, prejudicando os Clubes sócios da mesma, que são a maioria do universo de nadadores do Pais, como bem demonstra a carta, o que atesta a má fé e os propósitos destes senhores, numa autêntica caça às bruxas, contrariando o discurso hipócrita de que queria "unir" a Natação Naciona.

Vergonha as pessoas (sobretudo da ANL) que pactuam com estas misérias.

terça-feira, outubro 01, 2013 12:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pergunta:

Porque é que os acólicos que colocam um "like" em todos os posts do Facebook da FPN, não coloca um ao facto de temos 1 POrtuguês como director executivo da LEN?
Não gostaram?

:)

terça-feira, outubro 01, 2013 12:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...



Deixo ir ,,, para bem longe

é muito bom para a natação do norte e do sul e ilhas

terça-feira, outubro 01, 2013 2:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Verifiquei o calendário e na atribuição de provas fico admirado com a reclamação de Lisboa... Vejo que ainda há provas para serem atribuídas. Será que Lisboa não está interessada no encontro nacional do jovem nadador por exemplo? parece que ainda não foi atribuída e talvez outros.. Ou já se esqueceram das provas de outros anos nós não tivemos nenhumas? Lisboa por ser grande ser a capital, por ter muitos hotéis,e muito espaço, não lhe dá o direito de alguém fazer o comentário como já li que foram atribuídas provas que só tem condições de parque de campismo.
Conhecemos a importância do Sr. Presidente da ANL mas trabalhe mais e desculpe-se menos com estas coisas. Arranje uma cronometragem electrotécnica e de condições aos clubes, que é de facto a associação nº1 como o sr. diz, mas não passa disso...

terça-feira, outubro 01, 2013 5:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Terça-feira, Outubro 01, 2013 5:34:00 PM infelizmente a realidade é mesmo parque de campismo, Campo Maior não tem condições de alojamento, lá só há mesmo um hotel e duas ou três hospedarias com poucos quartos, as localidades mais próximas com condições de alojamento ficam a mais de 15 Km onde se inclui Espanha, situação que aumenta os custos e reduz o tempo de descanso dos atletas. Situação a rever FPN....

quarta-feira, outubro 02, 2013 6:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas que sensível aos quilómetros que estás!

Tens ideia dos quilómetros que são do Lumiar ao Estádio Nacional? Ou de Lisboa a Vila Franca de Xira? Muitos mais que quinze...

Isto para só falar de Lisboa.

Mas como estás em casa e tens o 36 ou o 28, já podes dormir antes de chegares à piscina. Descansas!

A Natação tem que ser levada a TODO o PAIS e se os Clubes da província tem viaturas, os de Lisboa que as aluguem.

quarta-feira, outubro 02, 2013 10:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nem sou de Lisboa, sou do Cercal do Alentejo, mas há sempre quartéis dos bombeiros e do exército onde ficar :)

quarta-feira, outubro 02, 2013 11:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A piscina do funchal tem ótimas condições , as melhores de Portugal. E há quantos anos não fazem lá uns nacionais ou zonais???

quarta-feira, outubro 02, 2013 2:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Zonais ou Nacionais no Funchal?

A Madeira deve ser imune ao atual estado económico-social.

quarta-feira, outubro 02, 2013 2:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A ANL, só se está a preocupar com os clubes da cidade de "Lisboa", os chamados "grandes" é isso que tem demonstrado até nas provas realizadas por si e é o que demonstra neste comunicado.

Talvez esta nova direcção da FPN fosse eleita para isso mesmo, para combater o centralismo e o OLIGARQUIMO..."A FAMILIA"

quarta-feira, outubro 02, 2013 3:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mandem as postas todas que quiserem, mas não tiram a verdade do comunicado da ANL. Doi ver malta que perde horas e horas a nadar e não consegue perder uns minutos a ler o comunicado. Pois lá está descrito todo o historial de provas da FPN e onde se realizaram essas mesmas provas. E pode-se constatar que na zona de Lisboa nos últimos anos não se realizam provas em qualquer das modalidades.

quarta-feira, outubro 02, 2013 3:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns á F P N, por facilitar a vida ao nadador e treinar em Espanha

quarta-feira, outubro 02, 2013 8:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A ANL poderá ter alguma razão mas não toda.. a começar por exemplo para a sua propria organização hoje 3 de Outubro é olhar para o seu site e verificar ... parece que estao de ferias desde Julho... Sem calendario de provas 2013/14 .. fotos ultimas com 6 meses... provas dos regionais da ANL sem quadros eletronicos , atletas que não conseguiram TAC por milesimas de um cronometro manual ... ficam quer os atletas prejudicados assim como a propria ANL que não ve os seus atletas nos Nacionais ... ou seja falta dinheiro para os juizes..para os quadros etc..etc... olhem primeiro para a vossa associaçao e nao critiquem tanto..!!

quinta-feira, outubro 03, 2013 12:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Alguem sabe para quando estao previstas as primeiras provas em lisboa?

quinta-feira, outubro 03, 2013 10:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou obrigado a concordar com os que se queixam da falta de organização da ANL no que toca à organização das provas que só si lhe dizem respeito:
- Campeonatos em piscina de 25m, quando deviam ser de 50m;
-Competições importantes, sem quadros electrónicos;
- Consecutivos engano, por vezes muito convenientes, na chamada de Atletas para a Taça Vale do Tejo;
- Piscinas com estrados não removíveis;
- Calendário de provas para a época 2013/2014 que nunca mais aparece;
- Funcionários da própria ANL sem capacidade para atender o público;
Já para não falar no seu Presidente que, quando interpelado, responde sempre que a culpa é dos outros.
A ANL queixa-se de quê e porquê?
Percam menos tempo com o supérfluo e dediquem-se ao que é de facto importante, não só para a natação de Lisboa e arredores, como para a Natação nacional. Já basta todo o sacrifício feito pelos atletas e de quem os acompanha.

sexta-feira, outubro 04, 2013 10:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao que parece dia 20 de Outubro Setubal festival de abertura Juvenis ... mas isto são tudo suposiçoes para ja.

sexta-feira, outubro 04, 2013 10:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas têm memória curta! Esquecem-se todos do desarrumo que este presidente veio resolver no seio da ANL quando da sua entrada no primeiro mandato. Queria ver esta gente fazer melhor, sem ser remunerada...

sexta-feira, outubro 04, 2013 3:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...



O negocio já começou

1º curso elementar de arbitragem

Aí está a A N L, no seu pleno

sexta-feira, outubro 04, 2013 8:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desde quando é que organizar um Curso Elementar é desarrumo?? Não há por acaso um Curso Elementar todos os anos??

Em vez de falar mal talvez devesse era inscrever-se e colaborar com eles, assim talvez fizesse alguma coisa de útil em prol da natação em vez de andar para aqui a falar baboseiras e a fazer má figura.

Esta malta para falar mal, até daquilo que é bem feito..haja paciência!!

segunda-feira, outubro 07, 2013 10:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Festivais de Abertura 19 e 20 Juvenis/Juniores/Seniores, 26 e 27 Infantis, 2 e 3 Cadetes

segunda-feira, outubro 07, 2013 7:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Curso elementar de arbitragem é "negócio"???!!! Elah!!!...

Completamente de acordo com o anónimo
Segunda-feira, Outubro 07, 2013 10:47:00 AM e, reforço que se calhar, seria um grande "abre olhos"!!!!...

segunda-feira, outubro 07, 2013 9:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando o anónimo de Sexta-feira, Outubro 04, 2013 3:39:00 PM, diz que "Queria ver esta gente fazer melhor, sem ser remunerada", pergunto:
Alguém o obrigou a candidatar-se?
Se se candidatou, agora só tem de "deixar a pele", como é exigido aos atletas.

terça-feira, outubro 08, 2013 9:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pior do que fazer esse comentário do "fazer melhor sem ser remunerado" é ver que então se fosse pago faria melhor....
Os atletas nao recebem e entregam-se de corpo e alma

Pena que as pessoas sempre que se metem em algo é à procura de proveito próprio seja ele qual for....

terça-feira, outubro 08, 2013 12:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É inacreditável como é que a ANL poder achar mais importante arrumar a casa dos outros antes de tratar da sua própria:
- Calendário de provas regionais afixado, onde está?
- Regulamentos das provas regionais onde estão?
- Cronometragens electrónicas nos campeonatos regionais para quando?
- Utilização das piscinas de 50m (têm 3 em Lisboa!!!) nas principais competições regionais para quando?
- Deixar de utilizar a piscina dos Estoris (perguntem a qualquer nadador se acha que aquela piscina deve ser usada em competições) em competições para quando?
- Publicação dos tão agora usados Rankings Regionais finais da época anterior onde?
- Etc.

terça-feira, outubro 08, 2013 4:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estes senhores da A N L são agressivos e convencidos.

Muito fracos no relacionamento com os seus associados.

terça-feira, outubro 08, 2013 8:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que é que interessa saber que provas vão haver?

terça-feira, outubro 08, 2013 8:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home