terça-feira, setembro 17, 2013

Regulamento das Competições Nacionais 2013/2014

Já está disponível o Regulamento das Competições Nacionais da época 2013/2014, para as disciplinas de Natação Pura, Águas Abertas e Polo Aquático.

Grande destaque para as alterações na natação pura com os novos TAC’s, com o escalão juvenil feminino que passa a ter 2 anos (as seniores de 1º ano voltam a sê-lo), com o fim do Campeonato Sénior de Inverno e talvez a grande alteração que deixa a maioria descontente o facto do Nacional de 1ª e 2ª divisão passar de Dezembro em piscina curta para Abril em piscina longa.

A última versão do Regulamento Geral FPN entrou em vigor no dia 1 de Setembro de 2013, com as alterações aprovadas a 20 de Julho de 2013.

- Regulamento das Competições Nacionais 2013/2014 – Natação Pura
- Regulamento das Competições Nacionais 2013/2014 – Águas Abertas
- Regulamento das Competições Nacionais 2013/2014 – Polo Aquático
- Regulamento Geral FPN

Etiquetas: , ,

37 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E assim mataram o espírito do nacional de Clubes. Em má altura (Abril) e numa das piores piscinas de 50 do Pais. Parabéns FPN por destruírem a melhor prova do calendário nacional.

terça-feira, setembro 17, 2013 9:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se bem me lembro, os nacionais de clubes até 2003/2004 foram em piscina de 50. O que me parece bem, pois sempre é uma oportunidade para se tentar mínimos para uma qualquer prova (europeus e europeus de junior por exemplo). Já que as provas em piscina olimpica têm sido cada vez mais escassas ao longo do ano.

terça-feira, setembro 17, 2013 12:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o problema disto, a meu ver, é que os séniores ficam sem campeonatos nacionais na época de abril, como é habitual, pois nem todos estão na primeira ou segunda divisão para poder disputar esses campeonatos. ou seja, um atleta nesse caso, tem nacionais em dezembro e depois só volta a competir nuns campeonatos nacionais em julho. tanto tempo sem uma prova importante? isto é para desmotivar ainda mais os atletas mais velhos que cada vez são mais escassos?

terça-feira, setembro 17, 2013 12:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como diz o comentário das 12.36, é um disparate pegado da FPN acabar com os Nac de Seniores de Março/Abril. Andam na lua e não fazem ideia da realidade da natação portuguesa - já era difícil manter os mais velhos na natação e ainda cortam mais nos poucos incentivos q tinham!

terça-feira, setembro 17, 2013 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tem razão... não tinha reparado que os nacionais em março eram só para juvenis e juniores. Isto é que, a meu ver, não faz sentido.

Os nacionais de clubes serem em piscina de 50 m acho que faz sentido.

terça-feira, setembro 17, 2013 1:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou apenas deixar aqui o exemplo de 3 nadadores, que mostra o quão ridícula é a esta alteração do calendário para seniores, particularmente a abolição do Campeonato Nacional para os mesmos em Abril.

Os nadadores em questão são o Miguel Nascimento (Portinado), Tomás Silva (ao que parece CFP) e Joana Silva (Lousada), 3 dos mais promissores juniores da época passada e que esta época transitam para o escalão sénior, e que não estando os seus clubes na 1ª ou 2ª Divisão, vão estar de Dezembro a Julho sem competir em provas nacionais. Isto só mostra o quão descabido é o calendário para seniores, e é com ele que agora vamos ter de levar, até porque duvido que haja alguma movimentação de vários clubes ou de vários atletas, mais ou menos influentes, que se oponham a estas alterações.

Mas enfim, pergunto-me se isto cabe na cabeça de alguém com um mínimo de sensibilidade e experiência de causa.

terça-feira, setembro 17, 2013 2:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De certeza que a FPN tem quem saiba escrever.

Portanto, não se entende como é possível aquela instituição publicar documentos como uma sintaxe tão miserável e por isso tão vexatória para a língua portuguesa.

Que vergonha!

terça-feira, setembro 17, 2013 2:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É impressão minha ou os tacs estão mais fáceis? Não há distinção dos tacs em cada nacionais? Alguém que me explique pf.

terça-feira, setembro 17, 2013 2:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este foi uma dos maiores ataques a natação portuguesa a que assisti nos ultimos anos. Tinha esperança que com esta federação houvessem mudanças para melhor, mas infelizmente, tirando raras excepções, só assisto a mudanças para pior. Ainda para mais quando os treinadores na reunião em famalicão foram enganados no que ao nacional senior diz respeito porque se falou em juntar tudo, juvenis, juniores e seniores, para poupar um nacional. Somos o unico país no mundo em que as camadas jovens vão ter uma competição nacional e os mais velhos nao vão ter. Como estas decisões não são más o suficiente ainda foram meter o nacional de clubes em Abril que é uma data péssima. Se queriam fazer o nacional de clubes em piscina de 50 (que vai perder completamente o nivel e a espectacularidade) faziam o nacional de clubes em piscina de 50 mas na mesma data em dezembro como ja aconteceu no passado. Para juntar ainda a esta vergonha absoluta da federação vamos fazer a prova mais importante do calendario nacional na pior piscina de 50 coberta do país. Parabéns FPN tiro vos o chapéu pela parvoice acumulada que tenho lido nas vossas alterações ao regulamento. Os seniores já nao têm campeonatos em abril e ainda vão nadar o nacional de clubes (em que muitos dos seniores não nadam as suas principais provas para poder ajudar o clube onde o clube tem mais necessidades) numa piscina que não tem as condições minimas para realização de provas. Já aos juvenis e juniores, que são atletas jovens, em evolução constante, e que melhoram os seus tempos em qualquer piscina e em quaisquer condições dão lhes a melhor piscina a nivel nacional. Parabens pelas vossas prioridades! Quero ver quantos seniores vão fazer minimos para europeus ou outras provas na piscina da povoa de varzim! Olha já que dão tudo aos infantis juvenis e juniores porque não fazerem antes uma selecção com essas camadas jovens para o europeu de absolutos em berlim? É o que fazem melhor, porque acabaram com camada senior!

terça-feira, setembro 17, 2013 3:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto é um descalabre pegado!
É ridículo mesmo.
Não havia uma associação qualquer de nadadores? Onde anda?
E os nadadores que apoiaram/apoiam e/ou fazem parte da direção, estão lá a fazer o quê??

terça-feira, setembro 17, 2013 4:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

alguém explicou decisão sobre o kaput de seniores em nacional abril? se as mudanças são para ter significado expliquem-as! senão, parece um pouco despótica a concretização deste movimento de mudança! condicionamentos deste tipo dão a parecer que temos equipas juniores e juvenis muito fortes; magnifico! dispensemos então os bons exemplos que é a longa experiência dos cotas!
esperamos outras vagas deste género, porque o caminho é em frente neste mar de técnicos que tudo aceita. peço um pouco de pressupostos na formação de quem toma destas iniciativas,porque eu sei, que aqui, há falta de ponto de vista estratégico, e que o caminho não é este.

terça-feira, setembro 17, 2013 4:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vergonhoso estes gajos querem acabar com a modalidade

terça-feira, setembro 17, 2013 5:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem ate os tac´s que muitos atletas andaram a lutar para alcançar o ano passado e conseguiram... este ano nao vao a nada...LOOOL... Brincadeira ne?

terça-feira, setembro 17, 2013 5:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os nadadores não concordam com estas medidas. Não concordam com a ausencia de campeonato para os seniores, não concordam com a porcaria de piscinas onde são feitas as principais provas nacionais (felgueiras, famalicao, povoa de varzim, aveiro, etc etc). Não concordam o calendario dentro dos proprios nacionais como por exemploo o calendario patetico do nacional de curta. Sim, já viram que mudou? Agora é mais um campeonato sem eliminatorias e finais, ou seja, uns nadadores têm as suas melhores provas de manha e outros as suas melhores provas a tarde. Não nadam em pé de igualdade. Não conheço um unico nadador que esteja satisfeito com as novas alterações da federação e ja falei com dezenas. Temos uma associação de nadadores chamada NPA mas tambem não se preocupa em fazer nada. Quem compactuou com a maioria destas medidas vai acabar com a natação em portugal. Os meus parabens!

terça-feira, setembro 17, 2013 9:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nao concordo com quase nenhuma alteração feita para a próxima época desportiva( há excepção do zonal de juvenis), mas uma coisa é certa, foi aprovado pela maioria dos clubes...

terça-feira, setembro 17, 2013 9:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi aprovado pela maioria dos clubes? onde meu amigo? onde é que votaram?

Meu amigo estas alterações não são votadas pelos clubes, são votadas na federação caso não saibas. E aos poucos clubes que foram convidados ou que foram à reunião de apresentação das alterações disseram que os nacionais de Inverno se mantinham exactamente como estavam, que os nacionais juvenis e juniores iriam incluir os seniores tambem, que so mudariam os nacionais de clubes para piscina de 50 e que a partir de agora seriam sempre feitos nas melhores piscinas cobertas do país especificamente estadio universitario, jamor e coimbra não surgindo a possibilidade de fazer na madeira. E o que é que aconteceu? Estragaram os nacionais de piscina curta para toda a gente, os seniores não tem nacionais de longa que é a maior vergonha desta admnistração e vai ser um marco negativo para sempre durante o seu mandato (que a continuar assim vai ser mesmo só um mandato) e ainda fazem o nacional de clubes na pior piscina coberta que existe em portugal, piscina essa que não tem condições para receber as melhores provas do calendario nacional, provas essas onde se deviam procurar atingir minimos para as provas internacionais e Personal Best times para os restantes atletas. Ou seja fizeram tudo exactamente ao contrario do que foi dito. É grave e é muito grave se isto for para a frente. Se querem abandalhar esta porcaria toda (para não escrever a palavra que quero escrever) porque não fazem os nacionais no belenenses? Mete se um bocado de agua lá para dentro e o antigo balão roto e fica uma piscina coberta pronta a utilizar...bem melhor que a povoa que nem profundidade adequada tem nas pontas, que condiciona todos os nadadores.

Mas não, vamos continuar a aplaudir impavidos e serenos as acções desta federação. Vamos ver onde isso vos vai levar. Em 2016-2020 quando toda a elite actual tiver terminado a carreira, terão o maior hiato de qualidade na natação portuguesa, não vão ter atletas, não vao ter ninguem, porque ate lá a grande maioria dos juniores e seniores que não conseguem dar logo o salto vão desistir por não ter competição entre dezembro e julho/agosto ou por essas competições não serem realizadas em condições adequadas.

A antiga federação tinha problemas internos graves com determinadas pessoas com alguns cargos a beneficiar de condições claramente suspeitas, contudo, ao nivel de organização sempre tentaram (salvo rarissimas excepções) fazer as principais provas do calendário nacional nas melhores condições. Usem a rotatividade e descentralização de maneira inteligente por favor nao sejam burros.

Em relação ao Director técnico nacional que é um dos arquitectos destas mudanças gostava apenas de dizer que apesar ter elevada consideração pelo seu anterior trabalho em clubes e selecções achava que as mudanças e ideias que traria para a natação nacional não iriam prejudicar os nadadores mas sim beneficiar. O que acontece com estas medidas é que não se beneficia ninguem, nem a elite das elites da natação sai beneficida. Deviam dar mais aos atletas e não retirar como estão a retirar. Estas medidas vão sair muita caras à natação nacional

18 borigna

terça-feira, setembro 17, 2013 11:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que me apraz dizer destes comentários é o seguinte:
- A maioria das alterações foram positivas, mas poderiam ter sido mais profundas, no entanto acho que foi péssimo retirar o nacional aos Séniores em Abril;
- Anónimo Terça-feira, Setembro 17, 2013 2:50:00 PM "De certeza que a FPN tem quem saiba escrever.

Portanto, não se entende como é possível aquela instituição publicar documentos como uma sintaxe tão miserável e por isso tão vexatória para a língua portuguesa.

Que vergonha!"

Sério?!!! Foque-se no essencial pff, não se trata de uma obra literária que vai concorrer a um nobel da literatura e está perfeitamente perceptível...francamente!

terça-feira, setembro 17, 2013 11:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

resume do comentário do Anónimo de Terça-feira, Setembro 17, 2013 11:53:00 PM:

Faço parte da FPN, ninguem pode tocar em nada do novo regulamento, vá menos terem retirado os nacionais de Séniores em Abril porque faz falta mais uma prova para a malta da FPN ir passar um fim de semana a mais kk lado.

quarta-feira, setembro 18, 2013 9:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um acordo entre TODOS os seniores e faltavam ao nacional de curta.
Como diz o outro, podia ser um "abre olhos" para a FPN.

Esta época, se se confirmar o calendário, os seniores >25anos mais vale nadar como Master. Mais provas, melhores piscinas!

quarta-feira, setembro 18, 2013 9:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em resposta ao anonimo Quarta-feira, Setembro 18, 2013 9:36:00 AM, a sua observação é infantil.

Não, não faço parte da FPN e não concordo com tudo o que está no regulamento, algumas alterações poderiam ter sido até mais profundas a meu ver, mas considero positivas as seguintes alterações:

- 2 anos Juvenis para meninas;
- Zonal de Juvenis;
- Uniformização dos TAC'S;

Considero negativo:

- Não haver nacionais em Março/Abril para Seniores;
- Nadador completo Infantil/Juvenil em Fevereiro.

Estou na expectativa em relação:

- Adequação da forma de definição dos TAC's;
- Nacionais de 1ª/2ª

Creio que com isto abordei as alterações mais profundas ao regulamento, e, volto a repetir, na minha optica, é óbvio que não há motivo para descrever este regulamento como catastrófico, embora fosse possível melhorar, no entanto, as mudanças levam o seu tempo e devem ser introduzidas gradualmente.
Espero que seja positivo para a Natação nacional

quarta-feira, setembro 18, 2013 10:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

alguns destes comentários revelam personalidade e algum estilo, quando lidos com atenção dão ar de sugestão, nem parecem anónimos. entre diversos autores que não acreditam em nada, estão outros com ar de cépticos, revelando disposição para acreditar que tudo é um jogo, daqueles de casino, em que o importante é jogar no numero que se quer; pois, se se ganhar alguma coisa será devido à chapa da sorte. boa!!! basta a cor certa e o documento (regulamento)será salvo.
esperar que o que foi bom volte a ser, é pouco: no futuro queremos metas! não queremos génios escondidos nem outros balanços espirituosos; não queremos ter apenas uma tanga quando a neve começar a cair; nem assistir ao desconforto da caravana ladrar enquanto os cães passam.
este regulamento é o primeiro capitulo de uma obra que vai levar um século a ser concluída?...ou dois anos para ser esquecida? dependerá dos que sempre trabalharam e amaram a natação, sejam estes os cúmplices activos que sempre foram, ou virem o público querido do novo grupo de artistas da fpn.
mesmo que todos os criticos acordassem em decretar que este regulamento não presta e que a sua vigência só prejudicará a natação, como assim, haveremos de continuar a ver treinadores nadadores delegados dirigentes árbitros fisioterapeutas adjuntos estagiários locutores electrotécnicos médicos enfermeiros e mesmo o corcunda de notre-dame a dançar nas piscinas ao ritmo das suas ideias.

quarta-feira, setembro 18, 2013 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Você espera que seja positivo para a natação nacional? Onde é que este calendário vai ser positivo para a natação nacional? Enquanto isso esperamos e vamos matando a natação portuguesa

quarta-feira, setembro 18, 2013 1:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A NPA só tem 1 objectivo e toda a gente sabe qual é.

Perdão, agora tb vende fatos de banho :)

quarta-feira, setembro 18, 2013 2:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta federação está a ser uma grande desilusão

quarta-feira, setembro 18, 2013 2:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém seria capaz de me explicar seriamente o que significa concretamente «as seniores de 1º ano voltam a sê-lo»?

A título de exemplo uma atleta do fim do ano civil de 1996,qual será o escalão?

Para que uma alteração não pareça encomendada, algo deveria ter sido corrigido no regulamento que não se pode mexer (alguém disse...)

É que assim, claramente as atletas de 1997 estarão a ser beneficiadas. Ou é apenas uma mera interpretação?

quarta-feira, setembro 18, 2013 2:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

- 2 anos Juvenis para meninas;
- Zonal de Juvenis;
- Uniformização dos TAC'S;

São medidas que concordo embora se note uma discrepancia entre os mais variados tac's. Há tac's banais e outros bastante dificeis.

As outras medidas são uma parvoíce explico porque.

Desvirtuaram o campeonato de curta ao mudarem completamente o modo como se processa a competição. O modo eliminatorias e finais é o modelo mais justo porque todos os nadadores têm a possibilidade de nadar nas mesmas condições de manha e de tarde. O modo que foi agora utilizado e já era usado em março é injusto na medida em que uns atletas nadam as suas provas de manha e outros sortudos nadam as suas provas à tarde, e como se sabe esta mais que provado que ha tarde é maior o rendimento. Não igualdade de condições para todos os atletas, coisa que existia anteriormente. Fizeram esta alteraçao para poupar uma noite de hotel aos clubes e irem no proprio dia as provas? Quem tem objectivos irá sempre um dia antes, já para não falar que felgueiras não propriamente a meia distancia de todos os clubes portanto vai se continuar a ir um dia antes. Dentro deste nacional o calendario esta péssimo. É so preciso ter 2 dedos de testa para perceber que não se pode fazer um calendário de provas como por exemplo o de sexta feira com 1 prova longa seguida de 4 provas de sprint. As provas curtas devem ser alternadas com as longas, é facil.

Relativamente aos seniores, deixaram de existir na equação da federação. Não realizar o nacional de seniores é o maior erro da federação. Os seniores são inequivocamente a elite da natação tirando uma outra excepção junior. Ao nao realizar nacionais está se a retirar uma hipotese dos atletas poderem melhorar as suas marcas nas suas provas, retira se uma oportunidade de concretização minimos para provas internacionais e desmotivam se os atletas seniores e seniores jovens que poderiam ser a base para a selecção absoluta no futuro. Já para não falar que a propria federação perde dinheiro com esta medida. Existir o nacional de clubes 2 ou 3 semanas depois nao substitui o nacional senior e só uma pessoa pouco esclarecida ou teimosa não percebe isso como passo a explicar. O Nacional de clubes é uma prova especial com regras especiais, 3 provas individuais e mais 3 estafetas, 1 atleta por prova. O nacional de clubes de abril apenas tem a 2ª e 1ª divisão, logo todos os seniores da 3º e 4º divisão vão ter nacionais em dezembro e apenas voltam a ter em julho/agosto. Os nadadores que nadam o nacional de clubes estão limitados a 3 provas e às necessidades do clube portanto podem nem nadar as suas principais provas. A limitação de atletas permite que apenas um atleta possa tentar melhorar as suas marcas ou atingir minimos para alguma coisa e isto vai tapar outros nadadores sejam seniores ou juniores que quisessem tentar minimos ou melhorar os seus tempos (ressalvando que os juniores nao estão penalizados pq têm nacionais de juvenis e juniores).
Isto é muito facil de entender e se não se percebe que estas medidas são prejudiciais a todos e mesmo assim se segue em frente, então, esta federação que tanto apregoava a incompetencia da sua antecessora (e com razao em varios aspectos) está a fazer bem pior aos atletas.

Tenho o máximo de respeito pelos dirigentes federativos mas ha coisas que não fazem o minimo sentido. A maioria destas decisões não foram fundamentadas, e na reunião onde se diz que foram aprovadas estas alterações, os treinadores ficaram com a ideia CLARA que os nacionais de juvenis e juniores iriam incluir os seniores e que não se ia mexer nos nacionais de curta este ano e no maximo se retirariam as finais B no proximo ano.

É grave terem aprovado este regulamento. E na federação existem ex atletas como dirigentes e é muito grave se esses proprios ex atletas, conhecedores das necessidades dos nadadores, votaram a favor disto

quarta-feira, setembro 18, 2013 2:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

paradoxo: tirar aos seniores uma competição quando se sabe, mais tarde, nos clubes, só alguns poderão competir.
não vamos no comboio alfa agora, porque podemos ir no inter-regional mais logo.
se alguém se lembrar que nos clubes os seniores também não podem jogar, ainda podemos todos ir a pé.
mas atenção, tem de se chegar a tempo senão ainda poderemos contar com mais alguma contradição de ultima hora.

quarta-feira, setembro 18, 2013 4:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que vergonha!

Acorda Tozé.

Isto tá a ficar um pesadelo!

quarta-feira, setembro 18, 2013 5:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente é a MAIOR NODOA deste regulamento é tirar uma prova aos Seniores.
Não podemos esquecer que o nadador no ano em que faz 19 anos passa a Senior o que temos que considerar que ainda é um jovem com muito para dar.
O resto das alterações é esperar para ver o resultado.
Mas fica a ideia que esta equipa federativa não começou muito bem haver vamos.
O Site da FPN é uma confusão pegada e depois terem apagado o histórico que lá estava é um desastre para a divulgação da modalidade para quem anda por ai a navegar há procura de novos motivos de interesse, outras modalidades existem muito mais apelativas na imagem.

quarta-feira, setembro 18, 2013 6:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando me referia a documentos atentatórios da língua portuguesa referia-me ao Regulamento de Provas de Polo-Aquático. Já agora o BA podia publicá-lo aqui.
Está no site da FPN.

quarta-feira, setembro 18, 2013 7:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epa, concordo com a maior parte das coisas ditas neste blog.

Concordo com a falta de nacionais seniores, com a maldade que é retirar o no nacional de curta as finais e as eliminatórias o que descura totalmente a competição.
Aplaudo o facto de os nacionais de clubes serem em longa.

Agora meus amigos se querem mudar isso vamos faze-lo em modo protesto não por anónimos escondidos. Tenho a dizer-vos que quem manda na natação somos nos atletas, clubes e associações, portanto vamos usar todos os meios democráticos para faze-los ver a nossa opinião.


Nuno Rola

quarta-feira, setembro 18, 2013 8:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Escola / treino em Portugal está cada vez pior. Rio Maior ??? cidade desportiva sim, mas universitária?? Não percebo atiram areia para os olhos dos atletas todos os dias e ninguém faz nada. É triste ver cada vez mais jovens em idade de irem para a faculdade e ficarem pelo caminho. Raro é aquele que entra no ano em que devia, triste!

quarta-feira, setembro 18, 2013 11:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem manda na natação somos nós??
Isso é o quê, um manifesto anti-troika?
Ouve, falas de boca cheia porque tens os amiguinhos na Direção da FPN.
E foi nisto que a Natação em Portugal se tornou nos últimos 15 anos, um bando de amiguinhos a defender os amiguinhos. E a tendência é piorar. Basta ver que os que entraram agora, conseguiram em menos de 1 ano fazer pior que os que lá estavam.

"... mas os manos tão lá por isso agora não vale dizer mal..."

quinta-feira, setembro 19, 2013 9:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

creio:
-que no regulamento em causa hajam respostas a problemas;
-que os seus autores tenham feito alguns estudos;
-que os mesmos conhecem a realidade;
-que não há intenção de prejudicar ninguém;
-que julgam ter feito o melhor regulamento do mundo.
contudo,
não creio:
-que tenham os dois lados do cérebro igualmente estimulados;
-que não haja por lá um estranho dedo indicador;
-que as criticas ou mesmo protestos venham a ter algum efeito;
-que entre autores algum pense que que o regulamento é um pouco leviano;
-no arbítrio independente da equipa de produção!

quinta-feira, setembro 19, 2013 10:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

1 se a minha associação não faz nada como nada tem feito só peço a alteração do actual presidente. Falo da NPA
2 alguma associacao apresentou protesto ou opção de alteração? Sim pelo menos uma. E o resto é só falar e nada fazem

Política? Já estamos fartos

Algumas medidas estão bem pensadas e estruturadas outras cidades meu deus. Já viram os cadetes com provas de 800? Além da violência o tempo que demora cada sessão será interminável
Senhores com duas provas importantes e durante o ano vão parar para estudar e entrar na faculdade. Boa
Quanto à piscina definida para os clubes da 1a aceito. São circunstâncias iguais para todos. E sabemos que tem de haver rotatividade entre associações. Para o ano será noutro lado.
O problema de não haver uma melhor piscina no norte e do governo. Não dá federação.

quinta-feira, setembro 19, 2013 1:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

10.47

Crês mal!
Ou não Crês que a anterior Direção também Cria?
Não rpecisamos de crentes na Natação. Precisamos de quem faça, e bem.

quinta-feira, setembro 19, 2013 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema de não haver uma melhor piscina no norte e do governo. Não dá federação.

São os acentos que estão trocados
Ou queria dizer algo dif.......

quinta-feira, setembro 19, 2013 4:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home