terça-feira, dezembro 20, 2005

Report da 1ª divisão feminina

No duelo mais esperado dos Campeonatos, uma vez mais, as nadadoras do Sporting superiorizaram-se à concorrência nos momentos finais, se bem de desta vez fosse necessário recorrer aos critérios de desempate, face a um F.C. Porto que desespera por um título que teimosamente lhe foge há duas épocas. Depois de algumas sessões na liderança, a jovem e recém-promovida SFUAP não resistiu à maior experiência das adversárias, com o Porto a liderar até aos derradeiros 4x200 livres, onde o Sporting venceu com autoridade em novo recorde absoluto.

As ‘leoas’ andaram de mãos dadas com a fortuna, do início ao final do campeonato, com todas as disputas mais acesas a caírem para o seu lado (200 mariposa por 1 centésimo, vitória nos 100 bruços por 1 centésimo, vitória nos 200 bruços por desclassificação adversária, para além das vantagens mínimas em disputa directa com FCP nos 50 livres e 4x100 livres, perdendo nestas condições apenas os 200 estilos), ao contrário das portistas, com manifesta infelicidade em decisões ‘in-extremis’ como nos 400 livres, 800 livres e 100 livres. Bastaria que uma destas decisões não tivesse sido favorável ao Sporting para o Porto ter conquistado o ceptro. A disputa directa nos 200 costas revelou-se, a exemplo do ano passado, o momento fatídico para as aspirações das portistas, desta vez com a vitória de Marta Ferreira. Foi o sexto título nacional consecutivo do Sporting.

Numa suada 4º posição terminou a estreante equipa do Colégio Vasco da Gama, de quem se esperava um pouco mais (uma desclassificação e algumas provas ligeiramente abaixo do nível demonstrado na semana passada impediram voos mais altos), que pela sua juventude, em conjunto com a SFUAP, mostram ser as equipas com maior margem de progressão nesta 1ª divisão.

Na disputa pela manutenção, vantagem para a Amadora, superiorizando-se ao Belenenses (que assim acompanha o Maia e desce à 2ª divisão), que depois de alguns anos no pódio, afirmando-se com uma das melhores equipas nacionais femininas, apresentou-se este ano bem mais limitado.

Nota: Texto cedido por Duarte Mendonça (ver Previsão)

1 Comments:

Blogger Beba Água said...

Classificação final:
1. Sporting Clube de Portugal – 98
2. Futebol Clube do Porto – 98
3. S.F. União Artística Piedense – 92
4. CN. Colégio Vasco da Gama – 78
5. Leixões Sport Clube – 70
6. Clube Natação da Amadora – 68
7. C.F. Os Belenenses – 60
8. C.N. Maia/Real Seguros – 27

terça-feira, dezembro 20, 2005 10:05:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home