sexta-feira, janeiro 20, 2006

A Partida mais Rápida do Mundo

Todd Pace (ex-velocista americano que na década de 90 conseguiu derrotar os maiores velocistas do mundo na prova dos 50L) ficou bastante conhecido nos Estados Unidos pela sua técnica de partida que na época era apenas usada por ele mas que recentemente tem sido adoptada por mais e mais nadadores. A técnica da partida de Todd Pace é uma variação da "Track Start", a partida de atletismo que consiste na colocação de um pé a frente e outro na parte de trás do bloco.
A diferença da partida de Atletismo para a partida de Todd Pace é o fato de que a pressão dos braços é feita directamente para trás atirando o corpo directamente para a frente, ao invés de tirar os braços do bloco para a frente após o sinal de partida.
Todd Pace diz que foi ele o primeiro atleta do mundo a utilizar a partida tipo Atletismo e a sua técnica foi resultado de uma série de análises, testes práticos e estudos pessoais. Ele com orgulho lembra que: "Não foi de um dia para o outro, mas tentei e testei tudo que era possível para ter minha partida melhor" e ainda completa: "Eu consegui ter a melhor partida do mundo".
Não há dúvidas de que a partida Atletismo é mais rápida do que a partida Convencional, entretanto, conforme o próprio Todd Pace diz "é muito importante que o corpo esteja de forma neutra no bloco", ou seja, qualquer contracção desnecessária representa um atraso na reacção do nadador após o sinal de partida.
A grande diferença apresentada na pressão dos braços na partida de Atletismo é que você apenas empurra o bloco para trás, enquanto que na partida de Todd Pace você puxa o bloco para trás, o que aumenta a força em pelo menos até 10 vezes na acção sobre o bloco em relação ao movimento da partida de Atletismo normal.
A técnica de Todd Pace foi destaque em Atenas com o nadador sul-africano Roland Schoeman, medalha de ouro no 4x100L masculino, prata nos 100L e bronze nos 50L. Roland Schoeman teve a velocidade de reacção mais rápida de toda a competição com a marca de 0.60 na eliminatória dos 100L. A performance de Schoeman foi fantástica, ele além de obter também a segunda melhor velocidade de reacção 0.63 e tendo nadado 8 vezes na competição, nunca passou de 0.65 na sua velocidade de reacção.
Não foi só o sul-africano Roland Schoeman que utilizou a técnica durante os Jogos Olímpicos de Atenas. Michael Phelps e Natalie Coughlin são dois dos mais famosos. Natalie Coughlin conseguiu uma velocidade de reacção de 0.69 na abertura do revezamento 4x200L onde foi a mais rápida, condição esta que ela também atingiu na prova dos 100L onde foi medalha de bronze e sua velocidade de reacção foi de 0.70.
Uma coisa precisa ser bem salientada aqui: a técnica de partida Todd Pace não é apenas velocidade de reacção e sim uma combinação de forças, velocidade e projecção que comprovam a sua eficiência.
Atenção que isto não é universal! Nem toda camisa serve em todos os corpos. É preciso encontrar o tamanho e o modelo ideal para cada corpo. E muita prática!

Leia o artigo na íntegra de como aprender e praticar a partida de Todd Pace.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Beba Água said...

Artigo publicado após sugestão/desafio de Augusto Tento.
Obrigado pela participação

sexta-feira, janeiro 20, 2006 12:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Beba Agua
A evolução da sociedade faz-se em grande parte do inconformismo do homem.
Agradeço-lhe a aceitação do desafio e a documentação que me enviou e que aqui colocou sobre este tema.
Apesar de afastado do "mundo" da Natação "bué time" fica-me a sensação que esta e outras matérias não são "ensinadas" pela maioria dos técnicos nacionais e, como aqui testemunhado são da maior importância, mesmo na faixa do milésimos de segundo.
Julgo que, a forma como apresentou o tema, levará muitos Nadadores a comentarem e mesmo discutir sobre as vantagens e desvantagens e desta forma, o Beba Água contribuiu para mais uma reflexão da Natação Nacional.
Bem haja pelo inconformismo.

Augusto Tento

sexta-feira, janeiro 20, 2006 10:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hummm... augusto tento... interesting ;) tó gusto??

sexta-feira, janeiro 20, 2006 11:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home